Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tecnologia têxtil aplicada auxilia no combate ao coronavírus

Impedir que os têxteis se tornem uma superfície hospedeira para propagar vírus e bactérias prejudiciais à saúde tem estimulado a indústria têxtil, em todo o mundo, a buscar soluções que contribuam no combate ao covid-19. No Brasil, algumas empresas estão se dedicando a desenvolver produtos com essa finalidade. Carlos Eduardo Benatto, presidente da Fibertex, Vinícius Fagundes, especialista em acabamento têxtil da CHT, e Renato Boaventura, CEO da Rhodia Solvay, falaram sobre as tecnologias e suas aplicações, em um recente webinar promovido pela Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.

Ainda que especialistas, geralmente ouvidos pela mídia, questionem a eficácia dos têxteis no combate ao novo coronavírus, a indústria química - em parceria com fabricantes têxteis, de nãotecidos e de vestuário, tem avançado no desenvolvimento de tecnologias antivirais e antibacterianas, que protegem contra contaminação cruzada, ou seja, a transferência de agentes contaminantes de uma superfície para outra; no caso da roupa, para a pele. Em outras palavras: se o vírus aderir à superfície têxtil tratada, ele será desativado por uma reação química, que impede a sua ligação à célula hospedeira, bloqueando a replicação. Veja, a seguir, algumas novidades lançadas no mercado nacional.

Nãotecidos

Se há um setor que foi impactado positivamente pela pandemia mundial de coronavírus, este é o da produção de naotecidos, especialmente a categoria SMS (spunbond / meltblown / spunbond), principal matéria-prima para a produção de máscaras cirúrgicas respirador N95, que protegem contra a contaminação, graças às suas camadas de filtro, que bloqueiam 95% das partículas em suspensão. Mas além deste item, de uso restrito aos profissionais da saúde, outros produtos como lenços higiênicos, panos de limpeza, aventais e forros hospitalares também movimentam a indústria do setor. Carlos Eduardo Benatto, presidente da Fibertex, empresa 100% brasileira, especializada em têxteis técnicos para o segmento industrial, se reinventou a partir de março, passando a focar no segmento de higiene e desinfecção. “Quando o setor industrial como automotivo, calçados, etc. parou em março, redirecionamos nossa produção e, já em abril, 68% das nossas vendas vieram de novos segmentos, com produtos que lançamos para as áreas de limpeza, desinfecção e hospitalar. Nós trabalhamos com processo de nanofibras sintéticas para nãotecidos, utilizadas em filtros de alto desempenho. Com a pandemia, a demanda por máscaras cirúrgicas mais que triplicou e a escassez do produto no mercado fez com que iniciássemos o desenvolvimento de nanofibras tratadas que permitem que as máscaras sejam reutilizáveis, podendo durar de 10 a 15 dias, sem a perder sua performance de filtração”, conta Benatto.

Segundo ele, os novos filtros em nanofibras tratadas, oferecem eficiência, sem qualquer carga eletroestática, que se perde com a umidade do corpo, garantindo maior eficiência durante a vida útil da máscara, e dando ao usuário maior proteção. Outro segmento no campo dos nãotecidos que está crescendo é o de filtros de ar condicionado com propriedades bactericidas e virucidas e também o segmento de lenços umedecidos antibacterianos e panos de limpeza pré-saturados com quaternários de amônia, água oxigenada ou cloro, para desinfecção de superfícies e limpeza de ambientes. Kits de higienização para interiores de veículos que não contenham álcool, também tem sido bastante requisitado no mercado.

Acabamento eficaz

No dia 8 de junho, a HeiQ, empresa suíça líder em inovações têxteis, anunciou o acabamento Viroblock NPJ03 como uma das primeiras tecnologias têxteis do mundo, comprovadamente eficazes contra o SARS-CoV-2, causador da atual pandemia de covid-19. Testes conduzidos em laboratório do Instituto Peter Doherty, em Melbourne, Austrália, mostraram que o tecido tratado alcançou uma redução de 99,99% do vírus. O HeiQ Viroblock NPJ03 é um acabamento têxtil projetado para fornecer propriedades antivirais e antibacterianas aos tecidos. A combinação da tecnologia antimicrobiana de íons de prata com lipossomas (biomoléculas), destrói rapidamente os vírus envelopados, incluindo o coronavírus. Este acabamento já havia sido testado contra o coronavírus 229E, outra linhagem de vírus da família Corona, com eficácia. Segundo a HeiQ, o último teste com o coronavírus foi realizado no Instituto Doherty, junto com a Universidade de Melbourne e o The Royal Melbourne Hospital.  “O projeto de pesquisa envolveu um protocolo de teste de desinfecção que simulava a interação em vida real de pequenas gotículas de aerossol contaminando o vestuário. Uma concentração conhecida do vírus foi posta em contato com uma amostra de tecido durante 30 minutos e, após esse prazo, não haviam vírus infecciosos no material analisado”, relata a empresa.

Vinícius Fagundes, da CHT Brasil - multinacional especializada em auxiliares químicos e acabamentos especiais, disse que a empresa, que tem subsidiária em Cajamar (SP), firmou parceria com a HeiQ para trazer a novidade ao mercado brasileiro. “A CHT, que já dispõe da tecnologia de íons de prata para tratamento em tecidos, uniu-se à HeiQ para lançar esta tecnologia inovadora no Brasil. O produto combina a tecnologia antimicrobiana de prata e a tecnologia com base num lipossoma cuja membrana rica em lipídios se liga à capa (envelope) do vírus provocando sua inativação. São dois mecanismos eficazes que promovem a inativação do vírus”.

Fagundes conta que não foi possível fazer os testes no Brasil devido à cepa do SARS-CoV-2 estar sendo primordialmente usada para experimentar vacinas e medicamentos, e acrescenta: “nós conseguimos um laboratório na Espanha que poderia fazer com o coronavirus 229E, que é uma das sete cepas do vírus. Testamos o produto em uma máscara com HCov 229-E (corinavírus que infecta humanos), da mesma família e que tem a mesma estrutura do SARS-CoV-2 e ele funcionou ”.

Fio inteligente

Renato Boaventura, CEO da Rhodia Solvay, apresentou a tecnologia Amni® Virus-Bac OFF, fio de poliamida funcional que bloqueia a contaminação cruzada entre os artigos têxteis e o usuário, evitando que a roupa seja veículo de transmissão de vírus e bactérias. “A tecnologia da Rhodia, desenvolvida totalmente no Brasil, utiliza ativos à base de íons de prata, só que na matriz polimérica do fio de poliamida. Quando o agente antiviral rompe o envelope lipídico do vírus (gordura), o material genético é exposto e o vírus inativado, sendo assim, ele não consegue ancorar na célula humana, perdendo sua capacidade de contaminação”, explica.

A diferença entre o produto da CHT e o da Rhodia é que, no primeiro, por se tratar se um acabamento químico sobre o substrato têxtil, é limitado a um certo número de lavagens – no caso, de 20 a 30 lavações. Conforme a peça vai sendo lavada, segundo recomendado nos testes, o produto vai perdendo a eficácia. Já na tenologia Virus-Bac OFF, a funcionalidade viral está dentro do fio, e não perde a eficácia, independentemente do número de lavagens. A opção de usar uma ou outra depende da finalidade da aplicação. Para artigos que requer uma carga maior de proteção antiviral, é mais indicado o acabamento químico, pois se colocar uma carga alta de aditivos dentro do fio, pode afetar as características do mesmo.

Tanto para Vinícius Fagundes, da CHT, quanto para Renato Boaventura, da Rhodia, a indústria têxtil e do vestuário terá que se adaptar à nova realidade que certamente, vai gerar oportunidades para ampliar a produção de artigos funcionais. A pandemia, que tem deixado um saldo traumático na perda de vidas e no mundo dos negócios, vai trazer uma nova cultura de convivência entre as pessoas. O vestuário antiviral e antibacteriano deixará de ser artigo de nicho, para se tornar um produto necessário para proteção das pessoas nesse novo normal.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Fernando Zhiminaicela por Pixabay

Data de publicação: 03/07/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Vastex apresenta novo secador de esteira compacto para impressão DTG
O secador LittleRed X1D, projetado para atender a produção dos sistemas de DTG (impressão em peças cortadas e camisetas), agora está disponível com uma esteira transportadora de 76 cm de largura, oferecendo maior flexibilidade ao pequeno operador de loja. O anúncio foi feito por Mark Vasilantone, presidente da Vastex, empresa norte-americana fabricante de máquinas e acessórios para impressão.  2020-10-29 - Tags: littlered x1d dtg mark vasilantone vastex secador infravermelho

Carda TC19i : um novo benchmark para processamento de fibra artificial
As fibras artificiais são duráveis, versáteis e econômicas. É por isso que eles se tornaram indispensáveis na produção de fios na última década e agora respondem por mais de 40 por cento do consumo de fibras básicas. A Truetzschler apoiou essa tendência desenvolvendo máquinas altamente especializadas para fibras artificiais que atendem às expectativas em constante aumento de qualidade e eficiência, oferecendo ao mercado a carda inteligente TC 19i.  2020-10-21 - Tags: fibras artificiais truetzschler carda carda inteligente tc 19i

GeoAmericas 2020 reúne modernidade e inovações em geossintéticos
Otimização e transformações a partir do geossintético serão temas do GeoAmericas 2020, que será pela primeira vez 100% online. O evento será realizado em uma plataforma virtual entre os dias 26 e 31 de outubro, com uma programação técnica robusta, destinada à comunidade técnica de geossintéticos e engenharia em geral. Todas as atividades estarão disponíveis online.  2020-10-19 - Tags: geossinteticos naotecidos sinteticos feira conferencia pan americana de geossinteticos

Clariant desenvolve retardante de chamas sustentável para plásticos
Com base em compostos de fósforo orgânico não halogenado, em oposição a halógenos como a bromina ou cloro, que são parcialmente restritos pelas normas ambientais, a série mais recente do Exolit OP, desenvolvido pela Clariant, é uma classe de retardantes especiais de chamas, que oferecem possibilidades únicas de proteção contra fogo.  2020-10-15 - Tags: clariant economia circular fosforo organico nao halogenado exolit op

Tecnologia DuPont™ Tyvek® 400 garante padrões de segurança nos EPIs da Nissan
A montadora Nissan iniciou uma parceria com a DuPont e a Balaska para o desenvolvimento de um novo EPI para o processo de lavagem de farrametas. O projeto criou um modelo de macacão com a tecnologia DuPont™ Tyvek® 400, que atende aos níveis desejados de resistência, durabilidade, impermeabilidade, custo e conforto dos funcionários envolvidos na manutenção no setor de Estamparia da fábrica de Resende (RJ).  2020-10-08 - Tags: rodrigo d eleuterio nissan dupont epi tyvek 400 daniele carletti

Loepfe lança freio de trama para otimizar a tecelagem
A Loepfe Brothers Ltd. anunciou seu novo WeftMaster SFB, o primeiro de vários lançamentos planejados que caracterizam as mais recentes tecnologias de freios desenvolvidos para maximizar a produtividade na tecelagem. Projetado para caber em teares de projétil e pinça, ele controla a tensão para todos os tipos de fios e assim, minimiza o número de quebras de fio de trama.  2020-10-02 - Tags: loepfe tecelagem guido wieland weftmaster

Fabricantes de máquinas italianas se preparam para a criação do Selo Digital Acimit
A Acimit - Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis - lançou um projeto que visa definir uma forma de certificação digital, que pode ser usada pelas empresas italianas para facilitar a integração de suas máquinas nos sistemas de produção de seus clientes têxteis.  2020-09-29 - Tags: alessandro zucchi acimit selo digital maquinas texteis italia

Bi-OME tem capacidade antiviral comprovada contra SARS-COV-2 após lavagem
A empresa química belga Devan e a Overseas, trading multinacional com experiência no setor têxtil, anunciaram novos resultados de testes que confirmam a capacidade de redução de vírus, inclusive de SARS-COV-2, de sua tecnologia de revestimento de tecido BI-OME, após lavagem intensa.  2020-09-25 - Tags: devan overseas biome sars cov virus covid pandemia sven ghyselinck pos lavagem lavagem

Picanol apresenta Terryplus-i como nova rerefência em tecelagem
O novo TerryPlus-i é uma máquina de tecer a jato de ar baseado na OmniPlus-i que foi introduzida na ITMA Barcelona em 2019. Entretanto, tem todos os benefícios do estado-da-arte do tear a jato-de-ar. O novo tear da Picanol foi desenvolvido com quatro princípios de projeto: desempenho inteligente, sustentabilidade, comando eletrônico e controle intuitivo.  2020-09-22 - Tags: itma barcelona terryplus i omniplus i vp weaving maquinas comunicação near field picanol

Huntsman lança corante preto ecologicamente correto
Huntsman Textile Effects, com sede em Singapura, estendeu seu programa de garantia de marca HIGH IQ® com o lançamento do HIGH IQ Lasting Black eco. Com base no premiado corante reativo Avitera®SE Black da Huntsman, a nova solução de tingimento retém sua cor intensa por toda a vida da roupa, ajudando fábricas, marcas e varejistas a atender à demanda global por tons de preto ecologicamente corretos que se mantém mesmo após lavagens repetidas.  2020-09-11 - Tags: huntsman textile effects high iq high iq lasting black eco avitera se black corante reativo tingimento corante preto

Picanol participou da Cinte-Techtextil com tecnologia para têxteis técnicos
Picanol, líder global na produção de teares, com sede na Bélgica, participa da Cinte Techtextil China, feira organizada pela Messe Frankfurt, direcionada ao mercado de têxteis técnicos e nãotecidos, que aconteceu de 2 a 4 de setembro nos pavilhões E1 - E3 do Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai.  2020-09-08 - Tags: cinte techtextil china belgica messe frankfurt optimax ecofil omniplus smartshed

Costura plana garante beneficiamento têxtil homogêneo em processo contínuo
No beneficiamento têxtil, que envolve rolos com grandes metragens, é necessário emendar as duas pontas do tecido para que haja um desempenho perfeito das máquinas, seja de estamparia, tinturaria ou acabamento. Por isso, é ideal que a costura seja bem-feita para garantir um processo contínuo com eficiência, qualidade e sem desperdícios.  2020-09-02 - Tags: thomas schwarzbach rivitex beneficiamento textil tecnologia textil costura merrow abtt

Sistema de visualização Qualitex 800 otimiza etapas do beneficiamento têxtil
Desde o seu lançamento, em 2018, o novo sistema de visualização Qualitex 800 tem obtido grande aceitação por operadores de máquinas têxteis e gerentes de fábrica em todo o mundo devido à sua funcionalidade intuitiva e fácil. A empresa alemã Kettelhack GmbH – líder em tingimento e acabamento de tecidos monocromáticos para roupas de cama e vestimenta profissional, investiu na nova tecnologia para aumentar o desempenho na produção.  2020-08-21 - Tags: qualitex 800 maquinas texteis acabamento monocromatico thermex monforts

Catalisador industrial pode reduzir até 95% dos gases tóxicos na atmosfera
A Umicore, empresa especialista em tecnologias para redução de emissões de poluentes na atmosfera, desenvolve catalisadores industriais para reduzir a quantidade de gases poluentes lançados ao meio ambiente pelas fábricas. Segundo a empresa, em processos industriais, estes catalisadores diminuem as emissões de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) e NOx (Óxidos de Nitrogênio).  2020-08-20 - Tags: umicore tecnologia reducao poluentes atmosfera gases poluentes

Nova fibra resistente à esterilização EtO é própria para nãotecidos médicos
A Technical Absorbents Limited (TAL), empresa sediada no Reino Unido, desenvolveu um novo tipo de fibra superabsorvente (SAF) de baixo encolhimento, em resposta à demanda da indústria médica por nãotecidos, para uso em curativos avançados para feridas.  2020-08-14 - Tags: technical absorbents ltd naotecidos fibra superabsorvente mark paterson

Epson apresenta nova impressora de sublimação em videoconferência
Lançada oficialmente em julho pela Epson, a impressora de sublimação têxtil SureColor F10070, a primeira da companhia com 76 polegadas, desenvolvida para atender às necessidades do mercado latino-americano, foi apresentada em detalhes ao mercado, durante webinar realizado no dia 11 de agosto.  2020-08-12 - Tags: epson impressora textil sublimacao surecolor f10070 solutions center

Shima Seiki anuncia novo software de design e serviços web
Líder em soluções para malharia retilínea, a Shima Seiki MFG, sediada no Japão, acaba de lançar seu novo software de design, bem como dois serviços digitais para aprimorar a experiência de seus usuários. O novo conjunto de produtos e serviços pretende ajudar na transformação digital da indústria da moda para dar suporte aos negócios na era pós-covid-19, em que novos estilos e métodos de trabalho estão sendo adotados, como o teletrabalho e o home office.  2020-08-04 - Tags: shima seiki mfg japao software de design moda digital home office design software

Affix Labs cria tratamento antiviral de longa duração para aplicação em superfícies
Com sede na Finlândia e especializado em tecnologia de ligação química, a Affix Labs lançou um novo produto antiviral para tratamento de superfície, de longa duração, contra o covid-19. O Si-Quat é um acabamento cientificamente comprovado, cujo princípio ativo tem capacidade de matar vírus, incluindo o SARS-COV-2.  2020-08-03 - Tags: si quat finlandia covid 19 affix labs universidade de lisboa bioquimica tom sam

Archroma apoia desenvolvimento de jeans que combina cores ecológicas com higiene e proteção
Como parte de seu engajamento na luta contra o covid-19, a Archroma, líder global em produtos químicos e corantes especiais para soluções sustentáveis, anunciou a colaboração com a Soorty, fabricante de jeans do Paquistão, para o desenvolvimento da nova coleção, combinando cores eco-avançadas com tecnologias de higiene e proteção.  2020-07-27 - Tags: archroma pakistan archroma soorty denisol pure indigo asad soorty mujtaba rahim

Fundador da Gama Recycle conta como a empresa se tornou mais ecológica
Crescimento comercial e ambientalismo raramente caminham lado a lado. Para alguns, as duas ideias são diametralmente opostas, forçando as empresas a escolherem entre um dos dois. A Gama Recycle, indústria têxtil com sede na Turquia, entretanto, passou as últimas duas décadas transformando o material residual em novos fios e fibras regenerados, com a tecnologia de fibras Oerlikon Neumag.  2020-07-22 - Tags: gama recycle zafer kaplan oerlikon neumag sustentabilidade fibras regeneradas