Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fundador da Gama Recycle conta como a empresa se tornou mais ecológica

Crescimento comercial e ambientalismo raramente caminham lado a lado. Para alguns, as duas ideias são diametralmente opostas, forçando as empresas a escolherem entre um dos dois. A Gama Recycle, indústria têxtil com sede na Turquia, entretanto, passou as últimas duas décadas transformando o material residual em novos fios e fibras regenerados.  Oerlikon Neumag conversou com Zafer Kaplan, fundador da companhia, sobre o atual estado da arte em reciclagem e os planos para acelerar a produção.

Como uma das maiores produtoras de fios e fibras regenerados, vocês utilizam têxteis reciclados e flocos de garrafas R-PET na produção. Como isso se deu, e por que vocês se comprometeram com reciclagem?

 Zafer Kaplan: Nós atuamos desde 1997 e desde o início, produzimos itens reciclados. Ganhamos reputação por têxteis reciclados, bem como plásticos, então, cinco anos atrás, decidimos mudar o nome para Gama Recycle. Para ser sincero, era relevante financeira e ambientalmente na época. Havia uma enorme quantidade de plástico e têxteis esperando para serem reutilizados. Entretanto, um dos aspectos mais complicado, na verdade, era coletar todos esses materiais.

Quais são as exigências exigidas para produzir fios e fibras regeneradas?

Kaplan: No começo, fibras e fios regenerados não eram prioridade para a maioria das pessoas. Países e empresas não estavam particularmente sensíveis às questões ambientais. Muito do resíduo, oriundo do corte de roupas ou da indústria têxtil, era simplesmente jogado no lixo ou enviado para incineração. Cuidar desses materiais não tinha valor algum. A partir disso, nós desenvolvemos algumas ideias para transformar esses materiais ‘inúteis’ em fibras e fios regenerados para diversos usos industriais. Temos 18 patentes para produtos, máquinas e equipamentos reciclados, e outras 10 que atualmente estão sob revisão. Hoje em dia, a maioria das confecções separa e vende as sobras de corte ao invés de simplesmente jogá-los no lixo. Quando começamos a reciclar têxteis, existiam poucos fabricantes de máquinas no mercado, por isso, tivemos de converter ou modificar nossas máquinas para se adequarem aos processos de reciclagem. Hoje, muitas empresas estão focando em máquinas para reciclagem, o que nos ajudou a encorajar muito do crescimento por toda a indústria.

O que vocês reciclam e de quais polímeros são feitos esses materiais?
Kaplan: Nós reciclamos resíduos de cortes ou industriais pré-consumo, bem como roupas de pós-consumo, garrafas PET, bandejas PET e outros materiais de embalagem com base em PET. Possuímos diversas patentes para reciclar roupas usadas previamente em fibras de algodão ou poliéster recicladas.

Em qual condição vocês compram as matérias-primas, e com quais etapas do processo vocês lidam internamente?

Kaplan: O suprimento é a parte mais importante e complicada de nosso trabalho. Nós compramos resíduos no mundo todo. Temos diversos padrões, mas infelizmente, às vezes, a matéria-prima não atende nossas especificações.

Vocês também utilizam uma instalação de fibras cortadas da Oerlikon Neumag em sua produção. O que torna essa tecnologia tão interessante para o seu processo?

Kaplan: Fibras recicladas possuem enorme potencial de mercado. Os usuários finais buscam produtos ecológicos, mas não aceitam comprometer a qualidade dos produtos que compram. É por isso que preferimos utilizar a linha de fibras da Neumag. Somos capazes de controlar o processo todo de forma muito eficiente, com uma alta qualidade de fibras bem como uma produção eficiente e limpa.

A preparação de materiais de reciclagem é um pouco mais complexa. A produção de fios e fibras de materiais reciclados é de fato rentável em comparação com um material virgem. Ou sua decisão foi motivada mais por idealismo?

Kaplan: Sim, é mais rentável na maioria dos casos, mas também mais arriscada e mais complicada. Você precisa de muito conhecimento e experiência, boas máquinas e equipamentos; de outra forma, terá uma perda enorme. Enquanto gerenciamos um negócio, é claro que temos muito orgulho de fazer nossa parte pela sustentabilidade e o meio ambiente ao estender recursos naturais para futuras gerações. Por exemplo, nós desenvolvemos uma nova fibra patenteada chamada Cuprocel, que é feita de polímero rPET. Seu toque, drapeado, elasticidade, recuperação etc., não é comparável a nenhuma outra fibra sintética. É quase como uma fibra celulósica nos moldes do modal ou liocel. Nós a vendemos como um tecido criado com processos de reciclagem. A Gama Recycle se oferece para comprar o resíduo de cortes de nossos clientes, bem como roupas pós-consumo.  É dessa forma que levamos a sustentabilidade em consideração. Acreditamos que isso irá ajudar outras pessoas a nos seguirem.

Quais são seus objetivos para os próximos três a cinco anos? E qual papel que a tecnologia Oerlikon Neumag desempenha em sua abordagem?

Kaplan: Trabalharemos com um total de 300 toneladas de capacidade de flocos PET por dia, o que nos permite produzir diariamente 200 toneladas de fibras de poliéster recicladas e 100 toneladas de lascas PET para fios de filamentos e aplicações para garrafas. Essa é uma grande oportunidade para se ter a linha Neumag. Com sua tecnologia e capacidade impressionantes, nós seremos capazes de alcançar nossos objetivos mais facilmente.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Departamento de Marketing Oerlikon
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 22/07/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


EFI apresenta os têxteis ecológicos CMYUK para PDV
A CMYUK, líder mundial na distribuição de impressoras EFI-VUTEk, com sede no Reino Unido, renomada no setor e reconhecida como a empresa desenvolvedora de materiais sustentáveis para o mercado de impressoras digitais de grandes formatos, apresenta materiais eco-responsáveis e inovadores para a América do Norte, América Central e América do Sul, incluindo têxteis frontlit / backlit.  2020-12-17 - Tags: cmyuk tecnologia texteis ecologicos

Data Fabric está moldando as fábricas flexíveis e adaptáveis da Indústria 4.0
O acesso uniforme a fontes de dados distribuídas e heterogêneas é a chave para a nova geração de fábricas inteligentes e altamente adaptáveis da Indústria 4.0. Ele pode ser alcançado com uma camada de arquitetura separada, que cria um espaço de dados uniforme entre cadeias de valor, locais e nuvens.  2020-12-04 - Tags: data fabric industria 40 dados cadeia de valor processos automatizados

Clariant lança solução adesiva inspirada no gecko
O exemplo notável da natureza de adesão e sobrevivência das lagartixas deu inspiração à Clariant para desenvolver sua nova classe de adesivos Licocene®, que confere agilidade, economia de recursos e regeneração em seu núcleo. Os novos adesivos são altamente adaptáveis em centenas de aplicações, desde fraldas de bebês e absorventes de higiene feminina até têxteis automotivos, tintas de impressão 3D, eletrônicos de consumo, entre produtos.  2020-12-03 - Tags: clariant lagartixas hans bohnen inovacao

Internet das Coisas e Inteligência Artificial tornam produção têxtil sustentável e competitiva
A CLASSE. ecohub, plataforma global que tem a missão de tornar os negócios da moda e têxteis mais inteligentes e sustentáveis, anunciou parceria com a start-up Smartex, para sua área de Future Devices (dispositivos). Smartex é o lançamento pioneiro 4.0 que capacita máquinas de malharia circular a melhorar o rendimento e reduzir a produção defeituosa em quase 0%.  2020-11-30 - Tags: samrtex internet das coisas future devices giusy bettoni ecohub

Epson lança impressora de sublimação têxtil ultracompacta e com tinta fluorescente
A Epson, empresa líder em soluções de impressão, apresenta para o mercado brasileiro a nova SureColor® F571, uma solução de impressão para mercado de brindes com tinta sublimática fluorescentes ideal para personalizar canecas, almofadas e outros produtos. A máquina oferece confiabilidade, é fácil de usar e tem baixo custo operacional para pequenos empresários.  2020-11-23 - Tags: surecolor f571 epson edge print tinta fluorescente

Imogo discute tecnologia de spray para tingimento e acabamento têxtil
Membro da TMAS - Associação Sueca de Maquinaria Têxtil, a empresa imogo apresentou novas tecnologias de aplicação por spray para o setor de tingimento e acabamento têxtil. A novidade foi discutida em videoconferência, durante a recente exposição de máquinas têxteis promovida pela Innovate Textiles & Apparel (ITA), 15 a 30 de outubro, quando o sócio fundador da imogo, Per Stenflo, conversou com representantes de várias empresas europeias sobre o tema.  2020-11-17 - Tags: associacao sueca de maquinaria textil tmas innovate textiles & apparel imogo tingimento acabamento textil dye max

Truetzschler oferecer tecnologia para reciclagem de matéria-prima
A Truetzschler Man-Made Fibers oferece uma linha para a produção de fios de carpete de alta qualidade, os chamados fios BCF (Bulky Continous Filaments), diretamente a partir de flocos de PET. O processo tem três etapas e consiste na fusão do R-PET (tereftalato de polietileno reciclado de garrafas PET), fiação de um fio multifilamento por meio da fieira e posterior trefilagem e texturização.  2020-11-13 - Tags: truetzschler man made fibers fios bcf flocos de pet truetzschler nonwovens

EFI Reggiani BOLT recebe o prêmio de tecnologia da InterTech
A impressora têxtil digital EFI™ Reggiani BOLT de passagem única e velocidade da Eletronics For Imaging, Inc. recebeu o prêmio de tecnologia da InterTech™ da Printing United Alliance, que homenageia tecnologias com grande impacto transformacional na indústria de impressão.  2020-11-11 - Tags: efi reggiani bolt eletronics for imaging eletronics for imaging intertech

Produzir nãotecidos eco-friendly é possivel com a tecnologia Voith Trützschler
Desde que foi lançado no mercado em 2018, a linha de produção de nãotecidos Dimona WLM1, desenvolvida em parceria entre as empresas Voith e Trützschler, tornou realidade a fabricação eficiente de nãotecidos ecológicos, à base de celulose renovável.  2020-10-30 - Tags: trutzschler hydroformer trutzschler nonwovens voith naotecidos nonwovens naotecidos ecologicos wls hidroentrelacados

Vastex apresenta novo secador de esteira compacto para impressão DTG
O secador LittleRed X1D, projetado para atender a produção dos sistemas de DTG (impressão em peças cortadas e camisetas), agora está disponível com uma esteira transportadora de 76 cm de largura, oferecendo maior flexibilidade ao pequeno operador de loja. O anúncio foi feito por Mark Vasilantone, presidente da Vastex, empresa norte-americana fabricante de máquinas e acessórios para impressão.  2020-10-29 - Tags: littlered x1d dtg mark vasilantone vastex secador infravermelho

Carda TC19i : um novo benchmark para processamento de fibra artificial
As fibras artificiais são duráveis, versáteis e econômicas. É por isso que eles se tornaram indispensáveis na produção de fios na última década e agora respondem por mais de 40 por cento do consumo de fibras básicas. A Truetzschler apoiou essa tendência desenvolvendo máquinas altamente especializadas para fibras artificiais que atendem às expectativas em constante aumento de qualidade e eficiência, oferecendo ao mercado a carda inteligente TC 19i.  2020-10-21 - Tags: fibras artificiais truetzschler carda carda inteligente tc 19i

GeoAmericas 2020 reúne modernidade e inovações em geossintéticos
Otimização e transformações a partir do geossintético serão temas do GeoAmericas 2020, que será pela primeira vez 100% online. O evento será realizado em uma plataforma virtual entre os dias 26 e 31 de outubro, com uma programação técnica robusta, destinada à comunidade técnica de geossintéticos e engenharia em geral. Todas as atividades estarão disponíveis online.  2020-10-19 - Tags: geossinteticos naotecidos sinteticos feira conferencia pan americana de geossinteticos

Clariant desenvolve retardante de chamas sustentável para plásticos
Com base em compostos de fósforo orgânico não halogenado, em oposição a halógenos como a bromina ou cloro, que são parcialmente restritos pelas normas ambientais, a série mais recente do Exolit OP, desenvolvido pela Clariant, é uma classe de retardantes especiais de chamas, que oferecem possibilidades únicas de proteção contra fogo.  2020-10-15 - Tags: clariant economia circular fosforo organico nao halogenado exolit op

Tecnologia DuPont™ Tyvek® 400 garante padrões de segurança nos EPIs da Nissan
A montadora Nissan iniciou uma parceria com a DuPont e a Balaska para o desenvolvimento de um novo EPI para o processo de lavagem de farrametas. O projeto criou um modelo de macacão com a tecnologia DuPont™ Tyvek® 400, que atende aos níveis desejados de resistência, durabilidade, impermeabilidade, custo e conforto dos funcionários envolvidos na manutenção no setor de Estamparia da fábrica de Resende (RJ).  2020-10-08 - Tags: rodrigo d eleuterio nissan dupont epi tyvek 400 daniele carletti

Loepfe lança freio de trama para otimizar a tecelagem
A Loepfe Brothers Ltd. anunciou seu novo WeftMaster SFB, o primeiro de vários lançamentos planejados que caracterizam as mais recentes tecnologias de freios desenvolvidos para maximizar a produtividade na tecelagem. Projetado para caber em teares de projétil e pinça, ele controla a tensão para todos os tipos de fios e assim, minimiza o número de quebras de fio de trama.  2020-10-02 - Tags: loepfe tecelagem guido wieland weftmaster

Fabricantes de máquinas italianas se preparam para a criação do Selo Digital Acimit
A Acimit - Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis - lançou um projeto que visa definir uma forma de certificação digital, que pode ser usada pelas empresas italianas para facilitar a integração de suas máquinas nos sistemas de produção de seus clientes têxteis.  2020-09-29 - Tags: alessandro zucchi acimit selo digital maquinas texteis italia

Bi-OME tem capacidade antiviral comprovada contra SARS-COV-2 após lavagem
A empresa química belga Devan e a Overseas, trading multinacional com experiência no setor têxtil, anunciaram novos resultados de testes que confirmam a capacidade de redução de vírus, inclusive de SARS-COV-2, de sua tecnologia de revestimento de tecido BI-OME, após lavagem intensa.  2020-09-25 - Tags: devan overseas biome sars cov virus covid pandemia sven ghyselinck pos lavagem lavagem

Picanol apresenta Terryplus-i como nova rerefência em tecelagem
O novo TerryPlus-i é uma máquina de tecer a jato de ar baseado na OmniPlus-i que foi introduzida na ITMA Barcelona em 2019. Entretanto, tem todos os benefícios do estado-da-arte do tear a jato-de-ar. O novo tear da Picanol foi desenvolvido com quatro princípios de projeto: desempenho inteligente, sustentabilidade, comando eletrônico e controle intuitivo.  2020-09-22 - Tags: itma barcelona terryplus i omniplus i vp weaving maquinas comunicação near field picanol

Huntsman lança corante preto ecologicamente correto
Huntsman Textile Effects, com sede em Singapura, estendeu seu programa de garantia de marca HIGH IQ® com o lançamento do HIGH IQ Lasting Black eco. Com base no premiado corante reativo Avitera®SE Black da Huntsman, a nova solução de tingimento retém sua cor intensa por toda a vida da roupa, ajudando fábricas, marcas e varejistas a atender à demanda global por tons de preto ecologicamente corretos que se mantém mesmo após lavagens repetidas.  2020-09-11 - Tags: huntsman textile effects high iq high iq lasting black eco avitera se black corante reativo tingimento corante preto

Picanol participou da Cinte-Techtextil com tecnologia para têxteis técnicos
Picanol, líder global na produção de teares, com sede na Bélgica, participa da Cinte Techtextil China, feira organizada pela Messe Frankfurt, direcionada ao mercado de têxteis técnicos e nãotecidos, que aconteceu de 2 a 4 de setembro nos pavilhões E1 - E3 do Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai.  2020-09-08 - Tags: cinte techtextil china belgica messe frankfurt optimax ecofil omniplus smartshed