Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fundador da Gama Recycle conta como a empresa se tornou mais ecológica

Crescimento comercial e ambientalismo raramente caminham lado a lado. Para alguns, as duas ideias são diametralmente opostas, forçando as empresas a escolherem entre um dos dois. A Gama Recycle, indústria têxtil com sede na Turquia, entretanto, passou as últimas duas décadas transformando o material residual em novos fios e fibras regenerados.  Oerlikon Neumag conversou com Zafer Kaplan, fundador da companhia, sobre o atual estado da arte em reciclagem e os planos para acelerar a produção.

Como uma das maiores produtoras de fios e fibras regenerados, vocês utilizam têxteis reciclados e flocos de garrafas R-PET na produção. Como isso se deu, e por que vocês se comprometeram com reciclagem?

 Zafer Kaplan: Nós atuamos desde 1997 e desde o início, produzimos itens reciclados. Ganhamos reputação por têxteis reciclados, bem como plásticos, então, cinco anos atrás, decidimos mudar o nome para Gama Recycle. Para ser sincero, era relevante financeira e ambientalmente na época. Havia uma enorme quantidade de plástico e têxteis esperando para serem reutilizados. Entretanto, um dos aspectos mais complicado, na verdade, era coletar todos esses materiais.

Quais são as exigências exigidas para produzir fios e fibras regeneradas?

Kaplan: No começo, fibras e fios regenerados não eram prioridade para a maioria das pessoas. Países e empresas não estavam particularmente sensíveis às questões ambientais. Muito do resíduo, oriundo do corte de roupas ou da indústria têxtil, era simplesmente jogado no lixo ou enviado para incineração. Cuidar desses materiais não tinha valor algum. A partir disso, nós desenvolvemos algumas ideias para transformar esses materiais ‘inúteis’ em fibras e fios regenerados para diversos usos industriais. Temos 18 patentes para produtos, máquinas e equipamentos reciclados, e outras 10 que atualmente estão sob revisão. Hoje em dia, a maioria das confecções separa e vende as sobras de corte ao invés de simplesmente jogá-los no lixo. Quando começamos a reciclar têxteis, existiam poucos fabricantes de máquinas no mercado, por isso, tivemos de converter ou modificar nossas máquinas para se adequarem aos processos de reciclagem. Hoje, muitas empresas estão focando em máquinas para reciclagem, o que nos ajudou a encorajar muito do crescimento por toda a indústria.

O que vocês reciclam e de quais polímeros são feitos esses materiais?
Kaplan: Nós reciclamos resíduos de cortes ou industriais pré-consumo, bem como roupas de pós-consumo, garrafas PET, bandejas PET e outros materiais de embalagem com base em PET. Possuímos diversas patentes para reciclar roupas usadas previamente em fibras de algodão ou poliéster recicladas.

Em qual condição vocês compram as matérias-primas, e com quais etapas do processo vocês lidam internamente?

Kaplan: O suprimento é a parte mais importante e complicada de nosso trabalho. Nós compramos resíduos no mundo todo. Temos diversos padrões, mas infelizmente, às vezes, a matéria-prima não atende nossas especificações.

Vocês também utilizam uma instalação de fibras cortadas da Oerlikon Neumag em sua produção. O que torna essa tecnologia tão interessante para o seu processo?

Kaplan: Fibras recicladas possuem enorme potencial de mercado. Os usuários finais buscam produtos ecológicos, mas não aceitam comprometer a qualidade dos produtos que compram. É por isso que preferimos utilizar a linha de fibras da Neumag. Somos capazes de controlar o processo todo de forma muito eficiente, com uma alta qualidade de fibras bem como uma produção eficiente e limpa.

A preparação de materiais de reciclagem é um pouco mais complexa. A produção de fios e fibras de materiais reciclados é de fato rentável em comparação com um material virgem. Ou sua decisão foi motivada mais por idealismo?

Kaplan: Sim, é mais rentável na maioria dos casos, mas também mais arriscada e mais complicada. Você precisa de muito conhecimento e experiência, boas máquinas e equipamentos; de outra forma, terá uma perda enorme. Enquanto gerenciamos um negócio, é claro que temos muito orgulho de fazer nossa parte pela sustentabilidade e o meio ambiente ao estender recursos naturais para futuras gerações. Por exemplo, nós desenvolvemos uma nova fibra patenteada chamada Cuprocel, que é feita de polímero rPET. Seu toque, drapeado, elasticidade, recuperação etc., não é comparável a nenhuma outra fibra sintética. É quase como uma fibra celulósica nos moldes do modal ou liocel. Nós a vendemos como um tecido criado com processos de reciclagem. A Gama Recycle se oferece para comprar o resíduo de cortes de nossos clientes, bem como roupas pós-consumo.  É dessa forma que levamos a sustentabilidade em consideração. Acreditamos que isso irá ajudar outras pessoas a nos seguirem.

Quais são seus objetivos para os próximos três a cinco anos? E qual papel que a tecnologia Oerlikon Neumag desempenha em sua abordagem?

Kaplan: Trabalharemos com um total de 300 toneladas de capacidade de flocos PET por dia, o que nos permite produzir diariamente 200 toneladas de fibras de poliéster recicladas e 100 toneladas de lascas PET para fios de filamentos e aplicações para garrafas. Essa é uma grande oportunidade para se ter a linha Neumag. Com sua tecnologia e capacidade impressionantes, nós seremos capazes de alcançar nossos objetivos mais facilmente.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Departamento de Marketing Oerlikon
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 22/07/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Fabricantes de máquinas italianas se preparam para a criação do Selo Digital Acimit
A Acimit - Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis - lançou um projeto que visa definir uma forma de certificação digital, que pode ser usada pelas empresas italianas para facilitar a integração de suas máquinas nos sistemas de produção de seus clientes têxteis.  2020-09-29 - Tags: alessandro zucchi acimit selo digital maquinas texteis italia

Bi-OME tem capacidade antiviral comprovada contra SARS-COV-2 após lavagem
A empresa química belga Devan e a Overseas, trading multinacional com experiência no setor têxtil, anunciaram novos resultados de testes que confirmam a capacidade de redução de vírus, inclusive de SARS-COV-2, de sua tecnologia de revestimento de tecido BI-OME, após lavagem intensa.  2020-09-25 - Tags: devan overseas biome sars cov virus covid pandemia sven ghyselinck pos lavagem lavagem

Picanol apresenta Terryplus-i como nova rerefência em tecelagem
O novo TerryPlus-i é uma máquina de tecer a jato de ar baseado na OmniPlus-i que foi introduzida na ITMA Barcelona em 2019. Entretanto, tem todos os benefícios do estado-da-arte do tear a jato-de-ar. O novo tear da Picanol foi desenvolvido com quatro princípios de projeto: desempenho inteligente, sustentabilidade, comando eletrônico e controle intuitivo.  2020-09-22 - Tags: itma barcelona terryplus i omniplus i vp weaving maquinas comunicação near field picanol

Huntsman lança corante preto ecologicamente correto
Huntsman Textile Effects, com sede em Singapura, estendeu seu programa de garantia de marca HIGH IQ® com o lançamento do HIGH IQ Lasting Black eco. Com base no premiado corante reativo Avitera®SE Black da Huntsman, a nova solução de tingimento retém sua cor intensa por toda a vida da roupa, ajudando fábricas, marcas e varejistas a atender à demanda global por tons de preto ecologicamente corretos que se mantém mesmo após lavagens repetidas.  2020-09-11 - Tags: huntsman textile effects high iq high iq lasting black eco avitera se black corante reativo tingimento corante preto

Picanol participou da Cinte-Techtextil com tecnologia para têxteis técnicos
Picanol, líder global na produção de teares, com sede na Bélgica, participa da Cinte Techtextil China, feira organizada pela Messe Frankfurt, direcionada ao mercado de têxteis técnicos e nãotecidos, que aconteceu de 2 a 4 de setembro nos pavilhões E1 - E3 do Novo Centro Internacional de Exposições de Xangai.  2020-09-08 - Tags: cinte techtextil china belgica messe frankfurt optimax ecofil omniplus smartshed

Costura plana garante beneficiamento têxtil homogêneo em processo contínuo
No beneficiamento têxtil, que envolve rolos com grandes metragens, é necessário emendar as duas pontas do tecido para que haja um desempenho perfeito das máquinas, seja de estamparia, tinturaria ou acabamento. Por isso, é ideal que a costura seja bem-feita para garantir um processo contínuo com eficiência, qualidade e sem desperdícios.  2020-09-02 - Tags: thomas schwarzbach rivitex beneficiamento textil tecnologia textil costura merrow abtt

Sistema de visualização Qualitex 800 otimiza etapas do beneficiamento têxtil
Desde o seu lançamento, em 2018, o novo sistema de visualização Qualitex 800 tem obtido grande aceitação por operadores de máquinas têxteis e gerentes de fábrica em todo o mundo devido à sua funcionalidade intuitiva e fácil. A empresa alemã Kettelhack GmbH – líder em tingimento e acabamento de tecidos monocromáticos para roupas de cama e vestimenta profissional, investiu na nova tecnologia para aumentar o desempenho na produção.  2020-08-21 - Tags: qualitex 800 maquinas texteis acabamento monocromatico thermex monforts

Catalisador industrial pode reduzir até 95% dos gases tóxicos na atmosfera
A Umicore, empresa especialista em tecnologias para redução de emissões de poluentes na atmosfera, desenvolve catalisadores industriais para reduzir a quantidade de gases poluentes lançados ao meio ambiente pelas fábricas. Segundo a empresa, em processos industriais, estes catalisadores diminuem as emissões de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis), CO (Monóxido de Carbono), HC (Hidrocarbonetos) e NOx (Óxidos de Nitrogênio).  2020-08-20 - Tags: umicore tecnologia reducao poluentes atmosfera gases poluentes

Nova fibra resistente à esterilização EtO é própria para nãotecidos médicos
A Technical Absorbents Limited (TAL), empresa sediada no Reino Unido, desenvolveu um novo tipo de fibra superabsorvente (SAF) de baixo encolhimento, em resposta à demanda da indústria médica por nãotecidos, para uso em curativos avançados para feridas.  2020-08-14 - Tags: technical absorbents ltd naotecidos fibra superabsorvente mark paterson

Epson apresenta nova impressora de sublimação em videoconferência
Lançada oficialmente em julho pela Epson, a impressora de sublimação têxtil SureColor F10070, a primeira da companhia com 76 polegadas, desenvolvida para atender às necessidades do mercado latino-americano, foi apresentada em detalhes ao mercado, durante webinar realizado no dia 11 de agosto.  2020-08-12 - Tags: epson impressora textil sublimacao surecolor f10070 solutions center

Shima Seiki anuncia novo software de design e serviços web
Líder em soluções para malharia retilínea, a Shima Seiki MFG, sediada no Japão, acaba de lançar seu novo software de design, bem como dois serviços digitais para aprimorar a experiência de seus usuários. O novo conjunto de produtos e serviços pretende ajudar na transformação digital da indústria da moda para dar suporte aos negócios na era pós-covid-19, em que novos estilos e métodos de trabalho estão sendo adotados, como o teletrabalho e o home office.  2020-08-04 - Tags: shima seiki mfg japao software de design moda digital home office design software

Affix Labs cria tratamento antiviral de longa duração para aplicação em superfícies
Com sede na Finlândia e especializado em tecnologia de ligação química, a Affix Labs lançou um novo produto antiviral para tratamento de superfície, de longa duração, contra o covid-19. O Si-Quat é um acabamento cientificamente comprovado, cujo princípio ativo tem capacidade de matar vírus, incluindo o SARS-COV-2.  2020-08-03 - Tags: si quat finlandia covid 19 affix labs universidade de lisboa bioquimica tom sam

Archroma apoia desenvolvimento de jeans que combina cores ecológicas com higiene e proteção
Como parte de seu engajamento na luta contra o covid-19, a Archroma, líder global em produtos químicos e corantes especiais para soluções sustentáveis, anunciou a colaboração com a Soorty, fabricante de jeans do Paquistão, para o desenvolvimento da nova coleção, combinando cores eco-avançadas com tecnologias de higiene e proteção.  2020-07-27 - Tags: archroma pakistan archroma soorty denisol pure indigo asad soorty mujtaba rahim

Fundador da Gama Recycle conta como a empresa se tornou mais ecológica
Crescimento comercial e ambientalismo raramente caminham lado a lado. Para alguns, as duas ideias são diametralmente opostas, forçando as empresas a escolherem entre um dos dois. A Gama Recycle, indústria têxtil com sede na Turquia, entretanto, passou as últimas duas décadas transformando o material residual em novos fios e fibras regenerados, com a tecnologia de fibras Oerlikon Neumag.  2020-07-22 - Tags: gama recycle zafer kaplan oerlikon neumag sustentabilidade fibras regeneradas

Epson lança impressora de sublimação têxtil de 76 polegadas
A Epson reforça a sua presença no mercado têxtil com o lançamento de uma impressora de sublimação têxtil desenvolvida para atender às necessidades do mercado latino-americano. A SureColor F10070 é um equipamento industrial compacto que promove economia, sustentabilidade, sem perder a qualidade e alto desempenho.  2020-07-20 - Tags: epson surecolor f10070 sublimacao impressora sublimacao textil fabio tolosa epson solutions center

Sanitized recebe a certificado do Conselho Internacional de Antimicrobianos
Para garantir o uso responsável de biocidas e a comparabilidade internacional, os métodos e os resultados dos produtos tratados com antimicrobianos devem ser transparentes, úteis e comparáveis. A empresa suíça Sanitized AG, especialista em proteção e higiene de materiais antimicrobianos para tecidos e polímeros, teve seu laboratório de microbiologia TecCenter certificado pelo IAC - Conselho Internacional de Antimicrobianos.  2020-07-10 - Tags: sanitized ag antimicrobianos iac conselho internacional de antimicrobianos teccenter erich rohrbach

Fiocruz e Diklatex se unem para desenvolver tecidos antivirais
Em meio à pandemia de covid-19, que já atinge todos os estados do Brasil, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - Senai Cetiqt - vem reunindo parceiros no combate à disseminação do vírus e um deles é a Diklatex, única indústria têxtil selecionada no Edital Senai de Inovação da Indústria – Missão contra o covid-19 e que consiste no desenvolvimento de têxteis funcionais com propriedades antivirais e já conta com pesquisas e testes de eficácia realizados pela Bio-Manguinhos da Fiocruz.  2020-07-08 - Tags: covid19 pandemia senai cetiqt virus texteis funcionais composto quimico uniforme hospitalar

Tecnologia têxtil aplicada auxilia no combate ao coronavírus
Impedir que os têxteis se tornem uma superfície hospedeira para propagar vírus e bactérias prejudiciais à saúde tem estimulado a indústria têxtil, em todo o mundo, a buscar soluções que contribuam no combate ao covid-19. No Brasil, algumas empresas estão se dedicando a desenvolver produtos com essa finalidade.  2020-07-03 - Tags: industria textil fibertex cht rhodia solvay abit tecnologias texteis webinar naotecidos vestuario sms

GQM aposta em nova linha de produtos para estamparia rotativa
Devido ao sucesso da experiência de venda dos cilindros para estamparia rotativa no segundo semestre de 2019, a Global Química & Moda (GQM) reforça a aposta neste produto para 2020. Agora, integra ao portfólio a oferta de cilindros para estamparia rotativa tanto para o mercado nacional, como também para outros países da América Latina.  2020-06-19 - Tags: global quimica e moda gqm estamparia estamparia rotativa felipe sanchez

Empresa de tecnologia francesa lança tratamento têxtil anti-coronavírus
A start-up francesa Proneem, com o apoio da France Chimie e Novachim, produziu um tratamento têxtil com alta atividade antiviral que neutraliza a infetividade do vírus SARS-CoV-2 em superfícies têxteis. A empresa, fundada em 2002 e baseada em Marselha, é especializada em tecnologias funcionais aplicadas em tecidos, como propriedades antibacterianas, antipoeira e anti-insetos, e liderada pela cientista Nathalie Hagege, que possui doutorado em biologia molecular e imunologia.  2020-06-18 - Tags: proneem france chimie novachim nathalie hagege sars cov 2 superficies texteis biologia molecular imunologia