Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Fundador da Gama Recycle conta como a empresa se tornou mais ecológica

Crescimento comercial e ambientalismo raramente caminham lado a lado. Para alguns, as duas ideias são diametralmente opostas, forçando as empresas a escolherem entre um dos dois. A Gama Recycle, indústria têxtil com sede na Turquia, entretanto, passou as últimas duas décadas transformando o material residual em novos fios e fibras regenerados.  Oerlikon Neumag conversou com Zafer Kaplan, fundador da companhia, sobre o atual estado da arte em reciclagem e os planos para acelerar a produção.

Como uma das maiores produtoras de fios e fibras regenerados, vocês utilizam têxteis reciclados e flocos de garrafas R-PET na produção. Como isso se deu, e por que vocês se comprometeram com reciclagem?

 Zafer Kaplan: Nós atuamos desde 1997 e desde o início, produzimos itens reciclados. Ganhamos reputação por têxteis reciclados, bem como plásticos, então, cinco anos atrás, decidimos mudar o nome para Gama Recycle. Para ser sincero, era relevante financeira e ambientalmente na época. Havia uma enorme quantidade de plástico e têxteis esperando para serem reutilizados. Entretanto, um dos aspectos mais complicado, na verdade, era coletar todos esses materiais.

Quais são as exigências exigidas para produzir fios e fibras regeneradas?

Kaplan: No começo, fibras e fios regenerados não eram prioridade para a maioria das pessoas. Países e empresas não estavam particularmente sensíveis às questões ambientais. Muito do resíduo, oriundo do corte de roupas ou da indústria têxtil, era simplesmente jogado no lixo ou enviado para incineração. Cuidar desses materiais não tinha valor algum. A partir disso, nós desenvolvemos algumas ideias para transformar esses materiais ‘inúteis’ em fibras e fios regenerados para diversos usos industriais. Temos 18 patentes para produtos, máquinas e equipamentos reciclados, e outras 10 que atualmente estão sob revisão. Hoje em dia, a maioria das confecções separa e vende as sobras de corte ao invés de simplesmente jogá-los no lixo. Quando começamos a reciclar têxteis, existiam poucos fabricantes de máquinas no mercado, por isso, tivemos de converter ou modificar nossas máquinas para se adequarem aos processos de reciclagem. Hoje, muitas empresas estão focando em máquinas para reciclagem, o que nos ajudou a encorajar muito do crescimento por toda a indústria.

O que vocês reciclam e de quais polímeros são feitos esses materiais?
Kaplan: Nós reciclamos resíduos de cortes ou industriais pré-consumo, bem como roupas de pós-consumo, garrafas PET, bandejas PET e outros materiais de embalagem com base em PET. Possuímos diversas patentes para reciclar roupas usadas previamente em fibras de algodão ou poliéster recicladas.

Em qual condição vocês compram as matérias-primas, e com quais etapas do processo vocês lidam internamente?

Kaplan: O suprimento é a parte mais importante e complicada de nosso trabalho. Nós compramos resíduos no mundo todo. Temos diversos padrões, mas infelizmente, às vezes, a matéria-prima não atende nossas especificações.

Vocês também utilizam uma instalação de fibras cortadas da Oerlikon Neumag em sua produção. O que torna essa tecnologia tão interessante para o seu processo?

Kaplan: Fibras recicladas possuem enorme potencial de mercado. Os usuários finais buscam produtos ecológicos, mas não aceitam comprometer a qualidade dos produtos que compram. É por isso que preferimos utilizar a linha de fibras da Neumag. Somos capazes de controlar o processo todo de forma muito eficiente, com uma alta qualidade de fibras bem como uma produção eficiente e limpa.

A preparação de materiais de reciclagem é um pouco mais complexa. A produção de fios e fibras de materiais reciclados é de fato rentável em comparação com um material virgem. Ou sua decisão foi motivada mais por idealismo?

Kaplan: Sim, é mais rentável na maioria dos casos, mas também mais arriscada e mais complicada. Você precisa de muito conhecimento e experiência, boas máquinas e equipamentos; de outra forma, terá uma perda enorme. Enquanto gerenciamos um negócio, é claro que temos muito orgulho de fazer nossa parte pela sustentabilidade e o meio ambiente ao estender recursos naturais para futuras gerações. Por exemplo, nós desenvolvemos uma nova fibra patenteada chamada Cuprocel, que é feita de polímero rPET. Seu toque, drapeado, elasticidade, recuperação etc., não é comparável a nenhuma outra fibra sintética. É quase como uma fibra celulósica nos moldes do modal ou liocel. Nós a vendemos como um tecido criado com processos de reciclagem. A Gama Recycle se oferece para comprar o resíduo de cortes de nossos clientes, bem como roupas pós-consumo.  É dessa forma que levamos a sustentabilidade em consideração. Acreditamos que isso irá ajudar outras pessoas a nos seguirem.

Quais são seus objetivos para os próximos três a cinco anos? E qual papel que a tecnologia Oerlikon Neumag desempenha em sua abordagem?

Kaplan: Trabalharemos com um total de 300 toneladas de capacidade de flocos PET por dia, o que nos permite produzir diariamente 200 toneladas de fibras de poliéster recicladas e 100 toneladas de lascas PET para fios de filamentos e aplicações para garrafas. Essa é uma grande oportunidade para se ter a linha Neumag. Com sua tecnologia e capacidade impressionantes, nós seremos capazes de alcançar nossos objetivos mais facilmente.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Departamento de Marketing Oerlikon
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 22/07/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


BASF lança TPU produzido a partir de recursos renováveis para calçados
Há mais de 40 anos, a Basf desenvolve materiais de calçados personalizados e de alta performance. Agora, o portfólio de poliuretano da companhia ganha mais um reforço com o Elastollan® N Bio-based, um poliuretano termoplástico (TPU) de base biológica produzido a partir de recursos renováveis. O Elastollan® N possui boa resistência à abrasão e à tração, além de garantir flexibilidade de baixa temperatura e capacidade de amortecimento.  2021-04-22 - Tags: basf poliuretano elastollan n bio based tpu

Archroma inova com o novo índigo sem anilina para produção de jeans
A Archroma, líder global em cor e especialidades químicas, apresentou um corante índigo denim sem anilina na Conferência Planet Textiles 2018 em Vancouver, Canadá. De lá para cá, a nova tintura tem proporcionado uma maneira não tóxica de produzir o tradicional e icônico azul índigo que os consumidores associam ao jeans tradicional.  2021-04-19 - Tags: planet textiles 2018 alexander wessels archroma denisol pure indigo 30

Devan e Jeanologia unem forças para reduzir o uso de água em acabamentos têxteis
A Devan, especializada em acabamentos têxteis sustentáveis e funcionais, tem trabalhado em conjunto com Jeanologia, líder em tecnologias para lavanderia e acabamento ecoeficiente para roupas, para reduzir ainda mais o consumo de água durante a aplicação dos antimicrobianos BI-OME® e R-Vital®, seja em jeans ou tecidos, por meio da tecnologia patenteada e-Flow.  2021-04-14 - Tags: devan acabamentos texteis sustentavel jeanologia eflow

Gemü lança válvula borboleta capaz de suportar pressão de até 40 bar
A Gemü trouxe ao Brasil a válvula borboleta R471 Tugela biexcêntrica. Com construção excêntrica dupla, essa característica lhe confere alto desempenho, sendo possível utilizá-la sob pressão de até 40 bar ou temperaturas de até 230 °C. Segundo a empresa, esse equipamento pode ser usado em máquinas de tingimento e em sistemas hidráulicos de máquinas têxteis diversas.  2021-04-09 - Tags: grupo gemu valvula borboleta sistemas hidraulicos tugela

Latina Têxtil inova com acabamento de silicone sustentável da CHT
Transformar o lixo em matéria-prima é o alicerce da economia circular que vem ganhando cada vez mais espaço ao dar utilidade aos resíduos descartados. Foi buscando otimizar processos e recursos que impactam positivamente no meio ambiente, que a Latina Têxtil - produtora de tecidos com tecnologia para marcas fitness e de moda íntima - inovou e se tornou a primeira malharia no Brasil a utilizar o acabamento sustentável em todos os seus tecidos. O ReCicle+ foi desenvolvido em parceria com o grupo alemão CHT.  2021-04-08 - Tags: cht latina textil poliamida grupo cht latina textil recicle

Radici Group e CSP fazem parceria para criar produtos com fibras sustentáveis
Uma colaboração entre Radici Group, - líder mundial na fabricação de poliamidas, fibras sintéticas e polímeros de engenharia com aplicações em diversos setores, principalmente no setor têxtil/moda; e a CSP International - grupo que atua na produção e comercialização de meias e roupas íntimas em mais de 40 países, resultou nas primeiras meias da marca Oroblù feitas na Itália a partir de garrafas de plástico recicladas.  2021-04-05 - Tags: radici group poliamisas csp international oroblu

Hohenstein é credenciado para testes de OGM em algodão orgânico
Em fevereiro, foi publicada a lista de laboratórios aprovados para testar o protocolo ISO / IWA 32: 2019 e o Instituto Hohenstein é um dos 14 laboratórios que têm permissão para testar as modificações genéticas (OGM) em algodão orgânico de acordo com os novos protocolos.  2021-03-26 - Tags: instituto hohenstein global organic textile standard cotton international organization for standardization organic cotton accelerator

Archroma e Jeanologia unem forças para lançar novo processo de tingimento para denim
Archroma e a Jeanologia decidiram combinar sua experiência em tecnologias sustentáveis de tingimento e acabamento em lavanderia, e anunciaram o lançamento de ‘Pad-Ox G2 Cold’, um processo de tingimento com economia de água em temperatura ambiente para looks casuais, que melhoram a solidez e resultam em maiores contraste no denim na lavanderia.  2021-03-25 - Tags: jeanologia archroma pad ox g2 cold tingimento earthcolors g2 dynamic manel jimenez

DuPont anuncia sistema de nomenclatura padronizado para especificação de Nomex®
A DuPont Personal Protection, líder global em tecnologias de proteção contra chamas (FR) e arco elétrico, anuncia uma nova convenção de nomenclatura para Nomex, fibra inerentemente resistente a calor e chamas que ajuda a proteger uma ampla variedade de profissionais. "Harmonizar nosso sistema de nomenclatura Nomex® foi uma resposta direta aos insights coletados de nossos usuários finais.  2021-03-15 - Tags: dupont personal protection nomex dupont fibra nomenclatura

Epson lança nova solução para a impressão têxtil de alta qualidade
A Epson anuncia um novo lançamento em sua linha de tecnologia para a impressão digital têxtil. A nova ML-8000 é o modelo básico da série Monna Lisa que combina desempenho e usabilidade para atender às necessidades da indústria têxtil digital em termos de flexibilidade e sustentabilidade. Com 8 cabeças com a tecnologia PrecisionCore, a ML-8000 alcança uma velocidade de impressão de 155 metros quadrados por hora (600x600 dpi - 2 passadas).  2021-02-11 - Tags: epson impressao digital impressao textil monna lisa precisioncore ml8000

Archroma e CleanKore se unem para promover tingimento de índigo sustentável
A Archroma, líder global em especialidades químicas para soluções sustentáveis, anunciou parceria estratégica com a inovadora CleanKore, com o objetivo de promover processos de tingimento sustentáveis em toda a cadeia de fornecimento do denim.  2021-02-04 - Tags: cleankore archroma umberto devita quimicas especalidades

Panozon lança geradores de ozônio para indústria têxtil
A ozonização para descoloração de tecidos é uma técnica cada vez mais utilizada pela indústria têxtil, especialmente pelo seu potencial de pouca interferência na natureza, baixa DQO e processo que pode ser retornável. Por esses fatores a Panozon Ambiental S/A desenvolveu uma nova linha de geradores de ozônio para o segmento que produzem o gás de um a 100 gramas por hora.  2021-01-29 - Tags: ozonizacao tecidos industria textil panozon fiesp gerador de ozonio

Inovações em fibras celulósicas derivadas de têxteis e roupas usadas
Várias startup de inovação fizeram grande progresso recentemente no desenvolvimento de fibras celulósicas derivadas de têxteis e roupas usadas. Algumas destas fibras serão recolocadas para comercialização em 2021 informa a edição 207 do relatório Textile Outlook International da Textiles Intelligence.  2021-01-28 - Tags: startup inovacao textile outlook international textiles intelligence fibras celulosicas renewcell

EFI apresenta os têxteis ecológicos CMYUK para PDV
A CMYUK, líder mundial na distribuição de impressoras EFI-VUTEk, com sede no Reino Unido, renomada no setor e reconhecida como a empresa desenvolvedora de materiais sustentáveis para o mercado de impressoras digitais de grandes formatos, apresenta materiais eco-responsáveis e inovadores para a América do Norte, América Central e América do Sul, incluindo têxteis frontlit / backlit.  2020-12-17 - Tags: cmyuk tecnologia texteis ecologicos

Data Fabric está moldando as fábricas flexíveis e adaptáveis da Indústria 4.0
O acesso uniforme a fontes de dados distribuídas e heterogêneas é a chave para a nova geração de fábricas inteligentes e altamente adaptáveis da Indústria 4.0. Ele pode ser alcançado com uma camada de arquitetura separada, que cria um espaço de dados uniforme entre cadeias de valor, locais e nuvens.  2020-12-04 - Tags: data fabric industria 40 dados cadeia de valor processos automatizados

Clariant lança solução adesiva inspirada no gecko
O exemplo notável da natureza de adesão e sobrevivência das lagartixas deu inspiração à Clariant para desenvolver sua nova classe de adesivos Licocene®, que confere agilidade, economia de recursos e regeneração em seu núcleo. Os novos adesivos são altamente adaptáveis em centenas de aplicações, desde fraldas de bebês e absorventes de higiene feminina até têxteis automotivos, tintas de impressão 3D, eletrônicos de consumo, entre produtos.  2020-12-03 - Tags: clariant lagartixas hans bohnen inovacao

Internet das Coisas e Inteligência Artificial tornam produção têxtil sustentável e competitiva
A CLASSE. ecohub, plataforma global que tem a missão de tornar os negócios da moda e têxteis mais inteligentes e sustentáveis, anunciou parceria com a start-up Smartex, para sua área de Future Devices (dispositivos). Smartex é o lançamento pioneiro 4.0 que capacita máquinas de malharia circular a melhorar o rendimento e reduzir a produção defeituosa em quase 0%.  2020-11-30 - Tags: samrtex internet das coisas future devices giusy bettoni ecohub

Epson lança impressora de sublimação têxtil ultracompacta e com tinta fluorescente
A Epson, empresa líder em soluções de impressão, apresenta para o mercado brasileiro a nova SureColor® F571, uma solução de impressão para mercado de brindes com tinta sublimática fluorescentes ideal para personalizar canecas, almofadas e outros produtos. A máquina oferece confiabilidade, é fácil de usar e tem baixo custo operacional para pequenos empresários.  2020-11-23 - Tags: surecolor f571 epson edge print tinta fluorescente

Imogo discute tecnologia de spray para tingimento e acabamento têxtil
Membro da TMAS - Associação Sueca de Maquinaria Têxtil, a empresa imogo apresentou novas tecnologias de aplicação por spray para o setor de tingimento e acabamento têxtil. A novidade foi discutida em videoconferência, durante a recente exposição de máquinas têxteis promovida pela Innovate Textiles & Apparel (ITA), 15 a 30 de outubro, quando o sócio fundador da imogo, Per Stenflo, conversou com representantes de várias empresas europeias sobre o tema.  2020-11-17 - Tags: associacao sueca de maquinaria textil tmas innovate textiles & apparel imogo tingimento acabamento textil dye max

Truetzschler oferecer tecnologia para reciclagem de matéria-prima
A Truetzschler Man-Made Fibers oferece uma linha para a produção de fios de carpete de alta qualidade, os chamados fios BCF (Bulky Continous Filaments), diretamente a partir de flocos de PET. O processo tem três etapas e consiste na fusão do R-PET (tereftalato de polietileno reciclado de garrafas PET), fiação de um fio multifilamento por meio da fieira e posterior trefilagem e texturização.  2020-11-13 - Tags: truetzschler man made fibers fios bcf flocos de pet truetzschler nonwovens