Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Epson inaugura centro tecnológico para incentivar digitalização têxtil

A Epson inaugurou no Brasil, no dia 4 de fevereiro, o primeiro Centro de Soluções da empresa na América Latina voltado à transformação dos processos têxteis. Localizado em Barueri, a 34 km de São Paulo, o centro tem como objetivo mostrar ao setor as inovações tecnológicas em máquinas e impulsionar a impressão digital têxtil. A inauguração do Solutions Center - voltado para atender os clientes da empresa, sem custos, e também servir de referência para profissionais e estudantes da área têxtil/moda - contou com a presença do CEO da Epson Americas, Keith Kratzberg, e do presidente da Epson no Brasil, Fábio Neves. epson center

"O Brasil é um dos principais atores da indústria têxtil mundial. Produzimos desde a fibra até o produto final manufaturado e foi com base neste mercado que a Epson desenvolveu as suas tecnologias de sublimação. Por isso o país foi escolhido para sediar o primeiro Solutions Center da América Latina voltado para o setor. Estamos atendendo a uma demanda de mercado que pede por produtos personalizados, de maior valor agregado e mais agilidade no desenvolvimento de novas coleções", explica Fábio Neves. Keith Kratzberg, por sua vez, enfatizou: "Não há limites para a indústria têxtil com a impressão digital. Essa tecnologia permite criatividade, resposta rápida e principalmente, sustentabilidade no processo devido ao baixo consumo de água".

A inauguração contou a presença de clientes da Epson, jornalistas e designers. Convidado pela gerente regional de Marketing da Epson, Cinthia Araújo, o estilista Reinaldo Lourenço, cuja marca é consolidada no mercado fashion desde 1984, destacou que possui em sua loja uma impressora Epson para customização de peças: "As pessoas querem cada vez mais individualidade e essa tecnologia permite que cada qual escolha sua estampa. O mundo da moda também está em transformação, os consumidores querem roupas duradouras e diferenciadas; as pessoas querem ser estilistas de si próprias".

Uma das vantagens na impressão digital têxtil é justamente a diversidade quase ilimitada de desenhos, numa produção em lotes menores e entrega imediata no ponto de venda. Além de ocuparem um espaço físico dez vezes maior, as máquinas de estamparia convencional (que pode ser rotativa ou por quadros), consomem em média 80 a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado, enquanto a impressão digital com tinta pigmentada utiliza apenas um litro. Mas, apesar disso, uma pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado mostrou que a estamparia digital corresponde a apenas 8% do volume de tecidos consumidos no vestuário na indústria brasileira.

No universo da impressão digital, porém, existem as impressoras diretas para tecidos em rolo (DTF); as impressoras de peças prontas (camisetas) ou tecidos cortados (DTG) e as impressoras por transfer sublimático – que representa a maior fatia da impressão têxtil mundial, inclusive no Brasil, onde é líder absoluta. "A sublimação – cuja técnica consiste em imprimir o desenho colorido no papel e depois, por ação térmica, a tinta é transferida para tecido, nasceu no Brasil na estamparia de poliéster. A Epson foi líder neste desenvolvimento por isso, decidimos implantar aqui o nosso centro de soluções, em reconhecimento a um dos mercados mais importantes da Epson no mundo", enfatiza Fábio Neves.

Segundo ele, a principal atratividade da estamparia digital em relação à convencional é a possibilidade da indústria têxtil poder fazer dezenas de coleções diferentes numa mesma temporada. "Hoje na moda, Primavera /Verão e Outono/Inverno servem apenas para delimitar as estações, mas não definem mais conceito e nem lançamento de coleções, pois a cada semana a vitrine pode ser modificada, conforme a demanda do consumidor", destaca o executivo, acrescentando que as máquinas de impressão digital, instaladas no Solutions Center para atender os clientes da empresa, podem produzir até 20 mil camisetas estampadas e 200 mil m² de tecido por mês.

Tecnologia disponível

Com exceção da impressão sublimática, que requer o processo de transferência térmica para penetrar nas fibras têxteis, as tintas digitais são impressas diretamente no substrato. Os processos de impressão têxtil podem ser por aplicação de tinta corante ou tinta pigmentada, sendo este último considerado mais ecológico por consumir menos água. Os corantes são classificados de acordo com sua estrutura química e conforme o método pelo qual é fixado na fibra. Os principais grupos são os reativos e diretos – para fibras celulósicas como algodão ou viscose; ácidos (lã, seda e poliamida); dispersos (poliéster e misturas com elastano) e pigmentos que abrange todas as fibras, graças a um aglutinante e um agente de ligação que fixam a cor diretamente no tecido, gerando alta solidez à lavagem.

Porém, os processos requerem sistemas de pré e pós-tratamento do tecido, que obviamente, necessita de aplicação de alguns produtos químicos e de outros equipamentos auxiliares como prensa para atender pequenos volumes, ou máquina de polimerização para tiragens maiores. Nas sofisticadas máquinas de impressão direta no tecido (que praticamente substituem a estamparia rotativa), o segredo está nas diversas configurações que o software possibilita para estampar cada tipo de tecido, conforme largura e volume; além de sensores que controlam todo o processo. Na tecnologia que utiliza pigmento, a impressão e a secagem são feitas de forma integrada. Nas outras, dependendo da tinta, é necessário lavagem e vaporização. Ainda sim, o processo de impressão digital é mais econômico, limpo e otimizado que a estamparia convencional.

Showroom Epson

Os clientes que frequentarem o Solution Center terão à disposição a mais atualizada tecnologia de impressão digital têxtil, incluindo uma impressora industrial recém-lançada, que entrará em operação no mercado em março. Uma das estrelas da "mini-fábrica" da Epson é a impressora têxtil digital Monna Lisa EVO Ter – de fabricação italiana, que imprime em qualquer tipo de tecido com diferentes tipos de tinta Genesta® correspondentes – ácidas, reativas, dispersas e pigmentadas. A máquina é equipada com 16 cabeçotes de impressão com sistema bidirecional, combinados à tecnologia de gotas de tinta de tamanho variável, que garantem alta precisão na reprodução das imagens. Também estão disponíveis os modelos fabricados no Japão como: SureColor F2100 para impressão direta em vestuário de algodão; Sure Color F3070 com inovador sistema de refil de tinta a granel, minimizando desperdício com a troca de cartuchos; Sure Color F9370 impressora de sublimação industrial para grandes volumes em alta velocidade (até 180 m2/h); SureColor F6370, sublimática e equipada com cortador de papel e um repobinador e SureColor F570 ideal para personalizar brindes como canecas e almofadas. O local ainda conta com um showroom onde são expostos amostras de tecidos e vestuário estampado digitalmente.

A Epson, que faturou US$ 10 bilhões em vendas globais em 2019, é um dos líderes mundiais em tecnologia para impressão digital e, segundo Fábio Neves, no Brasil a empresa detém 70% do mercado. "A 4º Revolução Industrial, que vai unir o meio físico e o digital, está acelerando no mundo e a indústria têxtil, a mais antiga manufatura produzida pelo homem, já tem essa percepção e está acelerando na mudança de seus processos", comenta Neves, acrescentando que o crescimento da impressão digital têxtil é irreversível, tanto pelo lado sustentável como pela rentabilidade da indústria da moda. "Estima-se que em cinco anos 38% da estamparia têxtil no Brasil será digital. É para isso que estamos trabalhando. Queremos fomentar a transformação digital e ajudar a indústria a buscar novos horizontes com custo de produção melhor", finalizou Fábio Neves.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação e Marcia Mariano

Data de publicação: 07/02/2020

Conteúdo relacionado


Sanitized recebe a certificado do Conselho Internacional de Antimicrobianos
Para garantir o uso responsável de biocidas e a comparabilidade internacional, os métodos e os resultados dos produtos tratados com antimicrobianos devem ser transparentes, úteis e comparáveis. A empresa suíça Sanitized AG, especialista em proteção e higiene de materiais antimicrobianos para tecidos e polímeros, teve seu laboratório de microbiologia TecCenter certificado pelo IAC - Conselho Internacional de Antimicrobianos.  2020-07-10 - Tags: sanitized ag antimicrobianos iac conselho internacional de antimicrobianos teccenter erich rohrbach

Fiocruz e Diklatex se unem para desenvolver tecidos antivirais
Em meio à pandemia de covid-19, que já atinge todos os estados do Brasil, o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - Senai Cetiqt - vem reunindo parceiros no combate à disseminação do vírus e um deles é a Diklatex, única indústria têxtil selecionada no Edital Senai de Inovação da Indústria – Missão contra o covid-19 e que consiste no desenvolvimento de têxteis funcionais com propriedades antivirais e já conta com pesquisas e testes de eficácia realizados pela Bio-Manguinhos da Fiocruz.  2020-07-08 - Tags: covid19 pandemia senai cetiqt virus texteis funcionais composto quimico uniforme hospitalar

Tecnologia têxtil aplicada auxilia no combate ao coronavírus
Impedir que os têxteis se tornem uma superfície hospedeira para propagar vírus e bactérias prejudiciais à saúde tem estimulado a indústria têxtil, em todo o mundo, a buscar soluções que contribuam no combate ao covid-19. No Brasil, algumas empresas estão se dedicando a desenvolver produtos com essa finalidade.  2020-07-03 - Tags: industria textil fibertex cht rhodia solvay abit tecnologias texteis webinar naotecidos vestuario sms

GQM aposta em nova linha de produtos para estamparia rotativa
Devido ao sucesso da experiência de venda dos cilindros para estamparia rotativa no segundo semestre de 2019, a Global Química & Moda (GQM) reforça a aposta neste produto para 2020. Agora, integra ao portfólio a oferta de cilindros para estamparia rotativa tanto para o mercado nacional, como também para outros países da América Latina.  2020-06-19 - Tags: global quimica e moda gqm estamparia estamparia rotativa felipe sanchez

Empresa de tecnologia francesa lança tratamento têxtil anti-coronavírus
A start-up francesa Proneem, com o apoio da France Chimie e Novachim, produziu um tratamento têxtil com alta atividade antiviral que neutraliza a infetividade do vírus SARS-CoV-2 em superfícies têxteis. A empresa, fundada em 2002 e baseada em Marselha, é especializada em tecnologias funcionais aplicadas em tecidos, como propriedades antibacterianas, antipoeira e anti-insetos, e liderada pela cientista Nathalie Hagege, que possui doutorado em biologia molecular e imunologia.  2020-06-18 - Tags: proneem france chimie novachim nathalie hagege sars cov 2 superficies texteis biologia molecular imunologia

Rhodia desenvolve no Brasil fio têxtil antiviral e antibacteriano com efeito permanente
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, anunciou o lançamento do Amni Vírus-Bac off, novo fio antiviral e antibacteriano com efeito permanente. Esta poliamida funcional bloqueia a contaminação cruzada entre os artigos têxteis e o usuário, evitando assim que a roupa seja um veículo de transmissão de vírus e bactérias que podem estar em uma superfície têxtil.  2020-06-10 - Tags: rhodia antiviral antibacteriano artigos texteis poliamida funcional amni virus bac off superficie textil

Picanol comemora a produção de 100 mil teares em sua fábrica na Bélgica
A Picanol alcançou, em maio, a impressionante marca de 100 mil máquinas de tecer a pinça na sua linha de montagem, na fábrica em Ieper, na Bélgica. A empresa também está comemorando 45 anos de produção destes teares, também conhecidos por rapier. O modelo OptiMax-i foi enviado para a empresa Saitex Fabrics, com sede em Long Tho, Vietnã.  2020-06-04 - Tags: picanol teares belgica optimaxi pgw gamma gt max maquina de tear de pinca

Monforts apresenta tecnologia de revestimento integrada com rolo magnético
A nova linha de revestimento Monforts – Montex®Coat é um avanço da tecnologia de revestimento com rolos magnéticos para tecidos e nãotecidos de grandes larguras. Com esta opção, é possível realizar aplicações como laminação de PVC, tingimento por pigmentos ou tratamentos de superfícies de baixa penetração.  2020-05-28 - Tags: monforts montex coat naotecidos pvc tingimento eco booster ptfe jurgen hanel

Nova carda da Trützschler apresenta ótimos resultados nas fiações
Apenas alguns meses após o seu lançamento, a nova carda inteligente Trützschler TC 19i comprovou seu desempenho em aplicações de clientes nos principais mercados têxteis do mundo. A máquina alcançou até 40% menos imperfeições de fios e novos potenciais de aumento de produtividade para as fiações.  2020-05-21 - Tags: trutzschler group trutzschler tc 19i moshiur rahman markus wurster trutzschler

Aya-Tech cria higienizante para tecidos que protege por até 60 dias
Desenvolvido com tecnologia antimicrobiana pela empresa brasileira de alta tecnologia Aya-Tech, o Microbac® é um desodorizante antibacteriano de longa duração que ajuda a higienizar e manter o tecido das máscaras e outros produtos têxteis, ao mesmo tempo que potencializa seu efeito protetor contra infecções cruzadas, bactérias, fungos e mofo, eliminando 99,9% dos microrganismos presentes em tecidos e superfícies.  2020-05-19 - Tags: tecnologia antimicrobiana aya tech microbac antibacteriano higienizacao tecidos quimicos fernanda checchinato

Oerlikon Nonwoven expande produção no laboratório de nãotecidos
O sistema de laboratório da Oerlikon Nonwoven, na Alemanha, está sendo readequado para produzir nãotecidos que serão usados para produção de mais de um milhão de máscaras faciais por mês, para atender a demanda europeia por equipamentos de proteção.  2020-05-11 - Tags: oerlikon barmag oerlikon neumag oerlikon nonwoven oerlikon manmade fibers andreas frisch tecnologia meltbow

Mayer & Cie espera retomada dos negócios pós pandemia do Covid-19
Para a feira de máquinas têxteis ITM Istambul, que deveria ocorrer este ano, mas foi adiada para 22 e 26 de junho de 2021 devido ao surto de coronavírus, a Mayer & Cie. (MCT), fabricante alemão de máquinas circular, tinha preparado três máquinas para exibição: o D4 2.2 II e o OV 3.2 Qce (Double Jersey) e o Relanit 3.2 HS (meia-malha simples), tear tradicional favorito dos clientes turcos.  2020-04-28 - Tags: mayer e cie textil tecnologia double jersey meia malha itm instambul maquinas texteis covid19 pandemia

ABNT publica norma para produção de máscaras de proteção não profissional
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de divulgar, de forma gratuita, mais uma publicação que vai ao encontro de iniciativas governamentais visando à produção e à oferta de equipamentos com qualidade e segurança. Trata-se da Prática Recomendada ABNT PR 1002:2020 – Máscaras de Proteção Respiratória de uso não profissional - Guia de requisitos básicos para métodos de ensaio, confecção e uso.  2020-04-27 - Tags: associaao brasileira de normas tecnicas abnt mascaras de protecao respiratoria abnt pr 1002 2020 lavagem normas tecnicas

ABNT disponibiliza normas técnicas para prevenir o contágio do COVID-19
Foi publicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no dia 23 de março, uma Resolução (RDC 356/20), que permite que empresas possam fabricar e importar produtos de menor risco e essenciais ao combate ao COVID-19, sem autorizações sanitárias pré-mercado, como Autorização de Funcionamento (AFE) e cadastro.  2020-03-27 - Tags: corona virus covid19 prevencao normas certificacao sanitarias vestimenta protecao

Um olhar atento à qualidade do fio com novo sensor Eltex
A Eltex da Suécia relata sólido sucesso de vendas do seu sistema de monitoramento de fios Eye Compact II para máquinas de tufagem de carpetes, desde seu lançamento, na ITMA 2019, em junho passado. “Já instalamos um grande número nos EUA e atualmente estamos atendendo pedidos de indústrias na Austrália, Canadá, Tailândia e Reino Unido.  2020-03-17 - Tags: eltex peter wiberg sistema de monitoramento de fios itma 2019 brian hicks

Trützschler aposta no algodão para produção de nãotecidos
A Trützschler Nonwovens e a Trützschler Card Clothing apresentam novos conceitos de linhas e fios de algodão para produção de nãotecidos sustentáveis, direcionados ao segmento de lenços de limpeza (wipes), produtos de higiene e vestuário. As novidades serão expostas na INDEX™20, feira dedicada aos nãotecidos que acontece de 31 de março a 03 de abril, em Genebra, na Suíça.  2020-02-27 - Tags: trutzschler card clothing trutzschler nonwovens index voith trutzschler naotecidos

Novos regulamentos OEKO-TEX® entram em vigor em abril
No início do ano, a Oeko Tex® atualizou suas diretrizes existentes, bem como os critérios de teste e valores-limite válidos para suas certificações e serviços - alinhados à proteção do consumidor e à sustentabilidade de produtos têxteis e de couro. Após um período de transição, todos os novos regulamentos entrarão em vigor em 01 de abril de 2020.  2020-02-14 - Tags: oeko tex couro textil sustainable textile production detox webinar descarga zero de produtos quimicos perigosos

X-Rite otimiza medição de cores em diferentes tipos de substrato
A X-Rite, fabricante de produtos de medição e gerenciamento de cores, localizada nos Estados Unidos, oferece ao mercado o novo espectrofotômetro esférico i1 3 Pro Plus, que incorpora tecnologia profissional de captura de cores para uso em diferentes tipos de amostras.  2020-02-14 - Tags: xrite mediçao cores espectrofotometro icc pro plus textil gerenciamento de cores

Dynamic lança revestimento antichama isento de metais pesados
A Dynamic Modifiers LLC, sediada em Atlanta, EUA, lançou no mercado um novo composto polimérico, denominado PAL VersaChar™, que pode alcançar alto nível de desempenho como retardante de chamas para nãotecidos e tecidos técnicos. O produto não halogenado foi testado a 1.950 °C e mostrou-se eficiente ao evitar gotejamentos flamejantes de polímero.  2020-02-11 - Tags: pal versachar dynamic modifiers llc astm e84 antimicrobiano dynamic modifiers

Epson inaugura centro tecnológico para incentivar digitalização têxtil
A Epson inaugurou no Brasil, no dia 4 de fevereiro, o primeiro Centro de Soluções da empresa na América Latina voltado à transformação dos processos têxteis. Localizado em Barueri, a 34 km de São Paulo, o centro tem como objetivo mostrar ao setor as inovações tecnológicas em máquinas e impulsionar a impressão digital têxtil.  2020-02-07 - Tags: epson centro de solucoes epson americas keith kratzberg fabio neves reinaldo lourenco showroom epson cinthia araujo