Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Epson inaugura centro tecnológico para incentivar digitalização têxtil

A Epson inaugurou no Brasil, no dia 4 de fevereiro, o primeiro Centro de Soluções da empresa na América Latina voltado à transformação dos processos têxteis. Localizado em Barueri, a 34 km de São Paulo, o centro tem como objetivo mostrar ao setor as inovações tecnológicas em máquinas e impulsionar a impressão digital têxtil. A inauguração do Solutions Center - voltado para atender os clientes da empresa, sem custos, e também servir de referência para profissionais e estudantes da área têxtil/moda - contou com a presença do CEO da Epson Americas, Keith Kratzberg, e do presidente da Epson no Brasil, Fábio Neves. epson center

"O Brasil é um dos principais atores da indústria têxtil mundial. Produzimos desde a fibra até o produto final manufaturado e foi com base neste mercado que a Epson desenvolveu as suas tecnologias de sublimação. Por isso o país foi escolhido para sediar o primeiro Solutions Center da América Latina voltado para o setor. Estamos atendendo a uma demanda de mercado que pede por produtos personalizados, de maior valor agregado e mais agilidade no desenvolvimento de novas coleções", explica Fábio Neves. Keith Kratzberg, por sua vez, enfatizou: "Não há limites para a indústria têxtil com a impressão digital. Essa tecnologia permite criatividade, resposta rápida e principalmente, sustentabilidade no processo devido ao baixo consumo de água".

A inauguração contou a presença de clientes da Epson, jornalistas e designers. Convidado pela gerente regional de Marketing da Epson, Cinthia Araújo, o estilista Reinaldo Lourenço, cuja marca é consolidada no mercado fashion desde 1984, destacou que possui em sua loja uma impressora Epson para customização de peças: "As pessoas querem cada vez mais individualidade e essa tecnologia permite que cada qual escolha sua estampa. O mundo da moda também está em transformação, os consumidores querem roupas duradouras e diferenciadas; as pessoas querem ser estilistas de si próprias".

Uma das vantagens na impressão digital têxtil é justamente a diversidade quase ilimitada de desenhos, numa produção em lotes menores e entrega imediata no ponto de venda. Além de ocuparem um espaço físico dez vezes maior, as máquinas de estamparia convencional (que pode ser rotativa ou por quadros), consomem em média 80 a 200 litros de água por quilograma de tecido estampado, enquanto a impressão digital com tinta pigmentada utiliza apenas um litro. Mas, apesar disso, uma pesquisa do IEMI – Inteligência de Mercado mostrou que a estamparia digital corresponde a apenas 8% do volume de tecidos consumidos no vestuário na indústria brasileira.

No universo da impressão digital, porém, existem as impressoras diretas para tecidos em rolo (DTF); as impressoras de peças prontas (camisetas) ou tecidos cortados (DTG) e as impressoras por transfer sublimático – que representa a maior fatia da impressão têxtil mundial, inclusive no Brasil, onde é líder absoluta. "A sublimação – cuja técnica consiste em imprimir o desenho colorido no papel e depois, por ação térmica, a tinta é transferida para tecido, nasceu no Brasil na estamparia de poliéster. A Epson foi líder neste desenvolvimento por isso, decidimos implantar aqui o nosso centro de soluções, em reconhecimento a um dos mercados mais importantes da Epson no mundo", enfatiza Fábio Neves.

Segundo ele, a principal atratividade da estamparia digital em relação à convencional é a possibilidade da indústria têxtil poder fazer dezenas de coleções diferentes numa mesma temporada. "Hoje na moda, Primavera /Verão e Outono/Inverno servem apenas para delimitar as estações, mas não definem mais conceito e nem lançamento de coleções, pois a cada semana a vitrine pode ser modificada, conforme a demanda do consumidor", destaca o executivo, acrescentando que as máquinas de impressão digital, instaladas no Solutions Center para atender os clientes da empresa, podem produzir até 20 mil camisetas estampadas e 200 mil m² de tecido por mês.

Tecnologia disponível

Com exceção da impressão sublimática, que requer o processo de transferência térmica para penetrar nas fibras têxteis, as tintas digitais são impressas diretamente no substrato. Os processos de impressão têxtil podem ser por aplicação de tinta corante ou tinta pigmentada, sendo este último considerado mais ecológico por consumir menos água. Os corantes são classificados de acordo com sua estrutura química e conforme o método pelo qual é fixado na fibra. Os principais grupos são os reativos e diretos – para fibras celulósicas como algodão ou viscose; ácidos (lã, seda e poliamida); dispersos (poliéster e misturas com elastano) e pigmentos que abrange todas as fibras, graças a um aglutinante e um agente de ligação que fixam a cor diretamente no tecido, gerando alta solidez à lavagem.

Porém, os processos requerem sistemas de pré e pós-tratamento do tecido, que obviamente, necessita de aplicação de alguns produtos químicos e de outros equipamentos auxiliares como prensa para atender pequenos volumes, ou máquina de polimerização para tiragens maiores. Nas sofisticadas máquinas de impressão direta no tecido (que praticamente substituem a estamparia rotativa), o segredo está nas diversas configurações que o software possibilita para estampar cada tipo de tecido, conforme largura e volume; além de sensores que controlam todo o processo. Na tecnologia que utiliza pigmento, a impressão e a secagem são feitas de forma integrada. Nas outras, dependendo da tinta, é necessário lavagem e vaporização. Ainda sim, o processo de impressão digital é mais econômico, limpo e otimizado que a estamparia convencional.

Showroom Epson

Os clientes que frequentarem o Solution Center terão à disposição a mais atualizada tecnologia de impressão digital têxtil, incluindo uma impressora industrial recém-lançada, que entrará em operação no mercado em março. Uma das estrelas da "mini-fábrica" da Epson é a impressora têxtil digital Monna Lisa EVO Ter – de fabricação italiana, que imprime em qualquer tipo de tecido com diferentes tipos de tinta Genesta® correspondentes – ácidas, reativas, dispersas e pigmentadas. A máquina é equipada com 16 cabeçotes de impressão com sistema bidirecional, combinados à tecnologia de gotas de tinta de tamanho variável, que garantem alta precisão na reprodução das imagens. Também estão disponíveis os modelos fabricados no Japão como: SureColor F2100 para impressão direta em vestuário de algodão; Sure Color F3070 com inovador sistema de refil de tinta a granel, minimizando desperdício com a troca de cartuchos; Sure Color F9370 impressora de sublimação industrial para grandes volumes em alta velocidade (até 180 m2/h); SureColor F6370, sublimática e equipada com cortador de papel e um repobinador e SureColor F570 ideal para personalizar brindes como canecas e almofadas. O local ainda conta com um showroom onde são expostos amostras de tecidos e vestuário estampado digitalmente.

A Epson, que faturou US$ 10 bilhões em vendas globais em 2019, é um dos líderes mundiais em tecnologia para impressão digital e, segundo Fábio Neves, no Brasil a empresa detém 70% do mercado. "A 4º Revolução Industrial, que vai unir o meio físico e o digital, está acelerando no mundo e a indústria têxtil, a mais antiga manufatura produzida pelo homem, já tem essa percepção e está acelerando na mudança de seus processos", comenta Neves, acrescentando que o crescimento da impressão digital têxtil é irreversível, tanto pelo lado sustentável como pela rentabilidade da indústria da moda. "Estima-se que em cinco anos 38% da estamparia têxtil no Brasil será digital. É para isso que estamos trabalhando. Queremos fomentar a transformação digital e ajudar a indústria a buscar novos horizontes com custo de produção melhor", finalizou Fábio Neves.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação e Marcia Mariano

Data de publicação: 07/02/2020

Conteúdo relacionado


Trützschler aposta no algodão para produção de nãotecidos
A Trützschler Nonwovens e a Trützschler Card Clothing apresentam novos conceitos de linhas e fios de algodão para produção de nãotecidos sustentáveis, direcionados ao segmento de lenços de limpeza (wipes), produtos de higiene e vestuário. As novidades serão expostas na INDEX™20, feira dedicada aos nãotecidos que acontece de 31 de março a 03 de abril, em Genebra, na Suíça.  2020-02-27 - Tags: trutzschler card clothing trutzschler nonwovens index voith trutzschler naotecidos

Novos regulamentos OEKO-TEX® entram em vigor em abril
No início do ano, a Oeko Tex® atualizou suas diretrizes existentes, bem como os critérios de teste e valores-limite válidos para suas certificações e serviços - alinhados à proteção do consumidor e à sustentabilidade de produtos têxteis e de couro. Após um período de transição, todos os novos regulamentos entrarão em vigor em 01 de abril de 2020.  2020-02-14 - Tags: oeko tex couro textil sustainable textile production detox webinar descarga zero de produtos quimicos perigosos

X-Rite otimiza medição de cores em diferentes tipos de substrato
A X-Rite, fabricante de produtos de medição e gerenciamento de cores, localizada nos Estados Unidos, oferece ao mercado o novo espectrofotômetro esférico i1 3 Pro Plus, que incorpora tecnologia profissional de captura de cores para uso em diferentes tipos de amostras.  2020-02-14 - Tags: xrite mediçao cores espectrofotometro icc pro plus textil gerenciamento de cores

Dynamic lança revestimento antichama isento de metais pesados
A Dynamic Modifiers LLC, sediada em Atlanta, EUA, lançou no mercado um novo composto polimérico, denominado PAL VersaChar™, que pode alcançar alto nível de desempenho como retardante de chamas para nãotecidos e tecidos técnicos. O produto não halogenado foi testado a 1.950 °C e mostrou-se eficiente ao evitar gotejamentos flamejantes de polímero.  2020-02-11 - Tags: pal versachar dynamic modifiers llc astm e84 antimicrobiano dynamic modifiers

Epson inaugura centro tecnológico para incentivar digitalização têxtil
A Epson inaugurou no Brasil, no dia 4 de fevereiro, o primeiro Centro de Soluções da empresa na América Latina voltado à transformação dos processos têxteis. Localizado em Barueri, a 34 km de São Paulo, o centro tem como objetivo mostrar ao setor as inovações tecnológicas em máquinas e impulsionar a impressão digital têxtil.  2020-02-07 - Tags: epson centro de solucoes epson americas keith kratzberg fabio neves reinaldo lourenco showroom epson cinthia araujo

DuPont Sorona mostra tecido elástico sem spandex na ISPO Munich
A Dupont ™ Sorona® desafiou os designers a pensar no lifecycle (ciclo de vida completo) de uma roupa, exibindo na feira ISPO Munich, realizada de 26 a 29 de janeiro na Alemanha, um protótipo de jaqueta de esqui, feito com tecido elástico reciclável sem spandex, compatível com a reciclagem de poliéster de fluxo único.  2020-01-30 - Tags: dupont lifecycle ispo munich alemanha sorona bio based

SPGPrints lança tecnologia de impressão digital na Colombiatex 2020
No campo da impressão têxtil manter-se sempre à frente é primordial para o sucesso do negócio. Por isso a SPGPrints, lançará na Colombiatex 2020, que acontece em Medellín de 21 a 23 de janeiro, a nova versão da impressora digital têxtil Javelin2 e a tecnología Archer®.  2020-01-21 - Tags: spgprints ortascreen textil maquina archer jevelin

ITME Africa traz grande expectativa para máquinas têxteis italianas
Uma delegação de fabricantes de máquinas têxteis italiana estará presente na ITME África que acontecerá em Adis-Abeba de 14 a 16 de fevereiro. Na última década, a Etiópia surgiu como um atraente centro de produção para a indústria global de têxteis e de artigos de vestuário.  2020-01-20 - Tags: textil tecnologia maquinas texteis italia itme acimit ita

Rhodia e grupo de empresas lançam conceito de calçado sustentável e confortável
Projeto colaborativo marcou a estreia no setor de calçados do fio têxtil Amni® Soul Cycle, o único fio de poliamida biodegradável reciclada do mundo, desenvolvido pela Rhodia no Brasil.  2020-01-17 - Tags: solvay rhodia amni soul eco stickfran labeltag mayara montel

Saurer mostra tecnologias de fiação e bordado na ITME Africa 2020
Como membro da Associação de Máquinas Têxteis da Suíça, a Saurer estará apresentando ao público da ITME África, que acontece de 14 a 16 de fevereiro, seu mais recente filatório e máquina de bordar Epoca 7 no Pavilhão Suíço no Millennium Hall em Adis-Abeba, Etiópia.  2020-01-16 - Tags: texteis maquinas suiça saurer itme africa tecnologia

Saurer apresenta tecnologia para fios na Domotex Hannover 2020
A Saurer Twisting Solutions mostrou soluções sob medida para processamento de fios BCF (para tapetes, carpetes e revestimentos) na Domotex - maior feira de negócios do mundo para pisos, realizada de 10 a 13 de janeiro, em Hannover, Alemanha.  2020-01-14 - Tags: saurer twisting tecnologia system senses futuro fios bcf

Epson traz para o Brasil modelo de compacto de impressora de sublimação
Novidade no mercado brasileiro, a SureColor® F570 é a menor impressora de sublimação da Epson. Com apenas 60cm, o equipamento é ideal para pequenas empresas que trabalham com a personalização de produtos, itens promocionais e objetos de decoração.  2020-01-08 - Tags: impressao epson surecolor f570 epson rewards

Mayer mostra nova máquina para malha fleece ao mercado asiático
Durante a feira Shanghaitex, realizada de 25 a 28 de novembro, a Mayer & Cie. China (MCN) exibiu o tear MFC 3.2 para produção de malha fleece (tipo flanela) de três fios.  2019-12-11 - Tags: maquina tecnologia malhas marcus mayer shangaitex mfc mayer e cie

Solução para processo de tingimento em cordas
A empresa alemã Karl Mayer, através da subsidiária italiana Karl Mayer Rotal - centro de excelência para denim -, está estabelecendo novos padrões para tingimento índigo.  2019-12-05 - Tags: karl mayer denim tingimento indigo prodye-r turquia

Saiba como desenhar para impressão digital têxtil
Questões fundamentais para a qualidade da estampa, economia do negócio e sucesso comercial de produtos são descritas neste artigo.  2019-12-05 - Tags: impressao digital textil estamparia pre impressao padrao de cores cmyk rgb

Prêmio DuPont de Saúde e Segurança do Trabalhador apresenta vencedores de 2019
A premiação anual reconhece e divulga as melhores práticas de empresas e estudantes que aplicaram ou sugeriram tecnologias DuPont para melhorar o trabalho e a segurança dos profissionais de indústrias de diversos setores, nas modalidades "Proteção Química", "Proteção Térmica", "Corte e Abrasão" e "Projeto Estudante", além da nova categoria "Influenciador do Ano".  2019-12-05 - Tags: du pont premio protecao quimica segurança trabalho trabalhador corte abrasao estudante

Uster® garante inspeção integrada também para linhas de nãotecidos
Os fabricantes de tecidos se utilizam de ferramentas que certificam a qualidade constante de seus processos. Mas nas linhas de nãotecidos, devido à produção bem espaçada, dificulta a instalação de sistemas de inspeção automatizados adequados, que atendam esses requisitos de maneira eficaz.  2019-11-22 - Tags: uster evs fabriq visionn automatizacao think quality naotecidos ferramentas

Autefa Solutions mostra tecnologia em cardas e dobradores de véus na Techtextil India
A Autefa Solutions, especialista em tecnologia para nãotecidos e tecidos técnicos, apresenta na Techtextil India, que acontece de 20 a 22 de novembro em Mumbai, sua linha de cardas e crosslapped (dobradores de véus) para produção de nãotecidos agulhados, Airlay, spunlace e termobonding, voltados para aplicações como filtração, geotêxteis, automotivo, entre outros.  2019-11-18 - Tags: autefa solutions agulhas airlay k 12 techtextil india geotexteis autefa

Mimaki Deutschland mostra impressoras com automação IoT na InPrint 2019
A Mimaki Deutschland, subsidiária da Mimaki Europa, apresentou na InPrint 2019, que aconteceu em Munique, de 12 a 14 de novembro, um portfólio abrangente de soluções em impressão a jato de tinta lucrativas. A empresa demonstrou em seu estande (Hall A6, stand 210) como o uso da tecnologia de impressão digital pode produzir aplicações incríveis e impulsionar novas oportunidades de negócios.  2019-11-14 - Tags: mimaki deutschland mimaki europa inprint 2019 impressão digital iot inteligencia artificial tecnologia

Fabricantes suecos vêem grandes oportunidades na Heimtextil 2020
A decisão de Messe Frankfurt, organizadora da feira anual Heimtextil de decoração e têxteis para o lar, de expandir seu foco para as tecnologias têxteis em 2020, foi recebida com entusiasmo pelos membros da TMAS - Associação Sueca de Fabricantes de Máquinas Têxteis.  2019-11-08 - Tags: messe frankfurt heimtextil texteis lar automatex es tmas eltex