Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ecologia estimula novos processos químicos para a indústria têxtil

O Fashion Revolution, movimento internacional que chegou ao Brasil há quatro anos, e que vem realizando ações para mudança de mentalidade e comportamento dos consumidores, empresas e profissionais da moda, está empenhado em questionar a relação da moda com o meio ambiente. Isso implica saber quem, como e onde foram produzidas as roupas que vestimos; se neste processo houve respeito ao meio ambiente, à saúde e preocupação social com os trabalhadores e com a comunidade em geral; se houve gestão ética por parte dos empresários e atenção aos consumidores.

E como reagem os principais atores neste palco global de exigências? Pressionada pelos clientes de seus clientes, na ponta do varejo, a indústria química, de máquinas e sistemas para produção têxtil tem procurado se antecipar à demanda. No Fórum Febratex de Informações, realizado em agosto, em Santa Catarina, a sustentabilidade foi tema predominante nas palestras apresentadas pelos participantes. Lorena Botti, coolhunter da Vicunha Têxtil, apresentou relatos da ONU mostrando que até 2025, 2,7 bilhões de pessoas, ou 45% da população mundial, serão afetadas pela falta de água no planeta. "Cada vez mais, a data para esgotamento dos recursos naturais vem se antecipada e isso é muito preocupante", disse ela, acrescentando que a tecnologia é um aliado importante para uma produção mais competitiva e amigável ao meio ambiente.

Poluição sonora

Um dos problemas ambientais que mais têm desafiado os engenheiros mecânicos e eletrônicos das indústrias fabricantes de máquinas têxteis é o ruído excessivo que estes equipamentos produzem cuja exposição prolongada dos operadores dentro das fábricas provoca efeitos psicológicos e danos físicos, incluindo perda de concentração, o que acarreta em absenteísmo e baixa produtividade. Devido às altas velocidades dos fusos e rotores nas fiações, que podem alcançar 20000 rpm (rotações por minuto) e 11000 rpm, respectivamente, níveis de ruídos de até 100 decibéis são comumente registrados nestas salas de trabalho. Na tecelagem, o grau de ruído não fica atrás. Ainda que nos últimos anos, tenha havido um progresso considerável no que se refere à redução do barulho provocado por estas máquinas, níveis de 100 a 120 decibéis podem ser registrados nas tecelagens.

Marcus Lichtenstein, diretor da Toyota, gigante industrial japonesa que entre suas divisões, produz teares jato de ar, diz que o desafio da tecnologia têxtil é cada vez consumir menos água e energia, otimizar etapas de produção e, claro, reduzir os níveis de poluição ambiental. "O tear jato de ar com sistema E-shed (movimento de acionamento eletrônico de quadros), desenvolvido pela Toyota, dá mais rapidez de resposta com menos grau de ruído. Ele permite a tecelagem de artigos com padrões complexos graças ao acionamento que permite que cada quadro de liços tenha movimento individual. Ao invés de um único motor grande, a máquina possui dispositivos de acionamento individual controlado por microcomputador, eliminando partes mecânicas", detalha o diretor.

De acordo com a Toyota, o novo tear também é equipado com desacelerador em cada eixo individual. "Com estas melhorias, o consumo elétrico do acionamento dos quadros é reduzido em aproximadamente 22%, eliminando partes desnecessárias do amplificador e reduzindo o ruído em 40%", detalha o representante da empresa japonesa no Brasil.

Na área de pré-tratamento, a Spraytex, parceria da Werken Química, empresa brasileira com sede em Indaial (SC), desenvolveu a linha de aplicadores Duo® e Unus® para tecidos planos, malhas e tecidos técnicos que se caracteriza pela aplicação mínima de produtos químicos, sem contato físico, de alto rendimento, para ser acoplado em ramas, compactadoras, calandras e vaporizadores. Segundo Jefferson Zomignan, diretor da Werken, além da significativa economia de produtos e de energia, os aplicadores conferem melhor custo benefício quando comparado ao fourlard de impregnação, comumente usado nas beneficiadoras têxteis.

Zomignan também aproveitou a Febratex 2018 para divulgar o Spraytex Rotocoat, equipamento adequado para processos de revestimento/coating, preparação do substrato para impressão digital, nãotecidos; acabamento de denim e tecidos técnicos. No sistema, composto por rotores e câmara de aspersão, podem ser aplicados produtos impermeabilizantes, silicones, retardadores de fogo, amaciantes, entre outros agentes químicos. No campo do beneficiamento têxtil, a Werken, lançou o amaciante Vegam® feito à base de soja em substituição ao silicone, aplicável ao banho de tingimento. O vegetal amaciante confere ao tecido toque agradável e sensação de frescor e pode se aplicado em tecidos de fibras de algodão, viscose, seda e misturas com sintéticos.

Geração de efluentes

Consolidada em 1994, a partir da fusão da área de corantes têxteis de três grandes multinacionais europeias do setor químico Basf, Bayer e Hoescht, a Dystar, hoje com sede em Singapura, é considerada uma das empresas líderes neste segmento de mercado, fornecendo para a indústria têxtil corantes sintéticos, corantes orgânicos, pigmentos e auxiliares têxteis. Na Febratex 2018, a empresa apresentou ao mercado brasileiro o processo Cadira® Polyster, conceito desenvolvido em 2016 para beneficiamento dentro do Programa de Eficiência de Recursos, cujo objetivo é reduzir o consumo de água, resíduos e energia durante o tingimento, bem como auxiliar na redução da pegada de carbono na produção têxtil.

O processo combina os corantes Dianix® e auxiliares Sera® com a ferramenta de otimização de processos eliot ™ Optidye® PES. Segundo a DyStar, a solução reduz o tempo de processo e utilização de maquinário, resultando em um ganho de produtividade que pode chegar a 58%. Outra novidade é o DyStar Indigo Vat 40% solução que permite um processo de tingimento índigo mais limpo e uma redução do uso de hidrosulfito de sódio em 60% a 70%.

Para substituir o permanganato de potássio, considerado tóxico para a água e não biodegradável, o grupo alemão CHT desenvolveu um processo inteligente para clareamento do denim, tonalidade que está sempre em voga no jeanswear. Sob o nome patenteado OrganIQ, o novo agente de branqueamento que é baseado em ácidos orgânicos, livre de metais pesados e de cloro. A fórmula, implementada junto com os fabricantes de máquinas de lavanderia de tambor Tonello (Itália) e Jeanologia (Espanha) pode se aplicada por pulverização. Ambos os sistemas produzem uma névoa fina dentro da lavadora que, graças à distribuição homogênea e pick-up muito baixo, produz efeitos impressionantes, gastando muito pouco de água, energia e tempo de processo. A equipe técnica da CHT garante que a aplicação do organIQ no acabamento do jeans permite uma prevenção ativa da poluição da água, promovendo um beneficiamento ecológico.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 20/12/2018

Conteúdo relacionado


Fabricantes de fibras e marca de vestuário lançam novo isolamento térmico
A DuPont Biomaterials, Unifi, Inc. e a marca de material esportivo coreana Youngone lançaram uma nova coleção de isolamento, combinado a partir de três produtos que maximizam o conteúdo reciclado e renovável para vestimentas de clima frio.  2019-06-24 - Tags: dupont biomaterials youngone material esportivo coreana outdoor retailer ecoloft sonora

Empresa americana lança tingimento têxtil ecológico
O futuro do tingimento por esgotamento chegou. A empresa norte-americana Nano-DyeTM LLC. desenvolveu a tecnologia de tingimento têxtil catiônico sustentável (de patente pendente) Nano-DyeTM Process, estabelecendo um novo marco para tingimento por esgotamento para algodão e misturas.  2019-06-18 - Tags: nano dyetm llc nano dyetm tingimento tingimento textil cationico sustentavel tingimento textil de algodao

Empresa sueca equipa fábrica de têxteis técnicos no Reino Unido
A Arville Textiles, com sede em West Yorkshire, no Reino Unido, acaba de receber uma nova linha de corte e bobinagem de grande largura, fornecida pela fabricante sueca, Svegea of Sweden. A máquina foi encomendada para atender a demanda dos seus clientes por têxteis técnicos, que são aplicados em uma variedade de produtos pelas indústrias aeroespacial e automotiva.  2019-06-12 - Tags: arville textiles west yorkshire svegea of sweden brexit tmas itma 2019

Thermore lança fibra sustentável na Gotex Show
A Thermore, empresa italiana especializada em mantas de isolamento térmico para vestuário, estará participando da 7º edição da Gotex Show, feira de produtos para indústria têxtil, de 10 a 12 de setembro, no Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo, em São Paulo.  2019-06-06 - Tags: gotex show feira internacional de produtos texteis thermore mantas de isolamento termico fibras ecodown

GQM passa a gerar a própria energia elétrica utilizada nas unidades em Santa Catarina
Cada vez mais popular no Brasil, a energia fotovoltaica tem se fortalecido como opção limpa e renovável, além der reduzir os custos com a conta de luz. E esta foi a opção da Global Química & Moda (GQM) para suas unidades em Santa Catarina. A companhia, que tem sede em São Paulo (SP) e é especializada na oferta de maquinários e insumos para impressão digital, adotou os painéis solares da GF Energy.  2019-06-05 - Tags: gqm global quimica e moda felipe sanchez gf energy energia fotovoltaica sustentabilidade

Impressão digital para a indústria têxtil: cores e oportunidades à disposição do mercado
A moda é movida por novidades. Engana-se, porém quem pensa que estamos falando somente a respeito das tendências e modelos que aparecem nos desfiles de uma nova coleção. Em uma era cada vez mais focada em temas como produção inteligente e sustentável, a indústria têxtil também tem modernizado o que está por trás das passarelas, dando forma e cores aos tecidos.  2019-06-03 - Tags: industria textil impressao digital textil impacto ambiental sustentabilidade estamparia tingimento

Truetzschler abre centro de Tecnologias para nãotecidos
A Truetzschler está abrindo seu novo centro para os clientes de tecnologias para nãotecidos em Egelsbach (próximo a Frankfurt), visando impulsionar as inovações tecnológicas de produtos bem como processos de fabricação relacionados a este setor.  2019-05-29 - Tags: truetzschler naotecidos egelsbach grupo truetzschler tecnologia sustentavel centro tecnologico

Censi Máquinas cresce 37% no primeiro trimestre e fortalece presença no Nordeste
O otimismo com a retomada da economia e os resultados acima do esperado fizeram do primeiro semestre de 2019 um marco para a Censi Máquinas. A empresa de Gaspar segue otimista em relação aos resultados para o ano. Depois de crescer 30% em 2018, alcançou 37% de aumento nos primeiros três meses de 2019, em comparação ao mesmo período do ano anterior.  2019-05-21 - Tags: censi maquinas gaspar sheila censi braun santa cruz do capibaribe colombiatex dohler

Tecidos inteligentes trazem conforto e conectividade ao usuário
A área têxtil vem rapidamente se adaptando aos desenvolvimentos globais do setor. O futuro dos têxteis, além do tradicional vestuário, aponta para produtos cada vez mais especializados, de alta tecnologia e customizados, que requerem conhecimentos multidisciplinares e inovação tecnológica.  2019-04-12 - Tags: fei etextiles tecidos inteligentes centro universitario fei engenharia textil

Recursos para atender o gerenciamento de qualidade da fibra ao tecido
No ambiente do mercado desafiador de hoje, qualidade deve ser uma vantagem competitiva sustentável, e a Uster Technologies, especialista em sistemas necessários para conferi-la, estará apresentando seu mix de produtos para a indústria têxtil nas duas maiores feiras do setor, a Techtextil 2019 e a ITMA 2019.  2019-04-05 - Tags: uster technologies techtextil 2019 itma 2019 thomas nasiou news bulletins uster

DuPont oferece solução inovadora para utilização de Tyvek® na indústria têxtil
A DuPont, divisão de produtos especializados da DowDuPont, lança em parceria com a HP uma tecnologia que é um marco para a indústria têxtil. A solução consiste na aplicação de um primer, desenvolvido pela Stahl, na superfície do Tyvek®.  2019-03-28 - Tags: dowdupont produtos especializados dowdupont dupont hp latex stahl syntpaper marina valente

Oerlikon apresenta tecnologia para nãotecidos na IDEA 2019
A Oerlikon exibe seu portfólio completo de máquinas para a fabricação de nãotecidos nas tecnologias airlaid, meltblown, spunbonded e materiais híbridos na feira IDEIA 2019, que acontece de 25 a 28 de março, em Miami (EUA).  2019-03-26 - Tags: ideia 2019 airlaid meltblown spunbonded oerlikon manmade fibers teknoweb materials naotecidos

Mayer & Cie. divulga vendas de máquinas e faz projeções para 2019
Mayer & Cie., fabricante de tear circular, com base em Albstadt, Alemanha, informa que gerou vendas de cerca de 110 milhões de euros em 2018, superando os resultados de 2017. Em comparação com o ano anterior, a empresa registrou um ligeiro aumento no faturamento, embora 2018 tenha sido um ano de muitos desafios devido à conjuntura econômica global instável.  2019-03-22 - Tags: mayer e cia itma 2019 tecelagem circular industria textil alemanha maquinas texteis

BFI lança na feira IDEA ®19 Miami nova fibra para nãotecidos
A Beaulieu Fibres International (BFI), fornecedora europeia de soluções para nãotecidos cardados de poliolefina em aplicações como Cuidados Pessoais e Higiene, Geotêxteis, Automotivos, Pisos e Filtração, lança na IDEA®19 Miami, que acontece de 25 a 28 de março, nos Estados Unidos, as fibras PET-core-BICO para aplicações em higiene, e a nova fibra cortada UltraBond para aplicação em nãotecidos cardados.  2019-03-21 - Tags: beaulieu fibres international idea 19 miami naotecidos naotecidos cardados de poliolefina cuidados pessoais karena cancilleri

Lanxess apresenta dispersões de alto desempenho para revestimentos
Na European Coatings Show, que acontece em Nuremberg (Alemanha) de 19 a 21 de março, a Lanxess AG mostrará ao mercado seu abrangente portfólio de produtos para a indústria de revestimentos. Em destaque, matérias-primas inovadoras para a formulação de sistemas aquosos voltados a uma ampla gama de aplicações, desde a reticulação de fibras de vidro e revestimento de plástico até acabamento têxtil ou pintura de veículos.  2019-03-15 - Tags: trixene aqua bi 220 european coatings show lanxess ag voc witcobond

AMPLA realiza lançamento inovador na FESPA Brasil|Digital Printing 2019
De 20 e 23 de março, a AMPLA Impressoras Digitais, fabricante brasileira e fornecedora de equipamentos de impressão digital, participa da FESPA Brasil|Digital Printing 2019, reconhecido como o mais importante evento de impressão digital do país.  2019-03-14 - Tags: ampla impressoras digitais fespa brasil digital printing 2019 impressora flatbed uv led elite fb 2514hd abimaq

Sistema Loepfer minimiza contaminação de fios por polipropileno
A contaminação de algodão por fibras sintéticas ainda é uma preocupação para a maioria das fiações mundo a fora. Especialmente, fibras brancas ou transparentes de polipropileno, provenientes do empacotamento em fardos (embalagem), que afetam muito a qualidade do fio contínuo.  2019-03-01 - Tags: slp spinning mills private slp spinning loepfer yarnmaster zenit sistema loepfer

Itema apresenta soluções para tecidos técnicos nos EUA
Durante a Techtextil North America 2019, realizada de 26 a 28 de fevereiro em Raleigh, Carolina do Norte, o grupo Itema, com matriz na Itália e líder mundial na produção de máquinas para tecelagem, apresentou por meio da subsidiária Itema America Inc. as três principais tecnologias de inserção de trama – pinça (rapier), jato de ar (airjet) e projétil, para o mercado de aplicações técnicas.  2019-03-01 - Tags: itema america techtextil north america 2019 rapier r95002 spartanburg airjet a9500p

Coratex contrata o Sistema Process da Operacional Solution para atuar na gestão industrial
A Coratex dispõe de linhas completas de corantes e auxiliares têxteis com características exclusivas que representam os mais inovadores processos de beneficiamento têxtil. Atua em diversos países com equipe técnica que apresenta e acompanha a aplicação dos produtos e processos.  2019-02-26 - Tags: coratex sistema process siebert quimica operacional solutions corantes auxiliares têxteis

Ampla apresenta na Fimec 2019 soluções de impressão digital para o setor coureiro-calçadista
Os visitantes da Fimec 2019 - Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes podem conferir, no stand da AMPLA - fabricante brasileira e fornecedora de equipamentos de impressão digital a jato de tinta -, as principais soluções para a aplicação da tecnologia com o objetivo de oferecer personalização, criatividade e dinamismo para um mercado consumidor cada dia mais acelerado na criação – e nas mudanças – de novas tendências.  2019-02-25 - Tags: fimec 2019 ampla new targa xt 1808 novo hamburgo sidnei marques eco solvente