Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ecologia estimula novos processos químicos para a indústria têxtil

O Fashion Revolution, movimento internacional que chegou ao Brasil há quatro anos, e que vem realizando ações para mudança de mentalidade e comportamento dos consumidores, empresas e profissionais da moda, está empenhado em questionar a relação da moda com o meio ambiente. Isso implica saber quem, como e onde foram produzidas as roupas que vestimos; se neste processo houve respeito ao meio ambiente, à saúde e preocupação social com os trabalhadores e com a comunidade em geral; se houve gestão ética por parte dos empresários e atenção aos consumidores.

E como reagem os principais atores neste palco global de exigências? Pressionada pelos clientes de seus clientes, na ponta do varejo, a indústria química, de máquinas e sistemas para produção têxtil tem procurado se antecipar à demanda. No Fórum Febratex de Informações, realizado em agosto, em Santa Catarina, a sustentabilidade foi tema predominante nas palestras apresentadas pelos participantes. Lorena Botti, coolhunter da Vicunha Têxtil, apresentou relatos da ONU mostrando que até 2025, 2,7 bilhões de pessoas, ou 45% da população mundial, serão afetadas pela falta de água no planeta. "Cada vez mais, a data para esgotamento dos recursos naturais vem se antecipada e isso é muito preocupante", disse ela, acrescentando que a tecnologia é um aliado importante para uma produção mais competitiva e amigável ao meio ambiente.

Poluição sonora

Um dos problemas ambientais que mais têm desafiado os engenheiros mecânicos e eletrônicos das indústrias fabricantes de máquinas têxteis é o ruído excessivo que estes equipamentos produzem cuja exposição prolongada dos operadores dentro das fábricas provoca efeitos psicológicos e danos físicos, incluindo perda de concentração, o que acarreta em absenteísmo e baixa produtividade. Devido às altas velocidades dos fusos e rotores nas fiações, que podem alcançar 20000 rpm (rotações por minuto) e 11000 rpm, respectivamente, níveis de ruídos de até 100 decibéis são comumente registrados nestas salas de trabalho. Na tecelagem, o grau de ruído não fica atrás. Ainda que nos últimos anos, tenha havido um progresso considerável no que se refere à redução do barulho provocado por estas máquinas, níveis de 100 a 120 decibéis podem ser registrados nas tecelagens.

Marcus Lichtenstein, diretor da Toyota, gigante industrial japonesa que entre suas divisões, produz teares jato de ar, diz que o desafio da tecnologia têxtil é cada vez consumir menos água e energia, otimizar etapas de produção e, claro, reduzir os níveis de poluição ambiental. "O tear jato de ar com sistema E-shed (movimento de acionamento eletrônico de quadros), desenvolvido pela Toyota, dá mais rapidez de resposta com menos grau de ruído. Ele permite a tecelagem de artigos com padrões complexos graças ao acionamento que permite que cada quadro de liços tenha movimento individual. Ao invés de um único motor grande, a máquina possui dispositivos de acionamento individual controlado por microcomputador, eliminando partes mecânicas", detalha o diretor.

De acordo com a Toyota, o novo tear também é equipado com desacelerador em cada eixo individual. "Com estas melhorias, o consumo elétrico do acionamento dos quadros é reduzido em aproximadamente 22%, eliminando partes desnecessárias do amplificador e reduzindo o ruído em 40%", detalha o representante da empresa japonesa no Brasil.

Na área de pré-tratamento, a Spraytex, parceria da Werken Química, empresa brasileira com sede em Indaial (SC), desenvolveu a linha de aplicadores Duo® e Unus® para tecidos planos, malhas e tecidos técnicos que se caracteriza pela aplicação mínima de produtos químicos, sem contato físico, de alto rendimento, para ser acoplado em ramas, compactadoras, calandras e vaporizadores. Segundo Jefferson Zomignan, diretor da Werken, além da significativa economia de produtos e de energia, os aplicadores conferem melhor custo benefício quando comparado ao fourlard de impregnação, comumente usado nas beneficiadoras têxteis.

Zomignan também aproveitou a Febratex 2018 para divulgar o Spraytex Rotocoat, equipamento adequado para processos de revestimento/coating, preparação do substrato para impressão digital, nãotecidos; acabamento de denim e tecidos técnicos. No sistema, composto por rotores e câmara de aspersão, podem ser aplicados produtos impermeabilizantes, silicones, retardadores de fogo, amaciantes, entre outros agentes químicos. No campo do beneficiamento têxtil, a Werken, lançou o amaciante Vegam® feito à base de soja em substituição ao silicone, aplicável ao banho de tingimento. O vegetal amaciante confere ao tecido toque agradável e sensação de frescor e pode se aplicado em tecidos de fibras de algodão, viscose, seda e misturas com sintéticos.

Geração de efluentes

Consolidada em 1994, a partir da fusão da área de corantes têxteis de três grandes multinacionais europeias do setor químico Basf, Bayer e Hoescht, a Dystar, hoje com sede em Singapura, é considerada uma das empresas líderes neste segmento de mercado, fornecendo para a indústria têxtil corantes sintéticos, corantes orgânicos, pigmentos e auxiliares têxteis. Na Febratex 2018, a empresa apresentou ao mercado brasileiro o processo Cadira® Polyster, conceito desenvolvido em 2016 para beneficiamento dentro do Programa de Eficiência de Recursos, cujo objetivo é reduzir o consumo de água, resíduos e energia durante o tingimento, bem como auxiliar na redução da pegada de carbono na produção têxtil.

O processo combina os corantes Dianix® e auxiliares Sera® com a ferramenta de otimização de processos eliot ™ Optidye® PES. Segundo a DyStar, a solução reduz o tempo de processo e utilização de maquinário, resultando em um ganho de produtividade que pode chegar a 58%. Outra novidade é o DyStar Indigo Vat 40% solução que permite um processo de tingimento índigo mais limpo e uma redução do uso de hidrosulfito de sódio em 60% a 70%.

Para substituir o permanganato de potássio, considerado tóxico para a água e não biodegradável, o grupo alemão CHT desenvolveu um processo inteligente para clareamento do denim, tonalidade que está sempre em voga no jeanswear. Sob o nome patenteado OrganIQ, o novo agente de branqueamento que é baseado em ácidos orgânicos, livre de metais pesados e de cloro. A fórmula, implementada junto com os fabricantes de máquinas de lavanderia de tambor Tonello (Itália) e Jeanologia (Espanha) pode se aplicada por pulverização. Ambos os sistemas produzem uma névoa fina dentro da lavadora que, graças à distribuição homogênea e pick-up muito baixo, produz efeitos impressionantes, gastando muito pouco de água, energia e tempo de processo. A equipe técnica da CHT garante que a aplicação do organIQ no acabamento do jeans permite uma prevenção ativa da poluição da água, promovendo um beneficiamento ecológico.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 20/12/2018

Conteúdo relacionado


Dilo apresenta linhas completas para nãotecidos agulhados
Fornecedor global de linhas completas de processamento de fibras descontínuas, o Grupo Dilo estará expondo na feira IDEA 2019, que será realizada de 26 a 28 de março, em Miami na Flórida. Reunindo as empresas DiloTemafa, DiloSpinnbau e DiloMachines, dará ênfase aos novos componentes que irão aprimorar a qualidade do produto, criando novas oportunidades na produção de nãotecidos.  2019-01-18 - Tags: grupo dilo dilotemafa dilospinnbau dilomachines naotecidos agulhados carda unifeed hypertex ontec automation gmbh

Ampla comemora sucesso em 2018 e dá a largada para a comemoração de 15 anos
A AMPLA Impressoras Digitais encerrou o ano comemorando as conquistas alcançadas em 2018. A empresa ajustou seu mix de produtos e serviços, unindo experiência empresarial com a filosofia de oferecer soluções completas, focando na geração de negócios por meio da satisfação e fidelização de seus clientes, através da entrega de produtos e serviços para impressão digital em grandes formatos e para aplicações industriais.  2019-01-07 - Tags: ampla impressoras digitais fimec 2018 expoprint 2018 15 anos forum formobile serigrafia sign futuretextil 2018 ricardo lie mostra affemaq

Ecologia estimula novos processos químicos para a indústria têxtil
O Fashion Revolution, movimento internacional que chegou ao Brasil há quatro anos, e que vem realizando ações para mudança de mentalidade e comportamento dos consumidores, empresas e profissionais da moda, está empenhado em questionar a relação da moda com o meio ambiente.  2018-12-20 - Tags: fashion revolution forum febratex de informacoes vicunha textil marcus lichtenstein werken quimica febratex 2018

Fabricante da Tailândia produz brim com corante livre de anilina
Archroma, empresa global especializada em cores e soluções sustentáveis, anunciou que a Absolute Denim, com sede na Tailândia, é o primeiro fabricante de brim a trocar 100% de sua produção para o tingimento de índigo livre de anilina. Totalmente integrada, mantendo fiação, tecelagem e acabamento, a empresa produz até dois milhões de metros de brim por mês, (equivalente a aproximadamente 1,5 milhões de pares de jeans) para clientes de algumas das maiores marcas e varejistas no mundo.  2018-12-18 - Tags: tinturarias texteis tailandia absolute denim archroma anilina denisol pure indigo james carnahan vichai phromvanich

Fábrica têxtil na indonésia garante qualidade com ramas Brückner
A Indonésia é um dos maiores exportadores de têxteis e roupas do mundo e a Harapan Kurnia é parte dessa indústria há mais de 45 anos. Além de produzir e vender tecidos de qualidade para vários países, a empresa também se empenha em produzi-los por meio de processos sustentáveis e ecológicos, tanto assim que possui certificações mundiais como ISO9001, Oerkotex e USA Cotton.  2018-12-13 - Tags: harapan kurnia spandex iso9001 oerkotex usa cotton bruckner

Teijin cria fio com seção transversal altamente modificada
A Teijin Frontier Co., grupo global com sede no Japão, especializado em fibras de alto desempenho, abre nova janela para a fiação têxtil ao desenvolver o fio texturizado Solotex®Octa, com características de elasticidade, leveza, extra volume e alto poder de recuperação e forma.  2018-12-05 - Tags: teijin frontier co japao fibras solotex filamentos sinteticos texteis absorventes aramida poliester fibras de carbono

Clientes da Monforts participam da 1ª Denim Première Vision em Londres com produtos ecológicos
O Old Truman Brewery, lendário complexo industrial, construído em 1666 no centro de Londres, será palco da primeira edição da Première Vision na capital inglesa, que acontece 5 a 6 de dezembro de 2018. Dois grandes fabricantes de denim e brim mostrarão os resultados das tecnologias Monforts em seus produtos durante a feira.  2018-11-30 - Tags: old truman brewery denim premiere vision londres monforts eco applicators tecido de brim

Rieter apresenta nova série para fiação a anel e compacta
A Rieter está aprimorando sua linha de máquinas para fiação com as novos filatórios G 37 e G 38 e fiação compacta K 47 e K 48, que segundo o fabricante são altamente produtivas, flexíveis e economizam muita energia. Estes lançamentos se juntam ais modelos já estabelecidos no mercado como a máquina de fiação anel G 32 e a fiação compacta K 42.  2018-11-27 - Tags: rieter fiacao compacta k 42 flexidraft fiacao compacta elite flexidraft

Mayer & Cie mantém otimismo com o mercado brasileiro
Após apresentar, pela primeira vez no Brasil e no mercado sul-americano, a inovadora tecnologia Spinit 3.0 E, que reúne em uma só máquina os processos de fiação e malharia, durante a Febratex 2018, realizada em agosto, em Blumenau, Santa Catariana, o gerente regional de vendas para América Latina, Host Maier, considerou “bastante positivo”, o retorno da feira brasileira.  2018-11-23 - Tags: mayer & cie tecnologia spinit febratex 2018 host maier malharia tear circular

Stoll lança sistema Knitelligence® para malharia retilínea
Oferecer uma plataforma capaz de cobrir toda a cadeia de valor da malharia plana é o objetivo da fabricante de máquinas alemã Stoll, ao lançar no mercado a nova solução de software knitelligence®. A novidade foi apresentada na ITMA Asia + CITME 2018, realizada no mês de outubro, em Xangai, na China.  2018-11-14 - Tags: digital knits stoll itma asia adobe photoshop stoll artwork

Singer lança nova linha de máquinas de costura doméstica
Fashion Mate é o nome da nova linha de máquinas de costura para uso doméstico que a Singer lança no mercado neste terceiro trimestre do ano, de olho nas vendas de Natal. São três modelos voltados ao público que utiliza a máquina como hobby para fazer principalmente customização.  2018-11-09 - Tags: linha fashion mate singer costura domestica maquinas de costura fashion mate 3337

Oerlikon se prepara para criar a fábrica digital de fios contínuos
A fabricação de fibras químicas não foi poupada pela 4ª revolução industrial. O segmento Manmade Fibers da Oerlikon já está digitalizando, com sucesso, sua cadeia de processos “Do Derretimento ao Fio Contínuo, Fibras e Nãotecidos”, visando expandir os benefícios ao consumidor com novas tecnologias como a inteligência artificial.  2018-11-09 - Tags: oerlikon manmade fibers fio continuo microsoft hololens openstack mario arcidiacono gdpr poc sistema digital aim4dty

OKI Data inova com impressora versátil com toner branco
A OKI Data, uma das principais marcas de soluções de impressão do mundo, inova o processo de reproduções personalizadas com a Pro8432WT, ideal para impressão de transfers utilizados na produção de estampas. O modelo apresenta diversos benefícios como economia de energia, formato compacto, toner branco, impressão em formatos de tamanhos variados (incluindo A3), velocidade de até 35 PPM e fácil acesso aos suprimentos.  2018-10-26 - Tags: oki data pro8432wt luiz carli oki electric industry impressao digital

Huntsman e Chemours Co. ampliam aliança para soluções sustentáveis
A Huntsman Textile Effects, fornecedora global de corantes, produtos químicos e tintas digitais para a indústria têxtil, com sede em Singapura, e a Chemours Company FC, LLC (‘Chemours’), empresa norte-americana, especializada em tecnologias de titânio e fluoroprodutos, concordaram em expandir sua aliança de longo prazo na área de acabamento para repelência durável a água (DWR).  2018-10-24 - Tags: huntsman textile effects chemours company fc jay naidu chemours fluoropolymers teflon ecoelite

Fios sintéticos também precisam de detecção de matéria estranha
A matéria-prima das fibras sintéticas origina-se de processos bem controlados na indústria química. Por isso que a contaminação com matérias estranhas raramente é percebida na fiação. No entanto, os fios sintéticos, como o poliéster, podem sim possuir diferentes qualidades de fibra com brilhos diferentes.  2018-10-18 - Tags: pt superbtex yarnmaster zenit loepfe sendjaja halim fibras sinteticas industria quimica deteccao offcolor

Dilo apresenta tecnologia para nãotecidos agulhados na ITMA Asia
A Ásia tem sido um dos mercados mais importantes para a produção de nãotecidos no mundo, por isso tem atraído os líderes em tecnologia para este continente. Com linhas para a produção de laminados sintéticos, geotêxteis, meios filtrantes, produtos automotivos e artigos de higiene, a Dilo tem sido bem sucedida no mercado asiático nos últimos anos.  2018-10-17 - Tags: hypertex itma asia citme 2018 itma asia naotecidos tear hyperpunch reciclagem de carbono fibras texteis dilo oskar dilo maschinenfabrik kg

Soluções sustentáveis para reduzir poluição das indústrias chinesas
A empresa espanhola Jeanologia participa da maior feira de máquinas e equipamentos têxteis para o mercado asiático, a ITMA Asia + CITME 2018, que acontece de 15 a 19 de outubro, em Xangai, apresentando a tecnologia G2Dynamic, que redefine completamente o processo de acabamento de tecidos sem a utilização de água e produtos químicos; e Laundry 5.Zero, primeira instalação de acabamento de vestuário que garante zero contaminação e alcança 85% de economia em uso de água.  2018-10-16 - Tags: itma asia citme 2018 jeanologia laundry 5 zero g2dynamic borja trenor ciclo do tecido

JAVELIN® chega às Américas para empresas tradicionais no mercado
As primeiras JAVELIN® (scanning), impressora da SPGPrints, líder mundial em soluções integradas para os mercados têxteis, gráficos e industriais, chegam às Américas para empresas tradicionais do mercado como a Dalutex, indústria têxtil brasileira, e a Satex Têxtil, instalada no México.  2018-10-15 - Tags: javelin satex dalutex satex textil spgprints fujifilm dimatix jose maria alves jr spgprints america latina

Reiners + Fürst apresenta anéis e viajantes para fiação na ITMA Asia 2018
A fabricante alemã Reiners + Fürst (R+F), que atua no mercado chinês há mais de 25 anos, estará expondo na ITMA ASIA +CITME 2018, que acontece de 15 a 19 de outubro, no National Exhibition and Convention Centre (Shanghai). A empresa apresentará a última geração de anéis e viajantes Turbo para fiação, que confere excelentes resultados, especialmente para fios Compact e Siro-Compact.  2018-10-02 - Tags: itma asia citme 2018 reiners furst filatorios benjamin reiners micromodal modal tencel

Huntsman potencializa efeito de proteção solar para têxteis
A Huntsman Textile Effects oferece ao mercado a solução HIGH IQ® com proteção solar integrada contra danos de raios UV-A e UV-B. O novo acabamento HIGH IQ® Sun Protect proporciona Fator de Proteção Ultravioleta (FPU) 50 para acima, fornecendo ao usuário o maior nível de proteção durante a vida útil da roupa.  2018-09-26 - Tags: huntsman textile effects high iq sun protect fator de proteção ultravioleta lee howarth oekotex