Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ecologia estimula novos processos químicos para a indústria têxtil

O Fashion Revolution, movimento internacional que chegou ao Brasil há quatro anos, e que vem realizando ações para mudança de mentalidade e comportamento dos consumidores, empresas e profissionais da moda, está empenhado em questionar a relação da moda com o meio ambiente. Isso implica saber quem, como e onde foram produzidas as roupas que vestimos; se neste processo houve respeito ao meio ambiente, à saúde e preocupação social com os trabalhadores e com a comunidade em geral; se houve gestão ética por parte dos empresários e atenção aos consumidores.

E como reagem os principais atores neste palco global de exigências? Pressionada pelos clientes de seus clientes, na ponta do varejo, a indústria química, de máquinas e sistemas para produção têxtil tem procurado se antecipar à demanda. No Fórum Febratex de Informações, realizado em agosto, em Santa Catarina, a sustentabilidade foi tema predominante nas palestras apresentadas pelos participantes. Lorena Botti, coolhunter da Vicunha Têxtil, apresentou relatos da ONU mostrando que até 2025, 2,7 bilhões de pessoas, ou 45% da população mundial, serão afetadas pela falta de água no planeta. "Cada vez mais, a data para esgotamento dos recursos naturais vem se antecipada e isso é muito preocupante", disse ela, acrescentando que a tecnologia é um aliado importante para uma produção mais competitiva e amigável ao meio ambiente.

Poluição sonora

Um dos problemas ambientais que mais têm desafiado os engenheiros mecânicos e eletrônicos das indústrias fabricantes de máquinas têxteis é o ruído excessivo que estes equipamentos produzem cuja exposição prolongada dos operadores dentro das fábricas provoca efeitos psicológicos e danos físicos, incluindo perda de concentração, o que acarreta em absenteísmo e baixa produtividade. Devido às altas velocidades dos fusos e rotores nas fiações, que podem alcançar 20000 rpm (rotações por minuto) e 11000 rpm, respectivamente, níveis de ruídos de até 100 decibéis são comumente registrados nestas salas de trabalho. Na tecelagem, o grau de ruído não fica atrás. Ainda que nos últimos anos, tenha havido um progresso considerável no que se refere à redução do barulho provocado por estas máquinas, níveis de 100 a 120 decibéis podem ser registrados nas tecelagens.

Marcus Lichtenstein, diretor da Toyota, gigante industrial japonesa que entre suas divisões, produz teares jato de ar, diz que o desafio da tecnologia têxtil é cada vez consumir menos água e energia, otimizar etapas de produção e, claro, reduzir os níveis de poluição ambiental. "O tear jato de ar com sistema E-shed (movimento de acionamento eletrônico de quadros), desenvolvido pela Toyota, dá mais rapidez de resposta com menos grau de ruído. Ele permite a tecelagem de artigos com padrões complexos graças ao acionamento que permite que cada quadro de liços tenha movimento individual. Ao invés de um único motor grande, a máquina possui dispositivos de acionamento individual controlado por microcomputador, eliminando partes mecânicas", detalha o diretor.

De acordo com a Toyota, o novo tear também é equipado com desacelerador em cada eixo individual. "Com estas melhorias, o consumo elétrico do acionamento dos quadros é reduzido em aproximadamente 22%, eliminando partes desnecessárias do amplificador e reduzindo o ruído em 40%", detalha o representante da empresa japonesa no Brasil.

Na área de pré-tratamento, a Spraytex, parceria da Werken Química, empresa brasileira com sede em Indaial (SC), desenvolveu a linha de aplicadores Duo® e Unus® para tecidos planos, malhas e tecidos técnicos que se caracteriza pela aplicação mínima de produtos químicos, sem contato físico, de alto rendimento, para ser acoplado em ramas, compactadoras, calandras e vaporizadores. Segundo Jefferson Zomignan, diretor da Werken, além da significativa economia de produtos e de energia, os aplicadores conferem melhor custo benefício quando comparado ao fourlard de impregnação, comumente usado nas beneficiadoras têxteis.

Zomignan também aproveitou a Febratex 2018 para divulgar o Spraytex Rotocoat, equipamento adequado para processos de revestimento/coating, preparação do substrato para impressão digital, nãotecidos; acabamento de denim e tecidos técnicos. No sistema, composto por rotores e câmara de aspersão, podem ser aplicados produtos impermeabilizantes, silicones, retardadores de fogo, amaciantes, entre outros agentes químicos. No campo do beneficiamento têxtil, a Werken, lançou o amaciante Vegam® feito à base de soja em substituição ao silicone, aplicável ao banho de tingimento. O vegetal amaciante confere ao tecido toque agradável e sensação de frescor e pode se aplicado em tecidos de fibras de algodão, viscose, seda e misturas com sintéticos.

Geração de efluentes

Consolidada em 1994, a partir da fusão da área de corantes têxteis de três grandes multinacionais europeias do setor químico Basf, Bayer e Hoescht, a Dystar, hoje com sede em Singapura, é considerada uma das empresas líderes neste segmento de mercado, fornecendo para a indústria têxtil corantes sintéticos, corantes orgânicos, pigmentos e auxiliares têxteis. Na Febratex 2018, a empresa apresentou ao mercado brasileiro o processo Cadira® Polyster, conceito desenvolvido em 2016 para beneficiamento dentro do Programa de Eficiência de Recursos, cujo objetivo é reduzir o consumo de água, resíduos e energia durante o tingimento, bem como auxiliar na redução da pegada de carbono na produção têxtil.

O processo combina os corantes Dianix® e auxiliares Sera® com a ferramenta de otimização de processos eliot ™ Optidye® PES. Segundo a DyStar, a solução reduz o tempo de processo e utilização de maquinário, resultando em um ganho de produtividade que pode chegar a 58%. Outra novidade é o DyStar Indigo Vat 40% solução que permite um processo de tingimento índigo mais limpo e uma redução do uso de hidrosulfito de sódio em 60% a 70%.

Para substituir o permanganato de potássio, considerado tóxico para a água e não biodegradável, o grupo alemão CHT desenvolveu um processo inteligente para clareamento do denim, tonalidade que está sempre em voga no jeanswear. Sob o nome patenteado OrganIQ, o novo agente de branqueamento que é baseado em ácidos orgânicos, livre de metais pesados e de cloro. A fórmula, implementada junto com os fabricantes de máquinas de lavanderia de tambor Tonello (Itália) e Jeanologia (Espanha) pode se aplicada por pulverização. Ambos os sistemas produzem uma névoa fina dentro da lavadora que, graças à distribuição homogênea e pick-up muito baixo, produz efeitos impressionantes, gastando muito pouco de água, energia e tempo de processo. A equipe técnica da CHT garante que a aplicação do organIQ no acabamento do jeans permite uma prevenção ativa da poluição da água, promovendo um beneficiamento ecológico.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 20/12/2018

Conteúdo relacionado


Epson lança nova solução para a impressão têxtil de alta qualidade
A Epson anuncia um novo lançamento em sua linha de tecnologia para a impressão digital têxtil. A nova ML-8000 é o modelo básico da série Monna Lisa que combina desempenho e usabilidade para atender às necessidades da indústria têxtil digital em termos de flexibilidade e sustentabilidade. Com 8 cabeças com a tecnologia PrecisionCore, a ML-8000 alcança uma velocidade de impressão de 155 metros quadrados por hora (600x600 dpi - 2 passadas).  2021-02-11 - Tags: epson impressao digital impressao textil monna lisa precisioncore ml8000

Archroma e CleanKore se unem para promover tingimento de índigo sustentável
A Archroma, líder global em especialidades químicas para soluções sustentáveis, anunciou parceria estratégica com a inovadora CleanKore, com o objetivo de promover processos de tingimento sustentáveis em toda a cadeia de fornecimento do denim.  2021-02-04 - Tags: cleankore archroma umberto devita quimicas especalidades

Panozon lança geradores de ozônio para indústria têxtil
A ozonização para descoloração de tecidos é uma técnica cada vez mais utilizada pela indústria têxtil, especialmente pelo seu potencial de pouca interferência na natureza, baixa DQO e processo que pode ser retornável. Por esses fatores a Panozon Ambiental S/A desenvolveu uma nova linha de geradores de ozônio para o segmento que produzem o gás de um a 100 gramas por hora.  2021-01-29 - Tags: ozonizacao tecidos industria textil panozon fiesp gerador de ozonio

Inovações em fibras celulósicas derivadas de têxteis e roupas usadas
Várias startup de inovação fizeram grande progresso recentemente no desenvolvimento de fibras celulósicas derivadas de têxteis e roupas usadas. Algumas destas fibras serão recolocadas para comercialização em 2021 informa a edição 207 do relatório Textile Outlook International da Textiles Intelligence.  2021-01-28 - Tags: startup inovacao textile outlook international textiles intelligence fibras celulosicas renewcell

EFI apresenta os têxteis ecológicos CMYUK para PDV
A CMYUK, líder mundial na distribuição de impressoras EFI-VUTEk, com sede no Reino Unido, renomada no setor e reconhecida como a empresa desenvolvedora de materiais sustentáveis para o mercado de impressoras digitais de grandes formatos, apresenta materiais eco-responsáveis e inovadores para a América do Norte, América Central e América do Sul, incluindo têxteis frontlit / backlit.  2020-12-17 - Tags: cmyuk tecnologia texteis ecologicos

Data Fabric está moldando as fábricas flexíveis e adaptáveis da Indústria 4.0
O acesso uniforme a fontes de dados distribuídas e heterogêneas é a chave para a nova geração de fábricas inteligentes e altamente adaptáveis da Indústria 4.0. Ele pode ser alcançado com uma camada de arquitetura separada, que cria um espaço de dados uniforme entre cadeias de valor, locais e nuvens.  2020-12-04 - Tags: data fabric industria 40 dados cadeia de valor processos automatizados

Clariant lança solução adesiva inspirada no gecko
O exemplo notável da natureza de adesão e sobrevivência das lagartixas deu inspiração à Clariant para desenvolver sua nova classe de adesivos Licocene®, que confere agilidade, economia de recursos e regeneração em seu núcleo. Os novos adesivos são altamente adaptáveis em centenas de aplicações, desde fraldas de bebês e absorventes de higiene feminina até têxteis automotivos, tintas de impressão 3D, eletrônicos de consumo, entre produtos.  2020-12-03 - Tags: clariant lagartixas hans bohnen inovacao

Internet das Coisas e Inteligência Artificial tornam produção têxtil sustentável e competitiva
A CLASSE. ecohub, plataforma global que tem a missão de tornar os negócios da moda e têxteis mais inteligentes e sustentáveis, anunciou parceria com a start-up Smartex, para sua área de Future Devices (dispositivos). Smartex é o lançamento pioneiro 4.0 que capacita máquinas de malharia circular a melhorar o rendimento e reduzir a produção defeituosa em quase 0%.  2020-11-30 - Tags: samrtex internet das coisas future devices giusy bettoni ecohub

Epson lança impressora de sublimação têxtil ultracompacta e com tinta fluorescente
A Epson, empresa líder em soluções de impressão, apresenta para o mercado brasileiro a nova SureColor® F571, uma solução de impressão para mercado de brindes com tinta sublimática fluorescentes ideal para personalizar canecas, almofadas e outros produtos. A máquina oferece confiabilidade, é fácil de usar e tem baixo custo operacional para pequenos empresários.  2020-11-23 - Tags: surecolor f571 epson edge print tinta fluorescente

Imogo discute tecnologia de spray para tingimento e acabamento têxtil
Membro da TMAS - Associação Sueca de Maquinaria Têxtil, a empresa imogo apresentou novas tecnologias de aplicação por spray para o setor de tingimento e acabamento têxtil. A novidade foi discutida em videoconferência, durante a recente exposição de máquinas têxteis promovida pela Innovate Textiles & Apparel (ITA), 15 a 30 de outubro, quando o sócio fundador da imogo, Per Stenflo, conversou com representantes de várias empresas europeias sobre o tema.  2020-11-17 - Tags: associacao sueca de maquinaria textil tmas innovate textiles & apparel imogo tingimento acabamento textil dye max

Truetzschler oferecer tecnologia para reciclagem de matéria-prima
A Truetzschler Man-Made Fibers oferece uma linha para a produção de fios de carpete de alta qualidade, os chamados fios BCF (Bulky Continous Filaments), diretamente a partir de flocos de PET. O processo tem três etapas e consiste na fusão do R-PET (tereftalato de polietileno reciclado de garrafas PET), fiação de um fio multifilamento por meio da fieira e posterior trefilagem e texturização.  2020-11-13 - Tags: truetzschler man made fibers fios bcf flocos de pet truetzschler nonwovens

EFI Reggiani BOLT recebe o prêmio de tecnologia da InterTech
A impressora têxtil digital EFI™ Reggiani BOLT de passagem única e velocidade da Eletronics For Imaging, Inc. recebeu o prêmio de tecnologia da InterTech™ da Printing United Alliance, que homenageia tecnologias com grande impacto transformacional na indústria de impressão.  2020-11-11 - Tags: efi reggiani bolt eletronics for imaging eletronics for imaging intertech

Produzir nãotecidos eco-friendly é possivel com a tecnologia Voith Trützschler
Desde que foi lançado no mercado em 2018, a linha de produção de nãotecidos Dimona WLM1, desenvolvida em parceria entre as empresas Voith e Trützschler, tornou realidade a fabricação eficiente de nãotecidos ecológicos, à base de celulose renovável.  2020-10-30 - Tags: trutzschler hydroformer trutzschler nonwovens voith naotecidos nonwovens naotecidos ecologicos wls hidroentrelacados

Vastex apresenta novo secador de esteira compacto para impressão DTG
O secador LittleRed X1D, projetado para atender a produção dos sistemas de DTG (impressão em peças cortadas e camisetas), agora está disponível com uma esteira transportadora de 76 cm de largura, oferecendo maior flexibilidade ao pequeno operador de loja. O anúncio foi feito por Mark Vasilantone, presidente da Vastex, empresa norte-americana fabricante de máquinas e acessórios para impressão.  2020-10-29 - Tags: littlered x1d dtg mark vasilantone vastex secador infravermelho

Carda TC19i : um novo benchmark para processamento de fibra artificial
As fibras artificiais são duráveis, versáteis e econômicas. É por isso que eles se tornaram indispensáveis na produção de fios na última década e agora respondem por mais de 40 por cento do consumo de fibras básicas. A Truetzschler apoiou essa tendência desenvolvendo máquinas altamente especializadas para fibras artificiais que atendem às expectativas em constante aumento de qualidade e eficiência, oferecendo ao mercado a carda inteligente TC 19i.  2020-10-21 - Tags: fibras artificiais truetzschler carda carda inteligente tc 19i

GeoAmericas 2020 reúne modernidade e inovações em geossintéticos
Otimização e transformações a partir do geossintético serão temas do GeoAmericas 2020, que será pela primeira vez 100% online. O evento será realizado em uma plataforma virtual entre os dias 26 e 31 de outubro, com uma programação técnica robusta, destinada à comunidade técnica de geossintéticos e engenharia em geral. Todas as atividades estarão disponíveis online.  2020-10-19 - Tags: geossinteticos naotecidos sinteticos feira conferencia pan americana de geossinteticos

Clariant desenvolve retardante de chamas sustentável para plásticos
Com base em compostos de fósforo orgânico não halogenado, em oposição a halógenos como a bromina ou cloro, que são parcialmente restritos pelas normas ambientais, a série mais recente do Exolit OP, desenvolvido pela Clariant, é uma classe de retardantes especiais de chamas, que oferecem possibilidades únicas de proteção contra fogo.  2020-10-15 - Tags: clariant economia circular fosforo organico nao halogenado exolit op

Tecnologia DuPont™ Tyvek® 400 garante padrões de segurança nos EPIs da Nissan
A montadora Nissan iniciou uma parceria com a DuPont e a Balaska para o desenvolvimento de um novo EPI para o processo de lavagem de farrametas. O projeto criou um modelo de macacão com a tecnologia DuPont™ Tyvek® 400, que atende aos níveis desejados de resistência, durabilidade, impermeabilidade, custo e conforto dos funcionários envolvidos na manutenção no setor de Estamparia da fábrica de Resende (RJ).  2020-10-08 - Tags: rodrigo d eleuterio nissan dupont epi tyvek 400 daniele carletti

Loepfe lança freio de trama para otimizar a tecelagem
A Loepfe Brothers Ltd. anunciou seu novo WeftMaster SFB, o primeiro de vários lançamentos planejados que caracterizam as mais recentes tecnologias de freios desenvolvidos para maximizar a produtividade na tecelagem. Projetado para caber em teares de projétil e pinça, ele controla a tensão para todos os tipos de fios e assim, minimiza o número de quebras de fio de trama.  2020-10-02 - Tags: loepfe tecelagem guido wieland weftmaster

Fabricantes de máquinas italianas se preparam para a criação do Selo Digital Acimit
A Acimit - Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis - lançou um projeto que visa definir uma forma de certificação digital, que pode ser usada pelas empresas italianas para facilitar a integração de suas máquinas nos sistemas de produção de seus clientes têxteis.  2020-09-29 - Tags: alessandro zucchi acimit selo digital maquinas texteis italia