Language
home » têxtil »

Processo e tecnologia

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ampla comemora sucesso em 2018 e dá a largada para a comemoração de 15 anos

A AMPLA Impressoras Digitais encerrou o ano comemorando as conquistas alcançadas em 2018. A empresa ajustou seu mix de produtos e serviços, unindo experiência empresarial com a filosofia de oferecer soluções completas, focando na geração de negócios por meio da satisfação e fidelização de seus clientes, através da entrega de produtos e serviços para impressão digital em grandes formatos e para aplicações industriais.

A interação com o mercado foi fortalecida ao longo de 2018 pela participação em eventos, como feiras de negócios, fóruns e palestras, dos diversos segmentos junto aos quais a empresa atua – comunicação visual, moveleiro e calçadista -, que geraram negócios e novos clientes, complementando a parceria de gestão integrada que marca a atuação da AMPLA junto aos clientes, com foco em resultados.  Para 2019, a AMPLA destaca um plano de ações para a comemoração de seus 15 anos de atuação no mercado.

Confira a seguir um resumo das ações da AMPLA durante o ano:

No início de março, a AMPLA foi um dos destaques da Fimec 2018, maior feira do setor coureiro-calçadista na América Latina, realizada em Novo Hamburgo (RS).  Em sua primeira participação no evento, a empresa apresentou soluções para o mercado coureiro-calçadista, de laminados sintéticos, filmes termo adesivos e sublimação têxtil, que vão ao encontro das novas demandas em impressão digital dos curtumes, da indústria calçadista, de assessórios, estofados e decoração. No stand da AMPLA, os visitantes da feira puderam conferir em operação as impressoras TX-MAX e New Targa XT, esta última conquistou o Prêmio Lançamentos Fimec 2018 - inédito para o setor de impressão digital. A premiação na categoria “Inovação” - palavra que faz parte do DNA da empresa – foi conferida graças à  infinidade de possibilidades de criação que o equipamento proporciona a estilistas e designers, permitindo reações rápidas da indústria às tendências e mudanças no mercado. Tudo isso por meio de impressões realizadas diretamente a partir de um arquivo de imagem digital. O Diretor de Negócios da AMPLA, Ricardo Augusto Lie, declarou: “É cada vez maior a valorização do segmento de moda pela customização e/ou personalização de peças únicas e exclusivas e a AMPLA entrega aos estilistas, designers e ao setor coureiro-calçadista em geral impressoras digitais equipadas com a mais moderna tecnologia global aplicada para atender a esta demanda”.

Na ExpoPrint 2018, maior evento de impressão das Américas, realizado entre os dias 20 e 24 de março, na capital paulista, a AMPLA apresentou seu portfólio de impressoras para a indústria gráfica, que atende desde o pequeno empresário que está iniciando no setor até grandes empresas do segmento: CROMAX Eco-Solvente, ELITE Industrial Leve e New Samba XT RR UV LED. “A ExpoPrint representou o momento ideal para apresentarmos ao mercado gráfico as novas oportunidades de negócios que a impressão digital oferece para a gráfica tradicional “, afirmou o Diretor da AMPLA e Presidente da CSMEG – Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos Gráficos da ABIMAQ, Ricardo Lie. “O objetivo é ampliar a visão do empresário gráfico para as tendências do setor, entre as quais a impressão digital é uma parte cada vez mais importante, cabendo a ele a opção de ignorar esta realidade e suportar as consequências, ou então abraçá-la e, com isso, colher os frutos que certamente virão”, analisou Lie.

Durante a ExpoPrint, a empresa também anunciou ao mercado seu novo Sócio-Diretor de Operações, Sidnei Marques, que fez sua avaliação da feira: “Nossa percepção durante a ExpoPrint 2018 foi de um grande interesse pelas oportunidades de diversificação do negócio gráfico que a impressão digital representa, gerando uma forte demanda pelo investimento no primeiro equipamento digital. A feira foi também um ótimo termômetro do reaquecimento do mercado, não apenas pelas vendas realizadas mas também pelo expressivo aumento de propostas para negócios em um futuro próximo, numa clara tendência de renovação e atualização da atual base instalada de impressoras digitais”, resumiu Marques.

De 10 a 13 de julho, a AMPLA esteve no Fórum ForMóbile, em São Paulo (SP), apresentando duas palestras sobre a Impressão Digital na Indústria Moveleira nos espaços Indústria do Futuro e ForMóbile Trends. A empresa também demonstrou, em um espaço especial, o conceito da impressão digital aplicada aos móveis por meio de vídeos, impressões e amostras.

Ainda no mês de julho – e também na capital paulista -, a empresa paranaense foi um dos destaques da Serigrafia SIGN FutureTEXTIL 2018. Os visitantes do evento puderam conferir, em operação no stand da AMPLA, impressoras de suas linhas Profissional, Industrial Leve e Industrial, destacando o lançamento da terceira geração da New Samba XT RR UV LED – agora com 16 cabeças Ricoh Gen5 – e a Impressora Plana Elite FB 2514HD, que abre novos horizontes para os negócios com impressão UV LED sobre rígidos. Complementando os equipamentos apresentados pela AMPLA na Serigrafia SIGN FutureTEXTIL 2018, a impressora ELITE 3204 - Solvente, da Linha Industrial Leve; e CROMAX (Eco Solvente),  GRANDMAX (Solvente) e TX-MAX (Sublimação), todas da Linha Profissional.

Ricardo Lie declarou, avaliando o evento: “Em relação ao mercado, a visitação qualificada da feira comprovou a volta do investimento no setor, seja na atualização de parque para permitir a aplicação de novas tecnologias, assim como em componentes e  equipamentos para acompanhar a evolução das tecnologias Solvente e UV. Percebemos também um amadurecimento dos referenciais do mercado em relação à aplicação das diferentes tecnologias de impressão digital, o que também contribui para a consolidação da imagem de segurança/confiança da marca AMPLA”. E prossegue: “A oportunidade comparativa entre os diferentes players do nosso setor durante a Serigrafia SIGN nos proporcionou o fechamento de negócios iniciados na própria feira e de algumas negociações iniciadas anteriormente. Tudo isso comprova a assertividade de nossa estratégia de, apesar do cenário econômico adverso, continuar a investir em novas tecnologias e novos produtos durante os últimos dois anos, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do mercado. E nos motiva diretamente a continuar a investir nesta estratégia mercadológica”, conclui Lie.

Sidnei Marques destacou que “durante a Serigrafia SIGN FutureTEXTIL 2018, tivemos oportunidade de confirmar o reconhecimento do mercado posicionando a AMPLA como a melhor opção – referência – em equipamento digital com 3,20m de boca de impressão. Trouxemos para a Feira três novas impressoras, que também tiveram grande sucesso de aceitação dos visitantes: GrandMax, impressora profissional solvente equipada com nova tecnologia nas cabeças de impressão; Grandrio, impressora industrial leve, disponível nas versões Solvente e UV LED; e a terceira geração da impressora industrial New Samba XT RR UV LED, agora com 16 cabeças Ricoh Gen5”.  “A aceitação pelos lançamentos, já no primeiro dia da feira, foi muito gratificante porque comprovou o reconhecimento do mercado pela marca AMPLA como desenvolvedora e fabricante de produtos com excelente relação custo/benefício com alta qualidade. Nossa capacidade de desenvolvimento e produção se consolida em especial na New Samba XT RR UV LED, resultado de uma engenharia 100% brasileira, em parceria com conceituados fornecedores nacionais de matéria-prima premium – como, por exemplo, o alumínio da Alcoa. Utilizamos fornecedores internacionais apenas quando não encontramos no Brasil fornecedores posicionados no patamar de qualidade AMPLA. Assim utilizamos cabeças e impressão da japonesa Ricoh; motores de controle japoneses, da Panasonic; caixas de redução planetária alemãs; e bombas da americana Parker. Todo este cuidado vem consolidando a construção da marca AMPLA com um qualidade percebida pelo mercado”, reforçou o diretor. 

Na cidade de Arapongas (PR), a AMPLA participou, entre os dias 15 e 17 de agosto, do 9º Congresso Nacional Moveleiro, no qual Ricardo Lie realizou a palestra “Impressão Digital: Novas Oportunidades de Desenvolvimento de Produtos e Negócios na Indústria de Móveis”. Na Oficina Movelprint, destaque da Programação Simultânea do Congresso, o diretor da AMPLA falou sobre “Impressão Digital: Conceitos, Benefícios e Oportunidades Aplicados na Indústria Moveleira”. A AMPLA participa também como expositora do evento.  “Nosso objetivo foi mostrar que a impressão digital a jato de tinta já faz parte da indústria 4.0, é uma realidade para aplicação na indústria moveleira e que sua utilização comercial pode gerar um importante valor agregado para as empresas. Por outro lado, é importante também mostrar até onde a impressão digital pode ir, considerando seu estágio tecnológico atual, sabendo que o digital não está pronto para todas as empresas, assim como nem todas as empresas estão prontas para o digital”, resumiu o dirigente da AMPLA.

Entre os dias 21 e 24 de agosto, em Blumenau (SC), a AMPLA participou da  16ª edição da Febratex – Feira Brasileira para a Indústria Têxtil, apresentando para os visitantes as impressoras AMPLA TX Max e AMPLA CROMAX. Nos stand da marca, os visitantes foram recebidos por  Sidnei Marques e Ricardo Lie,  e Ricardo Fracchetta, supervisor de desenvolvimento de novas aplicações da empresa. Em operação durante os quatro dias do evento, os visitantes puderam conferir as impressoras AMPLA TX Max e AMPLA CROMAX. Ricardo Lie declarou: “Levamos para a Febratex duas opções de impressoras digitais de porte Profissional para atender a uma demanda do mercado que busca uma solução de menor investimento inicial em um equipamento de design compacto e de fácil operação, priorizando sempre a excelente qualidade e o baixo custo de impressão.  Realizamos bons negócios e novos contatos na feira ”.

Dentro de seu trabalho junto ao setor moveleiro, a AMPLA participou também de duas edições da Mostra Affemaq – Feira Itinerante de máquinas, ferramentas, acessórios, insumos e serviços para as indústrias de madeira e móveis”: Arapongas, no mês de abril, e a segunda em Pinhalzinho, no Oeste Catarinense.  Na primeira edição do ano, a AMPLA  apresentou suas soluções para o a indústria de móveis na Fábrica em Ação, que proporcionou aos visitantes acompanharem a produção de dois móveis durante a visita ao evento - um armário multifuncional e uma mesa de apoio – utilizando algumas soluções dos expositores integradas em células de produção: corte, dobra, furação, pintura, impressão digital, montagem e embalagem.  Nos dois eventos, demonstrou, em um stand institucional, o conceito da impressão digital aplicada aos móveis por meio de vídeos, impressões e amostras. 

Nos meses de outubro e novembro a AMPLA foi Patrocinadora do Fórum Fespa Brasil, realizado nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Curitiba. Na capital paranaense, realizou duas palestras dentro da programação oficial do evento: Sidnei Marques apresentou o tema “Entendendo o Custo total de Propriedade de uma Impressora Digital (TCO)”e Ricardo Lie falou sobre “Indústria 4.0 - Como preparar sua empresa para esta revolução”. “O FESPA Brasil Fórum foi uma ótima oportunidade para fortalecermos o relacionamento com nossos clientes e também aumentar o nosso networking dentro do mercado de comunicação visual”, declarou Ricardo Lie, Diretor de Negócios da AMPLA, enfatizou Ricardo Lie.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Persona Consultoria de Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 07/01/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Empresa italiana destaca técnica de relevo aplicada em tecidos reciclados
Durante o Forum Tendências Performance Days, feira para desenvolvimento de tecidos funcionais, realizada nos dias 27 e 28 de abril, em Munique, Alemanha, a Sitip Têxteis Técnicos, empresa italiana especializada na produção de malhas de urdume, malhas circulares e tecidos sintéticos para aplicações industriais e vestuário, apresentou novidades com foco na técnica de embossing (gravação em relevo), com um sistema particular de processos mecânicos que agora também pode ser utilizado nos itens reciclados da linha Native Sustainable Textiles.  2022-05-16

Sistema inteligente de iluminação para indústria permite ajustes via geolocalização
A iluminação pode fazer toda a diferença em um comércio ou em uma planta industrial, não apenas de economia e baixa manutenção, aliadas à flexibilidade, desempenho e conectividade. A Linha SlimPerform da Philips tem tecnologia de ponta e entrega eficiência energética a partir de iluminação LED.  2022-05-05

Sanitized AG lança um novo produto sem biocidas para têxteis
A Sanitized AG, especialista em funções de higiene em têxteis, está expandindo seu portfólio Sanitized® Odorex™ para tecnologias de neutralização de odor. O novo produto OX20 pode ser usado em algodão, viscose ou fibras sintéticas. Não contém biocidas, é altamente resistente à lavagem e pode ser combinado bem com outros efeitos.  2022-05-04

Retech apresenta suas inovações para filamentos sintéticos na Techtextil
Fios feitos de poliamida, poliéster, polipropileno, aramida, carbono, bio-base e muitos outros polímeros, categorizados como fios técnicos e fibras de alto desempenho são um campo de atuação da Retech. A empresa suíça é especialista em rolos Godet para produção de filamentos sintéticos com tratamento térmico de alta qualidade, que serão apresentados na Techtextil Frankfurt 2022, que aconetce de 21 a 24 de junho, no hall 12.0, estande B11.  2022-05-02

Rieter apresentará melhoras nos sistemas de fiação de anel e compacta na ITM 2022
A Rieter apresentará o Autoconer X6 na próxima ITM 2022 em Istambul (Turquia), que acontece de 14 a 18 de junho de 2022, aumentando a atratividade dos sistemas de fiação anel e fiação compacta, graças à melhorias incrementais. Além disso, no estande da fabricante suíça, serão apresentados a maçaroqueira F 40, a bobinadeira de precisão NEO-YW da SSM, que está sendo lançada no mercado europeu, e três principais inovações em componentes para fiação.  2022-04-29

Stoll expande sua linha de máquinas CMS para o mercado de volume
A fabricante alemã Stoll acaba de completar sua linha de máquinas retilíneas para tricô, visando o mercado de volume com um novo modelo CMS. Com três sistemas de tricô, o recém-lançado CMS 503 ki é o mais produtivo que o modelo anterior CMS 502 ki, e cobre a mesma gama de aplicações, sendo possível produzir artigos fashion com a máxima eficiência e baixo esforço operacional.  2022-04-07

Archroma lança corantes escuros sem metal e sem halogênio para roupas esportivas
A Archroma anunciou dois novos corantes ácidos sem metal* e sem halogênio* em sua linha Nylosan® S. Os tons escuros representam aproximadamente 80% do mercado têxtil outdoor e sportswear, que também sofre pressão para oferecer artigos mais sustentáveis. Nesse contexto, os novos Nylosan® Navy S-3R e Black S-3N, especialmente desenvolvidos para poliamidas e blends (misturas), atendem a quatro demandas de mercado para as cores preto e marinho.  2022-03-31

Indústria busca estratégias para conter alta de preços na logística
Com a alta dos preços dos combustíveis, na esteira da pandemia e da guerra na Ucrânia, os efeitos são sentidos em toda a cadeia logística. É o caso da indústria de máquinas e equipamentos, uma das que mais sente o efeito da crise e que está na base de muitos outros processos industriais.  2022-03-22

Teares Texo Compfelt se destacam pela largura e durabilidade
A Texo AB, membro da TMAS, associação sueca de máquinas têxteis, está registrando um aumento na demanda por seus teares Compfelt para tecidos básicos de feltro. "As máquinas de tecelagem industrial geralmente variam em suas larguras de trabalho de 1,9 a 3,2 metros, como aquelas construídas para aplicações técnicas, como geotêxtis, que atingem seis metros ou mais de largura. Uma das máquinas que recentemente entregamos e tem uma largura de trabalho de 23 metros e nem é a mais ampla das muitas máquinas que a empresa projetou e entregou em todo o mundo desde sua fundação.", explica o presidente da Texo, Anders Svensson.  2022-03-17

Trützschler apresenta tecnologia para nãotecidos na IDEA nos Estados Unidos
Na IDEA, a feira norte-americana de nãotecidos, que acontecerá em Miami de 28 a 31 de março, a Trützschler estará focada nas necessidades do mercado norte-americano, apresentando soluções para fabricação de produtos sustentáveis e biodegradáveis. Entre as tecnologias está a linha Carded/Pulp (CP) para nãotecidos compostos de celulose em fibras de viscose. A máquina é capaz de processar vários tipos de fibras para a camada úmida e para a camada cardada para formação de substratos nãotecidos.  2022-03-15

Delta desenvolve hidro aspersor para acabamento de malhas
Na etapa de acabamento a qualidade do produto final é verificada e complementada com aplicação de amaciantes, tratamentos antichamas, impermeabilizantes e químicos. Para que não haja impactos da quebra no beneficiamento, também para a recuperação natural da fibra, a Delta Máquinas desenvolveu o Hidro Aspersor HAT, equipamento que ajuda a melhorar o toque, o caimento e a costurabilidade da malha.  2022-03-03 - Tags: acabamento malhas delta maquinas equipamentos impermeabilizante

Mimaki lança Série 330 de impressoras e a nova série de plotters CG-AR
A Mimaki Europe anunciou, em Amsterdã, uma nova série de impressoras jato de tinta de grande formato, a Série 330, incluindo as máquinas JV330-160, CJV330-160 e TS330-1600, bem como uma nova gama de plotters de corte CG-AR. Lançada durante o evento Global Innovation Days da empresa, a nova série aproveita a estratégia multiplataforma da Mimaki para oferecer uma solução de impressão de alta qualidade e econômica para vários setores, incluindo o têxtil.  2022-03-02 - Tags: mimaki europe impressora jato de tinta plotter impressao textil deep color natural

Coats lança fios EcoCycle dentro do conceito de circularidade
A Coats, empresa líder mundial na produção de linhas industriais, fios e aviamentos, com sede no Reino Unido, lançou o EcoCycle, uma linha de fios solúvel em água, que agiliza a desmontagem de uma peça de roupa no final da vida útil. Após séculos projetando e fabricando fios para unir as roupas, a empresa britânica revoluciona o mercado com este novo fio que mantém a durabilidade da costura durante toda vida útil da roupa, mas quando esta peça é lavada em uma máquina industrial a 95°C, as costuras se dissolvem, permitindo que a peça de vestuário seja desmontada de maneira fácil e rápida.  2022-02-18 - Tags: coats linhas industriais aviamentos reino unido ecocycle fios soluvel costura

Archroma lança amaciante têxtil vegano com um terço de conteúdo ativo à base de plantas
Archroma anunciou o lançamento do Earth Soft, novo sistema de amaciamento para aplicações têxteis e de moda, baseado em sua mais recente inovação: o silicone vegano, Siligen® EH1, cujo conteúdo ativo é 35% a base de plantas. O novo sistema, que também inclui o agente de absorção Hydroperm® para aumentar as propriedades hidrofílicas, pode ser aplicados em todas as fibras têxteis naturais, sintéticas e mistas.  2022-02-04 - Tags: archroma earth soft amaciante plantas hydroperm hidrofilico silligen

Analistas preveem um forte crescimento no mercado de fibras de aramida
As inovações em materiais de aramida estão acelerando em um momento em que os analistas estão prevendo um crescimento anual de 9,7% no mercado global de fibras de aramida entre 2021 e 2026, de acordo com um relatório, “Aramids-synthetic fiber with vital roles to play after COP26”, da empresa global de informações comerciais Textiles Intelligence.  2022-02-03 - Tags: textiles intelligence aramida relatorio 2026 mercado fibras technical fiber products

Archroma e Jeanologia lançam limpeza de jeans com consciência ecológica
Archroma, líder global em especialidades químicas para soluções sustentáveis, e Jeanologia, líder mundial em desenvolvimento de tecnologia sustentável e eficiente, decidiram se unir e desenvolver uma alternativa ao processo tradicional de limpeza de tecidos e suas subsequentes lavagens. Trata-se de um processo que pode substituir, em alguns casos, a mercerização, um dos processos de acabamento de denim mais intensivos em água e poluentes.  2022-01-20 - Tags: archroma jeanologia tecnologia lavagens lavanderia tecidos pure indigo icon anilina

Trützschler apresenta penteadeira da próxima geração
As penteadeiras para fiação da Trützschler já contam com a confiança de clientes em toda a indústria têxtil ao retor do mundo. Agora, com a nova máquina TCO 21, um novo design de última geração está se baseando nesse histórico para aumentar a produtividade, garantir a qualidade e dar suporte ao aumento da automação.  2022-01-18 - Tags: trutzschler group se penteadeira industria textil tco21 vasos jumbo

EFI aposta no mercado de decoração com impressoras eficientes
A EFI, líder mundial na transformação da imagem analógica para digital, tem em seu variado portifólio de produtos uma série de equipamentos feitos sob medida para o mercado de decoração de interiores. São impressoras para grandes formatos que atendem às demandas de arquitetos e designers e permitem a impressão em madeira, ladrilhos, tecidos e outras superfícies com alta qualidade e fidelidade.  2022-01-11 - Tags: efi analogica digital portfolio equipamentos decoracao impressora interiores

Crealet oferece solução para controle de tensão no urdume
A Crealet é uma empresa suíça líder na fabricação de sistemas eletrônicos de alimentação de urdume para tecelagem larga e estreita. A empresa tem a capacidade de identificar rapidamente problemas e requisitos e convertê-los em soluções inteligentes, personalizadas, viáveis e econômicas, como atuadores que controlam a tensão na urdidura eletronicamente.  2021-12-16 - Tags: crealet sistemas tecnologia urdume tecelagem solucoes

Têxtil italiana desenvolve junto com empresa de automação exoesqueletos vestíveis
O tradicional lanifício italiano, Vitale Barberis Canonico, localizado em Biella, está colaborando com a Comau, líder no campo da automação industrial, sediada em Torino, no desenvolvimento e uso de trajes de exoesqueleto vestíveis na fábrica. Considerada uma inovação para a indústria de tecidos de lã, os trajes Mate-XT estão sendo usados para apoiar os trabalhadores no manuseio e levantamento de cargas e proporcionar alívio para as articulações e músculos.  2021-12-09 - Tags: vitale barberis canonico exoesqueleto trajes tecnologia mate xt vitale