Language
home » têxtil » processo e tecnologia » acabamento, tingimento, estamparia e lavanderias

Acabamento, Tingimento, Estamparia e Lavanderias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Novo tratamento antimicrobial para têxteis

 

Acabamento de alta performance protege artigos têxteis e polímeros contra ácaros, fungos e bactérias.

Desenvolvido pela empresa canadense Thompson Research Associates e presente no mercado brasileiro desde 1999, o tratamento antimicrobial Ultra-fresh* é um acabamento químico de alta performance, aplicado diretamente em artigos têxteis e polímeros, durante o processo de produção, garantindo proteção mais eficaz contra a proliferação de ácaros, fungos e bactérias (odor).

O tratamento também atua na prevenção de problemas alérgicos e respiratórios causados por estes agentes e é inofensivo à saúde, não causando nenhum tipo de sensação dérmica à pele humana. Também é de fácil aplicação, atua no material de forma a criar um ambiente totalmente hostil a bactérias, fungos e ácaros, erradicando todos eles dos seus locais de proliferação.

Ácaro de poeira doméstica

Combatendo ácaros

Da grande variedade de ácaros existentes em todo o mundo, foram identificadas apenas 13 espécies que habitam nossas casas. Dessas espécies, as duas mais comuns e que são as principais responsáveis pelo agravamento de doenças alérgicas são o Dermatophagoides pteronyssinus e o Dermatophagoides farinae, ?primos em segundo grau? das aranhas, carrapatos e piolhos. São criaturas microscópicas, impossível de serem vistas a olho nu.

Os ácaros se alimentam principalmente de escamas de pele mortas geradas por nós diariamente por fricção em superfícies sólidas. Uma pessoa libera por dia cerca de 1,2 grama de escamas de pele e esta quantidade é suficiente para alimentar mais de 100 mil ácaros. Só para se ter uma idéia, em um grama de poeira doméstica pode conter até 18.800 ácaros. Especificamente no caso dos ácaros, uma das formas de como o tratamento Ultra-fresh* atua é interferindo em seu ciclo da alimentação.

Os fungos exercem um papel importante no ciclo alimentar dos ácaros, pois são eles os responsáveis pela pré-digestão do alimento para os mesmos. Pelo motivo da propriedade fungistática do tratamento, a pele humana morta não sofre o processo de ataque dos fungos (não mofa) e devido a esta conseqüência, o ácaro não consegue digerir o seu alimento.

Eliminando-se as colônias de ácaros, não temos mais a formação da enzima Der p1. Com a ausência da enzima, evitamos os ataques alérgicos provindos dela. Na figura ao lado vemos o ciclo alérgico.

 
Resultados dos testes de performance em carpetes
 
Bactérias*
Fungos**
Ácaros***
Amostra de controle (sem tratamento)
Falha
Falha
821
Tratadas
NG (15 mm)
NG (2 mm)
0
Tratadas e lavadas industrialmente 15x
NG (15 mm)
NG (1 mm)
9

? Tratamento: 0,2% Ultra-fresh DM50, aplicado por processo espuma.
? Métodos de ensaios: métodos AATCC 138, 147, 30.
? Laboratórios: bactérias e fungos: TRA Ácaros: Pest Control Consults, Bélgica
? NG = Sem crescimento ( ) = Tamanho da zona de inibição.

* Staphylococcus aureus.
** Aspergillus niger.
*** Dermatophagoides pteronyssinus: número de ácaros recolhidos após 6 semanas, contagem inicial de 50 ácaros.

 

 
 

 

Realização de testes de performance em artigos tratados

? Carpetes e tapetes

Na indústria de tapetes e carpetes, o tratamento antimicrobial Ultra-fresh* tem uma extrema utilidade pois, além de promover a erradicação das colônias de ácaros, promove também a proteção contra a formação de colônias de bactéria (odor) e de fungos (evitando o mofo). Foram realizados testes em parceria com a ABRIC (Associação Brasileira das Indústrias de Carpetes) que demonstraram a eficácia do tratamento. Um determinado número de carpetes foi tratado industrialmente e submetido a testes antibactéria, antifungo e antiácaro.

Os dois primeiros testes foram realizados nos laboratórios do fornecedor Thompson Research Associates (TRA) e o último em laboratório na Bélgica, um dos centros mais renomados em investigação sobre ácaros domésticos, o Pest Control Consults.

Os carpetes tratados não mostraram quaisquer ácaros após o período de teste de seis semanas. Mesmo após 15 lavagens industriais, o tratamento se mostrou eficiente. Na vida útil do carpete normalmente são feitas entre 8 e 10 lavagens industriais durante seu uso.

Aplicação nos tecidos

O tratamento pode ser aplicado em tecidos por processo de impregnação (foulard), por esgotamento, spray ou por espuma. Dependendo do tipo de tecido, pode ser necessária a utilização de um produto que polimerize ou cross-link em conjunto com o tratamento antimicrobial, obtendo-se assim maior durabilidade. Geralmente, embora exista a possibilidade de aplicar o produto por extrusão, é aconselhável pelo método de impregnação, principalmente em tecidos com alta porcentagem de poliéster em sua composição ou em tecidos 100% polipropileno.

O produto Ultra-fresh DM50 possui, na maioria dos casos, total compatibilidade com os outros aditivos do banho químico. Uma série de testes microbiológicos e de performance antiácaro foram realizados em amostras de tecidos de algodão e suas composições. Em todos estes exemplos, verificou-se que nos tecidos tratados foram erradicadas as colônias de ácaros, fungos e bactérias, enquanto que nos sem tratamento, obteve-se o resultado inverso.

Espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano (PU), utilizada em mobílias e colchões, constitui um excelente ?lar? para fungos e ácaros.

Os alergênicos que eles depositam na espuma saem da superfície do tecido para o ar sempre que a espuma é comprimida. A espuma de PU é tratada pela adição do produto antimicrobial no poliol quando esta está em fase de produção. Desta forma, o tratamento torna-se parte da estrutura do polímero, sendo muito difícil removê-lo. O gráfico abaixo mostra um teste de performance realizado em espumas tratadas, variando-se a quantidade de produto adicionado em conjunto com o poliol.

? Laboratório: Instituto de Medicina Respiratória, Universidade de Sydney, Austrália.

? Adição inicial de ácaros: 20 ácaros adultos por amostra.

? Espécie: Dermatophagoides pteronyssinus.

? Quantidade de uso do produto, expressa em porcentagem, sobre o peso final da espuma.

 

Resultados dos testes de performance em tecidos para forração
 
Bactérias*
Fungos**
Ácaros***
Amostra de controle (sem tratamento)
Falha
Falha
2063
Tratadas
NG (15 mm)
NG (14 mm)
0

? Tratamento: 0,3% Ultra-fresh DM50, aplicado por processo de impregnação (foulard).
? Tecido: algodão/poliéster.
? Métodos de ensaios: métodos AATCC 138, 147, 30.
? Laboratórios: bactérias e fungos: TRA Ácaros: Pest Control Consults, Bélgica.
? NG = sem crescimento ( ) = tamanho da zona de inibição.

* Staphylococcus aureus.
** Aspergillus niger.
*** Dermatophagoides pteronyssinus: número de ácaros recolhidos após 6 semanas, contagem inicial de 50 ácaros.

Resultados dos testes de performance em tecidos para colchão
  Bactérias* Fungos** Ácaros***
Amostra de controle (sem tratamento)
Falha
Falha
2023
Tratadas
NG (>15 mm)
NG (>15 mm)
0
Após 15 lavagens convencionais
NG (10 mm)
NG (05 mm)
0

? Tratamento: 0,38% Ultra-fresh DM50, aplicado por processo de revestimento Back Coating.
? Tecido: viscose/poliéster.
? Métodos de Ensaios: métodos AATCC 138, 147, 30.
? Laboratórios: bactérias e fungos: TRA Ácaros: Pest Control Consults, Bélgica.
? NG = sem crescimento ( ) = tamanho da zona de inibição.

* Staphylococcus aureus.
** Aspergillus niger.
*** Dermatophagoides pteronyssinus: número de ácaros recolhidos após 6 semanas, contagem inicial de 50 ácaros.
Resultados dos testes de performance em tecidos de lã e algodão
Número de ácaros
  Algodão
Sem tratamento (controle)
4.329
14.992
Ultra-fresh DM 50 0,22%
0
0
Ultra-fresh 300DDN 2,73%
0
0
Ultra-fresh UF40 0,40%
0
0

? Tratamento: Aplicado por processo foulard, quantidade de uso do produto expressa em % sobre o peso do artigo tratado.
? Laboratório: Queens University, Kingston, Canadá, Departamento de Biologia.
? Adição inicial de ácaros: 70 por amostra, espécies: Dermatophagoides pteronyssinus. ? Duração do Teste: 3 meses.

 

Conclusão

A empresa canadense Thompson Research Associates (TRA), que detém a marca registrada Ultra-fresh*, opera no mercado global de têxteis e polímeros desde 1955. Durante este período, os produtos já foram submetidos a diversos testes que comprovaram eficiência e seguridade no uso de artigos tratados. Todos os produtos que compõem o portfolio são registrados pelo E.P.A. - Agência de Proteção Ambiental (Environmental Protection Agency) dos Estados Unidos.

Apenas os produtos registrados neste órgão podem ser usados para tratar artigos que são vendidos no território norte-americano, quer sejam eles de fabricação local ou importados. Portanto, temos hoje a possibilidade de dispor tratamentos para têxteis capazes de atuar não só na proteção e na erradicação de ácaros, considerados um dos grandes responsáveis por complicações respiratórias e alergias no ser humano, mas também na prevenção contra a proliferação de bactérias e fungos, preservando o frescor higiênico do artigo tratado.

 
Bibliografia

? ?Dust Mite Population Inhibition and Resistance of Acaricide-Treated Foam B: Long Term Study?, Institute of Respiratory Medicine, University of Sydney, Australian. 17 December 1996, Lilian R. Blanco, PhD MOIF D.G.
? ?Finishing Technology Magazine? by Mr. Paul Milner, reprinted from International Dyer, October 1997.
? ?Search for Asthma Relief Down Under Prompts New Approches to Mattress Research and Marketing Appeals?, BEDtimes Magazine, December 2000.
? ?Report on Tests for Thompson Research Associates An Investigation of House Dust Mite Establishment on Treated Samples?, Medical Entomology Center. University of Cambridge. ? Report Efficacy Assessment of House Dust Mite Control Products, Pest Control Consults, Erembodegem, Belgium.
? Saúde Pública; Asma; Dia Nacional de Controle da Asma, da edição Nacional, editora Cotidiano, página 3-5, jun. 22, 1999.

 

 
 
   

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Renato Cattini Filho - Engenheiro têxtil, diretor da RCA, responsável pela distribuição do Ultra-fresh* no Brasil.

Data de publicação: 01/07/2001

Conteúdo relacionado


Jeanologia introduz sustentabilidade da produção têxtil ao vestuário
O novo conceito começa na fase de desenho porque, na visão da Jeanologia, para alcançar uma produção sustentável no produto final é imprescindível considerar o impacto ambiental ao longo do desenvolvimento do produto. Essa transformação envolve toda a cadeia de abastecimento e tem como objetivo conseguir que o acabamento 5.Zero seja padrão na indústria de denim, melhorando o look e a qualidade do produto com um custo neutro.  2019-05-24 - Tags: jeanologia acabamento lavanderia sustentabilidade demo center lavanderia 5 ponto zero sustentabilizacao

Impressão digital com pigmentos: uma iniciativa notável
A partir de pesquisas de campo, trazemos um panorama de como anda a impressão digital têxtil com tintas pigmentadas no mercado brasileiro.  2019-02-05 - Tags: impressao colorida estamparia textil evoluçao historica impressao digital.

Aplicação por spray traz novo paradigma ao tingimento
A tecnologia de tingimento por pulverização propõe uma abordagem sustentável para a indústria têxtil, especialmente para o segmento índigo denim.  2019-02-05 - Tags: tingimento textil spray tecnologia inovaçao rotaspray dystar group.

Aplicação da norma NR-12 em máquinas do processo têxtil
Pesquisa de campo identifica que um dos principais desafios à implementação da norma regulamentadora é o impacto custo x produtividade.  2018-11-05

Novo modelo de cálculo do fator de cobertura para malhas (parte 2)
Com este experimento, busca-se validar o modelo IPC proposto para aplicação nas mais variadas estruturas de malhas.  2018-11-05 - Tags: calculo textil fio malharia ipc desenvolvimento malhas grosberg

O vasto universo de oportunidades da impressão digital
A ponta mais visível do iceberg da indústria da moda é a impressão digital, que está a caminho dos 10% do volume da estamparia convencional.  2018-11-05 - Tags: impressao digital oportunidades digital textil industria da moda estamparia convencional estamparia

ITMA 2015: colorimetria e estamparia digital
A ITMA 2015 foi palco da eletrônica em todo e qualquer canto. As tecnologias tradicionais não mudaram, mas tudo está se tornando automatizado, da modesta cabine de luz à mais sofisticada impressora digital. Apesar do desenvolvimento inegável, não apareceram grandes ou surpreendentes novidades. Em comparação com a ITMA 2011, onde foram anunciadas a primeira cabine de luz computadorizada e a primeira impressora “single pass”, nada tão revolucionário foi revelado. Todas as tecnologias convencionais, incluindo também a estamparia digital, deram um grande passo para tornar a indústria têxtil ainda mais moderna.  2016-08-09 - Tags: estamparia digital colorimetria itma 2015 senai cetiqt quimica têxtil

Características de durabilidade, conforto e custo de tingimentos realizados com o sistema fast finishing
Uma comparação de desempenho do processo color fast finishing com processo tradicional de pad batch do ponto de vista de custo, sustentabilidade, durabilidade e conforto.  2015-08-08 - Tags: textilia 97 analise acabamento tingimento sistema fast finishing pad batch sustentabilidade

Substâncias nocivas em artigos têxteis
A crescente preocupação com as substâncias químicas tóxicas presentes em artigos têxteis e as ações em andamento sobre o assunto.  2014-09-03 - Tags: textilia 93 substancia quimica artigos texteis toxina

As outras questões envolvidas na qualidade da estampa digital
A importância do cuidado com as operações relativas às matérias e suas características e os respectivos processo de preparação visando a uma estampa digital de qualidade.  2014-06-18 - Tags: beneficiamento textilia 92 estampa digital

Tingimento ecológico do poliéster e misturas
Autor sugere métodos para tingir fibras mistas com corantes dispersos, sem agredir o ambiente. Uma opção é o tratamento oxidativo.  2013-01-15 - Tags: poliester

Tendências para impressoras digitais
Na ITMA 2011, observou-se um aumento acentuado da velocidade das máquinas, associada à melhor relação custo-benefício.  2012-09-25 - Tags: espanha itma

Inovações para o enobrecimento têxtil
Artigo mostra os principais aspectos tecnológicos e os desenvolvimentos em corantes e auxiliares observados na ITMA 2011.  2012-09-24 - Tags: itma itma 2011

Defeitos da estamparia têxtil: causas e soluções
Os desenhos dão cor, estilo e originalidade aos tecidos, porém, sua qualidade depende de tecnologia e cuidados na hora de estampar.  2012-07-06 - Tags: estamparia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: ramosa economia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: .

Plasma e quitosana: tratamento de PA 6.6
Propriedades de superfícies, como hidrofilidade, podem favorecer processos de acabamento têxtil.  2011-09-14 - Tags: quitosana

Fio vaporizado para malharia
Testes mostram que a qualidade da malha de algodão aumenta.  2011-09-13 - Tags: qingdao

Estamparia digital com pigmentos
O uso correto de amaciantes e fixadores agrega valor ao tecido e evita adição de matérias-primas nocivas.  2011-09-06 - Tags: bttg

Otimização no processo de alvejamento
Estudo elaborado com base em experimento feito no setor de beneficiamento de tecido plano em indústria brasileira.  2011-09-01 - Tags: processo de alvejamento