Language
home » têxtil » processo e tecnologia » acabamento, tingimento, estamparia e lavanderias

Acabamento, Tingimento, Estamparia e Lavanderias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Jeanologia introduz sustentabilidade da produção têxtil ao vestuário

O novo conceito começa na fase de desenho porque, na visão da Jeanologia, para alcançar uma produção sustentável no produto final é imprescindível considerar o impacto ambiental ao longo do desenvolvimento do produto. Essa transformação envolve toda a cadeia de abastecimento e tem como objetivo conseguir que o acabamento 5.Zero seja padrão na indústria de denim, melhorando o look e a qualidade do produto com um custo neutro.

Nos últimos anos, tem crescido em todo o mundo, a preocupação com os problemas ambientais gerados pela indústria têxtil. Muitas empresas já começaram a tomar medidas para resolver os problemas mais urgentes, implementando mudanças em diferentes partes da cadeia de abastecimento de forma independente. A empresa espanhola Jeanologia sempre trabalhou a sustentabilidade como uma força motriz de seu negócio, identificando as necessidades do setor e desenvolvendo as tecnologias necessárias para alcançar o objetivo de construir uma indústria têxtil ética, sustentável e ecologicamente eficiente, através, de soluções disruptivas e compartilhando seu know-how. Agora, a empresa vai um passo adiante e lança o conceito de "Sustentabilização" como um movimento global para uma indústria têxtil ambientalmente amigável.

O que significa

"Sustentabilização" implica a produção de vestuário totalmente sustentável (o que é possível na lavanderia), mas que para ser mais abrangente, a indústria têxtil precisa de uma transformação completa, na qual a digitalização é transcendental. Hoje, as tecnologias laser e eco são os meios para alcançar uma revolução completa nos processos de acabamento. De seu uso combinado surge então um novo conceito de lavanderia, o Laundry 5.Zero.

Em um conceito 5. Zero é possível produzir de forma sustentável em escala industrial, eliminando os processos de acabamento de vestuário mais prejudiciais ao meio ambiente, reduzindo também o trabalho intensivo. 5.Zero significa: zero lixado manual, zero spray de permanganato de potássio, zero substâncias tóxicas, zero pedras e zero desperdício; mas também implica abrir a porta para um novo mundo de possibilidades criativas. Porque essa transformação abrange mais do que a lavanderia e envolve toda a cadeia de abastecimento? Porque, com ele é possível conseguir que os acabados 5.Zero possam ser padrão na indústria denim. 

Tudo começa no desenho

Carme Santacruz, designer criativa da Jeanologia, aponta que  a “sustentabilização” começa na fase inicial do desenvolvimento têxtil, ou seja, no desenho. “Não podemos esperar ter uma produção sustentável se não consideramos o impacto no meio ambiente desde a criação do produto”, diz. Como responsável pelas coleções da empresa, ela conhece o grande impacto que tem as decisões tomadas durante as fases iniciais do desenho e no processo de fabricação da peça. Isto implica que desde o ponto de vista da “sustentabilização”, a forma de se produzir uma peça de roupa parte do DNA do produto e deve se considerar sempre que desde o início, os designers tenham a capacidade de reduzir o impacto no meio ambiente das suas criações.

O uso do software EIM (Environmental Impact Measuring) resulta de grande ajuda à indústria, já que proporciona informação precisa sobre a quantidade da água, produtos químicos e energia necessária para produzir cada desenho, guiando as marcas e lavanderias no desenvolvimento de coleções mais sustentáveis. Dar o primeiro passo faz com que a sustentabilidade ajude a criar um círculo virtuoso porque, como explica Carme, “trabalhar desde uma perspectiva do meio ambiente é um desafio. E a criatividade não se vê restringida, pelo contrário, abre nossas mentes a novas e melhores formas de fazer as coisas". 

Escolha do tecido

Outra decisão chave, que se toma nas primeiras etapas do desenvolvimento, é a escolha do tecido adequado para cada peça. Neste sentido, o Light Sensitive Fabric Test da Jeanologia avalia a reação dos tecidos às novas metodologias de produção, principalmente sua capacidade de resposta ao acabamento a laser, o que ajuda os designers a escolherem um material adequado, que lhes permita aproveitar ao máximo o potencial da tecnologia. A Jeanologia acredita que implantada desde o desenho até a produção da peça, a "sustentabilização" de processos, através da tecnologia, terá potencial de levar a indústria têxtil a uma nova era, consolidando sua transformação digital e conseguindo, juntos, a desintoxicação da produção de jeans. 

Mercado brasileiro

Há 20 anos a Jeanologia trabalha junto com a indústria têxtil brasileira, acompanhando seu caminho até à transformação digital. A empresa espanhola, líder em lavanderia ecológica, conta com mais de 100 clientes no Brasil, onde tem instaladas mais de 200 máquinas e uma equipe local de 15 pessoas que oferece suporte técnicos, comercial,  treinamento e design. Em 2017 a companhia inaugurou o inovador Demo Center no Brasil, onde os técnicos atualizam os clientes sobre os últimos desenvolvimentos e as inovações constantes da Jeanologia. O principal objetivo desta parceria é contribuir para a que a indústria têxtil brasileira seja uma das mais avançadas e limpas do planeta.

Desde 1994, a Jeanologia tem como missão criar uma indústria têxtil ética, sustentável e ecoeficiente através de suas tecnologias disruptivas e seu know-how. Desde então, seu acabamento a laser, o G2 ozônio e os sistemas e-Flow vem revolucionado a indústria têxtil, oferecendo infinitas possibilidades de desenho e acabamentos de peças com economia água, energia e produtos químicos, e eliminando resíduos e emissões nocivas na atmosfera.  Atualmente Jeanologia conta com clientes nos cinco continentes, internacionalizando seus produtos em 61 países. 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Fonte: Casanova&Carbonell Comunicación
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 24/05/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Jeanologia introduz sustentabilidade da produção têxtil ao vestuário
O novo conceito começa na fase de desenho porque, na visão da Jeanologia, para alcançar uma produção sustentável no produto final é imprescindível considerar o impacto ambiental ao longo do desenvolvimento do produto. Essa transformação envolve toda a cadeia de abastecimento e tem como objetivo conseguir que o acabamento 5.Zero seja padrão na indústria de denim, melhorando o look e a qualidade do produto com um custo neutro.  2019-05-24 - Tags: jeanologia acabamento lavanderia sustentabilidade demo center lavanderia 5 ponto zero sustentabilizacao

Impressão digital com pigmentos: uma iniciativa notável
A partir de pesquisas de campo, trazemos um panorama de como anda a impressão digital têxtil com tintas pigmentadas no mercado brasileiro.  2019-02-05 - Tags: impressao colorida estamparia textil evoluçao historica impressao digital.

Aplicação por spray traz novo paradigma ao tingimento
A tecnologia de tingimento por pulverização propõe uma abordagem sustentável para a indústria têxtil, especialmente para o segmento índigo denim.  2019-02-05 - Tags: tingimento textil spray tecnologia inovaçao rotaspray dystar group.

Aplicação da norma NR-12 em máquinas do processo têxtil
Pesquisa de campo identifica que um dos principais desafios à implementação da norma regulamentadora é o impacto custo x produtividade.  2018-11-05

Novo modelo de cálculo do fator de cobertura para malhas (parte 2)
Com este experimento, busca-se validar o modelo IPC proposto para aplicação nas mais variadas estruturas de malhas.  2018-11-05 - Tags: calculo textil fio malharia ipc desenvolvimento malhas grosberg

O vasto universo de oportunidades da impressão digital
A ponta mais visível do iceberg da indústria da moda é a impressão digital, que está a caminho dos 10% do volume da estamparia convencional.  2018-11-05 - Tags: impressao digital oportunidades digital textil industria da moda estamparia convencional estamparia

ITMA 2015: colorimetria e estamparia digital
A ITMA 2015 foi palco da eletrônica em todo e qualquer canto. As tecnologias tradicionais não mudaram, mas tudo está se tornando automatizado, da modesta cabine de luz à mais sofisticada impressora digital. Apesar do desenvolvimento inegável, não apareceram grandes ou surpreendentes novidades. Em comparação com a ITMA 2011, onde foram anunciadas a primeira cabine de luz computadorizada e a primeira impressora “single pass”, nada tão revolucionário foi revelado. Todas as tecnologias convencionais, incluindo também a estamparia digital, deram um grande passo para tornar a indústria têxtil ainda mais moderna.  2016-08-09 - Tags: estamparia digital colorimetria itma 2015 senai cetiqt quimica têxtil

Características de durabilidade, conforto e custo de tingimentos realizados com o sistema fast finishing
Uma comparação de desempenho do processo color fast finishing com processo tradicional de pad batch do ponto de vista de custo, sustentabilidade, durabilidade e conforto.  2015-08-08 - Tags: textilia 97 analise acabamento tingimento sistema fast finishing pad batch sustentabilidade

Substâncias nocivas em artigos têxteis
A crescente preocupação com as substâncias químicas tóxicas presentes em artigos têxteis e as ações em andamento sobre o assunto.  2014-09-03 - Tags: textilia 93 substancia quimica artigos texteis toxina

As outras questões envolvidas na qualidade da estampa digital
A importância do cuidado com as operações relativas às matérias e suas características e os respectivos processo de preparação visando a uma estampa digital de qualidade.  2014-06-18 - Tags: beneficiamento textilia 92 estampa digital

Tingimento ecológico do poliéster e misturas
Autor sugere métodos para tingir fibras mistas com corantes dispersos, sem agredir o ambiente. Uma opção é o tratamento oxidativo.  2013-01-15 - Tags: poliester

Tendências para impressoras digitais
Na ITMA 2011, observou-se um aumento acentuado da velocidade das máquinas, associada à melhor relação custo-benefício.  2012-09-25 - Tags: espanha itma

Inovações para o enobrecimento têxtil
Artigo mostra os principais aspectos tecnológicos e os desenvolvimentos em corantes e auxiliares observados na ITMA 2011.  2012-09-24 - Tags: itma itma 2011

Defeitos da estamparia têxtil: causas e soluções
Os desenhos dão cor, estilo e originalidade aos tecidos, porém, sua qualidade depende de tecnologia e cuidados na hora de estampar.  2012-07-06 - Tags: estamparia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: ramosa economia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: .

Plasma e quitosana: tratamento de PA 6.6
Propriedades de superfícies, como hidrofilidade, podem favorecer processos de acabamento têxtil.  2011-09-14 - Tags: quitosana

Fio vaporizado para malharia
Testes mostram que a qualidade da malha de algodão aumenta.  2011-09-13 - Tags: qingdao

Estamparia digital com pigmentos
O uso correto de amaciantes e fixadores agrega valor ao tecido e evita adição de matérias-primas nocivas.  2011-09-06 - Tags: bttg

Otimização no processo de alvejamento
Estudo elaborado com base em experimento feito no setor de beneficiamento de tecido plano em indústria brasileira.  2011-09-01 - Tags: processo de alvejamento