Language
home » têxtil » processo e tecnologia » acabamento, tingimento, estamparia e lavanderias

Acabamento, Tingimento, Estamparia e Lavanderias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Corantes sulfurosos: evolução pensando no meio ambiente

 


Nova geração de corantes à base de enxofre é isenta de odores, contém PH neutro e requer menos consumo de água.

 
Há mais de um século, os corantes à base de enxofre são utilizados para tingir tecidos de algodão com grande eficácia. Apesar de pesquisas constantes, o avanço tecnológico ainda não havia eliminado alguns inconvenientes dos corantes sulfurosos clássicos, como por exemplo, o odor desagradável decorrente da presença de sulfetos, que além disso, contaminavam o meio ambiente através da geração de agentes poluidores.

O mercado de corantes sulfurosos desenvolveu-se, principalmente, em aplicações por máquinas contínuas, como: máquinas de índigo, pad steam, pad dry-pad steam,etc, visando obter efeitos diferenciados dos artigos demandados pelos estilistas de moda, gerando contudo grandes volumes de efluentes a serem tratados.

Em função disso, houve a necessidade, não só de mercado, como de exigências ambientais, de se reduzir a quantidade de sulfetos livres presentes no despejo provenientes das indústrias têxteis.

Os avanços tecnológicos e de meio ambiente mostraram-se extremamente indispensáveis de modo a atender a demanda exigida. Pesados investimentos em tecnologia foram gastos nos corantes sulfurosos clássicos, conseguindo-se resultados extremamente positivos, como mostra a figura abaixo.

Com esse novo conceito, mudou-se o “curso da história” dos corantes sulfurosos. Não só obteve-se um inovador resultado em termos de meio ambiente por se tratar de corantes de pH neutro, não corrosivos, sem odor característico de sulfetos, etc, quanto também no aspecto econômico:

Com todo esse avanço tecnológico, principalmente com o lançamento da gama EV (ECO VISION), pode-se reduzir o consumo de água e de tempo de processo em até 40 %, e de energia em até 60 %, comparados com processos convencionais.
Foi possível também se obter vantagens técnicas como aplicação em processo “all in”, praticamente sem necessidade de dosificações de produtos, ou seja, apropriados para cozinhas automáticas, de fácil limpeza dos equipamentos e linhas de transferências. Estes corantes também geram menor consumo de sal, resultando num aumento da produtividade da indústria têxtil, indo ao encontro das exigências de aumento de produção e, eliminando, em muitos casos, a necessidade de se investir na compra de novas máquinas de tingimento.

Como valores, pode-se citar que, somente em 2000, com a utilização exclusiva da cor Preta, deixaram de ser descartadas para as estações de tratamento de efluentes e corpos receptores (rios e oceanos) 120 ton de sulfetos, bem como foram economizados 482.000 m3 de água e 690.000 KW/h em energia elétrica.

Em 2001, considerando que a principal preocupação do país foi a racionalização do uso da energia elétrica, este avanço tecnológico, constituiu-se num absoluto sucesso.
Em 2002, dada a grande necessidade de economia de água e melhor qualidade dos efluentes líquidos gerados pelas indústrias têxteis, e com a possibilidade de cobrança sobre a captação e devolução de água das bacias hidrográficas do país, visualizamos uma crescente demanda deste novo conceito de corantes sulfurosos.
 
 
COMENTÁRIO

Atualmente, a preocupação com o meio ambiente e o descobrimento de novas aplicações voltadas ao desejo do consumidor são importantes para a sobrevivência de muitos produtos e empresas que atuam no setor têxtil. Dentro desta linha de raciocínio, este artigo torna-se interessante, pois mostra de forma simples e objetiva os dois conceitos. É uma leitura agradável para quem já trabalha com estes corantes na medida em que mostra a evolução no tempo. Para quem não tem contato rotineiro com corantes sulfurosos, é uma boa forma de apresentação, pois além de mostrar a evolução deste produto, destaca algumas de suas aplicações.

Por: José Antonio E. Mauro
 
 
 
 

 
 
 
 
 

 

 
Afinidade com a moda

A grande vantagem do corante sulfuroso está nos efeitos de moda possíveis de se alcançar e não somente na cor em si. A versatilidade diferencia-os das demais linhas de corantes, acompanhando de forma bastante eficiente os efeitos idealizados pelos estilistas. Atualmente, podemos dizer que eles podem ser utilizados em quase todos os tipos de aplicação, como por exemplo:

em malha, proporcionando, no caso do Preto Sulfuroso, profundidade e nuance inigualáveis com altos graus de solidez. Podem ser tintos tanto em corda (máquinas Over flow, Jigger flow, etc) quanto em peças confeccionadas em lavanderias (tamblers).

Gama específica destinada ao segmento jeanswear proporcionando efeitos de desbote totalmente diferenciados do conhecido e tradicional efeito do corante índigo azul convencional, gerando valor agregado ao artigo tinto. Esses tingimentos são feitos em sua maioria em máquinas de índigo ou em engomadeiras, onde só se tinge o urdume do tecido. A trama é de algodão cru, dando o efeito do jeans após a tecelagem e estonagem.

A moda estonada (envelhecida), gerando efeitos de desbote completamente diferentes comparados com a utilização de outras linhas de corantes ou pigmentos têm excelente toque e suavidade com variações de dezenas de tonalidades, atendendo plenamente quaisquer exigências de mercado. Para esse tipo de aplicação, podem-se utilizar corantes sulfurosos sem afinidade com o algodão, tendo com isso que cationizar a fibra para que o corante seja atraído apenas superficialmente. Isto facilita o efeito de estonagem através de ataque com enzimas celulásicas, ou da utilização de corantes sulfurosos convencionais em vários tipos de processo de aplicação.

Como exemplo, podemos citar o processo Kanvas e “Pad dry/Pad Oxy” que consiste numa impregnação com corante sulfuroso, seguida de uma secagem e uma oxidação por impregnação e lavagem do tecido.

Tom intenso de tingimento.
Stone washed azul em bermuda.
Stone washed azul em calça.
Aspecto stone washed em malha pólo.
 

Conclusão

Pode-se traduzir a evolução alcançada na fabricação e aplicação dos corantes sulfurosos associando-a ao descobrimento de novas aplicações têxteis, e, também, à adequação ao meio ambiente das indústrias produtoras de corantes e radicais químicos residuais pós-uso industrial.

 
Efeito stone washed em camisa.
Stone washed em calça.
 


O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcio P. Cantanhede - Gerente coordenador de marketing de Corantes Sulforosos da Clariant S.A.

Data de publicação: 01/07/2002

Conteúdo relacionado


Jeanologia introduz sustentabilidade da produção têxtil ao vestuário
O novo conceito começa na fase de desenho porque, na visão da Jeanologia, para alcançar uma produção sustentável no produto final é imprescindível considerar o impacto ambiental ao longo do desenvolvimento do produto. Essa transformação envolve toda a cadeia de abastecimento e tem como objetivo conseguir que o acabamento 5.Zero seja padrão na indústria de denim, melhorando o look e a qualidade do produto com um custo neutro.  2019-05-24 - Tags: jeanologia acabamento lavanderia sustentabilidade demo center lavanderia 5 ponto zero sustentabilizacao

Impressão digital com pigmentos: uma iniciativa notável
A partir de pesquisas de campo, trazemos um panorama de como anda a impressão digital têxtil com tintas pigmentadas no mercado brasileiro.  2019-02-05 - Tags: impressao colorida estamparia textil evoluçao historica impressao digital.

Aplicação por spray traz novo paradigma ao tingimento
A tecnologia de tingimento por pulverização propõe uma abordagem sustentável para a indústria têxtil, especialmente para o segmento índigo denim.  2019-02-05 - Tags: tingimento textil spray tecnologia inovaçao rotaspray dystar group.

Aplicação da norma NR-12 em máquinas do processo têxtil
Pesquisa de campo identifica que um dos principais desafios à implementação da norma regulamentadora é o impacto custo x produtividade.  2018-11-05

Novo modelo de cálculo do fator de cobertura para malhas (parte 2)
Com este experimento, busca-se validar o modelo IPC proposto para aplicação nas mais variadas estruturas de malhas.  2018-11-05 - Tags: calculo textil fio malharia ipc desenvolvimento malhas grosberg

O vasto universo de oportunidades da impressão digital
A ponta mais visível do iceberg da indústria da moda é a impressão digital, que está a caminho dos 10% do volume da estamparia convencional.  2018-11-05 - Tags: impressao digital oportunidades digital textil industria da moda estamparia convencional estamparia

ITMA 2015: colorimetria e estamparia digital
A ITMA 2015 foi palco da eletrônica em todo e qualquer canto. As tecnologias tradicionais não mudaram, mas tudo está se tornando automatizado, da modesta cabine de luz à mais sofisticada impressora digital. Apesar do desenvolvimento inegável, não apareceram grandes ou surpreendentes novidades. Em comparação com a ITMA 2011, onde foram anunciadas a primeira cabine de luz computadorizada e a primeira impressora “single pass”, nada tão revolucionário foi revelado. Todas as tecnologias convencionais, incluindo também a estamparia digital, deram um grande passo para tornar a indústria têxtil ainda mais moderna.  2016-08-09 - Tags: estamparia digital colorimetria itma 2015 senai cetiqt quimica têxtil

Características de durabilidade, conforto e custo de tingimentos realizados com o sistema fast finishing
Uma comparação de desempenho do processo color fast finishing com processo tradicional de pad batch do ponto de vista de custo, sustentabilidade, durabilidade e conforto.  2015-08-08 - Tags: textilia 97 analise acabamento tingimento sistema fast finishing pad batch sustentabilidade

Substâncias nocivas em artigos têxteis
A crescente preocupação com as substâncias químicas tóxicas presentes em artigos têxteis e as ações em andamento sobre o assunto.  2014-09-03 - Tags: textilia 93 substancia quimica artigos texteis toxina

As outras questões envolvidas na qualidade da estampa digital
A importância do cuidado com as operações relativas às matérias e suas características e os respectivos processo de preparação visando a uma estampa digital de qualidade.  2014-06-18 - Tags: beneficiamento textilia 92 estampa digital

Tingimento ecológico do poliéster e misturas
Autor sugere métodos para tingir fibras mistas com corantes dispersos, sem agredir o ambiente. Uma opção é o tratamento oxidativo.  2013-01-15 - Tags: poliester

Tendências para impressoras digitais
Na ITMA 2011, observou-se um aumento acentuado da velocidade das máquinas, associada à melhor relação custo-benefício.  2012-09-25 - Tags: espanha itma

Inovações para o enobrecimento têxtil
Artigo mostra os principais aspectos tecnológicos e os desenvolvimentos em corantes e auxiliares observados na ITMA 2011.  2012-09-24 - Tags: itma itma 2011

Defeitos da estamparia têxtil: causas e soluções
Os desenhos dão cor, estilo e originalidade aos tecidos, porém, sua qualidade depende de tecnologia e cuidados na hora de estampar.  2012-07-06 - Tags: estamparia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: ramosa economia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: .

Plasma e quitosana: tratamento de PA 6.6
Propriedades de superfícies, como hidrofilidade, podem favorecer processos de acabamento têxtil.  2011-09-14 - Tags: quitosana

Fio vaporizado para malharia
Testes mostram que a qualidade da malha de algodão aumenta.  2011-09-13 - Tags: qingdao

Estamparia digital com pigmentos
O uso correto de amaciantes e fixadores agrega valor ao tecido e evita adição de matérias-primas nocivas.  2011-09-06 - Tags: bttg

Otimização no processo de alvejamento
Estudo elaborado com base em experimento feito no setor de beneficiamento de tecido plano em indústria brasileira.  2011-09-01 - Tags: processo de alvejamento