Language
home » têxtil » processo e tecnologia » acabamento, tingimento, estamparia e lavanderias

Acabamento, Tingimento, Estamparia e Lavanderias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Aplicação por spray traz novo paradigma ao tingimento

A tecnologia de tingimento por pulverização propõe uma abordagem sustentável para a indústria têxtil, especialmente para o segmento índigo denim.

A transição da indústria têxtil para um futuro mais sustentável, em particular a produção de denim, está se acelerando em todo mercado devido à pressão ambiental. Hoje, muitas empresas têxteis e designers de produto estão priorizando metas que conduzam a um processo mais otimizado, com redução no consumo de água, energia e outros recursos naturais.

Certamente, a fabricação de tecido denim para produção de jeans tem evoluído nos últimos anos, mas a maneira como o urdume de fios com tingimento índigo é realizada ainda apresenta desafios. Anunciada durante a ITMA Milano 2015, na Itália, a parceria entre o Grupo Dystar, um dos maiores grupos químicos do mundo, e a fabricante de máquinas RotaSpray GmbH, da Alemanha, resultou no lançamento do sistema Índigo Spray Dyeing, que se coloca como resposta para um beneficiamento têxtil mais ecológico. Denominado tecnologia de atomização, o RotoDyerTwin® é um novo processo de tingimento de fios de urdume que consiste em pulverizar os corantes nos fios, através de atomizadores rotativos.

Técnicas convencionais

Antes de detalhar o novo processo, vamos abordar o tingimento convencional, que ainda é adotado por muitas fábricas no mundo. Enquanto o corante índigo natural é seguro, o processo de tingimento que usamos hoje requer compostos redutores de enxofre para melhorar a absorção do corante e alcançar tons de azuis profundos. No entanto, alguns fabricantes de denim, depen- dendo do processo empregado, podem utilizar um volume ainda maior de água em sua produção. Ou seja, tudo o que se precisa para trabalhar em larga escala gera efeitos colaterais, como nos processos de tingimento com produtos quími- cos perigosos, desperdício de recursos, danos ambientais, além de incorporar altos custos nas instalações, para aliviar os impactos ambientais. A tecnologia de tingimento índigo está mudan- do, pois é impossível continuar com os antigos modelos de processos que exigem, todos os dias, milhares de litros de água para tingir a urdidura e o correspondente tratamento de águas residuais.

O mercado exige novas tecnologias para tingir fios de urdume com corante índigo, e novos métodos de produção sustentáveis visam impulsionar a indústria têxtil ao compromisso com o século XXI, baseado em tecnologia criativa, limpa e consciente.

Tingimento por Spray

A tecnologia de tingimento por pulverização é resultado da virtuosa cooperação das empresas RotaSpray Alemanha e DyStar Group. Ambas anunciaram uma solução de tingimento sem sal para a indústria do denim, com maior flexibilidade em relação ao tamanho dos lotes e aos efeitos especiais. A DyStar informa que a nova solução reduz a quantidade de sulfatos em até 95% e a demanda química de oxigênio em até 80%, se comparado ao tingimento com pó índigo e o agente redutor con- vencional hidrosulfito. Além disso, o processo reduz a descarga de resíduos das estações de tratamento de efluentes porque nenhum sal adicional é criado e isso também reduz o consumo de água e energia nos processos posteriores de lavanderia (vestuário).

Atualmente, a urdidura é tingida submergindo-se repetidamente os fios em grandes cubas de tinta. Ao pulverizar os corantes nos fios, através de atomizadores rotativos, já não é necessário preparar grandes depósitos de corantes e pro- dutos químicos. Os insumos não utilizados são armazenados até serem requisitados novamente.

Versatilidade é a chave

A inovadora máquina de tingimento RotoDyer® pode ser utilizada para tingir os fios do urdume, bem como para revestimento de tecidos, para se obter efeitos especiais, processos de fundo e cobertura com corantes de enxofre, juntamente com o tingimento de índigo. Esse sistema inovador abre novas possibilidades para o desenvolvimento de tecidos de moda e traz benefícios de sustentabilidade.

Os atomizadores rotativos (Figura 1) foram estabelecidos na indústria têxtil há várias décadas. No entanto, a tecnologia de pulverização exis- tente vem sendo utilizada principalmente para o umedecimento de têxteis. A otimização efetiva dos parâmetros de pulverização desta inovação tecnológica, obtida após muitos anos de expe- riência, resultou em um avanço no tingimento de tecidos denim e também no fio de urdidura. O salto tecnológico no aperfeiçoamento do tin- gimento por spray foi motivado, principalmente, pelas limitações tecnológicas dos métodos convencionais existentes, como “multicaixas” (slasher) e o tingimento de cabos (rope dye).

Principais Vantagens

É de se relevar que a tecnologia de pulverização por spray venha se aperfeiçoando ao longo dos últimos cinco anos, sendo cada vez mais absorvida pelo mercado têxtil por ser ecológica e, ao mesmo tempo, viável aos grandes produtores de denim. A ecologia é um fator importante na tecnologia spray da RotoDyer® (Figura 2). Entretanto, as principais vantagens desse novo processo são:

  • Alta flexibilidade em pequenos lotes;
  • Não há entrada de sujeira como gorduras, ceras, surfactantes residuais ou álcalis no licor de pulverização;
  • Aplicação da molécula de corante índigo no fio por atomizadores rotativos (discos);
  • O fio não está exposto a nenhum estresse mecânico causado pela espremedura (como no processo convencional). Logo, não há nenhuma alteração da estrutura do mesmo;
  • As quantidades dos restos dos banhos químicos, durante a troca de receita, descarregadas nas águas residuais são drasticamente reduzidas para apenas 48 litros;
  • Não é necessário nenhum gerenciamento complexo de tanques para reciclagem e reposição de banhos;
  • Mudança de receita simples (alterar a cor) com perda de fio de apenas 12 metros;
  • Apoio às Soluções de Sustentabilidade de Descarga Zero.

O coração do know-how na máquina para tingir os fios de urdume com índigo é o uso de químicos especiais e algoritmos que integram a velocidade angular (v) do rotor de pulverização, conjuntamente com o ângulo de pulverização e a velocidade do processo. A relação exata entre esses parâmetros não é conhecida; só se sabe que há algum tipo

de relação entre essas variáveis, de modo que não se pode alterar cada uma delas sem afetar os demais parâmetros.

Com base em algoritmos de controle, esses parâmetros levam aos seguintes pick-ups em fios de urdidura ou tecidos denim para oferecer a maior flexibilidade:

  • Aplicação mínima (MA) 12% - 35%, em acabamento de tecido denim;
  • Complemento 30% - 200% > índigo tingimento do fio da urdidura.

Com modificações de processo e layout nas máquinas RotoDyer®, além do tingimento por spray, podem ser realizados também revestimento índigo, reativo, enxofre, direto e pigmentos e, ainda, aplicação de agentes de fixação, produtos químicos de oxidação etc., podendo ser inte- grados nas linhas convencionais de tingimento “multicaixas” (slasher) ou cordas (rope dye).

Rentabilidade da indústria de vestuário

Além do benefício ambiental, há também um benefício no produto final. A tecnologia de tingimento por spray permite à indústria do denim dominar as flutuações das tendências de moda, produzindo pequenos lotes que ofereçam uma ampla gama de tecidos diferen- ciados em design e cor. A capacidade de produzir pequeno número de itens, com alta qualidade, e de vendê-los para a indústria de vestuário a preços razoáveis está causando uma revolução no fabuloso mercado do jeanswaer.

Conclusão

O principal objetivo a ser alcançado com essa tecnologia é a melhoria do processo de fabrica- ção de tecidos, tornando-o mais econômico e seguro para o meio ambiente. Essa abordagem permite à indústria de vestuário, por sua vez, desenvolver e comercializar produtos de nicho, com criatividade e diferenciação. O jeans não precisa, necessariamente, ser vendido aos milhares de unidades padrão para conquistar os mercados globais. A comercialização dessa nova tecnologia – tingimento por spray – tem potencial para reduzir significativamente o impacto ambiental da indústria de denim, desde o tingimento do fio até o processo de lavanderia, conservando o meio ambiente, economizando água e outros recursos. O tingimento por pulverização índigo já está sendo aplicado na produção em escala na Turquia, Índia e Paquistão. Na América do Sul, os primeiros contatos já foram realizados no mercado brasileiro e está prevista a instalação das primeiras unidades no segundo semestre de 2019. 

* Engenheiro e consultor da Spratex Partners Ltda., empresa representante da RotaSpray GmbH no Brasil. wa.urban@hotmail.com

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição por: Walter Alvarez.
Publicado em Textília Têxteis Interamerianos - ed.111

Data de publicação: 05/02/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Jeanologia introduz sustentabilidade da produção têxtil ao vestuário
O novo conceito começa na fase de desenho porque, na visão da Jeanologia, para alcançar uma produção sustentável no produto final é imprescindível considerar o impacto ambiental ao longo do desenvolvimento do produto. Essa transformação envolve toda a cadeia de abastecimento e tem como objetivo conseguir que o acabamento 5.Zero seja padrão na indústria de denim, melhorando o look e a qualidade do produto com um custo neutro.  2019-05-24 - Tags: jeanologia acabamento lavanderia sustentabilidade demo center lavanderia 5 ponto zero sustentabilizacao

Impressão digital com pigmentos: uma iniciativa notável
A partir de pesquisas de campo, trazemos um panorama de como anda a impressão digital têxtil com tintas pigmentadas no mercado brasileiro.  2019-02-05 - Tags: impressao colorida estamparia textil evoluçao historica impressao digital.

Aplicação por spray traz novo paradigma ao tingimento
A tecnologia de tingimento por pulverização propõe uma abordagem sustentável para a indústria têxtil, especialmente para o segmento índigo denim.  2019-02-05 - Tags: tingimento textil spray tecnologia inovaçao rotaspray dystar group.

Aplicação da norma NR-12 em máquinas do processo têxtil
Pesquisa de campo identifica que um dos principais desafios à implementação da norma regulamentadora é o impacto custo x produtividade.  2018-11-05

Novo modelo de cálculo do fator de cobertura para malhas (parte 2)
Com este experimento, busca-se validar o modelo IPC proposto para aplicação nas mais variadas estruturas de malhas.  2018-11-05 - Tags: calculo textil fio malharia ipc desenvolvimento malhas grosberg

O vasto universo de oportunidades da impressão digital
A ponta mais visível do iceberg da indústria da moda é a impressão digital, que está a caminho dos 10% do volume da estamparia convencional.  2018-11-05 - Tags: impressao digital oportunidades digital textil industria da moda estamparia convencional estamparia

ITMA 2015: colorimetria e estamparia digital
A ITMA 2015 foi palco da eletrônica em todo e qualquer canto. As tecnologias tradicionais não mudaram, mas tudo está se tornando automatizado, da modesta cabine de luz à mais sofisticada impressora digital. Apesar do desenvolvimento inegável, não apareceram grandes ou surpreendentes novidades. Em comparação com a ITMA 2011, onde foram anunciadas a primeira cabine de luz computadorizada e a primeira impressora “single pass”, nada tão revolucionário foi revelado. Todas as tecnologias convencionais, incluindo também a estamparia digital, deram um grande passo para tornar a indústria têxtil ainda mais moderna.  2016-08-09 - Tags: estamparia digital colorimetria itma 2015 senai cetiqt quimica têxtil

Características de durabilidade, conforto e custo de tingimentos realizados com o sistema fast finishing
Uma comparação de desempenho do processo color fast finishing com processo tradicional de pad batch do ponto de vista de custo, sustentabilidade, durabilidade e conforto.  2015-08-08 - Tags: textilia 97 analise acabamento tingimento sistema fast finishing pad batch sustentabilidade

Substâncias nocivas em artigos têxteis
A crescente preocupação com as substâncias químicas tóxicas presentes em artigos têxteis e as ações em andamento sobre o assunto.  2014-09-03 - Tags: textilia 93 substancia quimica artigos texteis toxina

As outras questões envolvidas na qualidade da estampa digital
A importância do cuidado com as operações relativas às matérias e suas características e os respectivos processo de preparação visando a uma estampa digital de qualidade.  2014-06-18 - Tags: beneficiamento textilia 92 estampa digital

Tingimento ecológico do poliéster e misturas
Autor sugere métodos para tingir fibras mistas com corantes dispersos, sem agredir o ambiente. Uma opção é o tratamento oxidativo.  2013-01-15 - Tags: poliester

Tendências para impressoras digitais
Na ITMA 2011, observou-se um aumento acentuado da velocidade das máquinas, associada à melhor relação custo-benefício.  2012-09-25 - Tags: espanha itma

Inovações para o enobrecimento têxtil
Artigo mostra os principais aspectos tecnológicos e os desenvolvimentos em corantes e auxiliares observados na ITMA 2011.  2012-09-24 - Tags: itma itma 2011

Defeitos da estamparia têxtil: causas e soluções
Os desenhos dão cor, estilo e originalidade aos tecidos, porém, sua qualidade depende de tecnologia e cuidados na hora de estampar.  2012-07-06 - Tags: estamparia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: ramosa economia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: .

Plasma e quitosana: tratamento de PA 6.6
Propriedades de superfícies, como hidrofilidade, podem favorecer processos de acabamento têxtil.  2011-09-14 - Tags: quitosana

Fio vaporizado para malharia
Testes mostram que a qualidade da malha de algodão aumenta.  2011-09-13 - Tags: qingdao

Estamparia digital com pigmentos
O uso correto de amaciantes e fixadores agrega valor ao tecido e evita adição de matérias-primas nocivas.  2011-09-06 - Tags: bttg

Otimização no processo de alvejamento
Estudo elaborado com base em experimento feito no setor de beneficiamento de tecido plano em indústria brasileira.  2011-09-01 - Tags: processo de alvejamento