Language
home » têxtil » processo e tecnologia » acabamento, tingimento, estamparia e lavanderias

Acabamento, Tingimento, Estamparia e Lavanderias

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Alternativas para enfrentar a concorrência (2)

Na última parte do artigo, mostraremos as vantagens dos acabamentos antibacterianos e repelentes para têxteis.
 

 

Na edição anterior, chamamos a atenção para a importância dos acabamentos especiais como forma de diferenciação dos artigos têxteis. A grande pergunta que se faz hoje ao mercado, cada vez mais globalizado e competitivo, é: Como fazer para tornar o meu produto atrativo e atender aos consumidores que vêm exigindo novidade?

Apresentamos como sugestões os acabamentos contra raios ultravioleta, que têm se mostrado eficientes para roupas infantis, de banho e esportivas e os acabamentos com retardante de chama (proteção ignífuga) aplicados a roupas de uso nas áreas onde se manejam substâncias inflamáveis e explosivas como, por exemplo, plataformas petrolíferas, postos de gasolina, indústria química, entre outras.

Vamos falar agora do acabamento contra a proliferação de bactérias, que vem ganhando mercado graças à produção de fibras especiais para este fim.

A causa primária do odor em nosso corpo é a decomposição dos componentes do suor por microorganismos que liberam um cheiro desagradável e que normalmente compõe-se de:

? Ácido acético

? Ácido valérico

? Ácido hexanóico e

? Trimetilaminas

Onde se localizam as bactérias em nosso corpo?

Este é um importante acabamento destinado a todos os artigos têxteis, com as mais diversas utilizações. Ele oferece proteção apropriada à pele para uma ótima higiene (Tabela 1). O acabamento com um bacteriostático inibe o crescimento de bactérias, prevenindo o odor microbial e oferecendo proteção higiênica para inúmeras áreas.

Conhecemos certamente as inconveniências do famoso pé-de-atleta (chulé) ou do excessivo suor das axilas. Para entendermos bem a necessidade deste tipo de acabamento e o importante diferencial para os nossos artigos, examine na Tabela 2, o crescimento de bactérias em meias com o decorrer das horas de utilização.

Na Tabela 3, observa-se a inibição de crescimento de bactérias na placa da direita, contra a placa da esquerda, que não possui o tecido tratado com este produto.

 

 

Onde mais poderemos utilizá-lo?

Temos uma demanda em franco crescimento para têxteis com proteção higiênica para os seguintes usos finais:

? uso esportivo

? camisas e blusas

? entretelas

? meias

? roupa íntima

Na área de higiene industrial:

? roupas de trabalho e tecidos para as indústrias alimentícia e farmacêutica

? filtros para condicionadores de ar

? filtros em geral

? limpadores a vácuo

Nas áreas de higiene hospitalar e higiene para roupa de trabalho:

? roupas de cama

? forro de colchão

? proteção bucal (odontologia)

? gases, bandagens e esparadrapos

? roupas e tecidos para centro cirúrgico

? roupas e tecidos para laboratórios de análises clínicas

? roupas e tecidos para clínicas odontológicas

Os resultados da utilização deste tipo de acabamento são muito claros. Obtém-se um artigo (por exemplo, meias e roupas íntimas) agradável ao uso, que oferece proteção higiênica e evita o indesejável odor por microorganismos, ou seja, um excelente diferencial para nossos artigos!

Acabamentos repelentes para a preservação têxtil e proteção pessoal

Imagine o sofá sempre com o aspecto de novo desde a compra até sua troca. Ou ainda aquela toalha de mesa sem as manchas de óleo, café e condimentos. Ou o seu terno sempre impecável? Hoje, pode-se aplicar acabamentos que causem uma grande diferenciação frente aos concorrentes.

As pessoas estão a cada dia mais exigentes com a qualidade do que compram. Elas observam que é muito mais vantajoso pagar um pouco mais em um artigo com uma diferenciação positiva, porque este custo é automaticamente diluído pelo período de uso. Sem contar que, ao longo de seu período de vida útil, o produto permanecerá como novo.

Os belíssimos tecidos de base jacquard para móveis, por exemplo, mostram um diferencial de estrutura e desenho que é muito procurado pelo consumidor final, o qual está disposto a pagar por aquele artigo. Porém a beleza destes artigos podem durar pouco se ocorrerem manchas de café, vinho, etc. Por isso, necessitam de uma proteção à altura de sua beleza, já que possuem um preço elevado. As figuras ao lado mostram algumas das muitas situações dentre as quais poderemos utilizar a proteção para o artigo têxtil, prolongando assim sua vida útil.

No caso de tecidos técnicos, é muito importante salientar que este acabamento é utilizado para proteger o usuário contra agentes químicos e biológicos (álcalis, ácidos, defensivos agrícolas, microorganismos, etc.). Serve também para vestimentas de uso hospitalar (por exemplo roupas de centros cirúrgicos) e roupas domésticas.

Para citar um exemplo, imaginemos aquela camiseta branquinha de seu filho protegida contra sucos, sujeiras, etc. O que realmente estraga a roupa é a agressividade das lavagens diárias (com detergentes bastante alcalinos). Se tivermos um tecido protegido contra tudo o que já citamos, naturalmente não necessitaremos de lavagens agressivas, o que irá preservar a roupa como nova até seus últimos dias. Isto é realmente um grande diferencial para os atuais artigos e leva o cliente, cada vez mais exigente, a fazer sua opção pela compra de um produto que vale quanto paga.

Acabamento hidrófilo para artigos 100% sintéticos e suas misturas

Sabemos da baixa absorção de umidade das fibras sintéticas como o PES, PA, PUE. Muitas vezes, este fator impede a combinação ou mistura destas fibras, por prejudicar enormemente o conforto do uso das roupas confeccionadas.

Com as novas tecnologias de produtos de acabamento, dispomos atualmente de artigos que compensam esta absorção de umidade por via química e conferem aos materiais 100% sintéticos, absorção de água similar a um tecido 100% natural, tornando a fibra sintética mais confortável.

Neste acabamento de fibras sintéticas, a hidrofilidade conferida ao substrato têxtil confeccionado permanece, mesmo após inúmeras lavagens. Certamente, o cliente terá preferência por um produto que proporcione maior conforto de uso. Mais uma vez é possível diferenciar com vantagem nosso artigo dos que existem hoje no mercado.

Enfim, esta série de sugestões poderá ser ampliada quando usarmos nossa criatividade com o objetivo de oferecermos uma diferenciação ao artigo que produzimos. Nunca deveremos esquecer que nosso atual cliente não é mais o mesmo de alguns anos atrás. O novo perfil do consumidor é aquele que preza por seu dinheiro e não compra algo para durar um mês, ou seja, uma roupa que perca a cor ou o toque na primeira lavada e que, por causa de uma mancha de mostarda, deva ser jogada fora.

O consumidor moderno é aquele que exige uma etiqueta de garantia do produto e reclama por seus direitos. É aquele que preserva sua saúde, se interessa por novos benefícios, tem consciência da compra e gosta de novidades.

 
 
 
 
 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Jefferson Zomignan Coordenador de Marketing - Pedro Carlos Gomes Especialista técnico, ambos da Fabric Finishing América Latina. CIBA - Especialidades Químicas

Data de publicação: 01/10/1997

Conteúdo relacionado


Jeanologia introduz sustentabilidade da produção têxtil ao vestuário
O novo conceito começa na fase de desenho porque, na visão da Jeanologia, para alcançar uma produção sustentável no produto final é imprescindível considerar o impacto ambiental ao longo do desenvolvimento do produto. Essa transformação envolve toda a cadeia de abastecimento e tem como objetivo conseguir que o acabamento 5.Zero seja padrão na indústria de denim, melhorando o look e a qualidade do produto com um custo neutro.  2019-05-24 - Tags: jeanologia acabamento lavanderia sustentabilidade demo center lavanderia 5 ponto zero sustentabilizacao

Impressão digital com pigmentos: uma iniciativa notável
A partir de pesquisas de campo, trazemos um panorama de como anda a impressão digital têxtil com tintas pigmentadas no mercado brasileiro.  2019-02-05 - Tags: impressao colorida estamparia textil evoluçao historica impressao digital.

Aplicação por spray traz novo paradigma ao tingimento
A tecnologia de tingimento por pulverização propõe uma abordagem sustentável para a indústria têxtil, especialmente para o segmento índigo denim.  2019-02-05 - Tags: tingimento textil spray tecnologia inovaçao rotaspray dystar group.

Aplicação da norma NR-12 em máquinas do processo têxtil
Pesquisa de campo identifica que um dos principais desafios à implementação da norma regulamentadora é o impacto custo x produtividade.  2018-11-05

Novo modelo de cálculo do fator de cobertura para malhas (parte 2)
Com este experimento, busca-se validar o modelo IPC proposto para aplicação nas mais variadas estruturas de malhas.  2018-11-05 - Tags: calculo textil fio malharia ipc desenvolvimento malhas grosberg

O vasto universo de oportunidades da impressão digital
A ponta mais visível do iceberg da indústria da moda é a impressão digital, que está a caminho dos 10% do volume da estamparia convencional.  2018-11-05 - Tags: impressao digital oportunidades digital textil industria da moda estamparia convencional estamparia

ITMA 2015: colorimetria e estamparia digital
A ITMA 2015 foi palco da eletrônica em todo e qualquer canto. As tecnologias tradicionais não mudaram, mas tudo está se tornando automatizado, da modesta cabine de luz à mais sofisticada impressora digital. Apesar do desenvolvimento inegável, não apareceram grandes ou surpreendentes novidades. Em comparação com a ITMA 2011, onde foram anunciadas a primeira cabine de luz computadorizada e a primeira impressora “single pass”, nada tão revolucionário foi revelado. Todas as tecnologias convencionais, incluindo também a estamparia digital, deram um grande passo para tornar a indústria têxtil ainda mais moderna.  2016-08-09 - Tags: estamparia digital colorimetria itma 2015 senai cetiqt quimica têxtil

Características de durabilidade, conforto e custo de tingimentos realizados com o sistema fast finishing
Uma comparação de desempenho do processo color fast finishing com processo tradicional de pad batch do ponto de vista de custo, sustentabilidade, durabilidade e conforto.  2015-08-08 - Tags: textilia 97 analise acabamento tingimento sistema fast finishing pad batch sustentabilidade

Substâncias nocivas em artigos têxteis
A crescente preocupação com as substâncias químicas tóxicas presentes em artigos têxteis e as ações em andamento sobre o assunto.  2014-09-03 - Tags: textilia 93 substancia quimica artigos texteis toxina

As outras questões envolvidas na qualidade da estampa digital
A importância do cuidado com as operações relativas às matérias e suas características e os respectivos processo de preparação visando a uma estampa digital de qualidade.  2014-06-18 - Tags: beneficiamento textilia 92 estampa digital

Tingimento ecológico do poliéster e misturas
Autor sugere métodos para tingir fibras mistas com corantes dispersos, sem agredir o ambiente. Uma opção é o tratamento oxidativo.  2013-01-15 - Tags: poliester

Tendências para impressoras digitais
Na ITMA 2011, observou-se um aumento acentuado da velocidade das máquinas, associada à melhor relação custo-benefício.  2012-09-25 - Tags: espanha itma

Inovações para o enobrecimento têxtil
Artigo mostra os principais aspectos tecnológicos e os desenvolvimentos em corantes e auxiliares observados na ITMA 2011.  2012-09-24 - Tags: itma itma 2011

Defeitos da estamparia têxtil: causas e soluções
Os desenhos dão cor, estilo e originalidade aos tecidos, porém, sua qualidade depende de tecnologia e cuidados na hora de estampar.  2012-07-06 - Tags: estamparia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: ramosa economia

Otimização em processos de rama
Um panorama das configurações, acessórios, produtividade e economia energética neste importante equipamento têxtil  2012-07-02 - Tags: .

Plasma e quitosana: tratamento de PA 6.6
Propriedades de superfícies, como hidrofilidade, podem favorecer processos de acabamento têxtil.  2011-09-14 - Tags: quitosana

Fio vaporizado para malharia
Testes mostram que a qualidade da malha de algodão aumenta.  2011-09-13 - Tags: qingdao

Estamparia digital com pigmentos
O uso correto de amaciantes e fixadores agrega valor ao tecido e evita adição de matérias-primas nocivas.  2011-09-06 - Tags: bttg

Otimização no processo de alvejamento
Estudo elaborado com base em experimento feito no setor de beneficiamento de tecido plano em indústria brasileira.  2011-09-01 - Tags: processo de alvejamento