Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

The LYCRA Company reforça ações de economia circular no setor têxtil

A The Lycra Company lançou os seus primeiros fios feitos 100% de resíduos têxteis. Os fios sustentáveis Coolmax® EcoMade e Thermolite® EcoMade resultam de uma colaboração estratégica com a Itochu Corporation, uma empresa japonesa de comércio e desenvolvimento de negócios internacionais, com força nos setores relacionados ao consumidor final, incluindo o setor têxtil. Os novos fios passam a associar os seus atributos principais de desempenho de resfriamento e aquecimento, respectivamente, à sustentabilidade, em busca de uma necessidade crítica da indústria têxtil global.

“A sustentabilidade se baseia na crença de que, para ter um negócio saudável, precisamos ter um planeta saudável”, com essa declaração, o Chief Executive Officer da The Lycra Company, Julien Born, resume a proposta da fabricante de soluções em fios e tecnologia e primeiro elo da cadeia da moda, em relação à sustentabilidade e à economia circular. Esses fios são os primeiros de uma série de inovações em que a empresa está trabalhando com base na reciclagem de têxteis e vestuário.  É um processo único de despolimerização e refino, usado para converter os resíduos têxteis, que consistem em sobras da produção de fabricantes de roupas, em fibras com propriedades comparáveis ao poliéster virgem.

Os fios Coolmax® e Thermolite® originais já vinham sendo feitos a partir de matérias-primas recicladas de garrafas PET por muitos anos. Agora, a The Lycra Company continuará oferecendo esses produtos em paralelo com os fios feitos de resíduos têxteis.

As ações ambientais da empresa têm se intensificado nos últimos anos. Desde 2008, foi implementado o Planet Agenda, um programa que apresenta o compromisso da companhia com a sustentabilidade de seus processos operacionais e de produção, englobando todos os aspectos do negócio da empresa. Em sintonia com as tendências do conjunto de práticas de ESG (environmental, social and governance), que são diretrizes globais de produção das grandes corporações, o programa "Planet Agenda" estabelece três ambições de sustentabilidade: Excelência na Fabricação para minimizar o impacto ambiental, conservando recursos, reduzindo emissões e eliminando desperdício em suas fábricas; Sustentabilidade de Produtos com a oferta de produtos competitivos que satisfaçam as necessidades dos mercados de vestuário usando menos recursos além de melhorar o desempenho ambiental de todos os tecidos; e Responsabilidade Corporativa, protegendo a saúde e a segurança dos trabalhadores e comunidades.

Consumidor consciente

As ações da The Lycra Company vão ao encontro das demandas dos consumidores. Em pesquisa encomendada pela Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - em relação às mudanças de valores pós-pandemia, foi verificado que o consumidor está mais consciente. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que passarão a valorizar mais marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis. Da mesma forma, pesquisa da consultoria McKinsey, realizada durante a pandemia, também aponta que, mais de três em cada cinco consumidores disseram que o impacto ambiental é um fator importante na tomada de decisões de compra. Um outro estudo, do Business of Fashion, chamado State Fashion 2021, aponta que a economia circular no setor têxtil é fundamental. Isso porque a produção de roupas está crescendo 2,7% ao ano e menos de 1% dos produtos são reciclados em novas roupas. Além disso, 25% das roupas não são vendidas.

Segundo a vice-presidente para a América do Sul da The Lycra Company, Adriana Morasco, nesta retomada da economia ficou evidente que os consumidores estão mais conscientes. “A pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo. O lançamento do fio Lycra® Ecomade, o primeiro fio da empresa fabricado com 20% de material reciclado pré-consumo foi um sucesso global e já esta disponível ao consumidor brasileiro”. Segundo Adriana, há uma crescente demanda no mercado têxtil por produtos com mais qualidade. “A busca por roupas com a etiqueta Lycra® vem aumentando em função da qualidade e conforto que o o fio e suas tecnologias conferem ao vestuário e durabilidade está diretamente ligada à sustentabilidade”.

A indústria, que consome fios têxteis para produzir tecidos, malhas e vestuário, confirma a exigência dos seus clientes por produtos sustentáveis. “Acelerada pela pandemia e pela consciência em consumir melhor, vemos crescer cada vez mais a demanda de marcas e magazines para o desenvolvimento de coleções com produtos mais sustentáveis. Em 2020, lançamos com a Vicunha Têxtil artigos para o segmento de jeanswear. Já com as malharias Kalimo, Berlan Têxtil e Santaconstância foram desenvolvidos artigos para lingerie, fitness, moda praia e “ready-to-wear, todos com fio Lycvra® EcoMade. Recentemente, lançamos uma coleção cápsula fitness em parceria com a Riachuelo e muitas outras colaborações estão previstas para o decorrer do ano”, declara a gerente de marketing da The Lycra Company, Maria Luiza Amaro.

Vantagens

Além de garantirem conforto e liberdade de movimento, as roupas com fio Lycra® fazem com que as peças não percam a forma e durem mais, evitando descartes. Outro exemplo é o fio Lycra® XTRA Life™, que proporciona maior durabilidade para as peças. No caso de beachwear, este produto possibilita que as peças resistam até 10 vezes mais em contato com o cloro da piscina do que um elastano convencional, evitando a aparência de desgaste após muitas lavagens. “Ao comprar roupas mais duráveis e usando-as por mais tempo, podemos reduzir significativamente o impacto ambiental”, diz a diretora de Sustentabilidade da The Lycra Company, Jean Hegedus. Segundo ela, o estudo World Resources Action Programme aponta que estender a vida útil das roupas por apenas nove meses já ajuda a reduzir a emissão de carbono, o uso de água e geração de resíduos em até 10%.

Outras ações

A empresa decidiu continuar apostando na inovação aberta e participar da segunda rodada do Fashion Hub, um programa para que grandes players de mercado se abram para as rápidas transformações no setor da moda. Por meio de mapeamento de desafios tecnológicos do setor e de parcerias com startups e cientistas, as empresas terão a oportunidade de desenvolver novas soluções que impactarão positivamente os seus negócios. Lycra Company foi uma das parceiras da 1.ª rodada do evento e, baseada nos princípios da economia circular, buscava novas aplicações para a solução polimérica de poliuretano e os resíduos de fibras de elastano que, em ambos os casos, possuem ingredientes que podem aditivar outros materiais. Também buscava encontrar novos destinos para resíduos de produção alinhados com a política de sustentabilidade e que possam ser rentáveis para a empresa. Nesse processo, a Âmago Soluções Têxteis trouxe uma alternativa mais limpa e viável de reciclagem. Já a Aterra Ambiental pensou em um marketplace de resíduos.

A The Lycra Company também conta com outras iniciativas de sustentabilidade na produção e na logística. Por meio de soluções de engenharia, a fábrica em Paulínia, no interior de São Paulo, conseguiu reduzir em aproximadamente 40% o consumo de filme plástico em embalagens, já na logística de transporte, a empresa também tem avançado por meio da otimização da entrega das cargas aos clientes (maior quantidade de cargas por quilometro rodado) e na devolução de contêiner, com o recebimento de um tanque de cada vez, mas devolução de dois por vez. Com essas ações, The Lycra Company já reduziu substancialmente a emissão de dióxido de carbono (CO₂). De 2017 para 2019 foram menos 194.135 km rodados, o que equivale à redução de 116 toneladas de CO₂ que deixou ser emitido pelo diesel que não foi queimado.

Certificações

O fio Lycra® EcoMade, que utiliza material reciclado pré-consumo em 20% de sua composição, é certificado pela Global Recycled Standard (GRS), que verifica o material reciclado e o rastreia desde a origem até o produto final. O GRS inclui rígidos requisitos sociais, ambientais e químicos. Além disso, em janeiro deste ano, 25 produtos da The Lycra Company obtiveram os Certificados de Saúde de Material no Nível Ouro do Cradle to Cradle Products Innovation Institute, o que reforça o compromisso da empresa com a transparência, sustentabilidade e segurança. Válido por dois anos, o certificado ajuda os fabricantes a afirmarem a transparência na matéria-prima utilizada em seus produtos e em toda cadeia de abastecimento, substituindo produtos químicos de risco por mais seguros e adotando uma química cada vez mais verde.

A empresa também acaba de concluir o Higg Facility Environmental Module (FEM), ou Módulo Ambiental da Instalação Higg (em português), que consiste na autoavaliação em todos os seis locais de fabricação da fibra Lycra®. O impacto robusto da avaliação - que analisa os sistemas de gestão ambiental, uso de energia, emissões, água uso, águas residuais e gestão de resíduos e produtos químicos no nível da instalação – ajuda as fabricas a buscarem estabelecerem uma melhoria contínua no âmbito ambiental. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Inova.etc
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 16/07/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Setor têxtil argentino promete investimentos em troca de benefícios fiscais
Marcelo Arabolaza, gerente geral da Santista Argentina, localizada na província de Tucumán, em comunicação à Rádio Prensa, informou que: "Apesar da situação atual (do país) em nível nacional, o setor vive um momento muito positivo”. O executivo têxtil garantiu que o setor vai investir um valor próximo de 60 milhões de dólares entre 2022 e 2023 e que esses investimentos, por sua vez, gerariam entre 500 e 600 empregos.  2022-08-10

Archroma adquire o negócio de Efeitos Têxteis da Huntsman Corporation
Archroma, líder global em especialidades químicas e soluções sustentáveis e a empresa de investimento privado SK Capital Partners (“SK Capital”), com sede nos EUA, anunciaram a celebração de um acordo definitivo para adquirir o negócio de Efeitos Têxteis (Textile Effects) da Huntsman Corporation.  2022-08-10

Encomendas de máquinas têxteis italianas registram queda no segundo semestre
No segundo trimestre de 2022, o índice de pedidos de máquinas têxteis, elaborado pelo Departamento de Pesquisa da Acimit - Associação Italiana de Fabricantes de Máquinas Têxteis, registrou uma queda acentuada em relação ao período de abril a junho de 2021 (-30%). Em valor absoluto, o índice ficou em 101 pontos (base 2015 = 100). A redução das encomendas foi particularmente acentuada no mercado interno, onde a comparação com o mesmo período de 2021 indica -71%.  2022-08-08

Archroma lança Color Atlas para acesso aberto em software de design para moda, vestuário e têxteis
Archroma, líder global em especialidades químicas para soluções sustentáveis, anunciou que as 5.760 referências de cores de sua biblioteca Color Atlas estarão disponíveis no formato de arquivo ASE para acesso aberto aos usuários da maioria dos softwares de design para moda, vestuário e têxteis . Com isso, designers e estilistas têm acesso aberto à maior biblioteca de cores para algodão e poliéster.  2022-07-26

Europa planeja implementar circularidade de poliéster têxtil
“Acelerando a Circularidade Europa” está entrando em sua primeira fase de testes, que se concentrará em matérias-primas têxteis de poliéster pós-consumo e pós-industrial como fontes para produção de novas fibras recicladas mecanicamente e quimicamente. “Nosso objetivo com os testes de poliéster têxtil é demonstrar sistemas circulares em escala para que nossos participantes possam realmente demonstrar a viabilidade de seus processos.”, comenta Karla Magruder, fundadora e presidente da Accelerating Circularity.  2022-07-25

Loepfe mantém fidelidade e transparência na entrega de seus produtos
Apesar dos relatórios diários de problemas na cadeia de suprimentos global, a Loepfe Brothers Ltd. supera a incerteza do mercado para continuar atendendo as expectativas dos clientes. A empresa relata que os pedidos estão sendo entregues no prazo, mantendo-se como um parceiro confiável dentro do ambiente de negócios ainda muito incerto. A Loepfe considera a comunicação transparente e a abordagem colaborativa como principais fatores de sucesso.  2022-07-21

Techtextil e Texprocess 2022 se mantém como referências em feiras têxteis orientadas para o futuro
As feiras internacionais Techtextil e Texprocess, realizadas em Frankfurt, de 21 a 24 de junho, focaram em sustentabilidade e inovações. Ficou claro, mais uma vez que, que o mundo têxtil está mudando rapidamente e há uma imensa necessidade de investimento em tecnologia. Soluções e processos inovadores também foram revelados na famosa cerimônia do Prêmio de Inovação, que consagrou 13 vencedores de sete categorias.  2022-07-19

Epson ajuda a impulsionar o empreendedorismo na impressão digital
A Epson, líder global em impressão e projeção de imagens, é a nova parceira tecnológica da rede Criativando, franquia especializada na produção de papéis de parede personalizados e sob medida. Com mais de mil opções de layout que podem ser personalizados, os clientes podem contar com recursos interativos, através de papeis de parede com realidade aumentada que contam histórias ou auxiliam na alfabetização, ainda com opção "lousa" onde é possível rabiscar, fazer anotações ou pintar no próprio papel, artes licenciadas por designers renomados nacional e internacionalmente em formato exclusivo, ainda desenvolver criações personalizadas para seu ambiente ou negócio.  2022-07-15

Hércules lança uniforme em aramida para bombeiro que facilita troca de calor e respirabilidade
A Hércules, empresa do grupo Ansell, especializada no desenvolvimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) lança uma nova linha de vestimenta para bombeiros, a partir de critérios como inovação, segurança, conforto e custo-benefício. O traje 2 em 1 para resgate, é um equipamento multiuso, mais leve, projetado para garantir a eficiência e facilitar o trabalho oferecendo praticidade e possibilidade de atuação em ambientes urbanos e florestais.  2022-07-13

Empresas brasileiras estimam US$2,7 milhões em novos negócios em máquinas têxteis
As principais novidades sobre o setor internacional de máquinas têxteis foram o foco da Simatex 2022. A feira, ocorrida entre 30 de maio e 2 de junho em Buenos Aires, Argentina, contou com aproximadamente 200 expositores em uma área de 12 mil metros quadrados. Na ocasião, companhias brasileiras apresentaram os principais destaques de produtos para acabamento têxtil, tecidos de malha, corantes e produtos químicos, softwares, reciclagem e serviços para a indústria no estande coletivo do Programa Brazil Machinery Solutions (BMS).  2022-06-21

Lotustex Textile encomenda o primeiro Karl Mayer Link-Matic
A Lotustex Textile, fabricante de denim sediada no Egito, fundada em 2019, foi a primeira empresa a investir no inovador sistema Link-MaticC® , solução de automação da Karl Mayer, para a amarração automática dos lotes na máquina Prodye®-S índigo e na máquina de dimensionamento Prosize. Com o investimento, a Lotustex Textile espera uma flexibilidade significativa na produção de tecidos e redução de custos. A data de entrega da nova aquisição é novembro de 2022.  2022-06-20

ITMA lança plataforma de negócios online para conectar comunidade têxtil global
Foi lançada pelo Cematex – Comitê Europeu de Fabricantes de Máquinas Têxteis e proprietário da ITMA 2023 – a maior feira de máquinas têxteis do mundo - uma plataforma de busca online que permite aos participantes fazer conexões, interagir com tecnologias e soluções e compartilhar ideias. A exposição física será realizada no Fiera Milano Rho, em Milão, de 8 a 14 de junho de 2023.  2022-06-08

Brasil importou mais de 140 toneladas de cânhamo de 1999 a 2021
A Kaya Mind, primeira empresa brasileira especializada em dados e inteligência de mercado no segmento da cannabis e de seus periféricos, realizou um estudo inédito que analisa a demanda por cânhamo, planta pertencente à espécie Cannabis sativa L., no Brasil de 1999 a 2021.  2022-06-01

Showroom inédito no Brasil traz experiência de fábrica têxtil com inovações testadas na prática
Ser um espaço democrático de conexão, network e experiências do universo têxtil, marcado pela modernidade. É com essas qualidades, aliadas à sustentabilidade, que o TEXperience Eco Factory chega para ser um novo ponto de referência no país quando o assunto é inovação no segmento têxtil.  2022-05-30

Máquinas têxteis italianas registra queda nos pedidos do primeiro trimestre
O índice de pedidos de máquinas têxteis para o primeiro trimestre de 2022, processado pela Acimit, a Associação dos Fabricantes de Máquinas Têxteis Italianas, apresenta uma ligeira queda (-4%) em relação ao mesmo período de janeiro a março de 2021. Em valor absoluto, o índice ficou em 117 pontos (base: 2015 = 100). No mercado doméstico, as encomendas recuaram 22%, enquanto no exterior o declínio foi mais contido (-2%).  2022-05-27

Galileu Tecnologia ganha agilidade nos processos com sistema da Ellevo
De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção (Abit), o Brasil está entre os cinco maiores produtores e consumidores de denim e entre os quatro de malhas do mundo e também se destaca nos segmento de vestuário, produzindo milhões de toneladas em volume anualmente. Entre as empresas que distribuem maquinário para este setor, está a Galileu Tecnologia. Localizada em Blumenau (SC), a empresa comercializa máquinas de corte, enfestadeiras e softwares para a indústria têxtil/confecção.  2022-05-25

O potencial da convergência com o desbloqueio dos padrões sociais
A Standard Convergence Initiative (SCI) é uma iniciativa da Federação Internacional do Vestuário (IAF) e da Federação Internacional dos Fabricantes Têxteis (ITMF) com o objetivo de ter padrões únicos de terceira parte e marca/varejista padrões próprios alinhados em quatro áreas-chave para ajudar a combater a crescente fadiga de auditorias no setor têxtil e calçadista.  2022-05-23

Duas propostas importantes para ampliar a competitividade
Um dos fatores mais prejudiciais à competitividade das indústrias e das empresas brasileiras de todos os setores refere-se à burocracia, à complexidade e aos custos excessivos da documentação relativa aos negócios, contratos e apresentação de garantias para distintos fins, dentre eles a obtenção de crédito no mercado financeiro. Considerando tais dificuldades, são importantes duas proposições em tramitação no Congresso Nacional.  2022-05-19

Texneo é primeira empresa têxtil a utilizar malhas com biomida
A Texneo é pioneira no uso da fibra de bioamida (feita de milho) no país. Com isso corrobora sua atuação com matérias-primas sustentáveis e eleva a empresa a um patamar muito interesse no que se trata de cuidado com bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade.  2022-05-03

Delta Máquinas apresenta preparadora de tecidos durante a Expoprint 2022
A Delta Máquinas participou da Expoprint - realizada de 5 a 9 de abril e considerado um dos mais importantes eventos para a indústria da moda -, junto com o parceiro comercial DiskPrint e destacou as vantagens da PID 100, lançada no último ano. A máquina é uma das novidades do portfólio da empresa, com características exclusivas para facilitar e agilizar o processo de impressão digital. Além de preparar os tecidos, em um processo de pré-tratamento com a aplicação do primer, a solução também realiza a termofixação do pigmento na pós-impressão.  2022-04-25