Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

The LYCRA Company reforça ações de economia circular no setor têxtil

A The Lycra Company lançou os seus primeiros fios feitos 100% de resíduos têxteis. Os fios sustentáveis Coolmax® EcoMade e Thermolite® EcoMade resultam de uma colaboração estratégica com a Itochu Corporation, uma empresa japonesa de comércio e desenvolvimento de negócios internacionais, com força nos setores relacionados ao consumidor final, incluindo o setor têxtil. Os novos fios passam a associar os seus atributos principais de desempenho de resfriamento e aquecimento, respectivamente, à sustentabilidade, em busca de uma necessidade crítica da indústria têxtil global.

“A sustentabilidade se baseia na crença de que, para ter um negócio saudável, precisamos ter um planeta saudável”, com essa declaração, o Chief Executive Officer da The Lycra Company, Julien Born, resume a proposta da fabricante de soluções em fios e tecnologia e primeiro elo da cadeia da moda, em relação à sustentabilidade e à economia circular. Esses fios são os primeiros de uma série de inovações em que a empresa está trabalhando com base na reciclagem de têxteis e vestuário.  É um processo único de despolimerização e refino, usado para converter os resíduos têxteis, que consistem em sobras da produção de fabricantes de roupas, em fibras com propriedades comparáveis ao poliéster virgem.

Os fios Coolmax® e Thermolite® originais já vinham sendo feitos a partir de matérias-primas recicladas de garrafas PET por muitos anos. Agora, a The Lycra Company continuará oferecendo esses produtos em paralelo com os fios feitos de resíduos têxteis.

As ações ambientais da empresa têm se intensificado nos últimos anos. Desde 2008, foi implementado o Planet Agenda, um programa que apresenta o compromisso da companhia com a sustentabilidade de seus processos operacionais e de produção, englobando todos os aspectos do negócio da empresa. Em sintonia com as tendências do conjunto de práticas de ESG (environmental, social and governance), que são diretrizes globais de produção das grandes corporações, o programa "Planet Agenda" estabelece três ambições de sustentabilidade: Excelência na Fabricação para minimizar o impacto ambiental, conservando recursos, reduzindo emissões e eliminando desperdício em suas fábricas; Sustentabilidade de Produtos com a oferta de produtos competitivos que satisfaçam as necessidades dos mercados de vestuário usando menos recursos além de melhorar o desempenho ambiental de todos os tecidos; e Responsabilidade Corporativa, protegendo a saúde e a segurança dos trabalhadores e comunidades.

Consumidor consciente

As ações da The Lycra Company vão ao encontro das demandas dos consumidores. Em pesquisa encomendada pela Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção - em relação às mudanças de valores pós-pandemia, foi verificado que o consumidor está mais consciente. Segundo o levantamento, 55% dos entrevistados acreditam que passarão a valorizar mais marcas e produtos que sejam realmente sustentáveis. Da mesma forma, pesquisa da consultoria McKinsey, realizada durante a pandemia, também aponta que, mais de três em cada cinco consumidores disseram que o impacto ambiental é um fator importante na tomada de decisões de compra. Um outro estudo, do Business of Fashion, chamado State Fashion 2021, aponta que a economia circular no setor têxtil é fundamental. Isso porque a produção de roupas está crescendo 2,7% ao ano e menos de 1% dos produtos são reciclados em novas roupas. Além disso, 25% das roupas não são vendidas.

Segundo a vice-presidente para a América do Sul da The Lycra Company, Adriana Morasco, nesta retomada da economia ficou evidente que os consumidores estão mais conscientes. “A pandemia acelerou um processo que já vinha acontecendo. O lançamento do fio Lycra® Ecomade, o primeiro fio da empresa fabricado com 20% de material reciclado pré-consumo foi um sucesso global e já esta disponível ao consumidor brasileiro”. Segundo Adriana, há uma crescente demanda no mercado têxtil por produtos com mais qualidade. “A busca por roupas com a etiqueta Lycra® vem aumentando em função da qualidade e conforto que o o fio e suas tecnologias conferem ao vestuário e durabilidade está diretamente ligada à sustentabilidade”.

A indústria, que consome fios têxteis para produzir tecidos, malhas e vestuário, confirma a exigência dos seus clientes por produtos sustentáveis. “Acelerada pela pandemia e pela consciência em consumir melhor, vemos crescer cada vez mais a demanda de marcas e magazines para o desenvolvimento de coleções com produtos mais sustentáveis. Em 2020, lançamos com a Vicunha Têxtil artigos para o segmento de jeanswear. Já com as malharias Kalimo, Berlan Têxtil e Santaconstância foram desenvolvidos artigos para lingerie, fitness, moda praia e “ready-to-wear, todos com fio Lycvra® EcoMade. Recentemente, lançamos uma coleção cápsula fitness em parceria com a Riachuelo e muitas outras colaborações estão previstas para o decorrer do ano”, declara a gerente de marketing da The Lycra Company, Maria Luiza Amaro.

Vantagens

Além de garantirem conforto e liberdade de movimento, as roupas com fio Lycra® fazem com que as peças não percam a forma e durem mais, evitando descartes. Outro exemplo é o fio Lycra® XTRA Life™, que proporciona maior durabilidade para as peças. No caso de beachwear, este produto possibilita que as peças resistam até 10 vezes mais em contato com o cloro da piscina do que um elastano convencional, evitando a aparência de desgaste após muitas lavagens. “Ao comprar roupas mais duráveis e usando-as por mais tempo, podemos reduzir significativamente o impacto ambiental”, diz a diretora de Sustentabilidade da The Lycra Company, Jean Hegedus. Segundo ela, o estudo World Resources Action Programme aponta que estender a vida útil das roupas por apenas nove meses já ajuda a reduzir a emissão de carbono, o uso de água e geração de resíduos em até 10%.

Outras ações

A empresa decidiu continuar apostando na inovação aberta e participar da segunda rodada do Fashion Hub, um programa para que grandes players de mercado se abram para as rápidas transformações no setor da moda. Por meio de mapeamento de desafios tecnológicos do setor e de parcerias com startups e cientistas, as empresas terão a oportunidade de desenvolver novas soluções que impactarão positivamente os seus negócios. Lycra Company foi uma das parceiras da 1.ª rodada do evento e, baseada nos princípios da economia circular, buscava novas aplicações para a solução polimérica de poliuretano e os resíduos de fibras de elastano que, em ambos os casos, possuem ingredientes que podem aditivar outros materiais. Também buscava encontrar novos destinos para resíduos de produção alinhados com a política de sustentabilidade e que possam ser rentáveis para a empresa. Nesse processo, a Âmago Soluções Têxteis trouxe uma alternativa mais limpa e viável de reciclagem. Já a Aterra Ambiental pensou em um marketplace de resíduos.

A The Lycra Company também conta com outras iniciativas de sustentabilidade na produção e na logística. Por meio de soluções de engenharia, a fábrica em Paulínia, no interior de São Paulo, conseguiu reduzir em aproximadamente 40% o consumo de filme plástico em embalagens, já na logística de transporte, a empresa também tem avançado por meio da otimização da entrega das cargas aos clientes (maior quantidade de cargas por quilometro rodado) e na devolução de contêiner, com o recebimento de um tanque de cada vez, mas devolução de dois por vez. Com essas ações, The Lycra Company já reduziu substancialmente a emissão de dióxido de carbono (CO₂). De 2017 para 2019 foram menos 194.135 km rodados, o que equivale à redução de 116 toneladas de CO₂ que deixou ser emitido pelo diesel que não foi queimado.

Certificações

O fio Lycra® EcoMade, que utiliza material reciclado pré-consumo em 20% de sua composição, é certificado pela Global Recycled Standard (GRS), que verifica o material reciclado e o rastreia desde a origem até o produto final. O GRS inclui rígidos requisitos sociais, ambientais e químicos. Além disso, em janeiro deste ano, 25 produtos da The Lycra Company obtiveram os Certificados de Saúde de Material no Nível Ouro do Cradle to Cradle Products Innovation Institute, o que reforça o compromisso da empresa com a transparência, sustentabilidade e segurança. Válido por dois anos, o certificado ajuda os fabricantes a afirmarem a transparência na matéria-prima utilizada em seus produtos e em toda cadeia de abastecimento, substituindo produtos químicos de risco por mais seguros e adotando uma química cada vez mais verde.

A empresa também acaba de concluir o Higg Facility Environmental Module (FEM), ou Módulo Ambiental da Instalação Higg (em português), que consiste na autoavaliação em todos os seis locais de fabricação da fibra Lycra®. O impacto robusto da avaliação - que analisa os sistemas de gestão ambiental, uso de energia, emissões, água uso, águas residuais e gestão de resíduos e produtos químicos no nível da instalação – ajuda as fabricas a buscarem estabelecerem uma melhoria contínua no âmbito ambiental. Para mais informações, visite www.thelycracompany.com

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Inova.etc
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 16/07/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Diretoria da Associação de Máquinas Têxteis da Alemanha apoia indústria têxtil sustentável
As empresas organizadas na Associação de Máquinas Têxteis – VDMA, por meio de nota publicada, saúdam as ambições da União Europeia para promover a proteção climática, em particular a abordagem de combinar as metas para a indústria têxtil e de vestuário da UE em uma estratégia específica do setor. Até agora, o aumento do consumo têxtil em todo o mundo, devido ao crescimento populacional e ao poder aquisitivo, tem sido acompanhado pelo aumento do uso de recursos.  2021-10-25 - Tags: vdma uniao europeia regina bruckner vestuario protecao climatica

Celebrando a resolução da ONU sobre o Dia Mundial do Algodão
O International Trade Center (ITC) e o International Cotton Advisory Committee (ICAC) elogiam a resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (A/RES/75/318) por reconhecer oficialmente 7 de outubro como Dia Mundial do Algodão. É um momento histórico para reconhecer a importância do algodão como mercadoria global, bem como seu papel vital em vários países. O algodão gera renda e subsistência para milhões de pessoas em todo o mundo e tem impactos econômicos e sociais amplos em todo o mundo.  2021-10-08 - Tags: nternational trade center international cotton advisory committee dia mundial do algodao algodao

Indústria de nãotecidos segue com boas perspectivas de mercado
A produção brasileira de nãotecidos cresceu 24,3% em 2020 frente a 2019, alcançando 366 mil toneladas. Este aumento é resultado do boom de demanda por produtos descartáveis de uso médico, como máscaras faciais e jalecos de TNT, além de artigos de higiene e limpeza, que foram impulsionados pela pandemia de covid-19. Mesmo com o arrefecimento da doença devido à vacina, a tendência do setor é continuar crescendo em outras aplicações. Os dados foram apresentados durante o seminário-online da Feiplar Composites & Feipur 2021, no dia 23 de setembro.  2021-09-28 - Tags: edson basseto naotecidos pandemia aumento producao mascaras jalecos feiplar composites feipur 2021

VDMA marca presença na SIMAC Tanning Tech 21 em Milão
Em 21 de setembro, após 19 meses, a SIMAC Tanning Tech reabriu suas portas em Milão. A feira é uma das principais do setor de tecnologia para calçados da Europa, onde os principais fabricantes de máquinas para as indústrias de calçados, couro e curtume se encontram anualmente. A VDMA – associação dos fabricantes de máquinas da Alemanha, reuniu em um estande conjunto, duas empresas, a Global International B.V. e a PMF GmbH.  2021-09-24 - Tags: vdma milao simac tanning tech pmf gmbh feira tecnologoa

Lenzing comemora marca carbono-zero Tencel™ com expansão para a tecnologia Refibra™
O Grupo Lenzing anunciou a expansão das fibras da marca Tencel™ carbono-zero para tecnologia Refibra™ para atender à crescente demanda da indústria em torno da “moda circular” e da neutralidade de carbono, um ano após o primeiro liocel e fibras modais da marca Carbon-zero Tencel™ terem sido lançadas, com sucesso, no mercado têxtil mundial.  2021-09-23 - Tags: grupo lenzing tencel carbono zero refibra moda circular carbon zero 2050 lyocell florian heubrandner

Expositores italianos participam da INDEX 21, maior feira mundial de nãotecidos
A INDEX, feira de referência para o setor de nãotecidos, acontecerá em Genebra, de 19 a 22 de outubro, e contará com 100 expositores italianos, dos quais cerca de 80 são fabricantes de máquinas. Como nas edições passadas, a Agência Italiana de Comércio organizará um Pavilhão Italiano, onde 13 fabricantes irão expor suas tecnologias  2021-09-20 - Tags: index naotecidos genebra italia maquinas textil negocios

Projeto premiado amplia proteção de trabalhadores contra riscos elétricos
Um projeto de segurança do trabalho implementado na Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), aumentou a segurança e o conforto de trabalhadores que lidam diariamente com riscos elétricos. O projeto, da Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da usina, teve início em 2014 e, em seu sexto ano de sucesso, foi um dos premiados da 10ª edição do Prêmio de Saúde e Segurança do Trabalhador da DuPont, marca líder global em proteção pessoal.  2021-09-17 - Tags: dupont seguranca uniforme riscos hidroeletrica usina vestimenta protecao

Quatro dicas de sucesso para empreendedores do setor têxtil
Assim como outros segmentos, a indústria têxtil passou por grandes transformações. Se no início do isolamento social o cenário era preocupante, agora, o mercado começa a se recuperar. Segundo dados da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção), houve um aumento de 36% na produção têxtil entre janeiro e maio de 2021, quando comparado com o mesmo período de 2020.  2021-09-13 - Tags: abit recuperacao empreendedorismo bizcapital fintech dicas textil negocios

Capricórnio Têxtil realiza ação com produtores de algodão
A Capricórnio Têxtil uniu-se a Unique Commodities para acompanhar o plantio do algodão e estreitar o relacionamento com os profissionais. “Conectar elos do ecossistema e valorizar os produtores. Este é o nosso objetivo. Queremos acompanhar e reforçar a importância deles para a produção do nosso Denim”, comenta Gustavo Manfredini, CEO da empresa.  2021-09-06 - Tags: capricornio textil unique commodities algodao mato grosso fazendas gustavo manfredini denim

Invista Nylon Chemicals planeja dobrar produção de náilon 6.6 em sua planta na China
A Invista Nylon Chemicals Co. (China) planeja dobrar a atual produção de polímero de náilon 6,6 em suas instalações no complexo industrial Shanghai Chemical Industry Park (SCIP) para 400.000 toneladas/ano. O anúncio ocorre após um aumento de capacidade de 40 mil/ano realizado em 2020, envolve investimentos de 1,5 bilhão de RMB (US$ 230 milhões) e tem como objetivo fortalecer a cadeia de valor integrada de náilon 6.6 da Invista na China.  2021-08-27 - Tags: invista nylon chemicals nylon nailon shanghai chemical industry park fornecedor asia

Rieter anuncia aquisição de três empresas da Saurer
A Rieter Holding Ltd., Winterthur/Suíça e Saurer Intelligent Technology Co. Ltd., Xangai/China, assinaram um acordo pelo qual a Rieter adquirirá três empresas da Saurer Netherlands Machinery Company B.V., Amsterdam/Holanda, a empresa-mãe da Saurer Spinning Solutions GmbH & Co. KG, Uebach-Palenberg/Alemanha e Saurer Technologies GmbH & Co. KG, Krefeld/Alemanha.  2021-08-19 - Tags: rieter holding ltd saurer intelligent technology saurer netherlands machinery company saurer technologies transacao

Soluções de automação ajudam setor têxtil a reduzir custos na retomada econômica
Depois de um ano difícil, a indústria brasileira de moda começa a retomar seu ritmo, mas se vê diante de um novo desafio: reduzir os gastos para manter a lucratividade. Na produção, o custo da energia elétrica tem sido um dos grandes vilões. A Aneel já informou que, por conta da crise hídrica, houve reajuste e a cobrança a cada 100 kWh consumidos passou de R$ 6,24 para R$ 9,49.  2021-08-16 - Tags: delta maquinas texteis industria retomada producao volnei mathias automacao negocios

Edana e Inda anunciam nova edição da padronização para nãotecidos
As principais associações globais de nãotecidos, Edana e Inda, anunciaram em conjunto o lançamento da edição 2021 do Nonwovens Standard Procedures (NWSP) de procedimentos padrão para os nãotecidos e indústrias relacionadas. A linguagem harmonizada nos EUA e na Europa aumentará a eficiência para comunicar descrições, produção e testes globalmente consistentes para os produtos.  2021-08-03 - Tags: edana naotecidos nonwovens standard procedures wiertz inda dave rousse padronizacao

ID-Cotton e AG Surveyors elevam algodão brasileiro a novo patamar de qualidade
A ID-Cotton, desenvolvedora de solução para rastreamento do algodão por meio da tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), e a AG Surveyors, que realiza inspeção e certificação do algodão, com base em Santos (SP), anunciaram parceria de 10 anos que terá impacto no mercado da principal matéria-prima têxtil.  2021-08-02 - Tags: cotton algodao rastrabilidade codigo ag surveyor id cotton

Tecnologia usada em roupas de astronautas ajuda Vale a proteger trabalhadores
Um material cinco vezes mais forte que o aço, utilizado em blindagem de tanques, coletes policiais e até na proteção de astronautas e naves espaciais, está garantindo a segurança de trabalhadores da companhia Vale no Terminal Marítimo Porto da Madeira, em São Luís do Maranhão. A mineradora utiliza Kevlar® em luvas e vestimentas para reduzir riscos de corte e perfuração.  2021-07-21 - Tags: tecnologia dupont kevlar vale uniforme protecao mineradora

Fitesa investe R$ 280 milhões e amplia fábrica em Cosmópolis
A Fitesa, uma das líderes mundiais na indústria especializada na fabricação de um tipo de material têxtil conhecido como nãotecidos para a indústria de saúde e higiene, vai investir R$ 265 milhões para ampliar sua fábrica instalada no município de Cosmópolis, no interior de São Paulo. A multinacional de origem brasileira vai expandir sua linha de produção e agregar pelo menos 28 novos empregos para ampliar o fornecimento de matérias-primas para a produção de fraldas descartáveis, máscaras, aventais e campos cirúrgicos, entre outros.  2021-07-20 - Tags: fitesa expansao naotecido fabrica cosmopolis interior sao paulo

The LYCRA Company reforça ações de economia circular no setor têxtil
A The Lycra Company lançou os seus primeiros fios feitos 100% de resíduos têxteis. Os fios sustentáveis Coolmax® EcoMade e Thermolite® EcoMade resultam de uma colaboração estratégica com a Itochu Corporation, uma empresa japonesa de comércio e desenvolvimento de negócios internacionais, com força nos setores relacionados ao consumidor final, incluindo o setor têxtil.  2021-07-16 - Tags: the lycra company economia circular itochu corporation julien born coolmax ecomade thermolite ecomade

Hub onono da Basf tem nova gerente de inovação aberta e ecossistemas digitais
Ornella Nitardi é a nova gerente de Inovação Aberta e Ecossistemas Digitais para América do Sul da BASF. A executiva ficará à frente do onono, Centro de Experiências Científicas e Digitais, espaço colaborativo criado para conectar e expandir o ecossistema de inovação aberta e digital da empresa.  2021-07-06 - Tags: ornella nitardi basf ecossistemas digitais america do sul hub onono

Pulcra Chemicals alcança primeira aquisição com Devan
A Pulcra Chemicals, empresa alemã de especialidades químicas, acaba de anunciar a primeira aquisição em sua história com a compra da Devan, empresa de especialidades químicas com sede na Bélgica e fundada em 1977. O preço de aquisição não será divulgado.  2021-07-05 - Tags: pulcra chemicals devan biome pentahold umit yaldiz quimica sven ghyselinck

Lanxess conclui venda de seu negócio de produtos químicos de couro orgânico
A empresa de produtos químicos especializados Lanxess concluiu em junho a venda de seu negócio de produtos químicos de couro orgânico para a empresa alemã TFL Ledertechnik GmbH. A TFL é fornecedora global neste segmento e uma empresa de portfólio de investimento da americana Black Diamond Capital Management, L.L.C.  2021-07-01 - Tags: lanxess black diamond capital management quimico cromado couro organico tfl