Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tecnologia para plantar a semente da moda

Em 1968, os botânicos C. Earle Smith e Thomas Kerr publicaram a pesquisa “Fibras vegetais - pré-conquista do Vale Tehuacán, México”, na qual mostravam os resultados das análises sobre 32 amostras de 7 mil anos de fibras e tecidos de algodão – os mais antigos até hoje -, retiradas de uma caverna próxima a este sítio arqueológico. Mais surpreendente do que essa descoberta, no entanto, foi que ambos chegaram à conclusão que pouco, ou quase nada, havia mudado na estrutura da planta desde aquela época. Mas se essa descoberta houvesse sido feita nos dias atuais, a comparação seria completamente diferente. A mudança principal já chegou na semente do algodão, especialmente incentivada por melhorias genéticas realizadas por companhias como a Bayer CropScience, que só este ano lançou no Brasil três novas variedades que combinam as tecnologias GlyTol®, LibertyLink® e TwinLink® (GLT®).

As novidades garantem uma maior tranquilidade ao cotonicultor e um respiro enorme aos elos seguintes da cadeia têxtil e de confecção: no que depender da Bayer, o Brasil não vai parar de produzir uma das principais matérias-primas do setor sob nenhuma hipótese!

“As sementes com a inovação Bayer CropScience chegaram ao Brasil em 1999, quando iniciamos o processo de adaptação da FiberMax® ao clima e ao solo local. Com o programa de Melhoramentos Genéticos, esta já se tornou a variedade mais plantada no Brasil, e a aposta é alta para a safra de 2014 e 2015. O GLT® é a primeira tecnologia integrada lançada por aqui com três importantes traits (características, peculiaridades), o que ampliará e flexibilizará ainda mais as opções de manejo preventivo, proporcionando maior facilidade no tratamento das lavouras, melhor desenvolvimento das plantas de algodão e, consequentemente, maior rendimento de fibra por área plantada”, diz Marcus Lawder, gerente de Marketing Estratégico de Sementes de Algodão da Bayer CropScience Brasil.

A flexibilidade proposta pela tecnologia possibilita que as pulverizações de herbicidas sejam feitas no melhor momento para o manejo de plantas daninhas, ao invés de ficarem limitadas a uma fase específica de crescimento do algodoeiro, potencialmente reduzindo o número de aplicações necessárias para a eficiência do controle de plantas invasoras. Além disso, o produtor poderá também aperfeiçoar a aplicação de inseticidas para controle de lagartas, dada a proteção que a tecnologia oferece às plantas. Em resumo, o algodão já nasce super poderoso na resistência aos herbicidas e, inclusive, até mesmo com uma proteção natural contra lagartas. “Um dos genes faz com que a planta tenha um formato prejudicial ao intestino das lagartas, matando-as bem antes de seu estágio de borboleta”, explica Lawder.

Isso significa o fim das lagartas? “De jeito nenhum! De cada 100 indivíduos, ao menos um nasce resistente. Além da grande variedade de outras plantas, para que se alimentem, há sempre um trabalho de controle populacional, para que não se crie uma espécie completamente protegida contra esses traits”, complementa.

Todo o processo de Melhoramento Genético está em contínuo aprimoramento, especialmente a partir do Centro de Pesquisa e Inovação na cidade de Paulínia (SP), aberto em 2002. É ali que os pesquisadores imaginam o futuro da agronomia brasileira. Difícil não ficar um pouco curioso e perguntar: se a própria planta já ganhou defesas contra um de seus piores agressores, o que mais podemos esperar da equipe no desenvolvimento do algodão? A resposta é ainda mais brilhante do que podemos esperar. “Que tal resistência à seca, menor necessidade de água e ainda mais produção em menores espaços?”, instiga o gerente da empresa.

Esse futuro não está longe, afinal, somente com o trabalho das novas sementes já foi possível conseguir de 2% a 3% mais produção de algodão em uma mesma área. Parece pouco? Multiplique isso por grandes hectares de terra e verá o motivo da alegria dos produtores pela chegada da empresa no País. É preciso lembrar também que os algodoeiros ainda tremem quando lembram da terrível “doença azul”, que, nas décadas de 60 e 70, quase dizimou a produção brasileira do produto. Se depender deles, essa lembrança será somente uma história, um alarme que nunca mais deve ser repetido.

E com relação ao consumo de água, no momento quando o Brasil amarga uma das piores crises hídricas do Sudeste, a possibilidade de diminuir o consumo sem perder a qualidade ou o volume de produção parece vindo sob encomenda. Embora ainda não haja estudos conclusivos, somente com a necessidade da diminuição de aplicações de herbicidas (sem as tecnologias integradas, é necessário em média de 18 a 20 aplicações, e com o GLT®, apenas uma) já há uma redução considerável do uso deste recurso.

“Certo é que continuaremos a trazer, a cada ano, uma nova variedade, com mais qualidade de fibra e, principalmente - na parte de sementes -, um considerável avanço genético. O mercado têxtil e de confecção pode ficar tranquilo e confiar na matéria-prima brasileira, pois estamos nos esforçando para garantir fibras com amplo comprimento, resistência e absoluta uniformidade”, finaliza Marcus Lawder.

Quais são as novas tecnologias Bayer CropScience para as sementes de algodão:

GlyTol® – proporciona à planta de algodão tolerância aos herbicidas à base de glifosato para o controle de plantas daninhas. Permite uma ampla janela de aplicação de glifosato, oferecendo aos produtores mais flexibilidade em seus programas de herbicidas e reduzindo o número de aplicações necessárias para controlar plantas daninhas nas lavouras de algodão.

LibertyLink® – proporciona à planta de algodão tolerância aos herbicidas à base de glufosinato de amônio (que no Brasil é comercializado sob a marca Liberty®). O LibertyLink® permite aos produtores de algodão realizar a aplicação de glufosinato para o controle de um amplo espectro de plantas daninhas, além de proporcionar o rodízio de grupos químicos não seletivos para combater a resistência de plantas daninhas.

TwinLink® – esta importante tecnologia expressa dois genes Bt de resistência a insetos (Cry1Ab e Cry2Ae), para a autodefesa das plantas de algodão contra lagartas lepidópteras. TwinLink® gera plantas imunes às pragas, tais como curuquerê, lagarta-da-maçã, lagarta militar, lagarta-rosada e falsa medideira. 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Gabriel Rajão
Fotos: Bayer

Data de publicação: 18/12/2014

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


DuPont lança modelo de negócio para acelerar a oferta de EPIs
A DuPont anuncia o lançamento de #TyvekTogether ,um novo modelo de negócio desenvolvido em tempo recorde para aumentar a capacidade da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com a iniciativa, será possível desenvolver 6 milhões de vestimentas de proteção adicionais por mês, em todo o mundo. Este número é 27% maior em relação à produção atual de tecidos de Tyvek® globalmente.  2020-05-22 - Tags: tyvektogether dupont equipamentos de protecao individual epis pandemia tyvek uniformes de protecao covid 19 tychem

Máquinas têxteis italianas apresentam forte declínio no primeiro trimestre
No primeiro trimestre de 2020, a entrada de pedidos de máquinas têxteis italianas registrou uma queda acentuada. A pandemia de Covid-19 afetou fortemente o setor, e as consequências serão mais negativas no segundo trimestre. O índice elaborado pela Acimit - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, para o período de janeiro a março de 2020, caiu 31% em relação ao mesmo período de 2019.  2020-05-14 - Tags: maquinas texteis italianas pandemia acimit primeiro trimestre setor textil maquinas italia desaceleracao

Plataforma online facilita contato com fabricantes para oferecer equipamentos de proteção
Desenvolvida por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Microsoft e a Radix, está sendo montada uma plataforma que une quem procura e quem oferta EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Por meio do EPIMatch, um hospital, por exemplo, poderá encontrar mais rapidamente os fornecedores que precisa para obter máscaras, luvas e outros itens essenciais para quem está na linha de frente dos serviços de saúde.  2020-05-13 - Tags: agencia brasileira de desenvolvimento industrial abdi epimatch plataforma pandemia epis microsoft azure igor calvet

Conselho de Administração da Loepfe anuncia novo CEO
A empresa suíça Loepfe, fabricante mundial e parceiro de soluções para sistemas de garantia de qualidade on-line para o setor têxtil, anunciou a nomeação do Dr. Ralph Mennicke como CEO da Loepfe Brothers Ltd., com vigência a partir de 14 de abril de 2020. Mennicke substitui Maurizio Wermelinger, que, após ingressar na empresa em 2007, está se aposentando.  2020-05-07 - Tags: alexander zschokke loepfe loepfe ceo novo ceo empresa suica

Monforts oferece testes em escala industrial para novos acabamentos de EPI
A Monforts anunciou que seu Centro de Tecnologia Avançada (ATC), na Alemanha, está capacitado para realizar testes para novos acabamentos aplicados em equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras faciais, aventais médicos e cortinas hospitalares.  2020-05-05 - Tags: heinrichs epis hospitalar monforts atc montex centro de tecnologia avancada equipamentos de protecao individual

Rieter aprova relatório anual mas não faz previsões sobre resultados de 2020
Na Assembléia Geral Anual da Rieter Holding Ltd., ocorrida no dia 16 de abril, cuja votação dos temas foi feita via eletrônica, os acionistas adotaram todas as moções propostas pelo Conselho de Administração da companhia, a saber, a aprovação do relatório anual, as demonstrações financeiras e as demonstrações financeiras consolidadas de 2019.  2020-04-30 - Tags: rieter holding ltd grupo rieter covid19 pandemia bernhard jucker rieter relatorio anual

SPGPrints obtem classificação nível 3 em sustentabilidade na auditoria ZDHC
A sociedade tornou-se cada vez mais consciente de que certos produtos químicos são extremamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. A SPGPrints, que vem trabalhando para atender a todos os padrões de sustentabilidade com seus produtos de impressão digital voltados para têxteis, optou por cumprir o Roteiro da Fundação ZDHC (Descarga zero de produtos químicos perigosos) para o Programa Zero.  2020-04-15 - Tags: spgprints plataforma zdhc fundacao zdhc sustentabilidade produtos quimicos programa zero fred schmitz

Gerber ajuda fabricantes na produção de equipamentos de proteção
Com base em sua planta na China, a norte-americana Gerber Technology anunciou a criação da Gerber PPE Task Force (força-tarefa) para apoiar seus clientes e parceiros globais a aumentarem rapidamente a produção de equipamentos de proteção individual (EPI), para proteger todas as pessoas, mas especialmente os profissionais de saúde.  2020-04-06 - Tags: gerber ppe task force equipamentos de seguranca gerber technology protecao individual equipamentos

ABNT possui norma sobre gestão da continuidade dos negócios
A pandemia do Coronavírus tem sido desafiadora para muitas pessoas, mudando suas rotinas de maneira inédita. O impacto da doença se refletiu também na atividade econômica, que vem sofrendo perdas significativas. Tocar os negócios como de costume não é uma opção para as empresas. Muitas delas, principalmente os pequenos negócios, estão enfrentando uma fase muito difícil.  2020-03-26 - Tags: abnt pandemia abnt business negocios gestao pequenos negocios

Rieter apresenta balanço de 2019 e projeta 2020
No exercício 2019, a Rieter registrou recebimento de pedidos de CHF 926,1 milhões (francos suíços), que foi 7% maior do que o mesmo período do ano passado. Todavia, no balanço do ano, as vendas do Grupo Rieter acumularam CHF 760,0 milhões (cerca de € 712 milhões), contra CHF 1 bilhão e 75,2 milhões registrados em 2018, o que corresponde a uma queda de 29% em comparação com o ano anterior.  2020-03-20 - Tags: grupo rieter ano fiscal balanco business group machines negocios

Monforts desenvolve soluções para aquicultura em seu ATC
O cultivo de peixes de água doce e de água salgada, sob condições controladas, é uma indústria global avaliada em cerca de US $ 200 bilhões anualmente, que é possível graças ao uso de enormes redes de aquicultura. Recentemente, a Monforts esteve envolvida em vários testes de pesquisa e desenvolvimento em seu Centro de Tecnologia Avançada (ATC), localizado na Alemanha, com objetivo de melhorar o desempenho das redes de pesca, empregadas nas operações de piscicultura.  2020-03-13 - Tags: monforts monforts atc aquicultura piscicultura jurgen hanel fios cyd monchengladbach

Oerlikon organiza simpósio anual de tecnologia na Índia
O segmento de Fibras Sintéticas do grupo suíço Oerlikon, detentor das marcas Oerlikon Barmag, Oerlikon Neumag e Oerlikon Nonwoven, organizou em fevereiro um simpósio de três dias na Índia, para apresentar seus mais recentes desenvolvimentos em sistemas de fiação de filamentos, máquinas de texturização e fios de carpete BCF, fiação de fibras descontínuas e soluções de nãotecidos.  2020-03-05 - Tags: oerlikon oerlikon barmag oerlikon neumag oerlikon nonwoven itma 2019 debabrata ghosh jurgen vogel indian institute of management simposio de tecnologia

Karl Mayer compra Stoll e amplia seu portfólio de máquinas para malharia
Como parte de sua estratégia de crescimento, o Grupo Karl Mayer concluiu acordo de aquisição do Grupo Stoll, líder na produção de máquinas de malharia retilínea (tricô). O contrato foi assinado em 26 de fevereiro último e o Grupo Stoll será integrado ao Grupo Karl Mayer a partir de 1 de julho de 2020.  2020-03-03 - Tags: grupo stoll grupo karl mayer karl mayer stoll arno gartner andreas schellhammer itma 2019

Exportações aumentam mas geopolítica preocupa empresas espanholas
O Ministério da Economia e Competitividade espanhol publicou relatório de comércio exterior (janeiro a dezembro de 2019), que indica que as exportações espanholas cresceram 1,8% em relação ao ano anterior, atingindo 290 milhões de euros. São números que "lançam luz e sombra ao mesmo tempo", diz Joan Tristany, CEO da Amec - Associação das empresas industriais internacionalizadas da Espanha.  2020-02-28 - Tags: geopolitica comercio internacional ministerio da economia e competitividade brexit amec

All Lubrificantes dá continuidade ao projeto de expansão
Operando no mercado desde 2005 com capital 100% nacional, a All Lubrificantes, com sede em Minas Gerais, é produtora de lubrificantes, óleos de corte (solúveis e integrais), fluidos protetivos e desengraxantes, entre outros produtos. A empresa, que oferece as linhas ALL Tex e ALL Tex SyntH (incolor) para o setor têxtil, está focada na expansão de seus negócios em 2020, para dar continuidade a seu projeto de ampliação e crescimento sustentável.  2020-02-19 - Tags: all lubrificantes all tex synth joao luiz siqueira wanderson ribeiro quimica industria textil quimica

Com soluções inovadoras Saurer dá passo em direção a fábricas automatizadas
As empresas têxteis enfrentam desafios cada vez mais complexos: custos trabalhistas mais altos e taxas de rotatividade de funcionários, sem mencionar a necessidade de automatizar o fluxo de materiais, reduzir os prazos de entrega e aumentar a produtividade. A nova linha de produtos Saurer Automation Solutions atua como parceiro de engenharia especializado dos clientes para soluções de automação integradas em toda a cadeia de valor têxtil  2020-02-18 - Tags: saurer fabricas automatizaçao valor saurer automation solutions

Balanço preliminar da Rieter revela queda nas vendas em 2019
O Grupo Rieter encerrou o exercício financeiro de 2019 com vendas consideravelmente menores do que no ano anterior. De acordo com os primeiros números não auditados, as vendas totais foram de CHF 760,0 milhões (cerca de € 712 milhões), o que representa uma redução de 29% em relação ao ano passado.  2020-02-12 - Tags: rieter group pos venda balanco anual relatorio 2019

Rieter presente na modernização da indústria têxtil no Egito
No Fórum de Investimentos Suíço-Egípcio, realizado no Cairo em janeiro, foram assinados pelo presidente da Cotton & Textiles Holding Company e pelo CEO da Rieter, Norbert Klapper, contratos adicionais relacionados ao programa de modernização da indústria têxtil egípcia.  2020-02-07 - Tags: rieter suico-egipcio cairo klapper cotton textiles holding company

OKI e Mimaki concluem aliança para venda de impressoras grande formato
A Mimaki Engineering Co., Ltd. e a OKI Data Corporation, fabricante de impressoras do Grupo OKI, celebraram um contrato internacional de vendas exclusivo para a distribuição das impressoras a jato de tinta de grande formato da OKI Data.  2020-02-05 - Tags: mimaki usa impressao industrial sinalizacao grafica textil vestuario oki

DuPont investe em branding e marketing para duplicar as vendas
A área de segurança e construção da DuPont, globalmente chamada de Safety & Construction (S&C), que contempla o portfólio de soluções para segurança do trabalho, deu início a uma nova estratégia de marketing que tem como meta duplicar o faturamento no mercado de proteção pessoal em cinco anos.  2020-01-17 - Tags: dupont segurança construçao safesc mudança portfolio