Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Tecnologia nacional em crescimento

A Textília conversou com Marcos Nabhan, fundador da Virtual Age, empresa de softwares de gestão exclusivos do setor têxtil e de confecção nacional, que está se preparando para conquistar novos mercados estrangeiros sob o guarda-chuva Totvs, que adquiriu a companhia em maio de 2014. Ele fala sobre o mercado, crise e o preparo feito para esta ampliação global.

TEXTÍLIA: Como foi essa história de chegada ao universo têxtil e de confecção e a mudança subsequente para a tecnologia, mesmo que dedicado ao segmento?

Marcos Nabhan: Minha família sempre trabalhou com moda, desde 1972, e nossa primeira confecção surgiu em 1976. A vida toda cresci dentro da moda e convivi com o segmento. Na época, não havia softwares de automação, o que tornava tudo mais difícil em nosso dia a dia; então, desenvolvemos um sistema só para atender às nossas demandas. Não queríamos vender o produto, mas nosso CPD terminou virando a primeira empresa da Virtual Age, com três funcionários. Crescemos tanto que chegamos a 500; agora, depois da venda ao grupo Totvs, somos parte de uma família com mais de 12 mil colaboradores. Atendemos toda a cadeia de moda, desde o algodão, beneficiamento, tecelagem, atacado, varejo, franquia. O nosso produto é moda e somos focados única e exclusivamente na cadeia de moda. Agora, nossos processos estão 100% na nuvem.

TEXTÍLIA: Como foi essa mudança para o universo 100% web?

Nabhan: O primeiro software 100% web entrou no ar em 2001. Mal falavam em web na época e nós já comercializávamos e falávamos sobre isso desde 1995. Fomos pioneiros em uma série de soluções e, em 2014, a operação foi adquirida pelo grupo Totvs, maior da América Latina e 6º do mundo. São dois anos de parceria.

TEXTÍLIA: O grande diferencial do produto Virtual Age está justamente nessa experiência de prática, correto?

Nabhan: Minha família trabalhou por muito tempo na indústria de confecção para feminino, masculino, infantil, lojas de varejo e atacado. Sou de Cianorte, um polo de moda com quase 1 mil indústrias de confecção. Trouxemos a expertise de negócios ao software. Como fiz engenharia eletrônica, sempre fui apaixonado por tecnologia, e, inicialmente, a ideia era resolver os problemas das empresas dos grupos, mas vimos que tinha um mercado aberto a ser explorado e surgiu a Virtual Age. Nascemos dentro da indústria, da loja, do chão de fábrica. A empresa foi criada junto com os profissionais, na operação efetiva. Esse é o nosso diferencial.

TEXTÍLIA: Quantos sistemas já estão instalados no Brasil?

Nabhan: Temos entre 6 e 7 mil usuários presentes em todos os Estados brasileiros e traduzimos agora o material para o espanhol e o inglês, para que seja possível à Totvs levar a tecnologia a outros países. Em 2015, administramos, aproximadamente, 1 bilhão de peças com esse software.

TEXTÍLIA: Qual a colaboração da Totvs a esse projeto?

Nabhan: O portfólio da empresa é muito grande, sempre adicionando conteúdo aos produtos da Virtual Age. Ganhamos não somente com o investimento, mas também com o know-how, especialmente pelo laboratório no Vale do Silício, ao lado de empresas como Google. Estamos integrando toda a cadeia de soluções Totvs. A Bematech foi adquirida e, agora, há um combo com nossos produtos. As soluções da Totvs são especialistas em cada unidade de negócios, um dos motivos do sucesso.

TEXTÍLIA: O que mudou no Brasil em termos de produtividade e de moda nos últimos 15 anos?

Nabhan: Mudou muito! Os produtos, a qualidade e a questão da produção e da pesquisa de moda são totalmente diferentes. Hoje, é lançada quase uma coleção por semana, os custos são importantes para as empresas e a produtividade é essencial. Cada um precisa administrar bem os seus custos, o que faz a diferença na cadeia de produção. O sistema de gestão de custos da empresa deve ser eficiente e permitir sempre acessar on-line as informações e a apuração de resultados. A competição é maior, há muito mais marcas, a abertura de mercado trouxe tanto integração quanto competitividade, como no caso da China. Apesar das dificuldades, podemos aproveitar as oportunidades, e um exemplo típico é a questão da importação, que caiu, abrindo espaço para a produção interna. A própria moeda estável ajuda o mercado nacional a médio prazo.

TEXTÍLIA: Quais são seus objetivos com o comércio exterior?

Nabhan: No caso do Paraguai, por exemplo, que teve crescimento de 10 a 12% do PIB, temos que considerar respeitável a possibilidade de expansão de mercado. Por isso, traduzimos o software para o espanhol, para levar de maneira mais rápida nossas soluções ao exterior. Existe uma oportunidade muito grande e estamos olhando o mercado como importante para a atuação da empresa.

TEXTÍLIA: O Brasil está em um momento delicado política e economicamente, mas ainda somos vistos como um país de moda para o exterior, especialmente no verão, com o desejo da criatividade e coloração latina. O que você espera para o futuro do setor no País?

Nabhan: Quando falamos em crise, me considero otimista. Não é a primeira nem a última que venceremos. A velha máxima de oportunidade na crise vale para quem é criativo e para quem faz o trabalho interno revendo processos que são gorduras, desperdícios e que podem ser melhorados. O mercado de moda no Brasil é fantástico, e temos um potencial incrível de crescimento. Os sinais mostram uma retomada da economia, algo muito importante para nós. Quem faz moda no Brasil é diferenciado, e temos tudo para competir de frente com o mundo. O que acontece no caso da China, por exemplo, é que há grande diferença de impostos e câmbios. O empresário brasileiro só precisa de igualdade para competir. A Reforma Tributária e a infraestrutura são essenciais para nosso crescimento.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Gabriel Rajão
Foto: Divulgação

Data de publicação: 15/11/2016

Conteúdo relacionado


DSM e Clariter buscam solução para reciclagem de produtos com fibra Dyneema®
A Royal DSM, empresa global de ciência em Nutrição, Saúde e Vida Sustentável, e a Clariter, empresa internacional de tecnologia limpa, anunciaram uma parceria estratégica para pesquisar uma solução de reciclagem química de produtos baseados em Dyneema® da DSM, fibra de polietileno de ultra-alto peso molecular (UHMWPE).  2021-01-14 - Tags: royal dsm uhmwpe reciclagem produtos quimicos dyneema dsm

Rhodia e Grupo MCassab fazem parceria para distribuição de produtos têxteis
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, assinou acordo com Grupo MCassab, que atuará na distribuição de fibras e fios têxteis de poliamida da empresa. Atualmente, a MCassab já é distribuidora de especialidades químicas produzidas pela Rhodia no Brasil. Dentre os principais fios que Grupo MCassab passa a distribuir estão Amni®Virus-Bac Off, Amni® Biotech Eco, Amni® Biotech Eco, entre outros.  2021-01-13 - Tags: grupo solvay rhodia mcassab

Hyosung anuncia investimento de R$ 200 milhões no Brasil em expansão de planta industrial
O Grupo sul-coreano Hyosung anunciou essa semana o investimento de R$ 200 milhões no Brasil para ampliação de sua planta industrial, o que aumentará a escala de produção de sua fábrica de elastano localizada em Santa Catarina, no sul do país. Com isso a sua capacidade produtiva aumentará para 22 mil toneladas no total - 80% a mais da capacidade produtiva atual (hoje a produção é de 12 mil toneladas por ano).  2021-01-08 - Tags: hyosung coreia de sul investimento elastano fabrica santa catarina america latina

Grupo paulista GQM anuncia parceria com israelense Kornit Digital
Considerada uma das maiores empresas do mercado global com suas soluções inovadoras e sustentáveis em escala industrial para produção sob demanda, a israelense Kornit Digital amplia sua presença no mercado brasileiro por meio de um contrato de distribuição com a Global Química & Moda (GQM).  2021-01-06 - Tags: kornit digital global quimica e moda gqm felipe sanchez impressao digital jack strimber

Grupo Elian realiza ações para disseminar sustentabilidade em seu negócio
Após criar o movimento “Elian Preserva”, em junho deste ano, para fortalecer as ações sustentáveis no seu negócio, o Grupo Elian, indústria têxtil de Jaraguá do Sul (SC), acaba de celebrar duas parcerias em prol dessas práticas; com o Sou Algodão, que incentiva a moda responsável no Brasil; e com a eureclico, que certifica a logística reversa de embalagens pós consumo.  2020-12-02 - Tags: elian preserva grupo elian abrapa sou algodao eduardo daniel kayser embalagens

Setor de máquinas têxteis italianas abre centro de tecnologia no Paquistão
A cerimônia de inauguração do Centro de Tecnologia Têxtil Itália-Paquistão (IPTTC) foi realizada em 16 de novembro passado em Faisalabad, na Universidade Nacional de Têxteis (NTU). O centro de treinamento, o primeiro deste tipo em tecnologia de maquinário têxtil italiano no Paquistão, foi inaugurado pelo Embaixador da Itália no Paquistão, Andreas Ferrarese, e por Rizwan Shafi, CEO da Crescent Bahuman Limited.  2020-12-01 - Tags: acimit paquistao crescent bahuman limited rizwan shafi alessandro zucchi

Calçados e produtos têxteis terão aumento expressivo de ICMS em São Paulo
Com a redução dos créditos outorgados de ICMS de produtos têxteis e calçados impactarão em uma considerável alta no valor desses tributos. Esse aumento se dá pela necessidade de dinheiro para ajuste das contas do Estado de São Paulo, em função da pandemia do covid-19 e o decreto foi publicado recentemente pelo governo de João Dória, resultando em ajustes do ICMS para diversos setores, além dos citados.  2020-11-30 - Tags: icms aumento joao doria covid 19 confirp consultoria contabil richard domingos

Conferencia discutirá os benefícios das matérias-primas biossintéticas
A cadeia têxtil mundial está buscando diminuir a dependência da indústria de combustíveis fósseis (polímeros a base de petróleo), para reduzir sua pegada de carbono, enquanto ao mesmo tempo, aposta nos biossintéticos. A 2ª Conferência Internacional sobre Fibras de Celulose, que será realizada de 2 a 3 de fevereiro de 2021, em Colônia, Alemanha, abordará sobre o grupo de fibras de origem vegetal.  2020-11-26 - Tags: biossinteticos fibras de celulose levaco chemicals kelheim fibers

Basf lança plataforma de comércio digital para a indústria têxtil
A Basf acaba de lançar um novo site de comércio eletrônico voltado às soluções químicas para indústria têxtil em sua plataforma shop@BASF. O site oferece às indústrias o acesso às soluções para as mais diversas aplicações para nãotecidos, estamparia, acabamento e auxiliares têxteis, conferindo agilidade e facilidade, inclusive para clientes de médio e pequeno porte.  2020-11-19 - Tags: basf comercio eletronico solucoes quimicas plataforma cyber week apeo industria textil

Kelheim Fibers e ETP fazem parceria para programas de sustentabilidade
O fabricante de fibras especiais de viscose da Baviera, Kelheim Fibers, fez parceria com a empresa europeia ETP - Plataforma de Tecnologia para o Futuro dos Têxteis e Confecções - em dois programas estratégicos: “Fibras BioBaseadas” e “Economia Circular”.  2020-11-18 - Tags: kelheim fibers economia circular fibras biobaseadas marina crnoja cosic

ITMA + CITME se preparam para exposição em junho de 2021
A ITMA ASIA + CITME, maior feira de máquinas têxteis da Ásia, já prepara uma grande vitrine de novidades em junho de 2021, apesar dos desafios econômicos atuais, provocados pela crise sanitária. Os proprietários da feira receberam pedidos de mais de 1.600 fabricantes líderes de máquinas têxteis para participarem do evento.  2020-11-16 - Tags: itma asia citme cematex fmi feira asia ctma china exhibition center group china textile machinery association

Mimaki mostra tecnologia de impressão 3D em plataforma virtual
A Mimaki participa do Formnext Connect 2020, primeiro encontro virtual de negócios e troca de conhecimentos sobre tecnologia, que acontece de 10 a 12 de novembro, em Frankfurt. Fabricante líder de impressoras a jato de tinta, sistemas de corte e impressão 3D, a empresa, com sede no Japão e subsidiária na Europa, criou um espaço virtual exclusivo, denominado 'Experiência 3D Mimaki' imersiva, onde fará videoconferências, demonstrações de produtos e painéis de especialistas.  2020-11-10 - Tags: mimaki mimaki 3d experience experiência 3d mimaki formnext connect 2020 encontro virtual

Novo fio da Nilit mostra redução de atividade de 99,85% no Betacoronavírus 1
A Nilit, líder na produção de Nylon 6.6 premium sustentável para vestuário, com matriz em Israel, recebeu a confirmação do Microbe Investigations AG (MIS), laboratório de serviços de testes microbiológicos, que o tecido feito com o novo Sensil® BodyFresh demonstrou um redução de 99,85% na atividade viral quando testado de acordo com os critérios ISO 18184: 2019 contra Betacoronavirus 1 (OC43), um vírus de RNA envelopado.  2020-11-09 - Tags: nilit sensil nylon 66 microbe investigations ag sensil bodyfresh sagee aran

Roland DG traz universo de oportunidades para o mercado de impressão digital
Com uma variedade de equipamentos multifuncionais, a Roland DG atende desde o setor de comunicação visual passando por decoração e vestuário. Sua linha de produtos inclui impressão jato de tinta, plotter de recorte, fresadora de mesa e gravadora, além da mais recente divisão da empresa a DGSHAPE, própria para produtos da linha 3d e dental.  2020-11-03 - Tags: roland dg corporation roland dg brasil impressao uv comunicacao visual impressao jato de tinta dgshape

Hyosung apresenta novidades em fios para denim na Kingpins24 Amsterdam
Durante a edição on-line da Kingpings24 Amsterdam, principal evento de inovações para denim da Europa, que acontece de 27 de outubro a 30 de outubro, das 10h às 13h, a Hyosung apresentará seu novo fio elastano creora® 3D Max.  2020-10-29 - Tags: amsterdam kingpings24 creora 3d max fio elastano andrew olah

Hyosung apresenta novidades em fios para denim na Kingpins24 Amsterdam
Durante a edição on-line da Kingpings24 Amsterdam, principal evento de inovações para denim da Europa, que acontece de 27 de outubro a 30 de outubro, das 10h às 13h, a Hyosung apresentará seu novo fio elastano creora® 3D Max.  2020-10-29 - Tags: amsterdam kingpings24 creora 3d max fio elastano andrew olah

Evento da Monforts mostra potencial dos têxteis técnicos na Índia
Mais de 250 especialistas têxteis participaram da conferência: “Coating Solutions e Alternativas Lucrativas”, primeiro webinar da Monforts realizado em 21 de outubro especificamente para empresas na Índia. Além de dados sobre o mercado têxtil local, foi apresentada a tecnologia para revestimento Montex®Coat, desenvolvida pela fabricante alemã, para o segmento de têxteis técnicos.  2020-10-23 - Tags: monforts missao tecnica nacional de texteis india coating solutions texteis

Edana realiza primeira edição do Fórum Circular de NãoTecidos em formato digital
Com a participação de mais de 100 delegados de todos os segmentos de nãotecidos e indústrias relacionadas, a primeira edição do Fórum Circular de NãoTecidos, promovido por Edana – associação global que representa os fabricantes – discutiu, em uma nova plataforma online, sobre sustentabilidade e circularidade dentro do setor.  2020-10-22 - Tags: edana forum circular de naotecidos naotecidos nao tecidos gil stevens

Líderes da química têxtil formam aliança global em prol da sustentabilidade
Sete das maiores empresas químicas têxteis do mundo se reuniram em Singapura, no dia 19 de outubro, para formar uma aliança e promoverem um padrão de sustentabilidade, globalmente harmonizado. Denominado SCTI – Química Sustentável para a Indústria Têxtil, o grupo é formado pelos seguintes membros fundadores: Archroma, CHT Group, Huntsman, Kyung-In Synthetic Corporation (Kisco), Pulcra Chemicals, Rudolf Group e Tanatex Chemicals.  2020-10-20 - Tags: scti quimica quimica textil sustentabilidade archroma cht group huntsman kyung in synthetic corporation pulcra chemicals rudolf group tanatex chemicals

The Lycra Company cria solução logística para evitar atraso na entrega de matéria-prima
Com o feriado prolongado na China - Dia Nacional - com duração de uma semana – 01 a 07 de outubro, a preocupação dos profissionais que atuam na logística de comércio exterior na América Latina aumentou. Para não ser afetada com a falta de espaço nos navios e não prejudicar a produção, a unidade brasileira da The Lycra Company contou com suas afiliadas na Ásia, Europa, Estados Unidos e México para ajudar a atender aos clientes, criando fontes alternativas de suprimentos por meio de reservas estratégicas locais, proporcionando maior segurança de atender a demanda.  2020-10-13 - Tags: the lycra company feriado china asia covid 19 andre lima entrevista negocios