Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Sinterama traz novos fios para o Brasil

Depois de firmar, em 2011, parceria com a empresa Indorama PCL, da Tailândia, para investir na compra da Trevira – marca alemã de filamentos de poliéster, criada em 1956 pela então Hoechst AG –, o Grupo Sinterama, sediado em Biella, na Itália, volta a surpreender o mercado têxtil mundial. No primeiro semestre de 2012, anunciou a incorporação de todas as atividades de poliéster da Miroglio Textile, empresa italiana reconhecida pela produção de fios, estampas e tecidos sintéticos para alta moda. Sem revelar valores da transação, a diretoria da Sinterama, comandada pelo empresário Paolo Piana, informou que a aliança estratégica com a Miroglio visa fortalecer os dois grupos europeus do negócio de especialidades de poliéster. Com faturamento da ordem de 130 milhões de euros/ano, o Grupo Sinterama mantém unidades industriais na Itália, Inglaterra, Turquia, Brasil, China e no México, com início da operações marcado para dezembro de 2012.

Já o Grupo Miroglio, cujo faturamento é da ordem de 997,1 milhões de euros, possui fábricas na Itália e na Bulgária. Com a aliança, a Miroglio tornou-se acionista do Grupo Sinterama, que adquiriu dela apenas as operações de fiação, texturização e retorção de poliéster, setores estratégicos para ampliação do seu negócio de poliéster de valor agregado. O Grupo Sinterama, com essas ações, passou a deter duas marcas fortes em seu portfólio de produtos: Trevira, com destaque para Trevisa CS – fios técnicos retardantes de chama –, e Miroglio, com uma gama de fios finos de poliéster e especialidades para vestuário/moda. Com isso, a empresa amplia também todas as etapas da produção de poliéster – fiação, texturização, torção e tingimento – e está apta a atender os mais diversos segmentos de mercado: vestuário, decoração, etiquetas, tecidos automotivos, entre outros.

Mercado brasileiro

Atuante no Brasil desde os anos 2000, com uma fábrica em Alfenas, no Estado de Minas Gerais, a Sinterama investiu ao longo dos últimos anos entre 12 e 15 milhões de euros em suas insta­lações de tingimento de bobinas de poliéster e atualmente possui capacidade de produção de 700 toneladas/mês. “Começamos do zero e hoje detemos 35% do mercado brasileiro, oferecendo fios tintos, fios texturizados e, a partir da incorporação da Miroglio, também teremos fios especiais de poliéster”, ressalta Valne Lucas Vieira, que dirigiu as operações da empresa por mais de uma década no Brasil. Em julho de 2012, transferiu o cargo de diretor geral para Marco Mascetti, porém, Valne Vieira continua a colaborar com o Grupo Sinterama como presidente do Conselho da Administração e procurador dos sócios da companhia no Brasil. “A Sinterama precisa ampliar sua carteira de clientes no mercado brasileiro. Nosso plano é ambicioso. Vamos continuar atendendo o setor automotivo, que responde pelo consumo de 40% dos fios tintos em massa, e segmentos de vestuário e decoração, que consomem a produção de fios tintos em banho e especialidades. São produtos diferenciados, não vulneráveis à concorrência dos fios commodities”, destaca o executivo.

Fazendo um breve histórico da atuação da Sinterama no País, Valne Vieira lembra que o Grupo Sinterama começou atuando no Brasil através de exporta­ções diretamente da Itália e, posteriormente, em parceria com a Unifi, que já mantinha um site de texturização em Alfenas. Decidiu pelos investi­mentos diretos, que resultaram na construção da unidade da Sinterama do Brasil. “No início dos anos 2000, a Sinterama tinha interesse em estender suas operações fora da Europa. Já com uma visão de futuro, detectou o potencial da cadeia têxtil no Brasil. Foi uma atitude ousada. Em 2003, concluiu os investimentos em Alfenas (MG) e implantou ali sua tinturaria. Sendo assim, o Brasil foi o primeiro país a ter uma fábrica do grupo fora da Europa. Em 2005, a Unifi, desligou­-se da sociedade, como estava previsto, porém manteve-se como parceira no fornecimento de fios de poliéster à Sinterama do Brasil. Seguindo o plano de internacionalização dos seus negó­cios, o Grupo Sinterama inaugurou em 2009 sua unidade da Turquia, em 2010, na China e no final de 2012, vamos inaugurar a unidade do México”, detalha o executivo.

O novo diretor geral

Nascido em Milão, 51 anos, o novo diretor geral da Sinterama, Marco Mascetti, “descobriu” o Brasil há pouco tempo. “Há dois anos, eu cheguei ao País e fui trabalhar como diretor da Atmosfera, lavanderia industrial situada em Jundiaí, a cerca de 60 quilômetros de São Paulo, capital. Convidado pela direção do grupo Sinterama, assumi o cargo em julho de 2012 com a missão de desenvolver nova estratégia de negócio para a marca”, conta. Formado em Marketing e familiarizado com o setor têxtil, Marco Mascetti tem entre suas prioridades ampliar as vendas de fios com foco nos produtos diferenciados. “Temos 300 títulos em nosso portfólio e 17 mil cores desenvolvidas no Brasil para atender o mercado local. Nossa operação é customizada. Todo o investimento que tínhamos para realizar já concluímos em 2011, agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar para aumentar nossa carteira de clientes”, diz entusiasmado o italiano.

Além dos fios tintos em massa para o segmento industrial, no qual a Sinterama mantém liderança no fornecimento, a empresa pretende, com as marcas Trevira CS (decoração e interiores) e Miroglio (moda), tornar-se referência em especialidades de poliéster para atender a demanda interna e, possivelmente, a exportação. “Já estamos bem situados no mercado automotivo e decoração, agora vamos entrar pesado no segmento de vestuário, oferecendo tanto commodities quanto fios especiais”, destaca o diretor geral. Entre as novidades (veja box) mencionadas por ele, está o fio Soleil, com tratamento químico feito no polímero, que lhe confere alta resistência à luz ou intempérie, e por isso é indicado para a produção de toldos, lonas e tecidos industriais. Marco Mascetti diz ainda que a Sinterama planeja expor seus produtos na feira Première Brasil 2013. “Somos especialistas em taylor made. Temos tecnologia e pessoal capacitado para oferecer ao mercado brasileiro o que há de mais atual em poliéster voltado para segmento de valor agregado. Com a marca Miroglio, que já é conhecida pela qualidade de seus artigos, vamos consolidar ainda mais a presença da Sinterama no Brasil, país no qual nosso grupo sempre acreditou e investiu”, finalizou.

Novidades da Sinterama do Brasil

Confira alguns dos fios diferenciados que a empresa disponibiliza no mercado:

1.Fio antichama Stop Fire com tratamento permanente no políme­ro, que garante propriedades retardadoras de chama permanen­tes, mais eficiente que os tratamentos de superfície do tecido.

2.Fio colorido Soleil resistente a luz e intempéries, ideal para mobiliário de jardim, toldos, etc.

3. Ghost, fio fosforescente cujo nome “fantasma” é devido ao uso de uma nova geração de aditivos no polímero, dez vezes mais brilhantes que os pigmentos fosforescentes comuns.

4. Zerbion, fio liso torcido brilhante trilobal semi opaco ou super opaco.

5. Cocona, fio de poliéster aditivado com carvões ativados prove­nientes da fibra do coco.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Textilia 86

Data de publicação: 16/01/2013

Conteúdo relacionado


Desenvolvimento químico une Lava Roupas e Amaciantes em produto inovador
Com tecnologia inédita, Plush Revolution alia a eficiência na lavagem de roupas com a maciez e frescor do amaciante. Com isso, garante economia de água, energia elétrica, dinheiro, tempo e ainda colabora com a sustentabilidade. Testes de laboratório comprovam sua eficiência  2017-08-15 - Tags: plush lava roupa amaciante quimica total quimica revolucao

Fio Premium Mercerizado chega ao mercado
Círculo S/A lança novo produto Premium Barroco Multicolor Premium garante mais brilho e intensidade nas cores  2017-08-15 - Tags: circulo mercerizado fio premium produto barroco multicolor premium brilho intensidade cores

Norma para roupas profissionais avança na Comissão de Estudo da ABNT
Em nosso dia a dia corrido, muitas vezes não percebemos a importância dos trabalhadores que executam tarefas ao ar livre, para manter nossas cidades limpas, funcionais e seguras. Todavia, seus uniformes, carregados de símbolos e cores vivas, servem não só para identifica-los como também garantir-lhes saúde e integridade física durante o trabalho. Para que estas roupas sejam adequadas ao uso profissional, uma comissão de estudos está revisando a norma ABNT NBR 15292, que trata dos requisitos para vestimenta de segurança de alta visibilidade.  2017-08-11 - Tags: abnt normas tecnicas roupas profissionais uniformes seguranca maria adelina pereira

Omnistory, o conceito de loja do futuro
Em breve o conceito de loja do futuro sairá do imaginário dos varejistas para ganhar vida no Shopping Villa Lobos. A iniciativa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há mais de 28 no varejo brasileiro, ganhará vida graças a parcerias estratégicas que permitiram a integração entre os mundos físico e digital.  2017-08-10 - Tags: omnistory loja futuro holding shopping villa lobos varejo digital fisico estrategia

Concurso para designers têxteis abre inscrições
Com curadoria de Walter Rodrigues, estudantes de todo o Brasil podem participar. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Focus Têxtil  2017-08-01 - Tags: focus textil designers texteis concurso inscricoes estudantes walter rodrigues

Novo centro para soluções de superfícies
A Oerlikon anunciou que está construindo um novo centro para soluções de superfícies em Nagoya, Japão, dedicado a fornecer as tecnologias e serviços mais recentes para a indústria automotiva japonesa. O investimento irá permitir que a Oerlikon atenda às exigências de um contrato recentemente assinado com um dos maiores fabricantes japoneses de automoveis. O centro está agendado para abrir no início de 2018.  2017-07-24 - Tags: oerlikon japao nagoya tecnologias japojneses automoveis

Acordo entre Mercosul e Colômbia zera tarifas de importação têxtil e outros produtos
A comitiva que esteve em viagem oficial à Argentina, durante a Reunião do Mercosul em que o Brasil assumiu a presidência temporária do grupo, voltou com um importante acordo comercial na bagagem. O governo brasileiro firmou no dia 21 de julho, em Mendoza, na Argentina, o Acordo de Complementação Econômica (ACE) entre o Mercosul e a Colômbia que reduzirá a zero as tarifas de importação de 97% dos itens da pauta comercial, a partir de janeiro de 2018.  2017-07-24 - Tags: mdic brasil colombia mercosul inexmoda

Algodão Colorido Natural da Paraíba chega a Londres
Juliana Gevaerd lança marca sustentável em Londres. A primeira coleção do novo projeto tem parceria com a Natural Cotton Color.  2017-07-21 - Tags: juliana gevaerd marca sustentavel londres algodao colorido natural natural color

Figurinos de banda em parceria com empresa de denim brasileira
A banda pop brasileira de Goiânia - Banda Uó - está de figurino novo em sua turnê. Desenvolvido em parceria com Vicunha Têxtil, os looks baseados nos anos 90 tem como principal característica shapes amplos como macacões e calças oversized.  2017-07-20 - Tags: banda uo figurino banda parceria vicunha denim

Fakini celebra crescimento de pontos de venda em 2017
Números positivos foram motivados por uma mudança na estratégia comercial e pelos investimentos em produtividade. Já são mais de 7 mil pontos de vendas  2017-07-19 - Tags: fakini pontos de venda produtividade crescimento brasil industria disney alto verao

Couro do Brasil desembarcará em Nova York para feira Première Vision
Nova York reunirá em breve os principais atores da etapa de desenvolvimento de coleções de moda nos Estados Unidos: fornecedores de materiais e designers e compradores das grandes marcas sediadas no país.  2017-07-13 - Tags: couros brasil premiere vision eua nova york feira

Lançamento em nylon 6.6 movimenta mercado
A NILIT, com Sensil®, eleva o nylon 6.6 a outro patamar. Uma marca premium exclusiva que permite uma conexão emocional e de valor agregado para os consumidores.  2017-07-10 - Tags: nilit nylon 66 lancamento premium valor agregado

Tecelagem mineira conquista prêmio no Inspiramais
Britânnia Têxtil comemora sucesso no "INSPIRAMAIS Inverno 2018". Patrocinadora e expositora do evento, fabricante fez sucesso com seus lançamentos e conquistou o prêmio “Transformadores Inverno 2018”  2017-07-10 - Tags: brittania tecelagem inspiramais premio inverno 2018 expositora

Convênio Texbrasil é renovado até 2019
A Abit, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), inicia o 10º convênio consecutivo do Programa Texbrasil, com a missão de promover o posicionamento e a internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira por mais 24 meses, para o período de junho 2017 a junho de 2019. O projeto continuará apoiando empresas de todos os elos da cadeia têxtil, de diversos portes e regiões do Brasil, auxiliando-as a conquistar competências e se tornarem mais competitivas no mercado global.  2017-07-07 - Tags: abit texbrasil convenio renovacao apexbrasil contrato mercados internacionalizacao

OIT, ABVTEX e Abit lançam Laboratório de Moda Sustentável
Iniciativa inédita tem a proposta de transformar os principais desafios do mundo da moda relacionados ao setor do vestuário brasileiro  2017-07-07 - Tags: abit oit abvtex moda sustentavel laboratorio

As 100 maiores empresas de luxo geraram US$ 212 bilhões em vendas
Varejista Restoque é a única empresa brasileira listada no ranking global; Relatório mostra ainda que cresce a valorização pela experiência exclusiva de compra.  2017-07-05 - Tags: luxo varejo brasil restoque empresas vendas deloitte

WACKER nomeia novo distribuidor de dispersões na Argentina
– Como parte do processo de melhoria contínua do canal de vendas, a WACKER, uma empresa do ramo químico baseada em Munique, está reorganizando a sua rede de distribuição para dispersões poliméricas das marcas VINNAPAS® e VINNOL® na Argentina. A partir de junho de 2017, a SAFER assumirá a distribuição do negócio de dispersões da WACKER para aplicações no segmento construção civil, revestimentos e adesivos na Argentina.  2017-07-04 - Tags: jandira wacker safer distribuidor dispersoes vinnapas vinnol texteis tecnicos

Novo Portfólio de etiquetas com grandes marcas da moda
A Haco, empresa têxtil de soluções em identificação, está a cada dia mais atuante no mercado da moda. Além de fornecer o kit completo de identificação em parcerias com os principais expoentes do mercado de moda brasileiro, investe fortemente na inovação com constantes estreias de novas coleções e técnicas.  2017-07-04 - Tags: haco etiquetas marcas portfolio novidades estreias tecnicas kit

DiloGroup comemora participação bem sucedida na Techtextil 2017
O DiloGroup, líder na produção de linhas completas agulhadas e fibras cortadas para os mercados têxtil e nãotecidos, aproveitou mais uma oportunidade na Techtextil, realizada de 9 a 12 de maio, em Frankfurt, para informar aos visitantes sobre seu portfólio de equipamentos.  2017-06-12 - Tags: dilo group naotecidos hypertex techtextil 2017 dilosystems

Tecelagem continua lançamentos em tecidos a partir de PET
Cedro Têxtil utiliza fios de poliéster produzidos a partir de garrafas pet recicladas em sua linha de uniformização, EcoCedro.  2017-06-02 - Tags: cedro textil ecocedro fios pet reciclados uniformizacao