Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Exclusivo: Nilit destaca Supplex® no Salão Moda Brasil 2016

Primeira vez na América Latina o Supplex® é mostrado em evento depois da nacionalização de produção da Nilit®. A empresa atua com licença exclusiva para utilizar o Supplex®, concedida pela INVISTA/Lycra®.

‘O Portal Textilia.net esteve no SMB 16 (Salão Moda Brasil 2016) e conversou em exclusividade com o Diretor de Marketing da Divisão de Fibras da Nilit®, Pierluigi Berardi, ao lado de Fabianne Pacini, gerente de Marketing da empresa no Brasil, destacando a visão da companhia e de seus representantes sobre o mercado atual, os lançamentos em fio de Nylon 6.6 e o evento em si. Confira:

Portal Textilia.net: Como foi a avaliação dos visitantes sobre a reapresentação do Supplex® ao mercado nacional?

Pierluigi Berardi: O Supplex® é o produto chave para o Brasil, diferente do que acontece no restante do mundo. Ele foi bem recebido e uma das próximas ações da companhia será criar uma série de ações para proteção da marca neste continente. Aqui no SMB trouxemos um exemplo do que queremos apresentar ao mercado, um comparativo entre o Supplex® original e uma imitação do mercado. O toque, a visão e até a elasticidade mostram visivelmente a diferença de qualidade. Um dos importantes pontos para os compradores é que eles ficaram felizes de nos ver retomando a importância do Supplex® no Brasil depois de tantos anos sendo negligenciado.

Fabianne Pacini: No evento os visitantes puderam comparar uma peça que diz ser Supplex® e outra que é a original. Depois que tocam as peças a principal reação foi dizerem: nossa, que diferença! Esta é uma marca adorada pelas mulheres. Elas adoram a peça com o fio mas se frustram quando encontram no mercado algo que as engana.

Portal Textilia.net: O consumidor já está apto a identificar essa diferença?

Pierluigi Berardi: Estamos aqui para apresentar para as empresas, mas também para o consumidor, pois eles querem comprar produtos de qualidade e muitas vezes são enganados. Escolhemos a SantaConstância para criar os produtos de exposição, pois no final do dia são empresas de alta qualidade que colocam nossa marca no mercado. A Berlan Têxtil, a SantaConstância e a Pettenati são as três homologadas que podem comercializar o verdadeiro Supplex®.

Fabianne Pacini: O Supplex® é uma fibra pensada para a consumidora final, que cada vez mais vai da academia para a rua. O attlesure (mistura de uso esportivo e social) é mais que uma tendência e passa a ser um estilo de vida. O uso das peças fitness já se estende ao dia-a-dia. As tendências ultrapassam o esporte, entram no cotidiano e chegaram para ficar. Há cinco anos as leggings não eram vistas como uma peça para as ruas, mas hoje são essenciais.

Portal Textilia.net: Podemos esperar uma expansão da Nilit no Brasil e na América Latina?

Pierluigi Berardi: Essa é a primeira vez que a NIlit® participa de um salão não somente no Brasil, mas na América Latina, o que significa que estamos começando um trabalho de integração na região. Nosso interesse é de ampliarmos presença no Brasil, Argentina e Colômbia. Também estamos visitando Uruguai e outros países. Quando decidimos iniciar a planta no Brasil, há dois anos, foi para colocar um pé na região não somente como importador mas como produtor. Somos especialistas em nylon 6.6 com fábricas nos EUA, Brasil, Israel e China. Com aquisições e novas plantas temos uma ampla cobertura, o que nos torna um dos manufatureiros mais estabelecidos no ponto de vista comercial dentro de nossa expertise. Temos escritórios na Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Turquia, China, Taiwan, Coréia, Sri Lanka, Brasil, Argentina, Colômbia, EUA.... Nós estamos onde os têxteis estão.

Portal Textilia.net: Como avalia o momento econômico e político brasileiro e as possibilidades de fortalecimento do setor?

Pierluigi Berardi: Não quero entrar em microeconomia, mas sim na economia da Nilit®. Primeiro precisamos dizer que não estamos no mercado de commodities e sim somos vendedores e produtores de produtos premium. Para isso precisamos preservar nossa qualidade e nosso nome. Quando falamos sobre o mercado focamos somente no de médio e alto ticket. Há oportunidades neste momento pois os nichos estão abertos a inovações. De maneira geral vemos a Europa e a América do Norte, mesmo sem crescimento no consumo, tendo um mercado polarizado e ampliando-se rumo à alta qualidade. Na China temos um mercado que serve a Europa e a América do Norte, mas também há marcas com as quais cooperamos que podem se tornar interessantes nos próximos anos. O Brasil é único em sua forma, porque é produtor e consumidor. O momento é crítico para o Brasil como todos sabemos, mas tenho certeza: irá evoluir para uma situação melhor pois já vemos sinais positivos da economia têxtil local. Isso se reflete num sentimento positivo, não somente porque o mercado é bom, mas porque pensamos que investimos bem. Não é algo que se possa inventar da noite para o dia.

Portal Textilia.net: Que conselhos daria ao empresário têxtil brasileiro neste momento?

Pierluigi Berardi: Aqui há uma cultura têxtil forte. É importante dizer que o Brasil precisa ganhar uma estabilidade de moeda, pois de outro jeito é sempre um risco exportar, já que não sabemos qual será o preço do tecido. Não estou falando que a moeda precisa ser forte, mas estável. De qualquer maneira é preciso sair da zona de conforto, e isso é algo inerente ao empresário não somente daqui, mas de todo o mundo. Se você não muda todos os dias você é um caso perdido. Está dentro da natureza humana mudar e agora com a tecnologia isso é necessário ainda mais rapidamente. Além de estar feliz com o mercado local temos capacidade e oportunidade de olhar para fora do Brasil. Algumas companhias estão já olhando o mercado internacional, que precisa ser abordado de determinada maneira. 

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por Gabriel Rajão

Data de publicação: 23/06/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


'Impressão Digitalks by GQM' abordou as mudanças no mercado de impressão digital
"Claro que temos que considerar que é uma questão de saúde pública. Mas olhando pelo lado do negócio, a pandemia é um ótimo cenário para o crescimento". Essa foi uma das primeiras afirmações de Fábio Neves, presidente da Epson do Brasil, na primeira edição do Impressão Digitalks by GQM, com Felipe Sanchez, CEO da Global Química & Moda.  2020-06-02 - Tags: impressao digitalks fabio neves gqm global quimica felipe sanchez impressao digital

DuPont lança modelo de negócio para acelerar a oferta de EPIs
A DuPont anuncia o lançamento de #TyvekTogether ,um novo modelo de negócio desenvolvido em tempo recorde para aumentar a capacidade da entrega de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Com a iniciativa, será possível desenvolver 6 milhões de vestimentas de proteção adicionais por mês, em todo o mundo. Este número é 27% maior em relação à produção atual de tecidos de Tyvek® globalmente.  2020-05-22 - Tags: tyvektogether dupont equipamentos de protecao individual epis pandemia tyvek uniformes de protecao covid 19 tychem

Máquinas têxteis italianas apresentam forte declínio no primeiro trimestre
No primeiro trimestre de 2020, a entrada de pedidos de máquinas têxteis italianas registrou uma queda acentuada. A pandemia de Covid-19 afetou fortemente o setor, e as consequências serão mais negativas no segundo trimestre. O índice elaborado pela Acimit - Associação dos Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis, para o período de janeiro a março de 2020, caiu 31% em relação ao mesmo período de 2019.  2020-05-14 - Tags: maquinas texteis italianas pandemia acimit primeiro trimestre setor textil maquinas italia desaceleracao

Plataforma online facilita contato com fabricantes para oferecer equipamentos de proteção
Desenvolvida por meio de parceria entre a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), a Microsoft e a Radix, está sendo montada uma plataforma que une quem procura e quem oferta EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Por meio do EPIMatch, um hospital, por exemplo, poderá encontrar mais rapidamente os fornecedores que precisa para obter máscaras, luvas e outros itens essenciais para quem está na linha de frente dos serviços de saúde.  2020-05-13 - Tags: agencia brasileira de desenvolvimento industrial abdi epimatch plataforma pandemia epis microsoft azure igor calvet

Conselho de Administração da Loepfe anuncia novo CEO
A empresa suíça Loepfe, fabricante mundial e parceiro de soluções para sistemas de garantia de qualidade on-line para o setor têxtil, anunciou a nomeação do Dr. Ralph Mennicke como CEO da Loepfe Brothers Ltd., com vigência a partir de 14 de abril de 2020. Mennicke substitui Maurizio Wermelinger, que, após ingressar na empresa em 2007, está se aposentando.  2020-05-07 - Tags: alexander zschokke loepfe loepfe ceo novo ceo empresa suica

Monforts oferece testes em escala industrial para novos acabamentos de EPI
A Monforts anunciou que seu Centro de Tecnologia Avançada (ATC), na Alemanha, está capacitado para realizar testes para novos acabamentos aplicados em equipamentos de proteção individual (EPI) como máscaras faciais, aventais médicos e cortinas hospitalares.  2020-05-05 - Tags: heinrichs epis hospitalar monforts atc montex centro de tecnologia avancada equipamentos de protecao individual

Rieter aprova relatório anual mas não faz previsões sobre resultados de 2020
Na Assembléia Geral Anual da Rieter Holding Ltd., ocorrida no dia 16 de abril, cuja votação dos temas foi feita via eletrônica, os acionistas adotaram todas as moções propostas pelo Conselho de Administração da companhia, a saber, a aprovação do relatório anual, as demonstrações financeiras e as demonstrações financeiras consolidadas de 2019.  2020-04-30 - Tags: rieter holding ltd grupo rieter covid19 pandemia bernhard jucker rieter relatorio anual

SPGPrints obtem classificação nível 3 em sustentabilidade na auditoria ZDHC
A sociedade tornou-se cada vez mais consciente de que certos produtos químicos são extremamente prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. A SPGPrints, que vem trabalhando para atender a todos os padrões de sustentabilidade com seus produtos de impressão digital voltados para têxteis, optou por cumprir o Roteiro da Fundação ZDHC (Descarga zero de produtos químicos perigosos) para o Programa Zero.  2020-04-15 - Tags: spgprints plataforma zdhc fundacao zdhc sustentabilidade produtos quimicos programa zero fred schmitz

Gerber ajuda fabricantes na produção de equipamentos de proteção
Com base em sua planta na China, a norte-americana Gerber Technology anunciou a criação da Gerber PPE Task Force (força-tarefa) para apoiar seus clientes e parceiros globais a aumentarem rapidamente a produção de equipamentos de proteção individual (EPI), para proteger todas as pessoas, mas especialmente os profissionais de saúde.  2020-04-06 - Tags: gerber ppe task force equipamentos de seguranca gerber technology protecao individual equipamentos

ABNT possui norma sobre gestão da continuidade dos negócios
A pandemia do Coronavírus tem sido desafiadora para muitas pessoas, mudando suas rotinas de maneira inédita. O impacto da doença se refletiu também na atividade econômica, que vem sofrendo perdas significativas. Tocar os negócios como de costume não é uma opção para as empresas. Muitas delas, principalmente os pequenos negócios, estão enfrentando uma fase muito difícil.  2020-03-26 - Tags: abnt pandemia abnt business negocios gestao pequenos negocios

Rieter apresenta balanço de 2019 e projeta 2020
No exercício 2019, a Rieter registrou recebimento de pedidos de CHF 926,1 milhões (francos suíços), que foi 7% maior do que o mesmo período do ano passado. Todavia, no balanço do ano, as vendas do Grupo Rieter acumularam CHF 760,0 milhões (cerca de € 712 milhões), contra CHF 1 bilhão e 75,2 milhões registrados em 2018, o que corresponde a uma queda de 29% em comparação com o ano anterior.  2020-03-20 - Tags: grupo rieter ano fiscal balanco business group machines negocios

Monforts desenvolve soluções para aquicultura em seu ATC
O cultivo de peixes de água doce e de água salgada, sob condições controladas, é uma indústria global avaliada em cerca de US $ 200 bilhões anualmente, que é possível graças ao uso de enormes redes de aquicultura. Recentemente, a Monforts esteve envolvida em vários testes de pesquisa e desenvolvimento em seu Centro de Tecnologia Avançada (ATC), localizado na Alemanha, com objetivo de melhorar o desempenho das redes de pesca, empregadas nas operações de piscicultura.  2020-03-13 - Tags: monforts monforts atc aquicultura piscicultura jurgen hanel fios cyd monchengladbach

Oerlikon organiza simpósio anual de tecnologia na Índia
O segmento de Fibras Sintéticas do grupo suíço Oerlikon, detentor das marcas Oerlikon Barmag, Oerlikon Neumag e Oerlikon Nonwoven, organizou em fevereiro um simpósio de três dias na Índia, para apresentar seus mais recentes desenvolvimentos em sistemas de fiação de filamentos, máquinas de texturização e fios de carpete BCF, fiação de fibras descontínuas e soluções de nãotecidos.  2020-03-05 - Tags: oerlikon oerlikon barmag oerlikon neumag oerlikon nonwoven itma 2019 debabrata ghosh jurgen vogel indian institute of management simposio de tecnologia

Karl Mayer compra Stoll e amplia seu portfólio de máquinas para malharia
Como parte de sua estratégia de crescimento, o Grupo Karl Mayer concluiu acordo de aquisição do Grupo Stoll, líder na produção de máquinas de malharia retilínea (tricô). O contrato foi assinado em 26 de fevereiro último e o Grupo Stoll será integrado ao Grupo Karl Mayer a partir de 1 de julho de 2020.  2020-03-03 - Tags: grupo stoll grupo karl mayer karl mayer stoll arno gartner andreas schellhammer itma 2019

Exportações aumentam mas geopolítica preocupa empresas espanholas
O Ministério da Economia e Competitividade espanhol publicou relatório de comércio exterior (janeiro a dezembro de 2019), que indica que as exportações espanholas cresceram 1,8% em relação ao ano anterior, atingindo 290 milhões de euros. São números que "lançam luz e sombra ao mesmo tempo", diz Joan Tristany, CEO da Amec - Associação das empresas industriais internacionalizadas da Espanha.  2020-02-28 - Tags: geopolitica comercio internacional ministerio da economia e competitividade brexit amec

All Lubrificantes dá continuidade ao projeto de expansão
Operando no mercado desde 2005 com capital 100% nacional, a All Lubrificantes, com sede em Minas Gerais, é produtora de lubrificantes, óleos de corte (solúveis e integrais), fluidos protetivos e desengraxantes, entre outros produtos. A empresa, que oferece as linhas ALL Tex e ALL Tex SyntH (incolor) para o setor têxtil, está focada na expansão de seus negócios em 2020, para dar continuidade a seu projeto de ampliação e crescimento sustentável.  2020-02-19 - Tags: all lubrificantes all tex synth joao luiz siqueira wanderson ribeiro quimica industria textil quimica

Com soluções inovadoras Saurer dá passo em direção a fábricas automatizadas
As empresas têxteis enfrentam desafios cada vez mais complexos: custos trabalhistas mais altos e taxas de rotatividade de funcionários, sem mencionar a necessidade de automatizar o fluxo de materiais, reduzir os prazos de entrega e aumentar a produtividade. A nova linha de produtos Saurer Automation Solutions atua como parceiro de engenharia especializado dos clientes para soluções de automação integradas em toda a cadeia de valor têxtil  2020-02-18 - Tags: saurer fabricas automatizaçao valor saurer automation solutions

Balanço preliminar da Rieter revela queda nas vendas em 2019
O Grupo Rieter encerrou o exercício financeiro de 2019 com vendas consideravelmente menores do que no ano anterior. De acordo com os primeiros números não auditados, as vendas totais foram de CHF 760,0 milhões (cerca de € 712 milhões), o que representa uma redução de 29% em relação ao ano passado.  2020-02-12 - Tags: rieter group pos venda balanco anual relatorio 2019

Rieter presente na modernização da indústria têxtil no Egito
No Fórum de Investimentos Suíço-Egípcio, realizado no Cairo em janeiro, foram assinados pelo presidente da Cotton & Textiles Holding Company e pelo CEO da Rieter, Norbert Klapper, contratos adicionais relacionados ao programa de modernização da indústria têxtil egípcia.  2020-02-07 - Tags: rieter suico-egipcio cairo klapper cotton textiles holding company

OKI e Mimaki concluem aliança para venda de impressoras grande formato
A Mimaki Engineering Co., Ltd. e a OKI Data Corporation, fabricante de impressoras do Grupo OKI, celebraram um contrato internacional de vendas exclusivo para a distribuição das impressoras a jato de tinta de grande formato da OKI Data.  2020-02-05 - Tags: mimaki usa impressao industrial sinalizacao grafica textil vestuario oki