Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Dilemas e contradições

Durante uma visita a uma importante empresa, eu falava entusiasmado sobre minha visão em relação à internalização da sustentabilidade nas organizações. 
Eu também não poderia perder a chance de enfatizar a importância quando esse processo ocorre em empresas daquela dimensão. Foi uma reunião muito rica, com várias intervenções, onde certamente dei o melhor de mim, e aprendi muito também.
Logo ao terminar, vi uma pessoa de expressão madura e muito séria, até então imóvel, que pediu a palavra.
Não demorei a perceber que se tratava de uma liderança técnica importante, e seu depoimento colocou algumas dúvidas sobre minha abordagem, que buscava integrar os principais fundamentos da sustentabilidade aos objetivos dos negócios.
Decididamente, ele não se convencia de que “somente” atitudes, engajamento, relacionamentos, equilíbrio, e competências essenciais pudessem retirar seus trajes de palavras bonitas, e traduzir os reais dilemas que tem uma organização quando trata de vender seus produtos e serviços no mercado.
Ainda mais quando a sua valiosa marca significasse simultaneamente: um alto valor agregado à sociedade, mas também um indesejável impacto negativo ao meio ambiente.
É dessa contradição, que meu interlocutor reclamava e com razão.
Embora seu trabalho fosse justamente a pesquisa para a sustentabilidade, ele sabia que a melhor alternativa para uma solução definitiva talvez fosse, ironicamente, a extinção do principal produto de sua empresa.
Acredito que ele até esperasse por um inédito argumento. Algo que, como num passe de mágica, mudasse o valor das coisas, e evidenciasse cientificamente que os impactos negativos de tanta tecnologia, se transformassem em algo bom para a humanidade.
E eu, com todo meu entusiasmo, defendia coisas que se materializavam somente como ingênuas compensações, ou palavras adequadas e enganosas.
Em minha opinião, por uma perspectiva específica, ele estava coberto de razão.
Quando inovamos, e criamos desejadas soluções para problemas antigos, beneficiamos milhões de pessoas. Contudo, e inevitavelmente, corremos um alto risco de impactar ainda mais nosso planeta. 
Esse lugar comum é a clássica contradição da definição de sustentabilidade, e isso o incomodou.
A má notícia é que os dilemas da “cura com veneno”, do “bem que faz mal”, não nos deixarão assim tão facilmente. As tendências otimistas não escaparão do ceticismo em relação a um desejado cenário de equilíbrio no futuro de longo prazo.
E assim, os profetas pessimistas não terão dificuldades para nos convencer sobre os riscos do provável fim do mundo. Eles proliferarão.
Além disso, cada vez mais, valorizaremos a destruição da natureza como um mal necessário, usaremos a ciência e a tecnologia para o bem e para o mal numa mesma escala, buscaremos o poder e a riqueza material a qualquer custo, e enfim, fingiremos que somos donos do mundo.
Nesse contexto, as empresas viverão cada vez mais o desafio de sua própria sobrevivência e a busca alucinada por lucros, proporcionalmente à pressão crescente de suas partes interessadas. 
Isso não é nada diferente do que sempre foi desde o princípio dos tempos.
A diferença é que agora já sabemos o que é a ética e a transparência, já conseguimos destruir dogmas intocáveis no passado, somos chamados a assumir compromissos reais em relação a valores e princípios universais, e ainda somos valorizados por isso.
Com isso, temos condições de mudar nossa atitude, mesmo que ainda contaminada pela inércia anterior, e podemos evoluir para modelos nunca antes imaginados.
Seguiremos transformando lixo em matéria prima valiosa, até que os novos processos não o gerem mais. A ciência descobrirá novas soluções a partir de fontes renováveis dos mais diversos materiais, movidas por energias cada vez mais limpas. 
A educação fará com que os jovens do futuro não destruam, pois simplesmente não conseguirão imaginar a destruição.
Em algum momento, os políticos que abandonam as causas, e defendem o poder, não mais conseguirão sua reeleição. Eles perderão seus eleitores, pois estes inacreditavelmente acordarão de seu transe da ingenuidade e ignorância.
E os consumidores finalmente perceberão o poder de sua capacidade de escolha, e virarão as costas para marcas que vendem o bem, mas entregam algo que não agrega valor.
Meu sonho é que sejamos assim. Que acreditemos, embora nunca percamos a noção da dimensão desse desafio.
Que sigamos em frente, que tenhamos argumentos suficientes para convencer os céticos e pessimistas, e que ao invés de destruir, sejamos uma sociedade finalmente sustentável.

Fonte:

http://seravalli.blogspot.com.br/search?updated-max=2013-06-05T08:00:00-07:00&max-results=1 

Sobre a Seravalli Consulting

Seravalli Consulting foi criada para atuar nesse campo, visando contribuir para que empresas e outras organizações incorporem essa competência em seus negócios e em seus colaboradores. A Seravalli Consulting oferece aos seus clientes profundo conhecimento e vasta experiência para a estruturação de seus próprios modelos de gestão sustentável. É composta por profissionais com experiência real em processos de desenvolvimento sustentável integrado aos negócios, em elaboração de modelos empresariais de responsabilidade social, em investimentos sociais privados, em modelos de estrutura jurídica dependendo de cada cultura e perfil, e, ainda, em processos de condução de projetos, desde a concepção da ideia até sua implementação e operacionalização sustentável.

http://www.seravalli.com.br/

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Vitor Seravalli – Engenheiro Químico pela UNICAMP, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho pela FEI, MBA em Marketing pela ESPM, e especialização em Responsabilidade Social e Terceiro Setor pela FIA/CEATS. É professor de pós-graduação da FIA – Fundação Instituto de Administração e do Instituto Mauá de Tecnologia – IMT. Consultor especializado em suporte na implementação de estratégias de sustentabilidade empresarial; no desenvolvimento de capacitação em Sustentabilidade para empresas, lideranças, jovens empreendedores e estudantes; Coach certificado pelo ICI – Integrated Coaching Institute, e é palestrante em temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, ética e desenvolvimento humano.

Data de publicação: 11/08/2015

Conteúdo relacionado


All Lubrificantes dá continuidade ao projeto de expansão
Operando no mercado desde 2005 com capital 100% nacional, a All Lubrificantes, com sede em Minas Gerais, é produtora de lubrificantes, óleos de corte (solúveis e integrais), fluidos protetivos e desengraxantes, entre outros produtos. A empresa, que oferece as linhas ALL Tex e ALL Tex SyntH (incolor) para o setor têxtil, está focada na expansão de seus negócios em 2020, para dar continuidade a seu projeto de ampliação e crescimento sustentável.  2020-02-19 - Tags: all lubrificantes all tex synth joao luiz siqueira wanderson ribeiro quimica industria textil quimica

Com soluções inovadoras Saurer dá passo em direção a fábricas automatizadas
As empresas têxteis enfrentam desafios cada vez mais complexos: custos trabalhistas mais altos e taxas de rotatividade de funcionários, sem mencionar a necessidade de automatizar o fluxo de materiais, reduzir os prazos de entrega e aumentar a produtividade. A nova linha de produtos Saurer Automation Solutions atua como parceiro de engenharia especializado dos clientes para soluções de automação integradas em toda a cadeia de valor têxtil  2020-02-18 - Tags: saurer fabricas automatizaçao valor saurer automation solutions

Balanço preliminar da Rieter revela queda nas vendas em 2019
O Grupo Rieter encerrou o exercício financeiro de 2019 com vendas consideravelmente menores do que no ano anterior. De acordo com os primeiros números não auditados, as vendas totais foram de CHF 760,0 milhões (cerca de € 712 milhões), o que representa uma redução de 29% em relação ao ano passado.  2020-02-12 - Tags: rieter group pos venda balanco anual relatorio 2019

Rieter presente na modernização da indústria têxtil no Egito
No Fórum de Investimentos Suíço-Egípcio, realizado no Cairo em janeiro, foram assinados pelo presidente da Cotton & Textiles Holding Company e pelo CEO da Rieter, Norbert Klapper, contratos adicionais relacionados ao programa de modernização da indústria têxtil egípcia.  2020-02-07 - Tags: rieter suico-egipcio cairo klapper cotton textiles holding company

OKI e Mimaki concluem aliança para venda de impressoras grande formato
A Mimaki Engineering Co., Ltd. e a OKI Data Corporation, fabricante de impressoras do Grupo OKI, celebraram um contrato internacional de vendas exclusivo para a distribuição das impressoras a jato de tinta de grande formato da OKI Data.  2020-02-05 - Tags: mimaki usa impressao industrial sinalizacao grafica textil vestuario oki

DuPont investe em branding e marketing para duplicar as vendas
A área de segurança e construção da DuPont, globalmente chamada de Safety & Construction (S&C), que contempla o portfólio de soluções para segurança do trabalho, deu início a uma nova estratégia de marketing que tem como meta duplicar o faturamento no mercado de proteção pessoal em cinco anos.  2020-01-17 - Tags: dupont segurança construçao safesc mudança portfolio

Ecosan instala planta no Paraguai para tratar efluentes da indústria têxtil
A Ecosan, fabricante e integrador de sistemas e tecnologias para tratamento de água e efluente, está desenvolvendo a montagem de uma planta de tratamento de efluentes para o mercado têxtil, no Paraguai, com capacidade de tratamento de 80 m³/h.  2020-01-10 - Tags: ecosan paraguai textil sistemas tecnologias tratamento de agua efluente

Freudenberg Performance Materials participa do Salão Inspiramais
A Freudenberg Performance Materials (FPM), empresa do Grupo Freudenberg líder mundial em nãotecidos e tecidos técnicos, estará presente na 20ª edição do Salão Inspiramais, que acontece nos dias 14 e 15 de janeiro em São Paulo (SP).  2020-01-09 - Tags: freudenberg performance materials naotecidos tecidos tecnicos inspiramais

Freudenberg anuncia venda da linha de higiene na América do Sul para a Fitesa
O Grupo Freudenberg, com atuação no mercado global de nãotecidos e com sede na Alemanha, anunciou a venda da linha de Higiene da Freudenberg Performance Materials (FPM) na América do Sul, sob gestão da Freudenberg Higiene Brasil Ltda., para a Fitesa, indústria especializada em nãotecidos.  2019-12-13 - Tags: freudenberg tecnologia de ponta novo hamburgo higiene america do sul fitesa

Encontro da indústria europeia discute digitalização e sinergia
O encontro da indústria TFL VDMA, associação que reúne os fabricantes de tecidos, calçados e cuidados pessoais, ocorreu entre 14 e 15 de novembro, em Berlim, Alemanha, e serviu para consolidar a união das empresas do setor.  2019-11-30 - Tags: tfl vdma eua tecidos berlim paiel sebastian heilmann industria

Fibras de cânhamo voltam a despertar interessa da indústria têxtil
A Naturalus Pluostas (Natural Fibras) é empresa da Lituânia, situada na região báltica da Europa, que cultiva, processa e fornece fibras de cânhamo para diversas aplicações, inclusive têxtil. Em setembro, a empresa estreou na feira internacional Yarn Expo Autumn, organizada pela Messe Frankfurt em Xangai.  2019-11-27 - Tags: entrevista fibras yarn expo canhamo sustentavel

Sensient® apresenta portfólio de tintas sustentáveis ao mercado chinês
A Sensient Imaging Technologies, empresa suíça especializada em tecnologia de jato de tinta digital, apresentará seu portfólio de tintas digitais, com soluções mais seguras e sustentáveis para a indústria têxtil, durante o ShanghaiTex 2019, que acontece de 25 a 27 de novembro, em Xangai.  2019-11-21 - Tags: sensient technologies corporation shanghaitex 2019 xangai china elvajet

Karl Mayer realiza evento com parceiros e clientes no Vietnã
A Karl Mayer, líder mundial em tecnologia têxtil para malharia de urdume, em parceria com a ILLIES, empresa alemã pioneira no comércio exterior com a Ásia e Sudeste Asiático, convidaram investidores internacionais e empresários da indústria têxtil vietnamita a participar de um evento exclusivo, realizado na cidade de Ho Chi Minh, no dia 11 de outubro.  2019-11-04 - Tags: karl mayer illies vietna arno garnter eua itma barcelona

Rhodia lidera upcycling no mercado brasileiro em parceria com a indústria têxtil
“Este é um fio que representa a química do futuro”, resumiu o engenheiro Renato Boaventura, vice-presidente Global de Poliamidas e Fibras do Grupo Solvay, ao anunciar o lançamento do Amni® Soul Cycle, primeira poliamida reciclada e biodegradável do mercado.  2019-10-29 - Tags: renato boaventura grupo solvay amni soul cycle rhodia minas trend future material award sustainable textiles

Braskem produz microfibra de PP a partir de copos descartáveis para indústria têxtil
A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, desenvolveu uma microfibra de polipropileno (PP), feito a partir de copos descartáveis, para impulsionar a economia circular na indústria têxtil.  2019-10-25 - Tags: braskem petroquimica biopolimeros polipropileno beachwear spfw

Palestra reúne grandes players têxteis no Senai, em Blumenau
Em mais uma etapa do Embarque Imediato, programa de excelência de aprendizagem corporativa promovido pelo Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) com a consultoria do FIESC/SESI, o consultor e ex-diretor Corporativo de RH da Natura, Rogério Chér, propôs um novo olhar sobre as organizações para que elas prosperem frente às transformações do século 21.  2019-10-22 - Tags: rh natura rogerio cher fiesc sesi scmc senai blumenau

ABNT publica normas sobre Sistemas de Automação de Processos Industriais
Foi publicada em setembro, a norma ABNT NBR IEC 62381 - Sistemas de Automação de Processos Industriais - Testes de aceitação em fábrica (TAF), Testes de aceitação em campo (TAC) e Testes de integração em campo (TIC). Esta norma define os procedimentos e especificações para os testes, que devem ser realizados para demonstrar que o sistema de automação está em conformidade com as especificações técnicas.  2019-10-16 - Tags: abnt automacao processos industriais tac taf tic teste norma

Monforts integra a delegação alemã que visitará o Paquistão
Lideradas pela VDMA Textile Machinery Association – associação dos fabricantes de máquinas têxteis da Alemanha, 14 empresas que atuam em toda a cadeia têxtil participarão da visita técnica e seminários, que acontecerão de 11 a 14 de novembro, nas cidades de Karachi e Lahore no Paquistão.  2019-10-09 - Tags: vdma textile machinery association manfred havenlith karachi lahore monforts cyd

Congresso reúne profissionais têxteis e elege nova diretoria da ABTT
A Fatec de Americana sediou, entre os dias 9 e 12 de setembro, o 28º Congresso Nacional de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (CNTT), tradicional evento da categoria, que reuniu cerca de 2.000 pessoas entre empresários, técnicos, engenheiros e estudantes que atuam nas diversas áreas da cadeia produtiva têxtil e varejo.  2019-09-24 - Tags: fatec americana abtt congresso nacional de tecnologia textil confecçao moda textil senai paulo salvi bruno orosco gilberto dodinho

Cipatex investe em Hub de Inovação para se tornar referência no setor
A Cipatex, empresa brasileira líder na fabricação de produtos sintéticos e que atua no mercado há 55 anos, decidiu criar um departamento para pensar full time em como a inovação pode contribuir para crescimento e competitividade da empresa.  2019-09-19 - Tags: cipatex produtos sinteticos inovaçao hub 2020 rafaela tamer paladini marcelo nicolau funil da inovaçao