Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

De Época: ETE - Estação de tratamento de efluentes na indústria têxtil

 

Nos dias atuais, a conscientização de que a despoluição de nossos rios é muito mais cara e difícil que o tratamento dos efluentes originados em nossas indústrias, é imperativa e imediata.


 

Helio Shimomoto é engenheiro têxtil formado pela FEI/ SP, bel. em Administração de Empresas pelo Mackenzie/SP, perito judicial e prof. da disciplina "Tratamentos de águas e efluentes" na FEI.

Atualmente presta consultoria aos clientes da Huayro, nos áreas de tinturaria e lavanderia. Dando ênfase ao caso da indústria têxtil, a maior parte destes efluentes são provenientes do setor de beneficiamento ou seja, das tinturarias e das estamparias.





 

Nem sempre as águas fortemente coloridas, provenientes de uma tinturaria são prejudiciais, haja visto que, raramente, os corantes apresentam um aspecto tóxico maior que os microorganismos que vivem nas águas e até mesmo no corpo humano. Contudo, o impacto psicológico causado por uma quantidade mínima de corante, que confere uma coloração intensa à água, é muito grande.

A variação da cor das águas pode ser causada por:
a) materiais vegetais em decomposição;
b) algas microscópicas;
c) produtos de oxidação, tais como o ferro e o manganês;
d) resíduos de tinturaria.

Classes dos corantes

Os corantes utilizados em uma indústria têxtil podem ser divididos em:

    * solúveis na água:

    * reativos

    * ácidos básicos

    * diretos

    * metalíferos

    * insolúveis na água:

    * a cuba

    * ao enxôfre

    * azóicos

    * dispersos

    * pigmentos

    * oxidantes

Além disso, estes corantes podem ser classificados em orgânicos ou organometálicos, inorgânicos e biodegradáveis ou não. Apesar da grande maioria dos corantes não ser muito tóxica, suspeita-se que alguns produtos intermediários, e até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação dos corantes têxteis, sejam responsáveis pela incidência do câncer em alguns colaboradores de certas indústrias químicas.

Tipos de tratamento

A natureza dos tipos de tratamento utilizados no descoloração das águas residuais dependerá do grau de qualidade exigido (consumo humano ou industrial):
a) da natureza das substâncias corantes presentes no efluente;
b) da natureza de outras substâncias (tensoativos, matérias Tóxicas)
c) área disponível para instalação da ETE;
d) vazão do efluente.

Podemos utilizar os tipos de tratamento a seguir descritos.

- Oxidação biológica (ou processo de degradação biológica)
Atua sobre as matérias orgânicos coloidais e dissolvidas, na presença ou não de oxigênio. Permite uma eliminação parcial das matérias corantes solúveis e insolúveis.


- Oxidação química
A função principal dos oxidantes químicos para o tratamento das águas é sua esterilização, ou seja, a destruição dos germes patogênicos.


O principal agente destes produtos químicos são o cloro e seus derivados. Entretanto , o ozônio também é utilizado, já que permite ações complementarias na destruição de um grande número de micropoluentes, na melhoria dos gastos e dos cheiros e na destruição da cor.

O ozônio (03) é um gás natural, tóxico, estável na alta atmosfera e filtro solar dos raios U.V., e só não oxida o ouro e a platina. Inicialmente sua utilização era restrita ao ataque anti-vírus e anti-bacteriológico. A ozonização, quando usada como técnica de afinagem, é o processo ideal para a destruição dos corantes.

Os tratamentos ao cloro e ozônio, terão como objetivo atacar a estrutura dos materiais, favorecendo a criação de um estado menos estável, facilitando a precipitação, absorção e degradação do corante.

- Oxidação fotoquímica
A ação da energia radiante sobre um material envolve transições, tanto em nível eletrônico como em nível molecular, em função do tipo de irradiação luminosa e da constituição química do material. Ocorre uma fotodegradação do material através dos raios U.V., que é facilitada na presença de oxigênio.

- Tratamento de clarificação
Constitui-se basicamente de uma floculação e decantação dos corantes insolúveis, que se apresentam sob a forma de colóides e dos corantes solúveis. Cerca de 80 a 90% da cor dos efluentes podem ser removidos com o uso de coagulantes como o sulfato férrico Fe (S04 )3, o sulfato de alumínio A12(S04)3 e o sulfato de cálcio CoS04 .

Contudo, quando o efluente coagulador mostrar pouca eficiência à decantação, devido à natureza dos flocos leves demais, é possível usar o tratamento de coagulação-flutuação. Neste caso, num líquido contendo bactérias em suspensão, é provocado um fluxo ascendente de bolas gasosas, capazes de captar à passagem, as partículas sólidas e arrastá-los para a superfície livre do líquido, onde serão extraídas mecanicamente.

O Tratamento por carvão ativo

A epuração pelo carvão ativo é fundada sobre a adsorção, que é um fenômeno no qual os átomos ou as moléculas de um corpo se fixam na superfície de uma outra substância. Trata-se de uma complementação dos processos anteriores, a fim de reter os poluentes não eliminados. Para a fabricação do carvão ativo podem ser utilizadas cascas de frutas (coco), madeira, hulha, turfa (combustível natural rico em restos vegetais, formado em águas paradas, com ausência de processos oxidativos), resíduos vegetais, carvão betuminoso e lignita (estágio intermediário entre a turfa e carvão betuminoso), sendo obtido em duas etapas:

a) carbonização: que afasta do composto as matérias voláteis por decomposição térmica a temperaturas em torno de 700°C, desenvolvendo superfícies porosas de 5 a 6 m2/g;
b) ativação: para aumentar ainda mais a área de absorção, oxida-se o composto a temperatura elevada ou seja, cerca de 1000°C, na presença de vapor de água ou em uma mistura de C02 ou oxigênio, obtendo-se então uma multiplicação e um aumento de volume e diâmetros dos poros para 2000 m2/g.

A regeneração é quase obrigatória, devido ao alto custo deste produto, já que sua utilização tende a fazer diminuir sua capacidade de adsorção até a saturação dos poros.

Podemos utilizar três tipos de regeneração:

a) térmica: o carvão é elevado a altas temperaturas, para volatilizar os poluentes adsorvidos; contudo, a porosidade é modificada;
b) química: trata-se da extração de sólidos por meio de uma lavagem a água ou com solventes orgânicos ou por reações de ácidos básicos (óxi-redução);
c) biológica: utilizada apenas para compostos saturados por moléculas biodegradáveis e antes da regeneração térmica, com intuito de prolongar sua vida útil.

O carvão ativo é eficiente para a descolorir águas contendo corantes reativos, básicos, ácidos, azóicos e metálicos, que não absorvem os sólidos em suspensão nem corantes insolúveis.

Ultrafiltração e osmose inversa

A ultrafiltração e a osmose inversa são dois tratamentos de refinamento de filtração, que constitui-se da separação, em fase líquida, pela passagem da solução por uma membrana semi-permeável e seletiva, sob a ação da pressão, onde separa-se o soluto do solvente.

A principal vantagem da osmose inversa, é a possibilidade de separar o soluto do solvente e reutilizá-lo. No caso da ultrafiltração, é a possibilidade de remover a cor dos efluentes e recuperar os óleos utilizados em uma tinturaria de malhas, que provocam problemas no tratamento biológico.

Conclusão

A descoloração de um efluente de uma tinturaria é muito complexa e depende dos inúmeros fatores já citados. Contudo, para uma melhor eficiência no tratamento de eliminação de corantes, devemos combinar os tratamentos físico-químicos e biológicos.


 

 

Review: Você esta tendo a oportunidade de conferir um pouco do conteúdo armazenado em área restrita. Torne-se assinante do Portal Textília.net e confira todo o conteúdo armazenado nos ultimos 20 anos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Hélio Shimomoto

Data de publicação: 01/09/1992

Conteúdo relacionado


Desenvolvimento químico une Lava Roupas e Amaciantes em produto inovador
Com tecnologia inédita, Plush Revolution alia a eficiência na lavagem de roupas com a maciez e frescor do amaciante. Com isso, garante economia de água, energia elétrica, dinheiro, tempo e ainda colabora com a sustentabilidade. Testes de laboratório comprovam sua eficiência  2017-08-15 - Tags: plush lava roupa amaciante quimica total quimica revolucao

Fio Premium Mercerizado chega ao mercado
Círculo S/A lança novo produto Premium Barroco Multicolor Premium garante mais brilho e intensidade nas cores  2017-08-15 - Tags: circulo mercerizado fio premium produto barroco multicolor premium brilho intensidade cores

Norma para roupas profissionais avança na Comissão de Estudo da ABNT
Em nosso dia a dia corrido, muitas vezes não percebemos a importância dos trabalhadores que executam tarefas ao ar livre, para manter nossas cidades limpas, funcionais e seguras. Todavia, seus uniformes, carregados de símbolos e cores vivas, servem não só para identifica-los como também garantir-lhes saúde e integridade física durante o trabalho. Para que estas roupas sejam adequadas ao uso profissional, uma comissão de estudos está revisando a norma ABNT NBR 15292, que trata dos requisitos para vestimenta de segurança de alta visibilidade.  2017-08-11 - Tags: abnt normas tecnicas roupas profissionais uniformes seguranca maria adelina pereira

Omnistory, o conceito de loja do futuro
Em breve o conceito de loja do futuro sairá do imaginário dos varejistas para ganhar vida no Shopping Villa Lobos. A iniciativa do Grupo GS& Gouvêa de Souza, holding que atua há mais de 28 no varejo brasileiro, ganhará vida graças a parcerias estratégicas que permitiram a integração entre os mundos físico e digital.  2017-08-10 - Tags: omnistory loja futuro holding shopping villa lobos varejo digital fisico estrategia

Concurso para designers têxteis abre inscrições
Com curadoria de Walter Rodrigues, estudantes de todo o Brasil podem participar. As inscrições podem ser feitas pelo site do Instituto Focus Têxtil  2017-08-01 - Tags: focus textil designers texteis concurso inscricoes estudantes walter rodrigues

Novo centro para soluções de superfícies
A Oerlikon anunciou que está construindo um novo centro para soluções de superfícies em Nagoya, Japão, dedicado a fornecer as tecnologias e serviços mais recentes para a indústria automotiva japonesa. O investimento irá permitir que a Oerlikon atenda às exigências de um contrato recentemente assinado com um dos maiores fabricantes japoneses de automoveis. O centro está agendado para abrir no início de 2018.  2017-07-24 - Tags: oerlikon japao nagoya tecnologias japojneses automoveis

Acordo entre Mercosul e Colômbia zera tarifas de importação têxtil e outros produtos
A comitiva que esteve em viagem oficial à Argentina, durante a Reunião do Mercosul em que o Brasil assumiu a presidência temporária do grupo, voltou com um importante acordo comercial na bagagem. O governo brasileiro firmou no dia 21 de julho, em Mendoza, na Argentina, o Acordo de Complementação Econômica (ACE) entre o Mercosul e a Colômbia que reduzirá a zero as tarifas de importação de 97% dos itens da pauta comercial, a partir de janeiro de 2018.  2017-07-24 - Tags: mdic brasil colombia mercosul inexmoda

Algodão Colorido Natural da Paraíba chega a Londres
Juliana Gevaerd lança marca sustentável em Londres. A primeira coleção do novo projeto tem parceria com a Natural Cotton Color.  2017-07-21 - Tags: juliana gevaerd marca sustentavel londres algodao colorido natural natural color

Figurinos de banda em parceria com empresa de denim brasileira
A banda pop brasileira de Goiânia - Banda Uó - está de figurino novo em sua turnê. Desenvolvido em parceria com Vicunha Têxtil, os looks baseados nos anos 90 tem como principal característica shapes amplos como macacões e calças oversized.  2017-07-20 - Tags: banda uo figurino banda parceria vicunha denim

Fakini celebra crescimento de pontos de venda em 2017
Números positivos foram motivados por uma mudança na estratégia comercial e pelos investimentos em produtividade. Já são mais de 7 mil pontos de vendas  2017-07-19 - Tags: fakini pontos de venda produtividade crescimento brasil industria disney alto verao

Couro do Brasil desembarcará em Nova York para feira Première Vision
Nova York reunirá em breve os principais atores da etapa de desenvolvimento de coleções de moda nos Estados Unidos: fornecedores de materiais e designers e compradores das grandes marcas sediadas no país.  2017-07-13 - Tags: couros brasil premiere vision eua nova york feira

Lançamento em nylon 6.6 movimenta mercado
A NILIT, com Sensil®, eleva o nylon 6.6 a outro patamar. Uma marca premium exclusiva que permite uma conexão emocional e de valor agregado para os consumidores.  2017-07-10 - Tags: nilit nylon 66 lancamento premium valor agregado

Tecelagem mineira conquista prêmio no Inspiramais
Britânnia Têxtil comemora sucesso no "INSPIRAMAIS Inverno 2018". Patrocinadora e expositora do evento, fabricante fez sucesso com seus lançamentos e conquistou o prêmio “Transformadores Inverno 2018”  2017-07-10 - Tags: brittania tecelagem inspiramais premio inverno 2018 expositora

Convênio Texbrasil é renovado até 2019
A Abit, em parceria com a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), inicia o 10º convênio consecutivo do Programa Texbrasil, com a missão de promover o posicionamento e a internacionalização da indústria têxtil e de moda brasileira por mais 24 meses, para o período de junho 2017 a junho de 2019. O projeto continuará apoiando empresas de todos os elos da cadeia têxtil, de diversos portes e regiões do Brasil, auxiliando-as a conquistar competências e se tornarem mais competitivas no mercado global.  2017-07-07 - Tags: abit texbrasil convenio renovacao apexbrasil contrato mercados internacionalizacao

OIT, ABVTEX e Abit lançam Laboratório de Moda Sustentável
Iniciativa inédita tem a proposta de transformar os principais desafios do mundo da moda relacionados ao setor do vestuário brasileiro  2017-07-07 - Tags: abit oit abvtex moda sustentavel laboratorio

As 100 maiores empresas de luxo geraram US$ 212 bilhões em vendas
Varejista Restoque é a única empresa brasileira listada no ranking global; Relatório mostra ainda que cresce a valorização pela experiência exclusiva de compra.  2017-07-05 - Tags: luxo varejo brasil restoque empresas vendas deloitte

WACKER nomeia novo distribuidor de dispersões na Argentina
– Como parte do processo de melhoria contínua do canal de vendas, a WACKER, uma empresa do ramo químico baseada em Munique, está reorganizando a sua rede de distribuição para dispersões poliméricas das marcas VINNAPAS® e VINNOL® na Argentina. A partir de junho de 2017, a SAFER assumirá a distribuição do negócio de dispersões da WACKER para aplicações no segmento construção civil, revestimentos e adesivos na Argentina.  2017-07-04 - Tags: jandira wacker safer distribuidor dispersoes vinnapas vinnol texteis tecnicos

Novo Portfólio de etiquetas com grandes marcas da moda
A Haco, empresa têxtil de soluções em identificação, está a cada dia mais atuante no mercado da moda. Além de fornecer o kit completo de identificação em parcerias com os principais expoentes do mercado de moda brasileiro, investe fortemente na inovação com constantes estreias de novas coleções e técnicas.  2017-07-04 - Tags: haco etiquetas marcas portfolio novidades estreias tecnicas kit

DiloGroup comemora participação bem sucedida na Techtextil 2017
O DiloGroup, líder na produção de linhas completas agulhadas e fibras cortadas para os mercados têxtil e nãotecidos, aproveitou mais uma oportunidade na Techtextil, realizada de 9 a 12 de maio, em Frankfurt, para informar aos visitantes sobre seu portfólio de equipamentos.  2017-06-12 - Tags: dilo group naotecidos hypertex techtextil 2017 dilosystems

Tecelagem continua lançamentos em tecidos a partir de PET
Cedro Têxtil utiliza fios de poliéster produzidos a partir de garrafas pet recicladas em sua linha de uniformização, EcoCedro.  2017-06-02 - Tags: cedro textil ecocedro fios pet reciclados uniformizacao