Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

De Época: ETE - Estação de tratamento de efluentes na indústria têxtil

 

Nos dias atuais, a conscientização de que a despoluição de nossos rios é muito mais cara e difícil que o tratamento dos efluentes originados em nossas indústrias, é imperativa e imediata.


 

Helio Shimomoto é engenheiro têxtil formado pela FEI/ SP, bel. em Administração de Empresas pelo Mackenzie/SP, perito judicial e prof. da disciplina "Tratamentos de águas e efluentes" na FEI.

Atualmente presta consultoria aos clientes da Huayro, nos áreas de tinturaria e lavanderia. Dando ênfase ao caso da indústria têxtil, a maior parte destes efluentes são provenientes do setor de beneficiamento ou seja, das tinturarias e das estamparias.





 

Nem sempre as águas fortemente coloridas, provenientes de uma tinturaria são prejudiciais, haja visto que, raramente, os corantes apresentam um aspecto tóxico maior que os microorganismos que vivem nas águas e até mesmo no corpo humano. Contudo, o impacto psicológico causado por uma quantidade mínima de corante, que confere uma coloração intensa à água, é muito grande.

A variação da cor das águas pode ser causada por:
a) materiais vegetais em decomposição;
b) algas microscópicas;
c) produtos de oxidação, tais como o ferro e o manganês;
d) resíduos de tinturaria.

Classes dos corantes

Os corantes utilizados em uma indústria têxtil podem ser divididos em:

    * solúveis na água:

    * reativos

    * ácidos básicos

    * diretos

    * metalíferos

    * insolúveis na água:

    * a cuba

    * ao enxôfre

    * azóicos

    * dispersos

    * pigmentos

    * oxidantes

Além disso, estes corantes podem ser classificados em orgânicos ou organometálicos, inorgânicos e biodegradáveis ou não. Apesar da grande maioria dos corantes não ser muito tóxica, suspeita-se que alguns produtos intermediários, e até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação dos corantes têxteis, sejam responsáveis pela incidência do câncer em alguns colaboradores de certas indústrias químicas.

Tipos de tratamento

A natureza dos tipos de tratamento utilizados no descoloração das águas residuais dependerá do grau de qualidade exigido (consumo humano ou industrial):
a) da natureza das substâncias corantes presentes no efluente;
b) da natureza de outras substâncias (tensoativos, matérias Tóxicas)
c) área disponível para instalação da ETE;
d) vazão do efluente.

Podemos utilizar os tipos de tratamento a seguir descritos.

- Oxidação biológica (ou processo de degradação biológica)
Atua sobre as matérias orgânicos coloidais e dissolvidas, na presença ou não de oxigênio. Permite uma eliminação parcial das matérias corantes solúveis e insolúveis.


- Oxidação química
A função principal dos oxidantes químicos para o tratamento das águas é sua esterilização, ou seja, a destruição dos germes patogênicos.


O principal agente destes produtos químicos são o cloro e seus derivados. Entretanto , o ozônio também é utilizado, já que permite ações complementarias na destruição de um grande número de micropoluentes, na melhoria dos gastos e dos cheiros e na destruição da cor.

O ozônio (03) é um gás natural, tóxico, estável na alta atmosfera e filtro solar dos raios U.V., e só não oxida o ouro e a platina. Inicialmente sua utilização era restrita ao ataque anti-vírus e anti-bacteriológico. A ozonização, quando usada como técnica de afinagem, é o processo ideal para a destruição dos corantes.

Os tratamentos ao cloro e ozônio, terão como objetivo atacar a estrutura dos materiais, favorecendo a criação de um estado menos estável, facilitando a precipitação, absorção e degradação do corante.

- Oxidação fotoquímica
A ação da energia radiante sobre um material envolve transições, tanto em nível eletrônico como em nível molecular, em função do tipo de irradiação luminosa e da constituição química do material. Ocorre uma fotodegradação do material através dos raios U.V., que é facilitada na presença de oxigênio.

- Tratamento de clarificação
Constitui-se basicamente de uma floculação e decantação dos corantes insolúveis, que se apresentam sob a forma de colóides e dos corantes solúveis. Cerca de 80 a 90% da cor dos efluentes podem ser removidos com o uso de coagulantes como o sulfato férrico Fe (S04 )3, o sulfato de alumínio A12(S04)3 e o sulfato de cálcio CoS04 .

Contudo, quando o efluente coagulador mostrar pouca eficiência à decantação, devido à natureza dos flocos leves demais, é possível usar o tratamento de coagulação-flutuação. Neste caso, num líquido contendo bactérias em suspensão, é provocado um fluxo ascendente de bolas gasosas, capazes de captar à passagem, as partículas sólidas e arrastá-los para a superfície livre do líquido, onde serão extraídas mecanicamente.

O Tratamento por carvão ativo

A epuração pelo carvão ativo é fundada sobre a adsorção, que é um fenômeno no qual os átomos ou as moléculas de um corpo se fixam na superfície de uma outra substância. Trata-se de uma complementação dos processos anteriores, a fim de reter os poluentes não eliminados. Para a fabricação do carvão ativo podem ser utilizadas cascas de frutas (coco), madeira, hulha, turfa (combustível natural rico em restos vegetais, formado em águas paradas, com ausência de processos oxidativos), resíduos vegetais, carvão betuminoso e lignita (estágio intermediário entre a turfa e carvão betuminoso), sendo obtido em duas etapas:

a) carbonização: que afasta do composto as matérias voláteis por decomposição térmica a temperaturas em torno de 700°C, desenvolvendo superfícies porosas de 5 a 6 m2/g;
b) ativação: para aumentar ainda mais a área de absorção, oxida-se o composto a temperatura elevada ou seja, cerca de 1000°C, na presença de vapor de água ou em uma mistura de C02 ou oxigênio, obtendo-se então uma multiplicação e um aumento de volume e diâmetros dos poros para 2000 m2/g.

A regeneração é quase obrigatória, devido ao alto custo deste produto, já que sua utilização tende a fazer diminuir sua capacidade de adsorção até a saturação dos poros.

Podemos utilizar três tipos de regeneração:

a) térmica: o carvão é elevado a altas temperaturas, para volatilizar os poluentes adsorvidos; contudo, a porosidade é modificada;
b) química: trata-se da extração de sólidos por meio de uma lavagem a água ou com solventes orgânicos ou por reações de ácidos básicos (óxi-redução);
c) biológica: utilizada apenas para compostos saturados por moléculas biodegradáveis e antes da regeneração térmica, com intuito de prolongar sua vida útil.

O carvão ativo é eficiente para a descolorir águas contendo corantes reativos, básicos, ácidos, azóicos e metálicos, que não absorvem os sólidos em suspensão nem corantes insolúveis.

Ultrafiltração e osmose inversa

A ultrafiltração e a osmose inversa são dois tratamentos de refinamento de filtração, que constitui-se da separação, em fase líquida, pela passagem da solução por uma membrana semi-permeável e seletiva, sob a ação da pressão, onde separa-se o soluto do solvente.

A principal vantagem da osmose inversa, é a possibilidade de separar o soluto do solvente e reutilizá-lo. No caso da ultrafiltração, é a possibilidade de remover a cor dos efluentes e recuperar os óleos utilizados em uma tinturaria de malhas, que provocam problemas no tratamento biológico.

Conclusão

A descoloração de um efluente de uma tinturaria é muito complexa e depende dos inúmeros fatores já citados. Contudo, para uma melhor eficiência no tratamento de eliminação de corantes, devemos combinar os tratamentos físico-químicos e biológicos.


 

 

Review: Você esta tendo a oportunidade de conferir um pouco do conteúdo armazenado em área restrita. Torne-se assinante do Portal Textília.net e confira todo o conteúdo armazenado nos ultimos 20 anos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Hélio Shimomoto

Data de publicação: 01/09/1992

Conteúdo relacionado


Conferencia discutirá os benefícios das matérias-primas biossintéticas
A cadeia têxtil mundial está buscando diminuir a dependência da indústria de combustíveis fósseis (polímeros a base de petróleo), para reduzir sua pegada de carbono, enquanto ao mesmo tempo, aposta nos biossintéticos. A 2ª Conferência Internacional sobre Fibras de Celulose, que será realizada de 2 a 3 de fevereiro de 2021, em Colônia, Alemanha, abordará sobre o grupo de fibras de origem vegetal.  2020-11-26 - Tags: biossinteticos fibras de celulose levaco chemicals kelheim fibers

Basf lança plataforma de comércio digital para a indústria têxtil
A Basf acaba de lançar um novo site de comércio eletrônico voltado às soluções químicas para indústria têxtil em sua plataforma shop@BASF. O site oferece às indústrias o acesso às soluções para as mais diversas aplicações para nãotecidos, estamparia, acabamento e auxiliares têxteis, conferindo agilidade e facilidade, inclusive para clientes de médio e pequeno porte.  2020-11-19 - Tags: basf comercio eletronico solucoes quimicas plataforma cyber week apeo industria textil

Kelheim Fibers e ETP fazem parceria para programas de sustentabilidade
O fabricante de fibras especiais de viscose da Baviera, Kelheim Fibers, fez parceria com a empresa europeia ETP - Plataforma de Tecnologia para o Futuro dos Têxteis e Confecções - em dois programas estratégicos: “Fibras BioBaseadas” e “Economia Circular”.  2020-11-18 - Tags: kelheim fibers economia circular fibras biobaseadas marina crnoja cosic

ITMA + CITME se preparam para exposição em junho de 2021
A ITMA ASIA + CITME, maior feira de máquinas têxteis da Ásia, já prepara uma grande vitrine de novidades em junho de 2021, apesar dos desafios econômicos atuais, provocados pela crise sanitária. Os proprietários da feira receberam pedidos de mais de 1.600 fabricantes líderes de máquinas têxteis para participarem do evento.  2020-11-16 - Tags: itma asia citme cematex fmi feira asia ctma china exhibition center group china textile machinery association

Mimaki mostra tecnologia de impressão 3D em plataforma virtual
A Mimaki participa do Formnext Connect 2020, primeiro encontro virtual de negócios e troca de conhecimentos sobre tecnologia, que acontece de 10 a 12 de novembro, em Frankfurt. Fabricante líder de impressoras a jato de tinta, sistemas de corte e impressão 3D, a empresa, com sede no Japão e subsidiária na Europa, criou um espaço virtual exclusivo, denominado 'Experiência 3D Mimaki' imersiva, onde fará videoconferências, demonstrações de produtos e painéis de especialistas.  2020-11-10 - Tags: mimaki mimaki 3d experience experiência 3d mimaki formnext connect 2020 encontro virtual

Novo fio da Nilit mostra redução de atividade de 99,85% no Betacoronavírus 1
A Nilit, líder na produção de Nylon 6.6 premium sustentável para vestuário, com matriz em Israel, recebeu a confirmação do Microbe Investigations AG (MIS), laboratório de serviços de testes microbiológicos, que o tecido feito com o novo Sensil® BodyFresh demonstrou um redução de 99,85% na atividade viral quando testado de acordo com os critérios ISO 18184: 2019 contra Betacoronavirus 1 (OC43), um vírus de RNA envelopado.  2020-11-09 - Tags: nilit sensil nylon 66 microbe investigations ag sensil bodyfresh sagee aran

Roland DG traz universo de oportunidades para o mercado de impressão digital
Com uma variedade de equipamentos multifuncionais, a Roland DG atende desde o setor de comunicação visual passando por decoração e vestuário. Sua linha de produtos inclui impressão jato de tinta, plotter de recorte, fresadora de mesa e gravadora, além da mais recente divisão da empresa a DGSHAPE, própria para produtos da linha 3d e dental.  2020-11-03 - Tags: roland dg corporation roland dg brasil impressao uv comunicacao visual impressao jato de tinta dgshape

Hyosung apresenta novidades em fios para denim na Kingpins24 Amsterdam
Durante a edição on-line da Kingpings24 Amsterdam, principal evento de inovações para denim da Europa, que acontece de 27 de outubro a 30 de outubro, das 10h às 13h, a Hyosung apresentará seu novo fio elastano creora® 3D Max.  2020-10-29 - Tags: amsterdam kingpings24 creora 3d max fio elastano andrew olah

Hyosung apresenta novidades em fios para denim na Kingpins24 Amsterdam
Durante a edição on-line da Kingpings24 Amsterdam, principal evento de inovações para denim da Europa, que acontece de 27 de outubro a 30 de outubro, das 10h às 13h, a Hyosung apresentará seu novo fio elastano creora® 3D Max.  2020-10-29 - Tags: amsterdam kingpings24 creora 3d max fio elastano andrew olah

Evento da Monforts mostra potencial dos têxteis técnicos na Índia
Mais de 250 especialistas têxteis participaram da conferência: “Coating Solutions e Alternativas Lucrativas”, primeiro webinar da Monforts realizado em 21 de outubro especificamente para empresas na Índia. Além de dados sobre o mercado têxtil local, foi apresentada a tecnologia para revestimento Montex®Coat, desenvolvida pela fabricante alemã, para o segmento de têxteis técnicos.  2020-10-23 - Tags: monforts missao tecnica nacional de texteis india coating solutions texteis

Edana realiza primeira edição do Fórum Circular de NãoTecidos em formato digital
Com a participação de mais de 100 delegados de todos os segmentos de nãotecidos e indústrias relacionadas, a primeira edição do Fórum Circular de NãoTecidos, promovido por Edana – associação global que representa os fabricantes – discutiu, em uma nova plataforma online, sobre sustentabilidade e circularidade dentro do setor.  2020-10-22 - Tags: edana forum circular de naotecidos naotecidos nao tecidos gil stevens

Líderes da química têxtil formam aliança global em prol da sustentabilidade
Sete das maiores empresas químicas têxteis do mundo se reuniram em Singapura, no dia 19 de outubro, para formar uma aliança e promoverem um padrão de sustentabilidade, globalmente harmonizado. Denominado SCTI – Química Sustentável para a Indústria Têxtil, o grupo é formado pelos seguintes membros fundadores: Archroma, CHT Group, Huntsman, Kyung-In Synthetic Corporation (Kisco), Pulcra Chemicals, Rudolf Group e Tanatex Chemicals.  2020-10-20 - Tags: scti quimica quimica textil sustentabilidade archroma cht group huntsman kyung in synthetic corporation pulcra chemicals rudolf group tanatex chemicals

The Lycra Company cria solução logística para evitar atraso na entrega de matéria-prima
Com o feriado prolongado na China - Dia Nacional - com duração de uma semana – 01 a 07 de outubro, a preocupação dos profissionais que atuam na logística de comércio exterior na América Latina aumentou. Para não ser afetada com a falta de espaço nos navios e não prejudicar a produção, a unidade brasileira da The Lycra Company contou com suas afiliadas na Ásia, Europa, Estados Unidos e México para ajudar a atender aos clientes, criando fontes alternativas de suprimentos por meio de reservas estratégicas locais, proporcionando maior segurança de atender a demanda.  2020-10-13 - Tags: the lycra company feriado china asia covid 19 andre lima entrevista negocios

Nokia e Senai-SP anunciam laboratório de Indústria 4.0 para capacitação profissional
A digitalização dos negócios será uma prioridade para que o Brasil se mantenha competitivo e enfrente os desafios da produtividade. A Nokia e o Senai-SP, reforçando o compromisso assinado em outubro de 2019, anunciam a abertura do laboratório de Indústria 4.0 habilitado com rede LTE/4.9G privada da Nokia.  2020-09-03 - Tags: senai sp nokia industria 40 quatro ponto zero produtividade laboratorio digitalizacao tecnologia

Rieter coloca a venda ações num total de 75 milhões de francos suíços
A Rieter colocou hoje a venda obrigações no valor de 75 milhões de francos suíços com um termo de quatro anos e juros de 1,55%. Isto serve para refinanciar parcialmente as obrigações existentes de 100 milhões de francos suíços que vencem em 29 de setembro de 2020.  2020-08-19 - Tags: rieter francos suicos refinanciar six swiss exchange

Golden Technology e Lasenor investem R$ 30 milhões em nova planta no Brasil
A Golden Technology está ampliando suas atividades no Brasil com a empresa espanhola Lasenor. Nos próximos meses, as multinacionais pretendem investir cerca de R$ 30 milhões na ampliação de uma nova planta da Lasenor na cidade de Potim, no interior do estado de São Paulo.  2020-08-18 - Tags: golden technology lasenor potim novo investimento mercado brasileiro oral care lourival flor

Freudenberg adquire empresa eslovena de nãotecidos agulhados e laminados
O Grupo global de tecnologia Freudenberg adquiriu 100% das ações da FILC, empresa eslovena que produz nãotecidos agulhados e materiais laminados, principalmente para as indústrias automotiva e de construção. O contrato de compra foi assinado em novembro e as autoridades antitruste austríacas responsáveis aprovaram a aquisição no final de dezembro.  2020-08-07 - Tags: shoes south america da freudenberg performance materials freudenberg grupo freudenberg mohsen sohi

Fusão da Stoll e Karl Mayer redefine mercado para malharia
A fusão de dois grandes fabricantes mundiais de máquinas para malharia - Karl Mayer e Stoll - ambas com sede na Alemanha, foi oficialmente concluída em 1º de julho de 2020. Os acordos foram assinados em 26 de fevereiro, definindo o caminho para a formação de uma empresa global de tecnologia para o mercado têxtil.  2020-07-24 - Tags: malharia fusao karl mayer andreas schellhammer stoll changzhou malharia retilinea

GQM lança serviço de locação de equipamentos para apoiar mercado de impressão digital têxtil
O momento delicado que vive a economia mundial por conta da pandemia do covid-19 coloca em risco não só as vendas, mas, consequentemente os investimentos que empresários do mercado têxtil farão nos próximos meses. E iniciativas criativas para apoiar a economia já começam a surgir. É o caso do Loca Printer, projeto da Global Química & Moda (GQM), empresa especializada na oferta de produtos para impressão digital têxtil.  2020-07-23 - Tags: loca printer gqm global quimica moda locacao impressora digital textil felipe simeoni

Pesquisa mostra gerenciamento de resíduos industriais no Brasil
Resultados da pesquisa "Gerenciamento de Resíduos Industriais: Desafios e Oportunidades", apresentados em um seminário digital no dia 17 de julho pela Allonda, apontam que 79% das empresas entrevistadas não possuem tecnologia de rastreamento de resíduos, mas 10% afirmam que estão dispostas e investir nesse sistema ainda este ano.  2020-07-21 - Tags: allonda residuos brumadinho minas gerais industria