Language

Estampas & Padrões
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

De Época: ETE - Estação de tratamento de efluentes na indústria têxtil

 

Nos dias atuais, a conscientização de que a despoluição de nossos rios é muito mais cara e difícil que o tratamento dos efluentes originados em nossas indústrias, é imperativa e imediata.


 

Helio Shimomoto é engenheiro têxtil formado pela FEI/ SP, bel. em Administração de Empresas pelo Mackenzie/SP, perito judicial e prof. da disciplina "Tratamentos de águas e efluentes" na FEI.

Atualmente presta consultoria aos clientes da Huayro, nos áreas de tinturaria e lavanderia. Dando ênfase ao caso da indústria têxtil, a maior parte destes efluentes são provenientes do setor de beneficiamento ou seja, das tinturarias e das estamparias.





 

Nem sempre as águas fortemente coloridas, provenientes de uma tinturaria são prejudiciais, haja visto que, raramente, os corantes apresentam um aspecto tóxico maior que os microorganismos que vivem nas águas e até mesmo no corpo humano. Contudo, o impacto psicológico causado por uma quantidade mínima de corante, que confere uma coloração intensa à água, é muito grande.

A variação da cor das águas pode ser causada por:
a) materiais vegetais em decomposição;
b) algas microscópicas;
c) produtos de oxidação, tais como o ferro e o manganês;
d) resíduos de tinturaria.

Classes dos corantes

Os corantes utilizados em uma indústria têxtil podem ser divididos em:

    * solúveis na água:

    * reativos

    * ácidos básicos

    * diretos

    * metalíferos

    * insolúveis na água:

    * a cuba

    * ao enxôfre

    * azóicos

    * dispersos

    * pigmentos

    * oxidantes

Além disso, estes corantes podem ser classificados em orgânicos ou organometálicos, inorgânicos e biodegradáveis ou não. Apesar da grande maioria dos corantes não ser muito tóxica, suspeita-se que alguns produtos intermediários, e até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação dos corantes têxteis, sejam responsáveis pela incidência do câncer em alguns colaboradores de certas indústrias químicas.

Tipos de tratamento

A natureza dos tipos de tratamento utilizados no descoloração das águas residuais dependerá do grau de qualidade exigido (consumo humano ou industrial):
a) da natureza das substâncias corantes presentes no efluente;
b) da natureza de outras substâncias (tensoativos, matérias Tóxicas)
c) área disponível para instalação da ETE;
d) vazão do efluente.

Podemos utilizar os tipos de tratamento a seguir descritos.

- Oxidação biológica (ou processo de degradação biológica)
Atua sobre as matérias orgânicos coloidais e dissolvidas, na presença ou não de oxigênio. Permite uma eliminação parcial das matérias corantes solúveis e insolúveis.


- Oxidação química
A função principal dos oxidantes químicos para o tratamento das águas é sua esterilização, ou seja, a destruição dos germes patogênicos.


O principal agente destes produtos químicos são o cloro e seus derivados. Entretanto , o ozônio também é utilizado, já que permite ações complementarias na destruição de um grande número de micropoluentes, na melhoria dos gastos e dos cheiros e na destruição da cor.

O ozônio (03) é um gás natural, tóxico, estável na alta atmosfera e filtro solar dos raios U.V., e só não oxida o ouro e a platina. Inicialmente sua utilização era restrita ao ataque anti-vírus e anti-bacteriológico. A ozonização, quando usada como técnica de afinagem, é o processo ideal para a destruição dos corantes.

Os tratamentos ao cloro e ozônio, terão como objetivo atacar a estrutura dos materiais, favorecendo a criação de um estado menos estável, facilitando a precipitação, absorção e degradação do corante.

- Oxidação fotoquímica
A ação da energia radiante sobre um material envolve transições, tanto em nível eletrônico como em nível molecular, em função do tipo de irradiação luminosa e da constituição química do material. Ocorre uma fotodegradação do material através dos raios U.V., que é facilitada na presença de oxigênio.

- Tratamento de clarificação
Constitui-se basicamente de uma floculação e decantação dos corantes insolúveis, que se apresentam sob a forma de colóides e dos corantes solúveis. Cerca de 80 a 90% da cor dos efluentes podem ser removidos com o uso de coagulantes como o sulfato férrico Fe (S04 )3, o sulfato de alumínio A12(S04)3 e o sulfato de cálcio CoS04 .

Contudo, quando o efluente coagulador mostrar pouca eficiência à decantação, devido à natureza dos flocos leves demais, é possível usar o tratamento de coagulação-flutuação. Neste caso, num líquido contendo bactérias em suspensão, é provocado um fluxo ascendente de bolas gasosas, capazes de captar à passagem, as partículas sólidas e arrastá-los para a superfície livre do líquido, onde serão extraídas mecanicamente.

O Tratamento por carvão ativo

A epuração pelo carvão ativo é fundada sobre a adsorção, que é um fenômeno no qual os átomos ou as moléculas de um corpo se fixam na superfície de uma outra substância. Trata-se de uma complementação dos processos anteriores, a fim de reter os poluentes não eliminados. Para a fabricação do carvão ativo podem ser utilizadas cascas de frutas (coco), madeira, hulha, turfa (combustível natural rico em restos vegetais, formado em águas paradas, com ausência de processos oxidativos), resíduos vegetais, carvão betuminoso e lignita (estágio intermediário entre a turfa e carvão betuminoso), sendo obtido em duas etapas:

a) carbonização: que afasta do composto as matérias voláteis por decomposição térmica a temperaturas em torno de 700°C, desenvolvendo superfícies porosas de 5 a 6 m2/g;
b) ativação: para aumentar ainda mais a área de absorção, oxida-se o composto a temperatura elevada ou seja, cerca de 1000°C, na presença de vapor de água ou em uma mistura de C02 ou oxigênio, obtendo-se então uma multiplicação e um aumento de volume e diâmetros dos poros para 2000 m2/g.

A regeneração é quase obrigatória, devido ao alto custo deste produto, já que sua utilização tende a fazer diminuir sua capacidade de adsorção até a saturação dos poros.

Podemos utilizar três tipos de regeneração:

a) térmica: o carvão é elevado a altas temperaturas, para volatilizar os poluentes adsorvidos; contudo, a porosidade é modificada;
b) química: trata-se da extração de sólidos por meio de uma lavagem a água ou com solventes orgânicos ou por reações de ácidos básicos (óxi-redução);
c) biológica: utilizada apenas para compostos saturados por moléculas biodegradáveis e antes da regeneração térmica, com intuito de prolongar sua vida útil.

O carvão ativo é eficiente para a descolorir águas contendo corantes reativos, básicos, ácidos, azóicos e metálicos, que não absorvem os sólidos em suspensão nem corantes insolúveis.

Ultrafiltração e osmose inversa

A ultrafiltração e a osmose inversa são dois tratamentos de refinamento de filtração, que constitui-se da separação, em fase líquida, pela passagem da solução por uma membrana semi-permeável e seletiva, sob a ação da pressão, onde separa-se o soluto do solvente.

A principal vantagem da osmose inversa, é a possibilidade de separar o soluto do solvente e reutilizá-lo. No caso da ultrafiltração, é a possibilidade de remover a cor dos efluentes e recuperar os óleos utilizados em uma tinturaria de malhas, que provocam problemas no tratamento biológico.

Conclusão

A descoloração de um efluente de uma tinturaria é muito complexa e depende dos inúmeros fatores já citados. Contudo, para uma melhor eficiência no tratamento de eliminação de corantes, devemos combinar os tratamentos físico-químicos e biológicos.


 

 

Review: Você esta tendo a oportunidade de conferir um pouco do conteúdo armazenado em área restrita. Torne-se assinante do Portal Textília.net e confira todo o conteúdo armazenado nos ultimos 20 anos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Hélio Shimomoto

Data de publicação: 01/09/1992

Conteúdo relacionado


Empresa aposta em SEWING5 e produtos inovadores
Fimec, a feira internacional de couro, pele e produtos e máquinas para calçados, que acontece de 18 a 21 de Março de 2014 em Novo Hamburgo (Brasil). Na 36a edição da Fimec são esperados aproximadamente 600 expositores e 50 mil visitantes de todo o continente. A Groz-Beckert apresenta com seu agente, Grupo NS, os mais recentes produtos e serviços no corredor 5, estande 5118. O tema central da feira será o SEWING5. Este termo refere-se ao plano de serviços da Groz-Beckert em apoio a sua gama de produtos de alta qualidade.  2014-03-20 - Tags: groz-beckert sewing fimec

Conexão natural
A conexão natural – Camisas TENCEL ® com algodão. Nas feiras parisienses nesta temporada, camisas TENCEL ® com mistura com algodão têm prioridade. O conceito de mistura de algodão Natural que foi lançado em setembro de 2013, será continuado em 2014.  2014-03-17 - Tags: camisa emana tencel algodao misturas textil negocio tag natural 2014

Instalações de tratamento de águas precursora em Jamshoro
Archroma, um líder global em produtos químicos especializados, anunciou que inaugurou as suas primeiras instalações de tratamento sustentável de efluentes (SET) no site de produção têxtil em Jamshoro, Paquistão. Com um investimento de 371 milhões de rúpias do Paquistão, as instalações não só suportam a recuperação substancial de 80% de água, como também permitem o tratamento de efluentes baseado no objetivo de descarga de zero líquidos.  2014-02-24 - Tags: archroma indústria química tratamento de efluentes sustentabilidade têxtil jamshoro paquistã alexander wessels água ete ambiental set mujtaba rahim paquistão.

Haute Sporture para o Verão 2015
As várias tendências em tecidos e cores para o mercado HAUTE SPORTURE foram apresentadas com uma elegância desportiva em geral na ultima edição da MUNICH FABRIC STAR que aconteceu de 4 a 6 de fevereiro de 2014, as novidades para o verão 2015. Sob o sazonal do título “HAUTE SPORTURE” e foram vistos os portfólio de 1.500 coleções de 900 expositores internacionais.  2014-02-20 - Tags: munich fabric star tendencias verao 2015 cores cartela de cores feira internacional haute sporture munich springsummer 2015 munique

Tendências de fios, tecidos e malhas Activewear para 2016
O mercado demanda além do conforto e desempenho nos produtos destinados a atividades físicas de alta performance, novas cores, compressão, caimento e leveza. A Hyosung atualmente o maior fabricante mundial de Elastano (Spandex), anunciou o lançamento da campanha para promoção das quatro marcas especiais de produtos em elastano Creora ®: Creora® Color+, Creora ® Eco-soft, Creora ® Black e Creora ® Highclo ™ que prometem atender essas demandas. A empresa começa a divulgação na feira Outdoor Retailer Winter Market das Tendências para tecidos e malhas Activewear para 2016.  2014-01-20 - Tags: mipan regentm mipan robic aerowarm askin aerosilver aerocool creora prizm hyosung corporation desempenho alta performance novas cores compressão hyosung elastano spandex elastano creora creoracolor creora eco-soft creorablack creorahighclo outdoor retailer winter market tendências tecidos malhas activewear tendecias2016 fios.

Lançada nova feira de têxteis técnicos no Brasil
A Abint, principal entidade do setor de nãotecidos e tecidos técnicos no Brasil, em parceria com a Nascimento Feiras e Eventos, anunciaram a criação da nova feira para atender o mercado de têxteis técnicos, que movimenta por ano no país mais de R$ 1 bilhão e abrange diversos produtos industriais como telas, lonas para armazéns e blindagem de veículos e nãotecidos de uso cotidiano como fraldas, curativos, lenços umedecidos, entre outros.  2014-01-09 - Tags: nao tecidos feira 2015 tecidos tecnicos wagner souto carvalho abint

TENCEL® oferece funcionalidade, praticidade e visual perfeito
Roupas de trabalho são geralmente dominadas por fibras de poliéster e algodão. As opções agora aumentaram com a fibra TENCEL®, que garante inovação e maior sustentabilidade para o segmento. Como resultado das propriedades da fibra - como maior resistência, absorção ideal de umidade, menor crescimento bacteriano e as melhores propriedades sensoriais para a pele -, a fibra TENCEL® está consolidando sua posição no workwear.  2013-12-10 - Tags: tencel fibra lenzing santista workwear

Mimaki promove o evento Mimaki Experience
A Mimaki, líder mundial na produção e desenvolvimento de soluções em impressão digital a jato de tinta, promoveu pela primeira vez o evento Mimaki Experience, um evento focado na troca de conhecimento entre clientes, especialistas técnicos e comerciais da Mimaki. O evento ocorreu nos dias 26 e 27 de Novembro na nova filial, localizada no bairro nobre Casa Forte em Recife e contou com a presença de clientes e empresários da região.  2013-12-04 - Tags: mimaki experience evento máquina têxtil

Governo de SP anuncia novas vagas do Programa Via Rápida Emprego
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia, divulga nesta terça-feira (3/12), às 9h, em São Paulo, novas vagas do Via Rápida Emprego no setor de moda e confecção industrial. O anúncio será realizado durante a visita do representante da Secretaria à unidade móvel de capacitação do Programa.  2013-12-02 - Tags: negócios via rápida emprego

Karl Mayer compra o controle do competidor Liba
Em 1º de janeiro 2014, a Karl Mayer assumirá a maioria das propriedades da Liba Maschinenfabrik GmbH, que será integrada ao grupo Karl Mayer. Durante décadas, Karl Mayer e Liba foram líderes no desenvolvimento, fabricação e distribuição de máquinas de malharia de urdume e máquinas para a produção de tecidos técnicos, inclusive máquinas de costura multiaxial para compostos de reforço de fibra de vidro e fibra de carbono e máquinas Rachel de inserção de trama para uma gama de artigos técnicos.  2013-11-28 - Tags: karl mayer liba negócio mercado

Brasil é prioridade em investimentos do Grupo Solvay
Dois anos após ter iniciado a compra da Rhodia, uma das industrias químicas pioneiras no Brasil, instalada no país há 94 anos, o grupo belga reafirmou seu compromisso de continuar investindo na América do Sul. O balanço das ações positivas do grupo foi feito durante jantar comemorativo de 150 anos de fundação da Solvay, que reuniu profissionais do setor, empresários e executivos dos diversos ramos de atuação da companhia.  2013-11-08 - Tags: solvay rhodia américa do sul osni de lima

Brasil pode sofrer avalanche de bandeiras chinesas
A Copa do Mundo da Fifa é ano que vem, e as Olimpíadas 2016 estão a caminho. Apaixonados por esportes, especialmente futebol, os brasileiros se preparam para se “embandeirar” de verde e amarelo e torcer pela seleção. Enquanto confeccionistas nacionais de bandeiras correm contra o tempo para atender as encomendas, a China está produzindo e colocando no país milhões de unidades para vender no mercado, com preços bem competitivos.  2013-11-05 - Tags: china bandeira copa fifa

ABNT e Instituto Algodão Social renovam parceria
A diretoria da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Instituto Algodão Social (IAS) renovaram o contrato de parceria e prestação de serviços que visa à certificação e emissão do Selo Algodão Brasileiro Responsável para os produtores do Estado de Mato Grosso na safra 2013/2014. A assinatura aconteceu no dia 30 de outubro, durante a Exponorma – Congresso e Exposição, evento promovido no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.  2013-11-01 - Tags: abnt ias frei caneca

Morre em São Paulo o diretor geral da Avanço Orizio
Diretor industrial e um dos responsáveis pela consolidação de uma das primeiras fábricas de teares circulares para malharia no Brasil, Dante Bataglio (na foto à esquerda) era grande defensor da indústria nacional. Atuante na vida política do setor, ele também foi presidente, por diversas vezes da CSMAT – Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios Têxteis, da Abimaq.  2013-10-24 - Tags: nota falecimento dante battaglio avanço abimaq

La Estampa amplia seus negócios além da estamparia
A estamparia, que completou 10 anos de mercado, mantém-se entre os principais fornecedores das maiores marcas de moda brasileira como Farm, Animale, Le Lis Blanc, MOB e Thelure, entre outras. Com fábrica em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, e um estoque com mais de 150 tipos diferentes de tecidos e malhas estampados, o proprietário Marcelo Castelão acaba de adquirir uma tecelagem, que em breve deverá entrar em operação, fornecendo seus próprios produtos ao mercado.  2013-10-16 - Tags: estamparia indústria malhas tecidos têxtil

Lectra apresenta nova solução para desenvolvimento de produtos
O Design to Cost é útil para empresas que trabalham com engenharia de estampas e tecidos complexos. Com ele é possível importar esboços, gráficos ou tecidos digitalizados do departamento de design para avaliar cenários de produção, antes de o tecido ser encomendado, impresso ou cortado, ou seja, a abordagem da Lectra dá às empresas o poder de antecipar os custos reais nas fases de design e desenvolvimento do produto.  2013-10-15 - Tags: produção software lectra desenvolvimento

Simpi mapeia micro e pequenas indústrias de São Paulo
Ao comemorar 25 anos de fundação,o Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo lança a pesquisa do Indicador de Atividades, realizada pelo Datafolha, que avalia a real situação desta importante categoria econômica no estado. Dentro da pesquisa também há dados sobre a expectativa dos empresários quanto a novos investimentos, abertura de vagas de empregos, custos, entre outros temas relevantes.  2013-10-11 - Tags: indútria

Trützschler completa 125 anos de mercado sob gestão familiar
O sucesso da companhia alemã, fundada por Paul Heinrich Trützschler, em 1888, se deve ao constante desenvolvimento tecnológico e a capacidade de se renovar para atender o mercado têxtil mundial. Dirigida por membros da quarta geração da família, a empresa, especializada na produção de máquinas para preparação à fiação, mantém unidades em vários países, inclusive no Brasil, na cidade de Curitiba. Seu último lançamento foi a penteadeira TCO 12, desenvolvida em cooperação com a japonesa Toyota, lançada na ITMA Ásia 2012.  2013-10-10 - Tags: trützschler itma Ásia 2012 heinrich trützschler

Nova diretoria na Câmara Setorial de Máquinas Têxteis
Tomou posse no último dia 2, a nova diretoria da CSMAT que integra a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). Liderada pelo engenheiro Ricardo Rossi, coordenador de mercado internacional da Avanço Orizio fabricante de teares para malharia, a nova diretoria tem como meta ampliar o número de associados, que atualmente está em 43 empresas, e integrar a entidade aos demais segmentos da cadeia têxtil.  2013-10-07 - Tags: abimaq diretoria ricardo rossi maquinas têxteis

Basf tem novo diretor para América Latina
Em seu novo cargo, o executivo Fabio Dias retornou ao Brasil para assumir novos desafios dentro da BASF como diretor de Químicos de Performance para a América Latina. Sob sua direção estão as unidades de negócios: Aditivos para Plásticos; Tratamento de Água; Mineração; Petróleo; Combustíveis e Lubrificantes; Couros e Têxteis.  2013-10-04 - Tags: basf química empresa diretor fabio dias alemanha