Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

De Época: ETE - Estação de tratamento de efluentes na indústria têxtil

 

Nos dias atuais, a conscientização de que a despoluição de nossos rios é muito mais cara e difícil que o tratamento dos efluentes originados em nossas indústrias, é imperativa e imediata.


 

Helio Shimomoto é engenheiro têxtil formado pela FEI/ SP, bel. em Administração de Empresas pelo Mackenzie/SP, perito judicial e prof. da disciplina "Tratamentos de águas e efluentes" na FEI.

Atualmente presta consultoria aos clientes da Huayro, nos áreas de tinturaria e lavanderia. Dando ênfase ao caso da indústria têxtil, a maior parte destes efluentes são provenientes do setor de beneficiamento ou seja, das tinturarias e das estamparias.





 

Nem sempre as águas fortemente coloridas, provenientes de uma tinturaria são prejudiciais, haja visto que, raramente, os corantes apresentam um aspecto tóxico maior que os microorganismos que vivem nas águas e até mesmo no corpo humano. Contudo, o impacto psicológico causado por uma quantidade mínima de corante, que confere uma coloração intensa à água, é muito grande.

A variação da cor das águas pode ser causada por:
a) materiais vegetais em decomposição;
b) algas microscópicas;
c) produtos de oxidação, tais como o ferro e o manganês;
d) resíduos de tinturaria.

Classes dos corantes

Os corantes utilizados em uma indústria têxtil podem ser divididos em:

    * solúveis na água:

    * reativos

    * ácidos básicos

    * diretos

    * metalíferos

    * insolúveis na água:

    * a cuba

    * ao enxôfre

    * azóicos

    * dispersos

    * pigmentos

    * oxidantes

Além disso, estes corantes podem ser classificados em orgânicos ou organometálicos, inorgânicos e biodegradáveis ou não. Apesar da grande maioria dos corantes não ser muito tóxica, suspeita-se que alguns produtos intermediários, e até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação dos corantes têxteis, sejam responsáveis pela incidência do câncer em alguns colaboradores de certas indústrias químicas.

Tipos de tratamento

A natureza dos tipos de tratamento utilizados no descoloração das águas residuais dependerá do grau de qualidade exigido (consumo humano ou industrial):
a) da natureza das substâncias corantes presentes no efluente;
b) da natureza de outras substâncias (tensoativos, matérias Tóxicas)
c) área disponível para instalação da ETE;
d) vazão do efluente.

Podemos utilizar os tipos de tratamento a seguir descritos.

- Oxidação biológica (ou processo de degradação biológica)
Atua sobre as matérias orgânicos coloidais e dissolvidas, na presença ou não de oxigênio. Permite uma eliminação parcial das matérias corantes solúveis e insolúveis.


- Oxidação química
A função principal dos oxidantes químicos para o tratamento das águas é sua esterilização, ou seja, a destruição dos germes patogênicos.


O principal agente destes produtos químicos são o cloro e seus derivados. Entretanto , o ozônio também é utilizado, já que permite ações complementarias na destruição de um grande número de micropoluentes, na melhoria dos gastos e dos cheiros e na destruição da cor.

O ozônio (03) é um gás natural, tóxico, estável na alta atmosfera e filtro solar dos raios U.V., e só não oxida o ouro e a platina. Inicialmente sua utilização era restrita ao ataque anti-vírus e anti-bacteriológico. A ozonização, quando usada como técnica de afinagem, é o processo ideal para a destruição dos corantes.

Os tratamentos ao cloro e ozônio, terão como objetivo atacar a estrutura dos materiais, favorecendo a criação de um estado menos estável, facilitando a precipitação, absorção e degradação do corante.

- Oxidação fotoquímica
A ação da energia radiante sobre um material envolve transições, tanto em nível eletrônico como em nível molecular, em função do tipo de irradiação luminosa e da constituição química do material. Ocorre uma fotodegradação do material através dos raios U.V., que é facilitada na presença de oxigênio.

- Tratamento de clarificação
Constitui-se basicamente de uma floculação e decantação dos corantes insolúveis, que se apresentam sob a forma de colóides e dos corantes solúveis. Cerca de 80 a 90% da cor dos efluentes podem ser removidos com o uso de coagulantes como o sulfato férrico Fe (S04 )3, o sulfato de alumínio A12(S04)3 e o sulfato de cálcio CoS04 .

Contudo, quando o efluente coagulador mostrar pouca eficiência à decantação, devido à natureza dos flocos leves demais, é possível usar o tratamento de coagulação-flutuação. Neste caso, num líquido contendo bactérias em suspensão, é provocado um fluxo ascendente de bolas gasosas, capazes de captar à passagem, as partículas sólidas e arrastá-los para a superfície livre do líquido, onde serão extraídas mecanicamente.

O Tratamento por carvão ativo

A epuração pelo carvão ativo é fundada sobre a adsorção, que é um fenômeno no qual os átomos ou as moléculas de um corpo se fixam na superfície de uma outra substância. Trata-se de uma complementação dos processos anteriores, a fim de reter os poluentes não eliminados. Para a fabricação do carvão ativo podem ser utilizadas cascas de frutas (coco), madeira, hulha, turfa (combustível natural rico em restos vegetais, formado em águas paradas, com ausência de processos oxidativos), resíduos vegetais, carvão betuminoso e lignita (estágio intermediário entre a turfa e carvão betuminoso), sendo obtido em duas etapas:

a) carbonização: que afasta do composto as matérias voláteis por decomposição térmica a temperaturas em torno de 700°C, desenvolvendo superfícies porosas de 5 a 6 m2/g;
b) ativação: para aumentar ainda mais a área de absorção, oxida-se o composto a temperatura elevada ou seja, cerca de 1000°C, na presença de vapor de água ou em uma mistura de C02 ou oxigênio, obtendo-se então uma multiplicação e um aumento de volume e diâmetros dos poros para 2000 m2/g.

A regeneração é quase obrigatória, devido ao alto custo deste produto, já que sua utilização tende a fazer diminuir sua capacidade de adsorção até a saturação dos poros.

Podemos utilizar três tipos de regeneração:

a) térmica: o carvão é elevado a altas temperaturas, para volatilizar os poluentes adsorvidos; contudo, a porosidade é modificada;
b) química: trata-se da extração de sólidos por meio de uma lavagem a água ou com solventes orgânicos ou por reações de ácidos básicos (óxi-redução);
c) biológica: utilizada apenas para compostos saturados por moléculas biodegradáveis e antes da regeneração térmica, com intuito de prolongar sua vida útil.

O carvão ativo é eficiente para a descolorir águas contendo corantes reativos, básicos, ácidos, azóicos e metálicos, que não absorvem os sólidos em suspensão nem corantes insolúveis.

Ultrafiltração e osmose inversa

A ultrafiltração e a osmose inversa são dois tratamentos de refinamento de filtração, que constitui-se da separação, em fase líquida, pela passagem da solução por uma membrana semi-permeável e seletiva, sob a ação da pressão, onde separa-se o soluto do solvente.

A principal vantagem da osmose inversa, é a possibilidade de separar o soluto do solvente e reutilizá-lo. No caso da ultrafiltração, é a possibilidade de remover a cor dos efluentes e recuperar os óleos utilizados em uma tinturaria de malhas, que provocam problemas no tratamento biológico.

Conclusão

A descoloração de um efluente de uma tinturaria é muito complexa e depende dos inúmeros fatores já citados. Contudo, para uma melhor eficiência no tratamento de eliminação de corantes, devemos combinar os tratamentos físico-químicos e biológicos.


 

 

Review: Você esta tendo a oportunidade de conferir um pouco do conteúdo armazenado em área restrita. Torne-se assinante do Portal Textília.net e confira todo o conteúdo armazenado nos ultimos 20 anos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Hélio Shimomoto

Data de publicação: 01/09/1992

Conteúdo relacionado


Suessen com lançamentos para a ITME 2016
Melhor Qualidade de Fio Contínuo, Alta Produtividade e Redução de Custos  2016-11-30 - Tags: itme india lancamentos feira suessen

Istituto di Moda Burgo Brasil com novos tecidos RenauxView
Equipe de estilo do Istituto di Moda Burgo Brasil desenvolve nova linha de tecidos em parceria com a RenauxView. A coleção foi inspirada em uma macrotendência apresentada pelo birot de estilo francês NellyRodi  2016-11-30 - Tags: renauxview istituto di moda burgo brasva tecidos novos macrotendencia birot

Savio na ITME Índia em Mumbai
Empresa assume compromisso total com a indústria Têxtil indiana  2016-11-30 - Tags: india itme mumbai savio industria novidades lancamentos

NILIT anuncia participação na Colombiatex 2017
A NILIT estará na próxima edição da Colombiatex de Las Américas, feira do setor têxtil que acontecerá na cidade colombiana de Medellín entre os dias 24 e 26 de janeiro de 2017.  2016-11-28 - Tags: nilit colombiatex colombiatex de las americas medellin colombia janeiro

Expansão do denim brasileiro a EUA, Europa e Ásia
A Vicunha esteve mais uma vez presente em feiras internacionais que reúnem os principais produtores de denim, especialistas e compradores do mercado.  2016-11-23 - Tags: vicunha feiras internacionais exportacao denim kingpins amsterda holanda nova york denim premiere vision

Brandili entre as melhores para se trabalhar
Têxtil catarinense é uma das 23 melhores empresas para se trabalhar no Brasil: Brandili é reconhecida no Ranking Nacional Great Place to Work na categoria Varejo  2016-11-14 - Tags: brandili ranking lugares para se trabalhar nacional great place to work varejo

Empresa aumenta produção de lacres sustentáveis
Companhia catarinense que fabrica nacionalmente vai terminar o ano com cerca de 350 clientes ativos. Maquinário próprio para produção das ferramentas dará agilidade para as entregas de materiais  2016-11-07 - Tags: lacres sustentaveis ecotag producao agilidade santa catarina materiais

Nilit e Lemar na 15a. edição da Maredimoda
Nilit Fibers escolheu Lemar, a principal empresa portuguesa na produção de tecidos prêmium, para apresentar as mais recentes novidades em pesquisa e inovação dirigidas a atletismo e roupa de praia na MarediModa, Cannes.  2016-11-03 - Tags: nilit fibers lemar breeze aquarius ecocare bodyfresh cannes maredimoda

E³ significa zero desperdício
Energia, matéria-prima, pessoal – cada recurso custa dinheiro, é escasso e tem, por isso, de ser utilizado de forma econômica e eficiente. O desejo de minimizar o consumo de recursos causou, em todo lado, uma mudança de mentalidades. Procura-se a sustentabilidade e também na indústria têxtil a nova meta é: zero desperdício. Com sua estratégia E³, a Saurer caminha há alguns anos de forma sistemática nessa direção.  2016-10-17 - Tags: saurer bobinas energia zero desperdicio economia recursos sustentabilidade

NILIT® revela Novos fios na Intertextile Shanghai
A NILIT® Fibers irá apresentar o novo fio de náilon NILIT Air Textured Soft e as tendências para a Primavera / Verão 2018 no Hall 5.2 - C 95 na Intertextile Shanghai Apparel Fabrics - Edição de Outono no Shanghai National Exhibition Convention Center de 11a13 de Outubro.  2016-10-05 - Tags: nilit fibers nilit air textured soft fios de nailos nilit trend collection 2018 pierluigi berardi

Aditivos antimicrobianos avançados projetados para aplicações de polímeros flexíveis
O mercado antimicrobiano global está em crescimento graças à demanda pública por higiene e maior conscientização relativa à contaminação e infecções. A mais recente inovação da SANITIZED AG é um produto altamente eficiente para proteção antimicrobiana de longa duração para aplicações em polímeros flexíveis. As soluções antimicrobianas da Sanitized® serão apresentadas na Cinte Techtextil, em Xangai, na Estande C13, Corredor E7.  2016-10-04 - Tags: sanitized ag antimicrobiana textil polimeros flexiveis biocidas bacteriano

Sistema de corte ganha destaque em produção de alto desempenho
Tecnologia de área de corte da Lectra será apresentada no novo centro de fabricação e design da Under Armour.  2016-10-03 - Tags: alto desempenho producao corte lectra under armour fabricacao design

Archroma recebe prêmio de “Melhor Empregador do Ano” na Ásia
A Archroma de Cingapura foi nomeada “Melhor Empregador do Ano “ na Ásia  2016-09-22 - Tags: archroma asia premio empregador ano homenagem cingapura

Novo prédio da fábrica da Mayer & Cie. na República Tcheca foi inaugurado
No último dia 8 de setembro de 2016, a empresa com sede em Albstadt, Mayer & Cie. inaugurou o novo edifício da fábrica de sua subsidiária tcheca em Vsetín / República Tcheca. Com uma área total de aproximadamente 5.000 metros quadrados, e com uma área de produção com cerca de metade do tamanho do prédio antigo. MCZ, abreviatura de Mayer & Cie.  2016-09-20 - Tags: mayer & cie republica tcheca grupo mayer benjamin mayer albstadt

Techtextil 2017 e o Dornbirn Man-made Fibres Congress desenvolvem interesse conjunto
A Techtextil e o Congresso de Fibras Artificiais Dornbirn (MFC), na Áustria, estão trabalhando em parceria em suas próximas edições. A MFC deste ano - de 20 a 22 de setembro - será a 55ª vez que o congresso é realizado e os participantes terão a oportunidade de visitar a estande de informações da Techtextil para ver o que está na programação da próxima Techtextil, a feira de negócios líder para têxteis técnicos e não-tecidos (9 a 12 de maio de 2017).  2016-09-09 - Tags: techtextil 2017 avantex congresso de fibras artificiais dornbirn dornbirn man made fibres congress eventos têxtil

Nanotecnologia têxtil: Nanovetores traz inovação para a linha têxtil na GOTEX SHOW 2016
A NANOVETORES é uma empresa 100% brasileira e inovadora, reconhecida mundialmente pelo desenvolvimento de uma exclusiva plataforma tecnológica de micro e nano encapsulação de ativos. Fundada em 2009, desenvolve produtos dentro do conceito química verde, com ingredientes naturais biocompatíveis e biodegradáveis.  2016-09-08 - Tags: nanovetores encapsulacao nanotecnologia gotex show 2016

Aquisição da Benninger AG pela Jakob Müller AG
Em 15 de Agosto, a JMBT Beteiligungen AG adquiriu 100% do capital social da Benninger AG do Benninger Holding AG. Com esta aquisição, a Jakob Müller AG está expandindo sua posição no setor de finalização de têxteis.  2016-08-22 - Tags: jakob benninger jmbt ag texteis aquisicao finalizacao posicao capital social

CMT e Brückner: uma grande colaboração baseada em inovações
Em uma cooperação tecnológica com a Brückner recentemente, a CMT decidiu em favor de uma instalação única de acabamento para malhas muito delicadas com uma porcentagem de elastano de até 15%.  2016-08-18 - Tags: cmt brückner cooperacao tecnologica tecnologia malha industrias instalacao unica acabamento elastano

Nicho de vestuário médico deve crescer
O mercado de vestuário médico está pronto para um crescimento significativo, de acordo com um relatório na edição mais recente da Textiles Intelligence, uma empresa de informações de negócios que divulga o compilado “Performance Apparel Markets”.  2016-08-17 - Tags: vestuario medico crescimento nicho tecnologia performance apparel markets evolucao informacoes

Vicunha amplia Latitude Zero
Diferenciados por cores intensas e construções variadas, a têxtil brasileira apresenta artigos em denim produzidos no Equador  2016-08-15 - Tags: vicunha textil latitude zero cores intensas variadas construcoes brasileira artigos denim equador