Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

De Época: ETE - Estação de tratamento de efluentes na indústria têxtil

 

Nos dias atuais, a conscientização de que a despoluição de nossos rios é muito mais cara e difícil que o tratamento dos efluentes originados em nossas indústrias, é imperativa e imediata.


 

Helio Shimomoto é engenheiro têxtil formado pela FEI/ SP, bel. em Administração de Empresas pelo Mackenzie/SP, perito judicial e prof. da disciplina "Tratamentos de águas e efluentes" na FEI.

Atualmente presta consultoria aos clientes da Huayro, nos áreas de tinturaria e lavanderia. Dando ênfase ao caso da indústria têxtil, a maior parte destes efluentes são provenientes do setor de beneficiamento ou seja, das tinturarias e das estamparias.





 

Nem sempre as águas fortemente coloridas, provenientes de uma tinturaria são prejudiciais, haja visto que, raramente, os corantes apresentam um aspecto tóxico maior que os microorganismos que vivem nas águas e até mesmo no corpo humano. Contudo, o impacto psicológico causado por uma quantidade mínima de corante, que confere uma coloração intensa à água, é muito grande.

A variação da cor das águas pode ser causada por:
a) materiais vegetais em decomposição;
b) algas microscópicas;
c) produtos de oxidação, tais como o ferro e o manganês;
d) resíduos de tinturaria.

Classes dos corantes

Os corantes utilizados em uma indústria têxtil podem ser divididos em:

    * solúveis na água:

    * reativos

    * ácidos básicos

    * diretos

    * metalíferos

    * insolúveis na água:

    * a cuba

    * ao enxôfre

    * azóicos

    * dispersos

    * pigmentos

    * oxidantes

Além disso, estes corantes podem ser classificados em orgânicos ou organometálicos, inorgânicos e biodegradáveis ou não. Apesar da grande maioria dos corantes não ser muito tóxica, suspeita-se que alguns produtos intermediários, e até mesmo a matéria-prima utilizada na fabricação dos corantes têxteis, sejam responsáveis pela incidência do câncer em alguns colaboradores de certas indústrias químicas.

Tipos de tratamento

A natureza dos tipos de tratamento utilizados no descoloração das águas residuais dependerá do grau de qualidade exigido (consumo humano ou industrial):
a) da natureza das substâncias corantes presentes no efluente;
b) da natureza de outras substâncias (tensoativos, matérias Tóxicas)
c) área disponível para instalação da ETE;
d) vazão do efluente.

Podemos utilizar os tipos de tratamento a seguir descritos.

- Oxidação biológica (ou processo de degradação biológica)
Atua sobre as matérias orgânicos coloidais e dissolvidas, na presença ou não de oxigênio. Permite uma eliminação parcial das matérias corantes solúveis e insolúveis.


- Oxidação química
A função principal dos oxidantes químicos para o tratamento das águas é sua esterilização, ou seja, a destruição dos germes patogênicos.


O principal agente destes produtos químicos são o cloro e seus derivados. Entretanto , o ozônio também é utilizado, já que permite ações complementarias na destruição de um grande número de micropoluentes, na melhoria dos gastos e dos cheiros e na destruição da cor.

O ozônio (03) é um gás natural, tóxico, estável na alta atmosfera e filtro solar dos raios U.V., e só não oxida o ouro e a platina. Inicialmente sua utilização era restrita ao ataque anti-vírus e anti-bacteriológico. A ozonização, quando usada como técnica de afinagem, é o processo ideal para a destruição dos corantes.

Os tratamentos ao cloro e ozônio, terão como objetivo atacar a estrutura dos materiais, favorecendo a criação de um estado menos estável, facilitando a precipitação, absorção e degradação do corante.

- Oxidação fotoquímica
A ação da energia radiante sobre um material envolve transições, tanto em nível eletrônico como em nível molecular, em função do tipo de irradiação luminosa e da constituição química do material. Ocorre uma fotodegradação do material através dos raios U.V., que é facilitada na presença de oxigênio.

- Tratamento de clarificação
Constitui-se basicamente de uma floculação e decantação dos corantes insolúveis, que se apresentam sob a forma de colóides e dos corantes solúveis. Cerca de 80 a 90% da cor dos efluentes podem ser removidos com o uso de coagulantes como o sulfato férrico Fe (S04 )3, o sulfato de alumínio A12(S04)3 e o sulfato de cálcio CoS04 .

Contudo, quando o efluente coagulador mostrar pouca eficiência à decantação, devido à natureza dos flocos leves demais, é possível usar o tratamento de coagulação-flutuação. Neste caso, num líquido contendo bactérias em suspensão, é provocado um fluxo ascendente de bolas gasosas, capazes de captar à passagem, as partículas sólidas e arrastá-los para a superfície livre do líquido, onde serão extraídas mecanicamente.

O Tratamento por carvão ativo

A epuração pelo carvão ativo é fundada sobre a adsorção, que é um fenômeno no qual os átomos ou as moléculas de um corpo se fixam na superfície de uma outra substância. Trata-se de uma complementação dos processos anteriores, a fim de reter os poluentes não eliminados. Para a fabricação do carvão ativo podem ser utilizadas cascas de frutas (coco), madeira, hulha, turfa (combustível natural rico em restos vegetais, formado em águas paradas, com ausência de processos oxidativos), resíduos vegetais, carvão betuminoso e lignita (estágio intermediário entre a turfa e carvão betuminoso), sendo obtido em duas etapas:

a) carbonização: que afasta do composto as matérias voláteis por decomposição térmica a temperaturas em torno de 700°C, desenvolvendo superfícies porosas de 5 a 6 m2/g;
b) ativação: para aumentar ainda mais a área de absorção, oxida-se o composto a temperatura elevada ou seja, cerca de 1000°C, na presença de vapor de água ou em uma mistura de C02 ou oxigênio, obtendo-se então uma multiplicação e um aumento de volume e diâmetros dos poros para 2000 m2/g.

A regeneração é quase obrigatória, devido ao alto custo deste produto, já que sua utilização tende a fazer diminuir sua capacidade de adsorção até a saturação dos poros.

Podemos utilizar três tipos de regeneração:

a) térmica: o carvão é elevado a altas temperaturas, para volatilizar os poluentes adsorvidos; contudo, a porosidade é modificada;
b) química: trata-se da extração de sólidos por meio de uma lavagem a água ou com solventes orgânicos ou por reações de ácidos básicos (óxi-redução);
c) biológica: utilizada apenas para compostos saturados por moléculas biodegradáveis e antes da regeneração térmica, com intuito de prolongar sua vida útil.

O carvão ativo é eficiente para a descolorir águas contendo corantes reativos, básicos, ácidos, azóicos e metálicos, que não absorvem os sólidos em suspensão nem corantes insolúveis.

Ultrafiltração e osmose inversa

A ultrafiltração e a osmose inversa são dois tratamentos de refinamento de filtração, que constitui-se da separação, em fase líquida, pela passagem da solução por uma membrana semi-permeável e seletiva, sob a ação da pressão, onde separa-se o soluto do solvente.

A principal vantagem da osmose inversa, é a possibilidade de separar o soluto do solvente e reutilizá-lo. No caso da ultrafiltração, é a possibilidade de remover a cor dos efluentes e recuperar os óleos utilizados em uma tinturaria de malhas, que provocam problemas no tratamento biológico.

Conclusão

A descoloração de um efluente de uma tinturaria é muito complexa e depende dos inúmeros fatores já citados. Contudo, para uma melhor eficiência no tratamento de eliminação de corantes, devemos combinar os tratamentos físico-químicos e biológicos.


 

 

Review: Você esta tendo a oportunidade de conferir um pouco do conteúdo armazenado em área restrita. Torne-se assinante do Portal Textília.net e confira todo o conteúdo armazenado nos ultimos 20 anos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Hélio Shimomoto

Data de publicação: 01/09/1992

Conteúdo relacionado


Konica Minolta aposta na ExpoPrint Digital
A empresa vem ampliando seu portfólio de soluções em impressão digital, desde soluções em alto volume inkjet, como a recém-lançada KM1, que teve seu lançamento oficial na drupa, como em outros segmentos, exemplo da bizhub PRESS 1250e, nova linha de impressoras digitais de alto volume PB.  2016-07-21 - Tags: expoprint digital 2017 expo center norte konica minolta impressao digital

KARL MAYER CONNECT disponível
Código de acesso ao suporte técnico mais eficiente  2016-07-20 - Tags: karl mayer codigo acesso disponivel aplicativo problema tecnico suporte aplicativo

Importação de produtos de cama, mesa e banho tem queda de 50%
Os últimos números da indústria têxtil paulista foram divulgados pelo Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo).  2016-07-19 - Tags: cama mesa banho queda importacao exportacao sinditextil sindicato

DuPont Tate & Lyle Bio Products estarão no Evento sobre "Desempenho Material do Chão Para Cima"
Gerentes de Materiais que procuram alto desempenho para calçados esportivos, mochilas e aplicações no vestuário, barraca de camping para utilizar ao ar livre encontrarão muitas opções bio-baseadas no DuPont Tate & Lyle Bio Products (DTL) neste verão, de 3-6 de agosto de 2016.  2016-07-13 - Tags: dupont calcados dtl tate lyle bio products esportivos mochilas camping susterra zemea

Rodada de negócios extra em Birigui
Atendendo as solicitações dos visitantes e empresários locais, que participam do tradicional Projeto Comprador de Birigui, outro evento foi idealizado para fomentar negócios no polo. Será uma rodada de negócios, nos dias 26 e 27 de julho, das 9h às 18h.  2016-07-13 - Tags: birigui sao paulo rodada de negocios encontro compradores fornecedores

Estoques de inverno diminuem e animam varejo de moda
Frio prolongado reduz estoques de inverno e datas comemorativas trazem boas expectativas para o segundo semestre  2016-07-13 - Tags: negocios frio inverno estoque abvtex edmundo lima consumidores colecao temporada temperatura

Audaces lança nova geração de produtos na Febratex
Estimulada pela maior vitrine do mercado têxtil na América Latina, empresa catarinense apresenta modelos inovadores para o segmento  2016-07-12 - Tags: audaces febratex nova geracao lancamento produtos tecnologia software audaces idea 3d

Kantar Panel analisa baixa frequência latina no e-commerce
O novo Consumer Watch 2016 da Kantar Panel aborda o e-commerce no Brasil e na América Latina, com surpreendente conclusão de que o canal ainda é muito pequeno na região.  2016-07-11 - Tags: kantar panel ecommerce pesquisa frequencia baixa adesao canal pequeno regiao america latina brasil

Intertextile Shangai apresenta novidades
Chegando à segunda metade do ano a atenção da indústria global de vestuário e acessórios começa a se concentrar na edição 2016 de Outono da Intertextile Shanghai Apparel Fabrics, que será realizada de 11 a 13 de outubro.  2016-07-01 - Tags: intertextile shanghai apparel fabrics industria vestuario acessorios outono outubro sustentavel

Lectra revela o Lectra Fashion PLM V5
Esta mais recente versão atinge um novo patamar, estendendo sua cobertura processo a pré-produção estágios para marcas e retalhistas  2016-06-29 - Tags: lectra fashion plm v5 retalhistas marcas software industria potenciais mercados

Vitrine Etiquetas mostra gáspea premiada no INSPIRAMAIS
Ganhando o produto TOP 10 do Sindicato das Indústrias de Birigui (SINBI) a Vitrine Etiquetas mostra sua gáspea (parte da frente do calçado) emborrachada com organza, desenvolvida com apoio do SEBRAE no Inspiramais de Inverno 2017.  2016-06-28 - Tags: gaspea etiqueta birigui sinbi vitrine etiqueta sebrae inspiramais calcado top 10 sindicato

Cipatex® lança coleção “Journey” no Inspiramais
A Cipatex® lança sua coleção Outono-Inverno 2017 para calçados femininos e masculinos “Journey” durante o Salão de Design e Inovação de Componentes InspiraMais  2016-06-28 - Tags: cipatex laminados jeans inspiramais lancamentos calcados cores

Exclusivo: Nilit destaca Supplex® no Salão Moda Brasil 2016
Primeira vez na América Latina o Supplex® é mostrado em evento depois da nacionalização de produção da Nilit®. A empresa atua com licença exclusiva para utilizar o Supplex®, concedida pela INVISTA/Lycra®.  2016-06-23 - Tags: nilit supplex salao moda brasil smb 16 nylon fio supplex evento america latina

Sanyotex lança marca própria e investe no primeiro semestre de 2016
Na contramão da crise, empresa têxtil conquista 13 clientes, amplia fábrica e contrata mão-de-obra com volume de produção que supera 10 mil peças  2016-06-20 - Tags: sanyotex uniformes work lancamento marca propria investimento pecas fabrica

Marca LYCRA® e Rosset lançam nova coleção com proteção solar FPU50+
Líderes em seus segmentos, empresas apostam em novas tecnologias aliada à alta qualidade para conquistar clientes e consumidores finais  2016-06-20 - Tags: lycra rosseti protecao solar lancamento lider parceria novidade tecnologia consumidores lideres segmentos

A história de sucesso da TenTEX
A TenTEX está conquistando o País com profissionais especializados e alta inovação em conceitos e serviços.  2016-06-14 - Tags: tentex solucoes gilberto arantes texima mercado automation pack representante comercial relacionamento profissionais inovacao has group benninger karl mayer aletti simem.

3333 Cardas C70 da Rieter
A carda C 70 é um dos produtos mais bem sucedidos da Rieter em todo o mundo. Em 28 de Abril, 2016 a empresa entregou à empresa chinesa Kashi Xinyue Textile Co. Ltd. um cubo de cristal representando sua venda de número inusitado 3333.  2016-06-14 - Tags: rieter c 70 mundo china kashi 3333 sucesso cubo comemoracao cristal carda

Rvitex apresenta lançamentos na Febratex
Nessa 15. Edição da Febratex 9 a 12 de agosto, das 14 as 21 horas no Parque Vila Germânica em Blumenau- SC), a Rivitex traz lançamentos de diversas empresas.  2016-06-08 - Tags: febratex tex lancamentos bracker legrom ostoff senge saxonia texma amc merrow purl activeseam epic enterprises holz elmed

ARCHROMA em parceria com Instituto têxtil do Paquistão
Archroma, líder mundial em cores e especialidades químicas, anunciou hoje a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) com o Instituto Têxtil do Paquistão (TIP).  2016-05-13 - Tags: archroma paquistão tip parceria colaboracao educacao

Santista Jeanswear apresenta denim repelente
Sempre pioneira em inovações no mercado denim do Brasil, uma das principais indústrias têxteis da América Latina, lança primeiro jeans com efeito repelente a mosquito.  2016-05-02 - Tags: santista repelente jeanswear inovacao premium insetos dengue aedes aegipty repeller jeans permetrina