Language
home » têxtil »

Negócios

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Brasil busca liderança do Verão

A primeira edição do Première Brasil, salão têxtil latino-americano com foco na moda, realizado nos dias 20 e 21 de janeiro, na capital paulista, gerou pilotagem (pré-venda) para dois ou três meses na indústria e recebeu um público total de três mil visitantes.

A vice-presidente da Fagga Eventos, Andréia Repsold, comemorou: “A qualidade dos produtos expostos no Brasil é a mesma dos apresentados na Première Vision francesa. Isso comprova que o nosso país tem potencial de mercado”. O presidente da Première Vision, Philippie Pasquet, elogiou: “Já promovemos versões em outras cidades do mundo como Nova York, Moscou, Shangai e Beijin. Faltava promover o evento na América Latina e São Paulo se mostrou perfeitamente adequada”.

Por fim, Jacques Brunel, diretor geral do salão francês, lançou o desafio: “Nossa intenção é fazer com que o Brasil se torne líder no lançamento de tendências no Hemisfério Sul”. Apoiado pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit) e pelo Sinditextil-SP, o Première Brasil reuniu no Transamérica ExpoCenter 67 expositores de oito países, além do Brasil, como França, Espanha, Itália, Turquia, Inglaterra,  Alemanha e Uruguai, que apresentaram suas coleções (tecidos, fios, malhas, aviamentos, estampas) para Primavera-Verão 2011. Diante dos bons resultados – não foram divulgados números de vendas – a Fagga Eventos já anunciou a edição Outono/Inverno,
que acontecerá no mesmo local, nos dias 21 e 22 de julho.

Estrangeiros antecipam novidades

Para os expositores, os resultados também foram surpreendentes. Estandes lotados, com gente sendo atendida até nos corredores, demonstraram o quanto o mercado estava carente de um evento de moda, focado na informação e na inovação. As empresas estrangeiras que participaram do salão
também se mostraram satisfeitas, embora considerassem que a data está um tanto antecipada. Com sede em Portugal e fábrica em Brusque, Santa Catarina, a Somelos Tecidos, há 10 anos expõe seus produtos no salão da França. Para o presidente da empresa, Constantino G. R. Roumeliotis, “o ideal é que a data da feira fosse em fevereiro, pois estaria mais próxima do calendário internacional e atenderia melhor os expositores estrangeiros”.

A Somelos é especializada em tecidos planos feitos a base de fios tintos para camisaria e comercializa seus produtos no Brasil e América Latina. De fato, nunca tantos expositores europeus participaram de uma feira brasileira quanto nesta primeira edição da Première Brasil. Fabricantes têxteis como as francesas Dutel Creation e Philea; Gratacos, da Espanha e Grupo Miroglio, da Itália, estrearam no Brasil. João Fernando Garcia, representante da Miroglio, disse que o evento superou as expectativas.
“Temos clientes brasileiros, entre as quais, as maiores malharias de moda”, destaca, informando que o grupo italiano produz além de tecidos, estampas por sublimação, a partir da Divisão Sublitex, que podem ser aplicadas sobre seda, linho, algodão, poliamida, viscose e fibras mistas. A cartela do verão 2011 foi apresentada em primeira mão no Brasil e atraiu muitos clientes. “O lançamento de moda verão é em fevereiro (mês de inverno no hemisfério norte). Para atender a data da Première Brasil, em janeiro, tivemos que antecipar algumas linhas que seriam lançadas na Europa”, disse Garcia, que acredita na capacidade das empresas brasileiras de se adequarem ao calendário. “O verão é a estação comercialmente forte no Hemisfério Sul, e o Brasil já tem, naturalmente, o espírito desta estação”. O executivo disse ainda que o Grupo Miroglio pretende abrir um showroom no país, a partir do segundo semestre deste ano.

Malharias apostam na leveza e nas estampas

A gerente de marketing da Dalutex, Camila Athayde, afirmou que o Première Brasil proporcionou à empresa paulista atingir um público internacional que há tempo buscava, como confecções argentinas, chilenas e uruguaias.
“Somos uma empresa lançadora de tendências. Nossa cartela de cores, assim como as estampas e as texturas estão em perfeita sintonia com o que está na moda em nível mundial”. Quem esteve no estande da empresa pode constatar novidades como as malhas mesh (perfuradas), os voil de algodão, tules de seda e os jérseis super-fluídos com estampas aquáticas e camuflagem que prometem ser a sensação do próximo verão. “A indústria nacional demonstrou que tem condições de concorrer em criatividade e qualidade com qualquer empresa do mundo”, garante a executiva. Ludmilla Fonseca, gerente de marketing da malharia Farbe, de Blumenau, disse que o evento foi um desafio para a industria brasileira se adequar ao novo time e antecipar as coleções conforme tendências internacionais. “O calendário ficou muito apertado.
Tivemos o Preview de Verão 2011 com os lançamentos de Inverno 2010 desenvolvidos quase que simultaneamente na fábrica. Dobramos o ritmo de trabalho, mas no final, valeu a pena estar aqui, pois o salão Première Brasil é uma oportunidade única de mostrarmos ao mundo nossos produtos diferenciados”, avaliou, destacando que
as malhas em micro Modal®, seda e fios de cânhamo foram os principais lançamentos da empresa.

Denim mostra criatividade e força de mercado

Um dos segmentos que mais se destacou no salão foi o denim. A Cedro Têxtil apresentou no salão, além de sua coleção 2011, a linha de sarjas tingidas com corante
naturais, a base de urucum e açafrão, denominada EcoColours. “São produtos para atender a um nicho de valor agregado. Mas esperamos que no futuro, possam ganhar escala, a moda caminha para o ecoprodutos”, destaca a gerente de marketing Cássia Silveira. Segundo ela, a Cedro está perfeitamente integrada ao calendário
internacional. “Já participamos da Première Vision cinco vezes na França, temos clientes na Europa e na Turquia. Agora, as confecções brasileiras terão a mesma  oportunidade de antecipação”. A gerente de marketing da Santanense, Eleonora França, também diz que a empresa já tem experiência de expor no exterior. “Há 10 anos participamos na Texworld, em Paris. Já estávamos preparados para Première Brasil. Mas na realidade, o Brasil não tem um calendário de lançamentos tão rígido como na Europa. Aqui temos várias mini-coleções que são apresentadas o ano todo. O denim é atemporal, é usado em todas as estações. O que muda é o peso, mais leve para o verão e encorpado no inverno. Fazemos também pesquisa de texturas e aspectos visuais que dão diferencial nas peças” Outra grande fabricante do segmento, a Têxtil Canatiba®, se fez presente com sua coleção 2011, cujo principal destaque foi a linha SexFit. “Lançamos novidades o ano todo.

Temos uma linha com 450 produtos. Considero importante participar de um salão focado como este e creio que 2010 será um ano muito positivo”, comentou o diretor comercial Darci Covolan.
A Tavex Corporation, detentora das marcas Santista Jeanswear e Workwear, marcou presença com vários lançamentos. “Desenvolvemos produtos independente dos eventos, mas é importante pontuar as datas de lançamentos das coleções. A chancela da Première Vision certamente contribuiu para atrair os visitantes nesta primeira edição brasileira. O salão tem o caráter educacional de apresentar tendências. Mas para se consolidar precisa também ter apelo comercial. O ideal seria que fossem três dias de exposição, em vez de dois”, opina a Maria José Orioni, gerente de marketing América do Sul, acrescentando que “é importante o Brasil tomar a dianteira dos lançamentos, já que no segmento denim é um formador de opinião”. A empresa apresentou uma coleção ultra-stretch com tratamento em resina celulósica e o bio-denim, feito com fibras oriundas de resíduos de algodão.
Mais novidades

A fabricante de botões e fivelas Irmãos Perfeito lançou sua coleção 2011 e colheu bons resultados. “Foi uma surpresa muito agradável”, resumiu o diretor comercial  Alexandre Valente.
Entre os destaques mostrados no salão estavam o botões feitos com madrepérola, casca de coco, madeira e zanac (metal não ferroso).

As tecelagens também aproveitaram para mostrar novidades. A Savyon Indústria Têxtil, que exporta para países como EUA, Canadá, México, Espanha, Colômbia, Argentina, sempre atuou nos setor de malharia. Em 2009, entrou também no segmento de tecidos planos para camisaria, a base de algodão fibra longa com elastano.
Na coleção estão padronagens em xadrez, listrados e lisos. “Vimos esta necessidade no mercado e resolvemos investir na produção de tecidos nobres para o vestuário masculino e feminino”, comenta Marco Aurélio Cabral, gerente comercial. Outra especialista em tecidos para camisaria, a Companhia Industrial Cataguases, expôs sua linha de tecidos com fios tintos, estampados e lisos para os segmentos masculino, feminino e infantil. O diretor Henio Murilo Lemos Filho deu sua opinião sobre o evento: “A feira foi muito positiva e focada na novidade. O único problema foi a estrutura de serviços que deixou muito a desejar”. Aliás, esta reclamação foi quase unânime entre
expositores e visitantes. O restaurante foi o setor mais criticado. A maioria considerou o espaço insuficiente e a comida muito cara. Afinal, nem tudo é perfeito.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por Márcia Mariano
Fotos: Divulgação
Fonte: ITT Press Trends
Edição: 77
Ano: 2010

Data de publicação: 08/11/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Duas propostas importantes para ampliar a competitividade
Um dos fatores mais prejudiciais à competitividade das indústrias e das empresas brasileiras de todos os setores refere-se à burocracia, à complexidade e aos custos excessivos da documentação relativa aos negócios, contratos e apresentação de garantias para distintos fins, dentre eles a obtenção de crédito no mercado financeiro. Considerando tais dificuldades, são importantes duas proposições em tramitação no Congresso Nacional.  2022-05-19

Texneo é primeira empresa têxtil a utilizar malhas com biomida
A Texneo é pioneira no uso da fibra de bioamida (feita de milho) no país. Com isso corrobora sua atuação com matérias-primas sustentáveis e eleva a empresa a um patamar muito interesse no que se trata de cuidado com bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade.  2022-05-03

Delta Máquinas apresenta preparadora de tecidos durante a Expoprint 2022
A Delta Máquinas participou da Expoprint - realizada de 5 a 9 de abril e considerado um dos mais importantes eventos para a indústria da moda -, junto com o parceiro comercial DiskPrint e destacou as vantagens da PID 100, lançada no último ano. A máquina é uma das novidades do portfólio da empresa, com características exclusivas para facilitar e agilizar o processo de impressão digital. Além de preparar os tecidos, em um processo de pré-tratamento com a aplicação do primer, a solução também realiza a termofixação do pigmento na pós-impressão.  2022-04-25

Gerenciamento de umidade acelera à medida que consumidores exigem têxteis funcionais
Um relatório de 39 páginas chamado “Tecnologias de gerenciamento de umidade: inovação em desempenho e conforto” da empresa global de informações comerciais Textiles Intelligence, informa que a demanda por vestuário que contenham este atributo de funcionalidade vem crescendo. Muitos esforços estão sendo concentrados pela indústria no aprimoramento da funcionalidade dos tecidos de gerenciamento de umidade, e alguns dos tecidos mais recentes do mercado possuem propriedades adicionais, como eficácia antimicrobiana, controle de odor e proteção ultravioleta (UV).  2022-04-18

Denúncias anônimas expõem fraudes no mercado industrial
Pesquisa realizada pela KPMG aponta que 72% dos líderes de mercados industriais disseram que as fraudes nas empresas que eles comandam foram identificadas por meio de denúncias anônimas. Praticamente todos os executivos (99%) contam com um canal estruturado para identificação de fraudes, mas, apesar disso, 30% afirmaram não possuir uma metodologia adequada para apuração dos casos. Estas são as principais conclusões do recorte setorial feito a partir da pesquisa "Perfil do Fraudador Brasileiro" realizada pela KPMG com dados exclusivamente nacionais.  2022-04-13

Texprocess 2022 estará de volta em junho em Frankfurt
A indústria de vestuário e processamento têxtil está ansiosa com grande expectativa para a Texprocess, a principal feira de negócios do setor, que finalmente abrirá suas portas, novamente, em Frankfurt de 21 a 24 de junho de 2022. "Depois de três anos desde a última edição a indústria tem muito o que conversar em termos de comunicação presencial", disse Elgar Straub, diretor executivo da VDMA Textile Care, Fabric and Leather Technologies, durante conferência de imprensa internacional sobre o anúncio da feira.  2022-04-08

Lançada nova versão da ISO/IEC 27002 de segurança da informação
A ISO 27001 é uma norma internacional publicada pela International Standardization Organization (ISO) e descreve como gerenciar a segurança da informação em uma organização. As alterações realizadas na versão 2022 estão relacionadas principalmente aos sistemas de controles que ajudam as empresas a lidarem com cenários de segurança em constante mudança e riscos relacionados a ela.  2022-04-06

Rieter conclui aquisição dos três negócios da Saurer
Com a aquisição do negócio de Máquinas Bobinadeiras Automáticas de Uebach-Palenberg, Alemanha, concluído em 1º de abril de 2022, a Rieter concluiu a aquisição dos três negócios com a Saurer. A aquisição da tecnologia de bobinamento automático na categoria premium completa os sistemas de fiação de anel e compacta da Rieter e, assim, estabelece as bases para melhorar ainda mais a forte posição da empresa no maior segmento do mercado de fibras longas.  2022-04-05

Global Química & Moda e Agreste Paper apresentam soluções para impressão digital
A Global Química & Moda (GQM) participa de mais uma edição da Polo Agreste Tex - feira de máquinas, serviços e tecnologia para a indústria têxtil, que acontece em Caruaru (PE), entre os dias 29 de março e 1º de abril. Na oportunidade a empresa apresentará soluções para impressão digital que proporcionam maior produtividade, acabamento diferenciado e valor agregado a tecidos e peças finalizadas. Na Agreste Tex, a GQM estará junto com a Agreste Paper, no estande 112, rua 1 com a rua 7, apresentando as impressoras Epson SureColor F6370 e Epson SureColor F2100.  2022-03-24

Incofios projeta investimento para atender demanda do mercado de fios de algodão
A Incofios, do grupo catarinense Rovitex, iniciou a construção de um parque fabril em Mato Grosso, que está em fase de finalização, para expansão das atividades de fiação, então realizadas somente em Santa Catarina. Os investimentos projetados até a conclusão da obra giram em torno de R$ 150 milhões.  2022-03-23

Reserva de espaços para a ITMA 2023 supera expectativas
A 19ª edição da ITMA 2023, a maior exposição de tecnologia têxtil e de vestuário do mundo, está perto de ocupar 12 pavilhões do complexo de exposições Fiera Milano Rho, em Milão na Itália. De acordo com o Cematex (Comitê Europeu dos Fabricantes de Máquinas Têxteis), dono da ITMA, a feira, que acontecerá de 9 a 14 de junho, atraiu uma resposta entusiasmada dos principais fabricantes de tecnologia para o setor.  2022-03-18

Máquinas têxteis italiana na Techtextil North America 2022
A próxima edição da Techtextil North America acontecerá em Atlanta de 17 a 19 de maio. A Associação de Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis e a Agência de Comércio Italiana organizam um Pavilhão Italiano, onde 17 fabricantes envolvidos na produção de máquinas para têxteis técnicos mostrarão suas soluções inovadoras no estande ACIMIT/ITA (2133, 2233 e 2333).  2022-03-17

Plataforma de inovação tecnológica para serigrafia, sinalização e impressão têxtil
A FESPA lançou a campanha promocional para seus eventos Global Print Expo 2022 e European Sign Expo 2022, programados para acontecer de 31 de maio a 3 de junho de 2022 na Messe Berlin, na Alemanha. O slogan “Experience Print in Motion” destaca como, apesar dos desafios dos últimos dois anos, o mercado de impressão especial continua a evoluir e progredir.  2022-03-15

Rieter comemora recorde de vendas e pedidos em 2021
A Rieter, líder mundial em tecnologia para fiação de fibras curtas, informa que o exercício de 2021 foi caracterizado por uma rápida recuperação do mercado. A empresa teve sucesso ao registrar um número recorde de pedidos, gerando aumento significativo nas vendas em relação ao ano anterior, apesar dos gargalos nas cadeias de suprimentos, e gerou uma margem EBIT de 4,9%. A Rieter encerrou o exercício de 2021 com vendas de CHF 969,2 milhões, o que corresponde a um aumento de 69% em relação ao ano anterior (2020: CHF 573,0 milhões).  2022-03-11 - Tags: rieter tecnologia fiacao fibras curtas 2021 mercado pedidos

Beaulieu Fibers oferece soluções de eficiência para a indústria de filtração
A Beaulieu Fibers International, principal fornecedor europeu de poliolefinas e fibras BICO (bicomponente) está expondo pela primeira vez no maior evento de filtração da Europa, a feira Filtech, que acontece de 8-10 de março, em Colônia, Alemanha. Sua ampla variedade de diâmetros de fibra, tenacidade, textura, volume e áreas de superfície criam oportunidades únicas para os fabricantes aumentarem a eficiência da filtragem.  2022-03-09 - Tags: beaulieu fibers international fibras bicomponente poliolefinas

Oeko-Tex® comemora 30 anos de olho no futuro dos têxteis
Fundada através de uma parceria entre o Instituto Hohenstein e Instituto Austríaco de Pesquisa Têxtil, a Oeko-Tex está comemorando 30 anos como emissora de certificação e ensaios que contemplam todas as fases da cadeia têxtil. Em 1992, 20 anos antes de as Nações Unidas anunciarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Associação Internacional de Pesquisa e Testes no Campo da Ecologia Têxtil e do Couro, detentora da marca Oeko-Tex, lançou o Standard 100 by Oeko-Tex®, hoje um dos rótulos mais conhecidos no mundo para a segurança do produto.  2022-03-04 - Tags: oeko tex uniformes instituto hohenstein cadeia textil ods eco

Brückner mostra máquinas para diversas aplicações de nãotecidos na IDEA 2022
Há mais de 70 anos a Brückner é líder mundial na construção de linhas de secagem e acabamento para a indústria têxtil e nãotecidos. A empresa alemã oferece fornos de termofusão, secadores, linhas de revestimento e termofixação em todo o mundo. Na feira IDEA 2022, que acontecerá de 28 a 31 de março, em Miami, nos Estados Unidos, a Brückner apresentará, juntamente com sua representação americana fi-tech, novos conceitos e soluções em máquinas para diferentes aplicações no setor de nãotecidos.  2022-02-23 - Tags: bruckner secagem acabamento naotecidos idea 2022 feira evento

Sintex comemora 70 anos de trabalho em favor da indústria têxtil nacional
Santa Catarina é um dos maiores polos têxteis do Brasil, representa cerca de 20% do faturamento nacional no setor e é sede do Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário que comemorou, no último dia 17 de fevereiro, 70 anos de fundação. Contribuindo com empreendedorismo, protagonismo e inovação, a entidade, formada por empresários da indústria têxtil e do vestuário, em uma base territorial que abrange 18 municípios do Vale do Itajaí, representa cerca de 5 mil empresas, que empregam diretamente 60 mil trabalhadores.  2022-02-18 - Tags: santa catarina sintex fiacao sindicato blumenau jose altino camper

Baldwin faz parceria para atender a indústria têxtil do México
A Baldwin Technology Company Inc. firmou uma nova parceria com a Blutec S.A. de C.V., que agora representa a gama completa de sistemas de pulverização e tratamento corona/plasma inovadores para tecidos, malhas e nãotecidos no México. A Blutec é uma agência líder no setor têxtil local, representando diversos fabricantes de máquinas têxteis em todo o mundo.  2022-02-17 - Tags: baldwin technology company blutec pulverizacao plasma tratamento tecidos

Produção em escala da fibra Spinnova deve aumentar seu consumo a partir de 2022
Desde o anúncio da parceria entre a indústria brasileira Suzano, líder mundial na produção de celulose de eucalipto, e a startup finlandesa de inovação de materiais Spinnova, em 2021, para produção da fibra SPINNOVA® em escala comercial na Finlândia, grandes marcas de vestuário como Adidas e H&M têm apostado na marca como uma fornecedora sustentável. A fábrica, que deve entrar em operação no final de 2022, é resultado de um investimento inicial estimado de 22 milhões de euros.  2022-02-15 - Tags: suzano eucalipto finlandia spinnova adidas fibra celulose tecidos