Language
home » têxtil »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

SESI revoluciona modelo de treinamento corporativo das indústrias de Santa Catarina

Como, efetivamente, impactar os resultados do negócio por meio do desenvolvimento de pessoas? Esta foi a pergunta que norteou o processo de reposicionamento da área de Educação do Serviço Social da Indústria (SESI) de Santa Catarina a partir de um projeto que teve início em 2016. A entidade, que oferecia às empresas associadas cursos "tradicionais", tomou para si a responsabilidade de levar para o setor da Indústria ações de desenvolvimento de competências e ampliação da escolaridade alinhadas às demandas contemporâneas do ambiente de negócios. 

“O modelo de aprendizagem de quatro horas após o expediente, com o objetivo de transmitir informações obrigatórias para o segmento (como, por exemplo, de Legislação) não é mais atraente para a realidade industrial. Então, encaramos o desafio de disseminar a importância estratégica do desenvolvimento de pessoas para as companhias, a fim de nos tornar referência no assunto e contribuir com o mercado de forma efetiva”, conta Eloisa Naue, coordenadora de Educação do Sistema FIESC – SESI/SC. 

Para alcançar os objetivos definidos, a equipe precisou focar os esforços para solucionar um desafio substancial: a barreira territorial. O Estado de Santa Catarina conta com diversas zonas industriais importantes, de portes e nichos bastante diversos. Mais: muitas das companhias não estavam acostumadas à ideia de que investir em aprendizagem corporativa poderia ser fundamental para aumentar a competitividade organizacional. 

O caminho para lidar com esses desafios começou a tomar forma a partir de uma explanação acerca das características da chamada "Indústria 4.0", em que, a despeito da importância dos recursos tecnológicos e da Inteligência Artificial, o elemento humano e a habilidade para cultivar os relacionamentos interpessoais são aspectos fundamentais. 

Em outras palavras, no ambiente de negócios do futuro (do presente, para muitas companhias) nem tudo se resume a boas soluções tecnológicas: é evidente a necessidade de valorizar competências comportamentais (soft skills) tais como pensamento crítico, criatividade e inteligência emocional. 

“Até pouco tempo atrás, o treinamento industrial privilegiava os processos em vez das pessoas e, ao entrar em contato com as habilidades que todo o trabalhador deve ter em 2020, abrimos a mente para a urgência de sair de uma entrega padrão para uma atividade organizacional customizada”, explica a coordenadora. 

Da teoria à prática

Com as principais diretrizes deste reposicionamento identificadas, restavam (muitas) dúvidas sobre como colocá-lo em prática de maneira assertiva e eficaz. Foi quando a área de Educação do SESI/SC tomou conhecimento, através da Perestroika (escola livre de atividades criativas), de uma metodologia de design de treinamentos corporativos que está revolucionando a maneira com que empresas de todos os segmentos elaborem as suas soluções de treinamento. Estamos falando do Trahentem®, abordagem que faz com que processos inteiros de aprendizagem sejam criados em poucas horas (em vez de meses). Não por acaso, Flora Alves, uma das maiores especialistas em aprendizagem corporativa no Brasil e idealizadora do Trahentem®, foi convidada a orientar todo o desenho do projeto SESI/SC. 

Na prática, o Trahentem® ajuda designers instrucionais (experientes ou iniciantes) na identificação clara das necessidades de aprendizagem e guia-os rumo à descoberta de caminhos ágeis e seguros que os levem à construção de treinamentos corporativos simples e assertivos. A metodologia funciona tanto presencialmente quanto virtualmente através do site canvastrahentem.com

Para garantir que o processo de aprendizagem esteja centrado nos participantes e não no conteúdo em si ou na performance do instrutor, por exemplo, são utilizados três canvas distintos: DI-Empatia (identificação das necessidades), DI-Tarefas (definição de conteúdo e atividades) e DI-Ropes (alinhamento e aceleração da criação das soluções de aprendizagem. “O Trahentem® pode ser usado de acordo com as prioridades do instrutor. Os canvas podem ser usados de maneira linear ou não. Além da flexibilidade no manuseio, também existe a característica colaborativa, com a utilização de post-its, tudo bem visual”, explica Flora. 

No caso do SESI/SC, a primeira ação foi com o canvas Di-Empatia a fim de definir o objetivo de aprendizagem. “Pensávamos que o problema estava na carga horária dos treinamentos, mas percebemos que a falha era a ausência de escuta ativa por parte das organizações. Ou seja, não sabíamos o que, de fato, a empresa precisava, qual a performance esperada de cada colaborador e as ações necessárias para atingir às expectativas”, revela Eloisa. Rapidamente, tudo foi ficando mais claro. 

Embarque Imediato

Paralelamente a esse trabalho, houve a aproximação com o movimento Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), que convidou 11 empresas para participar ativamente do reposicionamento das ações de educação do SESI/SC. Essas companhias estavam em busca justamente de ações que priorizassem o desenvolvimento das pessoas e a inovação. 

Surgiu, assim, a iniciativa "Embarque Imediato", construída sobre os pilares de personalização, estratégias de aprendizagem, transferência de conhecimento e evidência dos resultados. “O primeiro passo foi realizar um estudo de todos os negócios, em conjunto com as altas lideranças, para entender os cenários das companhias. Nesta fase, observamos que as 'dores' gerais estavam relacionadas a fatores de gestão horizontal, entendimento de mercado, cliente e o papel do líder no apoio da transformação. Em seguida, validamos esses elementos com o SCMC para iniciar o desenvolvimento das trilhas de aprendizagem”, relembra Eloisa. 

Em seguida, a ação estabeleceu a média-liderança como público-alvo e selecionou três líderes de cada organização para participar das etapas “Líder com visão de negócio” e “Líder como gestor de pessoas”. As trilhas de aprendizagem foram apresentadas em encontros mensais e visavam ampliar as habilidades de visão sistêmica, escuta ativa, feedback e relações interpessoais. Por fim, a alta liderança das empresas foi convidada a exercer os papéis de patrocinadores da ação, a fim de apoiar os participantes, validar as ações e aumentar o engajamento. 

Tudo isso foi desenhado de maneira rápida e assertiva, avalia Eloisa Naue, coordenadora de Educação do Sistema FIESC – SESI/SC. "O Trahentem® é muito disruptivo. Ele traz novas lentes para o desenvolvimento de pessoas. Além de nos despertar para uma aprendizagem mais leve, também permitiu acionar executivos estratégicos no negócio, que normalmente nem sentariam para falar sobre treinamento’’, diz. 

Daniela Zannata, que esteve ao lado de Eloisa na coordenação do projeto, compartilha suas impressões. “É muito interessante o fato de a metodologia possibilitar reflexões que antes passavam despercebidas. Isso aumenta muito o número de insights. Outro ponto positivo é o de facilitar a percepção da necessidade do treinamento, pois, às vezes, esta não é a única solução para um desafio organizacional”. 

Flora ressalta o comprometimento da equipe envolvida e a responsabilidade de conduzir um processo como este: "Trabalhamos em um clima construtivo, de muita experimentação e prototipagem. Estávamos sempre abertos à aprendizagem coletiva, com empatia, escuta ativa e flexibilidade cognitiva. Juntos, recalculamos a rota constantemente em função dos resultados obtidos e das novas necessidades que se apresentaram. Portanto, este não é somente um projeto educacional com base em uma ferramenta. É uma iniciativa que envolve uma grande mudança do modelo mental, que foca em quem aprende. O objetivo maior é a transferência do conhecimento, da aprendizagem para a prática”, finaliza.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Conexus
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 28/11/2018

Conteúdo relacionado


GQM inaugura Central de Vendas em Santa Cruz do Capibaribe (PE) durante Agreste Tex 2019
Atuar com ainda mais proximidade nos polos têxteis do país é uma das estratégias da Global Química & Moda (GQM) para 2019. A marca, que é uma das expositoras da Agreste Tex, aproveita a feira, que reúne milhares de profissionais do segmento da região de Caruaru (PE), para inaugurar sua nova central de vendas.  2019-03-20 - Tags: agreste tex 2019 anselmo felipe fabio tolosa epson do brasil global quimica moda felipe simeoni gqm

Global Química & Moda projeta crescimento de 20% em 2019
Líder no fornecimento de produtos e insumos para impressão digital têxtil no mercado nacional, a Global Química & Moda, com sede em São Paulo e filial em Santa Catarina, pretende expandir sua atuação por meio de centrais de vendas nas regiões Nordeste e Centro Oeste. A primeira central de vendas que será inaugurada é a de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ainda em março.  2019-03-14 - Tags: global quimica & moda felipe simeoni impressao digital textil gqm agreste tex epson

Archroma comemora vendas de corante índigo ecológico no mercado
A Archroma, líder global em cores e produtos químicos especializados voltados para soluções sustentáveis, anunciou que a produção de seu novo Denisol® Pure Indigo foi acelerada graças à alta demanda do mercado de denim. O produto líquido livre de anilina, que foi lançado em maio de 2018 no Planet Textile Conference realizado no Canadá, permite uma forma mais limpa para a produção da cor azul índigo tradicional para tingimento de brim e jeans.  2019-03-13 - Tags: archroma produtos quimicos planet textile conference azul indigo tradicional denisol pure indigo 30 alexander wessels

Grupo Solvay divulga resultados de 2018
O Grupo Solvay alcançou um faturamento de 10,3 bilhões de euros em 2018, registrando 5,7% de crescimento em relação a 2017, quando comparado com o mesmo escopo de atividades e sem efeito cambial, segundo anúncio feito no dia 28/2 pela companhia.  2019-03-08 - Tags: grupo solvay ebitda jean pierre clamadieu ilham kadri america latina

SSM AG fortalece equipe global com dois novos diretores
Para atender o aumento na demanda por serviços relativos à área comercial, a empresa suíça SSM Schärer Schweiter Mettler AG, um dos maiores fabricantes mundiais de máquinas para enrolamento e texturização de fios têxteis, bem como enroladores de acabamento de linha de costura, anunciou a nomeação de Roman Haefeli como diretor de vendas e membro do conselho de gestão da SSM Horgen. O executivo assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2019.  2019-03-01 - Tags: ssm sistemas de guia de fios eletronicos suica ssm scharer schweiter mettler ag roman haefeli marco mori

Hyosung nomeia novo presidente para a planta de elastano creora® no Brasil
A Hyosung, detentora da marca creora®, líder em produção de elastano no mundo desde janeiro de 2019, nomeou Hae Sung Son como novo presidente para liderar o negócio na planta Brasil, dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelo ex-presidente, Do Jun Cho, que estava na posição desde 2009.  2019-03-01 - Tags: hyosung hae sung son do jun cho hyeong joon kim araquari elastano elastano creora

SINDITEC participou da reunião de Conselho da ABIT
O presidente do Sinditec, Dilézio Ciamarro, participou na quinta-feira, dia 21, da reunião mensal de Conselho da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Após a abertura realizada pelo presidente da associação, Fernando Pimentel, uma proposta de atestado de não similaridade foi apresentada pela entidade para o setor.  2019-02-27 - Tags: sinditec dilezio ciamarro fernando pimentel abit renato jardim paulo rabello de castro robson wanka

Amec alerta para desaceleração do comércio mundial
A associação das empresas industriais internacionalizadas da Espanha (Amec) alerta que só as empresas mais experientes e competitivas conseguirão manter posições nos mercados internacionais. O Ministério da Economia e Competitividade divulgou relatório de comércio exterior, refrente a janeiro a dezembro de 2018, indicando que as exportações cresceram 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 285 milhões de euros.  2019-02-22 - Tags: amec desaceleracao do comercio mundial ministerio da economia e competitividade espanha

Unifi Asia Pacific assina acordo com Kipas para oferecer fibra Repreve® na Turquia
A UAP - Unifi Asia Pacific (Hong Kong) anunciou acordo comercial estratégico com a Kipas Mensucat Islemeleri (Kipas) para o fornecimento de fibras Repreve® para a Turquia.  2019-02-21 - Tags: unifi asia pacific kipas mensucat islemeleri fibras repreve kipas fibra reciclada mercado

Lycra Company passa a atuar como subsidiária independente pelo Grupo Ruyi
A Shandong Ruyi Investment Holding, uma das principais empresas têxteis e de vestuário da China, anunciou que concluiu a aquisição do negócio de vestuário e têxteis avançados da INVISTA. A transação inclui todas os ativos e contratos associados. A nova empresa passará a operar como The LYCRA Company, uma subsidiária independente, e continuará a fabricar soluções avançadas de fibra e tecnologia para as indústrias de vestuário e higiene.  2019-02-01 - Tags: shandong ruyi investment holding invista the lycra company lycra lycra hyfit lycra t400 l by lycra coolmax thermolite elaspan supplex tactel terathane

Setor têxtil e de confecção projeta recuperação de empregos em 2019
O emprego na indústria têxtil e de confecção encerrou o ano de 2018 com saldo negativo, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. No entanto, apesar do expressivo fechamento de vagas no período, a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) sinaliza a recuperação nos postos de trabalho do setor em 2019.  2019-01-29 - Tags: ministerio do trabalho caged focus banco central emprego industria textil e de confeccao abit

ABNT promove curso da nova norma para Auditorias Internas da Qualidade
Nos dias 13 a 15 de março será realizado em São Paulo, um curso sobre a nova norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, que traz em seu conteúdo programático: a abordagem de processos; abordagem sistêmica da gestão da qualidade; abordagem de riscos para auditorias da qualidade; planejamento estratégico para a qualidade; estrutura comum das normas de sistemas de gestão da ISO.  2019-01-23 - Tags: comite brasileiro da qualidade comite tecnico da iso abnt nbr iso sistemas de gestao da qualidade

Setor têxtil e confecção encerra o ano com queda, mas espera crescer em 2019
“Os números de 2018 não foram bons, mas temos boas perspectivas para 2019, quando a produção deverá crescer 3%”, disse Fernando Pimentel, presidente da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ao fazer um balanço do setor no dia 13 de dezembro.  2018-12-20 - Tags: abit fernando pimentel 2019 balanca comercial reformas inadiaveis reforma fiscal

Indústria dos nãotecidos estimula o uso de PET reciclado
O PET reciclado é usado em várias aplicações de nãotecidos, em produtos do setor automotivo e geotêxteis, que são grandes consumidores de fibras e resinas de PET reciclado (R-PET). O R-PET também pode ser encontrado em alguns produtos para higiene, como fraldas descartáveis.  2018-12-20 - Tags: pet reciclado naotecidos edana associacao internacional da industria de naotecidos agenda 2030 r pet

Venda de máquinas italianas permanece estável
O índice de pedidos compilado pela Associação de Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis (Acimit), para o período entre julho e setembro de 2018, permaneceu estável com relação ao mesmo período de 2017. Em valores absolutos, registrou aumento de 30% no mercado interno e queda de 2% no mercado internacional.  2018-12-12 - Tags: acimit produtores texteis alessandro zucci associacao de fabricantes italianos de maquinas texteis mercado maquinas texteis

Trisoft é reconhecida como Empresa Sustentável em 2018
A Trisoft, especializada na produção de derivados de fibras de garrafas PET e produtos voltados para acústica arquitetônica, foi homenageada durante lançamento do Anuário Casa e Mercado 2019, juntamente com a premiação do Top of Mind Casa e Mercado 2018, que indica as marcas e lojas mais lembradas do mercado.  2018-12-11 - Tags: revest frame baffles nuvens trisoft anuario casa e mercado 2019 top of mind casa fibras de garrafas pet

Mercado de impressão digital têxtil deve dobrar em cinco anos
O mercado mundial de impressão digital têxtil, que movimentou US$ 1,88 bilhão em 2018, deverá alcançar US$ 3,75 bilhões em 2023, impulsionado pelo consumo que não para de crescer. Estudo recente da consultoria internacional Smithers Pira, denominado “O Futuro da Impressão Digital Têxtil para 2023”, aponta que de 2013 a 2018, o volume de tecidos impressos passou de 548 milhões de m² para 1,16 bilhão de m² e em 2023, deverá superar 2,7 bilhões de m².  2018-12-07 - Tags: impressao digital textil febratex estamparia digital forum febratex de informacoes herculano ferreira impressao sublimatica

Freudenberg Performance Materials lança novo site
Para atender de forma mais ágil a um mercado cada vez mais exigente por soluções customizadas e dar maior visibilidade à ampla capacidade de produção para diversos setores da indústria, a Freudenberg Performance Materials (FPM), empresa do Grupo Freudenberg líder mundial na fabricação de não tecidos, inaugurou o seu novo site, destinado a atender os principais mercados da América do Sul – Brasil, Argentina e Chile. Em breve, haverá uma versão em espanhol para os dois últimos.  2018-12-07 - Tags: freudenberg performance materials grupo freudenberg naotecidos sonia mancilha acquisition and distribution layer

Prêmio DuPont de Segurança e Saúde do Trabalhador homenageia indústria
Setores como automotivo, farmacêutico e automação foram ganhadores nesta oitava edição da premiação que é vitrine para profissionais de segurança do trabalho. O prêmio é um reconhecimento às companhias que pesquisaram, investiram e incentivaram as melhores práticas dentro de seus ambientes de trabalho.  2018-12-03 - Tags: premio dupont de seguranca e saude do trabalhador cipa tyvek tychem nomex protera kevlar bruno bezerra ariana bottura santanense

Auditoria garante a qualidade das fiações certificadas pela Uster®
Desde o seu lançamento em 1967, a marca USTERIZED® é uma palavra de ordem para garantir a máxima qualidade na produção têxtil. A Uster tem como politica organizacional enviar seus especialistas para executar auditorias periódicas nos filatórios certificados da marca.  2018-11-30 - Tags: muraliganesh k usterized sudeste asiatico india uster industrias texteis