Language
home » têxtil »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Primeiros projetos da Confecção 4.0 começam a ser planejados

Quarenta empresários e executivos de alto escalão de empresas têxteis e de confecção de todo o país estão prestes a dar o primeiro passo para a implantação da Indústria 4.0 no Brasil. Eles vão participar da Especialização Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 – Integrando Tecnologia para Projetar a Indústria do Futuro, oferecida pelo SENAI CETIQT; e desde o primeiro encontro, nesta sexta-feira, 6 de abril, às 18h, serão instigados a elaborar projetos baseados nos parâmetros da Indústria 4.0. Para isso, haverá uma profunda imersão em questões fundamentais para a modernização do parque fabril brasileiro, com a ajuda e orientação de grandes especialistas do Brasil e do exterior. E o que é inovador: de forma totalmente colaborativa, com todos os participantes compartilhando conhecimentos, trocando ideias e informações.

“Em seis meses esses alunos-executivos irão criar projetos reais para a implementação do modelo 4.0 na indústria têxtil e de confecção, seguindo a mesma metodologia que utilizamos para desenvolver a nossa planta piloto de Confecção 4.0. Aprendemos fazendo e vamos ensinar como se faz”, pontua Robson Marcus Wanka, gerente de educação do SENAI CETIQT.

CEOs, diretores, superintendentes, consultores e gerentes das empresas Vicunha, Cataguases, Demillus, Karsten, Malwee, Coteminas, Guararapes, JGB, Altenburg, Lailalou, Kalufindústria, Betelsport, Malharia Ventre Livre, RUUniformes, TBUniformes e Sistema FIEP, entre muitas outras, irão participar do MBI. Serão seis encontros no hotel Windsor Barra (Av. Lúcio Costa, 2630), no Rio de Janeiro, além de aulas à distância - 80% da carga horária.

“As empresas perceberam a oportunidade de absorver as novidades. Conseguimos atingir a meta de trazer líderes da área têxtil para esta iniciativa audaciosa que, sem dúvida, será o pontapé inicial de uma revolução no modo de produção no setor. Somos os protagonistas nesse processo. Queremos que este MBI seja o início da criação de um grupo de discussão de longo prazo. O objetivo é promover um ambiente de networking, um espaço inspirador e colaborativo para compartilhar desafios e necessidades, para que floresçam ideias e ações concretas que transformem o processo produtivo no Brasil”, diz Wanka.

“Acredito que este MBI agregará ainda mais ferramentas e conhecimentos que, quando aplicados à realidade da empresa têxtil, poderão transformar a forma como conduzimos nossos processos, gerando um grande diferencial competitivo em relação aos nossos concorrentes visto que hoje, ainda são poucas as empresas onde a indústria 4.0 é realidade”, comentou Dario Lana, supervisor de projetos na Altenburg, empresa de Blumenau (SC).

A MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0 seguirá por cinco eixos temáticos: Estratégias de Inovação e Posicionamento de Negócio; Materiais e Produtos; Processo Produtivo; Confecção 4.0 e Projeto e Análise de Viabilidade. No primeiro final de semana do encontro (6 e 7/4), os executivos contarão com a palestra de Angela Hirata, CEO da Japan House e ex-diretora de marketing da Havaianas – responsável por reposicionar a marca no Brasil e em mais de 50 países. Estarão presentes também Marcos Pontes, primeiro astronauta brasileiro e diretor técnico do Instituto Nacional para o Desenvolvimento Espacial e Aeronáutico; Celson Pantoja Lima, pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA); e Corrado Grassi, professor doutor em Engenharia na Universidade RWTH, em Aachen, na Alemanha.

“Será um desafio enorme, visto que hoje existem pouquíssimas empresas que estão equipadas com tecnologia e mão de obra capacitada. Minha expectativa é conseguir implantar o conhecimento adquirido no MBI e preparar nossa pequena empresa para o futuro do segmento de Moda, cada vez mais competitivo mundialmente. Tenho intenção de levar este MBI para o Paraná, pois em nosso Estado, o setor Têxtil, Vestuário e Couro é o 2º que mais emprega e as indústrias precisam de modernização e conhecimento”, diz Luciana Bechara, diretora de criação na Be Little, de Curitiba, que também é coordenadora têxtil na Federação das Indústrias do Paraná.

Ao longo de toda a especialização, os alunos-executivos contarão com aulas, palestras, videoaulas e dinâmicas colaborativas com vários especialistas, profissionais conceituados em suas áreas de atuação, que compartilharão conteúdo e darão dicas e orientações para que os participantes incluam cada vez mais soluções tecnológicas em seus processos e possam aos poucos implantar em suas fábricas o modelo 4.0.    

“Procuramos o que há de melhor no mercado tecnológico destinado ao setor de confecção. Por isso, participar do curso será um canal de abertura para uma nova forma de trabalho. Em princípio, pelo conhecimento do conceito de Industria 4.0 e, de modo especial, sendo esse voltado às indústrias de confecção, aliado à primeira planta instalada de Industria 4.0 na área. Alinhar os conhecimentos tecnológicos à realidade da minha empresa, buscando a troca de conhecimentos com outros profissionais do ramo e encontrar as melhores fontes de modernização na Indústria será excelente, afirma Ricardo Scartazzini, gestor na Tutto Bianco Uniformes, de Barreiras, na Bahia. 

“Já desde o primeiro encontro nascerão as primeiras propostas para os projetos de Confecção 4.0. Serão propostos grupos mistos para integração e troca de conhecimento e networking. Ao final do MBI, os alunos-executivos terão elaborado um projeto completo. É o futuro que começa a se transformar em presente; uma grande oportunidade para se discutir mais parcerias do que concorrência e se desenhar o novo parque fabril brasileiro”, conclui o gerente de educação do CETIQT.  

Serviço

MBI em Indústria Avançada: Confecção 4.0

Participantes: CEOs, executivos e consultores da Indústria Têxtil e de Confecção de todo o país

Encontro inaugural: 06 de abril de 2018

Horário: 18h

Local: Hotel Windsor Barra - Av. Lúcio Costa, 2630, Barra da Tijuca - RJ

Realização: SENAI CETIQT

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Ex-Libris Comunicação Integrada
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 05/04/2018

Conteúdo relacionado


SINDITEC participou de apresentação do CCMA
O Diretor do SINDITEC, Igor Zanini, participou da apresentação do CCMA (Centro Cultural de Moda Arena), que contou com a presença de representantes de entidades de classe, profissionais e universidades de moda.  2018-04-17 - Tags: ccma igor zanini sinditec fidam norberto arena arena bureaux

Setor têxtil fecha fábricas em São Paulo e desemprega 130 mil
Em cinco anos, São Paulo perdeu 17% das fábricas têxteis e 13,3% das empresas de confecção que atuavam no estado. A crise político-econômica, que vem afetando o Brasil, e a falta de competividade das indústrias são apontados como responsáveis pela devastação. Somente no Polo Têxtil da região de Americana a redução foi de quase 19% no número de empresas entre 2012 e 2016.  2018-04-06 - Tags: sao paulo fabricas têxteis empresas de confeccao polo textil americana setor textil sinditextil sindivestuario polo de americana panorama nacional

Primeiros projetos da Confecção 4.0 começam a ser planejados
Quarenta empresários e executivos de alto escalão de empresas têxteis e de confecção de todo o país estão prestes a dar o primeiro passo para a implantação da Indústria 4.0 no Brasil. Eles vão participar da Especialização Master In Business Innovation (MBI) em Indústria Avançada: Confecção 4.0 – Integrando Tecnologia para Projetar a Indústria do Futuro, oferecida pelo SENAI CETIQT; e desde o primeiro encontro, nesta sexta-feira, 6 de abril, às 18h, serão instigados a elaborar projetos baseados nos parâmetros da Indústria 4.0.  2018-04-05 - Tags: senai cetiqt industria 4 0 master in business innovation vicunha cataguases demillus karsten malwee coteminas guararapes jgb altenburg lailalou kalufindistria betelsport malharia ventre livre ruuniformes tbuniformes

BC Malhas amplia parque fabril e prevê crescimento de 30% em 2018
Empresa localizada em Brusque (SC), produz mais de 200 toneladas ao mês de produtos para linha fitness, jacquards e tecidos exclusivos para marcas de todo o país. Novos maquinários são dedicados a tecidos diferenciados.  2018-03-27 - Tags: bc malhas jacquard malha dupla estamparia digital bruno beuting brusque

Indústria brasileira precisa se digitalizar com urgência
De 24 setores da indústria brasileira, 14 precisam adotar com urgência estratégias de digitalização para se tornarem internacionalmente competitivos. É o que relata o mais recente estudo da CNI – Confederação Nacional da Indústria, apresentado durante o III Fórum de Manufatura, realizado nos dias 19 e 20 de março, em São Paulo.  2018-03-23 - Tags: cni confederacao nacional da industria iii forum de manufatura manufatura avancada carlos americo pacheco

Gida Malhas investe R$ 9 Milhões na construção de nova unidade fabril em Caxias do Sul
Com uma trajetória de 41 anos no mercado, a Gida Malhas anuncia a inauguração de seu novo parque fabril em Caxias do Sul. O espaço, que ocupa uma área de 4.000m² entre fábrica e showroom, funciona agora como sede da marca especializada em malharia retilínea.  2018-03-23 - Tags: gida malhas caxias do sul malharia retilinea shopping iguatemi nelso giacomin

ABVTEX fortalece adesão ao Movimento contra a Pirataria
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) aderiu ao Movimento em Defesa do Mercado Legal Brasileiro - coordenado pelo Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial (ETCO) e pelo Fórum Nacional Contra a Pirataria e Ilegalidade (FNCP).  2018-03-21 - Tags: abvtex edmundo lima etco fncp pirataria forum nacional contra a pirataria

Produção física da indústria têxtil e de confecção mantém recuperação
A produção física de têxtil cresceu 9,1% e de confecção 5,3% em janeiro de 2018, em relação ao mesmo período de 2017. Os dados, apurados pelo IBGE e divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), confirmam o movimento de recuperação visto ao final de 2017.  2018-03-20 - Tags: mercado textil varejo confeccao abit conjuntura balanca comercial

Ampla anuncia novo sócio-diretor na Expoprint 2018
A Ampla, uma das empresas líderes da América Latina no segmento de impressão digital, anuncia seu novo sócio-diretor, Sidnei Marques durante a Expoprint 2018. A empresa consolida, com a oficialização do novo sócio, o processo de profissionalização da gestão iniciado nos últimos anos.  2018-03-19 - Tags: sidnei marques ampla expoprint 2018 lie tji thjun impressao digital

Empresa têxtil no Paquistão comemora parceria tecnológica
A empresa suíça Loepfe, especialista em sistemas e equipamentos para monitoração óptica da qualidade de fios têxteis, comemorou a parceria de 19 anos com a Ibrahim Fibres Limited (IFL), uma das maiores empresas têxteis do Paquistão.  2018-03-16 - Tags: ibrahim fibres limited loepfe fibras de poliester sheikh mohammad ibrahim

SENAI CETIQT lança Programa de Mentoria para alunos da graduação
magine estar ainda na faculdade e contar com a ajuda de um profissional experiente na área em que você atuará em breve, dando orientações preciosas para o seu sucesso na carreira? Esta é a proposta do Programa de Mentoria do SENAI CETIQT, lançado nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, durante as Aulas Magna de Engenharia Química e Design de Moda.  2018-03-07 - Tags: senai cetiqt programa de mentoria aulas magna engenharia quimica design de moda senai

Silmaq assume distribuição de peças da Tajima no Brasil
A Silmaq, maior distribuidor nacional de máquinas de bordado, costura e equipamentos para a indústria da confecção, informa que desde que assumiu, em 2016, a distribuição de produtos da marca japonesa Tajima no Brasil, tem trabalhando para normalizar o fornecimento de peças de reposição para as máquinas de bordar Tajima em todo o país.  2018-03-01 - Tags: silmaq maquinas de bordado equipamentos de costura tajima bordadeiras fimec

Alunos do SENAI CETIQT terão melhor experiência de aprendizagem em 2018
O SENAI CETIQT começou 2018 de cara nova. Como parte do programa de reformulação dos cursos de graduação, as salas de aula passaram por um projeto de modernização para proporcionar aos estudantes uma melhor experiência de aprendizagem.  2018-02-22 - Tags: senai cetiqt design de moda engenharia quimica tecnologia sergio motta

Incentivos à inovação e competitividade no setor têxtil e de confecção
A ABVTEX entidade que representa as principais redes de varejo de moda do País, esclarece informações de entidades ligadas à indústria de que as importações no setor têxtil crescem desproporcionalmente e aponta que medidas restritivas ao comércio exterior podem desequilibrar o setor e desestimular o investimento em inovação.  2018-02-20 - Tags: abvtex iemi varejo mercado camex camara de comércio exterior negocios

Exportações industriais avançam sob liderança da média-alta tecnologia
A Carta IEDI divulgada semana passada analisa o comércio exterior brasileiro em 2017, cujo superávit atingiu patamares históricos, com ênfase no desempenho da indústria de transformação. Para isso, o IEDI recorreu à metodologia desenvolvida pela OCDE que classifica o setor em quatro faixas por intensidade tecnológica (alta, média-alta, média-baixa e baixa).  2018-02-16 - Tags: exportacoes importacoes comercio exterior brasileiro ocde saldo comercial industria

GQM participa das três principais feiras dos setores têxtil e de impressão
A Global Química & Moda (GQM) começa o ano com um calendário repleto de oportunidades de negócios. A empresa confirmou presença em três feiras internacionais: Expoprint Latin America, Serigragia Sign e Febratex.  2018-02-14 - Tags: gqm global quimica & moda expoprint latin america digital textile conference serigrafia sign febratex

Brückner constrói planta na Alemanha para atender demanda do mercado de nãotecidos
Líder no setor de linhas de acabamento e tratamento térmico para a indústria têxtil e nãotecidos, a Brückner está construindo nova unidade em uma área de 25 mil metros quadrados em Abtenham, próximo à sua sede, na cidade de Tittmoning (Baviera).  2018-02-09 - Tags: bruckner naotecidos tecno line nonwovens supra flow ba tecnologia

NILIT participa da ISPO Munich e apresenta tecidos Sensil® Innergy
A NILIT, fabricante mundial de fios têxteis de poliamida 6.6, apresenta seu portfólio de produtos Sensil® para o mercado de vestuário esportivo na feira ISPO Munich que terminou dia 31 de janeiro.  2018-02-06 - Tags: poliamida 6 6 sensil innergy ispo munich ispo textrends top ten pierluigi berardi santoni tecnofilati nylon

Isolamento térmico feito com manta de lã de PET garante ambientes climatizados
Para aumentar a qualidade dos ambientes, especialmente em climas mais quentes, como o que temos no verão em todo o Brasil, o melhor investimento é em revestimento com manta térmica na parte interna de forros e coberturas.  2018-02-05 - Tags: isolamento termico manta de la de pet conforto termico manta termica sustentabilidade

Dupont mostra vestuário inteligente na ISPO Munich
DuPont Advanced Materials apresenta na ISPO Munich – maior feira mundial voltada para vestuário esportivo profissional, que acontece de 3 a 6 de fevereiro, na Alemanha, a tecnologia Intexar Heat de roupas inteligentes, com energia para aquecimento do corpo.  2018-02-02 - Tags: dupont advanced materials dupont ispo munich intexar heat michael burrows permawarm vestuario esportivo profissional