Language
home » têxtil »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Dosagem certa de sal economiza custos na tinturaria

Usado para tingir algodão com corantesreativos, corantes diretos ou à tina (maisconhecidos por Indanthren®) e em todos ostipos de fibras celulósicas como viscose, o sal(cloreto de sódio) é um elemento indispensávelno tingimento têxtil. Porém, a crescente pressãosocioambiental em favor de uma produção maislimpa e com menos desperdícios impulsionou aindústria manufatureira a buscar novas tecnologiase processos sustentáveis para produção de massa.Em sintonia com essa demanda, a empresa SRS,de origem italiana e presente no Brasil há 26anos, desenvolveu um sistema revolucionáriode dosagem e distribuição de sais em máquinasde tinturaria denominado DDS – Dosagem deSal Seco e Distribuição Automática. O projetofoi realizado em parceria com a também italianaIdealtec S.r.l., especializada na fabricação demáquinas e equipamentos para armazenamento,dosagem e transporte de pós e grãos.

Antecipando a demanda

Instalada em Criciúma, Santa Catarina, desde1993, e focada em oferecer ao mercado têxtilbrasileiro soluções que visam reduzir custos,aumentar rentabilidade e mitigar impactosambientais, a SRS do Brasil apresentou o DDScomo novidade na Febratex 2018, maior feirade tecnologia para indústria têxtil da AméricaLatina, realizada entre 21 e 24 de agosto, em Blumenau (SC). Elpidio Veronez Debiasi, diretorda empresa, comenta: “Tivemos boa aceitaçãono mercado têxtil, por se tratar de uma inovaçãotecnológica que atende às necessidades daindústria nacional, especialmente da região de Santa Catarina, grande produtora de malhas etecidos de algodão. Apesar do forte crescimentodas fibras sintéticas e dos tecidos multifibras, o algodão ainda representa o maior consumo defibras no Brasil, daí a nossa estratégia de lançaro equipamento nesta feira”.

Segundo Debiasi, após a Febratex, muitos pedidosforam realizados. “Desde o lançamento, jáforam comercializadas 37 unidades. No Brasil,somos os únicos produtores dessa tecnologia,com know-how italiano. Além do sistema DDS, oferecemos cozinha de cores, dosadores deauxiliares químicos, sistema de dosagem deperóxido, sistema de dissolução de corantes, entreoutros”. O diretor conta que a SRS, consolidadano mercado de serigrafia, design e gravação alaser, está expandindo sua atuação para outrossegmentos, entre eles, a automação industrial.

“Em 2012, fizemos parceria com a Idealtec, quepossui expertise em sistemas para dosagem,enchimento e transporte de pós e granulados,não só para tinturarias, mas para outros setores industriais. O resultado foi o desenvolvimentodo inovador Sistema de Dosagem de Sal Secoe Distribuição Automática”.

Como funciona o DDS

Para se tingir o algodão, é necessária a adição de sal, utilizado para fixação do corante na fibra.Com o sistema DDS acoplado à máquina detinturaria, o produto em pó sai diretamente daembalagem para o dosador por meio de sistemagravimétrico, sem passar por dissolvedores. Adosagem é simultânea à distribuição, o que confereagilidade ao processo. A distribuição do sal é obtida por meio de tubos de aço inoxidável devários diâmetros, e a introdução nos tanques dasmáquinas de tinturaria se faz por meio de válvulas mecânicas rotativas. O italiano Giuseppe Ferrero, responsável técnico da SRS, explica o funcionamento: “A dosagem de sais é controlada por meiode células de carga que comandam a rotação darosca de dosagem, sem interferência humana. Dessa forma, o equipamento realiza a dosagemdo sal com precisão, possibilitando economia deproduto e tempo de processo. Além disso, garante maior produtividade, pois pode ser adaptado às empresas que tenham diversos tipos e tamanhosde máquinas de tingimento, já que o sistemade dosagem acoplado é construído conforme anecessidade do cliente”.

Ferrero ressalta que uma das vantagens da distribuição automática é queela evita a presença do aparelho de dissolução e otempo de lavagem e enxágue que está presente notradicional sistema de dispersão. Trata-se de uma técnica de dosagem por gravidade, com células decarga iguais às do sistema de dispersão. Porém, anovidade do DDS está na distribuição, que é feitaatravés de uma tubulação fechada, em que circulauma corrente de aço, ao longo da qual estão fixasas placas de um material especial, que se arrastaao longo dos sais e executa a distribuição. “Nossosistema otimiza o processo de tingimento porquerealiza a distribuição de grandes quantidades desal, podendo chegar a dosar até 35 toneladas porhora”, afirma.

Ele também destaca como vantagem a economiade recursos e de tempo em relação aos sistemas convencionais. Um dos sistemas de adição desais mais utilizados nas tinturarias é a salmoura,dissolução de cloreto de sódio a 25% aproximadamente - 1 litro de salmoura tem 250 gramas desal. Na produção da salmoura manual, o sal vem direto do transportador e é armazenado em grandes tanques abertos, sendo que o sal se dissolve com ajuda de misturadores para depois ser depositado em um recipiente para consumo. Apesar do baixo custo dessa operação, o impacto é negativo sobre a relação de banho, pois exige grandes quantidades de água, causando influências graves sobre o processo de esgotamento do corante. O DDS, por sua vez, é muito mais eficiente do que a adição manual, em que o operador transporta o saco de 25 quilos de sal até a máquina e precisa medir e descarregar o conteúdo conforme a receita do tingimento. “Além de estar sujeito a erros, é um trabalho estafante e demorado. O tempo de esperade máquina, no sistema manual, pode levar de 20a 45 minutos”, observa Ferrero. 

Economia de água

As quantidades de uso de sal, no caso de corantes reativos mais comuns, são diferentes. Dependendo da intensidade da cor (preto e/ou escuro) pode levar até 90 gramas por litro, enquanto que a scores claras, até 30 gramas/litro. O valor absoluto dessa quantidade é condicionado pelo volume das máquinas de tingimento. No sistema de adição de sais por dispersão, a quantidade de água necessária é pouca e não afeta drasticamente a relação de banho da tintura. Com esse sistema, se permite a dosagem de todos os produtos sólidos sem contaminação (sal, sulfato, carbonato, hidrossulfito,entre outros). Porém, alerta o técnico, um pouco de água permanece, e não é possível resolver o problema do tempo de espera da máquina. “Uma dosagem de 250 kg dura cerca de 10 minutos, incluindo lavagem e enxágue. No caso de 20 máquinas de tingimento, se todas exigirem o sal no mesmo momento, a última terá o tempo de esperade 3h20, e isso é um custo elevado. “No nosso Sistema de Dosagem de Sal Seco e Distribuição Automática, não há envio de água, essa é a grande vantagem em relação à salmoura, solução salina ou dispersão, muito usadas nas tinturarias”, diz Ferrero, acrescentando que a economia de água é significativa. “Em um tingimento que faz três dissoluções por dia, dependendo do tipo de máquina, vai se usar em média cerca de 800 litros de água por mês contra aproximadamente 2.500 litros nos demais sistemas. As razões pelas quais os clientes têm investindo no DDS são a economia de cerca de 10% do consumo atual. Esse valor surge da experiência e estatísticas vistas no passado com outros fabricantes de sistema de dissolução decorante”, finaliza o técnico.

Perspectivas

Para o diretor da Elpidio Veronez Debiasi, 2018 foi um ano muito difícil para a indústria têxtil brasileira. “Nos primeiros meses do ano, havia até uma expectativa positiva, mas depois o mercado estagnou em função da situação política do país. Os investimentos se mantiveram represados porque os industriais estavam aguardando o resultado da eleição. Todavia, depois da Febratex, sentimos que os negócios começaram a andar. Para 2019, existe previsão de crescimento na produção nacional têxtil. Esperamos colher bons frutos este ano”. Segundo Debiasi, o equipamento DDS foi patenteado no Brasil e, por ter fabricação local,pode ser adquirido com financiamento BNDES Finame, que oferece condições vantajosas para compra de bens de capital como máquinas e equipamentos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Publicado por Textília Têxteis Interamericanos - edição 111.

Data de publicação: 05/02/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Ernesto Maurer é nomeado novo presidente da Cematex
Ernesto Maurer foi nomeado novo presidente da Cematex, Comitê Europeu de Fabricantes de Máquinas Têxteis, seu mandato de quatro anos abrange três grandes eventos de tecnologia têxtil programados para a Europa e Ásia. Maurer foi eleito na Assembleia Geral da Cematex, em 12 de junho.  2020-06-26 - Tags: itma asia citme itma cematex ernesto maurer industria textil xangai charles bauduin

Para todos membros da comunidade do algodão
Com todo o mundo preso a pandemia do COVID-19, é difícil de ver uma luz no fim do túnel - e o momento quando o vírus será derrotado e vida poder voltar ao normal. Mas há um evento importante no horizonte que marcará o começo da recuperação do algodão reunindo o mundo global do algodão e indústria têxtil e mostrando aos consumidores em todas as partes porque o algodão é a fibra natural mais importante do mundo.  2020-06-01 - Tags: pandemia covid 19 algodao dia mundial do algodao international cotton advisory committee

Cematex elege seu novo secretário geral permanente
Cornelia Buchwalder foi eleita, no dia 12 se março, como novo secretário general pelo Cematex - Comitê Europeu de Fabricantes de Maquinas Têxteis. Ela atuava como interina desde junho de 2019, após aposentadoria de Maria Avery, e agora terá posição permanente no comitê. Buchwalder tem grande conhecimento do setor global de equipamentos têxteis, após ter administrado a Associação Suíça de Maquinas Têxteis desde 2013.  2020-04-03 - Tags: cornelia buchwalder cematex maria avery itma asia citme zurique

Feiras internacionais impulsionam negócios de empresas têxteis brasileiras
Só em 2020 mais de 40 marcas brasileiras estiveram na Colombiatex, uma das principais feiras do segmento na América Latina. A Censi Máquinas, de Gaspar (SC), foi uma das empresas que colheu bons resultados a partir da estratégia de exposição.  2020-03-12 - Tags: colombiatex censi maquinas evandro spengler tagpress america latina abit

Setor de nãotecidos mostra pequeno crescimento em 2019
A produção brasileira de nãotecidos cresceu 0,4% em 2019, em relação ao ano anterior, alcançando 277,6 mil toneladas. Em 2018, o setor produziu 276,5 mil toneladas. Os números de produção de 2018 e 2019 foram impactados pela redução nas exportações e um aumento nas importações de nãotecidos.  2020-03-10 - Tags: associacao brasileira da industria de naotecidos e tecidos tecnicos abint carlos eduardo benatto naotecidos industria brasileira de naotecidos

Importações de bens de capital encerram o ano com alta de 30%
O volume de importações de bens de capital no Brasil encerrou 2019 com alta de 30% e movimentação de 37,4 bilhões de dólares, segundo um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Máquinas e Equipamentos Industriais (Abimei).  2020-01-07 - Tags: abimei maquinas equipamentos tendencia categoria transporte industria

Desaceleração econômica global está afetando consumo de algodão
Ainda que as projeções de aumento do consumo para a próxima safra se mantenham, o fato é que os indicadores econômicos, que apontam uma desaceleração da economia mundial e contínuos conflitos comerciais, estão interrompendo a série de bons resultados prolongados da indústria algodoeira.  2019-12-18 - Tags: icac algodao algodoeira industria queda internacional

Perspectivas e desafios para a cadeia de valor
O avanço ao novo mundo digital está promovendo uma disrupção nos negócios do setor têxtil e de vestuário.  2019-12-05 - Tags: ibge mercado joao paulo cunha locomotiva brasil cadeia de valor

Indústria têxtil baiana é a primeira do país a conquistar rótulo ecológico ABNT
Chancelada em outubro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a empresa local Polo Salvador é a primeira indústria têxtil do Brasil a conquistar o "Rótulo Ecológico", um selo comprovador de que uma organização está preocupada com questões ambientais e adota medidas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente pelos processos industriais.  2019-11-22 - Tags: abnt recursos meio ambiente rotulo industria textil bahiana bahia.

GQM inaugura central de vendas no Rio de Janeiro
A paulista Global Química & Moda (GQM) iniciou 2019 com um objetivo muito claro: expandir seus negócios através de unidades parceiras espalhadas por regiões estratégicas no país. Ao todo, a marca pretende inaugurar cinco centrais de vendas.  2019-11-11 - Tags: gqm 2019 quimica rio de janeiro vendas portfolio regionalizacao

Instituto de Inovação do Senai Cetiqt passa a funcionar no Parque Tecnológico da UFRJ
As novas instalações do Instituto de Inovação em Biossintéticos e Fibras do SENAI CETIQT, no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), serão inauguradas nesta sexta-feira (08/11), às 10h.  2019-11-08 - Tags: senai cetiqt parque tecnologico ufrj inovaçao instituto biossinteticos fibras

Países de baixo custo da Ásia lideram produção mundial de artigos de malhas
Relatório de outubro, publicado na edição 199 do Textile Outlook, a partir das informações globais da empresa Textiles Intelligence, mostra que o mercado internacional de artigos de malha está se transformando à medida que os importadores dos principais centros de consumo, como EUA e União Europeia, mudam suas fontes para produtores de baixo custo de países emergentes na Ásia.  2019-10-28 - Tags: textile outlook textiles intelligence asia produtividade turquia exportacao

The Lycra Company lança tecnologia Lycra® EcoMade
A The Lycra Company, fornecedora líder de soluções em fios e tecnologias para as indústrias globais de vestuário e cuidados pessoais, irá exibir seus produtos mais recentes para o mercado de Denim, na Kingpins Amsterdã, que acontece nos dias 23 e 24 de outubro.  2019-10-24 - Tags: lycra company denim kingpins amsterda planet agenda ecomade

Frente Parlamentar Têxtil paulista promete lutar pela valorização do setor
“O setor têxtil é importante para o nosso estado, por isso temos que apoia-lo”. Esta foi a tônica dos discursos proferidos durante a instalação da Frente Parlamentar para o Desenvolvimento do Setor Têxtil e de Confecção do Estado de São Paulo, realizada no dia 3 de outubro, na Assembleia Legislativa.  2019-10-11 - Tags: setor textil paulista frente parlamentar assembleia legislativa sinditec sinditextil sp sindivestuario

Monforts celebra conquistas de seus clientes com publicações
Monforts, um dos principais fabricantes alemães de máquinas têxteis do mundo, lançou a primeira edição do Monforts World of European Textiles (Mundo dos Têxteis Europeus da Monforts), apresentando uma série de empresas de vanguarda na Europa, que atendem a uma ampla gama de mercado final.  2019-08-01 - Tags: monforts world of european textiles monforts world of denim itma 2019 fios contínuos cyd

Plataforma mundial B2B de pesquisa online para o mercado têxtil
GoSourcing365 é uma plataforma exclusiva B2B de pesquisa global baseada nos EUA para networking com Fabricantes e Fornecedores internacionais de Fios, Tecidos, Vestuário, Acabamentos, Acessórios, Corantes e Produtos Químicos.  2019-06-10 - Tags: gosourcing365 plataforma global de pesquisa b2b b2b networking

Audaces estrutura internacionalização com novo diretor
“Hoje, não é apenas idealizar em um produto simplesmente, é preciso criar o modelo de negócio com gestão e foco no cliente além de pessoas buscando melhoria contínua. É isso que torna uma empresa inovadora”.  2019-06-05 - Tags: audaces internacionalizaçao diretor matheus diogo fagundes lingerie claudio grando ricardo cunha

Vicunha reforça seu posicionamento sustentável
Vicunha Têxtil e Movimento Ecoera criam projeto para mapear impacto ambiental do uso da água na produção de jeans no Brasil. Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de tecidos índigos e brins, sendo referência no segmento jeanswear.  2019-06-05 - Tags: pegada hidrica vicunha sustentavel agua water footprint foundation informacao

Minas Trend reforça projeção nacional
Com novos expositores da indústria têxtil e do segmento de cosméticos, o evento se consolida como maior salão de negócios de moda da América Latina. A 24º edição do Minas Trend, realizada de 9 a 12 de abril em Belo Horizonte, abriu espaço para o setor de beleza e cosméticos que veio somar-se aos expositores da cadeia da moda como vestuário, calçados, bolsas e acessórios.  2019-06-05 - Tags: minas trend perfil industria sinergia presença textil expominas

ABNT realizará evento de lançamento da nova ABNT NBR ISO 19011
No dia 24 de maio, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizará em suas instalações em São Paulo, o evento de lançamento da nova versão da norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão.  2019-05-17 - Tags: associacao brasileira de normas tecnicas abnt comite brasileiro da qualidade abnt nbr iso 19011