Language
home » têxtil »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Dosagem certa de sal economiza custos na tinturaria

Usado para tingir algodão com corantesreativos, corantes diretos ou à tina (maisconhecidos por Indanthren®) e em todos ostipos de fibras celulósicas como viscose, o sal(cloreto de sódio) é um elemento indispensávelno tingimento têxtil. Porém, a crescente pressãosocioambiental em favor de uma produção maislimpa e com menos desperdícios impulsionou aindústria manufatureira a buscar novas tecnologiase processos sustentáveis para produção de massa.Em sintonia com essa demanda, a empresa SRS,de origem italiana e presente no Brasil há 26anos, desenvolveu um sistema revolucionáriode dosagem e distribuição de sais em máquinasde tinturaria denominado DDS – Dosagem deSal Seco e Distribuição Automática. O projetofoi realizado em parceria com a também italianaIdealtec S.r.l., especializada na fabricação demáquinas e equipamentos para armazenamento,dosagem e transporte de pós e grãos.

Antecipando a demanda

Instalada em Criciúma, Santa Catarina, desde1993, e focada em oferecer ao mercado têxtilbrasileiro soluções que visam reduzir custos,aumentar rentabilidade e mitigar impactosambientais, a SRS do Brasil apresentou o DDScomo novidade na Febratex 2018, maior feirade tecnologia para indústria têxtil da AméricaLatina, realizada entre 21 e 24 de agosto, em Blumenau (SC). Elpidio Veronez Debiasi, diretorda empresa, comenta: “Tivemos boa aceitaçãono mercado têxtil, por se tratar de uma inovaçãotecnológica que atende às necessidades daindústria nacional, especialmente da região de Santa Catarina, grande produtora de malhas etecidos de algodão. Apesar do forte crescimentodas fibras sintéticas e dos tecidos multifibras, o algodão ainda representa o maior consumo defibras no Brasil, daí a nossa estratégia de lançaro equipamento nesta feira”.

Segundo Debiasi, após a Febratex, muitos pedidosforam realizados. “Desde o lançamento, jáforam comercializadas 37 unidades. No Brasil,somos os únicos produtores dessa tecnologia,com know-how italiano. Além do sistema DDS, oferecemos cozinha de cores, dosadores deauxiliares químicos, sistema de dosagem deperóxido, sistema de dissolução de corantes, entreoutros”. O diretor conta que a SRS, consolidadano mercado de serigrafia, design e gravação alaser, está expandindo sua atuação para outrossegmentos, entre eles, a automação industrial.

“Em 2012, fizemos parceria com a Idealtec, quepossui expertise em sistemas para dosagem,enchimento e transporte de pós e granulados,não só para tinturarias, mas para outros setores industriais. O resultado foi o desenvolvimentodo inovador Sistema de Dosagem de Sal Secoe Distribuição Automática”.

Como funciona o DDS

Para se tingir o algodão, é necessária a adição de sal, utilizado para fixação do corante na fibra.Com o sistema DDS acoplado à máquina detinturaria, o produto em pó sai diretamente daembalagem para o dosador por meio de sistemagravimétrico, sem passar por dissolvedores. Adosagem é simultânea à distribuição, o que confereagilidade ao processo. A distribuição do sal é obtida por meio de tubos de aço inoxidável devários diâmetros, e a introdução nos tanques dasmáquinas de tinturaria se faz por meio de válvulas mecânicas rotativas. O italiano Giuseppe Ferrero, responsável técnico da SRS, explica o funcionamento: “A dosagem de sais é controlada por meiode células de carga que comandam a rotação darosca de dosagem, sem interferência humana. Dessa forma, o equipamento realiza a dosagemdo sal com precisão, possibilitando economia deproduto e tempo de processo. Além disso, garante maior produtividade, pois pode ser adaptado às empresas que tenham diversos tipos e tamanhosde máquinas de tingimento, já que o sistemade dosagem acoplado é construído conforme anecessidade do cliente”.

Ferrero ressalta que uma das vantagens da distribuição automática é queela evita a presença do aparelho de dissolução e otempo de lavagem e enxágue que está presente notradicional sistema de dispersão. Trata-se de uma técnica de dosagem por gravidade, com células decarga iguais às do sistema de dispersão. Porém, anovidade do DDS está na distribuição, que é feitaatravés de uma tubulação fechada, em que circulauma corrente de aço, ao longo da qual estão fixasas placas de um material especial, que se arrastaao longo dos sais e executa a distribuição. “Nossosistema otimiza o processo de tingimento porquerealiza a distribuição de grandes quantidades desal, podendo chegar a dosar até 35 toneladas porhora”, afirma.

Ele também destaca como vantagem a economiade recursos e de tempo em relação aos sistemas convencionais. Um dos sistemas de adição desais mais utilizados nas tinturarias é a salmoura,dissolução de cloreto de sódio a 25% aproximadamente - 1 litro de salmoura tem 250 gramas desal. Na produção da salmoura manual, o sal vem direto do transportador e é armazenado em grandes tanques abertos, sendo que o sal se dissolve com ajuda de misturadores para depois ser depositado em um recipiente para consumo. Apesar do baixo custo dessa operação, o impacto é negativo sobre a relação de banho, pois exige grandes quantidades de água, causando influências graves sobre o processo de esgotamento do corante. O DDS, por sua vez, é muito mais eficiente do que a adição manual, em que o operador transporta o saco de 25 quilos de sal até a máquina e precisa medir e descarregar o conteúdo conforme a receita do tingimento. “Além de estar sujeito a erros, é um trabalho estafante e demorado. O tempo de esperade máquina, no sistema manual, pode levar de 20a 45 minutos”, observa Ferrero. 

Economia de água

As quantidades de uso de sal, no caso de corantes reativos mais comuns, são diferentes. Dependendo da intensidade da cor (preto e/ou escuro) pode levar até 90 gramas por litro, enquanto que a scores claras, até 30 gramas/litro. O valor absoluto dessa quantidade é condicionado pelo volume das máquinas de tingimento. No sistema de adição de sais por dispersão, a quantidade de água necessária é pouca e não afeta drasticamente a relação de banho da tintura. Com esse sistema, se permite a dosagem de todos os produtos sólidos sem contaminação (sal, sulfato, carbonato, hidrossulfito,entre outros). Porém, alerta o técnico, um pouco de água permanece, e não é possível resolver o problema do tempo de espera da máquina. “Uma dosagem de 250 kg dura cerca de 10 minutos, incluindo lavagem e enxágue. No caso de 20 máquinas de tingimento, se todas exigirem o sal no mesmo momento, a última terá o tempo de esperade 3h20, e isso é um custo elevado. “No nosso Sistema de Dosagem de Sal Seco e Distribuição Automática, não há envio de água, essa é a grande vantagem em relação à salmoura, solução salina ou dispersão, muito usadas nas tinturarias”, diz Ferrero, acrescentando que a economia de água é significativa. “Em um tingimento que faz três dissoluções por dia, dependendo do tipo de máquina, vai se usar em média cerca de 800 litros de água por mês contra aproximadamente 2.500 litros nos demais sistemas. As razões pelas quais os clientes têm investindo no DDS são a economia de cerca de 10% do consumo atual. Esse valor surge da experiência e estatísticas vistas no passado com outros fabricantes de sistema de dissolução decorante”, finaliza o técnico.

Perspectivas

Para o diretor da Elpidio Veronez Debiasi, 2018 foi um ano muito difícil para a indústria têxtil brasileira. “Nos primeiros meses do ano, havia até uma expectativa positiva, mas depois o mercado estagnou em função da situação política do país. Os investimentos se mantiveram represados porque os industriais estavam aguardando o resultado da eleição. Todavia, depois da Febratex, sentimos que os negócios começaram a andar. Para 2019, existe previsão de crescimento na produção nacional têxtil. Esperamos colher bons frutos este ano”. Segundo Debiasi, o equipamento DDS foi patenteado no Brasil e, por ter fabricação local,pode ser adquirido com financiamento BNDES Finame, que oferece condições vantajosas para compra de bens de capital como máquinas e equipamentos.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Publicado por Textília Têxteis Interamericanos - edição 111.

Data de publicação: 05/02/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Plataforma mundial B2B de pesquisa online para o mercado têxtil
GoSourcing365 é uma plataforma exclusiva B2B de pesquisa global baseada nos EUA para networking com Fabricantes e Fornecedores internacionais de Fios, Tecidos, Vestuário, Acabamentos, Acessórios, Corantes e Produtos Químicos.  2019-06-10 - Tags: gosourcing365 plataforma global de pesquisa b2b b2b networking

Vicunha reforça seu posicionamento sustentável
Vicunha Têxtil e Movimento Ecoera criam projeto para mapear impacto ambiental do uso da água na produção de jeans no Brasil. Com mais de 50 anos de mercado, a Vicunha é líder mundial na produção de tecidos índigos e brins, sendo referência no segmento jeanswear.  2019-06-05 - Tags: pegada hidrica vicunha sustentavel agua water footprint foundation informacao

Minas Trend reforça projeção nacional
Com novos expositores da indústria têxtil e do segmento de cosméticos, o evento se consolida como maior salão de negócios de moda da América Latina. A 24º edição do Minas Trend, realizada de 9 a 12 de abril em Belo Horizonte, abriu espaço para o setor de beleza e cosméticos que veio somar-se aos expositores da cadeia da moda como vestuário, calçados, bolsas e acessórios.  2019-06-05 - Tags: minas trend perfil industria sinergia presença textil expominas

ABNT realizará evento de lançamento da nova ABNT NBR ISO 19011
No dia 24 de maio, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) realizará em suas instalações em São Paulo, o evento de lançamento da nova versão da norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão.  2019-05-17 - Tags: associacao brasileira de normas tecnicas abnt comite brasileiro da qualidade abnt nbr iso 19011

The LYCRA Company inaugura centro avançado de inovação têxtil na China
A LYCRA Company, fornecedora líder de soluções em fibra e tecnologia para as indústrias globais de vestuário e cuidados pessoais, anunciou hoje que abrirá oficialmente seu novo Centro Avançado de Inovação Têxtil (ATIC) no dia 16 de maio, em Nanhai, na China. O novo laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), de 4.500 metros quadrados, representa um aumento significativo nos recursos globais de P&D da empresa, que possui sua base nos EUA.  2019-05-17 - Tags: the lycra company atic laboratorio de pesquisa e desenvolvimento fio lycra bob kirkwood apparel & advanced textiles da invista

Presidente do Sintex comenta sobre dificuldades do setor têxtil catarinense
No primeiro trimestre deste ano, de janeiro a março, as exportações do setor têxtil catarinense ocuparam o posto de vice-liderança nacional, contabilizando cerca de US$ 41,6 milhões de dólares, ficando atrás apenas de São Paulo. No entanto, o fato ainda não é motivo para comemoração.  2019-05-10 - Tags: sintex setor textil catarinense blumenau vestuario renato valim exportacoes

Epson anuncia Fábio Neves como o novo diretor-presidente da empresa no Brasil
A Epson anunciou, nesta segunda-feira (29), a troca de sua liderança no Brasil. Fábio Neves, que ocupava o cargo de vice-presidente para América Latina da Videojet, empresa do grupo Danaher, assume como diretor-presidente no lugar de Fernando Stinchi, promovido a vice-presidente de Marketing da América Latina.  2019-04-30 - Tags: epson brasil videojet grupo danaher fernando stinchi america latina

Freudenberg mantém sucesso estratégico e operacional
O grupo mundial de tecnologia Freudenberg continuou com seu bom desenvolvimento dos negócios em 2018 mesmo em um ambiente instável e difícil e registrou um sólido crescimento orgânico de 4,3%. Incluindo os efeitos de aquisições e desinvestimentos, implicações significativas de taxa de câmbio negativa e dos efeitos da nova regra contábil IFRS 15, as vendas aumentaram 1,2% em relação ao ano anterior.  2019-04-22 - Tags: grupo freudenberg naotecidos cidadania corporativa america do sul alexandre bicalho freudenberg

Inovação é tema essencial e urgente para empresas
Para traçar o perfil e a percepção dos empreendedores sobre inovação e necessidades de investimento, a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) apresenta os resultados da sua pesquisa "Investimentos e Inovação – 2019". Realizada entre os dias 4 e 12 de fevereiro, a pesquisa contou com 4.228 participantes de todo o Estado de São Paulo e traz apontamentos importantes sobre o tema.  2019-04-11 - Tags: desenvolve sp agencia de desenvolvimento paulista rafael bergamaschi inovacao empresas empreendedores economia criativa

Setor Têxtil: concurso levará jovem talento à Europa
Buscando fortalecer a imagem do setor têxtil como portador de futuro, além de apoiar e reconhecer talentos genuínos, o Sinditêxtil-SP lançou o “Prêmio Sinditêxtil-SP Profissional do Futuro”. A premiação irá conceder um estágio de um mês na conceituada Universidade Politécnica de Catalunya (UPC), na Espanha.  2019-04-04 - Tags: luiz arthur pacheco sinditextil sp universidade politecnica de catalunya adatex premio profissional do futuro engenharia textil

GQM inaugura Central de Vendas em Santa Cruz do Capibaribe (PE) durante Agreste Tex 2019
Atuar com ainda mais proximidade nos polos têxteis do país é uma das estratégias da Global Química & Moda (GQM) para 2019. A marca, que é uma das expositoras da Agreste Tex, aproveita a feira, que reúne milhares de profissionais do segmento da região de Caruaru (PE), para inaugurar sua nova central de vendas.  2019-03-20 - Tags: agreste tex 2019 anselmo felipe fabio tolosa epson do brasil global quimica moda felipe simeoni gqm

Global Química & Moda projeta crescimento de 20% em 2019
Líder no fornecimento de produtos e insumos para impressão digital têxtil no mercado nacional, a Global Química & Moda, com sede em São Paulo e filial em Santa Catarina, pretende expandir sua atuação por meio de centrais de vendas nas regiões Nordeste e Centro Oeste. A primeira central de vendas que será inaugurada é a de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ainda em março.  2019-03-14 - Tags: global quimica & moda felipe simeoni impressao digital textil gqm agreste tex epson

Archroma comemora vendas de corante índigo ecológico no mercado
A Archroma, líder global em cores e produtos químicos especializados voltados para soluções sustentáveis, anunciou que a produção de seu novo Denisol® Pure Indigo foi acelerada graças à alta demanda do mercado de denim. O produto líquido livre de anilina, que foi lançado em maio de 2018 no Planet Textile Conference realizado no Canadá, permite uma forma mais limpa para a produção da cor azul índigo tradicional para tingimento de brim e jeans.  2019-03-13 - Tags: archroma produtos quimicos planet textile conference azul indigo tradicional denisol pure indigo 30 alexander wessels

Grupo Solvay divulga resultados de 2018
O Grupo Solvay alcançou um faturamento de 10,3 bilhões de euros em 2018, registrando 5,7% de crescimento em relação a 2017, quando comparado com o mesmo escopo de atividades e sem efeito cambial, segundo anúncio feito no dia 28/2 pela companhia.  2019-03-08 - Tags: grupo solvay ebitda jean pierre clamadieu ilham kadri america latina

SSM AG fortalece equipe global com dois novos diretores
Para atender o aumento na demanda por serviços relativos à área comercial, a empresa suíça SSM Schärer Schweiter Mettler AG, um dos maiores fabricantes mundiais de máquinas para enrolamento e texturização de fios têxteis, bem como enroladores de acabamento de linha de costura, anunciou a nomeação de Roman Haefeli como diretor de vendas e membro do conselho de gestão da SSM Horgen. O executivo assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2019.  2019-03-01 - Tags: ssm sistemas de guia de fios eletronicos suica ssm scharer schweiter mettler ag roman haefeli marco mori

Hyosung nomeia novo presidente para a planta de elastano creora® no Brasil
A Hyosung, detentora da marca creora®, líder em produção de elastano no mundo desde janeiro de 2019, nomeou Hae Sung Son como novo presidente para liderar o negócio na planta Brasil, dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelo ex-presidente, Do Jun Cho, que estava na posição desde 2009.  2019-03-01 - Tags: hyosung hae sung son do jun cho hyeong joon kim araquari elastano elastano creora

SINDITEC participou da reunião de Conselho da ABIT
O presidente do Sinditec, Dilézio Ciamarro, participou na quinta-feira, dia 21, da reunião mensal de Conselho da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Após a abertura realizada pelo presidente da associação, Fernando Pimentel, uma proposta de atestado de não similaridade foi apresentada pela entidade para o setor.  2019-02-27 - Tags: sinditec dilezio ciamarro fernando pimentel abit renato jardim paulo rabello de castro robson wanka

Amec alerta para desaceleração do comércio mundial
A associação das empresas industriais internacionalizadas da Espanha (Amec) alerta que só as empresas mais experientes e competitivas conseguirão manter posições nos mercados internacionais. O Ministério da Economia e Competitividade divulgou relatório de comércio exterior, refrente a janeiro a dezembro de 2018, indicando que as exportações cresceram 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 285 milhões de euros.  2019-02-22 - Tags: amec desaceleracao do comercio mundial ministerio da economia e competitividade espanha

Unifi Asia Pacific assina acordo com Kipas para oferecer fibra Repreve® na Turquia
A UAP - Unifi Asia Pacific (Hong Kong) anunciou acordo comercial estratégico com a Kipas Mensucat Islemeleri (Kipas) para o fornecimento de fibras Repreve® para a Turquia.  2019-02-21 - Tags: unifi asia pacific kipas mensucat islemeleri fibras repreve kipas fibra reciclada mercado

Dosagem certa de sal economiza custos na tinturaria
Sistema revolucionário de transferência de pós ou grãos, do ponto de coleta direto para máquinas, reduz consumos e recursos hídricos.  2019-02-05 - Tags: sal textil tinturaria economia agua crescimento brasil bndes finame elpidio veronez debiasi industria textil