Language
home » têxtil »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Comportamento de consumo dos Millennials inova setor de artigos têxteis e de vestuário

Dizem que “as oportunidades raramente batem duas vezes à nossa porta”. Parece um conselho para o setor global de artigos têxteis e de vestuário quando se trata da geração dos millennials, cuja mentalidade, comportamento de consumo e poder de compra estão remodelando a economia global e criando oportunidades inéditas para os fabricantes e marcas do setor.  Qual a real dimensão dessa oportunidade? Os millennials, geração composta pelos jovens nascidos entre 1980 e início dos anos 2000, somam 1,7 bilhão de pessoas, o que representa uma em cada quatro pessoas que vive no nosso planeta.

Valores compartilhados

Um número crescente de pesquisas tem mostrado que, apesar de os millennials serem impactados por sua cultura local, há entre eles mais semelhanças do que diferenças. Isso se deve ao fato de compartilharem os mesmos canais de informação e conteúdos de mídia com seus pares em outros países, realidade possível graças à internet e mídias sociais, o que ajuda a formar perspectivas, valores, comportamentos e motivações comuns.

As pesquisas destacam algumas tendências universais que oferecem um direcionamento para a divulgação e comercialização bem-sucedidas de itens de vestuário e artigos têxteis para os millennials, independentemente de onde vivem. Segundo dados da empresa de pesquisa de mercado Nielsen sobre os millennials:

• Uma das tendências mais importantes entre eles é a busca por um estilo de vida sustentável, equilibrado e saudável, juntamente com uma necessidade de terem maior controle sobre a saúde e bem-estar pessoal e familiar.

• Cerca de 75% estão dispostos a pagar mais por produtos sustentáveis e acreditam que seus valores são mais importantes do que as vantagens que podem obter individualmente como, por exemplo, redução de custos.

• Esperam que os produtos atuais ofereçam um desempenho melhor que os do passado.

• Buscam informações mais detalhadas sobre a performance dos produtos que compram e práticas de negócios das companhias que os produzem e comercializam.

A Dow Microbial Control, unidade de negócio da química Dow, reconheceu a necessidade emergente entre os millennials e outros grupos de consumidores de buscarem um estilo de vida mais sustentável e desenvolveu uma estratégia para ajudar os fabricantes de artigos têxteis e de vestuário a explorarem essa tendência. A implantação da estratégia da unidade teve início em setembro de 2012 com o lançamento da tecnologia antimicrobiana SILVADUR™, que controla odores para artigos têxteis e de vestuário.

Ela neutraliza as bactérias causadoras de odores que se alojam na superfície dos tecidos. Quando tratadas com essa tecnologia, as roupas mantêm o frescor por mais tempo, o que reduz a necessidade de lavagens frequentes, além de possibilitar uma redução nos gastos com água e energia, e economia de tempo, algo muito valioso para o estilo de vida agitado dos millennials.

Desde o seu lançamento, essa tecnologia vem possibilitando que muitas marcas ofereçam proteção duradoura contra odores nas mais variadas linhas de produtos, incluindo - mas não se limitando a - peças cuja camada de base é mais suscetível ao acúmulo de odores devido ao desgaste do uso contínuo, tais como camisetas e peças íntimas, roupas esportivas e de ginástica e meias e calçados. O antimicrobiano SILVADUR também agrega valor para tecidos do tipo denim, incluindo jeans, peças casuais masculinas e tecidos utilizados em artigos de cama, mesa, banho e decoração como roupas de cama, lençóis, travesseiros e tapetes, entre outras categorias de produtos.

Testes criteriosos demonstraram que SILVADUR é eficaz na proteção contra uma gama abrangente de bactérias causadoras de odores, além de altamente durável. Segundo os fabricantes de produtos têxteis, a tecnologia é realmente eficiente e o processo de aplicação é simples. A solução é compatível com amaciantes, branqueadores ópticos e com a maioria dos agentes auxiliares, além de não reagir com outros tratamentos químicos. Pode ser facilmente incorporado nos sistemas operacionais já existentes em fábricas, usando processos de exaustão ou preenchimento, sem necessidade de temperaturas excessivas de processamento, mais tempo ou aglutinantes adicionados. Também pode ser aplicado por pulverização ou outros métodos.

Tranquilidade para os consumidores

A SILVADUR é um ingrediente tecnológico para artigos têxteis, ou seja, é imperceptível aos millennials e outros consumidores que desejam mais informações sobre os produtos que adquirem e seus atributos de desempenho. Pensando nisso, em julho de 2016, a Dow Microbial Control lançou a marca INTELLIFRESH™, projetada para oferecer ao público final a certeza de que estão adquirindo produtos que oferecem proteção confiável e controle de odores duradouros e ainda que manterão o frescor característico dos tecidos novos por mais tempo. Quando um produto leva a marca, é sinal de que o antimicrobiano da Dow está presente e de que terá o desempenho esperado.

A marca está disponível para fabricantes e varejistas de bens de consumo que colaboram com a Dow por meio de um programa de garantia de qualidade e licenciamento de marca. O objetivo do programa de garantia de qualidade é assegurar que todos os produtos que levam esse selo atendem a protocolos de qualidade, especificações e normas de desempenho mensuráveis e quantificáveis e que estão de acordo com os requisitos regulatórios e do setor.

Uma oportunidade ao alcance de todos

Não há dúvidas de que a tecnologia antimicrobiana representa uma grande oportunidade para os fabricantes e varejistas de artigos têxteis e de vestuário que entendem a real dimensão do público formado pelos millennials e a importância que esses e outros consumidores dão à saúde e bem-estar pessoal e de seus familiares. Ao adotarem soluções como essa, os fabricantes e varejistas que produzem e comercializam artigos têxteis e de vestuário com tecnologia de controle avançado de odores e frescor de longa duração contam com a possibilidade de ampliar suas vendas, suas margens e conquistar a fidelidade dos consumidores.

* Karel Williams, diretor associado global de Marketing Estratégico e Gerente de Marca da Dow Microbial Control. Contato: http://www.dow.com/brasil/contato/

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Karel Williams
Fonte: In Press Porter Novelli
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 17/11/2017

Conteúdo relacionado


Retrospectiva: O têxtil do futuro visto do espaço
A 17ª Techtextil e 4ª Texprocess, maior evento internacional dedicado aos têxteis técnicos, nãotecidos e processamento de materiais flexíveis, apontou que a conexão entre a indústria de manufatura e as start-ups tecnológicas é o caminho para a inovação têxtil.  2017-12-15 - Tags: techtextil texproces messe frankfurt detlef braun dresden living in space naotecidos mobiltech

Archroma celebra sucesso das parcerias estratégicas
Archroma, líder global em cor e especialidades químicas conhecidas pelo pioneirismo na engenharia da cor utilizada nos têxteis e moda, celebra o avanço do seu sistema de biblioteca de cor de sua Color Atlas.  2017-12-14 - Tags: archroma chris hipps archroma color management wgsn color atlas

SENAI CETIQT amplia a sua atuação com a inauguração da planta de fibras químicas
O SENAI CETIQT inaugurou esse ano a planta de Fibras Químicas a fim de apoiar as indústrias no desenvolvimento de pesquisas para a fabricação de fios com funcionalidades. Tecidos com repelência a insetos, proteção à radiação UV, propriedades antimicrobianas e antichamas são exemplos dos produtos têxteis com funcionalidades que já são tendências no mercado internacional e nacional.  2017-12-11 - Tags: senai cetiqt abrafas fibras quimicas beneficiamento textil ricardo cecci

Instituto Senai de Inovação mudará de endereço no Rio
A direção do Senai Cetiqt informa que o Instituto Senai de Inovação (pesquisa e desenvolvimento) será transferido a partir de fevereiro de 2019, de sua unidade no bairro do Riachuelo (zona Norte do Rio), para o Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, na Ilha do Fundão.  2017-12-06 - Tags: senai cetiqt instituto senai de inovavcao abtt rio de janeiro

Catarinense Texneo anuncia novo diretor de mercado
A Texneo, especializada em malhas para os segmentos sportswear, beachwear e underwear anuncia seu novo Diretor de Mercado. Johnny Francis Gaulke, 37 anos, assume a função na empresa de Indaial com o objetivo de continuar o trabalho de reposicionamento da marca da empresa, ampliar a participação no mercado e fortalecer o processo de internacionalização do grupo.  2017-11-30 - Tags: texneo malhas sportswear beachwear underwear johnny francis gaulke textil

Texolutions ganha espaço em meio à crise
A Texolutions, fundada em 2015 por Caio Ramos, que havia se desligado da Texima, após 15 anos de dedicação. Iniciou suas atividades representando a Yamuna Machine, da Índia, que possui uma linha de produtos bem similar aos que eram produzidos em território nacional pela Texima, como ramas e outras máquinas para acabamento em contínuo de tecidos e malhas.  2017-11-27 - Tags: texsolutions textil representantes setor textil caio ramos

Regina Brückner é a nova presidente da Textile Machinery Association
Regina Brückner, associada administrativa da Brückner Trockentechnik é a nova presidente da Textile Machinery Association da VDMA. A empresária de Leonberg foi eleita na reunião dos membros da Associação em Berlim. A nova diretoria está completa com a Srta. Verena Thies, da Thies Textilmaschinen, e o Sr. Fritz P. Mayer, da Karl Mayer Textilmaschinenfabrik, que foram eleitos como vice-presidentes.  2017-11-23 - Tags: regina bruckner vdma cematex fritz p mayer verena thies textile machinery association

Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda comemora 55 anos
A ABTT – Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda completou no último dia 2 de novembro o 55º aniversário de fundação. E tal efeméride foi comemorada no dia 10 de novembro no auditório “José Alencar” do SENAI-CETIQT, em cerimônia que foi assistida por uma centena de colegas que atuam na cadeia têxtil e de moda.  2017-11-23 - Tags: senai cetiqt etiqt abtt abit 55 anos comemoracoes

Comportamento de consumo dos Millennials inova setor de artigos têxteis e de vestuário
Dizem que “as oportunidades raramente batem duas vezes à nossa porta”. Parece um conselho para o setor global de artigos têxteis e de vestuário quando se trata da geração dos millennials, cuja mentalidade, comportamento de consumo e poder de compra estão remodelando a economia global e criando oportunidades inéditas para os fabricantes e marcas do setor.  2017-11-17 - Tags: millennials dow microbial control setor textil vestuario consumo mercado silvadur intellifresh

Edana divulga vencedores do concurso de nãotecidos na Alemanha
A Edana, principal associação global da indústria de nãotecidos e tecidos técnicos, com sede em Bruxelas, Bélgica, anunciou os três vencedores do concurso Poster Contest Awards, durante cerimônia na Academia de Inovação Nãotecidos (NIA), em Chemnitz, na Alemanha.  2017-11-01 - Tags: edana naotecidos tecidos tecnicos poster contest awards academia de inovacao naotecidos marines lagemaat institut fur textiltechnik der rwth aachen university

SPGPrints inaugura Centro de Distribuição em Gaspar/SC
A SPGPrints continua investindo no Brasil por acreditar que o setor está se recuperando, mesmo com as incertezas políticas e econômicas pelas quais passa o País. O principal desses investimentos é a inauguração do Centro de Distribuição (CD), em Gaspar/SC, que aconteceu esse mês.  2017-10-31 - Tags: spgprints gaspar jose maria alves junior spgprints america latina ultra hd

Pelican Têxtil mantém a arte de transformar fios em pelúcias
Indústria 100% brasileira, que há mais de 55 anos se dedica exclusivamente à fabricação de pelúcias e pelos sintéticos para os mais diversos segmentos, a Pelican Têxtil, localizada em Santa Isabel, interior de São Paulo, destaca-se no mercado brasileiro como a maior malharia especializada neste setor.  2017-10-27 - Tags: pelican textil michael kunath heinz arthur kunath sinteticos malharia

Marca LYCRA® promove encontro sobre mercado têxtil no Brasil
A marca LYCRA® reuniu na manhã de terça-feira (24) um time de especialistas de moda, marketing e indústria têxtil para debater sobre o cenário do mercado da moda atual. Intitulado de Trend Session, o evento, além de apresentar tendências e estratégias de marketing, teve como objetivo inspirar, encorajar e criar oportunidades de negócios à toda cadeia têxtil.  2017-10-26 - Tags: invista denise sakuma lycra industria textil trend session

Autefa Solutions apresentas linhas para nãotecidos na SINCE 2017
Durante a SINCE Expo 2017 – Shangai International Nonwowens and Exhibition, a Autefa Solutions apresentou aos visitantes produtos de sua linha completa para produção de nãotecidos cardados, agulhados, spunlance e thermobonding. Como os produtores de nãotecidos estão enfrentando mais concorrência, eles estão buscando máquinas confiáveis e econômicas, de alta qualidade e o melhor custo.  2017-10-23 - Tags: naotecidos autefa since expo 2017 nonwowens autefa solutions

Conferência IAF Brasil 2017 debate a nova era industrial
Foram três dias de imersão tecnológica e debates sobre ética e cultura socioambiental que prenderam a atenção dos 350 participantes da 33ª edição da World Fashion Convention (Conferencia Mundial de Moda), realizada pela primeira vez no Brasil, entre os dias 16 e 18, no Grand Hyatt hotel, na Barra da Tijuca (RJ).  2017-10-20 - Tags: iaf brasil 2017 world fashion convention international apparel federation abit nova era industrial

Automatização industrial e tecidos tecnológicos, o futuro do setor têxtil no Brasil
Em noite de sessões especiais que precederam a abertura oficial, a 33ª edição da IAF (International Apparel Federation) Convention, realizada pela primeira vez no Brasil, reuniu nomes de peso para debater o futuro da indústria têxtil e de confecção através de reflexões sobre temáticas que abordaram a tecnologia, insumos naturais e a própria construção de individualidade dos consumidores modernos.  2017-10-19 - Tags: international apparel federation convention wgsn ariel horovitz algodao paraiba senai cetiqt têxteis tecnicos

Cadeia têxtil volta a elevar os seus investimentos, revela relatório do IEMI
O IEMI Inteligência de Mercado lança este mês a 17ª edição do Brasil Têxtil - Relatório Setorial da Indústria Têxtil Brasileira, com o apoio institucional da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (que celebra seu 60º aniversário este ano) e do Senai CETIQT – Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil.  2017-10-18 - Tags: iemi relatorio setorial da industria textil brasileira abit senai cetiqt panorama textil mundial

Setor têxtil e de confecção requer investimentos
Promotora do diálogo entre os diversos elos da cadeia de valor da moda, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que congrega as mais representativas redes varejistas de moda no Brasil, destaca a importância da retomada de investimentos na cadeia de fornecimento nacional.  2017-10-17 - Tags: abvtex programa abvtex edmundo lima varejistas industria

Global Química & Moda faz parceria com grupo italiano Lamberti
A Global Química & Moda (GQM), empresa brasileira do segmento de tintas para estamparia digital, acaba de anunciar um incremento em seu portfólio na área de impressão, que já conta com a tecnologia Epson. Agora também é distribuidora oficial dos produtos da Lambert no Brasil, na área de preparação para impressão digital e nas linhas de corante reativo, ácido, disperso e pigmento.  2017-10-09 - Tags: gqm global quimica felipe sanchez lambert estamparia digital market share

Brasil não precisa de novas máquinas para fabricar tecidos inteligentes
Os tecidos inteligentes já são uma realidade. A cada estudo, os cientistas, aliados aos designers têxteis, conseguem criar novas categoria de tecidos. Segundo o colombiano Juan Hinestroza, o principal obstáculo para os designers é ter acesso aos materiais que podem expressar sua criatividade.  2017-10-09 - Tags: iaf convention tecidos inteligentes international apparel federation juan hinestroza gadgets