Language
home » têxtil »

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Bayer lança fungicida para combater doenças no algodoeiro

Mauro Alberton, diretor de Portfólio da Bayer.

Diante da retomada do consumo do algodão no mercado têxtil e do expressivo aumento da colheita deste ano, de quase 2 milhões de toneladas de plumas, a Bayer lança no mercado o fungicida Fox®Xpro, com formulação inovadora de alta performance, para combater os fungos causadores da ramulária, principal doença que afeta os algodoeiros do país. "A agricultura tropical tem imposto grandes desafios aos cotonicultores devido ao poder de resistência das pragas e fungos que se renova a cada ciclo, por isso a ciência está sempre aperfeiçoando seus produtos para atender a demanda dos produtores", destacou Mauro Alberton durante workshop de lançamento do produto em São Paulo.

O novo fungicida destinado à cotonicultura, que integra o portfólio da empresa, traz como principal diferencial três sítios de ação e três princípios ativos eficazes, preservando a sustentabilidade do manejo fitossanitário. "Esta tecnologia substitui dois a três fungicidas convencionais, o que reduz o número de aplicações no campo, e não apresenta fitotoxidade à plantação", assegura Marcos Dallagnese, gerente de Fungicidas da Bayer.

Novo produto da Bayer combina diferentes ingredientes ativos.

Segundo ele, o Fox®Xpro faz parte do plano de investimentos da Bayer na agricultura brasileira de oferecer uma ferramenta capaz de proteger a lavoura e ao mesmo tempo, ajudar o agricultor a aumentar sua produtividade de maneira sustentável. O fungicida é um composto químico formado por um SDHI (inibidores de succinato-desidrogenase), uma nova geração de DMIs (inibidores de desmetilação C-14) e por uma estrobirulina, pertencente ao grupo dos inibidores Quinona Oxidase. Toda esta combinação de diferentes ingredientes ativos faz parte de uma estratégia de gerenciamento de resistência desenvolvida pela Bayer, visando também a qualidade da fibra de algodão. "Esta fórmula permite maior aderência do fungicida à camada de cera da planta do algodoeiro, com capacidade de absorção maior e resistência à umidade e água da chuva, o que potencializa sua eficácia, dando mais segurança ao cotonicultor", acrescenta Dallagnese. Além de ajudar no controle da ramulária no algodão, Fox®Xpro é indicado para controle de doenças fúngicas nas culturas de cevada, girassol, milho, soja e trigo, conforme recomendações da bula fornecida pela Bayer.

Retomada do algodão

A produção brasileira de algodão, que nas décadas de 1970 e 1980, chegou a ocupar 4 milhões de hectares, com produção em torno de 560 mil toneladas de pluma e grande concentração nos estados do Nordeste e no Paraná, sofreu um debacle entre 1993 e 1996, com redução drástica da área plantada, tornando o Brasil, até então autossuficiente em algodão, em um dos 10 maiores importadores do mundo desta matéria –prima. Este declínio coincidiu com a intensificação das importações de produtos têxteis, principalmente vestuário, o que prejudicou também a indústria têxtil/confecção nacional.

O secretário executivo da Abrapa, Marcio Portocarrero, durante workshop da Bayer.

A partir de 1999, os cotonicultores começaram a repensar a produção no Brasil e, além de investirem em tecnologia tanto de manejo quanto no beneficiamento do algodão, migraram para a Região Centro Oeste e Sul da Bahia, que hoje formam o principal "campo branco" da agricultura, com grandes produtores, em uma área plantada duas vezes menor, porém, com alta produtividade, que levou o Brasil ao posto de quarto maior produtor mundial de algodão, com 1.964.700 de toneladas. A Índia, líder do ranking, produz 6.150 milhões de toneladas de algodão.

Segundo Marcio Portocarrero, secretário executivo da Abrapa - Associação Brasileira dos Produtores de Algodão, que participou do workshop, o Brasil, que já é o terceiro maior exportador mundial de fibra de algodão, poderá alcançar o segundo lugar, embarcando 1,12 milhão de toneladas de plumas na safra 2018/19, cuja área plantada deve crescer 11,12%, alcançando o recorde de 1,40 milhão de hectares, ante 1,18 milhão de hectares em 2017/18.

"O Brasil tem potencial para crescer sua produção em 2,3 milhões toneladas de algodão em pluma. O consumo médio da indústria têxtil nacional é de 900 mil a 1 milhão de toneladas por ano. Porém, temos um acordo com importadores da China, por meio de trades internacionais, que nos solicitaram aumento na oferta para atender mercados da Ásia, onde os chineses mantêm produção têxtil, como Indonésia, Vietnã, Bangladesh e a própria China que, por decisão do governo local, resolveu reduzir sua produção de algodão, dando lugar às áreas para cultivo de grãos. Com este compromisso de exportação, o Brasil deverá chegar a 2 milhões de hectares até 2022", explica Portocarrero.

Campanha interna

O executivo também enfatizou que a Abrapa está empenhada na campanha "Sou de Algodão" que visa incentivar o aumento do consumo da fibra pela indústria brasileira. O movimento, iniciado no final de 2016, já conta com 37 empresas entre fabricantes de fios, tecidos, malhas, confecções, marcas de vestuário e varejistas de moda de todo o país. Iniciativa da Abrapa e do IBA (Instituto Brasileiro do Algodão), o movimento conta com apoio da Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção, Abest – Associação Brasileira de Estilistas, Abvetex – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, entre outras entidades, além de indústrias químicas como a Bayer. "Percebemos que pelo preço, e também pelo consumo de moda das mulheres, as fibras sintéticas têm crescido muito sua participação no vestuário brasileiro. Isto já é uma realidade no mercado têxtil internacional, onde as fibras sintéticas representam mais de 70% dos produtos têxteis. E no Brasil, que tinha uma tradição no algodão, principalmente na malharia, este avanço também acontece. A ideia da campanha é estimular o consumo do algodão, inclusive com display nas lojas, mostrando que é uma fibra democrática, inclusiva e sustentável da moda brasileira". Embora a campanha tenha começado há dois anos, ainda não há resultado quantitativo dos seus efeitos, mas Marcio Portocarrero está otimista. "Estamos fazendo trabalho inclusive nas universidades de moda. Há estilistas renomados que não conhecem sequer uma plantação de algodão. A ideia é mostrar que a fibra é versátil e que sendo pura, ou misturada com as sintéticas, resulta em um produto de moda confortável e de valor agregado".

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano

Data de publicação: 05/09/2018

Conteúdo relacionado


Freudenberg mantém sucesso estratégico e operacional
O grupo mundial de tecnologia Freudenberg continuou com seu bom desenvolvimento dos negócios em 2018 mesmo em um ambiente instável e difícil e registrou um sólido crescimento orgânico de 4,3%. Incluindo os efeitos de aquisições e desinvestimentos, implicações significativas de taxa de câmbio negativa e dos efeitos da nova regra contábil IFRS 15, as vendas aumentaram 1,2% em relação ao ano anterior.  2019-04-22 - Tags: grupo freudenberg naotecidos cidadania corporativa america do sul alexandre bicalho freudenberg

Inovação é tema essencial e urgente para empresas
Para traçar o perfil e a percepção dos empreendedores sobre inovação e necessidades de investimento, a Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP) apresenta os resultados da sua pesquisa "Investimentos e Inovação – 2019". Realizada entre os dias 4 e 12 de fevereiro, a pesquisa contou com 4.228 participantes de todo o Estado de São Paulo e traz apontamentos importantes sobre o tema.  2019-04-11 - Tags: desenvolve sp agencia de desenvolvimento paulista rafael bergamaschi inovacao empresas empreendedores economia criativa

Setor Têxtil: concurso levará jovem talento à Europa
Buscando fortalecer a imagem do setor têxtil como portador de futuro, além de apoiar e reconhecer talentos genuínos, o Sinditêxtil-SP lançou o “Prêmio Sinditêxtil-SP Profissional do Futuro”. A premiação irá conceder um estágio de um mês na conceituada Universidade Politécnica de Catalunya (UPC), na Espanha.  2019-04-04 - Tags: luiz arthur pacheco sinditextil sp universidade politecnica de catalunya adatex premio profissional do futuro engenharia textil

GQM inaugura Central de Vendas em Santa Cruz do Capibaribe (PE) durante Agreste Tex 2019
Atuar com ainda mais proximidade nos polos têxteis do país é uma das estratégias da Global Química & Moda (GQM) para 2019. A marca, que é uma das expositoras da Agreste Tex, aproveita a feira, que reúne milhares de profissionais do segmento da região de Caruaru (PE), para inaugurar sua nova central de vendas.  2019-03-20 - Tags: agreste tex 2019 anselmo felipe fabio tolosa epson do brasil global quimica moda felipe simeoni gqm

Global Química & Moda projeta crescimento de 20% em 2019
Líder no fornecimento de produtos e insumos para impressão digital têxtil no mercado nacional, a Global Química & Moda, com sede em São Paulo e filial em Santa Catarina, pretende expandir sua atuação por meio de centrais de vendas nas regiões Nordeste e Centro Oeste. A primeira central de vendas que será inaugurada é a de Santa Cruz do Capibaribe (PE), ainda em março.  2019-03-14 - Tags: global quimica & moda felipe simeoni impressao digital textil gqm agreste tex epson

Archroma comemora vendas de corante índigo ecológico no mercado
A Archroma, líder global em cores e produtos químicos especializados voltados para soluções sustentáveis, anunciou que a produção de seu novo Denisol® Pure Indigo foi acelerada graças à alta demanda do mercado de denim. O produto líquido livre de anilina, que foi lançado em maio de 2018 no Planet Textile Conference realizado no Canadá, permite uma forma mais limpa para a produção da cor azul índigo tradicional para tingimento de brim e jeans.  2019-03-13 - Tags: archroma produtos quimicos planet textile conference azul indigo tradicional denisol pure indigo 30 alexander wessels

Grupo Solvay divulga resultados de 2018
O Grupo Solvay alcançou um faturamento de 10,3 bilhões de euros em 2018, registrando 5,7% de crescimento em relação a 2017, quando comparado com o mesmo escopo de atividades e sem efeito cambial, segundo anúncio feito no dia 28/2 pela companhia.  2019-03-08 - Tags: grupo solvay ebitda jean pierre clamadieu ilham kadri america latina

SSM AG fortalece equipe global com dois novos diretores
Para atender o aumento na demanda por serviços relativos à área comercial, a empresa suíça SSM Schärer Schweiter Mettler AG, um dos maiores fabricantes mundiais de máquinas para enrolamento e texturização de fios têxteis, bem como enroladores de acabamento de linha de costura, anunciou a nomeação de Roman Haefeli como diretor de vendas e membro do conselho de gestão da SSM Horgen. O executivo assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2019.  2019-03-01 - Tags: ssm sistemas de guia de fios eletronicos suica ssm scharer schweiter mettler ag roman haefeli marco mori

Hyosung nomeia novo presidente para a planta de elastano creora® no Brasil
A Hyosung, detentora da marca creora®, líder em produção de elastano no mundo desde janeiro de 2019, nomeou Hae Sung Son como novo presidente para liderar o negócio na planta Brasil, dando continuidade ao excelente trabalho realizado pelo ex-presidente, Do Jun Cho, que estava na posição desde 2009.  2019-03-01 - Tags: hyosung hae sung son do jun cho hyeong joon kim araquari elastano elastano creora

SINDITEC participou da reunião de Conselho da ABIT
O presidente do Sinditec, Dilézio Ciamarro, participou na quinta-feira, dia 21, da reunião mensal de Conselho da ABIT (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção). Após a abertura realizada pelo presidente da associação, Fernando Pimentel, uma proposta de atestado de não similaridade foi apresentada pela entidade para o setor.  2019-02-27 - Tags: sinditec dilezio ciamarro fernando pimentel abit renato jardim paulo rabello de castro robson wanka

Amec alerta para desaceleração do comércio mundial
A associação das empresas industriais internacionalizadas da Espanha (Amec) alerta que só as empresas mais experientes e competitivas conseguirão manter posições nos mercados internacionais. O Ministério da Economia e Competitividade divulgou relatório de comércio exterior, refrente a janeiro a dezembro de 2018, indicando que as exportações cresceram 2,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, alcançando 285 milhões de euros.  2019-02-22 - Tags: amec desaceleracao do comercio mundial ministerio da economia e competitividade espanha

Unifi Asia Pacific assina acordo com Kipas para oferecer fibra Repreve® na Turquia
A UAP - Unifi Asia Pacific (Hong Kong) anunciou acordo comercial estratégico com a Kipas Mensucat Islemeleri (Kipas) para o fornecimento de fibras Repreve® para a Turquia.  2019-02-21 - Tags: unifi asia pacific kipas mensucat islemeleri fibras repreve kipas fibra reciclada mercado

Dosagem certa de sal economiza custos na tinturaria
Sistema revolucionário de transferência de pós ou grãos, do ponto de coleta direto para máquinas, reduz consumos e recursos hídricos.  2019-02-05 - Tags: sal textil tinturaria economia agua crescimento brasil bndes finame elpidio veronez debiasi industria textil

Lycra Company passa a atuar como subsidiária independente pelo Grupo Ruyi
A Shandong Ruyi Investment Holding, uma das principais empresas têxteis e de vestuário da China, anunciou que concluiu a aquisição do negócio de vestuário e têxteis avançados da INVISTA. A transação inclui todas os ativos e contratos associados. A nova empresa passará a operar como The LYCRA Company, uma subsidiária independente, e continuará a fabricar soluções avançadas de fibra e tecnologia para as indústrias de vestuário e higiene.  2019-02-01 - Tags: shandong ruyi investment holding invista the lycra company lycra lycra hyfit lycra t400 l by lycra coolmax thermolite elaspan supplex tactel terathane

Setor têxtil e de confecção projeta recuperação de empregos em 2019
O emprego na indústria têxtil e de confecção encerrou o ano de 2018 com saldo negativo, de acordo com dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho. No entanto, apesar do expressivo fechamento de vagas no período, a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) sinaliza a recuperação nos postos de trabalho do setor em 2019.  2019-01-29 - Tags: ministerio do trabalho caged focus banco central emprego industria textil e de confeccao abit

ABNT promove curso da nova norma para Auditorias Internas da Qualidade
Nos dias 13 a 15 de março será realizado em São Paulo, um curso sobre a nova norma ABNT NBR ISO 19011:2018 - Diretrizes para auditoria de sistemas de gestão, que traz em seu conteúdo programático: a abordagem de processos; abordagem sistêmica da gestão da qualidade; abordagem de riscos para auditorias da qualidade; planejamento estratégico para a qualidade; estrutura comum das normas de sistemas de gestão da ISO.  2019-01-23 - Tags: comite brasileiro da qualidade comite tecnico da iso abnt nbr iso sistemas de gestao da qualidade

Setor têxtil e confecção encerra o ano com queda, mas espera crescer em 2019
“Os números de 2018 não foram bons, mas temos boas perspectivas para 2019, quando a produção deverá crescer 3%”, disse Fernando Pimentel, presidente da Abit - Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção, ao fazer um balanço do setor no dia 13 de dezembro.  2018-12-20 - Tags: abit fernando pimentel 2019 balanca comercial reformas inadiaveis reforma fiscal

Indústria dos nãotecidos estimula o uso de PET reciclado
O PET reciclado é usado em várias aplicações de nãotecidos, em produtos do setor automotivo e geotêxteis, que são grandes consumidores de fibras e resinas de PET reciclado (R-PET). O R-PET também pode ser encontrado em alguns produtos para higiene, como fraldas descartáveis.  2018-12-20 - Tags: pet reciclado naotecidos edana associacao internacional da industria de naotecidos agenda 2030 r pet

Venda de máquinas italianas permanece estável
O índice de pedidos compilado pela Associação de Fabricantes Italianos de Máquinas Têxteis (Acimit), para o período entre julho e setembro de 2018, permaneceu estável com relação ao mesmo período de 2017. Em valores absolutos, registrou aumento de 30% no mercado interno e queda de 2% no mercado internacional.  2018-12-12 - Tags: acimit produtores texteis alessandro zucci associacao de fabricantes italianos de maquinas texteis mercado maquinas texteis

Trisoft é reconhecida como Empresa Sustentável em 2018
A Trisoft, especializada na produção de derivados de fibras de garrafas PET e produtos voltados para acústica arquitetônica, foi homenageada durante lançamento do Anuário Casa e Mercado 2019, juntamente com a premiação do Top of Mind Casa e Mercado 2018, que indica as marcas e lojas mais lembradas do mercado.  2018-12-11 - Tags: revest frame baffles nuvens trisoft anuario casa e mercado 2019 top of mind casa fibras de garrafas pet