Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Trajetória da Rhodia no Brasil é marcada pela inovação e sustentabilidade

Planta industrial da Rhodia em Paulinia

No ano em que comemorou 100 anos de Brasil, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, apresentou ao mercado têxtil novos fios sustentáveis, como Amni® Soul Cycle e Amni® Dynamic, reforçando seu compromisso com o País na produção de tecnologias e produtos que valorizam os recursos disponíveis e as fontes renováveis. Durante evento no Grand Mercure Hotel, em São Paulo, para um seleto grupo de convidados, a presidente do Grupo Solvay na América Latina, Daniela Manique destacou os principais pontos da história da empresa e sua contribuição para o desenvolvimento industrial brasileiro.

Daniela Manique - Presidente do Grupo Solvay na America Latina

"Ao longo de nossa trajetória empresarial de sucesso no Brasil, nós criamos raízes profundas com as comunidades onde temos presença industrial e comercial. Temos muito orgulho de nossa história porque o nosso propósito continua o mesmo: produzir a química sustentável, que valoriza os recursos renováveis, usar responsavelmente os recursos não renováveis e respeitar as comunidades. Tudo isso para assegurar um planeta melhor para as gerações futuras", disse a executiva.

Além do mercado têxtil, a Rhodia também é líder em inovação para diversas áreas industriais. No ano de seu centenário, a empresa anunciou novos ingredientes Mackaderm® para xampus, condicionadores e cremes para pele; novas aplicações de solventes Augeo® e HGL (hexilenoglicol) para Home e Personal Care; especialidades químicas Protect®, para petróleo e gás, e Rhodapex® BR PSA para tintas base água.

Indústria Sustentável

Graças a uma série de ações realizadas nas últimas décadas, com a adoção de tecnologias e equipamentos e melhorias em eficiência energética, a Rhodia também divulgou que já neutraliza 96% de suas emissões de carbono do conjunto industrial de Paulínia (SP), um dos maiores complexos químicos da América Latina, abrangendo 27 unidades de produção, com capacidade para fabricar 1,2 milhão de toneladas por ano de diversos produtos empregados por outras indústrias.

Para avançar em sustentabilidade em Paulínia, a empresa está iniciando uma série de projetos, como a implantação de sistema de energia renovável em algumas áreas de produção, com a instalação de placas fotovoltaicas de última geração para captação de energia solar. A empresa também intensificará o reflorestamento de algumas áreas do conjunto com vegetação nativa.

Pioneirismo Têxtil e na Moda

A relação da Rhodia com o setor têxtil brasileiro é historicamente marcada pelo pioneirismo no desenvolvimento e implantação de todas as fibras artificiais e sintéticas no Brasil, bem como pelo apoio ao crescimento da indústria brasileira da moda, através de eventos que se consagraram ao longo dos anos, valorizando a cultura e a criatividade dos nossos talentos.

Foto de produção de fios têxteis sustentáveis da Rhodia, em Santo André

Entre as inovações da Rhodia, que marcaram a indústria têxtil nacional, pautando um novo caminho para criação de produtos de valor agregado, estão os fios têxteis em poliamida, que tornam as roupas mais confortáveis, mais bonitas e fáceis de usar; que melhoram o desempenho esportivo, que protegem o corpo dos raios UV e das bactérias que causam o odor desagradável, entre tantos benefícios.

E dentro dessa linha de fios inteligentes e sustentáveis, a Rhodia acaba de lançar no mercado dois novos produtos: o fio Amni® Soul Cycle, única poliamida têxtil biodegradável e reciclada do mercado. Trata-se de uma poliamida reciclada a partir de resíduo têxtil industrial (pré-consumo), regenerada e transformada novamente em fio têxtil. O desenvolvimento desse produto tem o objetivo de incrementar e promover a economia circular no setor.

A segunda novidade da Rhodia é o Amni® Dynamic, um fio de poliamida com tecnologia de secagem ultrarrápida, atributo particularmente importante para a confecção de roupas esportivas e fitness. Os diferenciais de respirabilidade e rápida absorção do suor asseguram aos usuários um alto nível de conforto e uma agradável sensação de frescor durante e após a atividade física. Além disso, Amni® Dynamic possui características que economizam água e energia no processo produtivo das malharias e tecelagens.

Os novos produtos reforçam o portfólio de fios e fibras têxteis funcionais e sustentáveis de poliamida da Rhodia, que inclui o Amni® Soul Eco, o primeiro fio de poliamida biodegradável do mundo; e o Emana®, fio inteligente que contribui para o melhor desempenho esportivo e a linha de fios de alta tenacidade e sustentáveis como Rhodianyl® Bio e Rhodianyl® High-D-Eco.

Histórico de 100 anos

Integrante do Grupo Solvay desde setembro de 2011, a Rhodia se mantém como uma organização cheia de vitalidade, de espírito jovem, sempre à frente do seu tempo, com o propósito de fazer a química sustentável, que ajuda a construir um futuro melhor para as pessoas e para a vida no planeta. Confira os principais fatos que marcaram a trajetória da empresa nestes 100 anos de Brasil.

1919 - Fundação da Rhodia, em 19 de dezembro de 1919, como filial brasileira do então grupo francês Rhône-Poulenc, para fabricação em Santo André (SP) de produtos químicos e farmacêuticos. A primeira fábrica foi inaugurada em 1921, em um passo enorme para a época, quando se estava começando o processo de industrialização do País. Além do lança-perfume, que foi o produto inaugural desta unidade, a Rhodia deu início à fabricação de outros produtos químicos e medicamentos, introduzindo tecnologias que ainda não estavam disponíveis no País, aplicadas em cremes, pomadas e medicamentos em comprimidos para tratamento de saúde.

1929 – Início da produção têxtil da Rhodia no Brasil, em Santo André, com a fibra artificial rayon viscose.

imagem aérea da Rhodia em 1935 em Santo André (SP)

1936 - Instalação da Valisère, para produção de artigos têxteis femininos. A empresa ficou em poder da Rhodia até 1986, quando foi cedida para o Grupo Rosset.

1942 - Aquisição da Fazenda São Francisco, em Paulínia-SP, para plantação de cana-de-açúcar e uso do etanol na rota alcoolquímica da empresa. É considerado o marco inicial do atual polo químico e petroquímico da região de Campinas e municípios vizinhos.

1955 - Obtenção de licença internacional para produção no Brasil de poliamida (nylon) para aplicação em fios têxteis e fios industriais de alta tenacidade. Essa produção marcou a entrada pioneira da Rhodia no mundo das fibras têxteis sintéticas, que nas décadas seguinte viriam a provocar uma verdadeira revolução no comportamento de consumo têxtil no País.

1958 - Início da produção de solventes oxigenados, que representou o marco fundamental do complexo químico da Rhodia em Paulínia. Atualmente, o conjunto industrial da empresa em Paulínia reúne duas dezenas de unidades de fabricação de diferentes produtos químicos, além abrigar operações de outras empresas dos setores de agroquímica, veterinária e farmacêutica.

1960/1970/1980 - Campanhas nacionais e internacionais para disseminação do produto têxtil brasileiro que abrangeram a participação em movimentos culturais ligados ao setor (incluindo patrocínio aos primeiros festivais de música brasileira) e feiras do setor industrial com o objetivo de fortalecer a cadeia têxtil brasileira.

1970 - Inauguração da primeira fábrica brasileira de fenol e derivados – um produto químico com diversas aplicações em mercados importantes da economia brasileira, que vão desde o setor automotivo até têxteis e plásticos, passando por fundição, madeira e outros segmentos industriais. Ao longo de quase 50 anos de atividades, essa fábrica vem sendo alvo de investimentos em modernização de processos e ampliação de capacidade produtiva, para atender os seus clientes no Brasil e no Exterior.

1975 - Instalação do Centro de Pesquisas de Paulínia, o CPP, que reúne atualmente uma dezena de laboratórios para o desenvolvimento de inovações locais e aplicação de tecnologias, processos e produtos ligados à Química.

1980/1998 - Diversas expansões de produção das várias unidades químicas instaladas em Paulínia (fenol e derivados, solventes oxigenados, intermediários químicos e intermediários de poliamida, sílicas etc).

1981 - Lançamento da campanha 'Você Fala, a Rhodia' que provocou uma revolução no relacionamento entre empresas e os consumidores. Início dos trabalhos do primeiro ombudsman industrial no Brasil. Em seguida, houve o lançamento da Política de Portas Abertas voltada para melhorar as relações entre a empresa e os seus públicos-alvo: (clientes, investidores, empregados, fornecedores, comunidades, Imprensa).

1992 - Início da produção brasileira de microfibras têxteis de poliamida e poliéster na fábrica de Santo André (SP) --- passo inicial para a introdução no país da então incipiente produção de têxteis 'inteligentes'.

1998 – Separação dos negócios do Grupo Rhône-Poulenc, com as áreas químicas sendo reunidas sob o nome Rhodia, que se tornou marca mundial.

1998 - O lançamento pioneiro de Amni® Biotech – o primeiro fio têxtil inteligente criado no Brasil – representou a entrada do País no segmento de fios e fibras têxteis funcionais. Amni® Biotech é um fio que controla a proliferação de bactérias que causam odor desagradável.

Fios inteligentes, funcionais e sustentaveis da Rhodia

2006/2007 - Instalação da primeira unidade de abatimento de gás de efeito estufa do Brasil, no escopo do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) do Protocolo de Kyoto. Essa unidade responde pelo abatimento de 40% do total de emissões do Grupo Solvay em todo o mundo. São eliminadas 5,3 milhões de toneladas de CO2 equivalente por ano, o que corresponde às emissões de uma frota de um milhão e duzentos mil carros rodando pelas ruas no período. Considerando a indústria química brasileira como um todo, essa unidade industrial aporta uma contribuição da ordem de 20% na redução das emissões.

2007/2008 - Implantação do Instituto Rhodia para coordenar as iniciativas da empresa em Responsabilidade Social. Lançamento do projeto Alquimia Jovem, um programa de educação complementar voltado para estudantes de escolas públicas próximas ao conjunto industrial da empresa em Paulínia (SP). Até 2018, cerca de 1.200 jovens estudantes foram atendidos por esse projeto.

2008 – Lançamento do revolucionário Emana® - microfibra têxtil de poliamida criada no Brasil que atua para melhorar a microcirculação sanguínea da parte do corpo em contato com a roupa, auxiliando na elasticidade da pele. Como benefícios comprovados por estudos científicos, roupas feitas com Emana® permitem a redução dos sinais da celulite e ajudam no retardamento da fadiga muscular, melhorando o desempenho esportivo. Esse produto tem sido largamente utilizado em roupas de lingerie, moda íntima, fitness e em artigos de esporte ativo ou casual e no segmento de jeanswear.

2009 - Lançamento do primeiro produto da família Augeo®, que são solventes originados em fonte renovável para aplicação em diferentes segmentos de mercado, tais como tintas e vernizes, madeira, couro, petróleo e gás, formulações de limpeza doméstica e institucional e para fragrâncias e aromatizadores de ambientes. O Augeo® é uma inovação sustentável genuinamente brasileira, desenvolvida no Centro de Pesquisas de Paulínia.

2011 – Fusão da Rhodia com o Grupo Solvay para criação de um grupo internacional líder em especialidades químicas e materiais avançados. A marca Rhodia é mantida apenas no Brasil

2013/2014 - Aquisição de duas unidades industriais de especialidades químicas em Itatiba (SP) e Taboão da Serra (SP), ampliando o portfólio de produtos voltados para Agro, Home&Personal Care, Tintas e Revestimentos, Petróleo e Gás e mercados industriais.

2014 - Lançamento do Amni® Soul Eco, o primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável do mundo. O Amni® Soul Eco foi criado para permitir que roupas feitas a partir deste fio se decomponham rapidamente após serem descartadas em aterro sanitário controlado. Este produto demonstra o compromisso da Rhodia com o planeta e a indústria têxtil.

2015 - Inauguração em Paulínia do primeiro Laboratório de Biotecnologia Industrial (IBL, na sigla em inglês) do Grupo Solvay, cujo foco é a pesquisa de novos processos e moléculas derivadas de biomassa brasileira e a sua transformação em soluções inovadoras para os clientes.

Laboratorio de Biotecnologia Industrial da Rhodia

2018 - Instalação da primeira unidade industrial dedicada exclusivamente à produção de solventes sustentáveis da linha Augeo® --- um case no setor industrial brasileiro porque uma inovação criada no país gerou uma fábrica, cujos produtos atendem mercados mundiais. Essa fábrica está sendo expandida em um novo projeto que deverá estar pronto em meados do primeiro semestre de 2020.

2018/2019 - Desenvolvimento e comercialização da linha de ingredientes Mackaderm®, de fonte 100% vegetal, para o mercado de Cuidados Pessoais, a partir da fábrica de Taboão da Serra (SP). Início da produção na unidade industrial de Itatiba (SP) de especialidades químicas eco-friendly Rhodapex BR PSA®, criadas no Brasil, para a fabricação de tintas e revestimentos. Desenvolvimento no Brasil e lançamento de Protect®, biocida anti-corrosão e amigo do meio ambiente, para a indústria de Petróleo e Gás.

2019 - Lançamento de Amni® Dynamic, fio têxtil de poliamida de secagem ultrarápida, inédita no mercado, e Amni® Soul Cycle – primeiro fio têxtil de poliamida biodegradável e reciclada do mundo – um avanço da empresa em sustentabilidade do setor têxtil.

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de materiais avançados e de especialidades químicas. Com sede em Bruxelas, emprega 24.500 pessoas de 106 nacionalidades em 62 países. As vendas líquidas pro forma foram de € 10,3 bilhões em 2018, em 90% de atividades nas quais a Solvay está entre as três maiores empresas do mundo, resultando em uma margem de EBITDA de 22%. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: PexPress Comunicação
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 03/12/2019

Conteúdo relacionado


Milliken anuncia novas cores inspiradas em naturalidade e harmonia
Devido ao cenário da pandemia, que intensifica as aspirações das pessoas por união e segurança, a linha Milliken 2021 traz como destaque a paleta Harmonic Sinergy, que oferece a marcas e designers sete novas tendências de cores para que bens de consumo correspondam às expectativas do público.  2020-07-31 - Tags: corantes corantes polimericos harmonic sinergy milliken 2021 liquitint

Equipes de serviço Uster dão suporte aos seus clientes pelo mundo
Os clientes da Uster, principal fabricante mundial de instrumentos de alta tecnologia para medição e certificação de qualidade para a indústria têxtil, podem contar com um suporte eficiente, ao alcance da mão. A empresa suíça conta com mais de 225 engenheiros qualificados e tecnólogos em seus quatro centros de serviços regionais e 29 locais, para fornecer atendimento presencial ou remotamente, incluindo atualizações em softwares, bem como orientação prática no idioma do cliente.  2020-07-30 - Tags: uster rauf electronic equipment service uster technologies

Executivos falam sobre as expectativas no pós-pandemia no segmento têxtil
Representantes da Epson do Brasil, Reserva INK, Malwee e Lancaster Estamparia participaram do projeto Impressão Digitalks by GQM, que promoveu lives para discutir como se preparar para o novo normal e o papel da digitalização neste contexto. A ideia era discutir um pouco sobre as dúvidas geradas durante a pandemia do coronavírus, os impactos das mudanças para o setor e o que esperar do futuro.  2020-07-03 - Tags: epson do brasil reserva ink malwee lancaster estamparia impressao digitalks by gqm global quimica e moda felipe sanchez impressao digital webinar

Novos projetos na China e Taiwan Weftmaster Falcon-I
Placas de circuito impresso, ou PCBs, é usada para apoiar mecanicamente e conectar eletricamente componentes eletrônicos que usam caminhos condutivos, rastos ou sinais traçados em folhas de cobre laminadas sobre um substrato non-condutivo. Usado em quantidades enormes, em 2018 a Global Single Sided Printed Circuit Board Market Análysis Report estimou que o mercado do PCB alcançasse US$ 79 bilhão antes de 2024.  2020-07-02 - Tags: falcon lopefe textil

Clientes da Monforts promovem o cânhamo para produção de denim
O cânhamo tem sido apontando como a fibra do momento para a indústria do jeans. O produto foi apresentado por diversas marcas, durante a versão online do Kingpins24, evento dedicado ao mercado jeanswear, transmitido de Nova York nos dias 23 e 24 de junho.  2020-07-01 - Tags: canhamo monforts kingpins24 agi denim artistic milliners black peony calik cone denim naveena denim mills fibras jeans denim sweet leaf

Transformação estratégica em andamento na Loepfe
A Loepfe Brothers Ltd, sediada na Suíça, anunciou sua intenção de reestruturar e reorientar seus negócios nos próximos três meses, a fim de alinhar-se às mudanças e condições de mercado e alavancar ainda mais as tecnologias digitais. Os planos de lançar uma série de novas soluções no próximo trimestre de 2020 permanecem inalterados.  2020-06-22 - Tags: loepfe brothers ltd loepfe silvano auciello guido wieland alexander zschokke

Huntsman fornece efeitos funcionais para produção de tecidos hospitalares
A Huntsman Textile Effects e a Bao Minh Textile, um dos maiores e mais modernos produtores de tecidos do Vietnã, estão colaborando para produzir tecidos que atendam aos rigorosos padrões de desempenho exigidos pelas vestimentas de isolamento hospitalar.  2020-06-17 - Tags: huntsman manfred albrecht huntsman vietnam huntsman textile effects bao minh textile tran dang tuong

Empresa têxtil catarinense desenvolve tecido que protege contra o coronavírus
São muitos os estudos e questionamentos para desenvolver remédios, produtos e vacinas para combater o novo covid-19. Mas afinal, será que uma roupa ou tecido pode auxiliar no bloqueio do coronavírus? Podemos afirmar que sim. Em um futuro não tão distante, será possível usar roupas com tecidos bloqueadores de vírus como a covid-19.  2020-06-05 - Tags: febratex 2021 dalila textil coronavirus acabamento antiviral covid19 feira textil malha protecao

Ação internacional deve impactar o mercado de algodão orgânico da Paraíba
A Unidade Internacional de Sustentabilidade, instituição encabeçada pelo Príncipe Charles, no Reino Unido, garante compromisso com 39 transnacionais para que seus produtos sejam de algodão 100% sustentável até 2025. O desafio vai ajudar as grandes empresas a manterem o foco e incentivar as pequenas fábricas têxteis que, em breve, vão colocar o algodão sustentável no centro de seus negócios.  2020-06-02 - Tags: santa luzia redes e decoracao paraiba algodao organico sustentabilidade algodao colorido natural agricultura familiar industria textil

A importância da gestão eficiente para indústria têxtil brasileira
Um choque de realidade. É o que propôs José Maria Fort, técnico têxtil formado pelo Senai Cetiqt, com especialização nas áreas de administração, gestão da produção e engenharia, durante webinar conduzido por Nelson Pereira Jr. presidente Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT).  2020-06-01 - Tags: jose maria fort senai cetiqt abtt covid 19 pandemia associacao brasileira de tecnologia textil confeccao e moda nelson

Valorizar o capital humano é fundamental na indústria têxtil
Deise Silvano, gerente industrial e comercial da Bil Têxtil, produtora de fios e malhas, com sede em Itajaí (SC), falou de sua “paixão pela indústria e pelas pessoas que nela trabalham”, durante live promovida pela Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT). Autora do livro “Por que se dedicar se a empresa não é nossa”, ela defende a valorização do capital humano dentro das empresas como fundamental para que se alcançar produtividade, inovação e reconhecimento de mercado.  2020-05-18 - Tags: bil textil malharia ramo textil viscose processo textil deise silvano itajai abtt

Rhodia produz e distribui máscaras de uso social com tecido tecnológico
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, produziu em parceira com a Lupo um total de 20 mil máscaras de uso social para proteção contra o Covid-19, que estão sendo distribuídas aos 2.500 funcionários do Grupo e seus familiares. As máscaras foram desenvolvidas a partir do fio de poliamida funcional, Amni Biotech®, que reduz o odor durante o uso da máscara, graças à sua ação antimicrobiana que controla a proliferação das bactérias causadoras do odor indesejado, oferecendo maior sensação de conforto e bem-estar aos usuários.  2020-04-24 - Tags: rhodia grupo solvay lupo mascaras faciais covid19 fio de poliamida amni biotech antimicrobiana seamless voluntarios vinicius morbeck

Setor de vestuário em luto pela morte de Ronald Masijah
Faleceu, na manhã no dia 17 de abril, em São Paulo, o presidente do Sindivestuário, Ronald Moris Masijah, 65 anos. Segundo nota do sindicato, Masijah, que lutava há algum tempo contra um câncer, ocupava seu quarto mandato à frente da entidade que presidia desde 2010.  2020-04-20 - Tags: sindivestuario ronald moris masijah professor pardal abit nota de falecimento

DuPont doa equipamentos de proteção para hospitais e instituições de saúde
A DuPont, empresa especializada em ciência e inovação, anunciou que fará doações de roupas e outros equipamentos de proteção individual a hospitais e entidades médicas no Brasil, atendendo as necessidades de cada entidade, para auxiliar no combate ao novo coronavírus.  2020-04-17 - Tags: dupont equipamentes de protecao hospitais coronavirus tyvek instituicoes santa casa naotecido tecido tecnico

Oerlikon Barmag apresenta processo POY com maior eficiência energética
Após vários anos de desenvolvimento com seu colaborador Siemens, a Oerlikon Barmag, líder de mercado em sistemas de fiação de fibra sintética e máquinas de texturização, alcançou uma produção em série de sua nova unidade de acionamento para sistemas POY no começo deste ano. O novo componente atende acima de tudo a eficiência energética.  2020-04-16 - Tags: oerlikon barmag sistemas poy componentes arnulf sauer oerlikon

Uster anuncia novo Chefe do Departamento de Tecnologia Têxtil
A Uster Technologies anunciou, em abril, que Oswald Baldischwieler assumiu como Chefe do Departamento de Tecnologia Têxtil e membro do Comitê Executivo da companhia. Baldischwieler é um experiente tecnólogo têxtil e administrador. Sua carreira inteira foi dedicada ao desenvolvimento e promoção da indústria têxtil, em vários cargos importantes.  2020-04-13 - Tags: uster uster technologies oswald baldischwieler tecnologia textil mercado tecnico textil tecnologia textil

Dalila Têxtil confirma presença na Febratex 2020
A Dalia Têxtil participará do Febratex Conecta, espaço novo e diferenciado com a Mostra de Produtos Têxteis Sustentáveis e Tecnológicos. A empresa, que atua há 27 anos no mercado têxtil e tem expertise em malharia circular, desde o tecimento do fio até o beneficiamento e tinturaria.  2020-04-02 - Tags: dalila textil febratex 2020 mercado textil febratex conecta malharia circular malharia produtos texteis

Indústrias dos EUA se unem em cadeia de suprimentos para produzir itens médicos
Uma coalizão de empresas americanas têxteis e de vestuário atendeu o apelo da Casa Branca para aumentar a produção de itens que possam ajudar hospitais, serviços de saúde e cidadãos que estão lutando contra a propagação do COVID-19. Uma delas é Parkdale Mills Inc. que está se preparando para fornecer suprimentos para fabricação de 10 milhões de máscaras faciais por semana.  2020-03-30 - Tags: itens hospitalares uniformes saude covid19 suprimentos mascaras faciais equipamentos de protecao equipe medica parkdale mills

ABNT dá posse à nova diretoria em solenidade na Fiesp
Mario William Esper tomou posse na presidência do Conselho Deliberativo da ABNT, no dia 9 de março. A solenidade aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve como anfitrião o presidente Paulo Skaf. Após assinar o termo de posse, Mario William fez seu discurso lembrando da trajetória de desafios, lutas e conquistas que a ABNT passou ao longo dos seus 80 anos.  2020-03-19 - Tags: abnt mario william esper fiesp nova diretoria posse abnt

Itema anuncia Ugo Ghilardi como novo diretor executivo
A Itema, integrante do grupo multinacional Radici, conhecida por oferecer soluções avançadas de tecelagem, incluindo teares, peças de reposição e serviços integrados, anunciou que seu Conselho de Administração nomeou Ugo Ghilardi, no dia 2 de março, como CEO.  2020-03-11 - Tags: angelo radici ugo ghilardi itema tecelagem teares gianni radici