Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Lupo traz calendário de ações para celebrar o ano do centenário

Em 2021, a Lupo, marca e fabricante referência na indústria têxtil do Brasil, completa 100 anos. Mesmo em um contexto delicado de pandemia, o centenário da empresa revela a capacidade da marca se reinventar, inovar e se manter relevante na memória e no gosto do consumidor brasileiro e lançará uma série de ações para marcar o centenário a partir do mês de março. "Sem dúvida, chegar aos 100 anos é um motivo de celebração. Mas mais do que celebração, é motivo de olhar para a nossa história e refletir sobre quão valiosas são as lições que colhemos durante essa jornada que dura já três gerações", comenta Liliana Aufiero, Diretora Presidente da Lupo e neta do fundador Henrique Lupo.

A marca começou como uma relojoaria em Araraquara, interior de São Paulo, até se tornar fábrica de meias em 1921, data inicial da história da Lupo. Em 1947, a empresa já despontava no cenário brasileiro como a maior fabricante de meias masculinas produzidas em material 100% algodão, mesmo ano em que recebeu as primeiras amostras do Nylon, o fio sintético que iria revolucionar o mercado de meias no mundo todo. A nova coleção de cuecas lançada em 1991 foi o momento da diversificação dos produtos, uma nova fase no crescimento da Lupo.

A Lupo tem duas sedes; uma na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, que ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, empregando mais de 5 mil pessoas na região; e a outra na Bahia, em Itabuna, que ocupa uma área de 40 mil metros quadrados e emprega cerca de 2 mil funcionários .

É a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar, no INPI, o reconhecimento de marca de Alto Renome, reforçando o quanto está presente no inconsciente e no coração dos brasileiros. Atualmente, a organização oferece 12 mil itens em seu portfólio, composto pelas marcas Lupo, Lupo Sport, Trifil e Scala, produzindo mais de 145 milhões de peças por ano, e atendendo a todos os segmentos e estilos. A linha Lupo Sport, a mais recente, traz roupas e acessórios desenvolvidos com alta tecnologia para a prática esportiva. A marca inova também colocando no mercado coleções voltadas para o universo geek através da linha Lupo Urban, contando também licenças exclusivas do cinema, como Disney, Marvel e Mario Bros.

Durante a pandemia, a Lupo se reinventou e apostou numa linha de máscaras confortáveis e com uma tecnologia inovadora, o que garantiu bons resultados para a empresa em 2020 e deve continuar em 2021. As máscaras foram desenvolvidas com a tecnologia antiviral e antibacteriana Amni Virus-Bac Off, que consiste em um agente antiviral presente na matriz do fio têxtil de poliamida Amni que inativa vírus envelopados (como o Coronavírus) e não envelopados, além de eliminar bactérias e bloquear a contaminação cruzada, assim evitando que a roupa seja um veículo de transmissão. Outro ponto positivo é que essa tecnologia é embutida no DNA do fio, tornando a proteção permanente mesmo depois de diversas lavagens. O sucesso foi tão grande que além das máscaras, essa tecnologia está sendo aplicada em outras linhas de produtos Lupo.

Hoje, conta com mais de 645 lojas em todo o País. Além disso, a marca tem sido reconhecida por vários setores e entidades em nível nacional e internacional como uma empresa moderna, ágil e comprometida com os aspectos sociais, econômicos e ambientais, fornecendo produtos para mais de 3.209 cidades diretamente pela equipe de vendas. As demais cidades são atendidas por revendedores e a Lupo exporta para mais de 30 países.

A sustentabilidade é um importante pilar da empresa, que constantemente está em busca da utilização consciente dos recursos naturais, com reuso e reciclagem, sempre que possível, procurando o aprimoramento do capital humano. A Lupo utiliza 100% de fios e malhas de algodão com certificação BCI, Better Cotton Initiative, uma organização sem fins lucrativos criada em 2002, com sede em Genebra na Suíça, que atua na melhoria dos processos de plantio de algodão. A empresa também possui Certificação Florestal do Forest Stewardship Council (FSC) em 100% de suas embalagens de cartão, ajudando na preservação dos recursos naturais.

O consumo de energia elétrica, lenha e combustível vem sendo reduzido. No relatório mais recente de sustentabilidade da Lupo foi apresentada uma redução de 65% no consumo de energia elétrica, assim como houve uma redução significativa na emissão de CO², de 2017 para cá. Economia de água e todos os outros recursos também são uma preocupação da empresa, que vem atingindo resultados cada vez mais promissores.

No tocante ao capital humano, a Lupo tem diversas iniciativas para promover a equidade de gênero, sendo que 79,4% dos seus colaboradores se identificam com o sexo feminino e os colaboradores homens e mulheres que exercem o mesmo cargo têm como remuneração a mesma base, segundo o relatório de sustentabilidade da empresa.

A Lupo já foi premiada mais de vinte vezes, entre eles, foi campeã no setor têxtil, couro e vestuário do ranking anual da revista Época Negócios pelo quinto ano consecutivo e primeiro lugar na categoria indústria têxtil/couro e vestuários, no prêmio Líderes do Brasil 2018, promovido pelo Lide - Grupo de Líderes Empresariais, que reconhece os melhores profissionais nos principais setores da economia do país. Além dos prêmios dedicados a Liliana Aufiero, presidente da Lupo, que foi considerada uma das melhores CEOs do Brasil, segundo a Revista Forbes, que escolheu os 34 executivos mais bem sucedidos do mercado em 2016 e recebeu em São Paulo o prêmio "Personalidade da Tecnologia na Indústria" no ano 2000. Para marcar o centésimo aniversário da companhia, a Lupo dedicou um calendário completo de ações para todo o ano, que serão realizadas ao longo de 2021. Confira as principais:

Vídeo Comemorativo com a história da Lupo 100 anos

No dia 21 de março, data oficial do aniversário da Lupo, a empresa divulgou seu vídeo comemorativo, exibido nos principais canais de televisão aberta e fechada do País em uma versão reduzida e a versão completa, que conta a história da Lupo está disponível nas redes sociais da empresa. Esta ação abriu oficialmente as comemorações do centenário Lupo.

Novo posicionamento e conceito

Para reforçar a identidade da Lupo, baseado nos seus 100 anos de história, atuação e crescimento, a marca decidiu repaginar seu posicionamento que passa a ser: "Lupo. Dê seu melhor". Com um conceito simples mas verdadeiro e que tem a cara da marca, o novo slogan será o conceito base de sua comunicação e relacionamento com os diversos públicos.

Espaço Lupo

O Espaço Lupo será um novo ambiente cultural, como uma espécie de museu interativo, construído para marcar o centenário. Destinado à cultura, o espaço vai contar a história da família de seu fundador, Henrique Lupo, desde o início da concepção da empresa até o futuro da marca. Para conceber o Espaço Lupo, foi reunida uma equipe de peso, com alguns dos principais profissionais do País no ramo: o escritório de arquitetura MMBB, a historiadora Simona Misan e o especialista em mostras artísticas, o arquiteto Marcus Vinicius. Com esse espaço, a Lupo pretende deixar mais um legado sólido para o Brasil.

Livro 100 anos Lupo

Os 100 anos de história desde a saída da família Lupo da Itália até o protagonismo da marca, mesmo durante a pandemia, toda a história de coragem, pioneirismo e crescimento da Lupo será contada por um dos maiores escritores do Brasil, Ignácio de Loyola Brandão, araraquarense, integrante da Academia Brasileira de Letras e doutor Honoris Causa pela Unesp. A escolha do autor também carrega o vínculo especial que a família tem com a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, onde está localizada toda a operação, fabricação e escritórios da Lupo.

Inauguração da Megastore Lupo

Em 02 de outubro, no aniversário do Shopping Lupo, no centro de Araraquara, será inaugurada a MegaStore Lupo. Uma loja com aproximadamente 526 m², que irá contar com todas as linhas de produtos da marca e essa será uma das maiores lojas Lupo no país.

Itens comemorativos 100 anos

Para marcar o centenário, nada melhor do que produtos especiais! Ainda neste ano, a Lupo lançará produtos que celebram este marco tão importante.

Concurso Jovens Estilistas

No segundo semestre, a Lupo lançará o Concurso Jovens Estilistas, para revelar e selecionar novos talentos. Os participantes trabalharão sobre itens das diversas linhas Lupo, como Lupo Sport, Lupo Urban, Cuecas, Pijamas, entre outros.

Show para os colaboradores

Para fechar as comemorações do centenário, haverá um show exclusivo para o time Lupo, que poderá ser online de acordo com a situação da pandemia até a data do evento. Os próprios colaboradores poderão escolher o artista através de uma votação interna. Serão apresentados 3 nomes, de gêneros e estilos diferentes.

Sobre a Lupo

A Lupo é uma fabricante de moda de referência no Brasil. Sediada na cidade de Araraquara, interior do Estado de São Paulo, foi fundada em 1921 e ocupa uma área de 90 mil metros quadrados, empregando mais de 5 mil pessoas na região. Seu parque industrial é um dos maiores do mundo no segmento, e utilizando tecnologia de ponta e investindo continuamente na diversificação de suas linhas com produtos, é uma das maiores empresas do setor têxtil do país, fabricando moda íntima, meias e roupas esportivas. A companhia, que oferece peças de vestuário para toda a família, tem no total 12 mil itens, atendendo todos os segmentos e estilos. Hoje, conta com mais de 404 franquias em todo o País. Além disso, a marca tem sido reconhecida por vários setores e entidades em nível nacional e internacional como uma empresa moderna, ágil e comprometida com os aspectos sociais, econômicos e ambientais, fornecendo produtos para mais de 3.209 cidades diretamente pela equipe de vendas. As demais cidades são atendidas por revendedores e a Lupo exporta para mais de 30 países. A sustentabilidade é um importante pilar da empresa, que busca constantemente a utilização consciente dos recursos naturais, com reuso e reciclagem, sempre que possível, procurando o aprimoramento do capital humano. É a primeira marca nacional no setor têxtil a alcançar, no INPI, o reconhecimento de marca de Alto Renome, reforçando o quanto está presente no inconsciente e no coração dos brasileiros. Para atender a demanda do mercado fitness, lançou a Lupo Sport em 2010, primordialmente voltada para a tecnologia Sem Costura que consegue tecer as peças a partir do fio, com as compressões diferenciadas ao longo do produto. A atual presidente da Lupo é Liliana Aufiero, neta do fundador, Henrique Lupo. Mais informações podem ser encontradas em lupo.com.br.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: JB Press House
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 31/03/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Projeto visa qualificar profissionais do setor têxtil e do vestuário
O diretor-executivo do Sintex - Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário do Vale do Itajaí (SC), Renato Valim, participou no dia 07 de abril, de mais uma etapa para o desenvolvimento de um projeto de qualificação de profissionais da área têxtil e do vestuário.  2021-04-12 - Tags: sintex renato valim vestuario denis tavares textil itajai

Lupo traz calendário de ações para celebrar o ano do centenário
Em 2021, a Lupo, marca e fabricante referência na indústria têxtil do Brasil, completa 100 anos. Mesmo em um contexto delicado de pandemia, o centenário da empresa revela a capacidade da marca se reinventar, inovar e se manter relevante na memória e no gosto do consumidor brasileiro e lançará uma série de ações para marcar o centenário a partir do mês de março.  2021-03-31 - Tags: lupo centenario industria textil henrique lupo meias fio sintetico nylon

Mudança no Conselho de Administração do Rieter Holding AG
Michael Pieper, membro do Conselho de Administração da Rieter Holding AG desde 2009, informou que a Artemis Beteiligungen AG vendeu seu lote de 11,.5% de ações da Rieter ao Grupo Picanol (Picanol NV), Bélgica, e que ele não se apresentará para reeleição na Reunião Geral Anual no dia 15 de abril de 2021.  2021-03-19 - Tags: michael pieper rieter holding ag grupo picanol

Huvispan Têxtil investe para aumentar produção em meio à pandemia
A Huvispan Têxtil, empresa catarinense de tinturaria e acabamento, decidiu investir em maquinário, mesmo em meio à pandemia, para aumentar sua capacidade de 400 para 700 toneladas de malhas por mês. Considerada um setor importante, que movimenta não só a economia do Brasil como de muitos outros países, a indústria têxtil pretende compensar as perdas geradas em 2020 e reagir rapidamente à crise econômica investindo em novas oportunidades.  2021-03-18 - Tags: huvispan textil cledson boger tinturaria acabamento malharia

Autefa Solutions conduz testes de spunlace em parceria com seus clientes
Após um projeto bem-sucedido com a Lenzing, o fabricante alemão de tecnologia de nãotecidos Autefa confirmou que sua linha de spunlace, equipada com a máquina de hidroentrelaçamento V-Jet Futura está agora disponível para outros testes, cobrindo todo o processo do “fardo ao tecido”, inclusive abertura e mistura de fibras; formação de véu, hidroentrelaçamento, secagem, bem como corte e bobinagem.  2021-03-16 - Tags: autefa solutions naotecidos nao tecidos spunlace christoph machill

Grupo Kyly inaugura projeto que abre as portas da fábrica ao público
O Grupo Kyly acaba de inaugurar a Estação Kyly. Por meio da tecnologia de realidade virtual proporcionará aos visitantes uma verdadeira imersão em seu processo produtivo, acompanhando um floco de algodão desde a saída da plantação até a fabricação de uma peça de roupa. A atração estará disponível a partir do dia 11 de março.  2021-02-26 - Tags: grupo kyly realidade aumentada claudinei martins estacao kyly realidade virtual

Novozymes doa 100 computadores para crianças e adolescentes
Incentivar o estudo, a cultura e a pesquisa é uma das propostas das atividades sociais da Novozymes, multinacional dinamarquesa que atua no segmento da biotecnologia (enzimas e microrganismo), Marista Escola Social Ecológica que atende gratuitamente mais de 300 crianças e adolescentes. Neste ano, a empresa está doando cerca de 100 laptops para os alunos da escola.  2021-02-25 - Tags: novozymes marista escola social ecologica biotecnologia novozymes latin america

Sinditec completa 32 anos de atividades para promoção do setor têxtil paulista
O Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) completou 32 anos de atividades dia 10 de fevereiro. O segmento têxtil continua sendo muito relevante nas cidades representadas pela entidade, região que concentra um dos maiores polos da indústria têxtil no Brasil e no Estado de São Paulo.  2021-02-24 - Tags: sinditec segmento textil producao tecidos 32 anos leonardo sant ana

Elastano 100% reciclado da Hyosung, creora® regen chama a atenção da Indústria de Denim
Sustentabilidade, rastreabilidade e transparência são assuntos que estão no topo da agenda da indústria de denim, as indústrias e marcas estão buscando fibras com soluções ecologicamente sustentáveis para ajudá-los a criar produtos que possam ser reconhecidos como ecologicamente corretos e produzidos de maneira mais responsável.  2021-02-23 - Tags: hyosung elastano creora tejidos royo jose r royo hyosung textiles

EFI Reggiani mostra oportunidades para impressão têxtil no mercado brasileiro
A Conferencia Global EFI Engage, realizada de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, promoveu em sua plataforma on-line uma imersão no mundo da impressão digital; com uma maratona de lançamentos e difusão de conhecimento tecnológico. Para falar sobre o evento e seus resultados, o Portal Textília conversou com Adele Genoni – vice-presidente e gerente geral da EFI Reggiani, cuja sede fica na Itália.  2021-02-22 - Tags: conferencia global efi engage efi reggiani adele genoni entrevista exclusiva

Presidente da Abit é o convidado do primeiro episódio do Têxtil Show
Um setor considerado um dos pilares da economia brasileira, que gera mais de 16% dos empregos no país e agora enfrenta os impactos da crise sanitária e econômica. É esta a realidade do mercado brasileiro de moda, da indústria ao vestuário, e que agora conta com um talk show exclusivo para debater boas práticas, tendências e negócios do segmento.  2021-02-19 - Tags: fernando pimental abit busca textil talk show pimentel textil show

Grupo Elian reduz custos com ações focadas em sustentabilidade e consumo consciente
Desde 2014, o Grupo Elian, indústria têxtil de Jaraguá do Sul (SC) - com mais de 30 anos de atuação e cerca de 750 colaboradores, coloca em prática uma iniciativa que, em 2019, foi reformulada e ganhou o nome de Grupo de Melhorias. Neste programa, os colaboradores se reúnem em equipes de até sete participantes, acompanhados de uma liderança, e apresentam projetos dentro dos pilares propostos, que podem ser de sustentabilidade, otimização de tempo, economia financeira, entre outros.  2021-02-17 - Tags: grupo elian caique menezes dos santos sustentabilidade acoes

Metalock oferece serviços de manutenção de equipamentos para a indústria
Empresa com 63 anos de história, a Metalock Brasil oferece soluções diferenciadas em manutenção de equipamentos em diversos setores Industriais, incluindo o têxtil, naval e offshore. A empresa executa serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, além de inspeções obrigatórias e comissionamentos.  2021-02-12 - Tags: metalock brasil reparo a frio metalock metalock international association

Hyosung finaliza participação na Colombiatex com sua marca de elastano creora®
Encerrou na última semana a versão digital da feira Colombiatex de las Américas, a principal feira de moda da América Latina voltada a tecidos e matéria prima.vUm dos destaques foi a Hyosung Brasil, empresa líder mundial em elastano que apresentou toda sua tecnologia do elastano creora®, linha de fios que já respondem pela comercialização em 65% das empresas têxteis e de confecção no mercado brasileiro bem como em mais de 50% do mercado Colombiano, além de  2021-02-12 - Tags: colombiatex de las americas hyosung brasil jesse moura araquari

Coteminas e COB lançam projeto inédito sobre a influência do sono na performance de atletas
A Coteminas, que através da sua marca Persono propõe um olhar científico para a saúde e a qualidade do sono dos brasileiros, acaba de anunciar parceria inédita com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, assim, levar seu projeto inovador de conscientização, monitoramento e detecção dos distúrbios do sono ao mundo dos esportes.  2021-01-29 - Tags: coteminas persono ateltas desempenho sono cob josue gomes

Novo livro sobre Classificação Fiscal de Mercadorias Têxteis
Fábio Fatalla, bacharel em Engenharia Mecânica Têxtil pela FEI e diretor da Interface Engenharia Aduaneira, e o professor Fernando Barros de Vasconcelos, graduado em Engenharia Têxtil pela FEI, com mais de 40 anos de experiência no setor, lançaram o livro Classificação Fiscal de Mercadorias Têxteis na Nomenclatura Comum do Mercosul.  2021-01-26 - Tags: classificacao fabio fatalla fernando barros engenharia textil textil mercosul

Instituto Hohenstein comemora 75 anos de serviços para o setor têxtil
Parceiro de testes e pesquisa têxtil, o Instituto Hohenstein, Alemanha, celebra este ano o seu 75º aniversário. Conduzido pela terceira geração dos fundadores, a empresa planeja expandir sua base para o futuro. O proprietário, Prof. Dr. Stefan Mecheels, está orgulhoso: "Nosso lema, ‘We live textiles’, expressa exatamente o que nos tornou especiais por muitas décadas - nosso entusiasmo pelos têxteis e a oportunidade de fornecer soluções que fazem a diferença no mundo."  2021-01-18 - Tags: instituto hohenstein alemanha stefan mecheels hohenstein oeko tex 75 anos

Delta Máquinas Têxteis projeta 50% de crescimento para 2021
Em 2020, apesar da crise, a Delta Máquinas, com sede em Pomerode (SC), especializada em máquinas, acessórios e softwares para produção têxtil aumentou faturamento em 7,5% e expandiu atuação no mercado. Presente em nove países da América Latina, a marca expôs seu portfólio em grandes feiras mundiais, como a ITMA (Itália e Espanha), Emitex (Argentina), Expotextil (Peru,) Colombiatex (Colômbia), Exintex (México) e a Febratex(Blumenau), o que garantiu crescimento anual de 30% no faturamento anual entre 2017 e 2019.  2021-01-13 - Tags: delta maquinas pomerode fabio kreutzfeld

Roland DG fecha 2020 com saldo positivo
Que 2020 foi ano difícil para economia mundial todos sabemos, por isto as empresas que conseguiram fechar o ano no positivo se destacam no mercado. É o caso da Roland DG com mais 30 anos no mercado brasileiro, se destacou por sua solidez e maturidade na condução dos negócios.  2021-01-11 - Tags: roland dg balanco 2021 clayton tecnologia

Lenzing é campeã em sustentabilidade na Lista CDP 2020
O Grupo Lenzing, com sede na Áustria, foi reconhecido pelo CDP ambiental, organização global sem fins lucrativos, garantindo lugar na prestigiosa ‘A List CDP 2020’, que visa estimular as empresas a reduzir emissões de gases de efeito estufa, bem como agir para proteger as florestas.  2021-01-08 - Tags: paul simpson sustentabilidade grupo lenzing tencel celulose