Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Ação internacional deve impactar o mercado de algodão orgânico da Paraíba

A Unidade Internacional de Sustentabilidade, instituição encabeçada pelo Príncipe Charles, no Reino Unido, garante compromisso com 39 transnacionais para que seus produtos sejam de algodão 100% sustentável até 2025.  O desafio vai ajudar as grandes empresas a manterem o foco e incentivar as pequenas fábricas têxteis que, em breve, vão colocar o algodão sustentável no centro de seus negócios.  No Brasil, menos de 1% da produção de algodão é de origem orgânica. Nesta pequena fatia, o algodão colorido natural da Paraíba tem ganhado protagonismo no mercado interno e externo.

A Santa Luzia Redes e Decoração, localizada em São Bento, sertão da Paraíba, tem cultivado, desde 2006, o algodão colorido natural e orgânico certificado em 20 hectares em sistema de agricultura familiar. A matéria-prima alimenta a fábrica que produz artigos têxteis de decoração: redes de descanso, mantas, entre outros, para abastecer o mercado nacional e internacional. Com a demanda crescente, a empresa decidiu ampliar a produção agrária em 300% para atender tecelagens e outros parceiros na região Sul e Sudeste do país.

Até o momento, já são 60 hectares produzindo algodão orgânico em municípios no entorno da fábrica têxtil, mas o projeto prevê 100 hectares de algodão em 2021. “Temos o sonho de inspirar a retomada da cultura algodoeira do Estado, que já foi líder do país’’, explica Armando Dantas, executivo da empresa têxtil. Nossa proposta é oferecer um algodão de alto valor agregado por se tratar de matéria-prima alinhada aos princípios de sustentabilidade ambiental, econômica e social”, diz.

Agricultura familiar e comercialização

O sistema de agricultura familiar já alcança escala industrial -- são em média 1.200 kg de algodão por hectare. Porém, entre os gargalos para uma cultura livre de agrotóxicos, o combate a pragas, feito de forma manual, vem gerando uma baixa produtividade e custos mais altos. Desta forma, para agregar valor aos seus produtos e alcançar o preço adequado, a empresa tem investido em inovação e alcançado boa visibilidade.

O tema do design associado ao artesanato trouxe reconhecimento de excelência nos produtos têxteis sustentáveis. Um status que atraiu pedidos de coleções exclusivas para empresas conceituadas no setor de decoração, além de convites para feiras de design na França e na Itália.

O interesse pelos têxteis também vai sendo absorvido por outros setores ligados ao bem-estar como é o caso da Positiv.a. A empresa, que atua no mercado de produtos de limpeza para a casa, conheceu o algodão sustentável em uma feira de produtos orgânicos, em São Paulo. “Trata-se de uma grande compradora de tecidos de algodão que vem colaborando de forma indireta com a expansão do cultivo na Paraíba”, destaca Dantas.

Marcela Zambardino, co-fundadora e coCEO da Positiv.a, explica que o propósito da sua empresa é estimular o consumo consciente. Entre os produtos ecológicos, há panos de prato e de limpeza feitos com o algodão orgânico da Santa Luzia. Ela explica a escolha: “O algodão comum é uma das commodities mais poluentes do mundo. E o algodão orgânico, ao compor peças assinadas por estilistas, torna-se um produto caro. Um pano de limpeza pode ser o único algodão orgânico dentro da casa -- um produto nacional, que respeita e valoriza a terra e as pessoas. E nossos clientes compram também porque querem apoiar isso”. Na comunicação da Positiv.a há informações sobre o modo como o algodão é cultivado. “Acho incrível que a empresa plante o próprio algodão, fomentando a economia dos assentamentos rurais e com uma cadeia produtiva transparente”, diz.

Apoio das Instituições públicas e privadas

A iniciativa empreendedora da Santa Luzia colhe bons resultados pelo apoio de instituições. Entre elas, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária -- Empaer, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca. Os técnicos da Empaer trazem conhecimento para a atividade agrícola, ensinando o agricultor a cuidar da terra e da planta sem defensivos, sobretudo na região do semiárido, com características específicas, onde a seca pode durar anos. “A ação da empresa em priorizar o cultivo em áreas remotas e de grande vulnerabilidade social é louvável. Isso traz um benefício significativo como a transformação econômica para estas famílias que antes plantavam apenas para subsistência e, hoje, já nutrem novas perspectivas melhorando sua auto-estima”, declara Nivaldo Moreno Magalhães, presidente da Empaer.

Gilvan Ramos, agrônomo e especialista em agribusiness da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Algodão, credita a expansão da cultura ao sucesso comercial e econômico-financeiro de empresas privadas. “A Santa Luzia representa hoje, no estado da Paraíba e no Brasil, um empreendimento industrial-comercial de aproveitamento racional da tecnologia algodão naturalmente colorido. Ao lado de outros empreendimentos microempresariais, a iniciativa é a mais completa porque sua programação de trabalho e projetos elaborados até o presente momento apresentam início, meio e fim”, diz.

De acordo com Luiz Sávio, gerente do Instituto de Tecnologia Têxtil e Confecção do Senai Paraíba, a entidade apoia a iniciativa da expansão da cultura do algodão no que for necessário, principalmente no beneficiamento da pluma. Savio observa que o trabalho da Santa Luzia é muito significativo. Enquanto o estado da Paraíba em 2019 produziu 20 toneladas de algodão orgânico colorido em pluma incluindo a produção da Santa Luzia, somente esta empresa deve produzir mais de 25 toneladas ainda este ano.

Para ele, o trabalho da Santa Luzia é exemplar “não só por abraçar a nobre bandeira da sustentabilidade do nosso algodão colorido, mas por dar condições às nossas humildes famílias plantadoras deste algodão. São em torno de 180 pessoas simples do campo. Além de apoiar as comunidades quilombolas daquela região, que estão por lá, desde o século XIX”, conclui.

De forma colaborativa, o programa de expansão do algodão na Paraíba está fortalecendo as comunidades agrícolas. Dantas faz parte de uma geração de líderes que se antecipa a uma nova realidade da indústria dando prioridade para a sustentabilidade e transparência. O desafio do algodão sustentável 2025 deve ajudar as grandes empresas a manterem o foco. Em breve, mesmo as pequenas empresas têxteis deverão colocar o algodão sustentável no centro de seus negócios e a Santa Luzia será a alternativa por estar com a cadeia produtiva em plena capacidade de atendê-las.

Perfil 

A empresa têxtil Santa Luzia Redes e Decoração é sediada em São Bento, na Paraíba, desde 1986. Seus produtos são guiados pela sustentabilidade e pela inovação -- preservando características culturais com base no trabalho artesanal e orientado pelo design. Armando Dantas, executivo da empresa, iniciou sua carreira como artesão produzindo e vendendo redes de porta em porta -- hoje exporta produtos feitos com fios ecológicos para a Europa, a América do Norte e África.  Em 2018, Dantas teve seu trabalho premiado com “Reconhecimento de Excelência Artesanal do Cone Sul" concedido pelo World Crafts Council – WCC  (Conselho Mundial de Artesanato) com recomendação da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura – Unesco.  Em 2019, foi selecionado por curadoria, e expôs seus produtos na Casa Brasil, durante a Semana de Design de Milão e na Maison & Object, em Paris.  Para saber mais acesse: https://www.redesantaluzia.com.br/

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Edição: Marcia Mariano
Fonte: Assessoria de imprensa: Sandra Vasconcelos
Fotos: Divulgaçao

Data de publicação: 02/06/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Showroom da Global Química & Moda visa popularizar digitalização na estamparia
Global Química & Moda (GQM) vai apresentar aos visitantes do Mega Polo Moda, no bairro do Brás (SP), maior centro atacadista do país, opções para a personalização em tecidos através da impressão digital. Máquinas e insumos utilizados no processo reduzem drasticamente o uso de água e finalizam a estampa em poucos segundos, democratizando o acesso à moda.  2020-11-20 - Tags: global quimica e moda gqm mega polo moda felipe simeoni

Archroma lança seu terceiro relatório de sustentabilidade
A Archroma, líder global em especialidades químicas para soluções sustentáveis, anunciou o lançamento de seu terceiro Relatório de Sustentabilidade. Preparado de acordo com os padrões da Global Reporting Initiative (GRI), e cobrindo o Ano Fiscal de 2019, o relatório descreve o progresso da empresa em seus tópicos prioritários de sustentabilidade.  2020-11-12 - Tags: archoram solucoes sustentaveis sustentabilidade quimica global reporting initiative covid 19

Impressão digital reduz consumo de água e permite personalização na indústria têxtil
Entre os dias 3 e 5 de novembro, grandes players do setor têxtil, comunicação visual e serigrafia se reuniram na FuturePrint Xperience, um evento 100% online que trouxe conteúdo sobre as tendências do setor. A Epson, líder em soluções digitais, participou do evento apresentando cases de impressão direta (DTG) para a indústria têxtil e outros modelos do seu portfólio, como a Epson SureColor F9370, ideal para impressão de estampas mais econômica e sustentável.  2020-11-06 - Tags: epson tiago silva solutions center futureprint xperience dtg

Licença da Procter & Gamble oferece o melhor para produção de nãotecidos
A multinacional norte-americana de produtos de consumo Procter & Gamble e a Oerlikon Nonwoven - Teknoweb Materials uniram –se em um contrato de licença exclusivo sob o qual a fabricante alemã Oerlikon comercializará a inovadora tecnologia Phantom da P&G para o mercado global de nãotecidos.  2020-11-04 - Tags: procter gamble oerlikon nonwoven teknoweb materials naotecidos processo spunmelt hidroentrelacamento

Lenzing ganha Prêmio de Inovação com Tecnologia de Nãotecidos Sustentáveis
O Grupo Lenzing recebeu, no dia 20 de outubro, o “Prêmio do Estado de Inovação”, maior nesta categoria na Áustria, por suas realizações inovadoras. A empresa foi agraciada como a vencedora com seu projeto Lenzing ™ Web Technology, novo processo que combina a produção de fibras e nãotecidos em uma única etapa, estabelecendo novos padrões em termos de eficiência, circularidade e sustentabilidade ecológica.  2020-10-27 - Tags: grupo lenzing lenzing web technology gert kroner stefan doboczky naotecidos

DiloGroup participa da Cinte Techtextil e mostra tecnologia para nãotecidos
DiloGroup, fornecedor de linhas de produção para nãotecidos, com sede na Alemanha, apresentou seus desenvolvimentos na Cinte Techtextil, principal feira comercial bienal da Ásia para têxteis técnicos e nãotecidos, realizada em setembro, em Xangai, na China. Esta foi a primeira a primeira feira de tecnologia têxtil no continente asiático desde a pandemia de covid-19.  2020-10-16 - Tags: dilogroup cinte techtextil naotecidos di lour higiene hyperpunch hyperlayer

Senai Cetiqt produzirá uniformes utilizados pela Força Aérea Brasileira
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - Senai Cetiqt, fechou parceria inédita com a Força Aérea Brasileira (FAB) para a produção de fardamentos e calçados utilizados atualmente pelos seus militares. A aliança foi oficializada no dia 21/09 na sede da Diretoria de Administração da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.  2020-10-09 - Tags: centro de tecnologia da industria quimica e textil senai cetiqt forca aerea brasileira fab uniformes

LIFE Materials fecha parceria com empresas têxteis para a produção dos tecidos antivirais
A empresa global LIFE Materials Technologies, especializada no desenvolvimento de tecnologias antimicrobianas de proteção para têxteis e polímeros, acaba de fechar parceria com empresas têxteis brasileiras para a produção de tecidos antivirais.  2020-10-05 - Tags: life materials technologies tecnologia antimicrobiana industria textil zinco antiviral

Tecido antiviral e antibacteriano chega ao setor de transportes
A Grifebus, fornecedora de tecidos para revestimento de veículos de transporte coletivo, e a ChromaLíquido, empresa de inovação têxtil, anunciaram parceria para desenvolvimento de tecidos com o fio de poliamida Amni Virus-Bac off da Rhodia, que reduz a contaminação cruzada por bactérias e vírus, incluindo os da classe do coronavírus.  2020-09-23 - Tags: grifebus chromaliquido rhodia amni virus bac off poliamida coronavirus superficie texteis onibus vans medidas preventivas

Lenzing divulga resultado de pesquisa global junto aos consumidores
Os resultados da Pesquisa Global de Percepção do Consumidor sobre matérias-primas sustentáveis em moda e têxteis, encomendada pela Lenzing em parceria com a Wakefield Research, refletem a necessidade de uma colaboração mais estreita dentro das indústrias de roupas e têxteis-lar e conclui que "Transparência" é a chave para marcas que desejam ganhar a confiança do consumidor, abrindo caminho para a colaboração na cadeia de abastecimento da indústria.  2020-09-21 - Tags: pesquisa global de percepção do consumidor lenzing pesquisa online lenzing modal produtos texteis sustentabilidade

Radici Group cria nova empresa voltada para inovação e sustentabilidade
O Grupo Radici anunciou a fundação da Radici InNova, um consórcio sem fins lucrativos, para garantir a continuidade dos negócios, melhorando a competitividade corporativa e criando valor para a comunidade. O objetivo principal da nova empresa é o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e inovação para os setores de química, polímeros de alto desempenho e soluções têxteis avançadas, de acordo com a estratégia de sustentabilidade do grupo italiano.  2020-09-18 - Tags: grupo radici radici innova economia circular angelo radici solucoes texteis avancadas inovacao

Rhodia tem novo vice-presidente nas áreas de fibras têxteis e de poliamida
O executivo Antonio Leite é o novo responsável pela área de Fibras e Poliamida da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, função que acumulará com a vice-presidência global das áreas de negócios Fenol e Derivados e Solventes Oxigenados da companhia.  2020-09-16 - Tags: solvay amni fio textil poliamida rhodia antonio leite grupo solvay

Nilit é reconhecida por suas ações sustentáveis
A Nilit, líder mundial na produção de poliamida 6.6 premium e sustentável para o mercado de vestuário e moda, foi reconhecida por suas iniciativas que reduzem a pegada ambiental, desenvolvendo fibras têxteis de forma responsável e com comprometimento social com as comunidades nas quais opera pelo mundo.  2020-09-15 - Tags: nilit sustentabilidade inovacao energia limpa poliamida premium pegada ambiental israel

Dalila Têxtil e Cataguases firmam parceria para a produção de tecidos antivirais
Diante do atual cenário de pandemia e enfrentamento do covid-19, duas grandes indústrias têxteis brasileiras, a Dalila Têxtil, com sede em Santa Catarina, e a Companhia Industrial Cataguases, de Minas Gerais, se uniram em parceria inédita para ampliar a distribuição de tecidos com acabamento antiviral no mercado brasileiro.  2020-09-04 - Tags: pandemia covid 19 cataguases dalila textil parceria tecido antiviral acabamento sustentabilidade quimicos nacional andre klein minas gerais santa catarina

Archroma recebe EcoVadis Gold por desempenho em responsabilidade social corporativa
A Archroma, líder global em cor e especialidades químicas para soluções sustentáveis, foi premiada com a medalha EcoVadis "Gold" por sua avaliação em Responsabilidade Social Corporativa (CSR 2020), entre as top 5% melhores classificadas da indústria.  2020-08-31 - Tags: ecovadis archroma quimica ecovadis gold responsabilidade social corporativa heike van de kerkhof

Nilit Brasil registra o marco de 10 anos sem acidentes
A Nilit Brasil, filial da líder global na produção de poliamida 6.6, registrou o marco de 10 anos sem acidentes que envolvam afastamento de funcionários em sua fábrica em Americana, interior de São Paulo. "Oferecer um ambiente de trabalho seguro e respeitoso no Brasil está entre nossas prioridades e em linha com nossa política de responsabilidade corporativa global" diz Paulo De Biagi, gerente geral da Nilit para a América Latina.  2020-08-28 - Tags: nilit brasil ricardo fernandes poliamida paulo de biagi america latina

GQM amplia portfólio de produtos para mercado têxtil com linha para tinturaria
Mesmo numa situação adversa como a que estamos enfrentando, a Global Química & Moda (GQM) vem buscando novidades para se destacar no mercado. E para isso acaba de investir no lançamento de uma nova linha de produtos, a Global Tex, que marca a entrada da empresa no segmento da tinturaria, com produtos de alta perfomance.  2020-08-26 - Tags: global quimica moda gqm global tex tinturaria estamparia digital marcio santaliesta marcio wesley

Marina Crnoja-Cosic assume o departamento de novos negócios da Kelheim Fibre
A Dra. Marina Crnoja-Cosic foi nomeada Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, na especialidade fibras de viscose, da Kelheim Fibres. Ela também atuará como um membro do Conselho de Administração da Kelheim.  2020-08-13 - Tags: kelhein fibers marina crnoja-cosic craig barker fibras quimicas viscose

Mahlo comemora 75 anos mantendo foco na produção local
Há 75 anos, a Mahlo GmbH + Co KG, sediada em Saal, Alemanha, estabelece padrões mundiais na medição e controle para a indústria têxtil. Apesar dos anos, esse fabricante da máquinas nunca deixou de atualizar constantemente para estar um passo à frente dos desafios de seus clientes.  2020-08-11 - Tags: mahlo gmbh co kg saal alemanha industria textil heinz mahlo made in germany tecelagem

Milliken anuncia novas cores inspiradas em naturalidade e harmonia
Devido ao cenário da pandemia, que intensifica as aspirações das pessoas por união e segurança, a linha Milliken 2021 traz como destaque a paleta Harmonic Sinergy, que oferece a marcas e designers sete novas tendências de cores para que bens de consumo correspondam às expectativas do público.  2020-07-31 - Tags: corantes corantes polimericos harmonic sinergy milliken 2021 liquitint