Grupo Radici entra no mercado de elastano
Lançamento da RadiciSpandex, nos Estados Unidos
Foto: Jerry Kean.
O grupo italiano Radici, verticalmente integrado na produção de fibras sintéticas, consolidou, em março de 2001, sua participação no mercado norte-americano e mundial de fios spandex (elastano) com a aquisição da massa falida da Globe Manufacturing Corp., detentora da marca Glospan.
A nova companhia, que passou a chamar-se RadiciSpandex Corp., continuará produzindo o fio de spandex Glospan, nos Estados Unidos.
Durante o encontro com os jornalistas, em Nova York, ao qual esteve presente a Revista Textília, Fabrizio Calenti, presidente da RadiciSpandex e também gerente-geral da RadiciNylon - Fashion Fibers, com sede na Itália, comentou:
O Grupo Radici, com seus produtos, conhecimento, serviços e pessoal, irá agregar valor ao relacionamento consumidor/fornecedor, agora também incorporado pela RadiciSpandex, tanto nos EUA quanto no mundo. Perguntado sobre o tipo de identidade corporativa que a nova empresa vai seguir, num mercado tão competitivo quanto o dos fios de elastano, Calenti respondeu: Para superar as mudanças extremamente competitivas e rápidas deste mercado, a companhia vai buscar a máxima eficiência, tanto na produção tecnológica quanto no custo operacional, para tornar-se capaz de oferecer produtos de qualidade em escala mundial.
Sinergia garante sucesso
A ênfase do Grupo Radici na integração vertical, ou seja, abrangendo vários segmentos da fiação sintética, fortalecerá a companhia como um dos grandes fornecedores globais. ?As mudanças farão cada unidade do Grupo Radici tornar-se mais forte e preparada para melhor competir na concorrência mundial?, avaliou o executivo italiano, que acredita na sinergia natural que existe entre o náilon e os produtos de spandex.
De fato, o elastano é um componente importante, tanto no design quanto no conforto do vestuário moderno. Dos trajes de banho à lingerie, passando pelos artigos esportivos aos formais, como ternos e vestidos, a tendência é empregar, cada vez mais, filamentos que dêem elasticidade à roupa
O vice-presidente de vendas da RadiciSpandex Corp., Bill Girrier, destacou, porém, que a moda não é o único mercado de aplicação do spandex. Segundo ele, o fio de elastano também é utilizado em outros tipos de produtos têxteis, como tecidos técnicos e artigos para o lar. Girrier acrescentou que a nova empresa vai fabricar e distribuir o fio Glospan nas fábricas já existentes em Tuscaloosa e Gastonia, nos Estados Unidos.
Objetivos da compra
A aquisição da Globe pelo Grupo Radici seguiu uma estratégia de mercado clara, baseada em quatro pontos básicos:
O grupo visa a tornar-se um produtor mundial com atuação centrada na Europa, América Latina e Estados Unidos. Oferta de produto: Atuar em dois segmentos que se completam: náilon e elastano, e assim oferecer maiores opções para o consumidor, além de atender às necessidades da indústria têxtil.
Bill Girrier e Fabrizio Calenti.
Foto: Jerry Kean.
Foco comercial: Chave para conquistar consumidores e mercados mundiais.
Criação de valor: Agregar valor, também, em um segmento extremamente competitivo.
O Grupo Radici foi fundado em 1946 como uma fábrica de tecidos para o lar. Hoje, devido a uma política de integração e diversificação, tornou-se um conglomerado industrial com mais de 8 mil empregados, trabalhando em 40 fábricas pelo mundo. As áreas de atuação abrangem os segmentos de fibras químicas, que correspondem a 31% dos negócios; teares 24%, têxteis 13%, química 11%, serviços de engenharia 8%, plásticos 7% e embalagens 6%.
A decisão do Grupo Radici de entrar no segmento de elastano reflete as projeções de crescimento de demanda mundial destes filamentos, na indústria têxtil. O gráfico mostra um crescimento contínuo: de 45.500 toneladas, em 1990, para mais de 200.000 toneladas, até 2005. A expectativa de crescimento nestes 15 anos é de 10,5%. O mercado de elastano é global, porém, a DuPont lidera a produção mundial. A maioria das fábricas está concentrada na Ásia.
Apenas seis produtores: Globe (EUA), Bayer (EUA e Alemanha), Fillatice (Itália), State Enterprise (Rússia), Chemitex (Polônia) e Gomelast (Venezuela) estão localizados fora do continente asiático, que concentra ao todo 29 produtores, sendo que dois deles, um instalado na Coréia do Sul e outro em Taiwan, são associados à DuPont mundial.
A China possui 8 fabricantes, seguida do Japão com 7, Taiwan também com 7, Coréia do Sul 6 e Índia 1.
O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.
Redação
Data de publicação: 01/04/2001
Conteúdo relacionado
Edana, 'a voz da indústria de nãotecidos', comemora 50 anos
A Edana – associação que representa a indústria de nãotecidos em toda a cadeia de suprimentos, comemorou seu 50º aniversário como a voz da indústria do setor, com um grande evento em Bruxelas em 28 de abril. O “Nonwovens Get-Together” contou com a participação de mais de 280 membros da entidade e convidados.
RadiciGroup fecha 2021 com resultados positivos e considera manter plano de investimentos
Com vendas totais de 1.508 milhão de euros, geradas por mais de 30 unidades de produção e vendas na Europa, Ásia e América, o RadiciGroup – com sede na Itália, encerrou seu exercício de 2021 com resultados positivos, apesar das dificuldades devido aos efeitos persistentes da pandemia e o aumento acentuado do custo das matérias-primas e da energia, especialmente durante o final do ano.
Acimit renova sua identidade corporativa com um novo logotipo e site
A Acimit - Associação dos Fabricantes italianos de Máquinas Têxteis, apresentou sua identidade corporativa renovada, resultado de um esforço colaborativo envolvendo a própria associação e a agência de comunicação Take, que cuidou da reestilagem do logotipo, do novo design de brandbook e do desenvolvimento do novo site da entidade. A nova imagem da Acimit reflete sua alma dinâmica e em evolução.
Sinditêxtil-SP recebe a maior honraria da Assembleia Legislativa de São Paulo
Entre as atividades que marcam as comemorações de seus 90 anos, o Sinditêxtil-SP foi homenageado com o Colar de Honra ao Mérito Legislativo – a maior honraria conferida pela Assembleia Legislativa de São Paulo. Criado em 2015, é concedido a pessoas naturais ou jurídicas, brasileiras ou estrangeiras, civis ou militares, que tenham atuado de maneira a contribuir para o desenvolvimento social, cultural e econômico do Estado. O ato solene para a outorga do colar foi realizado na Alesp, no dia 9 de maio.
VDMA realiza circuito de webtalks às vésperas da Techtextil 2022
Em preparação para a Techtextil, que acontece, de 21 a 24 de junho próximo, em Frankfurt, nove empresas associadas à VDMA - Associação de Máquinas Têxteis, da Alemanha, apresentaram seus destaques para o mercado de têxteis técnicos em um evento virtual de lançamento com o tema "Tecnologias sustentáveis para têxteis técnicos". Uma série de webtalks de tecnologia VDMA já estão planejados até a feira, bem como um Spotlight Talks durante o evento.
Mayer & Cie lança kits de atualização para máquinas circulares
A fabricante alemã de máquinas de malharia circular Mayer & Cie. está lançando seus kits de atualização para máquinas de malharia circulares que já estão em uso pelos clientes. Com pacotes sob medida, a empresa quer dar aos seus usuários a oportunidade de aproveitar o progresso tecnológico em suas máquinas existentes. O objetivo é melhorar o desempenho e estender sua vida útil dos equipamentos, com baixo orçamento.
Vastex International anuncia novo executivo de vendas
Mark Vasilantone, presidente da Vastex, anunciou o executivo Jon Yankowy como novo Associado de Vendas da Vastex International, nos Estados Unidos. “Jon traz uma ampla experiência em vendas, marketing e design para a Vastex, bem como impressão têxtil prática, permitindo que ajude os clientes a melhorar todos os aspectos de seus negócios”, comenta Vasilantone.
Teijin Frontier desenvolve calculadora de emissões de CO2 para fibra de poliéster
Teijin Frontier Co., Ltd., empresa de conversão de fibras e produtos do Grupo Teijin, no Japão, desenvolveu um sistema próprio para calcular as emissões de CO2 geradas pelos seu processo de produção de fibra de poliéster. A companhia já começou a usar o sistema para avaliar as emissões da produção de filamentos de poliéster e fibras descontínuas e, gradualmente, expandirá o escopo para incluir produtos têxteis tecidos e tingidos. A empresa também planeja incentivar os parceiros a adotar o sistema.
Archroma faz parceria com universidade para formação de especialistas em cores
A Archroma anunciou o lançamento de uma colaboração com a Universidade da Carolina do Norte Greensboro (UNCG) e seu departamento de Estudos de Consumo, Vestuário e Varejo (CARS), com o objetivo de aprimorar a educação de seus estudantes na área de especialização em gerenciamento de cores. Os alunos poderão usar os livros do Atlas de Cores da Archroma e os dados digitais como recursos de seleção de cores para uso em diversos projetos e tarefas.
Andrade Máquinas comemora sucesso na Agreste Tex 2022
Caruaru, uma das cidades mais importantes do polo têxtil pernambucano, recebeu de 29 de março a 1 de abril, a feira de tecnologia têxtil e de confecção Agreste Tex e a Andrade Máquinas, uma das principais empresas de distribuição de máquinas de costura e equipamentos para indústria da moda, participou da feira com exposição de maquinário e com o lançamento do primeiro livro de seu diretor, Mauro Andrada, dentro da programação oficial da área de Conferência do evento.
Adriana Morasco expande seu cargo de liderança na The Lycra Company
A executiva brasileira, Adriana Morasco, assumiu a responsabilidade por todas as atividades comerciais na América Central e na América do Norte, além da América do Sul - que vinha já ocupando desde 2019, quando entrou na companhia - passando ao cargo de vice-presidente Américas para a Divisão de Produtos para Vestuário. Seu principal objetivo é desenvolver estratégias comerciais e de eficiência operacional, assegurando que os princípios e a cultura da empresa sejam seguidos.
Tendências sustentáveis na indústria têxtil
A sustentabilidade ganha cada vez mais espaço e relevância em diversos setores e, claro, na indústria têxtil não é diferente. No caso desse setor, o que se torna praticamente essencial é a escolha de materiais, como malhas ou matérias-primas sustentáveis. A Texneo, uma das principais indústrias têxteis no Brasil, está sempre atenta as principais tendências globais e se preocupa com a sustentabilidade em seus processos, por isso, cita alguns pontos de atenção para quem quer abraçar a causa nessa indústria de forma eficiente.
Epson mostra inovações na maior feira de impressão da América Latina
A Epson levará as suas inovações referência em sustentabilidade e produtividade à aguardada ExpoPrint & ConverExpo 2022, maior feira do setor de impressão industrial da América Latina, realizada a cada quatro anos, que ocorrerá entre os dias 5 e 9 de abril em São Paulo, na Expo Center Norte.
Andrade Máquinas participa da Agreste Tex 2022
Caruaru, uma das cidades mais importantes do polo têxtil pernambucano, recebe de 29 de março a 1 de abril, a feira de tecnologia têxtil e de confecção Agreste Tex e a Andrade Máquinas, uma das principais empresas de distribuição de máquinas de costura e equipamentos para indústria da moda, participará da feira com exposição de maquinário no stand e com o lançamento do primeiro livro de seu diretor, Mauro Andrada, dentro da programação oficial da área de Conferência do evento.
Pioneiro da indústria de fibras químicas, Oerlikon Barmag comemora 100 anos
Quando a era das fibras químicas começou há um século, uma empresa alemã foi responsável pelo pioneirismo. A Barmag, fundada em 1922, foi uma das primeiras empresas do mundo a construir máquinas para a produção em larga escala de fibras sintéticas. Até hoje, o fabricante líder de sistemas de extrusão de fibras químicas e máquinas de texturização em Remscheid – marca sob a égide do Grupo Suíço Oerlikon desde 2007 – moldou o progresso tecnológico neste setor; visando um futuro com cada vez mais inovações, com foco em sustentabilidade e digitalização.
Mayer & Cie. relembra um 2021 de sucesso
Olhando para trás, 2021 foi um ano positivo para a máquina de malharia circular feita em Albstadt pelo fabricante de máquinas alemão Mayer & Cie. Após dois anos difíceis, as vendas da empresa superaram os 100 milhões de euros no ano passado, e as perspectivas para este ano são promissoras, com a produção trabalhando em capacidade total de longo prazo no setor de máquinas de malharia circular e retilíneas. Digitalização, sustentabilidade e modernização são os temas para 2022.
Sandler AG apresenta solução para isolamento acústico
A Sandler AG, empresa alemã com tradição industrial de 140 anos e especializada em nãotecidos para diversas aplicações, lançou a solução acústica Bluefiber 100% em fibras de poliéster totalmente recicláveis no final de sua vida útil, feitas de garrafas PET recicladas, para design de interiores, residências e espaços de trabalho que necessitam isolar sons e ruídos. O produto pode ser utilizado como elementos de parede ou teto, divisórias e objetos acusticamente absorventes.
Malharia Brasil otimiza produção com automação no tratamento e no processo de embalagem
Fundada em 1979 em Tietê (SP), a Malharia Brasil é uma indústria especializada na produção de rolos de malhas para a confecção de uniformes profissionais e escolares. Atualmente, conta também com unidade em Brusque (SC) e atuação nacional. Com capacidade produtiva de 300 toneladas ao mês, ela resolveu apostar em automação para otimizar o processo fabril, reduzir perdas e aumentar a qualidade do produto final.
Mulheres da indústria têxtil revelam seu universo real
Na semana de comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e Confecção realizou webinar com três executivas da indústria têxtil: Paola Reginatto, diretora da Sultextil; Sueli Pereira, gerente de Comunicação e Tendências da Santista e Marielza Milani consultora da Abit, que falaram sobre inclusão, diversidade, empoderamento e suas experiências no mundo corporativo.
Edana completa 50 anos em 2022 com mudanças em seu quadro diretivo
Em reunião dedicada a avaliação dos resultados de 2021 e projeções para o futuro, o Conselho da Edana, associação internacional que atende as indústrias de nãotecidos e afins – que completará 50 anos este ano – nomeou o executivo Murat Dogru como diretor geral adjunto. Os conselheiros também confirmaram que ele substituirá Pierre Wiertz como gerente geral da entidade, a partir de 1º de julho de 2022, quando Pierre se aposentará após uma carreira de 39 anos na Edana.