Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Espanha planeja fortalecer suas exportações na ITMA 2019

As máquinas de acabamento e de vestuário foram as que tiveram maior peso no total das exportações do setor têxtil no ano passado: 37,30% e 21,13%, respectivamente. 

A indústria de máquinas é um dos setores que impulsionam a eco­nomia da Espanha. Realizada pela segunda vez em Barcelona, a ITMA (Exposição de Tecnologia Têxtil e Vestuário), maior feira mundial de equipamentos, sistemas, tecnologia e serviços voltados à indústria têxtil e de confecção, contará em sua 18a edição com 87 empresas espanholas, das quais 37 são fabricantes de máquinas. O evento, que acontece de 20 a 26 de junho, é um excelente fórum para conhecer as tendências e perspectivas, bem como a mais recente tecnologia para o setor. A Amec Amtex (Associação Espanhola de Fabricantes de Máquinas Têxteis e Vestuário), que reúne a indústria de máquinas têxteis espanholas, comemora a indicação de Barcelona, onde está localizada sua central, como a sede internacional da ITMA em 2019. Quando a feira foi realizada pela primeira vez na cidade, em 2011, a Espanha estava passando por uma recessão que afetou diretamente a economia e as indústrias do setor. Hoje, o país está em melhor situa­ção de estabilidade econômica, o que favorece a competitividade dos fabricantes espanhóis. Diante da concorrência dos países asiáticos, que operam no mercado global com produtos de baixo custo e alto volume, as empresas europeias têm buscado desenvolver tecnologia para trabalhar em nichos de mercado de alto valor agregado.

Segundo a Amec Amtex, na Espanha existem 70 empresas que empre­gam cerca de 3.400 trabalhadores. Destes, dez são líderes mundiais. A Catalunha sedia cerca de 70%, Valência outros 25%, enquanto o restante está localizado em Madri. São empresas que exportam mais da metade de sua produção, tendo como principais destinos os EUA (12%), Portugal (6,7%), México (5,9%), França e Itália (5,2%) e Índia (4,4%). O Brasil não aparece na lista dos dez maiores importadores de máquinas têxteis espanholas em 2018.

Desde janeiro de 2018, Angela Lalatta, juntamente com Jordi Galtés, Oscar Rius (das máquinas Rius-Comatex) e Esmeragdu Masias (da empresa Masias), dirigem a associação de fabricantes, marcando as estratégias do setor com foco na internacionalização e na inovação. Para falar sobre as expectativas deste grande evento de tecnologia têxtil em Barcelona, convidamos o presidente da Amec Amtex, Jordi Galtés, que respondeu prontamente por e-mail.

Textília: Qual a expectativa da Espanha, em termos de negócios e turismo, com a realização da ITMA na Bracelona?

Jordi Galtés: Estima-se que a ITMA irá gerar um impacto econômico na cidade de aproximadamente 400 milhões de euros, um número comparável ao do Mobile World Congress. Cerca de 127 mil pessoas devem visitar a feira e, neste caso, é um perfil de visitante que vem para a cidade acompanhado da família e fica mais dias para apreciá­-la. Além disso, a complexa preparação do maquinário exposto na feira requer um extenso trabalho anterior e posterior. Ou seja, duas semanas antes de seu início, equipes de montadores, técnicos e engenheiros de todo o mundo estarão na cidade neste período.

Textília: Quantas empresas espanholas participam da feira, com apoio da associação? Pode citá-las?

Galté: Este ano, a Espanha é o terceiro país atrás da Itália e da Alema­nha, superando a Suíça, com 32% a mais de participação em relação à edição de 2015. O total da área de exposição das empresas espanholas na ITMA 2019 é de 6.000m2. Nesta edição, a Amec Amtex coordenou a participação de 87 empresas. Além do apoio técnico e logístico, um ambicioso plano de promoção comercial foi lançado, direcionado aos principais mercados de interesse dos membros da associação. Entre os expositores de reconhecido prestígio estão Electro-jet, Jeanologia, Máquinas Masias, Tacome-Kerajet, Gomplast, Icomatex Rius-Comatex, EAS, Pinter Caipo, Col.loras, Inedit, entre outros; e a Canmartex com a grande surpresa do retorno da conhecida marca Jumberga.

Textilia: Qual é a par ticipação do Brasil para as exportações de tecnologia têxtil espanhola?

Galté: O Brasil, devido às peculiaridades de seu mercado (altas bar­reiras tarifárias, sistema tributário complexo etc.), está na 15ª posição.

Textilia: E como anda a evolução das empresas de lavanderia da Espanha?

Galté: Entre as mais inovadoras está a Jenealogia (Paterna, Valencia), que criou um novo sistema para tratamento de roupas (jeanswear), minimizando o impacto ambiental que os processos tradicionais de lavanderia acarretam e que chegou a um acordo com a norte-americana Levis para instalar uma fábrica no Texas (EUA).

Textilia: Pode mencionar algumas inovações tecnológicas que a Espanha apresenta na ITMA 2019?

Galté: Masias Maquinaria, empresa com mais de 75 anos de experi­ência em tecnologia para beneficiamento, projetou a melhor solução para o tratamento de todos os tipos de fibras, visando otimizar os sistemas de produção de seus clientes; Electro-Jet, criadora do sistema automático de limpeza para fiações e tecelagens; Kerajet, empresa que surgiu como líder em impressão digital de cerâmica e que aplicou sua tecnologia aos têxteis, tornando-se hoje um dos líderes mundiais; Girbau, fabricante de máquinas de lavar industriais que acaba de adquirir uma empresa na China para continuar com seu processo de expansão na Ásia.

Textilia: Quanto a Espanha exportou (em euros) com máquinas e equipamentos têxteis em 2018 e quais foram os principais mercados compradores?

Galté: Em 2018, as exportações espanholas de maquinaria têxtil e de confecção aumentaram 5,19% em relação a 2017, atingindo os 304,64 milhões de euros. As vendas foram principalmente para a União Europeia (27% do total), com Portugal, França e Itália como principais destinos, enquanto os Estados Unidos, México e Paquistão são os principais mercados fora da UE.

Textilia: Que desafios o senhor vê para a indústria têxtil e de vestuário global nos próximos cinco anos?

Galté: O surgimento de novos nichos de mercado e o aumento das possibilidades de especialização de produtos têxteis (tecidos técnicos, bio-sanitários, fisiológicos e inteligentes) abrem novas oportunidades para a indústria do setor. Mas, para isso, é necessário ter pessoal com formação técnica e comercial muito boa.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Publicado em Revista Textília - ed. 112

Data de publicação: 05/05/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Oerlikon anuncia novo CEO que assumirá o cargo em 2020
A Oerlikon anunciou hoje que Philipp Müller foi nomeado Chief Financial Officer (CFO) e membro do Comitê Executivo da empresa, a partir de 1º de janeiro de 2020, sucedendo a Jürg Fedier, que se aposentará no final de dezembro de 2019.  2019-09-12 - Tags: oerlikon ceo philipp muller chief financial officer jurg fedier 2020

Kelheim Fibers desenvolve viscose com estrutura detectável
Uma fibra de viscose especial, com propriedades para ser localizada durante todo o processo têxtil, auxiliando no combate à fraude de matérias-primas, será apresentada pela Kelheim Fibers, durante a 19 ª edição do Dornbirn man Made Fibers Congress, que acontecerá de 20 a 22 de setembro de 2016 na Áustria.  2019-09-03 - Tags: viscose especial kelheim fibers danufil qr alexander bachmann dornbirn made fibers congress

Empresa descarta uniformes de forma responsável e sustentável
A Metalock Brasil, localizada em Santos, no litoral de São Paulo, vem destinando corretamente 201 kg de uniformes em desuso de seus funcionários, sendo por isso reconhecida como uma empresa ambientalmente correta na região.  2019-08-20 - Tags: metalock santos sebrae metalurgica sao paulo uniforme descarte

Stoll renova instalações e cria centro de atendimento aos clientes
A Stoll, fabricante alemão, líder na produção de máquinas de tricô retilíneas, vai transferir sua sede de Stollweg 1 para a área industrial do Distrito de Reutlingen-Betzingen. O projeto de construção, a cargo do escritório de arquitetura ISIN + Co de Stuttgart, é dividido em duas fases: expansão da área de produção e um moderno centro de desenvolvimento para atender os clientes.  2019-07-30 - Tags: stoll alemao maquinas de trico retilineas trico tecnologia inovacao isin stuttgart

Saurer comemora contribuição com a missão Apollo 11
Em 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pisar na Lua e disse a famosa frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a Humanidade”. Hoje, quando o mundo celebra o 50º aniversário deste feito, a Saurer também comemora sua participação no evento.  2019-07-19 - Tags: neil armstrong lua saurer bordar apollo 11 fiacao torcao de fios bordadeiras lion brothers maryland nasa

João Braga revela sua “alma fashion”
O historiador, pesquisador e professor da Faap e da Santa Marcelina acaba de lançar uma revista trimestral para contribuir com a formação dos estudantes de moda no Brasil. Conhecer a história da indumentária e da moda para refletir sobre seu passado e projetar o futuro em um mundo globalizado e híbrido é um dos objetivos da publicação “Soul Fashion.  2019-06-05 - Tags: soul fashion santa marcelina faap joao braga industria fashion

Espanha planeja fortalecer suas exportações na ITMA 2019
As máquinas de acabamento e de vestuário foram as que tiveram maior peso no total das exportações do setor têxtil no ano passado: 37,30% e 21,13%, respectivamente.  2019-05-05 - Tags: acabamento vestuario textil exportaçao 2018

Nãotecidos dá sinais de que pode crescer no Brasil
O executivo Laerte G. Maroni, conselheiro estratégico do Sinditêxtil-SP e do Ciesp/Jundiaí, fala sobre o comportamento de mercado no país.  2019-02-05 - Tags: naotecido textil laerte g maroni sinditextil ciesp crescimento brasil

Lais Pearson, a estrela viajante
“Lais Pearson...Foi minha orientadora de TCC da primeira turma de formandos do curso de Moda Anhembi-Morumbi...Minha professora sempre!!! Agradeço a Deus a oportunidade da convivência como aluna e profissional e, nos últimos anos como uma boa ouvinte de suas maravilhosas histórias do mundo fashion...O céu está em festa e, certamente muito mais “brilhante”!!!! (Romy Tutia)  2018-12-12 - Tags: lais helena da fonseca pearson centro brasileiro de moda guia oficial da moda trends lais pearson falecimento

Vicunha Têxtil investe na expansão de fábrica na Argentina
Empresa investe 220 milhões de pesos para a criação de uma linha de tingimento de denim e 50 postos de trabalho diretos  2017-08-15 - Tags: vicunha textil argentina governador fabrica expansao ricardo steinbruch

Brückner traz inovações em secadoras
Como uma das produtoras líderes em linhas de acabamento e e tratamento térmico para a indústria têxtil e nãotecidos, a Brückner estará presente da INDEX 17, de 4 a 7 de abril, em Genebra na Suíça. No estande 1580, corredor 1, os visitantes terão a oportunidade de obterem todas as informações sobre novos produtos e tecnologias da empresa para nãoteci-dos.  2017-02-08 - Tags: bruckner index 17 linhas de tratamento termico secadoras naotecidos

Autefa mostra novidades para nãotecidos na INDEX17
Seguindo o slogan da INDEX 17 deste ano, "Conectando você às soluções para nãotecidos", a empresa alemã Autefa Solutions apresentará na maior feira global do setor para o mercado de nãotecidos - que acontece de 4 a 7 de abril, em Genebra, na Suíça.  2017-02-08 - Tags: naotecidos tecidos tecnicos index 17 autefa solutions spunlace

Uma nova imagem do Brasil para o exterior
A Textília entrevistou, com exclusividade, o diplomata Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, atual presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que, frente ao desafio de um mercado em retração, tem como objetivo dar um salto na promoção comercial e na atração de investimentos estrangeiros para o Brasil, inclusive na área têxtil, de confecção e de acessórios de moda em geral.  2016-11-15 - Tags: textilia 102 entrevista roberto jaguaribe gomes de mattos apex brasil agencia brasileira de promocao de exportacoes e investimentos

Carlos Miele volta à criação da M.Officer
CARLOS MIELE LANÇA LINHA CRUISE NO OUTONO 2017 DA M.OFFICER  2016-10-25 - Tags: carlos miele m officer criacao dna marca masculino

Invista anuncia expansão na sua planta de fibras no Brasil
A empresa deve aumentar em até 40% a sua produção do fio LYCRA HyFit® para reforçar sua presença no mercado de higiene  2016-10-10 - Tags: invista lycra hyfit higiene expansao planta fibras paulinia sao paulo investimentos stretch

Canatiba Lab e Naja Extreme apresentam o Kimono Denim
Primeiro traje jeans de performance foi testado em um combate nos Jardins  2016-10-10 - Tags: canatiba jeans quimono luta performance kimono denim sunset fight

Archroma completa três anos
A Archroma, empresa líder na cor e em especialidades químicas, fez três anos em 1º de outubro de 2016: "Mesmo que a empresa ainda seja muito jovem, a Archroma tem realizado grandes negócios", diz o CEO Alexander Wessels. Ele também tem grandes planos para o futuro  2016-10-03 - Tags: archroma empresa cor especialidade quimica aniversario alexander wessels

Mercado em crescimento para não tecidos e têxteis técnicos
A Textília conversou com o especialista em não tecidos e tecidos técnicos Freddy Rewald, que traz experiências internacionais ao mercado brasileiro desde a década de 1970.  2016-08-09 - Tags: freddy gustavo rewald naotecidos tecidos tecnicos entrevista textilia 101

Ampla de portas abertas
Única fabricante 100% brasileira no mercado de equipamentos de impressão digital para grandes formatos, a Ampla inicia projeto de convite a imprensa, profissionais e formadores de opinião para conhecerem seus processos inovadores.  2016-06-01 - Tags: textilia 100 ampla adriano coelho ricardo lie empresa em destaque impressao digital

Novo desafio na Orizio-Avanço
O engenheiro têxtil com pós-graduação em marketing Silvio Alves de Paiva está diante de um grande desafio em sua importante trajetória profissional: ele agora é diretor de vendas da Orizio-Avanço, empresa na qual atua desde 1994 (quando saiu da faculdade). Da linha de montagem de máquinas, teve a oportunidade de realizar estágio na Itália, voltando ao Brasil para continuar como chefe de montagem, na assistência técnica, até finalmente ingressar na área comercial como representante de São Paulo. Depois da mudança na Orizio italiana, seu desafio cresceu, e ele começou a atender Argentina, Colômbia e Peru, mas o amor pela empresa o trouxe de volta ao Brasil mais uma vez, nesse período para o Nordeste. Como diretor de vendas, ele diz que o conhecimento de todo o processo em detalhes é essencial para o seu sucesso pessoal e profissional.  2016-06-01 - Tags: textilia 100 note e anote orizio avanco silvio alves de paiva