Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

EFI Reggiani mostra oportunidades para impressão têxtil no mercado brasileiro

A Conferencia Global EFI Engage, realizada de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, promoveu em sua plataforma on-line uma imersão no mundo da impressão digital; com uma maratona de lançamentos e difusão de conhecimento tecnológico. Para falar sobre o evento e seus resultados, o Portal Textília conversou com Adele Genoni – vice-presidente e gerente geral da EFI Reggiani, cuja sede fica na Itália. Segundo ela, a impressão têxtil é um dos segmentos de maior crescimento da indústria e suas aplicações são infinitas.

O evento teve mais de 200 sessões ao vivo sobre temas gerais e específicos, laboratório em tempo real com especialistas da EFI para discutir os recursos dos produtos e apresentar novas funcionalidades, além de patrocinar exposições. A programação contou com 14 sessões informativas e sete demonstrações virtuais com especialistas do mundo todo que exploraram todas as facetas da impressão jato de tinta em têxteis.

Textilia: Qual é a importância da EFI Engage para o setor de impressão digital têxtil após o ano difícil de 2020?

Adele Genoni: A covid-19 afetou toda a indústria no primeiro e segundo semestres de 2020, mas estamos confiantes com as perspectivas fornecidas pela International Textile Manufacturers Federation (ITMF), que prevê que os níveis pré-crise sejam alcançados novamente em 2021. Na verdade, estamos passando por uma mudança positiva nas últimas semanas. Esses tempos aceleraram a adoção dos canais virtuais como o novo normal.

Textilia: Como foi essa experiência de evento digital para os clientes da empresa?

Adele Genoni: Nossos webinars, demonstrações e eventos virtuais, recursos on-line e mídias sociais ajudaram a manter a aproximação com nossos clientes e criaram novas oportunidades. Essas ferramentas provavelmente continuarão a ser um canal importante também nos próximos meses e anos. Em 2020, navegamos em águas desconhecidas e nos deparamos com novos desafios que dificultaram os encontros presenciais. Mas a EFI não queria perder a oportunidade de se conectar e se envolver com seus clientes e leads, para ajudar a maximizar seus investimentos com a EFI e aprender como nossa tecnologia de impressão, embalagens e papelão ondulado ajudam a otimizar a continuidade dos negócios. Para fazer isso com segurança e eficiência, organizamos uma experiência virtual global de oito dias, a Conferência EFI Engage 2021. Diversos clientes participaram das sessões e aprenderam como expandir seus negócios graças às soluções personalizadas da EFI Reggiani.

Textília: Os mercados brasileiro e sul-americano representam quanto dos negócios globais da EFI Reggiani hoje?

Adele Genoni: O Brasil e a América do Sul são mercados cruciais em todo o mundo e, claro, também são importantes para a indústria italiana de máquinas e para a EFI Reggiani em particular. A covid-19 com certeza deixou reflexos, mas estamos vendo um grande esforço da economia global para mudanças. Da nossa parte, nos concentramos em melhorar o foco geral nos negócios neste importante mercado têxtil. Com uma ampla gama de soluções capazes de atender solicitações, de pequenas empresas à fábricas complexas, a EFI Reggiani busca parcerias com empresas têxteis brasileiras para expandir seus negócios garantindo competitividade nos custos produtivos, alta confiabilidade na produção e no suporte pós-venda, nas diferentes fases do ciclo de vida do produto, além de novos processos para promover uma indústria têxtil mais sustentável. Estamos confiantes em uma recuperação completa no segundo semestre deste ano.

Textília: Quantas impressoras de passagem única de grandes formatos para jato de tinta têxtil a EFI Reggiani tem no Brasil e na América Latina?

Adele Genoni: Após o lançamento da EFI Reggiani BOLT no final de 2018, instalamos três impressoras de passagem única no Paquistão e uma na Itália. Infelizmente, a pandemia afetou o setor de passagem única, que no início deste ano, começa a mostrar uma recuperação com várias oportunidades em diferentes regiões.

Textília: A estamparia rotativa convencional ainda prevalece nos mercados de alto volume. Qual o desafio das impressoras jato de tinta para atender às necessidades da indústria têxtil?

Adele Genoni: A impressão digital é a tecnologia que mais cresce no setor têxtil. Hoje, representa menos de 10% do mercado, com grande oportunidade de ascensão. As tendências de comportamento dos consumidores estão indo em direção a soluções digitais: a velocidade do design até a chegada do produto na prateleira foi acelerada devido às tendências de várias estações e coleções mais curtas. Nesse ambiente, o tempo de resposta rápido do digital em comparação ao analógico é indiscutível. Além disso, a busca por uma produção sustentável deixou de ser um slogan. A indústria têxtil exige ações concretas e o digital é uma solução real, com menos consumo de energia, de água e geração de resíduos. Além disso, após a pandemia e a desaceleração econômica relacionada à crise, a ecologia e a sustentabilidade, o nearshoring e o reshoring, bem como o crescimento das compras on-line, serão as tendências e todas encontram o suporte perfeito na impressão digital.


Textília: A EFI Reggiani planeja manter um Centro de Apoio Tecnológico e Produção de Máquinas no Brasil?

Adele Genoni: A EFI Reggiani mantém uma ampla rede mundial de agentes locais, distribuidores e centros de serviço pós-venda em mercados cruciais, permitindo um suporte eficiente, oportuno e eficaz aos clientes. Nossa equipe especializada de técnicos certificados (FSEs) são seus consultores de confiança para obter o máximo de tempo de atividade, otimização de processos e apoio especializado de aplicação. No Brasil, em particular, temos dois técnicos certificados de nível sênior locais que monitoram de perto o mercado com o auxílio de nossa organização central. Esta fornece suporte, de modo que diagnósticos remotos e análises de falhas sejam gerenciados por técnicos altamente qualificados para solucionar problemas e resolver situações críticas de emergência. Os agentes locais estabelecidos em cada país cobrem o mercado latino-americano e representam a EFI Reggiani localmente.

Textília: Qual impressora jato de tinta têxtil EFI Reggiani é mais recomendada para o mercado brasileiro, grande consumidor de roupas de algodão e elastano?

Adele Genoni: O Brasil é um mercado altamente digital e ao longo dos anos temos aumentado nossa base digital instalada tanto para tecido quanto para papel. Nossas impressoras e tintas de passagem única são as tecnologias líderes globais para praticamente todas as aplicações de impressão em tecido e papel.  As últimas inovações introduzidas pela EFI Reggiani, como o sistema de recirculação de tinta, eletrônica proprietária aprimorada e software – assim como o desenvolvimento de processos rápidos e sustentáveis, como o pigmento são a EFI Reggiani TERRA e a sublimação direta ao tecido EFI Reggiani IRIS.  A solução de sublimação direta no tecido garante maior brilho e penetração da cor, bem como um tempo de resposta rápido, além de aumentar a sustentabilidade, evitando o desperdício de papel trans. O núcleo do processo é a linha de tintas de sublimação EFI Reggiani IRIS, uma tinta de uso duplo adequada tanto para papel trans quanto para impressão direta em tecido, combinada com a ampla gama de nossa impressora digital altamente produtiva e confiável. Já a EFI Reggiani NEXT é a solução digital para impressão por sublimação em papel e tecidos não elásticos, projetada para revolucionar os mercados de moda, roupas esportivas e decoração com sua combinação de recursos de redução de custos, velocidade e qualidade. Equipada com quatro cabeçotes de impressão industriais Kyocera®, permite a produtividade do atacadista funcionando em uma configuração CMYK x 2 ou em uma configuração de oito cores para proporcionar qualidade superior. O uso de tintas EFI Reggiani IRIS ecologicamente corretas à base de água oferece a capacidade de imprimir cores vivas e brilhantes e garante um nível extraordinário de durabilidade de impressão. Os usuários da impressora EFI Reggiani NEXT se beneficiam de um investimento inicial limitado para uma impressora que oferece excepcional facilidade de uso e o menor custo por metro de produção em sua categoria.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Marcia Mariano
Fonte: Comunicale Agencia
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 22/02/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Grupo Kyly inaugura projeto que abre as portas da fábrica ao público
O Grupo Kyly acaba de inaugurar a Estação Kyly. Por meio da tecnologia de realidade virtual proporcionará aos visitantes uma verdadeira imersão em seu processo produtivo, acompanhando um floco de algodão desde a saída da plantação até a fabricação de uma peça de roupa. A atração estará disponível a partir do dia 11 de março.  2021-02-26 - Tags: grupo kyly realidade aumentada claudinei martins estacao kyly realidade virtual

Novozymes doa 100 computadores para crianças e adolescentes
Incentivar o estudo, a cultura e a pesquisa é uma das propostas das atividades sociais da Novozymes, multinacional dinamarquesa que atua no segmento da biotecnologia (enzimas e microrganismo), Marista Escola Social Ecológica que atende gratuitamente mais de 300 crianças e adolescentes. Neste ano, a empresa está doando cerca de 100 laptops para os alunos da escola.  2021-02-25 - Tags: novozymes marista escola social ecologica biotecnologia novozymes latin america

Sinditec completa 32 anos de atividades para promoção do setor têxtil paulista
O Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios e Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d´Oeste e Sumaré) completou 32 anos de atividades dia 10 de fevereiro. O segmento têxtil continua sendo muito relevante nas cidades representadas pela entidade, região que concentra um dos maiores polos da indústria têxtil no Brasil e no Estado de São Paulo.  2021-02-24 - Tags: sinditec segmento textil producao tecidos 32 anos leonardo sant ana

Elastano 100% reciclado da Hyosung, creora® regen chama a atenção da Indústria de Denim
Sustentabilidade, rastreabilidade e transparência são assuntos que estão no topo da agenda da indústria de denim, as indústrias e marcas estão buscando fibras com soluções ecologicamente sustentáveis para ajudá-los a criar produtos que possam ser reconhecidos como ecologicamente corretos e produzidos de maneira mais responsável.  2021-02-23 - Tags: hyosung elastano creora tejidos royo jose r royo hyosung textiles

EFI Reggiani mostra oportunidades para impressão têxtil no mercado brasileiro
A Conferencia Global EFI Engage, realizada de 25 de janeiro a 5 de fevereiro, promoveu em sua plataforma on-line uma imersão no mundo da impressão digital; com uma maratona de lançamentos e difusão de conhecimento tecnológico. Para falar sobre o evento e seus resultados, o Portal Textília conversou com Adele Genoni – vice-presidente e gerente geral da EFI Reggiani, cuja sede fica na Itália.  2021-02-22 - Tags: conferencia global efi engage efi reggiani adele genoni entrevista exclusiva

Presidente da Abit é o convidado do primeiro episódio do Têxtil Show
Um setor considerado um dos pilares da economia brasileira, que gera mais de 16% dos empregos no país e agora enfrenta os impactos da crise sanitária e econômica. É esta a realidade do mercado brasileiro de moda, da indústria ao vestuário, e que agora conta com um talk show exclusivo para debater boas práticas, tendências e negócios do segmento.  2021-02-19 - Tags: fernando pimental abit busca textil talk show pimentel textil show

Grupo Elian reduz custos com ações focadas em sustentabilidade e consumo consciente
Desde 2014, o Grupo Elian, indústria têxtil de Jaraguá do Sul (SC) - com mais de 30 anos de atuação e cerca de 750 colaboradores, coloca em prática uma iniciativa que, em 2019, foi reformulada e ganhou o nome de Grupo de Melhorias. Neste programa, os colaboradores se reúnem em equipes de até sete participantes, acompanhados de uma liderança, e apresentam projetos dentro dos pilares propostos, que podem ser de sustentabilidade, otimização de tempo, economia financeira, entre outros.  2021-02-17 - Tags: grupo elian caique menezes dos santos sustentabilidade acoes

Metalock oferece serviços de manutenção de equipamentos para a indústria
Empresa com 63 anos de história, a Metalock Brasil oferece soluções diferenciadas em manutenção de equipamentos em diversos setores Industriais, incluindo o têxtil, naval e offshore. A empresa executa serviços de manutenção preditiva, preventiva e corretiva, além de inspeções obrigatórias e comissionamentos.  2021-02-12 - Tags: metalock brasil reparo a frio metalock metalock international association

Hyosung finaliza participação na Colombiatex com sua marca de elastano creora®
Encerrou na última semana a versão digital da feira Colombiatex de las Américas, a principal feira de moda da América Latina voltada a tecidos e matéria prima.vUm dos destaques foi a Hyosung Brasil, empresa líder mundial em elastano que apresentou toda sua tecnologia do elastano creora®, linha de fios que já respondem pela comercialização em 65% das empresas têxteis e de confecção no mercado brasileiro bem como em mais de 50% do mercado Colombiano, além de  2021-02-12 - Tags: colombiatex de las americas hyosung brasil jesse moura araquari

Coteminas e COB lançam projeto inédito sobre a influência do sono na performance de atletas
A Coteminas, que através da sua marca Persono propõe um olhar científico para a saúde e a qualidade do sono dos brasileiros, acaba de anunciar parceria inédita com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e, assim, levar seu projeto inovador de conscientização, monitoramento e detecção dos distúrbios do sono ao mundo dos esportes.  2021-01-29 - Tags: coteminas persono ateltas desempenho sono cob josue gomes

Novo livro sobre Classificação Fiscal de Mercadorias Têxteis
Fábio Fatalla, bacharel em Engenharia Mecânica Têxtil pela FEI e diretor da Interface Engenharia Aduaneira, e o professor Fernando Barros de Vasconcelos, graduado em Engenharia Têxtil pela FEI, com mais de 40 anos de experiência no setor, lançaram o livro Classificação Fiscal de Mercadorias Têxteis na Nomenclatura Comum do Mercosul.  2021-01-26 - Tags: classificacao fabio fatalla fernando barros engenharia textil textil mercosul

Instituto Hohenstein comemora 75 anos de serviços para o setor têxtil
Parceiro de testes e pesquisa têxtil, o Instituto Hohenstein, Alemanha, celebra este ano o seu 75º aniversário. Conduzido pela terceira geração dos fundadores, a empresa planeja expandir sua base para o futuro. O proprietário, Prof. Dr. Stefan Mecheels, está orgulhoso: "Nosso lema, ‘We live textiles’, expressa exatamente o que nos tornou especiais por muitas décadas - nosso entusiasmo pelos têxteis e a oportunidade de fornecer soluções que fazem a diferença no mundo."  2021-01-18 - Tags: instituto hohenstein alemanha stefan mecheels hohenstein oeko tex 75 anos

Delta Máquinas Têxteis projeta 50% de crescimento para 2021
Em 2020, apesar da crise, a Delta Máquinas, com sede em Pomerode (SC), especializada em máquinas, acessórios e softwares para produção têxtil aumentou faturamento em 7,5% e expandiu atuação no mercado. Presente em nove países da América Latina, a marca expôs seu portfólio em grandes feiras mundiais, como a ITMA (Itália e Espanha), Emitex (Argentina), Expotextil (Peru,) Colombiatex (Colômbia), Exintex (México) e a Febratex(Blumenau), o que garantiu crescimento anual de 30% no faturamento anual entre 2017 e 2019.  2021-01-13 - Tags: delta maquinas pomerode fabio kreutzfeld

Roland DG fecha 2020 com saldo positivo
Que 2020 foi ano difícil para economia mundial todos sabemos, por isto as empresas que conseguiram fechar o ano no positivo se destacam no mercado. É o caso da Roland DG com mais 30 anos no mercado brasileiro, se destacou por sua solidez e maturidade na condução dos negócios.  2021-01-11 - Tags: roland dg balanco 2021 clayton tecnologia

Lenzing é campeã em sustentabilidade na Lista CDP 2020
O Grupo Lenzing, com sede na Áustria, foi reconhecido pelo CDP ambiental, organização global sem fins lucrativos, garantindo lugar na prestigiosa ‘A List CDP 2020’, que visa estimular as empresas a reduzir emissões de gases de efeito estufa, bem como agir para proteger as florestas.  2021-01-08 - Tags: paul simpson sustentabilidade grupo lenzing tencel celulose

Evelin Wanke é a nova diretora de vendas da Epson
No mês de dezembro, a Epson do Brasil anunciou que Evelin Wanke, ex-gerente de negócios da empresa, foi promovida à diretora de vendas. Na Epson há quase 10 anos, ela foi responsável pelo desenvolvimento de novos mercados com grande foco nos segmentos de Comunicação Visual e Têxtil.  2021-01-06 - Tags: evelin wanke diretora de vendas epson do brasil

Karl Mayer faz primeira exposição de produtos Stoll na China
A Karl Mayer apresentou a tecnologia de máquinas retilíneas em uma feira interna, realizada de 17 a 19 de dezembro, na fábrica de Changzhou, na China. Esta foi a primeira mostra para o mercado chinês, após a empresa líder em malharia de urdume ter adquirido, em fevereiro de 2020, a fabricante Stoll de teares planos para tricô.  2021-01-05 - Tags: karl mayer china malha malha de urdidura

ABINT conta com nova diretoria
A Associação Brasileira das Indústrias de NãoTecidos e Tecidos Técnicos (ABINT) anuncia a posse da nova diretoria para o biênio 2020-2022. Carlos Eduardo Benatto, executivo da Fibertex, se mantém na presidência da entidade por mais um biênio. Segundo ele, contribuir para o fortalecimento do setor brasileiro de nãotecidos é um dos principais pilares de sua gestão. "Seguimos na difusão dos trabalhos da ABINT, voltados ao desenvolvimento do potencial mercado ainda não desenvolvido e à proteção dos interesses do setor para seu desenvolvimento competitivo", destaca Benatto.  2020-12-17 - Tags: associacao brasileira das industrias de naotecidos e tecidos tecnicos abint naotecidos tecidos tecnicos carlos eduardo benatto

Christian Straubhaar é o novo gerente de vendas da Rieter
Christian Straubhaar assumirá a posição como vice-presidente Sênior da Rieter Machines & Systems, em Winterthur (Suíça) no dia 1 de janeiro de 2021, sucedendo Reto Thom que se irá se aposentar. Straubhaar tem mestrado em Engenharia Industrial e Administração pelo Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique (ETH) e é executivo de vendas com 20 anos de experiência na indústria têxtil.  2020-12-16 - Tags: christian straubhaar rieter machines & systems grupo itema

Automação avançada da Monforts é implantada em fábrica na Turquia
A Hamle, empresa têxtil turca, instalou uma nova linha de tingimento Monforts Thermex como parte de sua estratégia contínua de investimento. A fábrica, localizada na cidade de Çorlu, já abriga uma rama Montex de dez campos e duas linhas de sanforização Monforts nas quais a empresa realiza uma extensa gama de processos de acabamento.  2020-12-14 - Tags: hamle monforts thermex tingimento rama montex