Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Avanti aposta no mercado de blends

Desde o início da década de 2000, quando os volumes de importações de fibras de poliéster no País superaram a produção local, a curva de crescimento não tem parado de subir. Mesmo que ainda as fibras de algodão representem 60% do consumo industrial têxtil brasileiro – quando no mundo são apenas 35% e na China não vai além de 25% – a expectativa é que o Brasil passe a consumir mais fibras mistas, principalmente poliéster/algodão, em razão da escassez das áreas cultivadas e da escalada do preço da commodity, que aumentou 170% nos últimos 12 meses.
Empresa cria nova área de negócios e investe na produção de fios de algodão e mistos no Mato Grosso do Sul Diante deste cenário, a Avanti Indústria®, empresa com sede no Estado São Paulo, 12 anos de mercado e fábricas instaladas no município de Três Lagoas, Mato Grosso do Sul, desde 2003, anuncia com exclusividade para Textília. A grande novidade é a instalação de uma fiação que produzirá fios de algodão penteado, cardado, compactado, e mistos, de diversas titulagens. Com investimentos da ordem de R$ 67 milhões, a fábrica deverá entrar em operação dentro de 15 meses, com inauguração prevista para o segundo semestre de 2012. Para dirigir este projeto, a Avanti contratou o executivo Valdemar Sato. Com 64 anos, dos quais 40 dedicados ao setor têxtil, Sato é engenheiro químico e especialista em fibras químicas. Segundo ele, a nova fiação será instalada no complexo industrial que já inclui cinco unidades da Avanti no município sul-mato-grossense de Três Lagoas. “Vamos oferecer às tecelagens e malharias brasileiras uma alternativa em fios mistos de alta qualidade”, garante o diretor.

Tendência de mercado: misturas

A produção de artigos 100% algodão tende a ser cada vez mais racionalizada, em função de fatores não só econômicos mas também ambientais, já que hoje se discute no mundo que as áreas cultivadas devem ser prioritárias para a produção de alimentos, o que deverá pressionar ainda mais os custos de produção do algodão. Mas isto não desestimula nem intimida a empresa e seus gestores. Eles acreditam no fortalecimento da agricultura brasileira e na flexibilidade tecnológica e operacional do novo projeto.
A vantagem competitiva é o expertise da Avanti no segmento de fios texturizados de poliéster, o que levou a empresa a aumentar sua capacidade de produção da unidade atual de 15 mil toneladas/ mês para 18 mil toneladas/mês. “Com a nova fiação, vamos oferecer uma linha completa de produtos para a indústria nacional, tanto em fios 100% algodão ou sintéticos/artificiais, como blends”, explica Valdemar Sato, acrescentando que a nova fábrica deverá produzir 1.300 toneladas/mês de fios 30/1Ne de algodão, o mais consumido pelas empresas têxteis voltadas para o vestuário.
Além deste produto, a fiação da Avanti também terá condições de processar um mix de poliéster/viscose, poliéster 100% e viscose pura. “A idéia é fazer também fios finos para o mercado de alta moda com titulagens 50/1-40/1 e 30/1 no Brasil. Hoje muitas destas especialidades são importadas”, destaca o executivo.

Atendimento diferenciado

Valdemar Sato diz que as principais vantagens dos seus clientes, que atendem o setor de moda, é ter a segurança de contar com uma fiação específica para produção local de fios mistos e capacidade de produzir especialidades, com agilidade na entrega e preço competitivo.
A logística estratégica da Avanti, que está localizada na Região Centro-Oeste, já é uma característica amplamente reconhecida da empresa que fornece diversos tipos de fios e filamentos, ajudando a fortalecer a cadeia têxtil. “Hoje operamos com uma parcela de matérias-primas importadas, mas a idéia é aumentar cada vez mais a produção no País. Nosso compromisso será oferecer constância nos lotes, homogeneidade e garantia de procedência”, enfatiza o diretor. Sato diz ainda que: “No primeiro momento, vamos comercializar os produtos nos mercados do Sul e Sudeste, posteriormente, abrangeremos as outras regiões brasileiras”. O diretor acrescenta que um dos fatores de competitividade da Avanti é o investimento em tecnologia de ponta. “Só tem preço competitivo quem possui capacidade para produzir quantidade com qualidade. Nesse sentido, decidimos adquirir máquinas e equipamentos de ponta, de renomadas marcas internacionais”.

Experiência comprovada

Além dos fios têxteis, a Avanti também atua no segmento de fios industriais, fornecendo poliéster e poliamida de alta tenacidade. A empresa disponibiliza no mercado um portfólio completo.
Veja:

Portfólio Geral
Poliéster: liso e texturizado (cru e tinto)
• Náilon: 6 e 6.6 acabamento texturizado, liso e texturizado a ar (cru e tinto)
• Linha de fios poliéster e náilon: alta tenacidade para diversas aplicações industriais
• Fios fiados tintos: mesclas, fantasias (viscose, algodão, poliéster e misturas)
• Elastano (20,30,40 e70 denier)

Novo mix de fios fiados (cru)
• Algodão 100% Poliéster/Viscose
• Poliéster/Algodão Poliéster 100%
• Viscose 100%

Compactado Penteado cardado Vortex Open-End

60/1  50/1  40/1  30/1  24/1  20/1  16/1  8/1

“Estamos nos antecipando ao futuro, que é desafiador, mas que promete ser muito promissor para as empresas que apostam em inovação e investem em tecnologia, visando oferecer produtos de qualidade aos seus clientes. Esta é a missão da Avanti e eu sou uma peça desta grande engrenagem”, finaliza Sato.

Executivo experiente

Descendente de japoneses, nascido em Mirandópolis e residindo em Americana, Valdemar Sato é um profissional dedicado e, por isso, reconhecido no mercado. Ele trabalhou por 25 anos na Fibra, empresa do grupo Vicunha, e foi um dos condutores do projeto para a instalação da Citepe - Companhia Integrada Têxtil de Pernambuco, hoje parte da Petroquímica Suape, gigantesco empreendimento da Petrobrás, em Pernambuco. Sato foi diretor superintendente da Citepe por 2 anos e meio e trabalhou posteriormente como consultor para a área comercial da Petroquímica Suape. Há oito meses ele foi contratado pela Avanti para tocar novos empreendimentos. “Quando a Avanti me chamou para
assumir a área de novos negócios, eu decidi aceitar por acreditar na capacidade empreendedora dos sócios em segmentos tão dinâmicos como o mercado em que atuamos”.

www.avanti.ind.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Textilia Têxteis Interamericanos, edição 80

Data de publicação: 30/06/2011

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Lenzing ganha Prêmio de Inovação com Tecnologia de Nãotecidos Sustentáveis
O Grupo Lenzing recebeu, no dia 20 de outubro, o “Prêmio do Estado de Inovação”, maior nesta categoria na Áustria, por suas realizações inovadoras. A empresa foi agraciada como a vencedora com seu projeto Lenzing ™ Web Technology, novo processo que combina a produção de fibras e nãotecidos em uma única etapa, estabelecendo novos padrões em termos de eficiência, circularidade e sustentabilidade ecológica.  2020-10-27 - Tags: grupo lenzing lenzing web technology gert kroner stefan doboczky naotecidos

DiloGroup participa da Cinte Techtextil e mostra tecnologia para nãotecidos
DiloGroup, fornecedor de linhas de produção para nãotecidos, com sede na Alemanha, apresentou seus desenvolvimentos na Cinte Techtextil, principal feira comercial bienal da Ásia para têxteis técnicos e nãotecidos, realizada em setembro, em Xangai, na China. Esta foi a primeira a primeira feira de tecnologia têxtil no continente asiático desde a pandemia de covid-19.  2020-10-16 - Tags: dilogroup cinte techtextil naotecidos di lour higiene hyperpunch hyperlayer

Senai Cetiqt produzirá uniformes utilizados pela Força Aérea Brasileira
O Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil - Senai Cetiqt, fechou parceria inédita com a Força Aérea Brasileira (FAB) para a produção de fardamentos e calçados utilizados atualmente pelos seus militares. A aliança foi oficializada no dia 21/09 na sede da Diretoria de Administração da Aeronáutica, no Rio de Janeiro.  2020-10-09 - Tags: centro de tecnologia da industria quimica e textil senai cetiqt forca aerea brasileira fab uniformes

LIFE Materials fecha parceria com empresas têxteis para a produção dos tecidos antivirais
A empresa global LIFE Materials Technologies, especializada no desenvolvimento de tecnologias antimicrobianas de proteção para têxteis e polímeros, acaba de fechar parceria com empresas têxteis brasileiras para a produção de tecidos antivirais.  2020-10-05 - Tags: life materials technologies tecnologia antimicrobiana industria textil zinco antiviral

Tecido antiviral e antibacteriano chega ao setor de transportes
A Grifebus, fornecedora de tecidos para revestimento de veículos de transporte coletivo, e a ChromaLíquido, empresa de inovação têxtil, anunciaram parceria para desenvolvimento de tecidos com o fio de poliamida Amni Virus-Bac off da Rhodia, que reduz a contaminação cruzada por bactérias e vírus, incluindo os da classe do coronavírus.  2020-09-23 - Tags: grifebus chromaliquido rhodia amni virus bac off poliamida coronavirus superficie texteis onibus vans medidas preventivas

Lenzing divulga resultado de pesquisa global junto aos consumidores
Os resultados da Pesquisa Global de Percepção do Consumidor sobre matérias-primas sustentáveis em moda e têxteis, encomendada pela Lenzing em parceria com a Wakefield Research, refletem a necessidade de uma colaboração mais estreita dentro das indústrias de roupas e têxteis-lar e conclui que "Transparência" é a chave para marcas que desejam ganhar a confiança do consumidor, abrindo caminho para a colaboração na cadeia de abastecimento da indústria.  2020-09-21 - Tags: pesquisa global de percepção do consumidor lenzing pesquisa online lenzing modal produtos texteis sustentabilidade

Radici Group cria nova empresa voltada para inovação e sustentabilidade
O Grupo Radici anunciou a fundação da Radici InNova, um consórcio sem fins lucrativos, para garantir a continuidade dos negócios, melhorando a competitividade corporativa e criando valor para a comunidade. O objetivo principal da nova empresa é o desenvolvimento de novos projetos de pesquisa e inovação para os setores de química, polímeros de alto desempenho e soluções têxteis avançadas, de acordo com a estratégia de sustentabilidade do grupo italiano.  2020-09-18 - Tags: grupo radici radici innova economia circular angelo radici solucoes texteis avancadas inovacao

Rhodia tem novo vice-presidente nas áreas de fibras têxteis e de poliamida
O executivo Antonio Leite é o novo responsável pela área de Fibras e Poliamida da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, função que acumulará com a vice-presidência global das áreas de negócios Fenol e Derivados e Solventes Oxigenados da companhia.  2020-09-16 - Tags: solvay amni fio textil poliamida rhodia antonio leite grupo solvay

Nilit é reconhecida por suas ações sustentáveis
A Nilit, líder mundial na produção de poliamida 6.6 premium e sustentável para o mercado de vestuário e moda, foi reconhecida por suas iniciativas que reduzem a pegada ambiental, desenvolvendo fibras têxteis de forma responsável e com comprometimento social com as comunidades nas quais opera pelo mundo.  2020-09-15 - Tags: nilit sustentabilidade inovacao energia limpa poliamida premium pegada ambiental israel

Dalila Têxtil e Cataguases firmam parceria para a produção de tecidos antivirais
Diante do atual cenário de pandemia e enfrentamento do covid-19, duas grandes indústrias têxteis brasileiras, a Dalila Têxtil, com sede em Santa Catarina, e a Companhia Industrial Cataguases, de Minas Gerais, se uniram em parceria inédita para ampliar a distribuição de tecidos com acabamento antiviral no mercado brasileiro.  2020-09-04 - Tags: pandemia covid 19 cataguases dalila textil parceria tecido antiviral acabamento sustentabilidade quimicos nacional andre klein minas gerais santa catarina

Archroma recebe EcoVadis Gold por desempenho em responsabilidade social corporativa
A Archroma, líder global em cor e especialidades químicas para soluções sustentáveis, foi premiada com a medalha EcoVadis "Gold" por sua avaliação em Responsabilidade Social Corporativa (CSR 2020), entre as top 5% melhores classificadas da indústria.  2020-08-31 - Tags: ecovadis archroma quimica ecovadis gold responsabilidade social corporativa heike van de kerkhof

Nilit Brasil registra o marco de 10 anos sem acidentes
A Nilit Brasil, filial da líder global na produção de poliamida 6.6, registrou o marco de 10 anos sem acidentes que envolvam afastamento de funcionários em sua fábrica em Americana, interior de São Paulo. "Oferecer um ambiente de trabalho seguro e respeitoso no Brasil está entre nossas prioridades e em linha com nossa política de responsabilidade corporativa global" diz Paulo De Biagi, gerente geral da Nilit para a América Latina.  2020-08-28 - Tags: nilit brasil ricardo fernandes poliamida paulo de biagi america latina

GQM amplia portfólio de produtos para mercado têxtil com linha para tinturaria
Mesmo numa situação adversa como a que estamos enfrentando, a Global Química & Moda (GQM) vem buscando novidades para se destacar no mercado. E para isso acaba de investir no lançamento de uma nova linha de produtos, a Global Tex, que marca a entrada da empresa no segmento da tinturaria, com produtos de alta perfomance.  2020-08-26 - Tags: global quimica moda gqm global tex tinturaria estamparia digital marcio santaliesta marcio wesley

Marina Crnoja-Cosic assume o departamento de novos negócios da Kelheim Fibre
A Dra. Marina Crnoja-Cosic foi nomeada Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, na especialidade fibras de viscose, da Kelheim Fibres. Ela também atuará como um membro do Conselho de Administração da Kelheim.  2020-08-13 - Tags: kelhein fibers marina crnoja-cosic craig barker fibras quimicas viscose

Mahlo comemora 75 anos mantendo foco na produção local
Há 75 anos, a Mahlo GmbH + Co KG, sediada em Saal, Alemanha, estabelece padrões mundiais na medição e controle para a indústria têxtil. Apesar dos anos, esse fabricante da máquinas nunca deixou de atualizar constantemente para estar um passo à frente dos desafios de seus clientes.  2020-08-11 - Tags: mahlo gmbh co kg saal alemanha industria textil heinz mahlo made in germany tecelagem

Milliken anuncia novas cores inspiradas em naturalidade e harmonia
Devido ao cenário da pandemia, que intensifica as aspirações das pessoas por união e segurança, a linha Milliken 2021 traz como destaque a paleta Harmonic Sinergy, que oferece a marcas e designers sete novas tendências de cores para que bens de consumo correspondam às expectativas do público.  2020-07-31 - Tags: corantes corantes polimericos harmonic sinergy milliken 2021 liquitint

Equipes de serviço Uster dão suporte aos seus clientes pelo mundo
Os clientes da Uster, principal fabricante mundial de instrumentos de alta tecnologia para medição e certificação de qualidade para a indústria têxtil, podem contar com um suporte eficiente, ao alcance da mão. A empresa suíça conta com mais de 225 engenheiros qualificados e tecnólogos em seus quatro centros de serviços regionais e 29 locais, para fornecer atendimento presencial ou remotamente, incluindo atualizações em softwares, bem como orientação prática no idioma do cliente.  2020-07-30 - Tags: uster rauf electronic equipment service uster technologies

Executivos falam sobre as expectativas no pós-pandemia no segmento têxtil
Representantes da Epson do Brasil, Reserva INK, Malwee e Lancaster Estamparia participaram do projeto Impressão Digitalks by GQM, que promoveu lives para discutir como se preparar para o novo normal e o papel da digitalização neste contexto. A ideia era discutir um pouco sobre as dúvidas geradas durante a pandemia do coronavírus, os impactos das mudanças para o setor e o que esperar do futuro.  2020-07-03 - Tags: epson do brasil reserva ink malwee lancaster estamparia impressao digitalks by gqm global quimica e moda felipe sanchez impressao digital webinar

Novos projetos na China e Taiwan Weftmaster Falcon-I
Placas de circuito impresso, ou PCBs, é usada para apoiar mecanicamente e conectar eletricamente componentes eletrônicos que usam caminhos condutivos, rastos ou sinais traçados em folhas de cobre laminadas sobre um substrato non-condutivo. Usado em quantidades enormes, em 2018 a Global Single Sided Printed Circuit Board Market Análysis Report estimou que o mercado do PCB alcançasse US$ 79 bilhão antes de 2024.  2020-07-02 - Tags: falcon lopefe textil

Clientes da Monforts promovem o cânhamo para produção de denim
O cânhamo tem sido apontando como a fibra do momento para a indústria do jeans. O produto foi apresentado por diversas marcas, durante a versão online do Kingpins24, evento dedicado ao mercado jeanswear, transmitido de Nova York nos dias 23 e 24 de junho.  2020-07-01 - Tags: canhamo monforts kingpins24 agi denim artistic milliners black peony calik cone denim naveena denim mills fibras jeans denim sweet leaf