Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Acimit: força motora contra a crise

O brilhante trabalho de Rafaella Carabelli, presidente da Associação de Produtores Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil (Acimit), já está dando frutos para a próxima ITMA 2015, programada para 12 a 15 de novembro em Milão, na Itália. Com visão de longo prazo e ciente da importância da Itália como país sede do evento, ela conseguiu o recorde de participantes do país, aproximadamente 430 empresas em 31 mil metros quadrados. Para a Textília, ela conta um pouco de sua história, experiência e planos para o setor na Itália. 

Textília: Como você começou sua carreira na Acimit? Como se envolveu no segmento de máquinas têxteis?

Rafaella Carabelli: Eu tenho sido membro da diretoria da Acimit desde 2005 e presidente da associação desde 2013. Sou a gerente de vendas e coproprietária da Fadis, uma companhia que produz máquinas para o setor de fiação. 

Textília: Como você descreveria a relação entre Itália e Brasil, o maior país da América Latina? Especificamente sobre a cadeia têxtil, é possível um crescimento para ambos os países?

Rafaella: As relações entre Itália e Brasil estão atualmente numa fase muito positiva, como confirmado pelos resultados do VI Conselho de Cooperação que aconteceu em Brasília no dia 15 de abril de 2015. Esse encontro resultou em projetos e iniciativas que miram cooperações futuras em vários setores. Considerando o total de importações brasileiras em 2014, a performance italiana parece também muito positiva: com um market share de 2,75%, a Itália ainda é ranqueada como o segundo fornecedor brasileiro do segmento têxtil. Eu acredito que ainda há espaço para desenvolvermos relações de trabalho. Apesar da crise recente, o mercado doméstico brasileiro é bem significativo e ainda oferece boas oportunidades de negócios para produtores italianos. 

Textília: Quais são os pontos principais de trabalho da Acimit na última década? Quais são os desafios à frente?

Rafaella: As atividades de nossa associação focam na promoção da tecnologia têxtil italiana, especialmente no exterior, mirando no fortalecimento da imagem da indústria de máquinas têxteis italianas. A disseminação de informação sobre a qualidade de nossas máquinas em diferentes países que possuem segmentos têxteis continua sendo o nosso principal objetivo para os próximos anos. 

Textília: O que você descreveria como sendo a principal qualidade das máquinas italianas para o setor têxtil?

Rafaella: A qualidade de nossas máquinas está ligada à combinação de tradição e inovação, o que caracteriza muito bem o segmento de máquinas têxteis italiano. A experiência técnica e mecânica de todos os nossos membros é originária de uma longa história que marca nossa indústria de máquinas têxteis. A isso, nós podemos adicionar um alto nível de inovação para as máquinas Made in Italy. De fato, a maioria das manufaturas de máquinas destina 5% dos ganhos anuais para pesquisa e desenvolvimento - uma porcentagem muito alta se comparada a outros setores econômicos da Europa.

Textília: Há alguma tendência de inovação (sustentabilidade, novos materiais, automação) que podemos esperar como principais para a ITMA 2015?

Rafaella: Em termos de sustentabilidade, os produtores italianos têm um longo compromisso, seja individualmente ou por meio do projeto de tecnologia sustentável iniciado pela Acimit há cinco anos. Na ITMA de novembro, nós com certeza seremos testemunhas de soluções que reduzem o consumo de matérias-primas, água e energia. Indústrias têxteis em todo o mundo estão pedindo máquinas capazes de cortar os custos de produção, e as propostas das empresas italianas irão focar neste objetivo. 

Textília: Como anfitriões da ITMA 2015, há alguma ação especial preparada pela indústria italiana?

Rafaella: A Acimit, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Comércio Exterior da Itália, tem colocado em prática uma vasta gama de iniciativas para promover a presença italiana na ITMA. Eu gostaria de lembrar nossos números preliminares de presença italiana na feira: um total de quase 430 expositores com uma área de exposição de cerca de 31 mil metros quadrados de estandes. Entre as atividades que serão desenvolvidas estão: duas coletivas de imprensa internacionais (uma que aconteceu em 26 de junho na Villa Erba-Cernobbio (Lago de Como) e outra que será realizada durante a ITMA em 15 de novembro no Milan Triennale); uma intensa campanha promocional com um banner em 17 sites e publicidade em 25 revistas têxteis; a vinda de operadores de missões têxteis de Bangladesh, Egito, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Indonésia, Irã e Paquistão; premiação destinada a estudantes vindos da Etiópia, Índia, Rússia e Vietnã - pelo seu trabalho no setor têxtil, eles terão, como prêmio, uma visita à feira -; dois vídeos sobre cores e inovação (em construção) e o novo vídeo da Acimit, que apresentei na conferência em primeira mão. 

Textília: Como o atual momento de baixo crescimento econômico deve afetar os resultados da ITMA neste ano? Aliás, isso já está afetando o evento? E sobre o mercado italiano, é algo preocupante?

Rafaella: A recuperação da economia global, mesmo que em níveis menores do que o previsto há alguns meses, terá efeitos positivos na demanda mundial por máquinas do segmento. Dados oficiais de exportações das máquinas têxteis italianas para o primeiro quadrimestre ainda mostra um déficit na comparação com o mesmo período de 2014. Mas é preciso ter em mente que, durante este ano da ITMA, produtores que precisam investir vão esperar a feira para fazer suas decisões finais. Nós devemos, portanto, esperar um período de relativa calma até o final do ano. O mesmo se aplica ao mercado doméstico na Itália. A demanda local por máquinas têxteis foi significativa quando o mercado movimentou cerca de 895 milhões de euros em 2014. Há boas razões para acreditar que a ITMA 2015 irá atuar como uma força motora para a recuperação de investimentos do setor têxtil como um todo. 

Textília: O Brasil é um grande comprador de máquinas têxteis italianas?

Rafaella: Apesar da recente crise econômica e altos impostos de importação, o mercado brasileiro ainda é um dos primeiros destinos de exportação para máquinas italianas. Em 2014, o Brasil foi indicado como sexto entre os destinos estrangeiros para o setor de máquinas têxteis, atingindo 50 milhões de euros em vendas (menos 6% se comparado com 2013). Durante este primeiro quadrimestre, as exportações para o Brasil atingiram 10 milhões de euros. 

Textília: Quais são os principais importadores latino-americanos das máquinas têxteis italianas?

Rafaella: Imediatamente após o Brasil (nosso maior mercado com 35% de vendas totais da América Latina), os outros maiores destinos de exportação no primeiro quadrimestre de 2015 foram: El Salvador (7 milhões de euros), Peru (3 milhões de euros) e Colômbia (2 milhões de euros). 

Textília: A sustentabilidade é um grande foco da indústria italiana de máquinas têxteis. Quais são as principais ações desenvolvidas sobre esse assunto?

Rafaella: O setor italiano de máquinas têxteis está trabalhando para oferecer soluções tecnológicas que reduzam o uso de energia, água e produtos químicos no núcleo do processo produtivo, para que o ciclo da produção seja mais responsável e preocupado com o consumo, com respeito ao meio ambiente. Dentro deste contexto, a Acimit realizou o projeto “Tecnologia Sustentável”, que visa desenvolver e promover assuntos primordiais para a indústria têxtil. Essa iniciativa comprova o compromisso da indústria italiana de máquinas têxteis para pesquisar soluções avançadas que respondam aos critérios de sustentabilidade. O Selo Verde (Green Certification) da Acimit identifica as performances energéticas e ambientais das máquinas têxteis e faz com que elas sejam facilmente reconhecidas e compreendidas, utilizando um processo desenhado para as empresas como parâmetros de análise. Especificamente a quantidade de emissões de dióxido de carbono (resíduos de carbono), produzido durante a operação da máquina. Este parâmetro foi escolhido para oferecer uma base de eficiência energética, valorizando assim a máquina em si.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Autor/Editor: Gabriel Rajão
Foto: Divulgação

Data de publicação: 08/08/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Empresa têxtil catarinense desenvolve tecido que protege contra o coronavírus
São muitos os estudos e questionamentos para desenvolver remédios, produtos e vacinas para combater o novo covid-19. Mas afinal, será que uma roupa ou tecido pode auxiliar no bloqueio do coronavírus? Podemos afirmar que sim. Em um futuro não tão distante, será possível usar roupas com tecidos bloqueadores de vírus como a covid-19.  2020-06-05 - Tags: febratex 2021 dalila textil coronavirus acabamento antiviral covid19 feira textil malha protecao

Ação internacional deve impactar o mercado de algodão orgânico da Paraíba
A Unidade Internacional de Sustentabilidade, instituição encabeçada pelo Príncipe Charles, no Reino Unido, garante compromisso com 39 transnacionais para que seus produtos sejam de algodão 100% sustentável até 2025. O desafio vai ajudar as grandes empresas a manterem o foco e incentivar as pequenas fábricas têxteis que, em breve, vão colocar o algodão sustentável no centro de seus negócios.  2020-06-02 - Tags: santa luzia redes e decoracao paraiba algodao organico sustentabilidade algodao colorido natural agricultura familiar industria textil

A importância da gestão eficiente para indústria têxtil brasileira
Um choque de realidade. É o que propôs José Maria Fort, técnico têxtil formado pelo Senai Cetiqt, com especialização nas áreas de administração, gestão da produção e engenharia, durante webinar conduzido por Nelson Pereira Jr. presidente Associação Brasileira de Tecnologia Têxtil, Confecção e Moda (ABTT).  2020-06-01 - Tags: jose maria fort senai cetiqt abtt covid 19 pandemia associacao brasileira de tecnologia textil confeccao e moda nelson

Valorizar o capital humano é fundamental na indústria têxtil
Deise Silvano, gerente industrial e comercial da Bil Têxtil, produtora de fios e malhas, com sede em Itajaí (SC), falou de sua “paixão pela indústria e pelas pessoas que nela trabalham”, durante live promovida pela Associação Brasileira de Técnicos Têxteis (ABTT). Autora do livro “Por que se dedicar se a empresa não é nossa”, ela defende a valorização do capital humano dentro das empresas como fundamental para que se alcançar produtividade, inovação e reconhecimento de mercado.  2020-05-18 - Tags: bil textil malharia ramo textil viscose processo textil deise silvano itajai abtt

Rhodia produz e distribui máscaras de uso social com tecido tecnológico
A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, produziu em parceira com a Lupo um total de 20 mil máscaras de uso social para proteção contra o Covid-19, que estão sendo distribuídas aos 2.500 funcionários do Grupo e seus familiares. As máscaras foram desenvolvidas a partir do fio de poliamida funcional, Amni Biotech®, que reduz o odor durante o uso da máscara, graças à sua ação antimicrobiana que controla a proliferação das bactérias causadoras do odor indesejado, oferecendo maior sensação de conforto e bem-estar aos usuários.  2020-04-24 - Tags: rhodia grupo solvay lupo mascaras faciais covid19 fio de poliamida amni biotech antimicrobiana seamless voluntarios vinicius morbeck

Setor de vestuário em luto pela morte de Ronald Masijah
Faleceu, na manhã no dia 17 de abril, em São Paulo, o presidente do Sindivestuário, Ronald Moris Masijah, 65 anos. Segundo nota do sindicato, Masijah, que lutava há algum tempo contra um câncer, ocupava seu quarto mandato à frente da entidade que presidia desde 2010.  2020-04-20 - Tags: sindivestuario ronald moris masijah professor pardal abit nota de falecimento

DuPont doa equipamentos de proteção para hospitais e instituições de saúde
A DuPont, empresa especializada em ciência e inovação, anunciou que fará doações de roupas e outros equipamentos de proteção individual a hospitais e entidades médicas no Brasil, atendendo as necessidades de cada entidade, para auxiliar no combate ao novo coronavírus.  2020-04-17 - Tags: dupont equipamentes de protecao hospitais coronavirus tyvek instituicoes santa casa naotecido tecido tecnico

Oerlikon Barmag apresenta processo POY com maior eficiência energética
Após vários anos de desenvolvimento com seu colaborador Siemens, a Oerlikon Barmag, líder de mercado em sistemas de fiação de fibra sintética e máquinas de texturização, alcançou uma produção em série de sua nova unidade de acionamento para sistemas POY no começo deste ano. O novo componente atende acima de tudo a eficiência energética.  2020-04-16 - Tags: oerlikon barmag sistemas poy componentes arnulf sauer oerlikon

Uster anuncia novo Chefe do Departamento de Tecnologia Têxtil
A Uster Technologies anunciou, em abril, que Oswald Baldischwieler assumiu como Chefe do Departamento de Tecnologia Têxtil e membro do Comitê Executivo da companhia. Baldischwieler é um experiente tecnólogo têxtil e administrador. Sua carreira inteira foi dedicada ao desenvolvimento e promoção da indústria têxtil, em vários cargos importantes.  2020-04-13 - Tags: uster uster technologies oswald baldischwieler tecnologia textil mercado tecnico textil tecnologia textil

Dalila Têxtil confirma presença na Febratex 2020
A Dalia Têxtil participará do Febratex Conecta, espaço novo e diferenciado com a Mostra de Produtos Têxteis Sustentáveis e Tecnológicos. A empresa, que atua há 27 anos no mercado têxtil e tem expertise em malharia circular, desde o tecimento do fio até o beneficiamento e tinturaria.  2020-04-02 - Tags: dalila textil febratex 2020 mercado textil febratex conecta malharia circular malharia produtos texteis

Indústrias dos EUA se unem em cadeia de suprimentos para produzir itens médicos
Uma coalizão de empresas americanas têxteis e de vestuário atendeu o apelo da Casa Branca para aumentar a produção de itens que possam ajudar hospitais, serviços de saúde e cidadãos que estão lutando contra a propagação do COVID-19. Uma delas é Parkdale Mills Inc. que está se preparando para fornecer suprimentos para fabricação de 10 milhões de máscaras faciais por semana.  2020-03-30 - Tags: itens hospitalares uniformes saude covid19 suprimentos mascaras faciais equipamentos de protecao equipe medica parkdale mills

ABNT dá posse à nova diretoria em solenidade na Fiesp
Mario William Esper tomou posse na presidência do Conselho Deliberativo da ABNT, no dia 9 de março. A solenidade aconteceu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e teve como anfitrião o presidente Paulo Skaf. Após assinar o termo de posse, Mario William fez seu discurso lembrando da trajetória de desafios, lutas e conquistas que a ABNT passou ao longo dos seus 80 anos.  2020-03-19 - Tags: abnt mario william esper fiesp nova diretoria posse abnt

Itema anuncia Ugo Ghilardi como novo diretor executivo
A Itema, integrante do grupo multinacional Radici, conhecida por oferecer soluções avançadas de tecelagem, incluindo teares, peças de reposição e serviços integrados, anunciou que seu Conselho de Administração nomeou Ugo Ghilardi, no dia 2 de março, como CEO.  2020-03-11 - Tags: angelo radici ugo ghilardi itema tecelagem teares gianni radici

Nilit altera matriz energética em sua maior planta de poliamida em Israel
A Nilit, líder mundial da produção de poliamida 6.6 premium, terá emissão de CO² reduzida em 40% e de outros gases – como dióxido de enxofre para zero, em sua principal instalação, localizada na cidade de Migdal HaEmek, Israel. A empresa, que possui plantas também nos EUA, Brasil e China, anunciou a conversão de sua matriz para energia limpa a partir de uma nova central de cogeração que utiliza gás natural.  2020-03-06 - Tags: sensil breeze sensil aquarius sensil innergy sensil bodyfresh sensil heat nilit sensil ecocare

Loepfer mostra alta tecnologia em sensores na ITME Africa
A Loepfer estará presente no Pavilhão Suíço da ITME África, que acontecerá pela primeira vez na Etiópia, de 14 a 16 de fevereiro, na capital Adis-Abeba. A África tem apresentado crescimento nos últimos anos e a indústria têxtil tem sido um dos motores deste desenvolvimento, especialmente a Etiópia, não só pelo cultivo do algodão, mas também pelo investimento em toda a cadeia de valor têxtil.  2020-01-27 - Tags: loepfe brothers itme africa etiopia adis abeba yarn cleaner falcon-i

Mahlo colabora com universidades em Bangladesh da área têxtil
Trazendo especialistas em têxteis do futuro, a empresa alemã de engenharia mecânica Mahlo GmbH + Co. KG, realizou palestras na Universidade de Bangladesh de Têxteis (BUTEX) e na Universidade do Norte de Bangladesh, apresentando aos alunos os requisitos e soluções da moderna produção têxtil.  2020-01-24 - Tags: butex industria 4 0 msmart mahlo maquinas texteis

Fiação chinesa eleva produtividade com sistema de dados Uster®
Oferecer alta qualidade e produtividade aos seus clientes, por meio da análise e transparência de dados de classe mundial, é o resultado obtido pela empresa chinesa Esquel ao implantar o sistema Uster® Quality Expert na sua produção de fios.  2020-01-23 - Tags: uster quality expert li guanghai esquel produçao fios

Novos talentos para uma indústria tecnologicamente forte
Peter D. Dornier, presidente da Fundação Walter Reiners-Stiftung da VDMA (Associação dos Fabricantes de Máquinas Têxteis da Alemanha), entregou prêmios a seis jovens engenheiros em Dresden, durante cerimônia de premiação na Conferência Têxtil Internacional de Aachen-Dresden-Denkendorf.  2019-12-18 - Tags: itm peter d dornier vdma maquinas texteis ita aachen

Basf oferece formulação de produtos para lavagem de roupas
Detergente líquido ou em pó, amaciantes e outros produtos voltados à lavagem de roupas demandam equilíbrio entre o bom desempenho do produto e o cuidado em não causar riscos à saúde do consumidor.  2019-12-17 - Tags: basf lavergy fibras tecidos sokalan

Sinditec homenageia Santista Têxtil pelos seus 90 anos de fundação
O Sinditec, que representa as indústrias têxteis de Americana e Região, prestou homenagem à Santista Têxtil pelos seus 90 anos de fundação. O presidente da entidade, Dilézio Ciamarro, entregou a “Lançadeira de Prata” ao presidente da empresa, Gilberto Stocche, em reunião da diretoria, realizada no final do mês de novembro.  2019-12-17 - Tags: sinditec americana industrias texteis santista textil dilezio ciamarro gilberto stocche