Language
home » têxtil » mercado » empresas e personalidades

Empresas e Personalidades

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Acimit: força motora contra a crise

O brilhante trabalho de Rafaella Carabelli, presidente da Associação de Produtores Italianos de Máquinas para a Indústria Têxtil (Acimit), já está dando frutos para a próxima ITMA 2015, programada para 12 a 15 de novembro em Milão, na Itália. Com visão de longo prazo e ciente da importância da Itália como país sede do evento, ela conseguiu o recorde de participantes do país, aproximadamente 430 empresas em 31 mil metros quadrados. Para a Textília, ela conta um pouco de sua história, experiência e planos para o setor na Itália. 

Textília: Como você começou sua carreira na Acimit? Como se envolveu no segmento de máquinas têxteis?

Rafaella Carabelli: Eu tenho sido membro da diretoria da Acimit desde 2005 e presidente da associação desde 2013. Sou a gerente de vendas e coproprietária da Fadis, uma companhia que produz máquinas para o setor de fiação. 

Textília: Como você descreveria a relação entre Itália e Brasil, o maior país da América Latina? Especificamente sobre a cadeia têxtil, é possível um crescimento para ambos os países?

Rafaella: As relações entre Itália e Brasil estão atualmente numa fase muito positiva, como confirmado pelos resultados do VI Conselho de Cooperação que aconteceu em Brasília no dia 15 de abril de 2015. Esse encontro resultou em projetos e iniciativas que miram cooperações futuras em vários setores. Considerando o total de importações brasileiras em 2014, a performance italiana parece também muito positiva: com um market share de 2,75%, a Itália ainda é ranqueada como o segundo fornecedor brasileiro do segmento têxtil. Eu acredito que ainda há espaço para desenvolvermos relações de trabalho. Apesar da crise recente, o mercado doméstico brasileiro é bem significativo e ainda oferece boas oportunidades de negócios para produtores italianos. 

Textília: Quais são os pontos principais de trabalho da Acimit na última década? Quais são os desafios à frente?

Rafaella: As atividades de nossa associação focam na promoção da tecnologia têxtil italiana, especialmente no exterior, mirando no fortalecimento da imagem da indústria de máquinas têxteis italianas. A disseminação de informação sobre a qualidade de nossas máquinas em diferentes países que possuem segmentos têxteis continua sendo o nosso principal objetivo para os próximos anos. 

Textília: O que você descreveria como sendo a principal qualidade das máquinas italianas para o setor têxtil?

Rafaella: A qualidade de nossas máquinas está ligada à combinação de tradição e inovação, o que caracteriza muito bem o segmento de máquinas têxteis italiano. A experiência técnica e mecânica de todos os nossos membros é originária de uma longa história que marca nossa indústria de máquinas têxteis. A isso, nós podemos adicionar um alto nível de inovação para as máquinas Made in Italy. De fato, a maioria das manufaturas de máquinas destina 5% dos ganhos anuais para pesquisa e desenvolvimento - uma porcentagem muito alta se comparada a outros setores econômicos da Europa.

Textília: Há alguma tendência de inovação (sustentabilidade, novos materiais, automação) que podemos esperar como principais para a ITMA 2015?

Rafaella: Em termos de sustentabilidade, os produtores italianos têm um longo compromisso, seja individualmente ou por meio do projeto de tecnologia sustentável iniciado pela Acimit há cinco anos. Na ITMA de novembro, nós com certeza seremos testemunhas de soluções que reduzem o consumo de matérias-primas, água e energia. Indústrias têxteis em todo o mundo estão pedindo máquinas capazes de cortar os custos de produção, e as propostas das empresas italianas irão focar neste objetivo. 

Textília: Como anfitriões da ITMA 2015, há alguma ação especial preparada pela indústria italiana?

Rafaella: A Acimit, com o apoio do Ministério de Desenvolvimento Econômico e da Agência de Comércio Exterior da Itália, tem colocado em prática uma vasta gama de iniciativas para promover a presença italiana na ITMA. Eu gostaria de lembrar nossos números preliminares de presença italiana na feira: um total de quase 430 expositores com uma área de exposição de cerca de 31 mil metros quadrados de estandes. Entre as atividades que serão desenvolvidas estão: duas coletivas de imprensa internacionais (uma que aconteceu em 26 de junho na Villa Erba-Cernobbio (Lago de Como) e outra que será realizada durante a ITMA em 15 de novembro no Milan Triennale); uma intensa campanha promocional com um banner em 17 sites e publicidade em 25 revistas têxteis; a vinda de operadores de missões têxteis de Bangladesh, Egito, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Indonésia, Irã e Paquistão; premiação destinada a estudantes vindos da Etiópia, Índia, Rússia e Vietnã - pelo seu trabalho no setor têxtil, eles terão, como prêmio, uma visita à feira -; dois vídeos sobre cores e inovação (em construção) e o novo vídeo da Acimit, que apresentei na conferência em primeira mão. 

Textília: Como o atual momento de baixo crescimento econômico deve afetar os resultados da ITMA neste ano? Aliás, isso já está afetando o evento? E sobre o mercado italiano, é algo preocupante?

Rafaella: A recuperação da economia global, mesmo que em níveis menores do que o previsto há alguns meses, terá efeitos positivos na demanda mundial por máquinas do segmento. Dados oficiais de exportações das máquinas têxteis italianas para o primeiro quadrimestre ainda mostra um déficit na comparação com o mesmo período de 2014. Mas é preciso ter em mente que, durante este ano da ITMA, produtores que precisam investir vão esperar a feira para fazer suas decisões finais. Nós devemos, portanto, esperar um período de relativa calma até o final do ano. O mesmo se aplica ao mercado doméstico na Itália. A demanda local por máquinas têxteis foi significativa quando o mercado movimentou cerca de 895 milhões de euros em 2014. Há boas razões para acreditar que a ITMA 2015 irá atuar como uma força motora para a recuperação de investimentos do setor têxtil como um todo. 

Textília: O Brasil é um grande comprador de máquinas têxteis italianas?

Rafaella: Apesar da recente crise econômica e altos impostos de importação, o mercado brasileiro ainda é um dos primeiros destinos de exportação para máquinas italianas. Em 2014, o Brasil foi indicado como sexto entre os destinos estrangeiros para o setor de máquinas têxteis, atingindo 50 milhões de euros em vendas (menos 6% se comparado com 2013). Durante este primeiro quadrimestre, as exportações para o Brasil atingiram 10 milhões de euros. 

Textília: Quais são os principais importadores latino-americanos das máquinas têxteis italianas?

Rafaella: Imediatamente após o Brasil (nosso maior mercado com 35% de vendas totais da América Latina), os outros maiores destinos de exportação no primeiro quadrimestre de 2015 foram: El Salvador (7 milhões de euros), Peru (3 milhões de euros) e Colômbia (2 milhões de euros). 

Textília: A sustentabilidade é um grande foco da indústria italiana de máquinas têxteis. Quais são as principais ações desenvolvidas sobre esse assunto?

Rafaella: O setor italiano de máquinas têxteis está trabalhando para oferecer soluções tecnológicas que reduzam o uso de energia, água e produtos químicos no núcleo do processo produtivo, para que o ciclo da produção seja mais responsável e preocupado com o consumo, com respeito ao meio ambiente. Dentro deste contexto, a Acimit realizou o projeto “Tecnologia Sustentável”, que visa desenvolver e promover assuntos primordiais para a indústria têxtil. Essa iniciativa comprova o compromisso da indústria italiana de máquinas têxteis para pesquisar soluções avançadas que respondam aos critérios de sustentabilidade. O Selo Verde (Green Certification) da Acimit identifica as performances energéticas e ambientais das máquinas têxteis e faz com que elas sejam facilmente reconhecidas e compreendidas, utilizando um processo desenhado para as empresas como parâmetros de análise. Especificamente a quantidade de emissões de dióxido de carbono (resíduos de carbono), produzido durante a operação da máquina. Este parâmetro foi escolhido para oferecer uma base de eficiência energética, valorizando assim a máquina em si.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Autor/Editor: Gabriel Rajão
Foto: Divulgação

Data de publicação: 08/08/2015

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Stoll mostra expertise em tecnologia para tricô com gama ADF
A Stoll, um dos maiores fabricantes do mundo de máquinas retilíneas para malha tricô, apresentou na Futuromoda, realizada de 16 a 17 de outubro, na Espanha, a família ADF - modelo CMS 830 ki, que tem atraído o mercado de malharia, graças aos recursos que oferece para novas texturas como devoré.  2019-10-18 - Tags: stoll adf futuromoda trico malhas trama

Freudenberg apresenta microfibra com tingimento ecológico para diferentes materiais
Alinhada com as necessidades dos principais fabricantes mundiais, que buscam por produtos sustentáveis que não agridam a saúde humana, a Freudenberg Performance Materials, empresa do Grupo Freudenberg, apresenta ao mercado suas microfibras premium com tingimento inovador, livre de solvente e que não gera resíduos.  2019-10-17 - Tags: freudenberg calcados danilo da costa paula tecidos sinteticos naotecidos

Conheça o novo gerente comercial da Hyosung Brasil
O executivo Bruno Valesin, assumiu a gerência de vendas da Hyosung Brasil após 7 anos trabalhando como Supervisor de Vendas e terá sobre sua responsabilidade os mercados da Região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais) e toda a Região Nordeste, substituindo assim o ex-gerente, Carlos Fernandes.  2019-10-16 - Tags: entrevista bruno valesin hyosung brasil gerente comercial carlos fernandes hyosung

Birla Cellulose declara neutralidade na emissão de gases de efeito estufa
A Birla Cellulose, um dos maiores fabricantes mundiais de fibras cortadas de viscose, pertencente ao grupo indiano Aditya Birla, avaliou suas emissões de carbono em todas as operações globais e é o primeiro fabricante de viscose a declarar neutralidade de carbono nas emissões de Gases de Efeito Estufa do Escopo 1 e 2 (GEE).  2019-10-15 - Tags: birla cellulose fibras cortadas de viscose gases de efeito estufa aditya birla group dilip gaur hot button

Indústria têxtil turca adota Uster® Quality em sua fiação
Na fiação, a eficiência da produção e a lucratividade dos negócios dependem de medições confiáveis ​​de dados e análises sofisticadas. A Matesa Textiles, uma das maiores indústrias têxteis da Turquia, tornou o sistema Uster® Quality Expert indispensável em seu laboratório, para atender as exigências de qualidade de seus clientes.  2019-10-11 - Tags: fiacao uster quality expert matesa textiles buket celebi fio

Saurer apresenta FusionTwister na ShanghaiTex 2019
A Saurer Twisting Solutions apresentará soluções para a fiação em seu estande D40 Hall E1, na 19ª edição da ShanghaiTex, que acontece de 25 a 28 de novembro, na China. O foco será na alta eficiência do FusionTwister que atinge o ponto de referência para a produção de fios torcidos de fibras curtas.  2019-10-07 - Tags: saurer twisting solutions fusion twister shanghai tex fibras curtas

Capricórnio implanta Programa Compliance em suas unidades
Após realizar um trabalho de reestruturação nos últimos quatro anos, com foco na governança corporativa, a nova gestão da Capricórnio Têxtil implementou no início de 2019, o Programa de Compliance, que resultou no lançamento do seu Código de Conduta, bem como a publicação de diversas políticas corporativas, para colaboradores e parceiros comerciais.  2019-10-02 - Tags: capricornio compliance comportamentos consumidores parque fabril

Jeanologia redefine o processo de acabamento de tecidos
Há 15 anos aplicando o ozônio para o acabamento de peças de vestuário, a empresa espanhola Jeanologia deu um novo passo em direção à indústria têxtil 100% sustentável, ao lançar o processo de acabamento de tecido com a tecnologia G2Dynamic.  2019-10-02 - Tags: g2dynamic jeanologia ozonio jeans denim industria textil detox agua sustentavel

Archroma amplia portfolio de soluções sustentáveis para têxteis
Um dos maiores fabricantes químicos do mundo, a Archroma, com sede na Suíça e 25 plantas industriais em diversos países, inclusive no Brasil, lançou na última ITMA, em Barcelona, o inovador Diresul Smartdenim Blue, um sistema de coloração para denim, que se comporta como o autêntico índigo, porém, com um processo de aplicação mais sustentável e eficiente em comparação com o corante original.  2019-10-01 - Tags: quimicos archroma indifo sustentavel ricardo sousa earthcolors itma 2019 jose carlos fevereiro junior

Itema expande sua atuação como fabricante mundial de teares
A Itema, empresa integrante do grupo italiano Radici, especializada em tecnologia para tecelagem como máquinas de tecer, peças de reposição e serviços integrados, anunciou a aquisição da Schoch, fabricante de pentes para teares e outros acessórios, com unidades na Itália e na Índia.  2019-09-27 - Tags: itema tecelagem tear liços alfredo schoch ranica schoch reeds india trama

Indústria baiana produz primeira camisa polo biodegradável
Uma camisa polo biodegradável, que se desintegra em até três anos quando depositada em aterros sanitários, foi confeccionada pela primeira vez pela Polo Salvador, uma pequena indústria têxtil localizada no bairro do Uruguai, na capital baiana. O produto é resultado de uma parceria com a Rhodia, empresa do grupo belga Solvay, detentora do fio de poliamida 6.6 Amni®Soul Eco.  2019-09-26 - Tags: biodegradavel polo amni soul eco rhodia hari hartmann polo salvador pet

Oerlikon anuncia novo CEO que assumirá o cargo em 2020
A Oerlikon anunciou hoje que Philipp Müller foi nomeado Chief Financial Officer (CFO) e membro do Comitê Executivo da empresa, a partir de 1º de janeiro de 2020, sucedendo a Jürg Fedier, que se aposentará no final de dezembro de 2019.  2019-09-12 - Tags: oerlikon ceo philipp muller chief financial officer jurg fedier 2020

Kelheim Fibers desenvolve viscose com estrutura detectável
Uma fibra de viscose especial, com propriedades para ser localizada durante todo o processo têxtil, auxiliando no combate à fraude de matérias-primas, será apresentada pela Kelheim Fibers, durante a 19 ª edição do Dornbirn man Made Fibers Congress, que acontecerá de 20 a 22 de setembro de 2016 na Áustria.  2019-09-03 - Tags: viscose especial kelheim fibers danufil qr alexander bachmann dornbirn made fibers congress

Empresa descarta uniformes de forma responsável e sustentável
A Metalock Brasil, localizada em Santos, no litoral de São Paulo, vem destinando corretamente 201 kg de uniformes em desuso de seus funcionários, sendo por isso reconhecida como uma empresa ambientalmente correta na região.  2019-08-20 - Tags: metalock santos sebrae metalurgica sao paulo uniforme descarte

Stoll renova instalações e cria centro de atendimento aos clientes
A Stoll, fabricante alemão, líder na produção de máquinas de tricô retilíneas, vai transferir sua sede de Stollweg 1 para a área industrial do Distrito de Reutlingen-Betzingen. O projeto de construção, a cargo do escritório de arquitetura ISIN + Co de Stuttgart, é dividido em duas fases: expansão da área de produção e um moderno centro de desenvolvimento para atender os clientes.  2019-07-30 - Tags: stoll alemao maquinas de trico retilineas trico tecnologia inovacao isin stuttgart

Saurer comemora contribuição com a missão Apollo 11
Em 20 de julho de 1969, o astronauta Neil Armstrong tornou-se a primeira pessoa a pisar na Lua e disse a famosa frase: “Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a Humanidade”. Hoje, quando o mundo celebra o 50º aniversário deste feito, a Saurer também comemora sua participação no evento.  2019-07-19 - Tags: neil armstrong lua saurer bordar apollo 11 fiacao torcao de fios bordadeiras lion brothers maryland nasa

João Braga revela sua “alma fashion”
O historiador, pesquisador e professor da Faap e da Santa Marcelina acaba de lançar uma revista trimestral para contribuir com a formação dos estudantes de moda no Brasil. Conhecer a história da indumentária e da moda para refletir sobre seu passado e projetar o futuro em um mundo globalizado e híbrido é um dos objetivos da publicação “Soul Fashion.  2019-06-05 - Tags: soul fashion santa marcelina faap joao braga industria fashion

Espanha planeja fortalecer suas exportações na ITMA 2019
As máquinas de acabamento e de vestuário foram as que tiveram maior peso no total das exportações do setor têxtil no ano passado: 37,30% e 21,13%, respectivamente.  2019-05-05 - Tags: acabamento vestuario textil exportaçao 2018

Nãotecidos dá sinais de que pode crescer no Brasil
O executivo Laerte G. Maroni, conselheiro estratégico do Sinditêxtil-SP e do Ciesp/Jundiaí, fala sobre o comportamento de mercado no país.  2019-02-05 - Tags: naotecido textil laerte g maroni sinditextil ciesp crescimento brasil

Lais Pearson, a estrela viajante
“Lais Pearson...Foi minha orientadora de TCC da primeira turma de formandos do curso de Moda Anhembi-Morumbi...Minha professora sempre!!! Agradeço a Deus a oportunidade da convivência como aluna e profissional e, nos últimos anos como uma boa ouvinte de suas maravilhosas histórias do mundo fashion...O céu está em festa e, certamente muito mais “brilhante”!!!! (Romy Tutia)  2018-12-12 - Tags: lais helena da fonseca pearson centro brasileiro de moda guia oficial da moda trends lais pearson falecimento