Language
home » têxtil »

Máquina Têxtil

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

A multimídia como fator de competitividade

A tecnologia da informação é fundamental para integrar a cadeia têxtil e torná-la eficiente na era da globalização.

As dificuldades no processo de imple- mentação de estratégias para se obter resposta rápida na cadeia têxtil levou-nos a desenvolver este trabalho. Estas dificuldades concentram-se entre os diferentes agentes que englobam o setor, bem como na comunicação entre os mesmos. Por isso, a multimídia apresenta-se como a solução mais completa para o estabelecimento de uma adequada política de comunicação entre clientes e fornecedores.

Mostraremos, também, diferentes soluções existentes, ou em desenvolvimento, que utilizam tecnologias multimídia com o objetivo de dinamizar, através da informação, a relação entre produtores e consumidores.

Solução eficiente

São fatores fundamentais para a escolha de uma solução multimídia ITV:

1. A integração de diferentes ?mídias? ITV (imagem, texto, vídeo, dados e som) facilita a ligação às diferentes fontes de informação - sistemas CAD, bases de dados de desenhos, vídeos institucionais para apresentação de empresas, vídeos e imagens ilustrativos de tendências e ainda a utilização de informação técnica e comercial (descrição de artigos, preços, agentes comerciais, etc.).

2. A facilidade na alteração e atualização da informação disponível.

3. Os baixos custos: a edição de uma tiragem média em CD-ROM custa entre cinco e dez vezes menos que uma edição equivalente em papel.

4. A interatividade: cada usuário acessa unicamente a informação desejada, de forma rápida, graças aos diferentes processos de pesquisa existentes.

5. A popularização dos suportes utilizados: os computadores pessoais são cada vez mais vistos como equipamento doméstico, a Internet já afirmou-se como ?mass mídia? por excelência, as tecnologias de telecomunicações rápidas (como a RDIS) estão cada vez mais baratas e difundidas.

O objetivo final deste trabalho é demonstrar que a multimídia pode ser abordada como geradora de vantagens competitivas numa ótica de pesquisa de novos produtos dentro da cadeia têxtil.

Assim, a utilização desta aplicação, dentro de uma rede com clientes da empresa, permite o acesso rápido às coleções desenvolvidas (ou mesmo em desenvolvimento), criando desde laços de parcerias até o estabelecimento de estratégias ?Quick Response?.

Pretende-se, com isso, demonstrar o interesse das tecnologias multimídia nas atividades intermediárias da cadeia têxtil, e não apenas nos trabalhos relacionados ao consumidor final.

Parâmetros

Este estudo foi desenvolvido considerando uma empresa têxtil verticalizada nas áreas de fiação, tecelagem e acabamento, e que atua fundamentalmente com produtos para vestuário, especialmente camisaria de homem e blusas de senhora. A apresentação foi desenhada em torno de dois fatores fundamentais:

Apresentação global da empresa

  • História da empresa e atividades na situação atual.
  • Sumário das diferentes fases do processo produtivo.
  • Organograma e apresentação dos diretores e responsáveis comerciais, de modo que os clientes possam desenvolver uma aproximação mais pessoal.
  • Prestação em nível comercial e de desenvolvimento de produto.

Catálogo de produtos

  • A coleção atual de tecidos apresentada por desenhos desenvolvidos em sistema CAD e a coleção anterior mostrada em peças já confeccionadas.
  • Propõe-se a criação de um desenho "tipo" para mostrar as coleções desta empresa. A apresentação global da empresa pode ter uma estrutura mais rígida e fixa, pois as alterações eventuais nesta área não serão muito freqüentes. O catálogo de produtos deve ter a flexibilidade suficiente para suportar mudanças constantes, como exigem as necessidades do mercado.

O suporte final poderá fornecer duas alternativas:

  • O CD-ROM, por ser flexível, permite a apresentação em feiras e outros tipos de eventos públicos. Existe ainda a possibilidade dos comerciais dessa empresa, inseridos em um computador portátil, serem exibidos de forma dinâmica aos clientes.
  • A criação de uma ligação On-line com clientes privilegiados, agentes ou ainda fornecedores.

O marketing estratégico na ITV

A indústria têxtil e de vestuário são atividades extremamente vulneráveis a alterações no ambiente macroeconômico. Atrai, facilmente, investimento estrangeiro, já que sua tecnologia é de fácil transferência.

Geralmente, é uma das primeiras atividades industriais a crescer nos países em desenvolvimento, e por isso, tem fortes tradições na Europa Ocidental.

A ITV da Europa Ocidental tem sobrevivido a uma crescente ameaça de dumping, exportações subsidiadas e outras que são resultado da situação econômica dos países exportadores (mão-de-obra barata, ausência de políticas de segurança social, falta de proteção ambiental, etc.). Vive-se agora uma fase final de dez anos do acordo Multifibras, a última das barreiras à entrada de produtos de países externos. A questão é definir se esta é uma indústria economicamente viável para sobreviver a um mercado com condições progressivamente mais difíceis, ou se o tempo, esforço e capital devem ser aplicados em outras atividades. Um dos maiores mercados consumidores da ITV é justamente a Europa Ocidental.

Se considerarmos que para uma evolução equilibrada entre países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, as barreiras de proteção na Europa devem acabar, o grande esforço destes países deve ser colocado no conhecimento e domínio dos canais comerciais, bem como na organização, tendo como objetivo a resposta rápida e a satisfação do consumidor.

A primeira conclusão, do ponto de vista de planejamento estratégico, é que este deve ser cada vez mais flexível e dinâmico, considerando a flutuação instável dos desejos do consumidor. No entanto, há alguns fatores que são evidentes para o desenvolvimento de uma estratégia de marketing adequada às premissas acima indicadas:

  • A concepção de que a moda é ditada pelo consumidor e não pelos grandes produtores.
  • O conhecimento (tanto quanto possível) em tempo real das variações nos desejos do consumidor, por todos os elementos da cadeia de processo têxtil.
  • Uma política de desenvolvimento de produto, sendo esta o elemento-base na adequação da empresa ao mercado.

A situação competitiva da ITV Européia

A concorrência mundial

1. Fator preço

Para os produtos populares, o preço é a variável mais importante do marketing mix. Por isso, as empresas européias deslocaram a produção da confecção e, cada vez mais, compram o tecido em países com baixo custo de mão-de-obra.

2. Acordo GATT

A queda das barreiras aduaneiras aumentará a concorrência, sobretudo dos países asiáticos e das Américas Central e do Sul.

3. O fator Oriente

A sobrecapacidade produtiva mundial e a agressividade dos países do Leste Europeu e do Extremo Oriente geram uma pressão cada vez mais acentuada nos preços, com conseqüente quebra nos lucros e uma posterior perda de competitividade das empresas têxteis da Europa Ocidental, sobretudo em produtos populares.

Evolução qualitativa

Evolução da atitude dos consumidores

A pesquisa efetuada nos principais países europeus (Alemanha, França e Itália) mostra a seguinte mudança radical de atitude e comportamento do consumidor:

  • Procura de produtos de qualidade a preços inferiores.
  • Diminuição do consumo supérfluo.
  • Perda do interesse nos produtos de marca.

Se as empresas e os revendedores forem capazes de conter/diminuir os preços, é possível uma ligeira recuperação das vendas.

Pronto Moda

Para estimular o consumo, as empresas continuarão, também no futuro, a propor constantes novidades, novas coleções, ou seja, Pronto Moda (prêt-à-porter). Porém, cada vez menos, a moda será imposta pelos produtores, e sim pelos consumidores (consumer driven market). Em síntese, podemos afirmar que o ?consumer pull? originará o seguinte processo para o desenvolvimento contínuo de produtos/coleções (Pronto Moda):

  • Análise da reação dos consumidores.
  • Eventuais alterações nas coleções.
  • Reabastecimento.
  • Passa-se cada vez mais do velho ciclo de 8/10 meses a um novo ciclo, que durará 4/8 semanas.

Este fenômeno parece irreversível nos produtos de preços médios e altos. No segmento dos produtos de alto preço, mais quantitativamente limitados, o ciclo continuará o mesmo.

Para seguir este processo, será cada vez mais necessário uma estratégia de marketing que ponha o seu enfoque no contínuo desenvolvimento de produto, onde as empresas devem, por um lado, possuir as ferramentas para terem acesso à informação em tempo útil, e por outro, tomarem uma atitude que facilite a disponibilização da informação.

A Resposta Rápida

Atualmente, a evolução mais significativa nas indústrias têxtil e de confecção de malhas refere-se ao serviço e à flexibilidade.

Devido à necessidade de redução (por parte dos revendedores) dos custos de armazenamento, e também à menor duração dos ciclos de moda e à crescente fragmentação em nichos dos segmentos de mercado, os revendedores fazem encomendas cada vez menores e mais freqüentes. Esta abordagem é conhecida por Resposta Rápida e consiste em:

  • Cooperação no desenvolvimento do produto (materiais, design, acabamentos).
  • Flexibilidade.
  • Entregas rápidas e pontuais (25/30 dias).
  • Standards de qualidade.
  • Evolução possível.

As empresas européias, que precisam competir com empresas com custos de produção menores, consideram os seguintes fatores de sucesso:

  • Imagem da empresa no mercado.
  • Relação qualidade/preço competitivo.
  • Conhecimento do mercado para obter um feed-back rápido em design, novos tecidos, novos acabamentos.
  • Elasticidade da oferta e capacidade de reagir às novas tendências do mercado (séries pequenas, apresentação freqüente, novos produtos, etc.).
  • Diálogo contínuo com o cliente para conhecer as tendências em cada país e saber das suas exigências.
  • Agressividade da equipe de vendas.
  • Controle contínuo da eficiência produtiva e da estrutura da fábrica.
  • Design inovador, adaptado às exigências de cada país/mercado.
  • Desenvolvimento contínuo de novos tecidos, novos acabamentos.
  • Controle de qualidade.
  • Desenvolvimento de estratégias do tipo ?Resposta Rápida?.

Na próxima edição, falaremos sobre a multimídia como solução de problemas.

 

BIBLIOGRAFIA

1. A Strategic View of World Textile Companies Mark Payne Pearson Profissional Ltd, ISBN 1 85334 301 3, London, 1995

2. Fashion Design and Product Development Carr, Harold, Pomeroy, John, Blackwell Science Ltd, Osney Mead, ISBN 0 632 02893 9 Oxford OX2 OEL, 1992

3. Quick Response in Apparel Manufacturing Hunter, Alan,The Textile Institute, ISBN 1 870812 30 1 Manchester, 1990

4. Textile Outlook International - The Economist Intelligence Unit Textile Inteligence Ltd, Kent, 1994

5. West European Textiles to 2000 (market and trends ) Walker, Ann, Pearson Profissional Ltd, ISBN 1 85334 297 1 London, 1995

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Manuela Neves - Professora associada da Escola de Engenharia - Siza Vieira - Mestrando do Dep. de Engenharia Têxtil, ambas da Universidade do Minho, Portugal.

Data de publicação: 01/01/1998

Conteúdo relacionado


ParaMalhas celebra 40 anos e muda de endereço
Antes localizada no centro de Caxias do Sul (RS), a ParaMalhas agora ocupa ampla infraestrutura no bairro Interlagos. A nova sede dispõe de mil metros quadrados distribuídos em: setor administrativo, de assistência técnica, almoxarifado, além de showroom, recepção e espaço para conferências e cursos.  2014-10-28 - Tags: paramalhas caxias do sul carlos michelin stoll gmbh

Tecnologia Brasileira na fabricação de impressoras de grandes formatos
Em 2014, a Ampla, maior fabricante de impressoras de grandes formatos latino americana, completa dez anos. Somando toda a experiência acumulada durante este período a um portfólio completo de soluções para o mercado da comunicação visual brasileiro, a empresa, atenta às oportunidades e ao crescente interesse internacional, expandiu suas vendas agora também para fora do Brasil. Com equipamentos referência no mercado nacional nas tecnologias solvente, UV e sublimação, a Ampla agora atenderá as necessidades do mercado externo de comunicação visual.  2014-05-16 - Tags: ampla impressoras digitais sgia expo e na isa international sign expo impressoras uv bndes tintas digitais cabeças de impressão

Nova geração de impressoras de grandes formatos
Ampla lança novos equipamentos na SIGN 2014. Nova geração de impressoras de grandes formatos será apresentada durante a feira mais importante do setor A Ampla, maior fabricante brasileira de impressoras de grandes formatos da América Latina, no ano em que completa dez anos de existência, participa pela décima vez da Serigrafia Sign Future Têxtil. A feira este ano acontece de 6 a 9 de maio, no Pavilhão Anhembi, em São Paulo (SP).  2014-03-31 - Tags: ampla bnds sign impressoras textil estamparia digital tintas originais cabeças de impressao

Controle eficiente de poluição do ar
A Oxidação Térmica Regenerativa (RTO) é uma tecnologia altamente eficaz no tratamento de gás de processo carregado com hidrocarbonetos ou odores que tem sido bem sucedida em muitas áreas da indústria. Com desenvolvimento adicional à sua própria linha de sistemas RTO, a Dürr implantou com sucesso a série compacta Ecopure® CTO (Oxidação Térmica Compacta) para correntes de ar de exaustão de 5.000 até 20.000 Nm³/h.  2014-02-20 - Tags: ecopure oxidacao termica regenerativa textil industria durr oxidante termico sistema cto

Mimaki fecha novas parcerias
A Mimaki empresa multinacional japonesa, especializada em máquinas de impressão e recorte, visando as necessidades e comodidade dos seus clientes, fechou parcerias com seis novas revendas para melhor atender a demanda do mercado brasileiro. São eles: Amazoncopy, Copimar, Colortop, Empesol, Grupo de Idéias e Persell Soluções.  2014-02-05 - Tags: maquinas textil mimaki japao impressao recorte

Dilo Group mostra portfólio na Techtextil Índia 2013
O grupo alemão, especializado na construção de máquinas para indústria têxtil e de nãotecidos, participa da feira que acontece de 3 a 5 de outubro, em Mumbai, voltada para o mercado de têxteis técnicos. Na ocasião, a empresa mostrará as tecnologias mais recentes de suas marcas DiloTemafa , DiloSpinnbau e DiloMachines, com foco principal no novo equipamento que melhora a eficiência na formação de manta para nãotecidos.  2013-09-13 - Tags: maquina textil dilo

Cabine de luz garante avaliação precisa das cores
A precisão das cores é fundamental para os processos têxteis, por isso, as cabines de luz estão entre os equipamentos de laboratório mais importantes para garantir a qualidade do tingimento. Desenvolvido pela Mathis, no Brasil, o modelo LBM-B foi apresentado, recentemente na feira Maquintex, no Ceará, com novo controlador touch screen para substituir o painel de controle com uma série de botões e displays individuais.  2013-09-04 - Tags: textil maquinas

Rosink fornece tecnologia para retífica à nova Saurer
A Rosink GmbH + Co, fabricante alemão de equipamentos para a indústria têxtil, forneceu sua primeira máquina berço para retífica de rolos e manchões ao Grupo Saurer em Suzhou, na China. A cooperação entre a empresa alemã e a Saurer Components’ Accotex and Texparts permitirá oferecer uma gama maior de componentes de alta precisão para fiação.  2013-08-20 - Tags: maquinas

SSM exibe nova bobinadeira na ShangaiTex 2013
A Schärer Schweiter Mettler AG (SSM), da Suíça, participou da 16 ª Exposição Internacional da Indústria Têxtil (ShanghaiTex 2013) realizada de 11 a 13 de junho, na China. Entre as máquinas apresentadas em seu estande, destaque para a nova série de bobinadeiras FM1 Preciflex, que permite não só o controle eletrônico de tensão durante a bobinagem, como também oferece sistema opcional de correção automática da variação da secção transvesal dos fios, reduzindo, assim, as intervenções do operador.  2013-06-28 - Tags: shanghaitex

Mimaki mostrará soluções para serigrafia na maior feira do setor
A empresa apresentará em seu estande, na Rua B, número 115, a nova máquina CGSRIII, desenvolvida para trabalhos de corte, com maior força e precisão que os modelos anteriores. O lançamento será durante a Feira Serigrafia SIGN Future Têxtil 2013, maior evento do setor que acontecerá de 10 a 13 de julho, no Expo Center Norte.  2013-06-13

Shima Seiki apresenta soluções para tricô fashion
A Shima Seiki, uma das empresas líderes mundiais na produção de máquinas retilíneas computadorizadas, participou da última ITM Texpo Eurasia 2013, realizada de 29 de maio a 1º de junho, em Istambul, na Turquia. Entre os produtos exibidos na feira, estava o modelo MACH2X Wholegarment – para produção de malha sem costura, totalmente automatizada e o avançado sistema SDS-ONE Apex3 de design 3D para criação de peças de vestuário.  2013-06-04 - Tags: itm

Itema mostra novos teares em feira da Turquia
Resultado da união de suas três marcas: Somet, Sultex e Vamatex, o grupo Itema, com sede na Itália, exibe na feira ITM Texpo Eurasia 2013, que acontece na Turquia, de 29 de maio a 01 de junho, novidades em máquinas para tecelagem a jato de ar e pinça. Um dos destaques é o tear Silver DynaTerry, destinado à produção de tecidos felpudos para toalhas de alta qualidade.  2013-05-28

Têxtil colombiana investe em sanforizadeira Monforts
A Fabricato S.A, considerada a maior empresa têxtil da Colômbia, com uma produção de 8 milhões de metros de tecidos acabado por mês, está investindo US$ 30 milhões para renovar suas instalações de tecelagem e beneficiamento. O projeto de modernização inclui a aquisição de uma linha completa de sanforização, etapa fundamental do processo de acabamento, que visa melhorar as características visuais e de toque do material têxtil.  2013-05-16 - Tags: fabricato

Toyota apresenta ao mercado brasileiro seu novo tear
Lançado na ITMA ASIA + CITME 2012, em Xangai, a máquina de tecer a jato de ar JAT810 da empresa japonesa foi um dos destaques da última edição da feira Tecnotêxtil, realizada de 15 a 18 de abril, no Pavilhão Azul do Expo Center, em São Paulo. O diferencial desta nova máquina, que chegará ao Brasil para comercialização somente a partir de outubro, é o baixo consumo de energia e de ar comprimido.  2013-05-13 - Tags: tecnotextil

Novo conceito em preparação para estamparia digital
A Weko América Latina apresentou, recentemente ao mercado têxtil, o novo conceito de aplicação e secagem em um único equipamento, denominado COND-it. A tecnologia é apontada pela empresa como solução compacta para o condicionamento de tecidos e malhas.  2013-05-08 - Tags: weko estamparia

Trützschler e Voith Paper desenvolvem tecnologia para nãotecidos
As duas empresas, com matriz na Alemanha, estão trabalhando em conjunto na produção de uma linha completa na fabricação de nãotecidos via úmida (wet laid). A combinação de dois processos, HydroFormer e Aquajet, permite oferece ao mercado uma solução integrada que abrange desde a consolidação das fibras até o enrolamento da manta.  2013-05-07 - Tags: fusao naotecido wet laid

Macéa mostrará novos guia-fios na Tecnotêxtil Brasil
A Macéa Cerâmica, empresa brasileira fabricante de componentes e acessórios cerâmicos para o mercado têxtil vai expor na feira que acontece de 15 a 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Representante da japonesa Yuasa, líder neste segmento, apresentará uma linha completa de peças originais para máquinas de fiação e texturização de fios sintéticos.  2013-04-05 - Tags: tecnotextil

Comez mostra máquina para tricô técnico na Techtextil
O modelo eletrônico DNB/EL-32 com dupla barra de agulhas é ideal para a fabricação de produtos de malha para aplicação nos setores de geotêxtil, construção, indústria automobilística, tecidos elásticos hospitalares, entre outros. A empresa, líder mundial na tecnologia de máquinas de tricô e crochê de agulhas, desde outubro de 2012 uniu suas atividades comerciais neste setor com a Jakob Müller AG . As duas marcas estarão presentes na Techtextil 2013, que acontecerá em Frankfurt de 09 a 14 de junho.  2013-04-01 - Tags: techtextil

R+F mostra linha de produtos na Tecnotêxtil 2013
A Reiners + Fürst, um dos principais fabricantes de anéis e viajantes de fiação produzidos na Alemanha, vai expor na Tecnotêxtil 2013, que acontece de 15 a 18 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo. Entre as novidades que a empresa, representada no Brasil pela PML, mostrará na feira está a linha de anéis Turbo com revestimento de alta tecnologia que garante maior resistência às peças, mesmo quando submetidas as altas velocidades dos filatórios.  2013-03-14 - Tags: pml

Rieter amplia gama de fibras mistas para airjet
A Rieter ampliou a gama de matérias-primas que podem ser processadas em sua tecnologia jato de ar. Fibras de algodão penteado com títulos 30 a 50 Ne, mistos de viscose e Modal® ou misturas de celulósicas com políester, por exemplo, podem ser fiadas na máquina J20, resultando em fios Com4®jet com baixíssima pilosidade para aplicação em artigos finos.  2013-03-06 - Tags: poliester