Language
home » têxtil »

Conjuntura

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Especial Showrooms: Vicunha aposta em tecnologia e conforto

A nova coleção de verão 2017 da Vicunha Têxtil oferece uma ampla gama de possibilidades exclusivas e inovadoras, com estruturas e composições de fios diferenciados. Os destaques da temporada são tecidos versáteis que trazem toques macios e suaves, conforto e funcionalidade.

Esse ano, o showroom da empresa teve palestras de Piero Turk, referência em técnicas de lavanderia. O italiano abordou a interpretação de tendências e redução de impacto ambiental em lavagens. Já Vasco Pizarro, diretor de marketing da tradicional lavanderia portuguesa Pizarro, trouxe em primeira mão as novidades em lavagens. Fechando a ação, Maria Cristina Pavarini, editora sênior da Sportswear International, minisgtrou palestra sobre moda jeanswear no universo digital para convidados.

Apostando sempre em inovações tecnológicas, a Vicunha destacou a nova linha Bi-stretch Denim Fitness de artigos com stretch multidirecional, desenvolvidos para garantir máxima liberdade de movimento e proporcionar extremo conforto a quem adere um lifestyle ativo.  Ideal para ser utilizado em qualquer ocasião, estes lançamentos adequam roupas da linha fitness em shapes funcionais e looks que estão cada vez mais presentes no dia-a-dia. 

Mais novidades aparecem na linha Shirting Collection, com ênfase para os artigos de composição 100% Tencel®. Os lançamentos se destacam pela elegância e beleza e permitem construções de visual chic e luxuoso com excelente caimento. Multifuncionais, os produtos também conferem ótima qualidade de controle térmico que contribui para uma sensação de frescor durante todo o dia, mesmo em temperaturas elevadas. Devido sua alta resistência, podem ser bastante explorados em lavanderia.  

Já na família Special Touch, as novidades são produtos com estruturas diferenciadas que mesclam fios de várias composições com acabamento exclusivo. O resultado é um toque extremamente suave, macio e com caimento perfeito.

Tendências

Para o Verão a empresa aposta nas tendências Roots RecapNostalgic RemakeNotox Free Radicalsinspiradas em dois universos: o “Vintage” e o “Agora”.

Roots Recap: Inspirado na conscientização da cultura negra para o mundo é uma vertente que está cada dia mais em evidência. O estilo de vida e as tradições do continente africano tendem a influenciar, hoje, a moda global por meio de uma perspectiva local desmistificada. No denim, as superfícies das tonalidades escuras recebem pontos de luz com desgastes localizados como ralados e puídos, transmitindo as marcas do tempo e do movimento. Efeitos como delavê e stone wash levam um toque envelhecido com tingimentos terrosos e respingos de cor. Técnicas da tradição têxtil africana, como adire e batik, fazem alusão aos elementos étnicos, trazendo lavagens manchadas com formas orgânicas e artesanais. No brim, as cores vão das claras e lavadas às intensas e escuras, em tons como o verde, oliva, vegetal e militar, trazendo um ar fresco e tropical às criações. Tons quentes como camel, ocre e laranja dão um clima energizante à cartela, que é finalizada com um toque moderno e contemporâneo em azul elétrico.

Nostalgic Remake: A valorização das raízes familiares, da memória da juventude e das coisas simples da vida traz sensação de conforto e acolhimento, tornando-se inspiração para novas criações, com toques de nostalgia e releituras contemporâneas do passado. O romantismo e a delicadeza inspiram o design que resgata referências dos anos 50 e 70. Para criar marcas do tempo, efeitos são trabalhados no denim de maneira sutil, com azuis delicados e lavados, desgastes de puídos e rebolos localizados. Acabamentos em laser e estamparia são aplicados delicadamente e complementados com bordados e frases, criando um efeito divertido e nostálgico.  Para o brim, padronagens com estilo kitsch inspiradas na natureza, como flores e frutas, estampam looks formais e comportados da cabeça aos pés, transmitindo um toque moderno e bem humorado. As cores passeiam por nuances que remetem ao estilo retrô de beges inspirados em tingimentos de chá e café até tonalidades como damasco, orquídea e lavanda.

Notox: Em um mundo de excessos, o luxo assume um novo conceito. Desvinculado da ostentação, ganha uma leitura precisa, silenciosa e minimalista em que o tempo, a exclusividade e a qualidade são cada vez mais importantes. No denim, os azuis vão de intensos até tonalidades mais claras, sólidas ou levemente manchadas. No brim, a cartela de cores abusa do branco, com tonalidades claras e limpas, peroladas e cremosas com destaque para o off white, compondo um visual puro e fresh. As lavagens são discretas com nuances em pasteis e efeitos diluídos. O trabalho de superfície carrega um olhar sensorial, como o crinkled effect, que proporciona texturas sutis e delicadas.

Free Radicals: O ponto de partida desta tendência traz uma atmosfera contestadora e dinâmica, mesclando referências antigas e modernas com a energia jovem e a influência dos grandes centros urbanos. A transição tecnológica sofrida pelos jovens dos anos 80 e 90 vem como forte referência visual, fundindo a antiga vida offline com o novo online. O lifestyle dinâmico se apropria do cenário noturno, inspirando a moda activewear. Criações utilizam tecidos funcionais que ganham texturas e grafismos inspirados em elementos urbanos. Formas geométricas são elaboradas por efeitos de colagem e pela união de tecidos diferentes. Carimbos, tipografias e logos reaparecem com forte influência.  Os denins são trabalhados com tonalidades intensas e profundas - como blacks e azuis - e lavagens texturizadas. No brim, o clássico preto-e-branco remete ao universo esportivo.  A combinação recebe uma injeção de energia através de cores eletrizantes, como o provocante vermelho ferrari e os azuis elétrico e royal. Intervenções coloridas aparecem em tons sólidos com traços de grafite, que se inspiram na arte e nos esportes urbanos.

Para mais informações, acesse: www.vipreview.com.br 

Curta: facebook.com/vipreview
Siga: @vipreview 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

MktMix Assessoria de Comunicação

Data de publicação: 06/11/2015

Conteúdo relacionado


Empresários devem ficar atentos ao fim da prorrogação de vencimentos do Simples Nacional
Os donos de pequenos negócios precisam ficar atentos ao calendário. Aqueles que optaram por prorrogar os pagamentos dos tributos federais do Simples Nacional relativos aos meses de março, abril e maio, terão de cumprir esse compromisso a partir de outubro. Após seis meses de prorrogação dos vencimentos, devido a pandemia do coronavírus (covid -19), não há sinalização por parte do governo de um novo adiamento.  2020-09-24 - Tags: simples nacional sebrae micro pequenas empresas silas santiago pandemia covid 19 empresarios

Setor têxtil e de confecção apresenta recuperação mais lenta
O setor de tecidos, vestuário e calçados teve recuo de 31,3% em julho, na comparação com o mesmo mês de 2019, mas registrou sinais de recuperação, pois cresceu 25% em relação a junho. Esses dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE são coerentes com as expectativas e impressões dos empresários do setor, segundo informa a Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção.  2020-09-17 - Tags: ibge abit tecidos vestuario pesquisa conjuntural producao 2020 pandemia covid

Fusões e aquisições de empresas devem aumentar fora da China em 2021
As fusões e aquisições de empresas (Mergers and Acquisitions - M&A) deste ano foram suspensas devido à volatilidade do mercado em meio à crise do covid-19, com queda de 25% no primeiro semestre de 2020. A empresa de pesquisa de mercado global Euromonitor International investiga o futuro das atividades de M&A globais e regionais e aponta uma mudança de direcionamento em relação às estratégias de fornecimento e cadeia de valor.  2020-09-10 - Tags: euromonitor conjuntura mercado china fusoes empresas mergers and acquisitions euromonitor international

Pronampe é prorrogado por mais noventa dias
Frente a dificuldade e a grande procura das empresas pela obtenção de crédito no Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), no último dia 19 de agosto o Governo Federal prorrogou por três meses as linhas de crédito pelo Pronampe, que estavam previstas para terminar em 19 de agosto e agora vai até 19 de novembro de 2020.  2020-08-24 - Tags: pronampe sebrae micro empresas taxa selic pequeno porte microempresas governo federal linha credito

Setor têxtil conta com dinamismo do varejo para a retomada
As atividades comerciais vão, aos poucos, retomando seu ritmo. A flexibilização não é igual em todas as regiões do Brasil, visto que a pandemia de covid-19 segue seu curso, e já ceifou a vida de mais de 100 mil pessoas. Todavia, alguns setores, como têxtil e confecção, apesar dos números negativos do primeiro semestre, já dão sinais de recuperação gradual.  2020-08-17 - Tags: abit indice cielo do varejo ampliado flexibilização icva setor textil abit setor confeccao pronampe fernando pimentel

Desempenho do setor de máquinas reflete retração do mercado
Após quatro meses de pandemia do covid-19, o setor de máquinas e equipamentos no Brasil sente o impacto do enfraquecimento do mercado interno e externo. Todavia, os últimos resultados têm apontado para uma queda menos brusca da receita total. Em junho, as receitas líquidas recuaram 12,4%, depois da queda em maio (-14,1%) e abril (-25,6%). Tal resultado reforça a hipótese de que a economia brasileira já tenha vivenciado o pior momento da crise.  2020-08-06 - Tags: covid 19 economia brasileira mercado retracao setor maquinas mercado interno

Italian Textile Machinery: forte declínio no primeiro trimestre de 2020
No primeiro trimestre de 2020, os pedidos de maquinas têxteis italianas registraram uma forte queda. A pandemia de covid-19 impactou pesadamente no setor. As consequências nos pedidos serão ainda mais negativas no segundo trimestre. O índice dos pedidos para máquinas têxteis coletados pela ACIMIT, Associação de Fabricantes de Maquinas Têxteis Italiana, para o período de janeiro a março de 2020 caiu em 31% comparado ao mesmo período de 2019.  2020-07-30 - Tags: acimit maquinas texteis italianas associacao de fabricantes de maquinas texteis italiana federico pellegata

Para manter o emprego será necessário um upgrade no conhecimento
As carreiras operacionais vão continuar existindo, mas vai exigir do profissional muito conhecimento tecnológico e flexibilidade para se adaptar às novas rotinas. Ainda é cedo para afirmar que os modelos tradicionais de trabalho serão extintos, mas certamente passarão por uma transformação e a tecnologia será determinante nesse processo.  2020-07-27 - Tags: abit abtt fernando pimentel nelson pereira junior novo profissional engenharia textil emprego industria textil

Setor têxtil paulista apresenta balanço negativo do primeiro semestre
Durante o primeiro semestre de 2020, a produção têxtil no Estado de São Paulo, considerando os meses de janeiro a maio, caiu 29,8% em comparação ao mesmo período de 2019; o vestuário registrou queda de 37,1% e o varejo, queda de 41,6%. Este panorama foi apresentado pelo presidente do Sinditêxtil-SP, Luiz Arthur Pacheco, durante coletiva de imprensa online, realizada no dia 15 de julho.  2020-07-17 - Tags: producao textil estado de sao paulo ibge setor textil confeccao luiz arthur pacheco sinditextil coletiva imprensa queda do varejo isolamento social

Promotores de feiras avaliam os novos formatos de negócios
Um dos setores mais prejudicados pela pandemia do covid-19 foi o de feiras e eventos. Pesquisa recente da União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe, com mais de 2.700 entrevistados, aponta que a crise afetou 98% das empresas. Por causa dos adiamentos e postergações de datas, a cadeia de negócios deixou de alavancar cerca de R$ 900 milhões.  2020-06-15 - Tags: helvio pompeo madeira ana flores claudio silveira ilse guimaraes feiras pandemia fcem group assistecal dfb festilval vista fair

Medidas tributárias para o setor têxtil são discutidas com secretário Meirelles
O presidente do Sinditec, Leonardo Sant'Ana, participou de uma reunião virtual com o secretário estadual da Fazenda, Henrique Meirelles, quinta-feira (04/06), em que foram discutidas medidas emergenciais diante da crise do covid-19.  2020-06-12 - Tags: sinditec henrique meirelles frente parlamentar industria textil cat gustavo ley frente parlamentar para o desenvolvimento da industria textil

Uma visão holística da pandemia sob a ótica da cadeia têxtil
Três dos maiores líderes empresariais do setor têxtil/vestuário brasileiro analisaram o momento atual e as perspectivas da indústria para os próximos meses, após o fim da quarentena. Josué Christiano Gomes da Silva, Flavio Rocha e Ricardo Steinbruch participaram de uma das mais concorridas videoconferências, realizadas por Fernando Pimentel, presidente da Abit, cuja transmissão alcançou uma audiência recorde, com 900 visualizações.  2020-05-29 - Tags: textil vestuario pos pandemia covid 19 omnichanel novo normal steinbruch ricardo steinbruch flavio rocha josue christiano gomes da silva

Covid-19: O cenário das fibras têxteis no Brasil
Embora sejam empresas de grande porte, de capital intensivo e atuação global, a indústria de fibras têxteis também está enfrentando dificuldades devido à pandemia do covid-19. Situado no início da longa cadeia produtiva do setor, este segmento reúne no Brasil fabricantes de fibras sintéticas – poliamida (náilon) e poliéster, além de uma cotonicultura forte que abastece fiações, tecelagens e malharias.  2020-05-26 - Tags: renato boaventura lineu frayha milton garbujo rhodia abrafas indorama ventures fibras brasil m&g fibras do brasil fernando pimentel fibras texteis

Desaceleração econômica global por conta da pandemia afeta negócios do algodão
Ainda não sabemos qual será o impacto final do Covid-19 na indústria do algodão, mas a pandemia em rápido movimento provocou grande incerteza em todos os elos da cadeia de suprimentos global. Milhões de pessoas estão em quarentena e os negócios de algodão e têxtil estão praticamente paralisados em todo o mundo.  2020-05-15 - Tags: algodao industria textil industria algodao covid 19 pandemia commodity safra 2020 icac

O Grande Lockdown: cenário para a economia global
Estudo publicado na Carta IEDI 994 (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial), no dia 04 de maio, do qual reproduzimos alguns pontos, traz as projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a economia global, realizada em 20 de abril, e revela que a crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, denominada pelo Fundo de "Grande Lockdown" será muito mais intensa do que aquela de 2009 - iniciada pelo colapso de um banco de investimentos nos EUA.  2020-05-08 - Tags: lockdown iedi fmi recessao pandemia covid19 fundo monetario internacional grande lockdown isolamento social

Indústria têxtil e de confecção adaptou-se para produzir máscaras e aventais
Nos últimos 30 dias, o parque industrial têxtil e de confecção do Brasil transformou-se para enfrentar a calamidade pública causada pela Covid-19. Mais de 140 empresas converteram suas plantas para fabricar em massa máscaras descartáveis de TNT (tecido não tecido) e aventais médico-hospitalares.  2020-05-04 - Tags: parque industrial textil confeccao calamidade publica covid19 tnt equipamentos hospitalares mascaras cirurgicas doacoes cadeia de producao pimentel

Caixa e Sebrae anunciam R$ 7,5 bilhões de crédito para os pequenos negócios
O Sebrae e Caixa assinaram na segunda-feira (20), um convênio para facilitar o acesso ao crédito para micros e pequenas empresas, bem como empreendedores individuais, para reduzir o impacto provocado pela crise do coronavírus sobre os pequenos negócios no Brasil. A expectativa é injetar até R$ 7, 5 bilhões neste segmento.  2020-04-24 - Tags: sebrae caixa pequenas empresas governo federal carlos melles pedro guimaraes entrevista marcio montella creditos folha de pagamento

A relevância da indústria nacional no combate ao Covid-19
Após um mês de iniciada a quarentena no Brasil para conter o avanço da epidemia do Covid-19, a indústria têxtil e de confecção, que não estava incluída no rol das “atividades essenciais”, passou a ser estratégica para a produção local de máscaras e outros itens de proteção no combate à doença.  2020-04-20 - Tags: mascaras protetoras industria nacional setor textil abit coronavirus covi19 pandemia brasil tnt webinar sindicatos

A indústria de TNT e suas perspectivas diante da pandemia do coronavírus
Em tempos de pandemia do Covid-19, quando a atividade econômica, (salvo setores essenciais) está praticamente paralisada, a indústria de nãotecidos, voltada ao segmento hospitalar, está em pleno aquecimento. Todavia, sua capacidade de resposta se mostra limitada diante da gigantesca demanda adicional por produtos de proteção mundo a fora.  2020-04-14 - Tags: polipropileno naotecidos abint abit carlos eduardo benatto tnt spunbond meltblown spunbond tecidos naotecidos pandemia covid19

Abit alerta para o risco no aumento de importações têxteis da China
Fernando Valente Pimentel, presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), alerta sobre o risco, em meio à pandemia da Covid-19, de o mercado nacional enfrentar um forte e abrupto crescimento de importações provenientes da China no momento em que forem reiniciadas as atividades no Brasil.  2020-04-10 - Tags: fernando valente pimentel china importacao risco covid19 pandemia importacoes