Language
home » têxtil »

Conjuntura

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Guerra comercial EUAxChina aumentará pressão no governo brasileiro

A tensão comercial global e o cenário de guerra entre os Estados Unidos trazem uma pressão extra para o novo governo brasileiro eleito em outubro. A Câmara Americana de Comércio (Amcham) entrevistou 130 executivos de empresas com operação no Brasil e identificou que 66% deles já trabalham com cenário de risco e impacto econômico e comercial nos negócios do País.  “Precisamos escolher um líder que priorize uma politica internacional com estratégia para o médio e longo prazo e, além da desburocratização do comércio. Observamos que, apesar dos riscos evidentes e crescentes, esses temas ainda aparecem de forma tímida nas discussões da nossa politica interna”, comenta Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, a maior Câmara Americana entre 114 existentes no mundo. 

De acordo com 53%, o cenário internacional traz um desafio adicional para o governo a ser eleito em outubro – a necessidade de dar maior prioridade ao comércio exterior como plataforma de transformação econômica do País. Na lista de prioridades, do novo presidente eleito, devem entrar o diálogo bilateral com os seus principais parceiros comerciais, em especial, os EUA e China. Outras ações prioritárias foram a simplificação e desburocratização das operações essenciais de comércio exterior (51%), identificação e eliminação de barreiras comerciais para o acesso aos mercados (20%) e políticas públicas para ampliar investimentos de empresas brasileiras no exterior (4%).

Países que deram prioridade ao comércio exterior tiveram crescimento expressivo nas últimas décadas. “Nos últimos 70 anos, todos os países que realmente conseguiram mudar de patamar econômico tiveram entre 40% e 50% do seu PIB como resultado da soma de exportações e importações”, contextualiza Deborah Vieitas, CEO da Amcham da Brasil.  Foi o caso de países como Japão, Alemanha, Coreia do Sul, Cingapura, Hong Kong, Chile e Espanha. No mesmo período de tempo, o Brasil cresceu bem menos. “Se retirarmos da nossa avaliação histórica os períodos da monocultura da exportação, é muito difícil encontrar momentos da economia brasileira em que tenhamos tido mais do que 25% do nosso PIB como resultante da soma de importações e exportações”, complementa Vieitas.

Na visão da Amcham, a eleição de outubro é a chance de reverter este cenário de baixa participação brasileira no comércio internacional. A entidade vem realizando um trabalho de influência na agenda dos principais pré-candidato à presidência. Até o momento, os presidenciáveis Geraldo Alckmin (24/6), Álvaro Dias (18/6), João Amoêdo (14/5), Henrique Meirelles (23/4) e Ciro Gomes (14/3), já assinaram o compromisso de estudar as propostas da Amcham para inclusão no seu programa de governo. As propostas assinadas pelos candidatos foram dividas em quatro pilares de atuação: Segurança Jurídica e Atração de Investimentos, Modernização do Sistema Tributário, Integração do Brasil nas Cadeias Globais de Valor e Fortalecimento da Relação Bilateral Brasil – Estados Unidos. A Amcham está no aguardo da confirmação de agenda com os demais pré-candidatos.

Inserção nas cadeias globais de valor

Para o trabalho de influência nas agendas dos presidenciáveis, a Amcham questionou os 130 executivos sobre a principal barreira à integração e inserção do Brasil nas cadeias globais de valor, 31% apontaram a insegurança jurídica e normativa para investimentos. Em seguida, vieram os custos poucos competitivos (27%), falta de acordos comerciais ou de investimento (25%), ausência de estímulos à internacionalização de empresas e financiamento e garantia às exportações (13%).

No que tange as negociações Brasil-Estados Unidos, 56% dos empresários gostariam de observar um governo brasileiro com uma postura mais ativa de diálogo na relação bilateral, se comprometendo com um horizonte de negociação mais concreto. Para 33%, o diálogo já deveria ser intensificado no curto prazo, de forma a evitar possíveis novas sobretaxas.

Sobre a Reforma Tributária americana no Brasil, a maioria ainda não sentiu efeitos negativos. Para 62%, a queda do IDP (Investimento Direto no País), está mais relacionado ao contexto de incerteza eleitoral. Dado do BC (Banco Central) mostra que o desempenho das aquisições e empréstimos de matrizes no exterior a suas filiais brasileiras teve queda de 30% nos primeiros quatro meses do ano em relação à 2017. Só 25% dos respondentes atribui esta diminuição a redução dos impostos nos EUA, visando atrair e manter recursos no país.

Negociação via Mercosul

Apesar do cenário turbulento no comércio internacional, a maioria acredita que o risco de desglobalização aceleraria a concretização do tão discutido acordo entre o Mercosul e a União Europeia. Para 58%, as chances de ser confirmado aumentaram em médio prazo devido ao esgotamento de um ciclo nacional-populismo(kirchnerismo e lulopetismo) nos dois principais sócios do Mercosul, mas dependeria da confirmação de um novo governo brasileiro pró-integração nas cadeias globais de valor. Outros 22% acreditam que o acordo será concretizado em curto prazo, independente do cenário eleitoral deste ano, e 18% não veem um desfecho positivo. “O certo é que hoje, o Mercosul é destino de apenas 14% das exportações brasileiras e existe um concreto potencial para aumentar essa fatia, se compararmos, por exemplo, com a União Européia que realiza 63% de suas exportações para os países que pertencem a esse bloco econômico”, diz Vieitas.

Além da União Europeia, 53% responderam que uma aproximação com a Aliança do Pacífico (México, Colômbia, Peru e Chile) seria a opção de maior impacto comercial. Outros 35% optaram pela China, seguidas de Canadá (4%) e Japão (2%).

A pesquisa

A Amcham Brasil ouviu 130 executivos de empresas brasileiras e multinacionais de múltiplos países, durante o seminário “As Novas Dimensões do Comércio Global”, realizado nesta quarta-feira (25/7), em São Paulo. A Câmara Americana reúne no Brasil cerca de 5 mil empresas associadas, sendo 85% delas brasileiras, sendo a maior Amcham entre 114 existentes fora dos EUA.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Comunicaçao |AMCHAM BRASIL
Fotos: Reprodução | AMCHAM BRASIL

Data de publicação: 03/08/2018

Conteúdo relacionado


Empresas brasileiras projetam crescimento modesto para 2018
Mesmo com o cenário desafiador, em decorrência da incerteza associada com o momento político-econômico, as empresas brasileiras de médio porte continuam mostrando otimismo e apostam na melhoria de seu desempenho para este ano. Isso é o que mostra o Growth Barometer, estudo realizado pela consultoria EY (Ernst & Young) com executivos de mais de uma centena de empresas brasileiras.  2018-08-17 - Tags: ernst & young growth barometer conjuntura industria textil brasil leonardo donato

Guerra comercial EUAxChina aumentará pressão no governo brasileiro
A tensão comercial global e o cenário de guerra entre os Estados Unidos trazem uma pressão extra para o novo governo brasileiro eleito em outubro. A Câmara Americana de Comércio (Amcham) entrevistou 130 executivos de empresas com operação no Brasil e identificou que 66% deles já trabalham com cenário de risco e impacto econômico e comercial nos negócios do País.  2018-08-03 - Tags: amcham deborah vieitas camara americana mercosul eua china

Em carta CNI defende acordo entre Mercosul e Aliança do Pacífico
A Confederação Nacional da Indústria (CNI), entidade que representa a indústria brasileira, enviou uma carta ao embaixador Paulo Estivallet de Mesquita, Subsecretário-geral da América Latina e do Caribe do Ministério das Relações Exteriores, em que defende o aprofundamento da agenda de acordos comerciais entre o Mercosul e a Aliança do Pacífico.  2018-07-25 - Tags: confederacao nacional da industria ministerio das relacaes exteriores alianca do pacifico paulo estivallet de mesquita cni

Aplicativo do MTE aproxima empregador e trabalhador
O Sine Fácil Empregador, lançado na quarta-feira (23/05) pelo ministro do Trabalho, Helton Yomura, é um dos destaques das ações de governo para estimular o emprego no país, cujo pacote inclui novas estratégias de expansão do Programa de Microcrédito e intensificação de cursos online para qualificação do trabalhador.  2018-05-25 - Tags: pnmo ministerio do trabalho helton yomura programa de microcredito sine facil empregador

Brasil concede mais de 25 mil autorizações de trabalho para estrangeiro em 2017
O Ministério do Trabalho concedeu 25.937 autorizações de trabalho para estrangeiros em 2017, sendo 24.294 autorizações temporárias e 1.006, permanentes. Os Estados Unidos ocupam o topo do ranking entres os países emissores de mão de obra estrangeira para o Brasil, com 5.098 autorizações de trabalho.  2018-03-16 - Tags: ministerio do trabalho conjuntura brasil mercosul america latina obmigra cnig hugo gallo

Cresce investimentos em São Paulo e indústria lidera tomada de crédito
A economia do Estado de São Paulo está se recuperando mais rápido do que se previa. É o que mostra o balanço anual da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). A instituição financiou 25% mais em 2017 do que em 2016, registrando R$ 352,7 milhões em desembolsos no período.  2018-02-27 - Tags: sustentabilidade inovacao desenvolve sp milton luiz de melo santos industria conjuntura mercado

Produção do setor têxtil e de confecção aponta recuperação
A produção física do segmento têxtil cresceu 4,2% e da confecção, 5,5%, nos quatro primeiros meses do ano comparado com o mesmo período de 2016. Os dados, que são elaborados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), reafirmam a tendência de recuperação que se verifica no setor.  2017-08-23 - Tags: producao textil confeccao recuperacao abit segmento

Últimos bens da Suape Têxtil serão leiloados por R$ 7,1 milhões
Os últimos bens da extinta Suape Têxtil - fábrica que funcionou durante 20 anos no Cabo de Santo Agostinho - vão a leilão nos dias 31 de agosto e 11 de setembro.  2017-08-22 - Tags: suape textil leilao milhoes bens falencia inova leilao

Senac Moda Informação promove laboratório sobre design de superfície têxtil no SMI
A novidade compõe a programação do evento e será comandada por Joy Pires, integrante do Fashion Futures Brasil  2017-08-15 - Tags: senac moda informacao laboratorio superficie textil smi evento programacao joy pires

Haco apoia WGSN Futures em São Paulo
O WGSN Futures é um evento mundial, com edições já realizadas nas cidades de Hong Kong, Londres e São Paulo, e ainda ocorrerá também em Tóquio e Nova Iorque.  2017-08-10 - Tags: haco wgsn patrocinio apoio hong kong londres sao paulo toquio nova iorque

João Braga toma posse na academia brasileira de moda
Professor da FAAP assumiu a cadeira 39, cujo patrono é Caio de Alcântara Machado  2017-08-07 - Tags: joao braga academia brasileira de moda patrono caio de alcantara machado

Stäubli completa 125 anos de paixão pela inovação
Depois de iniciar uma pequena oficina em 1892, a Stäubli tornou-se um parceiro industrial líder em soluções e tecnologias mecatrônicas de alta qualidade. Com três atividades dedicadas - Conectores, Robótica e Têxtil - A Stäubli é valorizada por clientes industriais em todo o mundo por seus produtos de alta qualidade e tecnologias de ponta.  2017-08-02 - Tags: staubli aniversario 125 anos paixao inovacao clientes tecnologia textil conectores robotica qualidade ponta

Rodrigo Siza assume diretoria regional Lectra para Espanha e Portugal
Rodrigo Siza desenvolverá novas sinergias regionais para apoiar empresas locais de moda, automotivo e móveis  2017-08-01 - Tags: lectra diretoria espanha portugal regional rodrigo siza moda automotivo moveis

Marca Premium será lançada na Outdoor Retailer USA
A NILIT, líder mundial de fibras têxteis em nylon, lançará sua marca Sensil® na feira Outdoor Retailer, em Salt Lake City (EUA). A marca representará o Nylon 6.6 premium da NILIT, e surgiu após estudos sobre as mudanças no varejo, as necessidades e percepções dos consumidores.  2017-07-26 - Tags: nilit fibras texteis nylon salt lake city marca sensil

Grupo Itema Lança Estratégia de Diversificação
Grupo Itema adquire participação majoritária na Lamiflex e participação minoritária na Noecha  2017-07-20 - Tags: itema estrategia diversificacao noecha lamiflex participacao majoritaria minoritaria

Lectra e Armani incentivam jovens talentos de modelagem
A Lectra reforça o vínculo entre a criatividade dos alunos e o mundo da moda com a premiada competição na escola de moda italiana Istituto Secoli  2017-07-19 - Tags: lectra istituto secoli armani jovens talentos escola italia

Projeto Loja Escola capacita staff de franquia de customização e costura no Brasil
Marca portuguesa de soluções têxteis Arranjos Express aposta em espaço para capacitação de franqueados e funcionários, com o objetivo de assegurar a qualidade no atendimento ao cliente e na prestação dos serviços de customização e costura  2017-07-13 - Tags: arranjos express loja escola costura customizacao

Marca apresenta tecnologias e estudo global sobre jeans em evento
Em parceria com a Lavanderia Canaã, a marca Lycra® destaca os resultados da sua pesquisa internacional que revela hábitos do consumidor  2017-07-10 - Tags: lycra invista tecnologias estudo global jeans evento consumidor habitos

Circuito de Impressão Digital Têxtil
Atração na Serigrafia SIGN FutureTEXTIL mostrará todas as etapas de uma estamparia digital têxtil  2017-07-05 - Tags: serigrafia textil impressao digital textil futuretextil

Tecidos licenciados da Hello Kitty
Fernando Maluhy lança tecidos da Hello Kitty. Marca apresenta estampas da personagem que farão sucesso com o público feminino.  2017-06-29 - Tags: hello kitty fernando maluhy tecidos marca lancamento