Language
home » moda & varejo »

Ponto de Vista

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O olhar de um americano sobre o empreendedorismo no Brasil

"O Brasil não é para principiantes", diz uma máxima atribuída ao grande compositor brasileiro Tom Jobim que se comprova repetidamente ao longo dos anos. A terra tropical é fértil, mas fez gigantes do porte de Nike, Adidas e Under Armour, cujo sucesso global não pôde ser plenamente replicado no País, recuarem e reduzirem seus investimentos no País. As marcas chegaram a fechar lojas, escritórios e despedir vários colaboradores. O mercado brasileiro já afastou também players como TGI Friday's - que precisou se recobrar durante um período de 7 anos antes de voltar para o Brasil após uma experiência frustrada de expansão regional em um país vasto e diverso, que a marca ainda não conhecia profundamente. TomTom e Lime engrossam as fileiras de marcas estrangeiras bem-sucedidas em outras regiões que não conseguiram conquistar o mercado brasileiro.

Aqui, até mesmo Henry Ford beijou a lona. O lendário empreendedor americano teve um prejuízo de 200 milhões de dólares com a Fordlândia, cidade criada para tornar a Ford independente do látex do Sudeste Asiático, que, à época, se encontrava colonizado pela Grã-Bretanha. O fracasso da empreitada foi largamente motivado pelo fato de que a iniciativa não foi pensada para se adaptar à realidade da região. Os problemas englobavam desde o desconhecimento da flora nativa até a implementação uma cultura de trabalho que não condizia com os costumes locais.

Os desafios continuam grandes e, além da vastidão territorial e da diversidade das populações brasileiras, incluem obstáculos como a burocracia, lacunas na educação e violência. No 124º país do mundo (de um total de 190) no ranking que mede a facilidade de se fazer negócios, o processo de abrir uma empresa pode tomar até 5 meses ou mais, dependendo das licenças necessárias. A isso se soma um cenário em que cidadãos formados em escolas de elite pontuam menos do que alunos de baixa renda de diversos países, o que não favorece a formação abundante de profissionais qualificados.

Para completar o quadro, a violência no Brasil é mais severa do que em países em estado de guerra decretada, como a Síria. Isso significa que qualquer empresa que aqui se instala deve saber se adaptar a uma realidade em que as ruas não são tranquilas. Medidas de segurança como a atenção a horários de funcionamento em certos locais, entre outros pontos, são vitais para a continuidade do negócio e podem ser facilmente esquecidas por empreendedores vindos de países onde esse problema não existe.

Nada disso deve ser novidade para quem já conhece o País, porém, quando eu cheguei aqui, precisei aprender cada uma dessas lições do zero - minha sorte foi contar com uma parceira nativa que me ajuda a navegar essas águas incertas e prosperar em um mercado que é tão promissor quanto desafiador.

É desse panorama complexo que também puderam nascer correntes e tendências culturais intensas, como foi o movimento antropofágico eternizado por figuras como Tarsila do Amaral, Oswald de Andrade e Anita Malfatti, entre tantos outros. Foi pensando nesse legado que descobri o caminho para criar uma marca verdadeiramente brasileira que digerisse aprendizados e elementos do que já foi produzido em outros países e incorporasse aquilo que só se encontra por aqui de forma a constituir algo inteiramente novo e autêntico - um processo que tudo tem a ver com o espírito do Brasil.

Agora, reúno algumas dicas para quem deseja empreender neste país imenso e labiríntico na esperança de que surjam cada vez mais iniciativas antropofágicas para que o mercado brasileiro siga se desenvolvendo e abrindo suas portas. Confira abaixo:

Foque nos fundamentos: É muito importante se concentrar em fazer o básico bem feito antes de inovar. Um serviço de atendimento que se comunique com o cliente com empatia e seja capacitado para tomar decisões, por exemplo, já pode se tornar um grande diferencial. No Brasil, é muito comum que o serviço deixe a desejar. Os consumidores já esperam que um produto atrase e sofrem para devolver um produto. Os brasileiros devem contar com órgãos como ANAC, PROCON e ANATEL simplesmente para receber uma devolução - uma realidade um tanto distinta da vivida nos Estados Unidos, por exemplo. Um simples gesto amistoso por parte de uma marca que pratica a política de "ame ou devolva", por exemplo como é feito na Authen, pode conquistar o cliente e elevar a barra do mercado. Nossas clientes podem inclusive retirar a etiqueta, correr com o item, suar e devolver o produto molhado.

Ofereça autonomia real: O mercado brasileiro é muito hierarquizado. As decisões vêm de cima para baixo e desafiar a autoridade de um chefe pode ser muito mal visto. Ao chegar aqui, entrevistei dezenas de pessoas buscando sair de seus trabalhos porque o líder delas era autoritário e deixava pouco espaço para desenvolvimento pessoal das pessoas. Cheguei a ouvir que chefes disseram coisas do tipo: "não pago você para pensar". Sério? Autonomia não é direito, e sim responsabilidade. O ideal é oferecer um treinamento rigoroso para desenvolver a melhor versão dos colaboradores dentro e fora do trabalho passando por tópicos como autenticidade, ego e locus de controle. Sem autonomia a equipe não consegue crescer, não se desenvolve. Investir em seus funcionários, pedir e dar feedback são ações que parecem básicas, mas podem atrair os melhores talentos em um cenário onde isso não é praticado com frequência.

Decisões locais: Se todas suas decisões estratégicas e táticas residem fora do País, você não vai dar certo aqui. Cada país tem suas peculiaridades, porém, pelas suas dimensões e diversidade populacional, é preciso ter tomadores de decisões locais de alto escalão cuidando de temas como produto, pagamentos, canais, promoção etc. Não é só traduzir campanhas para o português: se seu mix de marketing é centralizado fora do Brasil, você vai cair.

Multiplicador Brasil: A cultura no Brasil é bem positiva e as pessoas preferem evitar conflitos. "Sim" significa "talvez", "talvez" significa "não" e "não" é um tapa na cara. As notas de net promoter scores (NPS) no Brasil são muito altas. Isso não acontece porque o serviço é bom, mas porque os clientes não costumam dar notas ruins. Se você não entender isso e conseguir ler as entrelinhas, você não vai saber o que de fato está acontecendo com seus clientes, produto ou time. Eles não vão chamar atenção para as maiores ameaças ou oportunidades- é você que tem que interpretar isso.

Podem parecer dicas meio óbvias, principalmente se você for brasileiro, mas algumas das grandes marcas globais que tropeçaram no Brasil poderiam ter se beneficiado delas.

Por Christopher Spikes, fundador e CEO da Authen.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Christopher Spikes

Data de publicação: 16/11/2021

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Ganho de produtividade é o passaporte para o futuro
Produtividade é a palavra-chave para criarmos uma economia verdadeiramente forte, de alta renda e desenvolvida. Infelizmente, esse índice está bastante estagnado no Brasil. O fato é ainda mais preocupante, pois o País já ingressou na fase pós-bônus demográfico, na qual a população economicamente ativa era maior do que a de idosos e menores de 16 anos. Estamos envelhecendo antes de ficarmos ricos, ao contrário das nações desenvolvidas.  2021-12-02 - Tags: fernando pimentel produtividade abit ponto de vista dezembro 2021

O impacto da pandemia na digitalização das marcas tradicionais do varejo
A pandemia tem sido uma oportunidade de transformação e conhecimento para as marcas tradicionais do varejo. Foi necessário inovar, as lojas se tornaram híbridas e precisaram gerar experiências O2O (Offline to Online e Online to Offline) para seus consumidores.  2021-12-02 - Tags: digitalizacao pandemia marcas sistemas varejo o2o diego colli ponto de vista dezembro 2021

Mercado têxtil: o fator humano é quem move a máquina
Ninguém conhece um negócio melhor do que os colaboradores. Nem gestores, nem líderes e, muitas vezes, nem mesmo os donos do empreendimento. Isso porque são os funcionários que, dentro de uma confecção, acompanham os processos produtivos. Por isso é importante lembrar: a chave para uma liderança assertiva está na humildade.  2021-12-02 - Tags: ponto vista dezembro 2021 eduardo cristian textil mao de obra

O olhar de um americano sobre o empreendedorismo no Brasil
"O Brasil não é para principiantes", diz uma máxima atribuída ao grande compositor brasileiro Tom Jobim que se comprova repetidamente ao longo dos anos. A terra tropical é fértil, mas fez gigantes do porte de Nike, Adidas e Under Armour, cujo sucesso global não pôde ser plenamente replicado no País, recuarem e reduzirem seus investimentos no País. As marcas chegaram a fechar lojas, escritórios e despedir vários colaboradores.  2021-11-16 - Tags: christopher spikes authen desafios ponto de vista novembro 2021

5 perguntas para saber se o negócio está em conformidade com a lei
Certamente, o e-commerce é um dos setores mais impactados pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Por suas plataformas passam, de forma direta e indireta, informações pessoais de clientes que, muitas vezes, são usadas como cookies para acompanhar a jornada do comprador e o direcionamento de ofertas para cada tipo de perfil.  2021-11-16 - Tags: fernando santos lgpd compliance ponto de vista novembro 2021 e commerce

A importância do Customer Experience na cobrança
A pandemia desencadeada pelo vírus covid-19 trouxe ao mundo diversas mudanças, que de início pareciam ser temporárias, mas hoje já é possível perceber que na verdade presenciamos uma grande revolução. “O mundo mudou, e aquele mundo (de antes do coronavírus) não existe mais.  2021-11-16 - Tags: customer experience pandemia cliente ponto de vista novembro 2021

Profissionais estão se qualificando mais
A despeito do que afirmam alguns especialistas em mercado de trabalho retirando a importância de se ter formação superior para conquista de uma vaga de trabalho, estudo realizado pela Abler, startup criada por profissionais das áreas de Recursos Humanos e Tecnologia com o objetivo de conectar empresas e candidatos de forma fácil e prática, apontou que metade dos candidatos cadastrados em sua plataforma com quase 3 milhões de profissionais têm curso superior completo ou acima.  2021-11-16 - Tags: startup abler profissionais qualificacao alisson souza ponto de vista novembro 2021

Como a exclusão do ISS do cálculo do PIS e Cofins pode beneficiar as empresas?
A exclusão do ICMS da Base de Cálculo do Pis e da Cofins foi julgada favoravelmente ao contribuinte e, ficou conhecida como a “tese do século”, tendo em vista os vultuosos valores restituídos aos contribuintes. Relembrando que, em maio deste ano, o STF excluiu o ICMS da base de cálculo do PIS e da Cofins, segundo cálculos da Instituição Fiscal Independente (IFI), a decisão pode representar uma perda de aproximadamente R$ 120 bilhões na arrecadação da União ainda em 2021.  2021-11-04 - Tags: angelo ambrizzi direito trubutario iss icms pis cofins icms novembro 2021

Por que os dados são cada vez mais importantes no varejo físico?
Sabe aquele item que a pessoa não sabe que precisava até conseguir usá-lo pela primeira vez? Pois é, essa é a mesma situação vivida por varejistas quando passam a utilizar dados acurados na estratégia do negócio. A inteligência extraída a partir dos insights gerados por essas informações abre novas oportunidades para as empresas – e fica inviável retornar ao cenário anterior baseado apenas no achismo e na experiência dos empresários.  2021-11-04 - Tags: varejo nacional varejo consumo lojistas comercio ponto de vista novembro 2021 ricardo fiovaranti

O comércio físico vai acabar?
É fato que as compras online estão cada vez mais próximas do consumidor. O fechamento das lojas e a impossibilidade de se deslocar para fazer compras aceleraram ainda mais esse processo, que já vinha em alta e foi intensificado com o isolamento social. No ano passado, o faturamento do e-commerce teve alta de 41%, conforme o levantamento da Webshoppers (Ebit/Nielsen & Bexs Banco).  2021-11-04 - Tags: francine catelao atacado plataforma aplicativo houpa ponto de vista novembro 2021

Mensurar resultados de treinamento é tão importante quanto investir em qualificação
A forma mais inteligente de engajar e reter talentos nos negócios e, consequentemente, melhorar seus serviços é investir em pessoas. Quanto mais investimento houver para o desenvolvimento e crescimento dos colaboradores, maior será a vontade deles de se aplicarem e mais valorizados eles se sentirão para realizar as atividades diárias.  2021-11-04 - Tags: ponto de vista novembro 2021 educacao treinamento ibex alexandre slivnik

Educação desconectada no Brasil
Quase dois anos após o início da pandemia um dos setores mais impactados em todo o mundo foi a educação. Diversos países avançaram no estudo sobre os impactos do momento nos modelos de ensino aplicados até então. Após esse tempo de observação, ensaiaram e já executam um plano sistemático para preservar o aprendizado em todas as faixas de ensino, mas, sobretudo, para enfrentar os problemas que o fechamento repentino de escolas e universidades expôs.  2021-10-19 - Tags: educacao ponto de vista outubro 2021 pandemia aprendizado

Qual a importância da digitalização do BPO?
A digitalização organizacional é uma tendência sinalizada há anos e, impulsionada fortemente pela pandemia. Contudo, mesmo diante de tamanhos avanços tecnológicos, cerca de metade das empresas nacionais ainda estão longe de conquistar essa transformação, segundo um estudo feito pela Dell Technologies a Forrester Consulting.  2021-10-19 - Tags: renato halt ponto de vista outubro 2021 bpo digitalizacao

Como os pequenos e médios empresários devem se planejar para a retomada econômica
Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que no mês de outubro mais de 48% da população já está imunizada contra a Covid-19, com o esquema vacinal completo. Os que estão parcialmente imunizados, ou seja, com apenas a primeira dose de vacinas, corresponde a mais de 71% da população.  2021-10-19 - Tags: marcelo germano ponto de vista outubro 2021 retomada pequenos negocios

Como fazer marketing digital B2B no Pinterest
No ano passado (2020), o Pinterest chegou a 400 milhões de usuários ativos mensais. Você imagina o quanto de oportunidades seu negócio está perdendo se não for ativo por lá? Como sabe, a rede social permite que seus usuários descubram, selecionem e compartilhem visualmente seus interesses postando ou 'fixando' imagens, vídeos e links em quadros digitais.  2021-10-19 - Tags: pinterest engajamento marketing divulgacao b2b digital

Startup aposta em robôs para hiperautomatizar processos
A digitalização e a robotização estão cada vez mais presentes no dia a dia das empresas em todo o Brasil. Afinal, tornam tudo mais prático, reduzem custos e migram a mão de obra para atividades estratégicas, que envolvem planejamento e criatividade, o que contribui diretamente para a inovação e o aumento da competitividade no mercado.  2021-10-01 - Tags: digitalizacao robotizacao estrategia dell covid emauri gaspar run2biz outubro 2021

Estratégias unificadas para monetização do negócio no ambiente virtual
Os objetivos do departamento comercial e da área de marketing precisam ser convergentes para transformar o mundo digital em um verdadeiro ambiente de negócios. Caso contrário, as plataformas virtuais não terão o resultado esperado pelos dois setores, desperdiçando o potencial da geração de vendas e leads e, ao mesmo tempo, não atraindo os perfis de interesse da empresa.  2021-10-01 - Tags: marketing ponto de vista comercial outubro 2021 digital vendas estrategias

O impacto ambiental da indústria têxtil
Como uma peça de roupa pode causar tanto impacto ambiental? Muitas vezes agimos no piloto automático ao comprar uma roupa ou calçado, desconhecendo todo o caminho que o produto percorreu para estar pronto para o uso. Além disso, são desconhecidos os males que aquela peça pode causar ao meio ambiente e até para o consumidor.  2021-10-01 - Tags: impacto ambiental industria ponto de vista saude meio ambiente outubro 2021

Dia das Crianças é oportunidade para todos os negócios aumentarem suas vendas
A duas semanas do Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro, a data promete movimentar as vendas do varejo, especialmente agora, com o avanço da vacinação contra o coronavírus em mais de 90% da população adulta com a primeira dose. Espontaneamente, os setores que mais vendem nesse período são os de roupas, brinquedos, calçados, games e doces.  2021-10-01 - Tags: dia das criancas cross selling sebrae enio pinto relacionamento cliente vendas dicas profissional

ODS e ESG andando sempre juntos
Estes dois acrônimos são o que todos os investidores, empresários, empreendedores e executivos deveriam pensar o tempo todo. Sabemos que a visão financeira e a busca pelo lucro e crescimento eterno é o que domina o pensamento linear e cartesiano tradicional. Mas, em um mundo da indústria 4.0, impressão de casas em 3D, inteligência artificial, exoesqueletos, carros voadores, drones entregadores, enfim, também temos que inovar e ampliar a forma simplista de pensar.  2021-09-17 - Tags: ponto de vista esg setembro 2021 marcus nakagawa ods