Language
home » moda & varejo »

Ponto de Vista

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Conforto é muito mais que uma moda

A busca por conforto sempre foi uma constante na vida dos consumidores, mas isso veio se acentuando na última década, tanto é que até surgiu o termo comfortwear. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, a procura por conforto está muito associada ao movimento athleisure - “athletic” (atlético) + “leisure” (lazer), que apareceu em 2014. Foi quando várias pessoas com estilo de vida fitness começaram a utilizar as roupas mais atléticas no cotidiano. Em função dessa demanda, o mercado da moda percebeu a necessidade de adaptar as peças.

O que não imaginávamos é que o conforto seria a moda de 2020, muito em função do isolamento social causado pela pandemia da covid-19. Moda? Acredito que não. Muito mais do que isso. É certo que o impacto da pandemia no lifestyle fez o comfortwear alavancar. Contudo, as roupas que usamos sempre refletem o efeito zeitgeist, termo alemão cuja tradução significa espírito da época ou sinal dos tempos. Em suma, é o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo, numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo.

Sempre depois de uma grande crise, quando a humanidade é impactada severamente, surgem movimentos na moda que refletem o que as pessoas estão sentindo e procurando. Na primeira metade do século passado, após encarar a Primeira Guerra Mundial, a Gripe Espanhola, o Crash da Bolsa e a Segunda Guerra Mundial, houve o resgate da feminilidade, da glamorização da moda, e assim Dior, em 1947, fez um desfile que marcou época e abriu caminho para outros estilistas.

Da mesma forma, com a Guerra do Vietnã, houve o surgimento das comunidades, do colaborativo, do hippie e da moda unissex e, com a Queda do Muro de Berlin, apareceu o streetwear. Ou seja, a moda tem sempre sido o espelho da sociedade e suas vivências e é incorporada de diferentes maneiras ao longo dos anos.

Por isso, acredito que o comfortwear veio para ficar por diversas razões. Especialmente porque as roupas confortáveis compõem uma categoria inclusiva e versátil que tem aderência com os mais  diferentes corpos, gerações, estações, regiões e rendas. A sociedade atual clama por essa integração de todas as diferenças.

Mas há outras razões ligadas ao estilo de vida que fazem o conforto ser um diferencial para os consumidores, como a saúde e o bem-estar mental, além de a casa estar sendo usada como um local multifuncional: para trabalhar, estudar e fazer outras atividades. Os espaços privados se tornaram sistemas de vida, atendendo a praticamente todas as nossas necessidades.

A Worth Global Style Network (WGSN), empresa de previsão de tendências, divulgou recentemente estudo sobre o tema e identificou uma série de razões que mostram que comfortwear é muito mais que uma moda.

Uma das razões é o crescimento do sistema trabalho home office, que tende a continuar após a pandemia, pois haverá aumento de atividades de freelancer, flexibilidade de horários, entre outros métodos laborais. Essa mudança impulsionará o uso de roupas mais confortáveis. Ao mesmo tempo, as pessoas precisarão de peças que adotem mais tecnologia, para não amassarem, por exemplo, e sempre estarem arrumadas para uma videoconferência.

Assim, as roupas de conforto terão um estilo de “esporte formal”, com designs adaptados para finalidades menos informais. A crescente expectativa de conforto para todos os dias trará peças com a fusão de tecidos de melhor desempenho e design mais sofisticado, com estilos projetados para longevidade, pois os consumidores passarão a se concentrar na qualidade e não na quantidade.

Além de passar a ser um local para trabalho, a casa torna-se um lugar para outras atividades, como os exercícios para o corpo. Hoje, as aulas online e equipamentos simples já permitem que parte da população tenha o seu espaço fitness privado para praticar diferentes tipos de atividades físicas.

Ao mesmo tempo, em uma era de ansiedade e estresse, haverá mais ênfase no papel do sono para ação restauradora. Com isso, o conforto tátil desempenhará um papel de liderança, com toque macio, tecidos reguladores térmicos e estilos efeito casulo, reconfortando inclusive fora da cama. Acostumados com o conforto, ao saírem de casa, consumidores buscarão produtos e sistemas que repliquem a sua casa. A flexibilidade será um dos focos principais em vestuário, permitindo um movimento mais fácil.

Com todas essas razões, vemos que numa era de ansiedade, a importância do lar se intensifica, especialmente para a geração do milênio, nos Estados Unidos, eles gastam 70% mais tempo em casa do que outras gerações, apontou estudo da WGSN. As atividades ficarão dentro ou perto de casa, tanto para trabalhar como para se divertir. Com isso, há tendência de surgimento de microcomunidades.

Aliás, em todas essas mudanças de comportamento, verificamos a valorização da liberdade de movimento do corpo em destaque.  Nesse cenário, vemos que o nosso fio está inserido nessa mudança, já que ele dá mais flexibilidade às peças, possibilitando o conforto e o movimento tão almejados.

Por fim, vale ressaltar que a busca por conforto também envolve consciência. Os consumidores têm procurado ser mais sustentáveis a cada dia, selecionando produtos com menos impacto ambiental e optando por marcas com transparência e ética. A nossa empresa tem a inovação em seu DNA, já que pioneira com a criação do fio de elastano, que também é sinônimo de conforto. Da mesma forma, tecnologia, pesquisa, sustentabilidade e ética são nossos pilares. Por isso, estamos confiantes nessa nova era que se inicia. Bem-vindo mundo novo!

Adriana Morasco é VP South America da The LYCRA Company

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Adriana Morasco

Data de publicação: 17/07/2020

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Conforto é muito mais que uma moda
A busca por conforto sempre foi uma constante na vida dos consumidores, mas isso veio se acentuando na última década, tanto é que até surgiu o termo comfortwear. Ao mesmo tempo, nos últimos anos, a procura por conforto está muito associada ao movimento athleisure - “athletic” (atlético) + “leisure” (lazer), que apareceu em 2014.  2020-07-17 - Tags: conforto confortwear athleisure covid 19 isolamento social lifestyle ponto de vista adriana morasco

O futuro: Um mundo veloz!
Se você me perguntar sobre o que vem pela frente, sobre qual será o nosso futuro, eu vou te responder com facilidade: será um tempo no qual tudo será mais veloz. E o que isto significa?  2020-07-17 - Tags: celso braga ponto de vista desenvolvimento humano

Não ao 'novo' normal, sim à um normal de verdade
Escrevi um artigo no mês passado, em um dos maiores jornais do país, questionando este "novo" normal e recebi muitas mensagens de pessoas concordando e poucos discordando. Na sua concepção, que é este "novo" normal? Dizem que após a pandemia e a quarentena voltaremos mais conscientes, mais sustentáveis, mais digitais e com mais discernimento de algumas atitudes.  2020-07-17 - Tags: marcus nakagawa ponto de vista espm novo normal

O que esperar da retomada do mercado de luxo no Brasil pós-pandemia
Acredito que, nas últimas semanas, você já tenha se deparado com uma imagem das longas filas em frente a lojas de grifes de luxo, em países onde o comércio começou a retomar, já que os níveis da pandemia foram controlados. Segundo o WWD, veículo da mídia internacional especializado no mercado premium, a boutique francesa Hermès reaberta em 11 de abril em Guangzhou, uma das maiores cidades da China, faturou apenas neste dia 2,7 milhões de dólares.  2020-07-17 - Tags: ponto de vista mercado luxo thiago santos

O papel da tecnologia na indústria antes e depois da crise
No início de 2020, o segmento de manufatura no Brasil era um dos mais otimistas, considerando os desafios vividos nos últimos anos. Havia uma expectativa na retomada da indústria brasileira e alguns resultados positivos já vinham sendo percebidos.  2020-06-22

Tecnologia ajuda redes varejistas a vender com segurança no pós-pandemia
Desde que o comércio reabriu as portas em grande parte dos municípios brasileiros, diversas redes varejistas têm buscado na tecnologia de crédito uma solução para alavancar as vendas no crediário próprio. Essa maior demanda não é uma grande surpresa.  2020-06-22 - Tags: jeison schneider meu crediario tecnologia pandemia ponto de vista

O ‘novo normal’ da indústria 4.0
Os desafios para a sociedade brasileira, para a economia mundial e, em especial para a indústria, são muitos. No entanto, temos que nos reinventar para enfrentar essa fase que se instala com a disseminação da pandemia da Covid-19. E a indústria 4.0 é um dos caminhos para adentrar nesse estágio do ‘novo normal da indústria’ ainda mais fortalecida.  2020-06-22 - Tags: ponto de vista gustavo brito stefanini ihm stefanini

Manifesto pela valorização do produto nacional
Chega da promessa de que o Brasil é o país do futuro. O Brasil é o país do agora e sempre.O momento é propício para promover o produtos e serviços nacionais, a fim de que o giro financeiro aconteça dentro das nossas fronteiras, garantindo empregabilidade e estabilidade econômica e social. Sem doses de ufanismo, apenas enaltecendo a qualidade do que é criado e desenvolvido no Brasil.  2020-06-05 - Tags: brasil ponto de vista covid19 pandemia produtos nacionais economia global crescimento all lubrificantes jose rodrigues

Hora de olhar a etiqueta
Há poucos meses praticamente nunca tínhamos ouvido falar em coronavírus. Agora, escutamos essa palavra várias vezes ao dia porque a pandemia do covid-19 está mudando completamente a vida da população de boa parte do planeta.  2020-05-22 - Tags: adriana morasco vp south america lycra company pandemia cadeia textil setor textil ponto de vista

Aprendizados que o covid-19 deixa para a indústria ao redor do mundo
Já é um fato que a epidemia do Coronavírus está transformando e vai modificar ainda mais o mundo em muitos aspectos. Consumo, relações interpessoais, migrações e economia global são apenas alguns dos muitos setores impactados. Esse último, porém, merece uma atenção especial.  2020-05-22 - Tags: pandemia covid 19 industria automacao ponto de vista martin kjærbo

Nova geografia industrial depois da pandemia?
A pandemia de Covid-19, além dos gravíssimos danos à saúde, ameaça à vida e estagnação econômica, fez o mundo despertar para uma questão complexa da globalização: a excessiva dependência de um país para a oferta de uma série de insumos e produtos essenciais.  2020-05-22 - Tags: ponto de vista fernando pimentel pandemia covid 19 abit

Barbara Monteiro reflete sobre os rumos da moda e de sua marca
Desde o ano passado, a marca mineira Molett já estava em processo de reflexão a respeito do formato de lançamentos, vendas, e posicionamento de marca. "Ao nos mudarmos para o novo ateliê em maio do ano de 2019, sentimos que tudo devia ser revisto. Por isso a única coleção que lancei no ano de 2019 levou o nome de PAUSA", conta Barbara Mon  2020-04-24 - Tags: ponto de vista estilista moda varejo mollet barbara monteiro

COVID-19: Quando devo usar máscara de proteção?
A pandemia de COVID-19 tem deixado as pessoas mais atentas aos cuidados preventivos amplamente divulgados, como o uso do álcool gel e a correta higienização das mãos, e ainda mais decididas a investirem também no uso de máscaras de proteção.  2020-04-24 - Tags: infectologista mascaras faciais covid19 pandemia protecao agua sanitaria mascaras

Coronavírus: como ficam os contratos bancários?
Se, por um lado as instituições financeiras, ao que parece até o momento, não terão um impacto tão significativo em suas operações, na medida em que têm condições de permanecer em plena atividade mesmo diante da pandemia do COVID-19; por outro, seus clientes – em especial os empresários cujas atividades estão sendo fortemente afetadas pelo coronavírus – poderão ter grande dificuldade em cumprir as obrigações previamente assumidas relacionadas com o crédito.  2020-04-24 - Tags: ponto de vista contratos bancarios pandemia febraban contratos importante creditos micro empresas

Momento é de união entre cadeia têxtil e varejo
O Grupo MJC Textília informa que, por conta das medidas restritivas em função da pandemia no novo coronavírus, que atinge o Brasil e o mundo, decidimos suspender as atividades da empresa, mantendo, porém, os trabalhos em home-office. Estamos atualizando o portal Textília Net e produzindo a edição da ITT Press, que, por motivos óbvios, terá sua circulação adiada para a primeira semana de abril.  2020-03-23 - Tags: editorial brasil coronavirus varejo industria textil covid19 oms itt press

Realidade aumentada como nova realidade prática
Precisamos falar de Realidade Aumentada. Contrariando ceticismos e o rótulo de ‘apenas mais um conceito de tecnologia futurística’, a Realidade Aumentada (RA) tem mostrado a que veio, ganhando espaço em nossa sociedade como realidade prática e protagonista de um número crescente de aplicações de alto valor.  2020-02-14 - Tags: gautam goswami teamviewer realidade aumentada ponto de vista

As tendências de consumo para 2020 exigirão criatividade
O compromisso com o consumidor é, atualmente, o fator preponderante para o sucesso e crescimento das empresas. Não é mais possível fornecer bens e serviços que não estejam acompanhados de uma boa dose de respeito aos anseios do cliente, que cada vez mais quer ser compreendido e assertivo em suas escolhas de marcas e produtos.  2020-02-14 - Tags: projeto metamorfico trend watching cx tendencias de consumo vito chiarella neto

Análise de dados a favor do futuro do negócio
Segundo o Estudo Global State of Enterprise Analytics 2019, realizado pela MicroStrategy em parceria com a consultoria global Hall & Partner, no Brasil, 60% das empresas usam Data & Analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias nos negócios, entre elas, desenvolvimento de novos produtos e ofertas personalizadas, gestão de riscos, análise de força de trabalho e melhoria da eficiência de custos.  2020-02-14 - Tags: estudo global state of enterprise analytics 2019 microstrategy sodexo salesforce beneficios

O negócio real e o sonho de consumo
Concluímos a edição de 2019. Foi um ano que começou cheio de expectativas no Brasil após uma disputa eleitoral polarizada e também celebrado pela ITMA, a maior feira mundial de tecnologia para o setor têxtil e de confecção. Do ponto de vista do mercado brasileiro, havia uma perspectiva positiva de mudança na economia.  2019-12-19 - Tags: itma ponto de vista rt114 editorial brasil america latina maria jose de carvalho