Language
home » moda & varejo »

Moda Vestuário

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Moda ecossustentável e tecnológica

A Première Vision Outono/Inverno 2020-21, realizada em setembro, foi organizada de forma diferente das versões anteriores, dando ênfase à sustentabilidade com o Setor Smart Creation (à página 30),), mantendo a segmentação das matérias-primas por aplicação. O salão de Paris apontou para um desejo de profunda transformação, oferecendo soluções encantadoras, comprometidas com o apelo da proteção e do constante movimento. Desenvolvimentos sustentáveis e tecnológicos caminham juntos como parceiros inseparáveis. Matérias-primas inovadoras emprestam leveza e criatividade a bases que são usadas para proteção.

A estética se alimenta de mundos estranhos e imaginários, flerta com as realidades oníricas do mundo digital. Natureza e materiais são transformados; híbridos, artificiais, rústicos, e abrem possibilidades extraordinárias, seduzindo com inovações ecorresponsáveis, seja através de processos transparentes e rastreáveis, baixo impacto químico e energético, redução de resíduos ou por fontes orgânicas e biodegradáveis.

A materialidade desafia nossa compreensão e nossa noção de sensualidade, de toque e percepção, brincando com volumes, pesos e formas. O vestuário espelha e envolve identidades múltiplas. Propostas pessoais altamente fantasiosas, sejam sutis ou arrebatadoras, proporcionam um refúgio fora do tédio. 

Principais vertentes

• Desafiando a materialidade: materiais densos e leves, com curvas insinuantes, irregularidades calculadas, toques de pluma e volumes exagerados.

• Incrementando a alfaiataria: elegância e sofisticação, modernizadas por produtos de alta performance, com personalidade.

• Venerando a fantasia: numa direção mais sutil, padronagens extraordinárias se voltam para um mundo imaginário, no intuito de escapar da realidade em busca de ornamentação. Tecidos, couros e acessórios que vibram com desenhos que evocam florestas encantadas. 

Cores outono/inverno

Uma gama de cores escuras e profundas como falsos negros noturnos, juntamente com tons neutros suaves, tingidos de rosa e de tons de pele levemente avermelhados, permitem harmonias de tom sobre tom ou contrastes bicolores, de modo que os materiais possam se tornar mais ricos.

Tecidos Inteligentes

O Setor Smart Creation foi dedicado aos tecidos inteligentes e ecológicos, desde o fio ao acabamento, visando a uma abordagem responsável por parte dos integrantes da indústria têxtil. Neste espaço, conferências focaram numa nova geração de valores que unem criatividade, inovação e sustentabilidade.

Fibras e Fios

Este setor ofereceu perspectivas animadoras para as estações se- guintes. As novas misturas comprovam a oferta cada vez maior de uma natureza sofi sticada, incluindo combinações de biopolímeros, como as que são produzidas a partir do milho, do pelo dos yaks do Himalaia, além do algodão orgânico e da urtiga. 

Tecidos corretos

Os tecidos ecológicos incluem novas bases de alfaiataria, tanto para casacos de lã como em outras composições, sempre com especial atenção ao toque. O algodão orgânico se sofisticou com características luxuosas. Já para um mercado mais despojado, as malhas ecológicas agora são essenciais nas coleções, trazendo moletinhos e moletons em matérias - primas orgânicas. Malhas esportivas de alta tecnologia são produzidas a partir de poliamida reciclada ou com fibras de fontes renováveis, que proporcionam conforto e alto desempenho.

A indústria de tecidos artificiais para moda sofisticada, agora se preocupa em ampliar sua oferta com produtos certificado GOTS. Viscose rastreável, estampas rongeant ecologicamente corretas, bordados em algodão orgânico e rendas de poliamida reciclada conferem valor ambiental, aliada às qualidades técnicas e visuais. 

Tingimento Ecológico

Enquanto isso, a indústria do denim continua sua caminhada pelos ciclos virtuosos produtivos, com índigos livres de anilina. Uma nova geração de corantes naturais se adapta a todos as bases, sejam sintéticas ou naturais, numa gama de cores com alta fixação. Uma alternativa responsável ao curtimento químico do couro – evitando metais pesados contidos no cromo - foi apresentada com extrato de ruibarbo, planta que possui taninos naturais que se adaptam ao tra- tamento das peles, cumprindo assim as normas rígidas de proteção ambiental. Couros reciclados, por sua vez, trazem aspectos e toques mais cativantes, enriquecidos com uma vasta gama de cores. Recentes avanços em tecnologia de reciclagem permitiram à indústria do couro aumentar a decoração feita a partir de pedaços de couro de peles de segunda linha.

Nos acessórios, opções ecológicas de zíperes e cursores feitos de amido de milho, além de botões de acetato de fontes sustentáveis Os fornecedores de etiquetas também ampliaram suas coleções para incluir papel feito de palha e bambu e papel com certifi cado FSC. 

Malhas poderosas

As malhas retilíneas combinam originalidade e individualidade no Inverno 2020-21. Formas e composições protetoras, expressivas, intimistas ou excêntricas, gratifi cam o ego e se personalizam.

• AUTOEXPRESSÃO

Malhas com apelo visual extrovertido - peças que criam um diálogo entre o corpo e a decoração, formas personalizadas pela padronagem. Presente neste tema estão jacquards tácteis, intársia, motivos gigantes, geometrias ergonômicas, listras de alto contraste, pespontos fantasia.

• AUTOEXPANSÃO

Malhas com efeito de volume exagerado e alta proteção – remente ao  encasulamento, com formas em 3D, volumes que redesenham o corpo e detalhes que acentuam as texturas. Malhas infl adas e superfícies arredondadas, efeitos de plush e pele, tranças esculturais, pespontos exagerados e volumes arredondados e amplos.

• AUTOCONSCIÊNCIA

Malhas generosas, íntimas e suaves - silhuetas compostas por finas camadas, drapeados envolventes que valorizam forma ergonômica. Os pespontos jogam com estruturas suaves, ribanas ondulantes, micro-acolchoados elásticos, texturas finas e sensuais. Uma fluidez móvel e reconfortante.

Tecidos estimulantes

• ESSENCIAIS

Os tecidos essenciais estão com o contemporâneo. Nessa categoria, encontravam-se materiais para alfaiatarias masculina e feminina, cujas características variavam de um brilho atualizado das gabardines com superfície calandrada, a um refinamento das lãs e dos flanelados, em mesclas e xadrezes difusos; lãs rústicas com toques surpreendentes, dando a sensação de mais peso, porém leve; aspectos diagonais ultra-chiques revelados pelas sarjas de algodão, num perfeito equilíbrio entre estrutura, suavidade e volumes, em fi bras de liocel e viscose. 

• ESPORTE & TECNOLOGIA

O novo setor Sport & Tech explora novas vertentes. Apresentando materiais sofisticados, com atributos e funcionalidades avançadas, ocultas dentro das fibras. A gama de materiais que compõem os tecidos tecnológicos contemplam as seguintes características: 

• OUTDOOR – Esporte ao ar livre RIPSTOPS - Jogando com maxi ou micro proporções, ecodesign, brilho precioso e efeitos monocromáticos; os riptops são super high tech.

ACONCHEGO - Corduroys altamente respiráveis e a prova d’água e veludos sóbrios para casacos. As suedes são chiques e aventureiras, técnicas e a prova d’água.

ULTRA OPACAS - Camadas de sintéticos opacos, sutilmente irregulares, poliamidas com visual de algodão, aspecto crocante e seco e alta resistência num visual despojado.

ECO-PA – A poliamida reciclada é hoje material obrigatório no cenário dos produtos para esportes ao ar livre.

URBANOS E LIFESTYLE - A roupa técnica adota os códigos de elegância para ter mais versatilidade e conforto funcional no dia a dia. Lãs de última geração, membranas de alto desempenho incluem misturas com lãs, em mesclas e flanelas refinadas, tecidos clássicos, além de sarjas elegantes. Fios tintos masculinos adotam desenhos gráfi cos, dinâmicos e xadrezes gigantes.

CORRIDA & ATHLEISURE - A missão mais desafi adora das roupas para esportes de alto rendimento é controlar a temperatura e recuperar o músculo. Para tal fim, malhas finas e aderentes, em textura 3D mapeia o corpo de forma esculpida. Os tecidos sustentáveis, finos e de alto desempenho, são os novos sintéticos reciclados e recicláveis, com acabamentos livres de PFC (compostos perfl uorados) e peso pluma.  

Smart Creation (Criação Inteligente) 

A temporada Outono/Inverno 2020/21 propõe novos desenvolvimentos adaptados a todos os mercados e silhuetas, com abordagens criativas e ecorresponsáveis, em sinergia com novas tecnologias.

RASTREABILIDADE dos produtos mostrou-se mais abrangente, devido ao aumento de fibras certificadas e maior comprometimento da cadeia têxtil com a ética e transparência na produção.

BIOPOLÍMEROS cada vez mais apontado para dar às fibras sintéticas (malhas e tecidos) derivados de petróleo, características de biodegradabilidade; 

CICLO DOS PRODUTOS inclui avanços em biodegradabilidade e fios a partir de retalhos e fibras recicladas.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Publicado em International Top Trends, ed. 116
Por: Gisele Araújo *

*Designer têxtil e consultora, com foco em pesquisa de tendência de moda.

Data de publicação: 05/12/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Senai Cetiqt lança catálogo com tendências outono/inverno 2021
No próximo dia 5 de maio, o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e de Confecção, organização integrante do Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai Cetiqt) apresentará o relatório de tendências para o outono/inverno 2021. O conteúdo será publicado na plataforma Inova Moda Digital, portal desenvolvido pelo Instituto.  2020-04-30 - Tags: instituto senai de tecnologia textil e de confeccao inverno 2021 tendencias de moda christina rangel plataforma digital senai cetiqt moda circular inova moda digital

Moda ecossustentável e tecnológica
Com foco em tecidos inovadores e fibras ecológicas, a Première Vision A/W atraiu novos expositores, recebeu 56 mil visitantes e mostrou que moda e esporte se interconectam em estilo e performance.  2019-12-05 - Tags: vestuario moda sustentavel tecnologia tecidos fibras fios tingimento ecologico

Empresa têxtil da PB expande a plantação de algodão em comunidade Quilombola
Historicamente, as comunidades quilombolas são preservadoras ambientais. E ainda que a terra seja identidade cultural e recurso econômico, pesquisa do Projeto Cooperar (2012) do Governo do Estado da Paraíba indica que mais de 70% têm das suas atividades de agricultura apenas a subsistência, sem geração de renda.  2019-04-18 - Tags: quilombolas santa luzia redes e decoracao projeto cooperar algodao colorido organico armando dantas

Sarro Work aposta no conceito 'Comfy Design' para uniformes profissionais
Pioneira na produção de uniformes profissionais diferenciados, a Sarro Work lança opções baseadas no conceito “comfy design”, utilizando fibras naturais, como algodão e linho, procurando oferecer ao mercado opções mais saudáveis e adequadas para o bem estar do trabalhador – fato que se reflete no aumento dos níveis de produtividade e satisfação da equipe.  2019-02-25 - Tags: sarro work uniformes profissionais comfy design dress code gastronomia fasano fibras naturais

Exclusivo: A indústria de vestuário dos EUA se reúne em Honduras
Mike Todaro, diretor administrativo da Rede de Produtores de Vestuário da América (AAPN), declara a Textilia.net que Honduras se converteu em um parceiro ideal para esta nova fase do mercado consumidor mundial, que busca além de produtos elaborados com insumos sustentáveis e uso de energia renovável , fabricantes que tenham como comprometimento o lado socialmente responsável com seus empregados diretos e indiretos.  2018-11-30 - Tags: pettenati industrias têxtil ricardo pettenati simon mainwaring honduras mike todaro aapn who is who

Alunos do Senai Cetiqt apresentam suas futuras biostartups para empresários
Alunos do SENAI CETIQT e empresários se encontraram, no último dia 22, na Unidade Riachuelo, para a apresentação final dos nove projetos focados no segmento têxtil e de confecção, elaborados a partir do Projeto Biostartups Moda, realizado em parceria com o Sebrae/RJ.  2018-11-30 - Tags: senai cetiqt unidade riachuelo sebrae projeto biostartups moda business model generation lean startups design thinking customer development demillus delaurentis movin maria filó pólen sai do papel incubadora toreg nidas

Diversidade, criatividade e refinamento marcam o verão 2019/20
Principais capitais da moda dão um verdadeiro show de diversidade racial, de tamanhos, de gêneros, de idades e, principalmente, criatividade.  2018-11-05

Ponto de encontro da moda e negócios em Gramado
Considerada a maior feira brasileira da indústria de confecção, a Fenin Fashion apresentou o Outono/Inverno 2018 durante o verão mais frio dos últimos tempos.  2018-08-05 - Tags: confecçao industria da confeccao fenin fashion outono inverno denis viana la nina

A magia do cinema encanta o inverno 2019
Na 86ª edição da Pitti Bimbo, realizada em janeiro, na Itália, a moda infantil entrou em cartaz com coleções temáticas e licenciados.  2018-08-05 - Tags: moda infantil kids pitti bimbo oscar setor infantil jeanswear italia textil

Minas fomenta a economia criativa
Com 205 expositores do sistema moda - vestuário, bolsas, sapatos, joias, bijuterias e acessórios -, a 22ª edição da semana de moda mineira, realizada entre os dias 17 e 20 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte, apresentou as tendências para o Verão 2019.  2018-08-05 - Tags: moda minas moda mineira codemig minas gerais belo horizonte expominas sistema fiemg olavo machado junior

Milano unica, save the planet!
“Milano Unica Save the Planet” foi concebido como slogan “verde” que anuncia um manifesto de conscientização sobre as principais questões relacionadas ao meio ambiente. É quase um anúncio visionário que chama a atenção para os pilares da vida: a Água, o Ar e a Terra.  2018-08-05 - Tags: milano unica silvio albini planeta meio ambiente verde sustentabilidade

O segredo do jeans está nos detalhes
A partir do momento que o jeans deixou de ser um uniforme de trabalho, houve a necessidade de torna-lo mais atraente.  2018-08-05 - Tags: uniforme trabalho ouro azul modelos exclusivos levi strauss calças jeans

Cedro Textil + Sou de Algodão estreiam na Casa dos Criadores
Na próxima semana, entre os dias 23 e 27 de julho, a Cedro Textil fará sua estreia em um dos eventos de moda mais ousados do Brasil, reconhecido por cultivar imagens de moda poderosas e revelar novos talentos do universo fashion. A 43ª edição da Casa dos Criadores, que acontece no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (SP), fez mudanças para se aproximar do mercado.  2018-07-20 - Tags: casa dos criadores cedro textil abrapa movimento sou de algodao eduardo paixao

Coleção de aniversário de 85 anos da Lacoste revisita oito décadas de estilo
A Lacoste presta uma homenagem à criatividade do seu fundador e à sua história reeditando uma seleção de camisetas polo e de peças emblemáticas de seus arquivos, para celebrar seu aniversário de 85 anos.  2018-06-04 - Tags: lacoste 85 anos rene lacoste moda polo

Movimento Sou de Algodão participa da Denim Meeting e Fashion Revolution Day
A última semana foi de apresentação e debate para o Sou de Algodão. O movimento de incentivo ao uso do algodão brasileiro participou de dois eventos importantes em São Paulo. Na manhã de segunda-feira, 23/04, o presidente da ABRAPA, Arlindo Moura, participou do Denim Meeting, feira têxtil que aconteceu no Expo Center Norte entre os dias 23 e 24 de abril.  2018-05-03 - Tags: abrapa sou de algodao fashion revolution day denim meeting eventos fmu

Design Vision mostrou as criações de novos talentos da moda a partir de retalhos
A empresa de tecidos, que já é parceira do SPFW há cinco edições, trouxe uma mostra com os resultados da segunda edição do projeto que tem curadoria de Walter Rodrigues, o "Design Vision". Através da capacitação com o renomado estilista, estudantes de moda selecionados para o projeto fizeram suas criações a partir de retalhos de tecidos da Focus Têxtil.  2018-04-27 - Tags: focus textil casa spfw novos talentos retalhos walter rodrigues spfw instituto focus textil

Bordadeiras de Barra Longa ganham projeção nacional na SPFW 2018
O movimento ágil dos dedos que tece as tramas das bordadeiras de Barra Longa (MG) enreda uma história que entrelaça a busca pela identidade, barreiras, resiliência e superação. A tradição de técnicas únicas que passaram por gerações resistiu, em 2015, ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Em 2017, com a formação de um coletivo de mulheres, ganhou novo fôlego.  2018-04-27 - Tags: fundacao renova bordadeiras de barra longa spfw 2018 ronaldo fraga hotel ronaldo fraga richelieu bordados artesanato

Moda infantil para a criança do futuro
Líder no setor de moda e acessórios para crianças, a Pitti Bimbo segue o dinamismo do mercado infantil, que está em constante evolução.  2018-04-05 - Tags: pitti bimbo nomade moderno opera wear alpitude disruption streetwear visual college

Verão 2018: uma sinergia entre a oferta e a demanda
Os têxteis servem de inspiração e de orientação para os designers. E, para isso, um complexo mecanismo da moda trabalha em prol da sinergia entre a oferta e a demanda, proporcionando que a matéria se transforme em forma. E isso tudo é feito através do apurado olhar em direção aos movimentos estéticos para compor o DNA das tendências.  2018-03-05 - Tags: psycho bit africa punk nature and artifice abyss movimentos esteticos

Elastano no jeans, quanto mais, melhor!!
Outrora basicamente 100% algodão, hoje cerca de 70% das peças em denim feitas no Brasil são elastizadas.  2018-02-05 - Tags: elastano jeans tendencias modelagens elastomultiester invista tecido textil