Language
home » moda & varejo »

Moda Vestuário

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Minas Trend incrementa negócios

De 4 a 7 de abril, 106 expositores de vestuário, 45 de calçados, bolsas e acessórios e 69 de joias e bijuterias se juntaram a lojistas, formadores de opinião do varejo de moda e compradores fiéis que buscaram realizar negócios para comporem seus estoques com mix de produtos completo, diferenciado e que proporciona maior margem de lucro e rotatividade no ponto de venda. “Atualmente, devido à retração econômica, os lojistas privilegiam eventos que oferecem todos os segmentos da moda”, afirma Henrique Câmara, superintendente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Todas essas características têm atraído a Belo Horizonte compradores de todo o território brasileiro, que chegam em busca de verdadeiro ambiente de negócios, com foco nos lançamentos e em artigos de moda mais competitivos. A lojista Marta Paiva, com negócios em Vitória e Salvador, afirmou que 70% do estoque são do evento mineiro. Aureliana Bandeira, de Recife, lojista especializada em calçados, disse que, no setor de calçados, o salão mineiro é o melhor do Brasil. Para a empresária Larissa Rizzolli, proprietária do e-commerce QVestir, especializado em sapatos, bolsas, bijux e acessórios, ressaltou a qualificação dos expositores. “Vinte e cinco por cento do total adquirido pelo grupo é do Minas Trend.”

Em tempos atuais, duas importantes marcas expositoras do salão repensaram suas estratégias de negócios. A Fátima Scofield abriu uma nova marca, Fedra, sob a gestão da filha Laura Scofield e do diretor criativo, o estilista Daniel Corrêa, ex-Mabel Magalhães.

A outra marca foi a Viva (ainda atrelada à Vivaz), que trouxe uma roupa contemporânea para um mercado bem jovem. Já a marca Arte Sacra incorporou na coleção peças com estampas de seus próprios bordados, mantendo a conectividade com o mundo feminino.

Para a edição do verão 2017, a referência para a temporada foi o tema “Essência”, enxergar o presente e organizar o futuro. É uma busca pelo essencial dentro da indústria da moda, de forma a reforçar a importância da identidade das marcas como diferencial e fator competitivo junto aos consumidores, uma espécie de moda autoral. A ambiência foi baseada na obra de Lewis Carroll Alice no País das Maravilhas e a incessante busca da personagem por seguir caminhos e descobrir novos horizontes. Ao analisarmos a obra com a situação atual do País, é uma forma de adequação ao cenário desafiador em que estamos inseridos no momento.

Line up

No line up da edição, três novas marcas apresentaram suas coleções para a próxima temporada, são elas: Sonia Pinto, Confraria e Viva por Vivaz. As outras marcas que se apresentaram foram: Fabiana Milazzo, Faven, Plural, Lino Villaventura e Lucas Magalhães.

O verão 2017 da Faven foi inspirado em Madame Bovary. Uma cartela de cores fresh com misturas de tons pastel e cores quentes. As formas mostram romantismo e sensualidade. Alfaiataria em tricô, bermudas ciclistas, calças mais secas, coletes e bombers. Marcante a presença de babados, basques e rendas.

A Villaventura, segunda marca do designer, trouxe para a passarela camisas em tricoline, blusas com rendas, calças-saias e vestidos com malha metalizada e mix de grafismos. Uma coleção jovem e contemporânea.

Lucas Magalhães desfilou cores vibrantes como rosa, verde, laranja, azul e amarelo, arrematadas por marrom e preto. Como sempre, seu tricô é forte, mas dessa vez trabalhado com renda e couro.

As marcas vedetes

Sonia Pinto, a mais instigante estilista brasileira, apresentou esculturas que se movimentam. Um luxo minimalista. Convidada especial do Minas Trend, a mineira encantou a plateia, que a aplaudiu em pé ao final do desfile. Suas roupas unem arte com uma estética que emociona pela beleza atemporal. Nos anos 1980, ela foi uma das criadoras do Grupo Mineiro de Moda, com a marca Printemps. Depois de muito tempo afastada dos negócios da moda. retornou em grande estilo.

Para o desfile, ela recriou peças especiais com tule bordado com retalhos de seda pintada, tule com seda e crepe, malhas transparentes, veludo de seda pura, patchwork de tons pretos com texturas múltiplas, macramês, crepes japoneses, lã e sobreposições com formas amplas e muitas peças près-du-corp. Uma característica da designer é não antecipar tendência, ou seja, ela apresentou o inverno 2016, disponível para o mercado desde 9 de abril. “Não antecipo o verão porque não acredito nessa forma de trabalho, e esta é minha diretriz há muito tempo. Gosto de me renovar e, de acordo com cada momento, sinto o que pode despertar maior atração nos consumidores”, afirmou Sonia.

A Confraria Studio, bolsas e acessórios, levou para a passarela um clima bucólico e nostálgico, relembrando os tempos em que famílias se confraternizavam em torno de piqueniques nos parques ajardinados. Três desses espaços foram ambiências da coleção: o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, o paisagismo de Burle Marx, em Brasília, e os jardins de Monet, em Giverny. Nos produtos, a visível preocupação com a responsabilidade social e a sustentabilidade. O junco, fibra nativa da Amazônia, e o couro, ambos com selo do Ibama e isentos de tratamento em cromo.

No segmento de joias e bijuterias, a marca de Santa Catarina Fabiana Haverroth mostrou uma coleção com forte presença do têxtil em quase todas as peças. No mercado há muitos anos e fornecedora para várias redes de magazines com coleções diferenciadas, a empresária e sua filha, Fernanda, resolveram investir em marca própria, além, é claro, de continuarem atendendo, e muito bem, o varejo de grandes superfícies. São peças grandes, para as quais, até pouco tempo, os varejistas torciam o nariz. Hoje, a marca é considerada “queridinha” das butiques em todo o País.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por| Carlos Simões
Fotos| Agência Fotosite e Carlos Simões
Matéria publicada na ITT Press 102

Data de publicação: 01/05/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Couro de peixe Pirarucu: uma nova descoberta do mundo sobre o Brasil
Quando a coordenadora de pesquisa e desenvolvimento da marca Salvatore Ferragamo, Gel Egger Ceccarelli, anunciou o couro vencedor do PV Awards 2017 – premiação que elege os melhores materiais para o desenvolvimento de moda premium da feira Première Vision Paris – possivelmente poucas pessoas na plateia de jornalistas e designers de grandes brands mundiais soubessem o quão notável era aquela pele.  2017-11-16 - Tags: pirarucu gel egger ceccarelli pv awards 2017 nova kaeru john malkovich couro cicb

Salvar o planeta! Acena o verão 2019/2020
No dia 25 de outubro, em Milão, a coordenação de moda do Milano Unica, o mais importante salão têxtil e acessórios de moda, reuniu profissionais da moda italiana como: expositores, casas de moda, designers, escritórios de estilo e, pela primeira vez, estudantes de moda, para apresentar as direções da temporada primavera/verão 2019.  2017-11-10 - Tags: milano unica tendencias verao 2020 jacques cousteau rudolf nureyev maasai

Moda para pensar o mundo
A moda pode ser abordada como meio de expressão de "arte contemporânea"? Pode servir para pensar a realidade? Na sua busca pela transversalidade na arte, a BIENALSUR – Bienal Internacional de Arte Contemporânea - diz que sim.  2017-11-07 - Tags: bienalsur ronaldo fraga xenofobia genesis memorial da america latina

Cia do Jeans agrega a marca Enrico Rossi
A marca Enrico Rossi, especializada em polos masculinas, agora faz parte do grupo Cia do Jeans. O grupo arrendou a marca catarinense no final deste ano e pretende expandir a distribuição para outras regiões.  2017-01-09 - Tags: cia do jeans enrico rossi vilejack varejo

Minas Trend incrementa negócios
Mediante cenário econômico instável, fabricantes e compradores apostaram na 18ª edição do Minas Trend, verão 2017, para maximizar investimentos e ganhar competitividade. Com fomento da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o salão de negócios conseguiu potencializar ainda mais vendas, promoção e acessibilidade de empresários.  2016-05-01 - Tags: minas trend itt 102 verao 2017 minas gerais

O denim invade a camisaria
Hudtelfa apresenta a Hunique, coleção ancorada no índigo que oferece ineditismo e inovação ao mercado  2014-05-29 - Tags: itt 93 produto direcionamento hudtelfa