Language
home » moda & varejo »

Moda Vestuário

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Empresa têxtil da PB expande a plantação de algodão em comunidade Quilombola

Historicamente, as comunidades quilombolas são preservadoras ambientais. E ainda que a terra seja identidade cultural e recurso econômico, pesquisa do Projeto Cooperar (2012) do Governo do Estado da Paraíba indica que mais de 70% têm das suas atividades de agricultura apenas a subsistência, sem geração de renda.  

Na Paraíba são 39 Comunidades Remanescentes de Quilombo*. Em São Bento, região do sertão, a empresa têxtil Santa Luzia Redes e Decoração está expandindo a produção do algodão colorido orgânico em parceria com os agricultores de uma comunidade tradicional local. O quilombo Terra Nova é uma das áreas escolhidas para aumentar a colheita e com isso ampliar a oferta de redes, mantas, tapetes e cortinas distribuídos para todo o país e exportados para a América, Europa, Ásia e África.  

O algodão colorido orgânico responde a uma demanda do mercado por produtos ecológicos e sustentáveis. A pluma já nasce com as cores que vão do bege ao marrom, sem tingimentos e sem uso de defensivos químicos.  

A produção da fibra ecológica era feita apenas com os agricultores do assentamento Maria Margarida Alves, em Juarez Távora. Agora está sendo expandida para São Bento e municípios vizinhos da fábrica têxtil, sempre com contrato de compra garantida da empresa junto aos agricultores. “No assentamento rural em Juarez Távora, a produção é feita por um grupo de empresas em área de aproximadamente 15 hectares. Agora estamos plantando 20 hectares e produzindo na nossa própria cidade, onde a empresa atua desde 1986”, confirma Armando Dantas, CEO da Santa Luzia Redes e Decoração. 

A ação para a expansão é parte do programa da empresa para contribuir com o Arranjo Produtivo Local. O objetivo do plantio é dobrar a produção em 2020 para atender a crescente demanda de consumidores que exigem produtos têxteis de Casa e Decoração desenvolvidos nos preceitos da sustentabilidade. 

Produtos éticos, sustentáveis e de produção local  

Os acessórios e utilitários desenvolvidos pela empresa paraibana envolvem responsabilidade ambiental, social e econômica. A comunidade quilombola Terra Nova soma-se a outras mapeadas pelo projeto de expansão do plantio como as dos municípios de Brejo do Cruz e de Paulista. 

“O nosso compromisso social vai além do pagamento justo pelo quilo do algodão colorido orgânico – com valor entre os mais altos do mercado. Atuamos na nossa comunidade contribuindo para o desenvolvimento local. Isso já se dá pelo artesanato, que é parte da nossa cultura. Agora a cadeia produtiva se complementa com a inclusão dos povos tradicionais de São Bento – esta nossa cidade também conhecida como capital mundial das redes”, declarou Dantas. 

Com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer) o projeto de expansão da produção do algodão naturalmente colorido visa resgatar a vocação rural da região e da comunidade quilombola, que já plantou algodão no passado. 

A Paraíba – no chamado ciclo do Ouro Branco -- liderou a produção nacional de algodão competindo com o mercado internacional. Dantas esclarece que a chamada 'Praga do Bicudo' acabou com o protagonismo do Estado e levou os agricultores a cultivo de outros insumos, menos valorizados. 

Desenvolvida pela Embrapa Algodão, a matéria-prima contribui para o desenvolvimento da economia do campo por meio da agricultura familiar e sem impacto ambiental. “Como o cultivo não é irrigado, gera economia de 87,5% de água na cadeia produtiva -- do campo ao produto acabado. Por isso, este algodão agroecológico é cobiçado no mercado nacional e internacional”, explica o CEO da empresa. 

Apoio para dinamizar o arranjo produtivo local 

Para viabilizar o plantio na comunidade quilombola e em outras áreas, o apoio das prefeituras foi fundamental. Com a supervisão de Geraldo Bonifácio, da Empaer, os tratores da prefeitura prepararam o solo para receber as sementes.

Na entressafra, os agricultores da comunidade deverão plantar ainda milho, feijão e batata doce. “O nosso compromisso é que o algodão colorido volte a garantir renda para o homem do campo porque tem valor agregado. O feijão, por exemplo, serve para a alimentação, mas não gera renda porque o valor é baixo, portanto, não garante a sustentabilidade das comunidades”, declarou o técnico. 

Para o CEO da Santa Luzia Redes e Decoração, fazer produtos com materiais de baixo impacto ambiental e estimular o desenvolvimento local é fator essencial para uma produção sustentável. O caminho escolhido já rendeu a Dantas o Prêmio de Excelência Artesanal do Cone Sul em 2018 concedido pelo World Crafts Council sob os auspícios da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco. Este ano, o desafio é continuar contribuindo na formação de um mercado mais exigente e mais consciente. “O papel do consumo consciente não deveria ser apenas atribuído aos consumidores. As empresas devem desenvolver produção mais sustentável e informar isso aos clientes”, conclui Dantas.  

*Quilombolas são habitantes de quilombos, um fenômeno típico das Américas. Os quilombos são vilas de descendentes de negros escravizados. Há quilombos em comunidades rurais e urbanas e são caracterizadas pela agricultura de subsistência e por manifestações culturais que têm forte vínculo com o passado africano. Há 30 quilombos na Paraíba. No Brasil, já são mais de 1200 quilombos certificados.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Sandra Vasconcelos
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 18/04/2019

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Empresa têxtil da PB expande a plantação de algodão em comunidade Quilombola
Historicamente, as comunidades quilombolas são preservadoras ambientais. E ainda que a terra seja identidade cultural e recurso econômico, pesquisa do Projeto Cooperar (2012) do Governo do Estado da Paraíba indica que mais de 70% têm das suas atividades de agricultura apenas a subsistência, sem geração de renda.  2019-04-18 - Tags: quilombolas santa luzia redes e decoracao projeto cooperar algodao colorido organico armando dantas

Sarro Work aposta no conceito 'Comfy Design' para uniformes profissionais
Pioneira na produção de uniformes profissionais diferenciados, a Sarro Work lança opções baseadas no conceito “comfy design”, utilizando fibras naturais, como algodão e linho, procurando oferecer ao mercado opções mais saudáveis e adequadas para o bem estar do trabalhador – fato que se reflete no aumento dos níveis de produtividade e satisfação da equipe.  2019-02-25 - Tags: sarro work uniformes profissionais comfy design dress code gastronomia fasano fibras naturais

Exclusivo: A indústria de vestuário dos EUA se reúne em Honduras
Mike Todaro, diretor administrativo da Rede de Produtores de Vestuário da América (AAPN), declara a Textilia.net que Honduras se converteu em um parceiro ideal para esta nova fase do mercado consumidor mundial, que busca além de produtos elaborados com insumos sustentáveis e uso de energia renovável , fabricantes que tenham como comprometimento o lado socialmente responsável com seus empregados diretos e indiretos.  2018-11-30 - Tags: pettenati industrias têxtil ricardo pettenati simon mainwaring honduras mike todaro aapn who is who

Alunos do Senai Cetiqt apresentam suas futuras biostartups para empresários
Alunos do SENAI CETIQT e empresários se encontraram, no último dia 22, na Unidade Riachuelo, para a apresentação final dos nove projetos focados no segmento têxtil e de confecção, elaborados a partir do Projeto Biostartups Moda, realizado em parceria com o Sebrae/RJ.  2018-11-30 - Tags: senai cetiqt unidade riachuelo sebrae projeto biostartups moda business model generation lean startups design thinking customer development demillus delaurentis movin maria filó pólen sai do papel incubadora toreg nidas

Diversidade, criatividade e refinamento marcam o verão 2019/20
Principais capitais da moda dão um verdadeiro show de diversidade racial, de tamanhos, de gêneros, de idades e, principalmente, criatividade.  2018-11-05

Ponto de encontro da moda e negócios em Gramado
Considerada a maior feira brasileira da indústria de confecção, a Fenin Fashion apresentou o Outono/Inverno 2018 durante o verão mais frio dos últimos tempos.  2018-08-05 - Tags: confecçao industria da confeccao fenin fashion outono inverno denis viana la nina

A magia do cinema encanta o inverno 2019
Na 86ª edição da Pitti Bimbo, realizada em janeiro, na Itália, a moda infantil entrou em cartaz com coleções temáticas e licenciados.  2018-08-05 - Tags: moda infantil kids pitti bimbo oscar setor infantil jeanswear italia textil

Minas fomenta a economia criativa
Com 205 expositores do sistema moda - vestuário, bolsas, sapatos, joias, bijuterias e acessórios -, a 22ª edição da semana de moda mineira, realizada entre os dias 17 e 20 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte, apresentou as tendências para o Verão 2019.  2018-08-05 - Tags: moda minas moda mineira codemig minas gerais belo horizonte expominas sistema fiemg olavo machado junior

Milano unica, save the planet!
“Milano Unica Save the Planet” foi concebido como slogan “verde” que anuncia um manifesto de conscientização sobre as principais questões relacionadas ao meio ambiente. É quase um anúncio visionário que chama a atenção para os pilares da vida: a Água, o Ar e a Terra.  2018-08-05 - Tags: milano unica silvio albini planeta meio ambiente verde sustentabilidade

O segredo do jeans está nos detalhes
A partir do momento que o jeans deixou de ser um uniforme de trabalho, houve a necessidade de torna-lo mais atraente.  2018-08-05 - Tags: uniforme trabalho ouro azul modelos exclusivos levi strauss calças jeans

Cedro Textil + Sou de Algodão estreiam na Casa dos Criadores
Na próxima semana, entre os dias 23 e 27 de julho, a Cedro Textil fará sua estreia em um dos eventos de moda mais ousados do Brasil, reconhecido por cultivar imagens de moda poderosas e revelar novos talentos do universo fashion. A 43ª edição da Casa dos Criadores, que acontece no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo (SP), fez mudanças para se aproximar do mercado.  2018-07-20 - Tags: casa dos criadores cedro textil abrapa movimento sou de algodao eduardo paixao

Coleção de aniversário de 85 anos da Lacoste revisita oito décadas de estilo
A Lacoste presta uma homenagem à criatividade do seu fundador e à sua história reeditando uma seleção de camisetas polo e de peças emblemáticas de seus arquivos, para celebrar seu aniversário de 85 anos.  2018-06-04 - Tags: lacoste 85 anos rene lacoste moda polo

Movimento Sou de Algodão participa da Denim Meeting e Fashion Revolution Day
A última semana foi de apresentação e debate para o Sou de Algodão. O movimento de incentivo ao uso do algodão brasileiro participou de dois eventos importantes em São Paulo. Na manhã de segunda-feira, 23/04, o presidente da ABRAPA, Arlindo Moura, participou do Denim Meeting, feira têxtil que aconteceu no Expo Center Norte entre os dias 23 e 24 de abril.  2018-05-03 - Tags: abrapa sou de algodao fashion revolution day denim meeting eventos fmu

Design Vision mostrou as criações de novos talentos da moda a partir de retalhos
A empresa de tecidos, que já é parceira do SPFW há cinco edições, trouxe uma mostra com os resultados da segunda edição do projeto que tem curadoria de Walter Rodrigues, o "Design Vision". Através da capacitação com o renomado estilista, estudantes de moda selecionados para o projeto fizeram suas criações a partir de retalhos de tecidos da Focus Têxtil.  2018-04-27 - Tags: focus textil casa spfw novos talentos retalhos walter rodrigues spfw instituto focus textil

Bordadeiras de Barra Longa ganham projeção nacional na SPFW 2018
O movimento ágil dos dedos que tece as tramas das bordadeiras de Barra Longa (MG) enreda uma história que entrelaça a busca pela identidade, barreiras, resiliência e superação. A tradição de técnicas únicas que passaram por gerações resistiu, em 2015, ao rompimento da barragem de Fundão, em Mariana. Em 2017, com a formação de um coletivo de mulheres, ganhou novo fôlego.  2018-04-27 - Tags: fundacao renova bordadeiras de barra longa spfw 2018 ronaldo fraga hotel ronaldo fraga richelieu bordados artesanato

Moda infantil para a criança do futuro
Líder no setor de moda e acessórios para crianças, a Pitti Bimbo segue o dinamismo do mercado infantil, que está em constante evolução.  2018-04-05 - Tags: pitti bimbo nomade moderno opera wear alpitude disruption streetwear visual college

Verão 2018: uma sinergia entre a oferta e a demanda
Os têxteis servem de inspiração e de orientação para os designers. E, para isso, um complexo mecanismo da moda trabalha em prol da sinergia entre a oferta e a demanda, proporcionando que a matéria se transforme em forma. E isso tudo é feito através do apurado olhar em direção aos movimentos estéticos para compor o DNA das tendências.  2018-03-05 - Tags: psycho bit africa punk nature and artifice abyss movimentos esteticos

Elastano no jeans, quanto mais, melhor!!
Outrora basicamente 100% algodão, hoje cerca de 70% das peças em denim feitas no Brasil são elastizadas.  2018-02-05 - Tags: elastano jeans tendencias modelagens elastomultiester invista tecido textil

Uniforme escolar: Normas da ABNT orientam a confecção
Nas 272 normas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no âmbito do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017), confeccionistas encontram informações que conduzem à produção de artigos com qualidade, conforto, resistência e durabilidade.  2018-02-05 - Tags: abnt comite brasileiro de texteis e do vestuario associacao brasileira de normas tecnicas segurança de roupas infantis abnt nbr 16365 uniforme escolar

Retrospectiva: Comidas de vestir
Caroline David, historiadora de arte contemporânea e chefe de Artes Visuais da exposição Lille 3000, fala com exclusividade à ITT sobre o projeto Textifood, que acontece na cidade francesa de Lille e apresenta criações de designers e artistas sobre fios, fibras e tecidos construídos a partir de materiais orgânicos e sobras de alimentos, entre eles, frutas cítricas, banana e até cerveja!  2017-12-15 - Tags: caroline david textifood futurotextiles lille3000 expo 2015 retrospectiva