Language
home » moda & varejo » moda vestuário » moda - restrito

Moda - Restrito

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Quando o inverno 2012 chegar...

No Color Jeans, as calças Chino, Cargo e Work, de cores sérias e austeras (khakis, beges e oliva) agora estão acrescidas de cores vivas, alegres e elegantes onde os limites para a criação parecem não existir.

Não dá para imaginar um Outono/Inverno 2012 sem peças básicas, inteligentes e utilitárias, chamadas de peças essenciais como os cardigans, jaquetas ou casacos, mesmo que a estação venha mais amena. As camisas, sweatshirts e as t-shirts trazem informações invernosas que aquecem e confortam, seja em relação às estampas, cores, mensagens ou, simplesmente, nas formas. Quanto aos coletes, esta peça ainda é considerada comoa “cereja do bolo”. Ele transmite, com glamour, um estilo retrô/vintage. Já os moletons continuam como mantenedores do conforto e proteção, sem abrir mão da sofisticação. São peças essenciais dentro do que euchamo de “espírito esportivo” pois, além da esportividade original, habitam há algum tempo as mentes dos estilistas e criativos da moda pelo mundo afora.

Para esta edição, destaco alguns elementos que mechamaram bastante a atenção: a 55DSL como marcastreet, carregada de atitude; as padronagens ou estampasde listras, do universo dos marinheiros daBretanha e as Turn up, as famosas viras das calçasque vêm assinando em baixo o seu blue jeans e, finalmente, não poderia deixar de falar dos diversos movimentos de natureza ecológica que acontecem dentro do mercado da moda. Destaco, entre vários exemplos pelo mundo, como a preocupação ambiental (no caso,o uso da água) pode ser interpretada para um melhor resultado dentro do impacto causado, anualmente,pelo seu uso inconsequente e irresponsável por todos nós. É um movimento em busca do Eco Denim.

  • Color jeans

O color jeans ou o denim color, como queiram, vem ganhando força a cada temporada no espaço jeanswear,sem, com isso, prejudicar o movimento esfuziantedo blue jeans. As calças Chino e as Cargo/Work vêm contribuindo, e muito, com esta explosão de cores nosarmários femininos e masculinos, além de se tornarem plataformas muito interessantes para colocar acriatividade em ação.

  • 55DSL, winter essentials

A marca, inicialmente experimental, da Diesel já é uma verdadeira referência para o streetwear. Fazendo, mais do que nunca, muito bom uso do “espírito esportivo”. Traz apontamentos essenciais e necessários no lifestyleda turma que sai para estudar, trabalhar, viajar ese divertir. Peças funcionais que não só impressionam,mas também melhoram todos os aspectos da vida. Amarca traz o contraste entre peças esportivas e casuais, primordiais para uma estação de inverno. O lema da55DSL é: “Nunca deixe as suas roupas ficarem superficiais, deixe seu vestuário se conectar com você”.

  • Listras navy

As listras, neste próximo inverno, antecipam a Primavera/Verão 2012/13. Conhecida por todos como padronagem preferida de Jean Paul Gaultier, que, por muitos anos,usou-as nos principais eventos de moda, elevou-a à sofisticação e também ao guarda-roupa de muitas pessoas.

Em destaque
  • Japan Rags – Zero Blue Jeans

Fazendo uso do processo ozonestonewashing (economiade água), a marca francesa Zero Blue Jeans decidiu,após alguns anos de pesquisas, adotar as técnicas do stonewash com ozônio, por ser um tratamento não poluente e que consiste na redução do consumo de água para o mínimo necessário no desbote do jeans,como também na redução do uso dos agentes químicos responsáveis pelos acabamentos dados às peças.

  • Levi´s, a sustentabilidade do denim

Sua última atuação no território tecnológico foi lançar a Levi´sWaterLess, que utiliza, no processo de lavanderia, uma quantidade menor de água sem renunciar aos acabamentos e tratamentos tradicionais da marca. O método economiza cerca de 20 milhõesde litros de água, reduzindo ao máximo o impacto sobre o meio ambiente. A Levi´s sabe muito bem da importância disso.

  • Turn up

A construção de uma silhueta é um pouco como o de uma casa. Os alicerces deverão ser bem solidificados para receber e suportar toda a estrutura.Quem fará essa coordenação serão os sapatos/tênis, meias e o jeans.

  • Camisas e polos

Depois das camisas em denim ao estilo western erodeo, a euforia pelos xadrezes no masculino é bastanteforte para o próximo Outono/Inverno. As cores quentes e aconchegantes se misturam aos tons primaveris, antecipados nos damiés e vichys. Para o masculino os maxi e mini xadrezes, listrados nostons de bege, marrons e azuis. No feminino, além das camisas xadrezes, as de laço, com abotoamentos, túnicas e as “chemisiers” linha “A”.As polos, consideradas um capítulo à parte, são verdadeiros clássicos que nunca desaparecem, ainda mais agora, turbinadas pela Lacoste Live, em um movimento muito claro em direção ao público mais jovem.

  1. Coletes

Vinda de estações anteriores, esta peça se colocouc omo necessária no closet, pronta para completa ruma produção que, por si só, determina olook. Em vários materiais, dos inflados ao matelassé, se mostram em combinações bicolores, decorados e o irrepreensível estilo vintage.

  • Espírito esportivo, os moletons na cidade

Continuam, cada vez mais, os moletons urbanizados prontos para atender aos movimentos esportivos como as Olimpíadas, Copas do Mundoe outros. Com qualidade, aconchego, conforto e sofisticação, tratam-se de peças elegantemente bem resolvidas.

  • Jaquetas e casacos

As jaquetas trazem histórias do passado, no qual cada época marcou sua presença. Chegaram dos seletos setores da U.S. Army e U.S. Navy, das motorbikes dos 60s,dos pátios das universidades, da “Perfecto”, um ícone dacultura americana onde os aficionados pela peça diziam:“esqueçam a tendência e ignorem o instável”.

A jaqueta foi imortalizada pelo cinema e pelo rock. Noestilo militar, múltiplos zíperes. Nas “bombers”, os efeitosprateados. Enfim, cada jaqueta em sua época traziaa qualidade, individualidade e, claro, a inovação.Os casacos duffles e parkas adotam características e cortesnecessários como hoodies (capuzes), amarrações e maxibolsos funcionais. A grande maioria produzida comfibras à prova d’água e com tratamento em silicone. Ocouro, as gabardines e o denim competem no mercado.

  • Pulôveres e cardigans

Os básicos pulôveres e os cardigans, sempre necessários em um bom guarda-roupa de inverno, chegam com força total na função de abrigo. Com abertura e fechamento por zíperes ou botões ou ao estilo vintage, são presença marcante nas tardes invernais.

  • Sweatshirts

São peças que nos oferecem um mix de conforto, valores,estilo, qualidade e funcionalidade para um look fashion. As novas propostas são peças aderentes ao corpo.

  • T-shirts

Antes a solução perfeita resumia-se apenas a jeans e camiseta. Hoje, o casamento continua, mas foram adicionados os casacos, jaquetas, parkas, paletós etc. Tanto no segmento masculino como feminino, as t-shirts trazem verdadeiras criações momentâneas ou surrealistas, por meio de aplicações ou estampas de gravuras sobrepostas,mensagens, arabescos e grafites e as mais desejadas: as photoprints gigantes.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por | Yêda Amaral
Fotos | João Sebastian e Divulgação

Data de publicação: 12/04/2012

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


A velocidade da informação e o desenvolvimento de coleções
Criadores e todos os envolvidos no desenvolvimento de produtos devem ficar atentos e se adequarem para que o produto não envelheça, não fique ultrapassado ou inadequado antes do lançamento das coleções.  2016-06-22 - Tags: denim jeanswear itt 102 joao de almeida

Concurso de moda inclusiva é fábrica de talentos
Dando continuidade à reportagem iniciada pela ITT Press 96, apresentamos os talentos selecionados pela Comissão Editorial do grupo MJC Textília como os mais inovadores do Concurso de Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O evento, coordenado por Daniela Auler, é uma das ações que desafia os novos estilistas e designers a superarem desafios, trazendo inovações reais e aplicáveis. Veja quem são esses novos nomes da moda brasileira!  2015-03-24 - Tags: itt 97 moda inclusiva moda

Verão 2013/14: O descontruído e o reconstruído convivem em harmonia
Para a primavera-verão 2104, Nova York reinventou a pop arte de Andy Warhol e permaneceu com o grunge dos anos 1990 como ponto-chave.  2013-06-04 - Tags: itt 89

Inverno 2013 para todos os estilos
Pelos centros de Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Paris, Milão, Florença, Dus­seldorf e Colônia desfilam diferentes opções para a próxima estação.  2013-01-28 - Tags: itt 88

Inverno – 2013, divertimento com decadência
Nas passarelas de Nova York, as cores vibrantes, o marinho profundo, tangerina e os tons de roxo se associaram aos combos habituais cinza e preto  2012-10-18 - Tags: stylelens inverno 2013

Denim by Première Vision mostrou inverno 2014
A Turquia, país euro-asiático com localização geoestratégica, dominou com expressiva vantagem os negócios durante os dois dias do evento.  2012-10-18 - Tags: premiere vision paris feira internacional

Quais Caminhos Seguir?
Sabemos que não só os artistas, mas também os criadores e designers se inspiram no passado, nas culturas populares, no status quo e nas artes. Todos os domínios de criação transmitem verdadeiras e genuínas influências criativas para os designers, razão pela qual hoje são inúmeras as possibilidades na escolha de produtos de moda que vão ao encontro dos mais diferentes gostos e lifestyles.  2012-08-30 - Tags: urbanwear yeda amaral

Verão 2013, feminino e retrô
A Primavera/Verão 2012/2013 trouxe uma mulher menina e muito feminina com um certo refi namento retrô que remonta às décadas de 20, 40, 50, pontuando ainda os anos 1960 e 1990.  2012-08-08 - Tags: tendencias verao 2013

Vivemos tempos impossíveis
Desde o início deste século não fomos capazes de respirar ou simplesmente viver. O medo mudou a nossa aparência, o sentimento comum tornou-se perigosamente nacionalista. O resultado é o desconforto e a humilhação.  2012-08-08 - Tags: comportamento

Quando o inverno 2012 chegar...
No Color Jeans, as calças Chino, Cargo e Work, de cores sérias e austeras (khakis, beges e oliva) agora estão acrescidas de cores vivas, alegres e elegantes onde os limites para a criação parecem não existir.  2012-04-12 - Tags: yeda amaral jeans jeansweare

Inverno 2012: Um mix de muita coisa
Todas as coisas retrô ainda são importantes para a moda. Parece-nos que, no final desta década, ainda temos a necessidade de revisitar as décadas passadas – 50s, 60s, os boêmios e cheios de glamour 70s, 80s e, finalmente, os 90s, em busca de mais inspiração.  2012-04-09 - Tags: styleleens tendencias

Cara ou coroa
Depois de perder a marca que construiu ao longo de mais de 30 anos, Renato Kherlakian mostra o outro lado da moeda.  2012-02-09 - Tags: renato kherlakian

Denim: work(s) in progress
Estações se misturam e se completam nas referências detectadas na B&BB.  2012-02-06 - Tags: stylesight

A insustentável leveza dos criadores
No mundo da moda, é preciso encontrar a fórmula ideal de negócio que concilie criação e produto.  2012-02-02 - Tags: fashion rio spfw

Trend Hunters dão as primeiras pistas...
As linhas mestre da primavera verão 2011 se baseiam no equilíbrio entre o futurismo e o tradicional.  2012-02-02 - Tags: stylelens

Aos poucos, o homem se entrega à moda
Foco no consumidor final: desejos, atitudes e influências.  2012-01-30 - Tags: moda masculina premiere vision

Tradição e reinvenção no blue e color jeans
Cada vez mais próxima a consagração dos tecidos elastômeros.  2012-01-26 - Tags: yeda amaral

Uma ópera chamada fashion weeks
Entre abril e junho, uma maratona de 126 desfiles mostrou direções do verão 2011.  2012-01-26 - Tags: spfw fashion rio dragao fashion