Quais Caminhos Seguir?
Sabemos que não só os artistas, mas também os criadores e designers se inspiram no passado, nas culturas populares, no status quo e nas artes. Todos os domínios de criação transmitem verdadeiras e genuínas influências criativas para os designers, razão pela qual hoje são inúmeras as possibilidades na escolha de produtos de moda que vão ao encontro dos mais diferentes gostos e lifestyles. A tendência étnica/tribal está longe de acabar. Continua firme o minimalismo para o sportswear, com detalhes tipicamente esportivos. Quanto ao look vintage, este será abandonado progressivamente e substituído por uma moda mais conceitual com presença de elementos geométricos e silhuetas mais retas. A influência dos anos 1990 deverá voltar com força, juntamente com o preto e o cinza. Hoje, estão presentes os tons pastel e neon, os plissados, os comprimentos maxi e mini, o estilo esportivo, o chique, o glitter e o glamour. Para o homem, a energia urbana e as vibrações do rock se acalmam e se prenuncia o retorno aos básicos e tradicional, com certa dose de humor. Este próximo verão trará a reflexão e a consciência dos excessos do passado.
Projeto Cores
Para o verão 2013, três conjuntos de cores norteiam a estação:
- Corajosas, Alegres e Vivas/Neons - Amarelo, considerada a cor nº1 deste verão, vermelhos pitanga, cereja, tomate e batom, vários tons de verde, como água, pistache, menta e militar e os azuis, no circuito navy.
- Pastel/Lavandas - Lavadas, desbotadas e matizadas: Dra- gée, rosa poudre, azul bebê e abricot.
- Tons de Areia, Terra e Especiarias: Curry, mostarda e pimenta. Importante:
Tanto para o homem quanto para a mulher, a cor é fundamental, inclusive no color jeans.
Tecidos necessários e essenciais
Trabalhar com o denim é explorar, com audácia, sensibilidade e sem limites todos os campos possíveis da criação. É imaginar como será o futuro de um tecido tão especial e sair à procura de elementos e materiais que ainda não foram utilizadas na moda, mas que venham somar-se ao denim, permitindo que este produto de grande consumo, do mais simples ao mais luxuoso continue reunindo elegância, originalidade e refinamento. Hoje, o black e o dark blue completam a leitura de um jeans puro, simples e essencial. Todos os profissionais ligados ao denim precisam continuar desenvolvendo pesquisas objetivando aumentar, cada vez mais, o número de apaixonados por esse savoir-vivre. O que pretendemos é continuar fazendo aquilo que consideramos uma missão, com anos de dedicação e de histórias para se chegar a um tecido de qualidade associado à forma perfeita. Olhar para o futuro do denim é fazê-lo progredir pela tecnologia, é ter a chance de melhorar aquilo que já existe.
Os elastômeros
Já existem resultados muito bons associando alguns tipos de fibras e criando com isso um tecido ultraextensível, no caso do Tencel, com partículas elastoméricas que conseguem deixar largura e comprimento com maior elasticidade, evitando a deformação. A mistura do denim com rayon é outra solução que vem inovando as coleções. Importante também é o denim superstretch, ganhando em elasticidade com super-recuperação.
O Coutil/Cord
Para o blue e o color jeans, também conhecido como cotelê, de construção longitudinal (longilíneo) pronunciada, muitas vezes obtida pela técnica dos tecidos tubulares. É um tecido vintage que retorna como novidade. O Bread & Butter, Berlim, do mês de janeiro passado, apontou várias marcas trabalhando o Coutil, como: DND Denim Development, Set, Lotus, Gaudi Jeans, Energie, Freeman T. Porter, entre outras. O Tencel, o cupro e as poliviscoses continuam sendo desenvol- vidas em novas construções. Há também o desenvolvimento de novas interpretações para o workwear, semelhantes aos novos herringbones (espinha de peixe) para o canvas amarronzado e no hydron blue.
Estampas que enriquecem coleções
A estamparia digital, também conhecida como “Revolução Digital Londrina” é o grande must, trazendo glamour e sofisticação. A flora e a fauna do- minam. Motivos refrescantes, imaginativos, “naifs”. Em outras palavras, divertido. O ponto alto é a selva africana e seus elementos, como as peles de pítons, leopardos, crocodilos e as penas dos pássaros associadas aos florais.
Lavagens, tratamentos e acabamentos
As marcas vêm desenvolvendo seus próprios conceitos, estilos, atitudes, enfim, seus pontos de vista sobre o produto e, com isso, sobressaem-se fazendo crescer seus times de reais formadores de opinião.
Apresentando sua primeira coleção global, a Levi´s tomou por foco cultivar o estilo fashion, de detalhes únicos e fi ts perfeitos. Com looks limpos e chiques, as matérias são recicladas e os aca- bamentos sustentáveis, A Tiffosi apresentou os seguintes produtos: o blue jeans 100% waterproof, de tecnologia inovadora, onde a água não penetra no jeans; o jeans anticelulite, micro-cápsulas incorporadas ao tecido liberando um produto preventivo à celulite; o Lavar & Secar, a aplica- ção de um tratamento para, ao vestir a peça, o look fi car sem dobras ou sem pregas depois de cada lavada; e o Quick-Dry, menos tempo para secar depois de lavado. Em média, o tempo é 20% menor que no denim convencional.
No conceito “ecologia” estão os acabamentos com nova alquimia usando o mínimo de água. O que vem se chamando de novo jeans não é uma missão impossível. Conforme os experts das lavanderias, acabamentos e segmentos químicos, a sustentabilidade está presente em todos os debates. Para a próxima Primavera-Verão 2012/13, a palavra-chave será colorir o jeans com tingimentos minuciosos e bem cuidados. Nasce também a combinação do jeans com acChino. É o “jeanos”, a clássica chino enriquecida de lavagens e tratamentos em khaki light e matizado de oliva.
A riqueza nos detalhes
Pespontos, costuras e recortes: estas operações exigem quatro tipos de linhas, nas cores royal blue, índigo, açafrão e tabaco. O maxizíper deixa de ser simplesmente um elemento de função utilitária e passa a exercer, verticalmente a função de fechamentos em lugares inusitados da peça, com ousadia e glamour. Atenção aos trabalhos de cortes e recortes no entrepernas. E, por falar nisso, algumas marcas vêm apostando no fi t 3D Comfort, uma releitura da ergonomia. Atender também ao jogo de oposições entre matérias e estampas, uma espécie de pa- tchwork que pode ser aplicado na camisaria em punhos e golas e, nas calças, em detalhes como vivos nas laterais.
O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.
Por | Yêda Amaral
Fotos | João Sebastian e Divulgação
Data de publicação: 30/08/2012
Conteúdo relacionado
A velocidade da informação e o desenvolvimento de coleções
Criadores e todos os envolvidos no desenvolvimento de produtos devem ficar atentos e se adequarem para que o produto não envelheça, não fique ultrapassado ou inadequado antes do lançamento das coleções.
Concurso de moda inclusiva é fábrica de talentos
Dando continuidade à reportagem iniciada pela ITT Press 96, apresentamos os talentos selecionados pela Comissão Editorial do grupo MJC Textília como os mais inovadores do Concurso de Moda Inclusiva, realizado pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. O evento, coordenado por Daniela Auler, é uma das ações que desafia os novos estilistas e designers a superarem desafios, trazendo inovações reais e aplicáveis. Veja quem são esses novos nomes da moda brasileira!
Verão 2013/14: O descontruído e o reconstruído convivem em harmonia
Para a primavera-verão 2104, Nova York reinventou a pop arte de Andy Warhol e permaneceu com o grunge dos anos 1990 como ponto-chave.
Inverno 2013 para todos os estilos
Pelos centros de Nova Iorque, Los Angeles, Londres, Paris, Milão, Florença, Dusseldorf e Colônia desfilam diferentes opções para a próxima estação.
Inverno – 2013, divertimento com decadência
Nas passarelas de Nova York, as cores vibrantes, o marinho profundo, tangerina e os tons de roxo se associaram aos combos habituais cinza e preto
Denim by Première Vision mostrou inverno 2014
A Turquia, país euro-asiático com localização geoestratégica, dominou com expressiva vantagem os negócios durante os dois dias do evento.
Quais Caminhos Seguir?
Sabemos que não só os artistas, mas também os criadores e designers se inspiram no passado, nas culturas populares, no status quo e nas artes. Todos os domínios de criação transmitem verdadeiras e genuínas influências criativas para os designers, razão pela qual hoje são inúmeras as possibilidades na escolha de produtos de moda que vão ao encontro dos mais diferentes gostos e lifestyles.
Verão 2013, feminino e retrô
A Primavera/Verão 2012/2013 trouxe uma mulher menina e muito feminina com um certo refi namento retrô que remonta às décadas de 20, 40, 50, pontuando ainda os anos 1960 e 1990.
Vivemos tempos impossíveis
Desde o início deste século não fomos capazes de respirar ou simplesmente viver. O medo mudou a nossa aparência, o sentimento comum tornou-se perigosamente nacionalista. O resultado é o desconforto e a humilhação.
Quando o inverno 2012 chegar...
No Color Jeans, as calças Chino, Cargo e Work, de cores sérias e austeras (khakis, beges e oliva) agora estão acrescidas de cores vivas, alegres e elegantes onde os limites para a criação parecem não existir.
Inverno 2012: Um mix de muita coisa
Todas as coisas retrô ainda são importantes para a moda. Parece-nos que, no final desta década, ainda temos a necessidade de revisitar as décadas passadas – 50s, 60s, os boêmios e cheios de glamour 70s, 80s e, finalmente, os 90s, em busca de mais inspiração.
Cara ou coroa
Depois de perder a marca que construiu ao longo de mais de 30 anos, Renato Kherlakian mostra o outro lado da moeda.
Denim: work(s) in progress
Estações se misturam e se completam nas referências detectadas na B&BB.
A insustentável leveza dos criadores
No mundo da moda, é preciso encontrar a fórmula ideal de negócio que concilie criação e produto.
Trend Hunters dão as primeiras pistas...
As linhas mestre da primavera verão 2011 se baseiam no equilíbrio entre o futurismo e o tradicional.
Aos poucos, o homem se entrega à moda
Foco no consumidor final: desejos, atitudes e influências.
Tradição e reinvenção no blue e color jeans
Cada vez mais próxima a consagração dos tecidos elastômeros.
Uma ópera chamada fashion weeks
Entre abril e junho, uma maratona de 126 desfiles mostrou direções do verão 2011.