Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Varejo híbrido ganha impulso com as novas tecnologias

Para atender às expectativas e necessidades dos clientes, as marcas estão encontrando novas maneiras de implantar tecnologia na experiência de compra, aumentando também a oferta de serviços nas lojas por meio do engajamento e da conectividade com seus consumidores. Esta é uma das realidades mostradas na NRF Retail's Big Show 2018, maior feira de varejo do mundo que acontece anualmente em Nova York, nos Estados Unidos.

A carioca Fabíola Paes, 34 anos, especialista em varejo e Head Desenvolvimento de Ecossistema de Startups Varejo no OasisLab, nos mostra um exemplo inovador no campo de novos negócios. Co-fundadora da startup Neomode, e estudiosas desta nova forma de comprar e vender, Fabíola é formada em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas e mestre em Desenvolvimento de Tecnologia Omnichannel para o Varejo pela Universidade Federal do Paraná.

O paraíso para startups

As startups deram o grande tom do evento e, num trabalho desenvolvido junto ao OasisLab pudemos destacar as 50 startups globais que, por meio da inovação tecnológica, estão revolucionando a forma de comprar e vender. Estas empresas, focadas na experiência do consumidor com ênfase nas integrações multicanal – on e off-line – estiveram entre os assuntos mais debatidos na feira. A redução do atrito entre canais e sua maior fluidez para um varejo mais híbrido, somado às variadas tecnologias, foi pauta de grande relevância durante os três dias do encontro. No NRF Startup Meetup, realizado durante a feira, por exemplo, 21 startups apresentaram suas ideias com base em temas como inteligência artificial, branding experience e omnichannel.

O que é OasisLab?

Trata-se do primeiro ecossistema de inovação para o varejo que gera transformação e oportunidades de negócios, por meio da conexão de startups, varejistas, empresas globais, investidores, associações e universidades. O objetivo dessa inteligência é melhorar a produtividade, vendas e formação de talentos do setor varejista. Conforme a segunda edição da pesquisa "Loja 4.0: Panorama das startups brasileiras do varejo" desenvolvida pelo OasisLab em conjunto com a Startse e Neomode, o número de startups nacionais focadas no setor subiu de 115 para 193 nos últimos dez meses. O estudo teve o apoio acadêmico do Núcleo de Varejo Retail Lab da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e do Centro de Pesquisa de Varejo da Universidade de São Paulo (CEPEV- USP). Segundo o levantamento, entre as startups mapeadas na primeira edição, apenas sete fecharam as portas. Há atualmente 85 novas empresas se dedicando a criar ferramentas para melhorar o desempenho do varejo.

Elas estão divididas em nove áreas que concentram as grandes tendências do setor: logística, internet das coisas, operação, pagamento, sustentabilidade, realidade virtual, inteligência artificial, e-commerce e engajamento do consumidor. Para fazer parte da mandala de startups, as empresas precisam cumprir alguns requisitos como: ter um produto validado e pelo menos um cliente varejista ativo; ter um crescimento em escala e estarem prontas para receber investimentos. Ou seja, são startups mais maduras.

A inspiração para a pesquisa surgiu de um estudo global apresentado na última edição da NRF Retail's Big Show, em janeiro, nos Estados Unidos. Existem algumas discrepâncias entre o mercado global e o brasileiro. Uma das mais notáveis é que por aqui há poucas empresas atuando nos setores-chave, como sustentabilidade, blockchain, contactless e realidade virtual.

Ainda existe espaço para novas startups que querem atuar nessas áreas. Por isso, o número de empresas com foco no varejo deve continuar crescendo nos próximos anos. Estimo que entre 70% e 80% das startups mapeadas no estudo estão preparadas e interessadas em atender o pequeno varejo. As startups são empresas que buscam crescimento rápido, por isso elas têm que ganhar em volume. Atender aos pequenos é uma necessidade para essas empresas.

Dez macrotendências

Reconhecidas por serem grandes propulsoras de novas tendências no mercado varejista, as startups estão mudando a forma como as empresas se relacionam com seus públicos. Essas modificações são muito rápidas e fazem parte do DNA das startups que focam inovação e tecnologia e tem uma capacidade de adaptação e reinvenção muito mais rápida do que as antigas corporações. O estudo que desenvolvemos abaixo foi organizado em forma de mandala, onde as startups globais que se destacaram em soluções e propostas inovadoras foram classificadas de acordo com as principais macrotendências e eixos de inovação que norteiam suas funcionalidades. Realizado por meio da parcerias, tem por objetivo difundir o conhecimento e ressaltar a importância destas práticas inovadoras para o segmento varejista.

O estudo objetiva destacar startups provedoras de soluções tecnológicas dentro de um cenário global, visando motivar os varejistas a explorarem cada vez mais este ecossistema como ferramenta na busca dos seus objetivos de inovação e resultados. A mandala conta com 10 macrotendências e organiza as startups e seus projetos dentro de um cenário que fala de operação, inteligência artificial, logística, engajamento com consumidor, tecnologia 3D, online, IoT (a internet das coisas), pagamento, realidade aumentada/realidade virtual, e omnichannel. O trabalho relaciona produto, serviço e resultados, indicando fornecedores mundiais. Confira:

Cenário das Startups Globais e Inovações apresentadas na NRF Retail's Big Show 2018

Omnichannel – Um dos principais focos de muitas edições da NRF, esse processo visa a integração entre a oferta de canais de vendas, promoções e relacionamento. Nesse novo cenário o consumidor pode comprar em qualquer lugar e em qualquer momento, rompendo a barreira entre on-line e físico. Na mandala, os dois eixos representativos são: canal de venda e gestão de equipe, totalizando 4 startups.

Operação – com a mudança do comportamento do consumidor os varejistas precisam estar em constante evolução em sua gestão operacional. Todos os processos internos precisam ser previamente planejados e readequados com cada necessidade do mercado. Na mandala, 11 startups foram escolhidas para constituir os eixos: gestão de equipe, inventário, arquitetura tecnológica, checkout e marketing.

Inteligência Artificial – os resultados de IA aplicada ao varejo estão cada vez mais visíveis e indicam grande benefício aos varejistas focados em inovação. Aliado a outras tecnologias como machine learnig, a habilidade de sistemas entenderem o comportamento humano e entregarem soluções tecnológicas como assistentes virtuais, reconhecimento por imagem ou utilizar robótica, facilitam a jornada de compra do início ao fim. Ao todo foram mapeadas 8 startups com foco nos eixos chatbot, recomendação e personalização.

Logística – é notável que muitos varejistas estão reformulando e inovando em sua forma de disponibilizar a entrega de um produto. Hoje, o consumidor está cada vez mais resistente em pagar altas taxas de frete e está mais adepto a métodos exclusivos como a retirada da mercadoria diretamente no ponto de coleta (pick-up-store), sem frete. Os eixos que caracterizam essa macrotendência são: retirada rápida e logística reversa, totalizando 5 startups.

Engajamento com consumidor – o consumidor quer utilizar a tecnologia para comprar e interagir mais profundamente com a marca. O relacionamento B2C trouxe consigo diversos insights para varejistas inovarem na criação cada vez mais personalizada de ofertas. Para refletir esse conceito, foram escolhidas 4 startups organizadas nos eixos conversão e geolocalização.

3D Tech – de olho na customização, empresas que investem em tecnologia tridimensional estão ganhando cada vez mais espaço. De acordo com a pesquisa High-Tech Retail, mais de 50% dos consumidores revelam que as tecnologias são assertivas no momento da compra. As soluções em 3D são amplas e, aliadas a outras vertentes tecnológicas, podem trazer mais visibilidade a hora de personalizar uma oferta. Na mandala 3 startups são responsáveis por representar os eixos display interativo e online experience.

IoT– a internet das coisas representa a dissolução das barreiras tecnológicas tradicionais. Com a otimização de processos operacionais, big data e quantidade massiva de informações, monitorar o comportamento do cliente e analisar os fatores essenciais para a tomada de decisão de compra é uma das soluções encontradas dentro do dinamismo da IoT. É possível monitorar o consumidor em tempo real, explorar seu perfil de comprador, frequência de compras, influência digital, produto preferido entre outros aspectos. Na mandala foram apresentadas 5 startups organizadas nos eixos display interativo, mapa interno da loja e wi-fi.

Online - dentro do ambiente online existem diversas soluções que possibilitam estratégias de varejo cada vez mais persuasivas. A conectividade tem estreitado a relação dos varejistas com seus consumidores, fator esse que, somado ao impacto da inovação, transforma constantemente o segmento varejista. Com ênfase nos eixos canal de vendas, personalização e recomendação, foram apresentadas ao todo 6 startups.

Pagamento – a flexibilidade e automatização de pagamentos ampliam ainda mais parâmetro de vendas do varejista, seja na loja física ou online. A diversidade de opções na forma de pagamento faz com que os clientes se sintam mais seguros quanto à possibilidade de continuar comprando, inclusive quando essas inovações evitam fatores externos como enfrentar grandes filas para pagamento. Como exemplo, citamos 1 startup dentro do eixo compra.

Realidade Aumentada/ Realidade Virtual – a tecnologia imersiva e interativa de novas interfaces de serviço está reinventando a experiência que os consumidores têm com a marca ou produto, tanto para a jornada de compra dos clientes, como para aplicação do lojista dentro da sua gestão. A capacidade de mesclar mundo virtual com a realidade ajudam a despertar o interesse, impactar sentimentos e gerar mais engajamento. Na mandala foram escolhidas 3 startups para representar essa macrotendência global.

Para visualizar o quadro com a mandala, seus nove eixos e os desenvolvedores de tecnologia basta acessar o link https://oasislab.com.br/panorama-das-startups-brasileiras-que-estao-transformando-o-varejo-loja-4-0-2a-edicao-2018/

Confira entrevista com Fabíola Paes, publicada na edição 111 da revista ITT Press – International Top Trends

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Fabiola Paes/OasisLab
Foto: Divulgação

Data de publicação: 06/09/2018

Conteúdo relacionado


Retomada da economia impulsiona o varejo de moda
As redes varejistas de moda associadas à ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representam cerca de 90 marcas, reportaram um bom desempenho em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Dos que responderam à enquete realizada pela ABVTEX, 82% reportaram resultados de vendas melhores, sendo que 18% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.  2019-03-15 - Tags: abvtex iemi edmundo lima economia varejo vestuario cama mesa banho

Grupo Kyly investe R$55 milhões no aumento de sua capacidade produtiva
O Grupo Kyly, indústria de vestuário infantil e detentora das marcas Kyly, Milon, Nanai, Amora e Lemon, acaba de anunciar um investimento de R$ 55 milhões para promover o aumento de sua capacidade produtiva. Dentro deste valor, R$ 40 milhões serão aplicados em maquinários para o seu novo negócio de fiação, enquanto os outros R$ 15 milhões serão destinados para infraestrutura de sua planta matriz.  2019-03-15 - Tags: grupo kyly industria de vestuario infantil salezio martins kyly milon nanai amora lemon fiacao

As vendas globais de smartphones atingiram US$ 522 bilhões em 2018
As vendas globais de smartphones continuam fortes e atingiram US$ 522 bilhões em 2018, com um aumento de 5% em relação a 2017. Apesar disso, a demanda global por smartphones diminuiu em três por cento em 2018, somando 1,44 bilhão de unidades vendidas em todo mundo.  2019-03-08 - Tags: smartphones mobile world congress 2019 gfk telecomunicacoes china

WGSN mostra tendências para o mercado de consumo em 2020
Prepare-se para o consumidor ultradinâmico. Estudo da WGSN - autoridade global em análises e previsões de tendências - apresenta as seis principais macrotendências que definirão o que o consumidor espera das marcas nos próximos anos, passando pela confiança que possuem nas empresas até o envelhecimento da população.  2019-03-01 - Tags: 2020 mercado de consumo wgsn smartphones google assistent wgsn barometer mc kinsey

Convenção da Haco debate mercado e lança tendências com o estilista Alexandre Herchcovitch
Debater o mercado da moda, alinhar metas para 2019 e apresentar o novo Book de produtos. Com enfoque nestes três objetivos aconteceu o Big Connect, a Convenção Nacional de Vendas da Haco, em um Resort na cidade de Santo Amaro da Imperatriz (SC).  2019-02-27 - Tags: haco big connect alexandre herchcovitch books de produtos trend house convencao nacional de vendas

Procura por cursos profissionalizantes de costura e moda cresceu 250% em janeiro
Segundo dados da Fundação Seade e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) divulgados em janeiro, o desemprego na região metropolitana de São Paulo recuou de 18% em 2017 para 16,6% em 2018. Ainda de acordo com a pesquisa, as principais altas do último ano foram registradas entre os trabalhadores autônomos e domésticos.  2019-02-26 - Tags: dieese fundacao seade sigbol fashion corte e costura aluizio de freitas

Correios confirmam aumento de 8% no frete, especialista dá dicas para lojista se adaptar às mudanças
Os Correios confirmaram reajuste de 8,03% no valor dos fretes em compras. A mudança chega a partir do dia 06 de março e, segundo a estatal, o aumento ainda ficou abaixo do IGP-M de 2018, que foi de 8,74%. Para os os lojistas virtuais e quem vende em marketplaces, o aumento não é uma boa notícia, já que muitos precisaram se organizar para o valor não ficar tão alto e prejudicar as vendas.  2019-02-04 - Tags: frederico flores correios abcomm marketplaces becommerce grupo mercado livre ecommerce

Polo de moda de Goiânia recebeu mais de 9 milhões de compradores
Composto pelos shoppings de moda atacadista Mega Moda Shopping, Mega Moda Park e Mini Moda (especializado em moda infanto-juvenil), o polo contabilizou 9.187.685 pessoas em seus corredores, em 2018. Somente em dezembro, o fluxo de visitantes superou 1,4 milhão e a maioria dos clientes era do interior de Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo.  2019-02-01 - Tags: mega moda shopping mega moda park mini moda grupo martins ribeiro mega moda hotel clube de costura

Pesquisa demonstra elevado índice de satisfação dos fornecedores com Programa ABVTEX
Na mais recente pesquisa realizada em dezembro entre os fornecedores e seus subcontratados participantes do Programa ABVTEX, do total de 631 respondentes, 88,3% recomendam o Programa para outras empresas do segmento, mesmo considerando todo esforço e investimento necessários para obtenção e manutenção do Selo ABVTEX.  2019-01-28 - Tags: abvtex programa abvtex selo abvtex fornecedores de moda programa setor de confeccao

Relatório revela o comportamento do consumidor online ao longo de 2018
A Social Miner, empresa de tecnologia que ajuda sites e e-commerces a aumentarem suas conversões por meio da exclusiva metodologia de People Marketing, divulga nesta quarta-feira, 16, o relatório de performance do mercado virtual em 2018.  2019-01-22 - Tags: social miner vindi anymarket neoassist black friday sudeste people marketing

Brasil é o país mais caro do mundo para compra de roupas, aponta estudo
O BTG Pactual acaba de divulgar o Zara Index 2018 (a quarta edição do estudo), que compara preços de produtos vendidos pela rede varejista espanhola nos Estados Unidos com outros países em que também atua, uma proxy da competitividade dos mercados globais.  2019-01-11 - Tags: btg pactual zara index 2018 risco cambial mercado desvalorizacao real

Enquete da ABVTEX aponta desempenho positivo do varejo de moda em dezembro
Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa cerca de 90 grandes marcas do varejo brasileiro, 62% das associadas reportaram resultados de vendas melhores em dezembro em relação ao mesmo mês de 2017, sendo que 38% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.  2019-01-07 - Tags: abvtex forum nacional contra a pirataria e ilegalidade black friday edmundo lima

Pesquisa ADVB FIPE aponta otimismo em relação ao futuro dos negócios
Os resultados do 3º trimestre de 2018 da Sondagem de Confiança e Expectativa dos profissionais de Vendas e Marketing do Brasil, realizada pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil) com apoio técnico da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), indicam que, apesar da piora recente do desempenho da economia brasileira, do setor econômico e das empresas, houve um ligeiro otimismo em relação ao futuro.  2018-12-20 - Tags: advb fipe varejo mercado marketing cargos de vendas

Projeto de expansão do Grupo Kyly prevê a abertura de mais de 20 lojas em 2019
O setor de franquias cresce a cada dia. De acordo com a mais recente Pesquisa Trimestral de Desempenho do Franchising, divulgada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), este mercado registrou um crescimento de 6,3% no terceiro trimestre de 2018, se comparado com o mesmo período do ano passado. O faturamento passou de R$ 41,8 bilhões para R$ 44,4 bilhões. Dentre as empresas que apostam no segmento, está o Grupo Kyly.  2018-12-19 - Tags: abf kyly amora lemon nanai grupo kyly franquias

Varejo de moda tem expectativa positiva
O final do ano é a época mais aguardada pelo varejo de moda, pois traz consigo a perspectiva de um aumento nas vendas de itens de moda. “Nesta data as roupas sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidas de calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa cerca de 90 grandes marcas do varejo de moda brasileiro.  2018-12-18 - Tags: abvtex varejo de moda edmundo lima black friday ecommerce varejo textil

O novo perfil do Designer de Moda para a Indústria 4.0
A Quarta Revolução Industrial traz mudanças estruturais nos processos de produção das empresas e mexe com o perfil dos profissionais. E o setor têxtil e de vestuário é um dos pioneiros nessa transformação. Para acompanhar essa mudança, inclusive de maquinário, o profissional que cria moda precisa se reinventar, incorporando a tecnologia digital na concepção e fabricação das peças.  2018-12-14 - Tags: quarta revolucao industrial senai brasil fashion senai cetiqt inteligencia artificial designer de moda 4 0

Calvin Klein passa a aceitar bitcoins em lojas físicas selecionadas em São Paulo
A Calvin Klein é a primeira varejista de moda a aceitar pagamentos de compras de qualquer valor em bitcoins. A nova forma de pagamento está disponível através de uma parceria com Foxbit, principal exchange de bitcoins da América Latina, e a Cloudewalk, rede e plataforma de pagamentos plug and play.  2018-12-13 - Tags: calvin klein varejista de moda foxbit qr code aplicativo wallet pvh brazil cloudwalk

Cresce a procura por profissionalização no setor da moda
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no terceiro trimestre de 2018 foi de 11,9%, o que explica a alta na procura por formas alternativas de gerar renda. Um levantamento feito pela Sigbol Fashion, primeira e única rede de escolas de moda e corte e costura do país, revela aumento de cerca de 15% na procura de cursos no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado.  2018-12-07 - Tags: aluizio de freitas sigbol fashion ibge corte e costura moda pet mercado

Trend Session Jeanswear LYCRA® revela dados da última pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência
Na manhã da última terça-feira (27), no espaço Vila São Paulo, a marca LYCRA® promoveu o Trend Session Jeanswear, evento proprietário da empresa para esse segmento da moda. Para a ocasião, parceiros, imprensa e formadores de opinião marcaram presença e tiveram acesso à informações, inovações e oportunidades para compreender os hábitos de consumo, necessidades, preferências e desejos os usuários de jeanswear, além de experimentarem os benefícios das tecnologias da marca LYCRA®.  2018-12-03 - Tags: lycra trend session jeanswear america do sul black jeans delucci modas riachuelo lycra beauty coolmax

Retrospectiva 2018: Afinal, o que quer o consumidor?
Três anos depois de descobrir o mercado sul-americano em 2014, quando promoveu em Medellín, Colômbia, sua 30º World Fashion Convention, (Convenção Mundial de Moda), a Federação Internacional do Vestuário (International Apparel Federation - IAF) retornou à América do Sul em 2017.  2018-11-28 - Tags: iaf world fashion convention international apparel federation abit clean liefers varejo digital influencers millennials