Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O varejo digital

Meu avô dizia que o cliente precisava sentir o tecido. Não bastava conhecer a empresa sua tradição, ou capacidade de atendimento; era essencial tocar o material que se tornaria matéria-prima para as confecções produtoras. Isso no final dos anos 70. Após quase 40 anos, a experiência física atual não pode, ainda, ser completamente substituída pela tecnologia sensorial existente, mas os aspectos práticos da vida moderna, aliados à comodidade, têm feito a diferença no comércio on-line.

O chamado e-commerce, fenômeno difundido no início dos anos 2000, foi em princípio uma ferra- menta de apoio a vendas B2B e, posteriormente, ao consumidor final que, com tecnologias mais acessíveis, recebeu novas oportunidades de ir às com- pras,  e o pesadelo da transformação do     negócio

usual para mercado varejista começou. A própria expressão “ir às compras” começou a se tornar sem sentido, e o ato de “ir” passou a ser em qualquer lugar, a qualquer hora. Esse fenômeno em tecnologia, se chama omnichannel ou seja, a capacidade multicanal do consumidor, ou usuário, de interagir, sentir e, por fim, comprar um produto.

Casos mundialmente famosos como a Starbucks  se multiplicam graças à tecnologia e ao pluralismo de oportunidades de escolha. Há 30 anos, comprar café era um ato cotidiano, necessário. Nos anos 90, as máquinas de café expresso começaram a se disseminar e o ato de tomar café passou a ser mais moderno, no dia a dia. Porém, a rede norte-americana fez com que o a xícara diária se tornasse uma experiência.

O varejo de moda, por conta da própria singularidade setorial – de literalmente vestir o usuário -, teve entrada tardia no jogo, porém, como indica estudo realizado pelo Instituto Euromonitor e a empresa Lycra®, tem recebido cada vez mais receita, oriunda do canal virtual. Entre 2010 a 2015, houve um aumento no mundo de 192% do crescimento no varejo de comércio eletrônico de vestuário, num total transacionado de US$ 106 bilhões.

A disseminação da cultura de compras on-line no varejo de moda depende de alguns fatores. Em primeiro lugar, podem- os citar os condutores que estimulam o consumidor, tais como o valor da marca em ser “conectada” e atual, a conveniência do usuário/comprador, o prazer da conectividade e o fenômeno da “compra no sofá”, que permite não mais haver a necessidade de marcar horário para fazer algo. Mal comparando, cada vez menos pessoas assistem a filmes na TV aberta nos horários pré-estabelecidos. O conteúdo deve estar on-line, para ser consumido no timming do cliente.

Pelo lado da marca, fatores como gerenciamento de estoque, menor investimento em lojas físicas e centralização logística são motivos mais do que suficientes para utilizar o comércio virtual, que está previsto representar 20% das vendas globais de varejo de moda até 2020.

Mais do que e-commerce, temos o m-commerce, ou seja, comércio eletrônico feito por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Na verdade, em cinco anos, a modalidade “M” deverá representar quase metade da fatia do comércio virtual, graças ao acesso aos dispositivos móveis mais utilizados, preocupação com UX (user experience), inteligência artificial, realidade aumentada e inteligência cognitiva. Misture tudo isso e teremos um crescimento de 232% neste mesmo período, de acordo com o estudo.

Porém, quais os desafios? Pelo lado estruturante, os países, principalmente o Brasil, devem investir em malhas de cabeamento para conectividade (backbones), que fazem a mágica acontecer. Além disso, maior controle e segurança dos meios de pagamentos precisam dar ao usuário a sensação de uma compra segura. Atualmente, isso já acontece, daí o boom das Fintech, empresas de tecnologias focadas em soluções no segmento financeiro. Mas o usuário final precisa ser cada vez mais catequizado sobre o tema. Por fim, temos ainda a bar- reira regulatória. Com esse volume todo transacionado, leis para proteção do consumidor precisam ser modernizadas, com maior agilidade na solução de contenciosos e nas políticas de ressarcimento, devolução e controle dos estoques.

A maturidade de mercados mais desenvolvidos, como Japão e Alemanha, tem uma receptividade maior para compras de roupas on-line como mostra a tabela da sequência. Apesar do crescimento do consumo on-line de moda ter aumentado mundialmente, nos mercados mais maduros a ascensão é maior, devido aos fatores já citados, de estruturação de banda, regulamentação de normas de defesa ao consumidor, entre outros.

A adaptação das marcas para o varejo virtual passa, por- tanto, por um processo de aceitação e adaptação. Entretanto, é importante ressaltar que as lojas físicas devem continuar, com seu papel altamente relevante de permitir a experiência sensorial, numa troca de papéis até, de certo modo, bizarra, onde a instalação física servirá como vitrine da loja virtual. Isso já acontece comumente, mesmo no Brasil, onde novas marcas estão se posicionando com conteúdo e estoque no ambiente virtual e as lojas físicas que estão sendo abertas darão suporte na experiência do usuário com a marca, não tendo, no entanto, todas as variáveis importantes como cores, modelos, tamanhos e opções existentes na web.

Em 1852, a ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, foi lançada em Veneza, Itália, no Teatro La Fenice, com ingressos sendo vendidos apenas aos hóspedes do hotel homônimo. Cerca de 130 anos depois, a mesma obra podia ser ouvida em discos de vinil, ao serem adquiridos em lojas de música. Atualmente, você pode baixar ou ouvir gratuitamente diversas versões da obra, em seu celular ou computador. Esse é o maior desafio, captar a atenção e fidelizar consumidores, num universo de possibilidades, de quantidades e de opções.

Matérias relacionadas:

Análise macrossetorial mundial

Estava à toa na vida

Crise de identidade

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Guilherme Skaf Amorim
Imagens: Euromonitor International
Publicada na revista ITT Press Trends, edição 104

Data de publicação: 19/12/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


14º Desfile Beleza Negra enaltece a cultura afro através da moda
No último sábado (16/10) o Espaço Renato Russo, em Brasília (DF), foi palco do Desfile Beleza Negra. O evento promove a inserção do negro no mercado da moda, democratiza debates sobre os diferentes padrões de beleza e ressalta a importância do combate ao racismo, crime, infelizmente, ainda recorrente na atualidade.  2021-10-21 - Tags: brasilia beleza negra espaco renato russo dai schmidt lu queiroz

Convênio entre Sebrae Nacional e Assintecal promove a qualificação de pequenos negócios de moda
Compartilhar conhecimento e técnicas com os pequenos negócios de moda, colaborando para o desenvolvimento e a ampliação dos mercados. Esse é o objetivo do projeto setorial Integra Moda, realizado a partir da parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).  2021-10-19 - Tags: assintecal sebrae moda desenvolvimento couro design pesquisa

Ralph Lauren e Dow lançam manual de como tingir algodão de forma sustentável
A Dow, líder em ciência de materiais, e a Ralph Lauren Corporation, empresa de moda premium norte-americana, divulgaram um manual detalhado sobre como tingir algodão de forma mais sustentável e eficaz, usando o tratamento têxtil EcoFast Pure. Segundo ambas, o processo de tingimento catiônico reduz significativamente a quantidade de água, produtos químicos e energia necessários para o tingimento desta fibra.  2021-10-18 - Tags: ralph lauren corporation ecofast pure dow ralph lauren tingimento ecologico

Renner terá novo centro de distribuição que traz tecnologia inédita no Brasil
O novo centro de distribuição (CD) da Lojas Renner S.A., na cidade de Cabreúva (SP), vai representar um salto na eficiência logística, na transformação digital e na integração multicanal da maior varejista de moda omni do Brasil. No fim de agosto, foi concluída a construção do galpão, o que permite dar andamento ao restante das obras do empreendimento, previsto para entrar em operação de forma gradual ao longo de 2022.  2021-10-15 - Tags: lojas renner renner centro distribuicao cabreuva logistica varejista omni

Setor têxtil e de confecção criou 70 mil empregos de janeiro a agosto
Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com base em informações do Caged, o setor registrou saldo positivo de 71.818 empregos formais de janeiro a agosto deste ano. Nos últimos 12 meses, tendo agosto como base, foram 102.658 (30.075 no segmento dos têxteis e 72.583 no de vestimenta).  2021-10-01 - Tags: abit emprego caged empleo pib confeccao abit pimental

Digitalização impulsiona novos modelos de interação na cadeia industrial da moda
A plataforma Trender Network, que consolidou seu modelo de negócio durante a pandemia, surgiu com o propósito de conectar, de modo simples, visual e eficiente, todas as pontas da cadeia têxtil. Com a ela, profissionais da indústria da moda encontram mais de 2 mil tipos de produtos, desde tecidos até softwares, e interagem com as principais tendências e boas práticas do setor.  2021-10-01 - Tags: fashiontechs trender network plataforna pandemia cadeia textil softwares tecnologia

Produtos de lifestyle e moda infantil atingem pico de vendas no Brasil
À medida que os brasileiros continuam a explorar o e-commerce, os varejistas e marcas estão ficando criativos na forma como os abordam. Dados recentes da Criteo, empresa de tecnologia global que fornece a plataforma líder mundial de Commerce Media, mostraram que os resultados têm sido positivos para os segmentos de lifestyle e roupas em particular. Roupas de banho tiveram aumento de 316% nas vendas online em junho de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. Depois de moda praia, roupas infantis, incluindo calças, camisetas, jaquetas e shorts cresceram 194%.  2021-09-22 - Tags: varejo mercado lifestyle trajes banho comercio eletronico engajamento

Jovem empreendedora comemora sucesso de vendas na pandemia
Se a pandemia de covid-19 trouxe uma série de desafios para vários setores da economia brasileira e do mundo, há pessoas que optaram por inovar e evitar os impactos da crise. A paulistana de 23 anos, Giulia Gargione, que decidiu criar um e-commerce de moda em 2017, viu no ano passado suas vendas crescerem durante a pandemia. Hoje ela colhe os frutos do seu empenho nos negócios, com sucesso de sua marca na internet.  2021-09-20 - Tags: giulia gargione covid empreendedorismo negocios giu store ecommerce

Lectra anuncia aquisição da Gemini CAD Systems e aumenta portfólio de soluções para moda
A Lectra anunciou a assinatura de um acordo para adquisição da empresa romena Gemini CAD Systems. Grande player global nos mercados de moda, automotivo e de móveis, a Lectra, com sede em Paris, projeta e produz soluções em inteligência industrial como software, hardware, dados e serviços - para marcas, fabricantes e varejistas. A aquisição aumentará a profundidade do portfólio de software de moda da Lectra.  2021-09-09 - Tags: lectra software hardware moda vestuario producao gemini cad systems

Black Friday 2021 promete quebrar recordes de vendas
De acordo com levantamento da Neotrust/Compre&Confie, em 2020, as vendas do período superaram 5,1 bilhões de reais, valor 31% maior do que em 2019. Na ocasião, foram registradas 7,6 milhões de compras online, 24,7% a mais do que o registrado no ano anterior. Para 2021, a perspectiva do varejo é que o consumo quebre novos recordes no país.  2021-09-03 - Tags: black friday 2021 compras online consumo otavio procopio ferraz digital

Ranking TOP Open Corps 2021 anuncia as TOP 5 na categoria Indústria Têxtil
A 100 Open Startups acaba de anunciar as corporações líderes em open innovation com startups no Brasil, as TOP Open Corps 2021. Na categoria TOP 5 Indústria Têxtil, Grupo Malwee, Dafiti, C&A, Alpargatas e Hering foram premiadas, sendo responsáveis por 53% dos relacionamentos com startups identificadas no setor.  2021-08-25 - Tags: 100 open startups industria textil grupo malwee dafiti cea alpargatas hering

Varejistas se unem para apoiar micro e pequenos empreendedores migrantes da cadeia têxtil
Dois importantes braços sociais do varejo brasileiro, o Instituto C&A e o Instituto Lojas Renner, se uniram para apoiar a nova etapa do programa Tecendo Sonhos – iniciativa de empreendedorismo da organização Aliança Empreendedora. A nova fase da iniciativa, iniciada em junho, que também conta com o apoio da MasterCard Center for Inclusive Growth e da Associação Brasileira do Varejo Têxtil - ABVTEX.  2021-08-23 - Tags: instituto cea instituto lojas renner abvtex varejistas micro pequenas empresas microempreendedores

Sebrae-SP e Abvtex realizam Rodada de Negócios Virtual para o setor de moda
Micro e pequenas empresas do Estado de São Paulo podem se inscrever para a Rodada de Negócios Virtual voltada para o setor de moda. O evento será realizado pelo Sebrae-SP em parceria com a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX). As negociações ocorrerão no dia 26 de agosto, a partir das 13h30, e as inscrições são gratuitas até a próxima sexta-feira, dia 20, às 9h.  2021-08-19 - Tags: rodada de negocios virtual associacao brasileira do varejo textil varejo moda abvtex

Brasileiros estão entre os que mais gastam com roupas no mundo
De um total de 195 países, o Brasil tem o nono maior mercado de roupas e acessórios no mundo. Considerando somente os países emergentes, o Brasil fica em quarta posição, só atrás da Rússia, Índia e China. É o que releva um estudo divulgado pela plataforma de descontos CupomValido.com.br que reuniu dados da Statista, sobre o consumo de vestuário no Brasil.  2021-08-16 - Tags: mercado consumo roupas acessorios varejo consumo statista mercado sao paulo

NILIT® anuncia seu Relatório de Sustentabilidade: 'Making Nylon Sustainable'
A Nilit, líder global de poliamida premium sustentável para moda e vestuário, e detentora da marca SENSIL®, orgulha-se de anunciar a publicação de seu relatório de sustentabilidade que compreende o período de 2017 a 2020. O documento, intitulado "Making Nylon Sustainable" detalha as significativas conquistas da companhia para a redução de sua pegada ambiental, assim como seus projetos para exercer uma influência positiva em toda a cadeia têxtil com o desenvolvimento de produtos feitos com foco em sustentabilidade, além do uso destes insumos de forma responsável.  2021-08-13 - Tags: nilit relatorio sustentabilidade poliamida sensil nylon making nylon sustainable

Varejo brasileiro apresenta sinais de recuperação
O varejo brasileiro deve movimentar cerca de R$ 336,3 bilhões até o final de 2021 retomando parte da fatia que havia perdido no ano passado em função da pandemia, quando respondeu por apenas R$ 295,6 bilhões. É o que aponta a pesquisa IPC Maps, especializada em potencial de consumo. Nos cálculos foram levadas em conta despesas com vestuário confeccionado; calçados e armarinhos; joias e bijuterias; artigos de limpeza; mobiliário e artigos do lar e eletroeletrônicos.  2021-08-13 - Tags: ipc maps varejo recuperacao pandemia 2019 2021 consumo

Varejo de jeanswear promete reaquecer economia no pós-pandemia
Estudo realizado pelo IEMI a pedido das empresas têxteis Vicunha e Tecnoblu, mostra o perfil do consumidor de jeans no cenário do varejo de vestuário. O Brasil detém umas das principais cadeias produtivas do jeanswear no mundo: ampla, integrada e diversificada, devido à presença de grandes indústrias de fios, tecidos e acabamentos, que estão entre as mais modernas e competitivas do planeta.  2021-08-11 - Tags: iemi vicunha tecnoblu jeanswear varejo vestuario consumo consumidores

Abit fecha parceria para oferecer crédito sem burocracia para MPEs
A Abit se uniu à Accredito - Sociedade de Crédito Direto S.A, empresa criada pela Associação Comercial do Estado de São Paulo (ACSP), com o objetivo de auxiliar ainda mais o desenvolvimento das micro e pequenas empresas paulistas, disponibilizando produtos e serviços financeiros sem burocracia. A parceria pretende facilitar o acesso ao crédito em diversas modalidades, com condições diferenciadas e competitivas, de maneira prática e totalmente digital.  2021-08-10 - Tags: accredito credito abit micro pequenas empresas desenvolvimento

Estudo 'The Jeans Redesign' aponta lições da economia circular para a indústria da moda
Trabalhando com alguns dos maiores nomes da moda para criar jeans alinhados à uma economia circular, a Fundação Ellen MacArthur acaba de publicar o estudo The Jeans Redesign: Insights dos primeiros dois anos. Até o momento, os participantes do The Jeans Redesign colocaram no mercado mais de meio milhão de pares de jeans circulares, atendendo aos requisitos mínimos de durabilidade, rastreabilidade e reciclabilidade, usando materiais e processos seguros.  2021-08-09 - Tags: make fashion circular fundacao ellen macarthur jeans redesign economia circular denim

Varejo paulistano fecha julho com alta de 21,3% nas vendas
A movimentação no varejo paulistano fechou julho em alta pelo terceiro mês consecutivo, o que mostra que a recuperação está mais próxima para o setor. Dados do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), indicador com amostra da Boa Vista SA, registraram elevação de 21,3% sobre junho deste ano.  2021-08-05 - Tags: acsp associacao comercial sao paulo varejo paulista vendas flexibilizacao