Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

O varejo digital

Meu avô dizia que o cliente precisava sentir o tecido. Não bastava conhecer a empresa sua tradição, ou capacidade de atendimento; era essencial tocar o material que se tornaria matéria-prima para as confecções produtoras. Isso no final dos anos 70. Após quase 40 anos, a experiência física atual não pode, ainda, ser completamente substituída pela tecnologia sensorial existente, mas os aspectos práticos da vida moderna, aliados à comodidade, têm feito a diferença no comércio on-line.

O chamado e-commerce, fenômeno difundido no início dos anos 2000, foi em princípio uma ferra- menta de apoio a vendas B2B e, posteriormente, ao consumidor final que, com tecnologias mais acessíveis, recebeu novas oportunidades de ir às com- pras,  e o pesadelo da transformação do     negócio

usual para mercado varejista começou. A própria expressão “ir às compras” começou a se tornar sem sentido, e o ato de “ir” passou a ser em qualquer lugar, a qualquer hora. Esse fenômeno em tecnologia, se chama omnichannel ou seja, a capacidade multicanal do consumidor, ou usuário, de interagir, sentir e, por fim, comprar um produto.

Casos mundialmente famosos como a Starbucks  se multiplicam graças à tecnologia e ao pluralismo de oportunidades de escolha. Há 30 anos, comprar café era um ato cotidiano, necessário. Nos anos 90, as máquinas de café expresso começaram a se disseminar e o ato de tomar café passou a ser mais moderno, no dia a dia. Porém, a rede norte-americana fez com que o a xícara diária se tornasse uma experiência.

O varejo de moda, por conta da própria singularidade setorial – de literalmente vestir o usuário -, teve entrada tardia no jogo, porém, como indica estudo realizado pelo Instituto Euromonitor e a empresa Lycra®, tem recebido cada vez mais receita, oriunda do canal virtual. Entre 2010 a 2015, houve um aumento no mundo de 192% do crescimento no varejo de comércio eletrônico de vestuário, num total transacionado de US$ 106 bilhões.

A disseminação da cultura de compras on-line no varejo de moda depende de alguns fatores. Em primeiro lugar, podem- os citar os condutores que estimulam o consumidor, tais como o valor da marca em ser “conectada” e atual, a conveniência do usuário/comprador, o prazer da conectividade e o fenômeno da “compra no sofá”, que permite não mais haver a necessidade de marcar horário para fazer algo. Mal comparando, cada vez menos pessoas assistem a filmes na TV aberta nos horários pré-estabelecidos. O conteúdo deve estar on-line, para ser consumido no timming do cliente.

Pelo lado da marca, fatores como gerenciamento de estoque, menor investimento em lojas físicas e centralização logística são motivos mais do que suficientes para utilizar o comércio virtual, que está previsto representar 20% das vendas globais de varejo de moda até 2020.

Mais do que e-commerce, temos o m-commerce, ou seja, comércio eletrônico feito por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Na verdade, em cinco anos, a modalidade “M” deverá representar quase metade da fatia do comércio virtual, graças ao acesso aos dispositivos móveis mais utilizados, preocupação com UX (user experience), inteligência artificial, realidade aumentada e inteligência cognitiva. Misture tudo isso e teremos um crescimento de 232% neste mesmo período, de acordo com o estudo.

Porém, quais os desafios? Pelo lado estruturante, os países, principalmente o Brasil, devem investir em malhas de cabeamento para conectividade (backbones), que fazem a mágica acontecer. Além disso, maior controle e segurança dos meios de pagamentos precisam dar ao usuário a sensação de uma compra segura. Atualmente, isso já acontece, daí o boom das Fintech, empresas de tecnologias focadas em soluções no segmento financeiro. Mas o usuário final precisa ser cada vez mais catequizado sobre o tema. Por fim, temos ainda a bar- reira regulatória. Com esse volume todo transacionado, leis para proteção do consumidor precisam ser modernizadas, com maior agilidade na solução de contenciosos e nas políticas de ressarcimento, devolução e controle dos estoques.

A maturidade de mercados mais desenvolvidos, como Japão e Alemanha, tem uma receptividade maior para compras de roupas on-line como mostra a tabela da sequência. Apesar do crescimento do consumo on-line de moda ter aumentado mundialmente, nos mercados mais maduros a ascensão é maior, devido aos fatores já citados, de estruturação de banda, regulamentação de normas de defesa ao consumidor, entre outros.

A adaptação das marcas para o varejo virtual passa, por- tanto, por um processo de aceitação e adaptação. Entretanto, é importante ressaltar que as lojas físicas devem continuar, com seu papel altamente relevante de permitir a experiência sensorial, numa troca de papéis até, de certo modo, bizarra, onde a instalação física servirá como vitrine da loja virtual. Isso já acontece comumente, mesmo no Brasil, onde novas marcas estão se posicionando com conteúdo e estoque no ambiente virtual e as lojas físicas que estão sendo abertas darão suporte na experiência do usuário com a marca, não tendo, no entanto, todas as variáveis importantes como cores, modelos, tamanhos e opções existentes na web.

Em 1852, a ópera La Traviata, de Giuseppe Verdi, foi lançada em Veneza, Itália, no Teatro La Fenice, com ingressos sendo vendidos apenas aos hóspedes do hotel homônimo. Cerca de 130 anos depois, a mesma obra podia ser ouvida em discos de vinil, ao serem adquiridos em lojas de música. Atualmente, você pode baixar ou ouvir gratuitamente diversas versões da obra, em seu celular ou computador. Esse é o maior desafio, captar a atenção e fidelizar consumidores, num universo de possibilidades, de quantidades e de opções.

Matérias relacionadas:

Análise macrossetorial mundial

Estava à toa na vida

Crise de identidade

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Por: Guilherme Skaf Amorim
Imagens: Euromonitor International
Publicada na revista ITT Press Trends, edição 104

Data de publicação: 19/12/2016

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


O Bom Retiro se prepara para a volta (sem Corona Vírus)
O Bom Retiro, cujas ruas vivem repletas de lojistas que se abastecem nas cerca de 1.500 marcas de roupas instaladas na região, vem mudando sua maneira de vender, comprar e levar seus estoques para lojas de todo o Brasil. É o E-Moda ao Vivo, que criou grupos de whatsapp para os lojistas, por meio dos quais se assistem desfiles, são tiradas dúvidas e fechadas compras .  2020-04-07 - Tags: bom retiro confeccao moda vestuario industria textil covid19 coronavirus recuperacao

Certidões negativas de débito têm prazo prorrogado por 90 dias
Os donos de pequenos negócios preocupados com a validade das Certidões Negativas de Débito (CDN) das empresas podem ficar tranquilos. Em decorrência da pandemia relacionada ao Coronavírus (COVID-19), a Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional autorizaram a prorrogação do prazo de validade do documento por 90 dias.  2020-04-06 - Tags: desburocratizacao sebrae certidoes negativas mercado negocios giovana tonello pandemia coronavirus

Medidas adotadas pela Santista em relação ao Covid-19
A Santista, diante do cenário atual relacionado ao COVID-19, está seguindo todas as determinações governamentais para assegurar a saúde de seus funcionários, colaboradores e clientes, e se esforçando para atender setores prioritários durante todo período de quarentena.  2020-04-06 - Tags: santista covid 19 quarentena corona virus americana tatui

Como as sacoleiras do Brás estão mantendo seus negócios
Com todas as apostas voltadas a um período difícil de recuperação pós-coronavirus, as sacoleiras, arrimos de família, vão ter que manter seus negócios ativos para manter seus filhos, pais e muitas vezes, amigas e vizinhas. Como comprar a mercadoria e manter ativas as suas páginas nas redes sociais e não perder o contato diário com as clientes?  2020-04-03 - Tags: e commerce sacoleiras bras comercio online black jeans colbie darlook dinhos eruption fact jeans

Brasil tem a maior quantidade de cartões de crédito e débito da América Latina
O Brasil tem a maior quantidade de cartões em circulação da América Latina. A conclusão é da Minsait Payments, empresa do grupo Indra, de consultoria e tecnologia, e está presente no “Informe de Pagamentos”, relatório anual que analisa tendências de tecnologia no setor de meios de pagamento na América Latina e Europa.  2020-04-02 - Tags: cartoes de debito cartoes de credito minsait payments indra america latina mercado minsait

Aramis lança campanha doando 5 mil camisetas para profissionais de saúde
Pensando em auxiliar os profissionais de saúde, que estão na linha de frente e são os principais protagonistas no combate ao coronavírus, a Aramis, marca brasleira de moda masculina, criou a campanha #VestindoHerois, para engajar a indústria do vestuário nas ações solidárias. A empresa está doando 5 mil peças de roupas brancas (camisetas e camisas polos) de seu estoque aos médicos e equipes hospitalares que estejam combatendo o Covid-19 em hospitais de São Paulo, cidade mais atingida pela epidemia até agora.  2020-04-01 - Tags: aramis richard stad exclusiva entrevista covid19 coronavirus isolamento social ecommerce uniforme

Especialista sugere máscaras de tecido apenas como barreira física entre pessoas
Acessório indispensável nesses tempos de pandemia do novo coronavírus – COVID 19, a máscara facial tem sido muito procurada pela população, levando as indústrias a aumentarem a produção, mesmo em plena crise gerada pelo surto da doença. As máscaras de tecido viraram uma opção de proteção para os cidadãos, devido à escassez no mercado do produto feito em TNT.  2020-03-31 - Tags: mascara facial coronavirus covid19 higienizacao abit anvisa polipropileno

Cia. Hering produz uniformes para doação a unidades de saúde
Cuidar da saúde e de toda a rede de contatos – colaboradores, parceiros e consumidores – já faz parte da rotina de trabalho da Cia. Hering, especialmente em um cenário delicado como o atual, em meio à propagação do novo Coronavírus. Além de estar mobilizada para garantir o bem-estar destes públicos, a Cia. Hering, ciente de sua responsabilidade junto à comunidade, está produzindo uniformes para serem doados a instituições de saúde de Santa Catarina, Goiás e Rio Grande do Norte, estados onde a empresa possui unidades produtivas e centros de distribuição.  2020-03-30 - Tags: cia hering uniformes equipe de saude covid19 hospitais industria textil instituicoes de saude

Sebrae apóia movimento 'Compre do Pequeno' para preservar empregos
Para reduzir os efeitos econômicos da crise causada pela expansão do novo Coronavírus no país, o presidente do Sebrae, Carlos Melles, pediu que os brasileiros apoiem o movimento Compre do Pequeno. “Neste momento tão difícil para todos nós, o Sebrae tem estimulado de maneira vigorosa que a nossa população compre da micro e pequena empresa”, afirmou Melles, em vídeo publicado nas redes sociais do Sebrae e veiculado em canais de TV.  2020-03-27 - Tags: sebrae crise coronavirus pequenas empreas covid 19 carlos melles empregos varejo tradicional

Lojas Renner destinará mais de R$4 milhões para o combate ao Covid-19
A Lojas Renner, por meio de seu braço social, o Instituto Lojas Renner, irá apoiar instituições hospitalares para atender às suas necessidades mais urgentes no combate ao coronavírus no Brasil. O apoio, no total de R﹩4,1 milhões, servirá para custear a aquisição de suprimentos básicos e fundamentais no tratamento da doença e conter sua disseminação.  2020-03-26 - Tags: lojas renner instituto lojas renner covid19 instituicoes hospitalares doacoes fabio faccio

Especialista fala sobre o impacto do coronavírus no mercado da moda
Diante do cenário atípico, pela primeira vez o principal evento de moda do Brasil foi cancelado. Nos últimos dias, a direção do SPFW anunciou que a edição que seria realizada entre 24 e 28 de abril, foi cancelada. Segundo Roze Motta, especialista em moda e personal stylist de muitos famosos, isso reafirma o impacto do novo coronavírus em todas as relações de negócios a nível global.  2020-03-24 - Tags: spfw corona virus covid19 varejo moda industria moda roze shoppings

Dicas de gestão para os pequenos negócios enfrentarem a crise do Covid-19
A crise econômica provocada pela pandemia do Coronavírus tem causado enormes prejuízos à economia global e atingido a saúde das empresas, que se veem diante de uma queda do volume de vendas. Para ajudar os pequenos negócios a superarem esse momento, o Sebrae está desenvolvendo um conjunto de soluções voltadas a atender a cada um dos segmentos mais atingidos.  2020-03-20 - Tags: coronavirus covid19 pequenos negocios redes sociais empreendedores sebrae

Sebrae apoiará pequenos negócios a superarem a crise do Coronavírus
O Presidente do Sebrae, Carlos Melles, assegurou – em depoimento voltado aos milhões de empreendedores de todo o país – que o Sebrae está totalmente dedicado neste momento a construir soluções para apoiar as micro e pequenas empresas na superação da crise causada pelo Coronavírus. “Não devemos ceder ao pessimismo”, destaca Carlos Melles.  2020-03-19 - Tags: sebrae carlos melles microempresas empreendedores pandemia coronavirus covid19

E-commerce geral recua em fevereiro devido influência do Coronavírus
O medo do Coronavírus (COVID -19) tem provocado impacto financeiro significativo nas atividades econômicas. A queda expressiva nos níveis da Bolsa brasileira e a redução da projeção para o PIB deste ano são alguns dos fatores divulgados recentemente. A epidemia global também é apontada como uma das razões para a queda do e-commerce durante o mês de fevereiro, mostra um levantamento do Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce.  2020-03-18 - Tags: coronavirus covid 19 andre dias e commerce sudeste

Com nova diretora de marketing Singer aposta na democratização da marca
A Singer do Brasil, que completa 170 anos de atividade, apresentou a nova diretora de marketing, Concheta Feliciano. Ex Microsoft, Samsung e Whirlpool, a executiva tem como desafio alavancar os negócios da empresa e colaborar para o desenvolvimento da economia do país. Concheta está confiante e enxerga uma grande oportunidade para inovar em produtos e serviços.  2020-03-17 - Tags: singer do brasil work on em trade marketing concheta feliciano maquinas de costura

Setor de vestuário e acessórios é destaque em fevereiro
O setor de vestuário e acessórios apresentou o maior crescimento na intenção de lançamento de produtos no mês de fevereiro, com um aumento de 95,5% quando comparado ao mês anterior, de acordo com o Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial. O segmento foi o único a apresentar crescimento no período, ficando à frente de outros como alimentos, que registrou queda de 6,1%; produtos diversos com redução de 33,8%; além de bebidas e têxtil, que se mantiveram estáveis.  2020-03-06 - Tags: vestuario consumo acessorios roupas automacao gs1 mercado varejo

E-commerce deve movimentar R$ 106 bi em 2020
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do e-commerce brasileiro deve chegar a R$ 106 bilhões em 2020, com tíquete médio na faixa de R$ 310 e é estimado uma movimentação de 342 milhões de pedidos, feitos por aproximadamente 68 milhões de consumidores.  2020-02-27 - Tags: abcomm ecommerce dassi boutique ibge comercio eletronico

Enquete da Abvtex aponta desempenho positivo do varejo de moda em janeiro
Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, 78% das associadas reportaram resultados de vendas melhores em janeiro em relação ao mesmo mês de 2019, sendo que 22% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.  2020-02-21 - Tags: abvtex associacao brasileira do varejo textil iemi inteligencia de mercado edmundo lima varejo

Mercado de máquinas industriais de costura segue aquecido em 2020
As vendas de máquinas industriais devem crescer até 20% em 2020 em comparação a 2019, quando o aumento chegou a 12% em comparação a 2018. O percentual é referente às máquinas industriais para confecção, incluindo costura, passadoria, bordado, corte e enfesto.  2020-02-21 - Tags: andrade maquinas confeccao costura passadoria bordado corte enfesto conceicao ruiz confeccionista

Prefeitura de São Paulo e Fashion Revolution capacitam professores
A Prefeitura de São Paulo, em parceria com o Fashion Revolution Brasil e o British Council, realiza na próxima terça e quarta-feira, 18 e 19 de fevereiro, uma sessão de treinamento para professores na região central da cidade.  2020-02-14 - Tags: prefeitura sao paulo fashion revolution british council coworking brasil