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O dilema da ruptura entre marcas e seus criadores

Dança das cadeiras
Criadores, empresários e grandes grupos compram e vendem marcas, literalmente, como quem troca de roupa


Não há como negar que um movimento como o que está acontecendo atualmente no mercado da moda brasileiro nunca foi visto antes por aqui. Com a recém aquisição do Fashion Rio pela empresa carioca InBrands, que já tinha participação majoritária na Luminosidade (leia-se São Paulo Fashion Week); a saída definitiva de criadores como Tufi Duek e Amir Slama de suas respectivas marcas; a falência decretada do ícone Zoomp, entre outros acontecimentos, uma pergunta paira no ar: seria esse o surgimento de grupos no mesmo patamar dos internacionais ou veremos, em breve, outras marcas fortes caírem no esquecimento?

Não se trata apenas de aportes financeiros. Para manter o sucesso de uma marca é preciso conservar também seu estilo, com o desafio adicional de ter que substituir com maestria os criadores originais por novos, sem que se perca, com isso, a identidade. Grandes grupos internacionais parecem ter encontrado a fórmula, como o LVMH, de Moët Hennessy e Louis Vuitton, que desde a sua fundação, entre erros e acertos, contabiliza mais de 60 marcas em segmentos variados, que vão muito além da moda e fatura milhões em euros.

O mesmo não aconteceu com a Zoomp, por exemplo. Renato Kherlakian (veja entrevista completa na página 16) admite ter vendido o negócio já seriamente comprometido, mas quanto mais endividado ficava, mais baixava seu target, e seu valor em estilo foi se perdendo. “Eu creio que a marca tenha se ressentido muito não só com a perda do criador, mas com a do homem de qualidade”, enfatiza Kherlakian que, desapontado, resume: “Eu imaginava tudo que me cercava com qualidade. Sob todos os aspectos, não somente em produto, mas em marketing, campanha, arquitetura, projetos de lojas, vitrines, equipes, enfim, um grande conceito”.

Rosa Chá: Amir Slama sai, Herchcovitch entra *PCP é um fundo de investimento dos ex-sócios do Banco Pactual administrado pelo Banco UBS Pactual. Também controla a PDG Realty, a Equatorial Energia e a LosGrobo, entre outros.


Em outras praias
Desafio similar deve enfrentar a Rosa Chá com a saída de Amir Slama. O empresário que fundou a marca em 1993, vendeu 75% do negócio para o catarinense Grupo Marisol, em 2008, e concluiu a transação em 2009, acaba de passar o comando criativo para o estilista Alexandre Herchcovitch. Entrevistado pela ITT Press dois dias antes do anúncio oficial da troca de criadores, Slama já sinalizava mudanças: ”Na verdade é um pouco difícil alinhar o estilo às necessidades de uma grande indústria. Sempre brinco que a Rosa Chá é como uma filha. Sou o pai e, agora, o sogro, porque coloquei minha filha num casamento. É uma prática no mercado, vamos aprendendo a lidar com ela”, confessou.

Em contraponto, Robson Amorim, diretor-executivo da Unidade Luxo do Grupo Marisol, reforçou a afirmação: “Estilistas que criam marcas com uma estrutura pequena e que, de repente, as vendem para uma grande organização, sempre sofrem com o choque de cultura”. Choque que por sinal, pode ser observado durante a apresentação da coleção Verão 2010 da grife de beachwear, dirigido às multimarcas e realizado em maio último, no showroom da marca, em São Paulo. Entre modelagens básicas, estampas comuns e detalhes artesanais simplistas, os looks na passarela em pouco lembravam o trabalho conceitual que a tornou uma referência internacional em moda praia. Questionado, Amir a defendeu: “A coleção de Verão é mais comercial e a de Alto Verão, apresentada em agosto (ainda sob sua criação), em Nova York (Estados Unidos) é mais conceitual”. Esperemos para descobrir.

Caldeirão fashion
O próprio Alexandre Herchcovitch, que agora assume o estilo da Rosa Chá, a propósito, vendeu 70% de suas marcas, em agosto de 2008, para a InBrands, uma holding operacional, constituída em 2007, a partir de recursos do Pactual Capital Partners (PCP*), no Rio de Janeiro. Empresa que, por sinal, passou a licenciar a operação e a marca do Fashion Rio pelos próximos 10 anos, como anunciado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e Sebrae-RJ, em abril. A InBrands atuará por intermédio da Luminosidade, empresa que, vale citar, adquiriu de Paulo Borges, no ano passado, e que passou a integrar seu rol de marcas ao lado de 2nd Floor, Ellus e Isabela Capeto. Apesar de não ter sido explicitamente divulgado, a negociação visa reforçar a semana de moda carioca, que segundo alguns críticos, vinha perdendo importância com a saída de algumas de suas grifes de prestígio. “Estamos muito entusiasmados com a parceria. A InBrands trata a moda como negócio e nosso objetivo é fazer com que as grifes atinjam resultado financeiro de longo prazo”, destacou Gabriel Felzenszwalb, CEO da InBrands. “A moda ainda é um negócio em construção no Brasil e é o mercado que vai organizar o futuro. Os estilistas serão os maiores beneficiados por essa parceria”, completou Paulo Borges.

Em abril último, outro pioneiro do jeanswear brasileiro, Tufi Duek também anunciou seu afastamento das marcas Forum, Triton e Forum by Tufi Duek, vendidas à outra catarinense, a AMC Têxtil, ex-Menegotti. Por contrato, Duek ficaria a princípio um ano à frente da direção criativa das marcas, período que poderia ser renovado por mais dois anos. Porém, isso não aconteceu. Teme-se agora que, sem Duek, as marcas percam sua identidade e sejam colocadas em stand-by como aconteceu com a Sommer, criada por Marcelo Sommer, e vendida à AMC Têxtil, em 2004. Negociação que, por sinal, forçou Marcelo a criar outra marca, a DoEstilista, nome que até parece uma alfinetada.

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Rdação

Data de publicação: 31/08/2009

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