Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Moda sustentável do Brasil atrai compradores internacionais

Três convidados especializados no segmento de moda sustentável participaram da Rodada de Negócios da Brasil Eco Fashion Week - BEFW – semana de moda sustentável. Com o tema Inovação e diversidade, a BEFW atraiu público engajado em causas ambientais e sociais na Unibes Cultural, na capital paulista. “A inovação, aliada da sustentabilidade, proporciona novas soluções para a moda – que está entre as indústrias mais poluidoras do mundo”, declarou Rafael Morais, idealizador do BEFW junto com Fernanda Simon. “O BEFW surge como plataforma para inspirar e  apontar alternativas em prol da moda consciente e gerar negocios”, diz Fernanda. A programação reuniu mais de 50 expositores, cerca de 40 atividades entre mesas de debates e workshops e, ainda, 17 desfiles. 

Do grupo vieram distribuidores da França e uma consultora da Alemanha

Pascal Gautrand, da Made in Town (França), veio como distribuidor. Ele é conhecido como consultor para importantes feiras de moda, como a Première Vision, a maior do mundo. Sabine Alegria, da Tentatio Bio (França) também é distribuidora internacional, mas veio como representante e Alice Beyer Schuch, da Cirkla Modo (Alemanha) marcou presença como consultora. Os três cumpriram agenda com várias atividades. Além da rodada de negócios,  também assistiram alguns dos desfiles da programação, visitaram showroom e conheceram ateliês de algumas marcas fora do evento.

Esta é a segunda edição do BEFW. O evento foi criado para fomentar a moda sustentável nacional e gerar negócios. Nesta segunda edição, ganhou patrocínio da Renner e apoio do Sebrae Nacional e da Fundação Hermann Hering. 

O grupo veio ao Brasil a convite do Texbrasil (Programa de Interna­cionalização da Indústria Têxtil e da Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit  (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).  

Para Rafael Cervone, director da Abit, gestora do programa TexBrasil, ter uma produção alinhada com conceitos e processos sustentáveis não é mais um fator competitive no mercado global. É uma exigência. Ele destaca que o BEFW é uma plataforma para divulgar e enaltecer as marcas que estão fazendo moda sustentável produzida no Brasil. “Valorizamos a produção responsável e queremos que isso seja mais reconhecido tanto no Brasil, como no exterior”, justifica. 

Ele ainda enfatizou que este é um momento positivo de transição em que a indústria está saindo de uma trajetória linear e caminhando a passos largos para uma circular, que representa o futuro. “Nesta os negócios são sistêmicos e os rejeitos de uma cadeia viram insumos para outras. Essa gestão reflete não só no meio ambiente e no impacto social, mas também é benéfica para a indústria como um todo, que acaba ganhando em eficiência”, explicou Cervone. 

O Sebrae Nacional apoiou o BEFW por meio do espaço ECOnomia -- destinado para capacitação de empresários e atividades para fomentar o empreendedorismo. Anny Santos, do Sebrae Nacional, esteve na mesa de abertura com Fernanda Simon e Rafael Morais (idealizadores da BEFW) e Francisca Vieira, da Natural Cotton Color – marca que trabalha com o algodão colorido orgânico da Paraíba. Anny destacou a importância do segmento de moda sustentável no calendário da instituição, sobretudo por agregar pequenos e médios empreendedores e atender a uma nova demanda do mercado. Outra representante do SEBRAE, Juliana Borges, realizou palestra com tema Sustentabilidade e pequenos negócios: uma visão 360°.   

Sobre as demandas e expectativas dos compradores internacionais 

O francês Gautrand, interessado em tecnologia e criação no setor têxtil e de vestuário, comentou: “queremos produtores envolvidos na cadeia produtiva -- desde a matéria-prima até o vestuário -- e associações que participem do processo de fabricação e de promoção de produtos ecológicos”. Outro item importante é identidade de marca. As expectativas dos consumidores de marcas de moda sustentáveis são para produtos simples, atemporais, básicos, clássicos e bem cortados e com detalhes agradáveis”, disse. 

Sabine, especializada em criação de fileiras orgânicas, comenta as dificuldades do mercado de moda sustentável. “O consumo de alimento orgânico está desenvolvido. E o mercado têxtil sustentável, mesmo não sendo orgânico, também está. O problema é que tudo ainda é visto como caro. E não é. Portanto, o nosso trabalho é conscientizar as pessoas sobre o que é consumo sustentável”, diz. A visita da executiva da Tentation Bio à BEFW é motivada por conhecer novos produtos e técnicas artesanais do Brasil. Entre os expositores, sua atenção inicial será para as marcas que usam o algodão colorido orgânico da Paraíba. 

Sabine ressaltou que a moda brasileira ainda é percebida como produto exótico na Europa. Por isso, indica que vale contar com a ajuda de distribuidores e consultores. “São eles que identificam se o produto é esteticamente adequado ao mercado internacional”. Para que o pequeno produtor viabilize sua sustentabilidade comercial trabalhando com moda autoral, a sugestão é que os criativos distribuam seus produtos com a sua própria marca, mas assegurando que são capazes de adaptar o design do produto às particularidades do mercado. Outra possibilidade é oferecer o seu know-how a serviço de marcas internacionais, neste caso, são elas que fornecerão o design. 

A consultora Alice compartilhou as expectativas e desejos do mercado Alemão/Europeu com objetivo de verificar possíveis caminhos de colaboração entre ambos. “A procura por sustentabilidade é assunto de alta relevância e constante crescimento na Europa. Cerca de 25% dos alemães, por exemplo, questionam critérios de sustentabilidade ao comprar roupas, sapatos e acessórios”, afirmou. Para ela, além do design, a comunicação também é relevante. “É preciso saber narrar a história da marca e de cada item de forma encantadora, fazendo o cliente entender os benefícios gerados ao adquirir o mesmo -- para ele, para a comunidade e para o meio ambiente onde esse produto foi desenvolvido”, indicou.  Todos os visitantes destacaram a importância das certificações para comprovar ao mercado que a empresa produz de maneira responsável no âmbito ambiental e social. 

Para ajudar as empresas a alcançarem estes certificados, o Programa Texbrasil montou a Consultoria em Sustentabilidade para garantir as qualificações necessárias. “Nossa meta é ter cada vez mais empresas atuantes no Programa e que atendam a essas exigências de mercado global”, disse Cervone.  Entre outras ações, ele cita o Tex Index Brasil - Índice de Sustentabilidade da Cadeia Têxtil e de Confecção – uma ferramenta que analisa a governança e a responsabilidade social e ambiental das empresas. “É por meio dessas informações que direcionamos um plano de ação, visando melhorias e adequações”, reforçou Cervone.

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Maximize Assessoria de Comunicação e Marketing
Fotos: Agência Fotosite e Divulgação

Data de publicação: 26/11/2018

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Mesmo tímido inverno aquece as vendas no varejo
O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,3% na primeira quinzena de agosto frente ao mesmo período de 2018. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo. “A leve alta das vendas a prazo ocorreu em razão da variação climática, que levou consumidores a comprarem itens específicos de inverno", comenta Marcel Solimeo, da ACSP.  2019-08-20 - Tags: varejo inverno vendas acsp scpc marcel solimeo iemi abvtex

Lojas Renner promove capacitação em oficinas têxteis
A Lojas Renner, maior varejista de moda do Brasil, iniciou em 2019 um novo ciclo da parceria com alguns de seus fornecedores e o Sebrae, que oferece capacitação e consultoria em oficinas têxteis contratadas por estes fornecedores.  2019-08-14 - Tags: renner oficina textil varejista sebrae clarice martins costa sustentabilidade

Internautas buscam informações on-line antes de ir às lojas
Quando se trata de eletrodomésticos, celulares e smartphones e eletrônicos, 97% dos internautas brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, enquanto 84% fazem o caminho inverso, pesquisando em lojas físicas antes de comprar na internet.  2019-07-26 - Tags: eletrodosmeticos celulares smartphones eletronicos confederaçao nacional de dirigentes lojistas

MPT-GO firma acordo para contratação de alunos dos projetos de empregabilidade
O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) assinou um termo de cooperação técnica com o Grupo Mega Moda, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park, Mini Moda, Clube de Costura, Praça da Moda e Mega Moda Hotel, para viabilizar a contratação dos alunos de projetos de empregabilidade do órgão.  2019-07-24 - Tags: ministerio publico do trabalho goias costurando poemas mega moda hotel praça da moda tiago ranieri

A indústria do vestuário e o desafio da sustentabilidade
Para alcançar o grande desafio da sustentabilidade, a indústria do vestuário deverá, cada vez mais, trabalhar de forma colaborativa e seus profissionais precisam estar preparados para interagir com todos os parceiros ao longo da cadeia de abastecimento, e até mesmo com seus concorrentes.  2019-07-12 - Tags: textil textile intelligence cultura fashion vestuario global apparel markets moda

Vendas de máquinas de costura crescem 30% em 2019
Impulsionadas principalmente pelo setor de artesanato, a indústria de máquinas de costura tem registrado um crescimento robusto nos últimos anos no Brasil, especialmente durante o período conhecido como “pós-crise”. Segundo a Andrade Máquinas, as vendas de máquinas domésticas já acumula alta de 30% no 1º semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018.  2019-07-08 - Tags: costura maquinas mercado costura industrial andrade maquinas profissionais textil

Lançamento do Relatório 2018 do Programa ABVTEX
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e as varejistas associadas que representam cerca de 90 marcas do varejo de moda nacionais e internacionais atuam fortemente na formalização do trabalho com o Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e na promoção do trabalho digno.  2019-07-01 - Tags: abvtex textil varejo moda nacional moda internacional programa abvtex

Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?
Você sabia que as inovações tecnológicas podem refletir oportunidades positivas para a sua loja, fidelizar clientes e serem ótimas ações para encantar consumidores? Isso é possível graças às tecnologias como Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e inteligência artificial.  2019-06-28 - Tags: rfid big data qr code vitrine interativa fabio avellar varejo interacao mercado

Renner lidera ranking das varejistas de moda de maior reputação para o brasileiro
Em pesquisa realizada pela consultoria de marketing DOM Strategy Partners, a Renner foi eleita a empresa com negócios no segmento varejista de moda de melhor reputação entre todas as outras que produzem no Brasil. A marca conquistou 7,62 pontos e foi classificada como "forte" na mensuração de valores adotada pela consultoria.  2019-06-27 - Tags: dom strategy partners reputation index by dom strategy partners renner varejo ranking

Varejo de SP cresce 1,4% na 1ª quinzena de junho, diz ACSP
O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,4% na primeira quinzena de junho de 2019, frente ao mesmo período de 2018, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). A média resulta das altas de 2% do sistema a prazo e de 0,8% do sistema à vista.  2019-06-19 - Tags: associacao comercial de sao paulo acsp marcel solimeo varejo mercado sao paulo

Escolaridade tem influência na formalização dos negócios no Brasil
O empreendedorismo no Brasil ainda é uma atividade profundamente marcada pela informalidade. Dados do IBGE apontam que dos 28,4 milhões de donos de negócio no país, cerca de 2/3 afirmam não possuir CNPJ. Estudo inédito do Sebrae, com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/IBGE), mostra que essa informalidade é determinada por aspectos estruturais, em especial o nível de escolaridade.  2019-06-19 - Tags: empreendedorismo educacao informalidade escolaridade sebrae cnpj

Haco anuncia investimentos de mais de 20 milhões em fábricas de Santa Catarina
A Haco investirá mais de R$ 20 milhões nas fábricas em Santa Catarina. O investimento ampliará a capacidade da empresa em função do crescimento das vendas nos últimos anos. Uma parte do orçamento será para a aquisição de dezenas de novos teares para a produção de etiquetas tecidas de alta definição.  2019-06-07 - Tags: haco santa catarina parque fabril alberto conrad lowndes investimento jeanswear luciano mondini projeto rfid

Instituto C&A apoia primeiro fórum internacional de moda sustentável do país
Na semana do Meio Ambiente, o Instituto C&A estará presente no primeiro fórum internacional de moda sustentável do Brasil. O Rio Ethical Fashion (REF), idealizado pela estilista Yamê Reis, acontecerá entre os dias 6 e 8 de junho, no IED Rio e no Oi Casa Grande, ambos no Rio de Janeiro. O intuito do evento será debater, criar parcerias, inspirar e difundir os valores da sustentabilidade na moda brasileira.  2019-05-31 - Tags: agenda moda brasil c&a foundation rio ethical fashion meio ambiente yame reis fashion for good giuliana ortega

Famílias de baixa renda representam 49% do consumo de roupas e calçados esportivos no Brasil
Os consumidores brasileiros menos favorecidos, com rendimentos familiares mensais de até R$ 2.489, estão comprando cada vez mais calçados e roupas esportivas. Em 2016 eles representavam 42% das vendas, índice que saltou para 49% em 2018, como revela o monitoramento contínuo do The NPD Group (www.npd.com) com shoppers em todo o país.  2019-05-29 - Tags: baixa renda roupas esportivas npd group consumo mercador esportivo

Grupo Malwee seleciona startups para inserir varejo de rua no mundo digital
O Grupo Malwee lançou chamada no Edital de Inovação para a indústria a fim de selecionar projetos inovadores apresentados por startups. Serão escolhidas até cinco propostas que utilizem ferramentas destinadas a oferecer uma experiência de compra diferenciada e inovadora, como a inserção de lojistas multimarcas no mundo digital.  2019-05-28 - Tags: sebrae grupo malwee edital de inovacao institutos senai de tecnologia new retail illan sztejnman

Senai Cetiqt desenvolve ponto de vendas em realidade virtual
É fato que os consumidores estão, cada vez mais, preferindo as compras virtuais às físicas. Até 2021, segundo uma pesquisa do Google, 67,4 milhões de pessoas farão sua primeira compra pela Internet. E se ao invés de elas apenas escolherem peças estáticas em uma página de internet pudessem passear virtualmente por uma loja de verdade?  2019-05-24 - Tags: senai cetiqt ponto de experiencia de consumo angelica coelho ponto de vendas realidade virtual

Estudo do SIS/Sebrae analisa setor de confecção de Santa Catarina
O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae realizou um estudo sobre o setor de confecções de Santa Catarina, apontando diretrizes que possibilitam um planejamento estratégico para a região até 2021. O segmento de vestuário é bastante representativo no estado, respondendo por 18,8% dos empreendimentos industriais e por 21,8% dos empregos na indústria.  2019-05-17 - Tags: sistema de inteligência setorial sebrae santa catarina vale do itajai fiesc comercio exterior

Acostamento investe 20 milhões em nova fase e aposta na geração Z
A Acostamento, grife brasileira de moda premium, apresenta na Feira Ópera o seu reposicionamento de marca e a nova coleção Verão 2020 da Acostamento Young, sua marca destinada exclusivamente até então ao público jovem, com um estande de 50m2 no principal corredor do evento.  2019-05-17 - Tags: acostamento moda premium grupo pasquini feira opera feira b2b acostamento young teenager geracao z igk

Projeto visa tornar Goiás o principal polo de moda produtor e distribuidor do país
Nos últimos anos, o Centro-Oeste vem aumentando sua força no segmento de confecções e no de distribuição, já que a região da 44, importante polo de moda atacadista, já figura entre as três principais do país. No entanto, para alcançar o principal posto do Brasil, tanto na distribuição quanto confecção, é preciso haver uma ação integrada, em várias frentes, desde a capacitação de mão de obra para produção até distribuição.  2019-05-14 - Tags: projeto goias na moda codese grupo mega moda feira hippie ovg goias

ABVTEX atua na promoção do trabalho digno na cadeia da moda
No mundo da moda há discussões aprofundadas sobre sustentabilidade, consumo consciente e inovação, entre outros temas, porém, se faz cada vez mais importante a conscientização às condições de trabalho na cadeia produtiva de artigos de confecção e calçados.  2019-05-02 - Tags: abvtex condicoes de trabalho programa abvtex edmundo lima cadeia produtiva textil