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Florinda atinge maioridade fashion

O estilista Josenias Junior, que já atuava na Famel, marca de moda feminina criada em Fortaleza, em 1992, pela empresária Fátima Brilhante, está no grupo cearense Araújo Brilhante há mais de 20 anos. Sócio de Fátima e mentor do nome“Dona Florinda”, segunda marca da empresa, lançada em 2001 e que em 2014 mudou para “Florinda”, Junior conta como foi a evolução da marca nestes últimos anos. “Dona Florinda surgiu para o mercado num projeto do Dragão Fashion, que tinha espaço dentro da 50ªFenit (maior feira de moda brasileira, então realizada em São Paulo). Nessa época, já estávamos buscando um segmento diferenciado, ea exposição foi muito positiva.” Segundo Junior, a boa aceitação da marca e sua autenticidade junto aos clientes projetou sua carreira, e ele, que até então era profissional contratado, foi convidado a ser sócio do empreendimento. “É importante frisar que eu não sou dono do patrimônio nem da estrutura da empresa, mas tenho participação na decisão da marca e nos lucros. São 18 anos de trabalho na Florinda e 20 no grupo.”

Reestruturação

Baseada no segmento teen desde o seu lançamento, a marca deu uma guinada em direção a uma “nova mulher” em abril de 2014. Lançada no Dragão Fashion Brasil, que se consolidou como principal evento de moda do Nordeste, a coleção visava a uma consumidora jovem, porém segura, com personalidade e estilo próprio, deixando para trás aquela imagem juvenil romântica. “Com o amadurecimento da marca, Florinda se tornou orgânica, e hoje, apesar da mudança de foco, conseguiu fidelizar boa parte de seu público. Foi uma transição da adolescência para a fase adulta, sem perder sua essência. Quando o Brasil conheceu a marca, foi surpreendente, pois os outros quiseram ou quiseram copiá-la. Foi então que percebemos que o projeto ficou maior do que imaginávamos”, relata.

Só multimarcas

Além de mudar a logomarca e o direcionamento das coleções, Florinda também optou por tão ter loja própria. Segundo Junior, a empresa trabalha apenas com multimarcas. “Chegamos a ter projetos de franquia e a abrir algumas lojas, mas, na época, esse modelo de negócio que hoje está estruturado no Brasil ainda não tinha amadurecido.Aconteceu que o franqueado, proprietário da loja, também se achava dono da marca. Um exemplo bem pitoresco foi uma franqueada que gostava de ostentação e queria colocar um tapete persa na vitrine da loja. Esse visual, porém, nada tinha a ver com a nossa coleção nem com o público que queríamos atingir. Aí a gente percebeu que isso não ia dar certo. Então, decidimos ficar com as nossas lojas na cidade de Fortaleza (são quatro ao todo) e trabalhar com multimarcas em nível nacional.”

Raiz Contemporânea

Recentemente, a marca tem repensado suas estratégias, levando em conta três fatores: a economia nacional, a nova cultura de consumo e a profusão de marcas de moda existentes no Brasil. E o que fazer para se diferenciar? Para o sócio da Florinda, a solução é reduzir o volume de produção, mantendo a raiz cearense no design,com materiais de alta qualidade que lhe conferem valor agregado.“A época dos excessos passou. Hoje você precisa ter uma coleção enxuta e diversificada, com preço justo e bom giro para os lojistas.Trabalhamos com quatro catálogos por ano, fortalecendo a imagem da marca, que é muito importante para o varejo. Afinal, desde que mudamos o público-alvo, de meninas para mulheres, ainda temos clientes da primeira coleção, ou seja, que compravam Dona Florinda. Isso mostra que nosso produto tem durabilidade, tem história e que atravessou uma geração.”

Para Josenias Junior, o segredo de manter uma clientela fiel, e ao mesmo tempo conquistar novos públicos, é saber dialogar com o mercado,estar sempre atento às suas mudanças, preservando, porém, a essência do negócio que, no caso da Florinda, está na força do seu design.“O brasileiro é conhecido por não ter amor à sua história. Não é à toa que as marcas de moda brasileiras são menos perenes que as europeias ou dos Estados Unidos. Na moda, são poucas as empresas que superam 50 anos, enquanto que lá fora esbarramos com marcas centenárias.”

Junior observa que um dos motivos para essa fragilidade é o isolamentodo empresário da confecção em relação ao restante da cadeia têxtil. “O confeccionista no Brasil coloca-se num patamar que,quando atinge o sucesso, não precisa de mais ninguém, ou seja, não precisa divulgar o produto nem participar de feiras, porque já tem cliente garantido. Com isso, ele se isola e acaba perdendo força. É preciso entender também que parcerias neste segmento são fundamentais.Se fôssemos mais unidos, poderíamos negociar melhor com fornecedores, pressionar o governo para reduzir impostos, melhorar a infraestrutura, enfim, fortalecermos a nossa voz dentro da cadeia de valor. É preciso maior consciência na indústria da confecção,que hoje está um pouco distante da indústria têxtil. O fato é: não adianta continuar com a mentalidade de 10 ou 20 anos atrás.O mundo mudou e o comportamento do consumidor também. Não adianta ficar na soberba achando que chegou ao sucesso e não precisa mudar nada. Engano, pois tudo hoje passa muito rápido, e aspessoas querem coisas novas todos os dias. Quem não souber se reinventar estará fadado ao fracasso.”

Formação Profissional

A estratégia e visão de negócio do experiente Josenias Junior tem inspirado o jovem estilista Allison Matias, que há quatro anos trabalha na equipe de criação da Florinda. Formado em moda, Matias já atuou como figurinista e sempre foi apaixonado por desenho.Mas faz questão de se diferenciar na profissão. “Enquanto os meus outros colegas sempre sonhavam com o glamour do estilista nas passarelas, eu buscava o conhecimento na área têxtil. Sempre fui muito ligado na matéria-prima; queria entender os tipos de fios,os tecidos, os aviamentos. Foi numa entrevista de emprego na Florinda com o Josenias Junior que consegui mostrar esse potencial e comecei como assistente de estilo. Hoje sou estilista e estou muito feliz na empresa.” Allison Matias comenta que a visibilidade do mundo fashion na mídia costuma atrair jovens criativos, em busca de um lugar ao sol para mostrarem seu talento. Mas ele observa que a formação no Brasil está precária. “Falta conhecimento dos materiais têxteis, das inovações tecnológicas e dos processos. As pessoas ainda pensam que moda é passarela. E não é só isso. Moda exige outros conhecimentos. Requer matemática para desenvolver modelagem, ciência das cores, entre outros conhecimentos. É uma profissão muito complexa. E, infelizmente, ainda faltam ao Brasil incentivos direcionados para esse tipo de formação nasescolas de moda”, finaliza o estilista.

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Publicado por ITT Press- International Top Trends - ed.112

Data de publicação: 05/02/2019

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