Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Clube de costura: coworking de costura aposta em criatividade e colaboração

Colaboração e criatividade são ingredientes mágicos, quando pensamos em empreendedorismo, e hoje, cada vez mais pessoas buscam a ajuda de outras para alçar voos mais tranquilos e certeiros. O coworking sai dos cenários alternativos e entra com tudo em grandes centros, levantando os pilares da sustentabilidade, como a inclusão social, a destinação de rejeitos e o desenvolvimento econômico dos participantes.

A ideia de criar um coworking de moda veio da Europa e aterrissou em Goiânia há cerca de dois anos e meio, pelas mãos do presidente do Mega Moda Shopping, Carlos Luciano, que voltava de uma viagem a Barcelona, na Espanha. Foi lá que ele conheceu e abraçou o modelo do clube de costura.

"Quando chegou ao Brasil, ele estava muito entusiasmado e nos contou o que vira e sua ideia de montar um clube de costura no shopping. Eu me apaixonei de cara pelo projeto", diz Adriane Teixeira, gerente de Marketing do Mega Moda Shopping, empreendimento em Goiânia que conta com 1.300 lojas e recebe visita mensal de 670 mil pessoas.

Para pôr em prática o plano inovador na região, Adriane chamou Leandro José Pires, proprietário da LP Consultoria, voltada a negócios de moda, e também consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Responsável pela implantação do conceito trazido da Europa, Leandro não teve dúvida em aceitar o desafio. "O clube foi o primeiro fashion coworking do gênero em Goiás, um dos 10 polos confeccionistas mais importantes do país", explica. Com o projeto nas mãos, ele tocou todas as fases do negócio, desde a concepção arquitetônica às instalações de trabalho e aquisição de maquinário, tudo para apresentar uma real e eficiente estrutura de confecção. "Nosso plano era levar o chão de fábrica para dentro do clube de costura", acrescenta Adriane.

Foram dois anos de trabalho até que, em 29 de maio deste ano, nasceu o Clube de Costura do Mega Moda. E como funciona? É um espaço onde há máquinas profissionais e semiprofissionais, mesas de corte e todos os equipamentos necessários para confecção de peças, dispostos dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O clube foi criado com parcerias sólidas, como a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), a Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão), a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e o Sebrae.

Na inauguração do Clube de Costura, o estado de Goiás tornou-se o primeiro a lançar regionalmente o movimento "Sou de Algodão", da Abrapa, que levou a jornalista, consultora de moda e escritora Lilian Pacce para um bate-papo sobre a importância do uso do algodão na moda e na cadeia de confecção. Leandro diz que a participação de Lilian foi muito especial por ela ser uma pessoa com propriedade para falar sobre moda, design, tecido e mercado. "Ela trouxe um olhar neutro, potencializando o uso do algodão, 'made in Brazil', que agrega ao clima tropical de nosso país, assim como ao conforto."

Coworking: um trabalho costurado a várias mãos

E o melhor, qualquer pessoa pode usar as instalações do clube. "É um trabalho de colaboração, porque um vai ajudando o outro, trocam opiniões, ideias. Um não consegue pôr a linha em determinada máquina, alguém ajuda. Outro está com dificuldade de cortar uma peça de jeans na mesa, também é auxiliado", relata Adriane.

A locação para o uso dos equipamentos do Clube de Costura custa R$ 10/hora, mas é possível ser um associado e garantir descontos na renovação do período-hora de trabalho, além de créditos em cursos à escolha e outros benefícios – como uso de toda a sala de costura, a área de eventos com recursos audiovisuais, horas de consumo nas mesas individuais e estacionamento.

Moda: um veículo de comunicação que promove oportunidades de negócios

O Clube de Costura oferece diversos cursos para iniciantes e para aqueles que já conhecem um pouco da técnica de criação de peças. "As vagas estão sempre todas preenchidas. Há pessoas que têm alguma noção de costura, mas outras que nunca se sentaram numa máquina antes", explica a gerente de marketing.

Além das áreas de produção e cursos, o clube possui passarela para desfile de coleções, biblioteca com mais de cem livros de moda para consulta e um café que abriga diferentes atividades voltadas à formação de pessoas. "Fizemos uma ação no Clô Café Criativo chamada 'Cotton Tea', que foi um bate-papo para discutir a importância do uso do algodão na moda", diz Leandro. Mas o espaço, segundo ele, também funciona como um centro de integração entre os frequentadores, já que ali, na hora do cafezinho, acontecem muitas conversas e troca de ideias.

Por exemplo, a utilização de sobras de tecidos entre os usuários do Clube de Costura aponta diretamente para práticas sustentáveis da matéria-prima. "Isso ainda acontece entre eles próprios, mas temos planos de motivar esse processo, inclusive fazendo um trabalho com os lojistas, numa ação sustentável, resolvendo o destino da apara", explica Leandro.

Outro ponto de discussão – e que é uma preocupação constante do clube – refere-se ao empreendedorismo como forma de criar novas oportunidades àqueles que ainda buscam um caminho de obter renda por meio da colaboração. "A economia criativa é um de nossos públicos. A moda é um veículo de comunicação que interage com vários setores e promove a oportunidade de negócios."

Inclusão social e sustentabilidade: uma corrente do bem

Segundo a gerente de marketing, existe uma enorme preocupação social no projeto. "Nós estamos profissionalizando, capacitando pessoas a fim de que elas possam desenvolver um novo trabalho e ter outra oportunidade de renda."

Leandro faz coro à fala. "Em curso recente de iniciação à costura, nós tivemos pessoas que nunca haviam estado à frente de uma máquina. Agora já estão fazendo sacolas, bolsas, aprendendo a colocar um zíper, fazer barra e pequenos ajustes." Ele enfatiza o fato de o clube propiciar a união de todos os elos da cadeia, como empresários, estilistas, costureiras, produtores de moda, estudantes e curiosos que querem iniciar uma nova atividade.

Para pequenas empresas o clube também é ótima alternativa. É possível fazer a locação de máquinas por hora ou fechar o espaço por tempo determinado e levar a própria equipe para vivenciar uma experiência inusitada, em um lugar diferente, que conta com áreas de convivência, de aprendizado e com serviço de alimentação, tudo no mesmo local.

Para mais informações, acesse: www.clubedecostura.com.br 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Index Assessoria
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 21/11/2017

Conteúdo relacionado


Cresce a procura por profissionalização no setor da moda
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o índice de desemprego no terceiro trimestre de 2018 foi de 11,9%, o que explica a alta na procura por formas alternativas de gerar renda. Um levantamento feito pela Sigbol Fashion, primeira e única rede de escolas de moda e corte e costura do país, revela aumento de cerca de 15% na procura de cursos no primeiro trimestre de 2018, em comparação com o mesmo período do ano passado.  2018-12-07 - Tags: aluizio de freitas sigbol fashion ibge corte e costura moda pet mercado

Trend Session Jeanswear LYCRA® revela dados da última pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência
Na manhã da última terça-feira (27), no espaço Vila São Paulo, a marca LYCRA® promoveu o Trend Session Jeanswear, evento proprietário da empresa para esse segmento da moda. Para a ocasião, parceiros, imprensa e formadores de opinião marcaram presença e tiveram acesso à informações, inovações e oportunidades para compreender os hábitos de consumo, necessidades, preferências e desejos os usuários de jeanswear, além de experimentarem os benefícios das tecnologias da marca LYCRA®.  2018-12-03 - Tags: lycra trend session jeanswear america do sul black jeans delucci modas riachuelo lycra beauty coolmax

Retrospectiva 2018: Afinal, o que quer o consumidor?
Três anos depois de descobrir o mercado sul-americano em 2014, quando promoveu em Medellín, Colômbia, sua 30º World Fashion Convention, (Convenção Mundial de Moda), a Federação Internacional do Vestuário (International Apparel Federation - IAF) retornou à América do Sul em 2017.  2018-11-28 - Tags: iaf world fashion convention international apparel federation abit clean liefers varejo digital influencers millennials

Moda sustentável do Brasil atrai compradores internacionais
Três convidados especializados no segmento de moda sustentável participaram da Rodada de Negócios da Brasil Eco Fashion Week - BEFW – semana de moda sustentável. Com o tema Inovação e diversidade, a BEFW atraiu público engajado em causas ambientais e sociais na Unibes Cultural, na capital paulista.  2018-11-26 - Tags: befw brasil eco fashion week fernanda simon pascal gautrand sabine alegria alice beyer schuch hermann hering texbrasil rafael cervone

Senai Cetiqt inaugura primeiro laboratório para experimentação tecnológica no setor da moda
Imagine um espaço aberto e colaborativo para a realização de experimentos que utilizem tecnologias inovadoras destinadas à indústria da moda. Este é o Fashion Lab, que o SENAI CETIQT lança no dia 18 de dezembro, às 15h, na Unidade Riachuelo, no Rio de Janeiro.  2018-11-23 - Tags: fashion lab senai cetiqt angelica coelho fabrica modelo arena central fabian diniz unidade riachuelo

Brascol inaugura nova loja com foco em agregar experiência de compras aos lojistas
Seguindo os avanços na área de tecnologia e acompanhando as mudanças no hábito de compras dos consumidores, a Brascol, maior atacadista e distribuidor de moda bebê e infantojuvenil do Brasil, inaugurou em 6 de novembro a Brascol.com, um modelo híbrido de loja (on e offline) num espaço físico de 50 m2 dentro do maior shopping atacadista do Brasil, o Mega Polo Moda.  2018-11-12 - Tags: brasco varejo mercado infantojuvenil mega polo moda shopping atacadista

Programa ABVTEX conquista Selo de Direitos Humanos e Diversidade
Em sua 1º edição, o Selo é uma iniciativa do executivo municipal, por intermédio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos. O Programa da Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) de boas práticas na cadeia de fornecimento do varejo de moda foi uma das iniciativas agraciadas.  2018-11-07 - Tags: abvtex programa abvtex selo de direitos humanos e diversidade odss edmundo lima estado de sao paulo

Empreendedores conhecem empresas-case da moda nacional
Em continuidade à agenda do Sebrae no 46º São Paulo Fashion Week, parte dos empresários que foram ao evento a convite da instituição participaram de visitas técnicas em empresas-case da moda na capital paulista. Por meio da ação, os empreendedores conheceram novos modelos de negócio, fortaleceram articulações da rede de parceiros, tornando o segmento de alto valor agregado mais acessível para os micro e pequenos negócios.  2018-10-29 - Tags: martha rosinha galpao comas spfw sebrae adriana degreas void cavalera

Sebrae promove desfile Top Five com amplo espaço de negócios para empresários de todo país
A 46º São Paulo Fashion Week inicia um novo ciclo, tendo como base o conceito “Transposição”. A proposta é ir além de suas convicções e certezas e reinventar a direção em relação ao futuro. Compartilhando valores, o Sebrae se firma em mais uma edição da maior semana de moda da América Latina para incluir no grande mercado da moda as pequenas empresas do setor.  2018-10-22 - Tags: sao paulo fashion week transposicao spfw spfwn46 top five projeto estufa lounge sebrae wgsn expert

ABVTEX participa do lançamento da primeira edição do Índice de Transparência da Moda Brasil
Foi lançado, na quinta-feira (11/10), em São Paulo, o relatório “Índice de Transparência da Moda Brasil”, uma realização conjunta das equipes brasileira e global do Movimento Fashion Revolution, para analisar em que medida 20 grandes marcas e varejistas de moda estão comunicando ao público sobre suas cadeias produtivas - e incentivar uma maior prestação de contas em relação aos impactos socioambientais do setor.  2018-10-15 - Tags: fgvces aron belinky abvtex indice de transparencia da moda brasil edmundo lima movimento fashion revolution

O desafio das empresas em encontrar e reter talentos
O que leva um profissional qualificado a dispensar o “emprego dos sonhos” em uma corporação e optar por trabalhar numa startup? O que as empresas devem fazer para atrair e reter talentos? “Dar respostas a estas questões, que envolvem o mundo do trabalho hoje, não é tarefa fácil”, comenta o consultor, Caio Infante, 38 anos, diretor geral para a América Latina da TMP Worldwide.  2018-10-11 - Tags: tmp worldwide nova york caio infante wtc events congresso internacional da abit emprego mercado internet

Renner convoca startups para ampliar atuação em sustentabilidade
Buscando ampliar investimentos para reforçar seu compromisso com a moda responsável, a Lojas Renner vai se conectar com startups. A ideia é unir esforços para contribuir com os objetivos da varejista na área da sustentabilidade, que incluem a inovação no desenvolvimento de matérias-primas e processos menos impactantes ao meio ambiente, bem como a entrega de linhas de produtos e serviços mais sustentáveis, com engajamento dos colaboradores, da comunidade e dos clientes.  2018-10-01 - Tags: lojas renner startups sustentabilidade wow andre ghignatti wow aceleradora renner innovation day

Indústria têxtil e de confecção espera datas comemorativas para melhorar resultados
A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) observa que o setor segue cauteloso à espera dos resultados das próximas datas comemorativas para retomar o ritmo de crescimento, em um cenário de crise persistente. O sentimento justifica-se após o desempenho do varejo de vestuário recuar 3,5% até junho deste ano (dados IBGE), resultado que influenciou diretamente os níveis de produção, em queda tanto em têxtil (-0,9%), quanto em vestuário (-3,8%).  2018-09-24 - Tags: abit ibge renato jardim datas comemorativas radar abit cnc vestuario

Instituto Lojas Renner leva programa de capacitação de mulheres refugiadas a RJ e BH
Após dois anos oferecendo cursos de capacitação profissional a mulheres refugiadas na capital paulista, o Instituto Lojas Renner, braço social da maior varejista de moda do Brasil, ampliou o programa Empoderando Refugiadas e chegou a outras duas cidades: Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O objetivo é promover a qualificação destas mulheres no setor têxtil e, desta forma, contribuir para a entrada delas no mercado de trabalho.  2018-09-19 - Tags: instituto lojas renner belo horizonte venezuela colombia angola republica democratica do congo renner camicado youcom empoderando refugiadas

Arco Componentes Metálicos passa a atender a indústria têxtil
Com uma trajetória de 25 anos no mercado nacional fornecendo componentes metálicos para o mercado calçadista em todo o território nacional, a gaúcha Arco inicia atuação no setor têxtil. Para este novo momento, a marca convidou o arquiteto e designer Roque Frizzo para desenhar uma coleção exclusiva de peças para uso na produção de itens de vestuário.  2018-09-18 - Tags: grendene nike coke converse dakota alpargatas roque frizzo patricia mattana cotidiano urbano

Varejo híbrido ganha impulso com as novas tecnologias
Para atender às expectativas e necessidades dos clientes, as marcas estão encontrando novas maneiras de implantar tecnologia na experiência de compra, aumentando também a oferta de serviços nas lojas por meio do engajamento e da conectividade com seus consumidores.  2018-09-06 - Tags: nrf retail s big show 2018 oasislab nrf startup meetup fabiola paes startups ecommerces omnichannel inteligencia artificial machine learnig

Sustentabilidade é desafio de longo prazo para indústria da moda
Designers, formadores de opinião e até mesmo uma parcela significativa dos consumidores, especialmente das gerações Y (Millenials) e Z (hipercognitivos), já sabem que a moda tem um papel importante para a construção de uma indústria ética e sustentável. Porém, devido à complexidade da produção têxtil, que envolve processos interligados em uma longa cadeia que vai da fibra ao vestuário, a conscientização socioambiental no setor deverá acontecer de forma lenta e gradativa.  2018-08-31 - Tags: abvetex latam retail show laboratorio de moda sustentavel edmundo lima oit giuliana ortega andre carvalhal

ABVTEX firma parceria para evolução do programa de monitoramento da cadeia produtiva
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa as principais redes de varejo de moda do País, acaba de firmar parceria com a Social Accountability Accreditation Services (SAAS), o único organismo de acreditação global cuja missão é apoiar a implementação de padrões sociais e trabalhistas, por meio da avaliação da competência dos sistemas de auditoria e auditores individuais.  2018-08-14 - Tags: abvtex social accountability accreditation services programa abvtex abnt bureau veritas dnv gl intertek sgs

A integração da realidade virtual com o comércio eletrônico vai transformar o varejo
A combinação da conveniência de poder escolher, analisar, avaliar e comparar produtos, marcas, lojas, serviços, preços, condições e custo de entrega, além das opiniões, experiências e resenhas de outros consumidores, tudo à distância de um “click”, criou um cenário, ao mesmo tempo, deslumbrante em oportunidades, porém profundamente desafiador.  2018-08-03 - Tags: vr commerce latam retail show realidade virtual varejo amazon alibaba walmart carrefour magazine luiza via varejo americanas

C&A lança Relatório Global de Sustentabilidade
A C&A anuncia seu bem-sucedido desempenho em relação ao cumprimento de suas metas de sustentabilidade para 2020. No novo ‘Relatório Global de Sustentabilidade 2017’, a empresa divulga suas conquistas, bem como os compromissos com foco nos três pilares da estratégia global: produtos, rede de fornecimento e vidas sustentáveis.  2018-08-01 - Tags: relatorio global de sustentabilidade 2017 sustentabilidade algodao organico moda circular certificado cradle to cradle ethical corporation impacto ambiental supply chain