Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

Clube de costura: coworking de costura aposta em criatividade e colaboração

Colaboração e criatividade são ingredientes mágicos, quando pensamos em empreendedorismo, e hoje, cada vez mais pessoas buscam a ajuda de outras para alçar voos mais tranquilos e certeiros. O coworking sai dos cenários alternativos e entra com tudo em grandes centros, levantando os pilares da sustentabilidade, como a inclusão social, a destinação de rejeitos e o desenvolvimento econômico dos participantes.

A ideia de criar um coworking de moda veio da Europa e aterrissou em Goiânia há cerca de dois anos e meio, pelas mãos do presidente do Mega Moda Shopping, Carlos Luciano, que voltava de uma viagem a Barcelona, na Espanha. Foi lá que ele conheceu e abraçou o modelo do clube de costura.

"Quando chegou ao Brasil, ele estava muito entusiasmado e nos contou o que vira e sua ideia de montar um clube de costura no shopping. Eu me apaixonei de cara pelo projeto", diz Adriane Teixeira, gerente de Marketing do Mega Moda Shopping, empreendimento em Goiânia que conta com 1.300 lojas e recebe visita mensal de 670 mil pessoas.

Para pôr em prática o plano inovador na região, Adriane chamou Leandro José Pires, proprietário da LP Consultoria, voltada a negócios de moda, e também consultor do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Responsável pela implantação do conceito trazido da Europa, Leandro não teve dúvida em aceitar o desafio. "O clube foi o primeiro fashion coworking do gênero em Goiás, um dos 10 polos confeccionistas mais importantes do país", explica. Com o projeto nas mãos, ele tocou todas as fases do negócio, desde a concepção arquitetônica às instalações de trabalho e aquisição de maquinário, tudo para apresentar uma real e eficiente estrutura de confecção. "Nosso plano era levar o chão de fábrica para dentro do clube de costura", acrescenta Adriane.

Foram dois anos de trabalho até que, em 29 de maio deste ano, nasceu o Clube de Costura do Mega Moda. E como funciona? É um espaço onde há máquinas profissionais e semiprofissionais, mesas de corte e todos os equipamentos necessários para confecção de peças, dispostos dentro das normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). O clube foi criado com parcerias sólidas, como a Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), a Agopa (Associação Goiana dos Produtores de Algodão), a Abest (Associação Brasileira de Estilistas) e o Sebrae.

Na inauguração do Clube de Costura, o estado de Goiás tornou-se o primeiro a lançar regionalmente o movimento "Sou de Algodão", da Abrapa, que levou a jornalista, consultora de moda e escritora Lilian Pacce para um bate-papo sobre a importância do uso do algodão na moda e na cadeia de confecção. Leandro diz que a participação de Lilian foi muito especial por ela ser uma pessoa com propriedade para falar sobre moda, design, tecido e mercado. "Ela trouxe um olhar neutro, potencializando o uso do algodão, 'made in Brazil', que agrega ao clima tropical de nosso país, assim como ao conforto."

Coworking: um trabalho costurado a várias mãos

E o melhor, qualquer pessoa pode usar as instalações do clube. "É um trabalho de colaboração, porque um vai ajudando o outro, trocam opiniões, ideias. Um não consegue pôr a linha em determinada máquina, alguém ajuda. Outro está com dificuldade de cortar uma peça de jeans na mesa, também é auxiliado", relata Adriane.

A locação para o uso dos equipamentos do Clube de Costura custa R$ 10/hora, mas é possível ser um associado e garantir descontos na renovação do período-hora de trabalho, além de créditos em cursos à escolha e outros benefícios – como uso de toda a sala de costura, a área de eventos com recursos audiovisuais, horas de consumo nas mesas individuais e estacionamento.

Moda: um veículo de comunicação que promove oportunidades de negócios

O Clube de Costura oferece diversos cursos para iniciantes e para aqueles que já conhecem um pouco da técnica de criação de peças. "As vagas estão sempre todas preenchidas. Há pessoas que têm alguma noção de costura, mas outras que nunca se sentaram numa máquina antes", explica a gerente de marketing.

Além das áreas de produção e cursos, o clube possui passarela para desfile de coleções, biblioteca com mais de cem livros de moda para consulta e um café que abriga diferentes atividades voltadas à formação de pessoas. "Fizemos uma ação no Clô Café Criativo chamada 'Cotton Tea', que foi um bate-papo para discutir a importância do uso do algodão na moda", diz Leandro. Mas o espaço, segundo ele, também funciona como um centro de integração entre os frequentadores, já que ali, na hora do cafezinho, acontecem muitas conversas e troca de ideias.

Por exemplo, a utilização de sobras de tecidos entre os usuários do Clube de Costura aponta diretamente para práticas sustentáveis da matéria-prima. "Isso ainda acontece entre eles próprios, mas temos planos de motivar esse processo, inclusive fazendo um trabalho com os lojistas, numa ação sustentável, resolvendo o destino da apara", explica Leandro.

Outro ponto de discussão – e que é uma preocupação constante do clube – refere-se ao empreendedorismo como forma de criar novas oportunidades àqueles que ainda buscam um caminho de obter renda por meio da colaboração. "A economia criativa é um de nossos públicos. A moda é um veículo de comunicação que interage com vários setores e promove a oportunidade de negócios."

Inclusão social e sustentabilidade: uma corrente do bem

Segundo a gerente de marketing, existe uma enorme preocupação social no projeto. "Nós estamos profissionalizando, capacitando pessoas a fim de que elas possam desenvolver um novo trabalho e ter outra oportunidade de renda."

Leandro faz coro à fala. "Em curso recente de iniciação à costura, nós tivemos pessoas que nunca haviam estado à frente de uma máquina. Agora já estão fazendo sacolas, bolsas, aprendendo a colocar um zíper, fazer barra e pequenos ajustes." Ele enfatiza o fato de o clube propiciar a união de todos os elos da cadeia, como empresários, estilistas, costureiras, produtores de moda, estudantes e curiosos que querem iniciar uma nova atividade.

Para pequenas empresas o clube também é ótima alternativa. É possível fazer a locação de máquinas por hora ou fechar o espaço por tempo determinado e levar a própria equipe para vivenciar uma experiência inusitada, em um lugar diferente, que conta com áreas de convivência, de aprendizado e com serviço de alimentação, tudo no mesmo local.

Para mais informações, acesse: www.clubedecostura.com.br 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Index Assessoria
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 21/11/2017

Conteúdo relacionado


Arezzo&Co apresenta plano de expansão para Brasil e exterior
A Arezzo&Co, dona das marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman e Fiever, apresentou, nesta quinta-feira, muitas novidades e planos para 2018. Em encontro com analistas financeiros e investidores, os executivos da companhia detalharam o projeto de expansão da operação internacional.  2017-12-11 - Tags: arezzo schutz anacapri alexandre birman fiever mercado calcados mercado multinacional

Sou de Algodão anuncia parceria com Highstil
O Sou de Algodão, movimento de incentivo ao uso da fibra na indústria têxtil brasileira, cresceu. A Highstil, líder em confecção e comercialização de camisas polo para o segmento Premium, é a décima empresa a aderir à campanha. O objetivo da iniciativa é indicar ao consumidor produtos com alto teor de algodão na composição, além de conscientizar sobre benefícios da fibra natural, como leveza e conforto.  2017-11-22 - Tags: sou de algodao industria textil brasileira highstil camisas polo fibra natural norfil

Clube de costura: coworking de costura aposta em criatividade e colaboração
Colaboração e criatividade são ingredientes mágicos, quando pensamos em empreendedorismo, e hoje, cada vez mais pessoas buscam a ajuda de outras para alçar voos mais tranquilos e certeiros. O coworking sai dos cenários alternativos e entra com tudo em grandes centros, levantando os pilares da sustentabilidade, como a inclusão social, a destinação de rejeitos e o desenvolvimento econômico dos participantes.  2017-11-21 - Tags: coworking clube de costura fashion coworking sou de algodao cursos

Calvin Klein anuncia experiência inovadora em parceria com a Amazon Fashion
A Calvin Klein e a Amazon Fashion anunciaram hoje uma nova experiência de compra com foco nas festas de fim de ano chamada CALVIN KLEIN X Amazon Fashion, disponível para clientes até 31 de dezembro. A experiência incluirá lojas pop-up em Nova York e Los Angeles, bem como uma loja da marca dentro do e-commerce Amazon.com/mycalvins.  2017-11-17 - Tags: calvin klein underwear calvin klein x amazon fashion amazon fashion calvin klein the underwear group

Redução de imposto para roupas de inverno beneficiará consumidor
A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) está pleiteando junto à Câmara de Comércio Exterior (Camex) a redução da alíquota de importação para quatro categorias de produtos de inverno.  2017-11-08 - Tags: fgv abvtex fundacao getulio vargas camex edmundo lima inverno mercado

Confindustria Moda, a excelência da moda italiana
No último dia 18 de outubro, em São Paulo, empresários e o governo italiano apresentaram aos jornalistas brasileiros a Confindustria Moda, importante associação da moda italiana. Na recepção oferecida pelos representantes da entidade, estavam presentes o vice-consul italiano, Simone Panfili e esposa, Gianfranco Di Natale, diretor geral da Confindustria Moda, Erica Di Giovancarlo, diretora do Italian Trade Agency para o Brasil, com sede no Consulado italiano, em São Paulo e Stefano Festa Marzotto, diretor de promoção internacional do SMI.  2017-10-30 - Tags: confindustria moda moda italiana gianfranco di natale italian trade agency sistema moda italia

Riachuelo completa 70 anos com 300 lojas em todo o país
Em outubro de 1947, há sete décadas, Nevaldo Rocha abria as portas do bazar A Capital, pequena loja de variedades localizada em Natal, capital do Rio Grande do Norte, e que anos depois se tornaria a Riachuelo, uma das maiores redes de varejo de moda do Brasil.  2017-10-26 - Tags: riachuelo nevaldo rocha varejo 70 anos historia

Paulo Borges fala sobre a importância do algodão brasileiro na identidade da moda nacional
Paulo Borges, idealizador do São Paulo Fashion Week e um dos entusiastas do Movimento Sou de Algodão, criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (ABRAPA), esteve ontem na 33ª edição do IAF World Fashion Convention, no Rio de Janeiro, como um dos debatedores do painel Algodão Brasileiro: Da Produção Sustentável à Prateleira - Iniciativas de Valor. Arlindo Moura, presidente da ABRAPA, e Ariel Horotvitz, diretor da Norfil, referência em fios de algodão no Brasil, também compuseram a mesa.  2017-10-18 - Tags: abrapa algodao brasileiro responsavel paulo borges algodao brasileiro iaf world fashion convention

Startup curitibana lança aplicativo com foco no varejo
Bastam dois cliques num tablet ou smartphone e pronto! O empresário consegue controlar estoque, emitir notas fiscais, além de enviar automaticamente informações para a contabilidade e, por conseguinte, focar na expansão do seu negócio.  2017-09-22 - Tags: dw pdv digital web varejo android app aplicativo

Primeira rede social commerce de moda chega ao Brasil
Uma nova e surpreendente novidade está a caminho para os apaixonados por moda e redes sociais. Trata-se do Clooset – primeiro mix de rede social com e-commerce de moda do mundo. Idealizado e criado pela CEO do Grupo Fhits, Alice Ferraz, a plataforma, que vai ser lançada durante a semana de moda de São Paulo, permite que o usuário compre o look-desejo não só das grandes personalidades, como também do seu feed de amigos em uma rede social que tem foco em moda, beleza e lifestyle.  2017-09-19 - Tags: clooset lifestyle ios android ecommerce alice ferraz camila coelho instagram redes sociais

Varejo de moda promove o desenvolvimento e a sustentabilidade da cadeia de valor
Promotora do diálogo entre os diversos elos da cadeia produtiva, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), entidade que congrega as mais representativas redes varejistas de moda no Brasil, registra passos importantes rumo ao desenvolvimento sustentável da complexa rede de fornecimento local que envolve desde a produção de fibras, fiação, indústria têxtil, indústria de confecções até o varejo.  2017-09-19 - Tags: abvtex programa brasil mais produtivo senai cetiqt varejo cadeia textil edmundo lima

Estudo do IEMI analisa perfil de compra de 1.575 consumidores de vestuário
Que os consumidores colocaram o pé no freio nas compras de artigos de vestuário nos últimos dois anos todos sabem. Mas qual o real impacto da crise e sua influência na decisão de compra? Para entender este cenário em profundidade, o IEMI Inteligência de Mercado lançou o Estudo de Comportamento de Compra do Consumidor de Vestuário envolvendo 1.575 entrevistados de todas as faixas etárias, poder de compra e região.  2017-09-11 - Tags: vestuario perfil de compra iemi marcelo prado inteligencia de mercado 2017

Renner chega ao Uruguai determinada a encantar público local
A primeira loja da Renner no exterior abriu as portas nesta quinta-feira, 7 de setembro, no centro de Montevidéu, no Uruguai, em um prédio histórico situado na movimentada esquina das avenidas 18 de Julio e Yaguarón. Com 2,5 mil m2 e quatro andares, a unidade oferece o mix completo de produtos da empresa, que inclui vestuário e acessórios para mulheres, homens e crianças.  2017-09-11 - Tags: lojas renner youcom montevideu uurugai jose gallo varejo marketing

Peças atemporais ajudam varejo a vencer desafios da sazonalidade
Um dos grandes desafios que os empreendedores do setor de vestuário enfrentam é a sazonalidade. Os "veranicos" em pleno inverno, cada vez mais comuns, e as imprevisíveis meias estações, ou seja, quando não está nem frio nem quente, exigem das lojas um malabarismo para girar o estoque e garantir as vendas.  2017-08-24 - Tags: sebrae sc santa catarina ecommerce sistema de inteligencia setorial varejo moda

Normas da ABNT orientam confecção de uniforme escolar
Nas 270 normas publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) no âmbito do Comitê Brasileiro de Têxteis e do Vestuário (ABNT/CB-017), confeccionistas encontram informações que conduzem à produção de artigos com qualidade, conforto, resistência e durabilidade.  2017-05-16 - Tags: abnt uniformes uniformes infantis abnt nbr maria adelina pereira roupas infantis

Confecções brasileiras se preparam para nova batalha com os importados
A indústria brasileira de vestuário já está se preparando para uma nova rodada de disputas com os importados. Depois de serem beneficiadas pela alta do dólar em 2016, as fabricantes estão preocupadas com o recuo da moeda estrangeira nas últimas semanas.  2017-03-10 - Tags: fernando pimentel abit industria confeccao industria textil fakini tvz

Cipatex lança aplicativo para celular com portfólio completo de produtos
A Cipatex® amplia seu canal de comunicação com os clientes e lança um novo aplicativo de celular disponível para download gratuito para IOS na Apple Store e Android na Play Store. A ferramenta apresenta de forma simples, intuitiva e organizada toda a linha de produtos da empresa.  2017-03-06 - Tags: cipatex app apple store play store silvio martins catalogo

Projeto social capacita população de baixa renda em costura
As poucas oportunidades de formação profissional nas periferias de São Paulo impedem que muitas pessoas tenham acesso a experiências de aprendizado e, consequentemente, a trabalho. Pensando nisso o Ministério da Cultura e Burda International Brasil lançam curso para população de baixa renda; melhores alunos vão ganhar máquina.  2017-03-06 - Tags: burda style projeto social corte costura ministerio da cultura academia burda capacitacao

Cresce mercado de roupas de proteção UV
O mercado para roupas de proteção contra raios UV cresceu significativamente com o disparo nas taxas de câncer de pele e com a conscientização dos consumidores em relação aos perigos da exposição excessiva ao sol.  2017-02-22 - Tags: raios uv roupas de protecao performance apparel markets textile intelligence

Varejo poderá comprar vestuário feito no Brasil com Cartão BNDES
Uma das novidades anunciadas pela Abit para incrementar a retomada do crescimento no setor têxtil e confecção em 2017 é que, a partir deste mês, o varejo já pode utilizar o Cartão BNDES para a compra de vestuário fabricado no Brasil.  2017-01-27 - Tags: cartao bndes abit bndes