Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

C&A lança Relatório Global de Sustentabilidade

A C&A anuncia seu bem-sucedido desempenho em relação ao cumprimento de suas metas de sustentabilidade para 2020. No novo ‘Relatório Global de Sustentabilidade 2017’, a empresa divulga suas conquistas, bem como os compromissos com foco nos três pilares da estratégia global: produtos, rede de fornecimento e vidas sustentáveis. 

“Nosso progresso em 2017 é resultado direto de como a sustentabilidade está inserida em todas as nossas ações comerciais. A sustentabilidade é parte importante de como desenhamos e produzimos nossas peças, garantindo que foram fabricadas de forma a respeitar pessoas, animais e o meio ambiente”, relata Jeffrey Hogue, Diretor Global de Sustentabilidade da C&A. 

Fornecimento de matérias-primas mais sustentáveis

Dados os impactos causados pela produção de matérias-primas, a C&A se comprometeu globalmente, até 2020, a ter 67% de todas as suas matérias-primas advindas de fontes mais sustentáveis. Atualmente, mais de 65% do algodão utilizado pela C&A no mundo possui certificação de algodão orgânico ou é produzido de acordo com os padrões Better Cotton (algodão BCI); em 2016, essa taxa era de 53%.  A C&A também se mantém como a maior compradora no mundo de algodão orgânico certificado*. Além disso, 44% das matérias-primas usadas nas coleções da C&A – como algodão, viscose e poliéster – agora são adquiridas de forma mais sustentável. 

Na Europa e na China, a C&A também deu um importante passo ao se comprometer com a obtenção de 100% de suas fibras de celulose artificiais a partir de fornecedores que não utilizam madeiras de corte retiradas de florestas nativas e ameaçadas no mundo. A empresa, recentemente, também passou a fabricar seus primeiros produtos com nylon reciclado: a linha de lingerie certificada pelo Global Recycled Standard. 

Em direção à moda circular

A C&A trouxe para seu mercado global mais de 1,3 milhão de peças com o Certificado Cradle to Cradle (C2C)™, sendo a maior coleção de moda sustentável em escala. “O programa de certificação Cradle to Cradle fornece a visão necessária para nossa estratégia de economia circular. Por meio do fornecimento de peças com o selo Cradle to Cradle™, oferecemos as primeiras coleções produzidas com altos padrões sociais, 100% seguras, sem qualquer material tóxico, produzidas com energia 100% renovável e água 100% reciclada. Cada peça é pensada para que possa ser, posteriormente, reciclada”, diz Hogue. 

Neste ano, a Ethical Corporation premiou a C&A pela iniciativa das camisetas Cradle to Cradle GOLD Certified™, na categoria ‘Inovação Sustentável do Ano’. A C&A desenvolveu as inovadoras camisetas em parceria com a Fashion for Good. A C&A e sua fundação corporativa são sócios-fundadores da Fashion for Good, que apoia a economia circular e iniciativas tecnológicas de start-ups para acelerar esta transição em direção a uma indústria da moda mais sustentável. 

Redução do impacto ambiental

A C&A é uma das poucas empresas do setor de varejo de moda que divulga de forma transparente as suas pegadas de gás carbônico e de água. Em 2017, a C&A reduziu sua pegada de carbono em 15%, e sua pegada de água também diminuiu em 14%. A C&A anunciou sua meta em reduzir ainda mais o uso de água na produção de matérias-primas. A empresa também se comprometeu a utilizar ‘Metas Baseadas em Ciência’ (Science Based Targets) para reduzir os impactos na mudança climática. 

Melhorando a transparência da rede de fornecimento (supply chain)

A rede de fornecimento da C&A contempla mais de 1 milhão de pessoas, empregadas nas 757 unidades produtivas espalhadas em todo o mundo, e com mais de 2.000 fornecedores classificados nos tier 1 e 2**. A C&A deu o primeiro passo para aprimorar a transparência da rede de fornecimento já no seu Relatório Global de Sustentabilidade 2015, com a divulgação dos nomes e endereços de seus fornecedores europeus do tier 1 e 2, e a adição de fornecedores tier 2 no último ano, além da inclusão dos fornecedores do Brasil. Por meio de uma ferramenta on-line, cada um dos consumidores C&A pode facilmente identificar onde os produtos C&A são fabricados no mundo todo. 

Trazendo a Sustentabilidade para mais perto dos consumidores

Para ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões de compra e conhecerem melhor os aspectos sustentáveis de suas roupas, a C&A lançou, em suas lojas em todo o mundo e no ambiente online, a campanha “VistaAMudança”: uma campanha global de comunicação sobre sustentabilidade. Todos os produtos sob o selo #VistaAMudança são produzidos de forma mais sustentável em relação aos métodos convencionais. 

Instituto C&A: mudando a indústria de moda

O lançamento do Relatório Global de Sustentabilidade 2017 coincide com a divulgação do Relatório Anual 2017 do Instituto C&A. No relatório deste ano, o Instituto C&A divulga não somente os destaques de seus trabalhos em 2017, mas também importantes lições sobre seus processos. Estimular mudanças na escala e velocidade necessárias é difícil e complexo, o que demanda novos tipos de colaboração. Esta é a razão pela qual o Relatório Anual do Instituto C&A se inicia já compartilhando lições obtidas por meio de ações de sucesso e de falhas, na esperança de encorajar mais organizações – principalmente instituições corporativas – a apoiar as iniciativas necessárias para criar mudanças sistêmicas na indústria da moda.

Juntos, os dois relatórios demonstram como a C&A e o Instituto C&A trabalham lado a lado para fazer moda sustentável e responsável, impactando a indústria de forma positiva e incentivando-a a ser uma força para o bem, respectivamente. 

Relatórios online disponíveis em Inglês, Alemão, Espanhol e Português.

A lista de fábricas de fornecedores da C&A podem ser acessadas em http://sustainability.c-and-a.com/pt/lista-de-fornecedores/. O Relatório completo de Sustentabilidade Global 2017 está disponível em http://sustainability.c-and-a.com/pt/home/ . O Relatório Anual do Instituto C&A pode ser encontrado a partir do dia 1º de agosto em http://www.institutocea.org.br/relatorio-anual/

* Relatório Textile Exchange 2017 Organic Cotton Market

** Fábricas tier-1 são as unidades de corte e costura, enquanto as fábricas tier-2 fornecem os serviços de pintura, lavandeira e bordados. Diversas dessas unidades tier 1 e 2 são verticalmente integradas e ainda fornecem os serviços tier-3, que contempla as fábricas de tecido, fiações e casas de tintas.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe
Fotos: Instituto C&A

Data de publicação: 01/08/2018

Conteúdo relacionado


Coleção capsula do Tencel Sustainable Denim realiza primeiro desfile na Holanda
Os consumidores estão exigindo mais transparência por trás das roupas que compram, e a cadeia de suprimentos têxtil/moda está se unindo para atender esta demanda. Intitulada “Broadband”, a mais nova coleção cápsulas do programa Sustainable Denim Wardrobe da fabricante austríaca de fibras Lenzing, reúne uma linha internacional para mostrar ideias de design e técnicas centradas na produção sustentável do jeanswear.  2019-10-15 - Tags: lenzing sustainable denim wardrobe tencel lyocell refibra grupo lenzing kingpins amsterdam

Calçados de couro e sustentáveis ganham preferência entre os brasileiros
Os calçados de couro estão cada vez mais presentes na decisão de compra dos consumidores. Estudo lançado pelo IEMI - Inteligência de Mercado demonstra que 25% dos brasileiros adquiriram o item em sua última compra e destes, 55% (ou 14% do total) afirmam que o fato de o calçado ser de couro teve um peso relevante na escolha.  2019-10-11 - Tags: calcado de couro iemi inteligencia de mercado marcelo prado jorge bitencourt

Nova vice-presidente assume a The Lycra Company na América do Sul
Adriana Saliba Morasco é a nova vice-presidente da The Lycra Company na América do Sul e assume o papel de Denise Sakuma na liderança da empresa e da marca Lycra® na região.  2019-10-09 - Tags: adriana saliba morasco the lycra company engenharia textil sao paulo vice presidente

Segmento de moda infantil cresce na China
O CHIC International Fashion Fair Shanghai, o mais importante salão de moda da China, com 62 mil metros quadrados, encerrou com sucesso sua edição de setembro de 2019. Nos três dias da feira, 698 expositores com 718 marcas e oriundos de 10 países apresentaram suas coleções para os 54.202 visitantes.  2019-10-08 - Tags: chic international fashion fair beijing fashion expo china world exhibitions chen dapeng

Idosos impulsionam crescimento do consumo no Brasil
Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data de 1º de outubro marca o Dia Internacional do Idoso, faixa etária que vem crescendo em quantidade e também oportunidade de mercado no Brasil, onde os novos sêniores são um segmento de grande potencial de crescimento no futuro próximo.  2019-10-04 - Tags: onu dia internacional do idoso atacarejo mercado varejo

FGTS e Semana do Brasil puxam vendas do comércio em setembro
A nova Semana do Brasil e a liberação dos saques do FGTS puxaram o movimento do comércio paulistano em setembro, mês tradicionalmente fraco em vendas, o que acabou surpreendendo os comerciantes. Apesar da queda sazonal no movimento à vista, os dois eventos impulsionaram a alta média de 2,3%, segundo o Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo - ACSP.  2019-10-04 - Tags: semana do brasil acsp associacao comercial de sao paulo emilio alfieri boa vista servicos

Moda e Diversidade: roupas para todas as medidas
A moda está deixando de impor um padrão unilateral que evidencia o estereótipo da mulher jovem, magra e branca. Estilistas, confeccionistas e fabricantes perceberam que atender a diversidade é uma tendência nas coleções, uma vez que os consumidores, seja de qual raça, peso ou idade, querem se sentir respeitados e incluídos.  2019-09-24 - Tags: moda diversidade roupas iemi josy dias jean darrot lorena darrot

Varejo cresce 12% com as promoções da Semana do Brasil
Cosméticos, com crescimento de 19% entre 6 e 11 de setembro; seguido por móveis e eletrônicos (16%), supermercados (13%) e vestuário e artigos esportivos (7%), foram os setores cujas vendas foram impulsionadas durante os quatro primeiros dias da Semana do Brasil, idealizada pelo governo federal para ser a “Black Friday” brasileira e estimular o comércio em todo o país.  2019-09-18 - Tags: cielo cosmeticos black friday semana do brasil resultados artigos esportivos

Varejistas defendem moda com responsabilidade social e ambiental no Latam 2019
Durante o Latam Retail Show 2019, maior evento dedicado ao varejo da América Latina, realizado de 27 a 29 de agosto no Expor Center Norte, em São Paulo, a Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) debateu a responsabilidade social e ambiental na moda com dois grandes varejistas do setor, Pernambucanas e Riachuelo.  2019-09-06 - Tags: acordo mercosul uniao europeia programa abvtex edmundo lima projeto smart marcella kanner abvtex ariel claudio tolchinsky pernambucanas latam retail show 2019

Dafiti passa a ter Gap em seu portfólio
Líder em e-commerce de moda na América Latina, a Dafiti acaba de introduzir em seu portfólio a icônica marca norte-americana Gap, que está completando 50 anos de lançamento. Tudo começou em São Francisco, na Califórnia, em 1969 quando Don e Doris Fisher abriram sua primeira loja da Gap na Ocean Avenue.  2019-08-29 - Tags: dafiti gap ocean avenue moda malte huffmann dafiti group

Vicunha Têxtil discute gestão hídrica em painel de sustentabilidade
A gigante têxtil participa de sala temática do Congresso Brasileiro de Algodão (CBA), que acontece durante a 12ª edição do Congresso do Algodão Brasileiro em Goiânia, de 27 a 29 de agosto, junto à Associação Brasileira dos Produtores de Algodão e o Movimento Ecoera.  2019-08-27 - Tags: vicunha textil sustentabilidade pegada hidrica marcio portocarrero chiara gadaleta

Mesmo tímido inverno aquece as vendas no varejo
O movimento de vendas do varejo da capital paulista cresceu em média 1,3% na primeira quinzena de agosto frente ao mesmo período de 2018. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo. “A leve alta das vendas a prazo ocorreu em razão da variação climática, que levou consumidores a comprarem itens específicos de inverno", comenta Marcel Solimeo, da ACSP.  2019-08-20 - Tags: varejo inverno vendas acsp scpc marcel solimeo iemi abvtex

Lojas Renner promove capacitação em oficinas têxteis
A Lojas Renner, maior varejista de moda do Brasil, iniciou em 2019 um novo ciclo da parceria com alguns de seus fornecedores e o Sebrae, que oferece capacitação e consultoria em oficinas têxteis contratadas por estes fornecedores.  2019-08-14 - Tags: renner oficina textil varejista sebrae clarice martins costa sustentabilidade

Internautas buscam informações on-line antes de ir às lojas
Quando se trata de eletrodomésticos, celulares e smartphones e eletrônicos, 97% dos internautas brasileiros buscam informações na internet antes de comprar em lojas físicas, enquanto 84% fazem o caminho inverso, pesquisando em lojas físicas antes de comprar na internet.  2019-07-26 - Tags: eletrodosmeticos celulares smartphones eletronicos confederaçao nacional de dirigentes lojistas

MPT-GO firma acordo para contratação de alunos dos projetos de empregabilidade
O Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO) assinou um termo de cooperação técnica com o Grupo Mega Moda, formado pelo Mega Moda Shopping, Mega Moda Park, Mini Moda, Clube de Costura, Praça da Moda e Mega Moda Hotel, para viabilizar a contratação dos alunos de projetos de empregabilidade do órgão.  2019-07-24 - Tags: ministerio publico do trabalho goias costurando poemas mega moda hotel praça da moda tiago ranieri

A indústria do vestuário e o desafio da sustentabilidade
Para alcançar o grande desafio da sustentabilidade, a indústria do vestuário deverá, cada vez mais, trabalhar de forma colaborativa e seus profissionais precisam estar preparados para interagir com todos os parceiros ao longo da cadeia de abastecimento, e até mesmo com seus concorrentes.  2019-07-12 - Tags: textil textile intelligence cultura fashion vestuario global apparel markets moda

Vendas de máquinas de costura crescem 30% em 2019
Impulsionadas principalmente pelo setor de artesanato, a indústria de máquinas de costura tem registrado um crescimento robusto nos últimos anos no Brasil, especialmente durante o período conhecido como “pós-crise”. Segundo a Andrade Máquinas, as vendas de máquinas domésticas já acumula alta de 30% no 1º semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2018.  2019-07-08 - Tags: costura maquinas mercado costura industrial andrade maquinas profissionais textil

Lançamento do Relatório 2018 do Programa ABVTEX
A Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX) e as varejistas associadas que representam cerca de 90 marcas do varejo de moda nacionais e internacionais atuam fortemente na formalização do trabalho com o Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial em prol da responsabilidade socioambiental, do compliance e na promoção do trabalho digno.  2019-07-01 - Tags: abvtex textil varejo moda nacional moda internacional programa abvtex

Varejo de interação: como proporcionar experiências para o consumidor?
Você sabia que as inovações tecnológicas podem refletir oportunidades positivas para a sua loja, fidelizar clientes e serem ótimas ações para encantar consumidores? Isso é possível graças às tecnologias como Omnichannel, RFID, Big Data, QR Code e inteligência artificial.  2019-06-28 - Tags: rfid big data qr code vitrine interativa fabio avellar varejo interacao mercado

Renner lidera ranking das varejistas de moda de maior reputação para o brasileiro
Em pesquisa realizada pela consultoria de marketing DOM Strategy Partners, a Renner foi eleita a empresa com negócios no segmento varejista de moda de melhor reputação entre todas as outras que produzem no Brasil. A marca conquistou 7,62 pontos e foi classificada como "forte" na mensuração de valores adotada pela consultoria.  2019-06-27 - Tags: dom strategy partners reputation index by dom strategy partners renner varejo ranking