Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

C&A lança Relatório Global de Sustentabilidade

A C&A anuncia seu bem-sucedido desempenho em relação ao cumprimento de suas metas de sustentabilidade para 2020. No novo ‘Relatório Global de Sustentabilidade 2017’, a empresa divulga suas conquistas, bem como os compromissos com foco nos três pilares da estratégia global: produtos, rede de fornecimento e vidas sustentáveis. 

“Nosso progresso em 2017 é resultado direto de como a sustentabilidade está inserida em todas as nossas ações comerciais. A sustentabilidade é parte importante de como desenhamos e produzimos nossas peças, garantindo que foram fabricadas de forma a respeitar pessoas, animais e o meio ambiente”, relata Jeffrey Hogue, Diretor Global de Sustentabilidade da C&A. 

Fornecimento de matérias-primas mais sustentáveis

Dados os impactos causados pela produção de matérias-primas, a C&A se comprometeu globalmente, até 2020, a ter 67% de todas as suas matérias-primas advindas de fontes mais sustentáveis. Atualmente, mais de 65% do algodão utilizado pela C&A no mundo possui certificação de algodão orgânico ou é produzido de acordo com os padrões Better Cotton (algodão BCI); em 2016, essa taxa era de 53%.  A C&A também se mantém como a maior compradora no mundo de algodão orgânico certificado*. Além disso, 44% das matérias-primas usadas nas coleções da C&A – como algodão, viscose e poliéster – agora são adquiridas de forma mais sustentável. 

Na Europa e na China, a C&A também deu um importante passo ao se comprometer com a obtenção de 100% de suas fibras de celulose artificiais a partir de fornecedores que não utilizam madeiras de corte retiradas de florestas nativas e ameaçadas no mundo. A empresa, recentemente, também passou a fabricar seus primeiros produtos com nylon reciclado: a linha de lingerie certificada pelo Global Recycled Standard. 

Em direção à moda circular

A C&A trouxe para seu mercado global mais de 1,3 milhão de peças com o Certificado Cradle to Cradle (C2C)™, sendo a maior coleção de moda sustentável em escala. “O programa de certificação Cradle to Cradle fornece a visão necessária para nossa estratégia de economia circular. Por meio do fornecimento de peças com o selo Cradle to Cradle™, oferecemos as primeiras coleções produzidas com altos padrões sociais, 100% seguras, sem qualquer material tóxico, produzidas com energia 100% renovável e água 100% reciclada. Cada peça é pensada para que possa ser, posteriormente, reciclada”, diz Hogue. 

Neste ano, a Ethical Corporation premiou a C&A pela iniciativa das camisetas Cradle to Cradle GOLD Certified™, na categoria ‘Inovação Sustentável do Ano’. A C&A desenvolveu as inovadoras camisetas em parceria com a Fashion for Good. A C&A e sua fundação corporativa são sócios-fundadores da Fashion for Good, que apoia a economia circular e iniciativas tecnológicas de start-ups para acelerar esta transição em direção a uma indústria da moda mais sustentável. 

Redução do impacto ambiental

A C&A é uma das poucas empresas do setor de varejo de moda que divulga de forma transparente as suas pegadas de gás carbônico e de água. Em 2017, a C&A reduziu sua pegada de carbono em 15%, e sua pegada de água também diminuiu em 14%. A C&A anunciou sua meta em reduzir ainda mais o uso de água na produção de matérias-primas. A empresa também se comprometeu a utilizar ‘Metas Baseadas em Ciência’ (Science Based Targets) para reduzir os impactos na mudança climática. 

Melhorando a transparência da rede de fornecimento (supply chain)

A rede de fornecimento da C&A contempla mais de 1 milhão de pessoas, empregadas nas 757 unidades produtivas espalhadas em todo o mundo, e com mais de 2.000 fornecedores classificados nos tier 1 e 2**. A C&A deu o primeiro passo para aprimorar a transparência da rede de fornecimento já no seu Relatório Global de Sustentabilidade 2015, com a divulgação dos nomes e endereços de seus fornecedores europeus do tier 1 e 2, e a adição de fornecedores tier 2 no último ano, além da inclusão dos fornecedores do Brasil. Por meio de uma ferramenta on-line, cada um dos consumidores C&A pode facilmente identificar onde os produtos C&A são fabricados no mundo todo. 

Trazendo a Sustentabilidade para mais perto dos consumidores

Para ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões de compra e conhecerem melhor os aspectos sustentáveis de suas roupas, a C&A lançou, em suas lojas em todo o mundo e no ambiente online, a campanha “VistaAMudança”: uma campanha global de comunicação sobre sustentabilidade. Todos os produtos sob o selo #VistaAMudança são produzidos de forma mais sustentável em relação aos métodos convencionais. 

Instituto C&A: mudando a indústria de moda

O lançamento do Relatório Global de Sustentabilidade 2017 coincide com a divulgação do Relatório Anual 2017 do Instituto C&A. No relatório deste ano, o Instituto C&A divulga não somente os destaques de seus trabalhos em 2017, mas também importantes lições sobre seus processos. Estimular mudanças na escala e velocidade necessárias é difícil e complexo, o que demanda novos tipos de colaboração. Esta é a razão pela qual o Relatório Anual do Instituto C&A se inicia já compartilhando lições obtidas por meio de ações de sucesso e de falhas, na esperança de encorajar mais organizações – principalmente instituições corporativas – a apoiar as iniciativas necessárias para criar mudanças sistêmicas na indústria da moda.

Juntos, os dois relatórios demonstram como a C&A e o Instituto C&A trabalham lado a lado para fazer moda sustentável e responsável, impactando a indústria de forma positiva e incentivando-a a ser uma força para o bem, respectivamente. 

Relatórios online disponíveis em Inglês, Alemão, Espanhol e Português.

A lista de fábricas de fornecedores da C&A podem ser acessadas em http://sustainability.c-and-a.com/pt/lista-de-fornecedores/. O Relatório completo de Sustentabilidade Global 2017 está disponível em http://sustainability.c-and-a.com/pt/home/ . O Relatório Anual do Instituto C&A pode ser encontrado a partir do dia 1º de agosto em http://www.institutocea.org.br/relatorio-anual/

* Relatório Textile Exchange 2017 Organic Cotton Market

** Fábricas tier-1 são as unidades de corte e costura, enquanto as fábricas tier-2 fornecem os serviços de pintura, lavandeira e bordados. Diversas dessas unidades tier 1 e 2 são verticalmente integradas e ainda fornecem os serviços tier-3, que contempla as fábricas de tecido, fiações e casas de tintas.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe
Fotos: Instituto C&A

Data de publicação: 01/08/2018

Conteúdo relacionado


Estudo do SIS/Sebrae analisa setor de confecção de Santa Catarina
O Sistema de Inteligência Setorial (SIS) do Sebrae realizou um estudo sobre o setor de confecções de Santa Catarina, apontando diretrizes que possibilitam um planejamento estratégico para a região até 2021. O segmento de vestuário é bastante representativo no estado, respondendo por 18,8% dos empreendimentos industriais e por 21,8% dos empregos na indústria.  2019-05-17 - Tags: sistema de inteligência setorial sebrae santa catarina vale do itajai fiesc comercio exterior

Acostamento investe 20 milhões em nova fase e aposta na geração Z
A Acostamento, grife brasileira de moda premium, apresenta na Feira Ópera o seu reposicionamento de marca e a nova coleção Verão 2020 da Acostamento Young, sua marca destinada exclusivamente até então ao público jovem, com um estande de 50m2 no principal corredor do evento.  2019-05-17 - Tags: acostamento moda premium grupo pasquini feira opera feira b2b acostamento young teenager geracao z igk

Projeto visa tornar Goiás o principal polo de moda produtor e distribuidor do país
Nos últimos anos, o Centro-Oeste vem aumentando sua força no segmento de confecções e no de distribuição, já que a região da 44, importante polo de moda atacadista, já figura entre as três principais do país. No entanto, para alcançar o principal posto do Brasil, tanto na distribuição quanto confecção, é preciso haver uma ação integrada, em várias frentes, desde a capacitação de mão de obra para produção até distribuição.  2019-05-14 - Tags: projeto goias na moda codese grupo mega moda feira hippie ovg goias

ABVTEX atua na promoção do trabalho digno na cadeia da moda
No mundo da moda há discussões aprofundadas sobre sustentabilidade, consumo consciente e inovação, entre outros temas, porém, se faz cada vez mais importante a conscientização às condições de trabalho na cadeia produtiva de artigos de confecção e calçados.  2019-05-02 - Tags: abvtex condicoes de trabalho programa abvtex edmundo lima cadeia produtiva textil

Os desafios de gerir operações de varejo na era digital
Gerir uma operação de varejo no Brasil não é desafio para qualquer um. Além dos diversos desafios fiscais, tributários e jurídicos, o consumidor informado e digitalizado exige cada vez mais experiências incluídas nas jornadas de consumo.  2019-04-26 - Tags: marketing cloud personalization platforms product information manager customer data platform minimum viable product

Senai Cetiqti abre inscrições para o Programa de Mentoria 2019
Qual estudante não gostaria de, no final da faculdade, contar com a ajuda de um profissional experiente dando orientações fundamentais para a carreira? Esta é a proposta do Programa de Mentoria 2019 do SENAI CETIQT, que está com inscrições abertas até o dia 25 de abril.  2019-04-18 - Tags: programa de mentoria 2019 coordenacao de inovacao educacional senai cetiqt bernardo queiroz design de moda engenharia quimica

Varejo de moda tem desempenho positivo em março
Em enquete realizada mensalmente pela Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), que representa cerca de 90 grandes marcas do varejo brasileiro, 80% das associadas reportaram resultados de vendas melhores em março em relação ao mesmo mês de 2018.  2019-04-16 - Tags: abvtex associacao brasileira do varejo textil varejo brasileiro edmundo lima

Goiânia precisa ser também um centro de criação de moda
Criar um movimento de identidade própria para continuar em ascensão e se consolidar como um centro, não só de confecção, mas de criação de moda. Essa foi a avaliação dos especialistas do universo fashion de Goiás, que foram convidados como debatedores para um bate-papo sobre os desafios da moda goiana.  2019-04-12 - Tags: nelia finotti espaco integrado de moda goiania shopping estacao da moda

Grupo Morena Rosa faz aquisição da marca Iódice
O Grupo Morena Rosa, empresa paranaense especializada em varejo de moda, acaba de anunciar a aquisição da tradicional label paulistana Iódice. As empresas mantêm contato desde 2010 e por diversas vezes falaram sobre possíveis parcerias. Essa aproximação facilitou a negociação, finalizada no início de 2019.  2019-04-10 - Tags: iodice grupo morena rosa morena rosa maria.valentina zinco lucas franzato

Sebrae orienta empreendedores da moda no Minas Trend
Temas estratégicos para os negócios da moda serão discutidos nos meetups promovidos pelo Sebrae durante o Minas Trend Primavera Verão 2020, de 9 a 12 de abril, no Expominas em Belo Horizonte. Serão cinco encontros, realizados nos dias 9, 10 e 11 de abril, no lounge do Sebrae, no Expominas. Os meetups são abertos ao público do evento, com entrada gratuita.  2019-04-10 - Tags: meetup sebrae minas trend primavera verao 2020 sebrae evento

Grupo Kyly em busca da internacionalização
O grupo Kyly está no mercado desde 1985 e produz confecções de alto valor agregado. Pelo terceiro ano consecutivo, o Brasil avançou de forma significativa no ranking do Doing Business, relatório produzido pelo Banco Mundial que analisa o desempenho do comércio exterior. O país subiu 33 posições, ou seja, passou da 139ª para a 106ª.  2019-04-05 - Tags: kyly nilon fio fiacao vestuario infantil claudinei martins doing business

Indústria de vestuário dos EUA se reúne em Honduras
Realizado em Honduras, evento “Who is Who” se consolida como plataforma para marcas e varejistas de roupas dos Estados Unidos e Europa.  2019-04-05 - Tags: rede de produtores de vestuario da america aapn vestuario produçao who is who steve cochran david ha aaron ledet ricardo pettenati

A inovação tecnológica como aliada da competitividade
Integração de tecnologia, educação e inovação abre novas perspectivas para a indústria da moda se tornar mais criativa, ágil e eficiente.  2019-04-05 - Tags: tecnologia inovaçao criativa textil industria textil senai cetiqt design de moda instituto senai ligia xavier fabian diniz

Modernização para atender a um mercado mais exigente
Diretores da Capricórnio Têxtil, uma das maiores produtoras de denim do Brasil, mostram como a empresa se modernizou para atender às expectativas dos clientes.  2019-04-05 - Tags: capricornio textil denim elio aldo manfredini gustavo manfredini joão bordignon alexandre de oliveira correa

Startup simplifica serviço de modelagem e atrai mercado têxtil
Um serviço trabalhoso, que requer profissionais qualificados, muitas horas de dedicação, mas que também representa um dos principais diferenciais de uma marca no mercado têxtil. A modelagem é parte essencial do dia a dia de qualquer indústria do segmento de moda e, assim como outras áreas, vem passando por inovações.  2019-04-05 - Tags: spin stanford research institute tyara nascimento molde me modelagem

Lectra estimula criação compartilhada ao inaugurar Laboratório de Inovações na França
A Lectra anunciou a abertura de seu Laboratório de Inovações, um espaço totalmente dedicado à criação e ao design de soluções incríveis. Idealizado por Philippe Ribera, vice-presidente do setor de Inovações da Lectra, o laboratório, está localizado no campus tecnológico da empresa, em Bordeaux-Cestas, França.  2019-03-27 - Tags: lectra philippe ribera laboratorio de inovacoes poc ceti veronique zoccoletto

Indústria têxtil e de confecção analisa com cautela crescimento da economia
Às vésperas de completar três meses do novo governo, o entusiasmo da indústria têxtil e de confecção vem perdendo força, reflexo do crescimento econômico mais lento e do adiamento de reformas, como a da Previdência e a Tributária. Pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) mostrou aumento menor nas vendas do varejo e crescimento das importações.  2019-03-22 - Tags: abit mercado conjuntura reforma da previdencia governo bolsonaro comercio exterior importacao jair bolsonaro

Retomada da economia impulsiona o varejo de moda
As redes varejistas de moda associadas à ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representam cerca de 90 marcas, reportaram um bom desempenho em fevereiro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Dos que responderam à enquete realizada pela ABVTEX, 82% reportaram resultados de vendas melhores, sendo que 18% consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.  2019-03-15 - Tags: abvtex iemi edmundo lima economia varejo vestuario cama mesa banho

Grupo Kyly investe R$55 milhões no aumento de sua capacidade produtiva
O Grupo Kyly, indústria de vestuário infantil e detentora das marcas Kyly, Milon, Nanai, Amora e Lemon, acaba de anunciar um investimento de R$ 55 milhões para promover o aumento de sua capacidade produtiva. Dentro deste valor, R$ 40 milhões serão aplicados em maquinários para o seu novo negócio de fiação, enquanto os outros R$ 15 milhões serão destinados para infraestrutura de sua planta matriz.  2019-03-15 - Tags: grupo kyly industria de vestuario infantil salezio martins kyly milon nanai amora lemon fiacao

As vendas globais de smartphones atingiram US$ 522 bilhões em 2018
As vendas globais de smartphones continuam fortes e atingiram US$ 522 bilhões em 2018, com um aumento de 5% em relação a 2017. Apesar disso, a demanda global por smartphones diminuiu em três por cento em 2018, somando 1,44 bilhão de unidades vendidas em todo mundo.  2019-03-08 - Tags: smartphones mobile world congress 2019 gfk telecomunicacoes china