Language
home » moda & varejo » moda vestuário » mercado

Mercado

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

C&A lança Relatório Global de Sustentabilidade

A C&A anuncia seu bem-sucedido desempenho em relação ao cumprimento de suas metas de sustentabilidade para 2020. No novo ‘Relatório Global de Sustentabilidade 2017’, a empresa divulga suas conquistas, bem como os compromissos com foco nos três pilares da estratégia global: produtos, rede de fornecimento e vidas sustentáveis. 

“Nosso progresso em 2017 é resultado direto de como a sustentabilidade está inserida em todas as nossas ações comerciais. A sustentabilidade é parte importante de como desenhamos e produzimos nossas peças, garantindo que foram fabricadas de forma a respeitar pessoas, animais e o meio ambiente”, relata Jeffrey Hogue, Diretor Global de Sustentabilidade da C&A. 

Fornecimento de matérias-primas mais sustentáveis

Dados os impactos causados pela produção de matérias-primas, a C&A se comprometeu globalmente, até 2020, a ter 67% de todas as suas matérias-primas advindas de fontes mais sustentáveis. Atualmente, mais de 65% do algodão utilizado pela C&A no mundo possui certificação de algodão orgânico ou é produzido de acordo com os padrões Better Cotton (algodão BCI); em 2016, essa taxa era de 53%.  A C&A também se mantém como a maior compradora no mundo de algodão orgânico certificado*. Além disso, 44% das matérias-primas usadas nas coleções da C&A – como algodão, viscose e poliéster – agora são adquiridas de forma mais sustentável. 

Na Europa e na China, a C&A também deu um importante passo ao se comprometer com a obtenção de 100% de suas fibras de celulose artificiais a partir de fornecedores que não utilizam madeiras de corte retiradas de florestas nativas e ameaçadas no mundo. A empresa, recentemente, também passou a fabricar seus primeiros produtos com nylon reciclado: a linha de lingerie certificada pelo Global Recycled Standard. 

Em direção à moda circular

A C&A trouxe para seu mercado global mais de 1,3 milhão de peças com o Certificado Cradle to Cradle (C2C)™, sendo a maior coleção de moda sustentável em escala. “O programa de certificação Cradle to Cradle fornece a visão necessária para nossa estratégia de economia circular. Por meio do fornecimento de peças com o selo Cradle to Cradle™, oferecemos as primeiras coleções produzidas com altos padrões sociais, 100% seguras, sem qualquer material tóxico, produzidas com energia 100% renovável e água 100% reciclada. Cada peça é pensada para que possa ser, posteriormente, reciclada”, diz Hogue. 

Neste ano, a Ethical Corporation premiou a C&A pela iniciativa das camisetas Cradle to Cradle GOLD Certified™, na categoria ‘Inovação Sustentável do Ano’. A C&A desenvolveu as inovadoras camisetas em parceria com a Fashion for Good. A C&A e sua fundação corporativa são sócios-fundadores da Fashion for Good, que apoia a economia circular e iniciativas tecnológicas de start-ups para acelerar esta transição em direção a uma indústria da moda mais sustentável. 

Redução do impacto ambiental

A C&A é uma das poucas empresas do setor de varejo de moda que divulga de forma transparente as suas pegadas de gás carbônico e de água. Em 2017, a C&A reduziu sua pegada de carbono em 15%, e sua pegada de água também diminuiu em 14%. A C&A anunciou sua meta em reduzir ainda mais o uso de água na produção de matérias-primas. A empresa também se comprometeu a utilizar ‘Metas Baseadas em Ciência’ (Science Based Targets) para reduzir os impactos na mudança climática. 

Melhorando a transparência da rede de fornecimento (supply chain)

A rede de fornecimento da C&A contempla mais de 1 milhão de pessoas, empregadas nas 757 unidades produtivas espalhadas em todo o mundo, e com mais de 2.000 fornecedores classificados nos tier 1 e 2**. A C&A deu o primeiro passo para aprimorar a transparência da rede de fornecimento já no seu Relatório Global de Sustentabilidade 2015, com a divulgação dos nomes e endereços de seus fornecedores europeus do tier 1 e 2, e a adição de fornecedores tier 2 no último ano, além da inclusão dos fornecedores do Brasil. Por meio de uma ferramenta on-line, cada um dos consumidores C&A pode facilmente identificar onde os produtos C&A são fabricados no mundo todo. 

Trazendo a Sustentabilidade para mais perto dos consumidores

Para ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões de compra e conhecerem melhor os aspectos sustentáveis de suas roupas, a C&A lançou, em suas lojas em todo o mundo e no ambiente online, a campanha “VistaAMudança”: uma campanha global de comunicação sobre sustentabilidade. Todos os produtos sob o selo #VistaAMudança são produzidos de forma mais sustentável em relação aos métodos convencionais. 

Instituto C&A: mudando a indústria de moda

O lançamento do Relatório Global de Sustentabilidade 2017 coincide com a divulgação do Relatório Anual 2017 do Instituto C&A. No relatório deste ano, o Instituto C&A divulga não somente os destaques de seus trabalhos em 2017, mas também importantes lições sobre seus processos. Estimular mudanças na escala e velocidade necessárias é difícil e complexo, o que demanda novos tipos de colaboração. Esta é a razão pela qual o Relatório Anual do Instituto C&A se inicia já compartilhando lições obtidas por meio de ações de sucesso e de falhas, na esperança de encorajar mais organizações – principalmente instituições corporativas – a apoiar as iniciativas necessárias para criar mudanças sistêmicas na indústria da moda.

Juntos, os dois relatórios demonstram como a C&A e o Instituto C&A trabalham lado a lado para fazer moda sustentável e responsável, impactando a indústria de forma positiva e incentivando-a a ser uma força para o bem, respectivamente. 

Relatórios online disponíveis em Inglês, Alemão, Espanhol e Português.

A lista de fábricas de fornecedores da C&A podem ser acessadas em http://sustainability.c-and-a.com/pt/lista-de-fornecedores/. O Relatório completo de Sustentabilidade Global 2017 está disponível em http://sustainability.c-and-a.com/pt/home/ . O Relatório Anual do Instituto C&A pode ser encontrado a partir do dia 1º de agosto em http://www.institutocea.org.br/relatorio-anual/

* Relatório Textile Exchange 2017 Organic Cotton Market

** Fábricas tier-1 são as unidades de corte e costura, enquanto as fábricas tier-2 fornecem os serviços de pintura, lavandeira e bordados. Diversas dessas unidades tier 1 e 2 são verticalmente integradas e ainda fornecem os serviços tier-3, que contempla as fábricas de tecido, fiações e casas de tintas.

 

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Máquina Cohn & Wolfe
Fotos: Instituto C&A

Data de publicação: 01/08/2018

Conteúdo relacionado


Pesquisa mostra que consumidores preferem comprar roupas em lojas físicas
Pesquisa inédita realizada pela Hibou, especializada em monitoramento de mercado e consumo, apurou a relação dos brasileiros com o consumo de moda. Realizada digitalmente com mais de mil entrevistados, em todas as regiões do país, entre 10 e 14 de setembro, a pesquisa mostra que 89% dos brasileiros preferem adquirir roupas e acessórios em loja física - equivalente a 7 em cada 10 consumidores; enquanto 40% optam por comprar pela internet, seja sites ou aplicativos, e 31% por whatsapp.  2020-11-24 - Tags: hibou mercado consumo vestuario

Senado aprova terceira fase do programa que amplia o crédito para pequenos negócios
O Senado aprovou na última quarta-feira (18) o projeto que altera a lei do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe), autorizando a terceira de rodada de financiamentos aos pequenos negócios atingidos pela crise gerada pela pandemia. O programa foi criado em maio e já liberou cerca de R$ 28 bilhões, em mais de 450 mil contratos.  2020-11-23 - Tags: programa nacional de apoio as microempresas pronampe katia abreu credito

Mercado internacional é desafio para pequenos negócios
O mercado internacional apresenta-se como um grande desafio para as empresas brasileiras, sobretudo para os pequenos negócios. Das quase 22 mil empresas que exportam no Brasil, 41% são pequenos negócios, mas eles representam apenas 0,5% do valor total exportado. Os dados foram apresentados pelo presidente do Sebrae, Carlos Melles, durante o primeiro dia do 39º Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex).  2020-11-17 - Tags: encontro nacional de comércio exterior carlos melles associação de comércio exterior do brasil sebrae

Vendas nos canais digitais da Riachuelo crescem 380% no terceiro trimestre
Em um cenário desafiador devido aos impactos da pandemia, o Grupo Guararapes investiu na proposta de valor ao cliente por meio de uma melhor experiência de compra. Reflexo desses esforços foi a conquista de um crescimento de 380% nas vendas por meio dos canais digitais da Riachuelo e um aumento de 33% do ticket médio no terceiro trimestre de 2020, mesmo com todas as lojas físicas reabertas a partir de agosto.  2020-11-13 - Tags: grupo guararapes riachuelo instituto brasileiro de executivos de varejo casa riachuelo

Quase 85% dos pequenos negócios de moda já retomaram atividades
Os empresários do setor da moda estão cautelosos com o movimento de retomada da economia. Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, a grande maioria reduziu o volume de compras ou desistiu de adquirir novas coleções para a próxima temporada, em comparação com 2019 (20% não compraram e 39% reduziram o volume de compras acima de 30%).  2020-10-30 - Tags: varejo de moda retomada economia sebrae pesquisa compras empreendedores capital de giro estoques

Varejo de moda tem desempenho favorável, aponta enquete da Abvtex
As redes varejistas de moda associadas à Abvtex (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representam cerca de 100 marcas de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar, reportaram um bom desempenho em setembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado.  2020-10-29 - Tags: abvtex edmundo lima varejo de moda black friday varejo textil

Falta de tecido e insumos pode afetar Black Friday
Milhares de lojistas podem não participar da Black Friday neste ano por falta de estoque. O problema surgiu no começo da pandemia que, por muitos meses, reduziu o consumo no comércio. A queda inicial na demanda levou os fabricantes a pararem a produção de materiais como tecido e outros itens que abastecem a cadeia da moda, entre vários setores.  2020-10-28 - Tags: black friday tecidos insumos carolina soares lojistas cadeia de moda cni

Prévia do Balanço de Vendas de outubro indica recuperação da economia no fim do ano
O Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) da primeira quinzena de outubro dá mostras de que a economia paulistana pode se recuperar já no fim deste ano. Os números apontam que houve um crescimento de 37,9% comparado aos primeiros 15 dias de setembro de 2020.  2020-10-23 - Tags: associacao comercial de sao paulo economia paulistana marcel solimeo acsp

Pequenos negócios registram melhoria no acesso a crédito
Pesquisa feita pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, revelou que no mês de setembro houve uma melhora no acesso ao crédito por parte dos pequenos negócios. De acordo com o levantamento, entre as micro e pequenas empresas que buscaram empréstimos, 31% tiveram o pedido aprovado pelas instituições financeiras.  2020-10-22 - Tags: sebrae credito pequenas empresas funcacao getulio vargas insituicoes financeiras atividades pronampe

Centauro abre 1.400 vagas de emprego
A Centauro abre 1.400 vagas de emprego. A companhia vai contratar colaboradores fixos, além de temporários para o final do ano, época de movimento pautado pela Black Friday e Natal. As oportunidades incluem vagas de vendedores e assistentes para as mais de 200 lojas da empresa, espalhadas por todo o Brasil, e profissionais de logística para os centros de distribuição da rede, localizados nas cidades de Jarinu (São Paulo) e Extrema (Minas Gerais).  2020-10-16 - Tags: centauro america latina vagas de emprego jarinu produtos esportivos

The Lycra Company mostra tecnologia para jeanswear em mercado aquecido
A quarta edição do Lycra® Trend Sessions 2021 Digital apresentou, no dia 14 de outubro, as principais tecnologias da marca para o segmento jeanswear, que tem mostrado aquecimento, mesmo durante a pandemia. Com mediação de Silvana Eva, gerente de marketing da The Lycra Company, o evento contou com as participações de clientes convidados e dos executivos da companhia que deram um panorama do setor e falaram sobre novidades em produtos para o desenvolvimento de coleções.  2020-10-15 - Tags: lycra trend sessions 2021 digital the lycra company silvana eva lycra jeanswear

Grupo Elian completa 30 anos de evolução e crescimento no setor de moda
Das linhas de uma pequena máquina de costura nasceu a história do Grupo Elian, que comemora 30 anos de atuação no mercado de vestuário. Foi em 1990, em Jaraguá do Sul, que os fundadores Eliete e Francisco Caviguioli sonhavam em produzir moda para encantar, conectando estratégia de negócios com comprometimento de seus colaboradores e excelência na produção.  2020-10-07 - Tags: grupo elian 30 anos mercado moda jaragua do sul francisco caviguioli

Semana Brasil impulsionou vendas no e-commerce que faturou R$ 2,3 bi
O e-commerce brasileiro faturou R$ 2,3 bilhões durante a Semana Brasil, realizada entre 3 e 13 de setembro, com crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2019, porém, a alta havia sido de 41% em relação ao ano anterior. De acordo com pesquisa realizada pelo Cielo para o Global Retail Show, o evento teve queda de 8,3% no faturamento sobre o ano passado.  2020-09-29 - Tags: semana do brasil ecommerce global retail show varejo cielo

Salvatore Ferragamo reduzirá emissão de gases do efeito estufa em 42% até 2029
Com base em seu compromisso com um futuro sustentável e de acordo com o nível de descarbonização necessário para evitar os efeitos mais prejudiciais da mudança climática, o Grupo Salvatore Ferragamo estabeleceu metas baseadas na ciência para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Duas metas significativas a serem atingidas até 2029.  2020-09-25 - Tags: grupo salvatore ferragamo science based targets acordo de paris emissoes de gases sustentabilidade ferruccio ferragamo

Empresas cada vez mais confiam nos certificados e selos da OEKO-TEX diz relatório
A Oeko-Tex®, organização com sede na Suíça, observou resultados positivos nos negócios, apesar dos desafios ocasionados pela pandemia do covid-19. A associação emitiu um total de 24.205 certificados e selos no último ano fiscal (2019-2019) registrando um aumento de 13% na demanda.  2020-09-18 - Tags: oeko tex suica associacao covid 19 selo vrrde made in green pandemia step by oeko-tex

Pernambucanas inaugura sua primeira loja conceito em São Paulo
A Pernambucanas, uma das maiores marcas varejista nacional, acaba de inaugurar sua primeira loja conceito em São Paulo, na região da Consolação, e a terceira no Brasil. Os investimentos da companhia vão na direção da Omnicanalidade, reforçando o conceito Fígital - que une o melhor dos universos físico e digital para aprimorar a jornada de compra dos clientes, e o sólido plano de expansão da empresa, intensificando a capilaridade de produtos e serviços da Pernambucanas por todo o país.  2020-09-16 - Tags: pernambucanas varejo loja conceito omnicanalidade sergio borriello sao paulo

Governo promove Semana do Brasil para estimular a economia
De 3 a 13 de setembro, acontece a 2ª edição Semana do Brasil, campanha promovida pelo governo federal para estimular o comércio varejista, que espera alta de 11% nas vendas. O evento deste ano tem um significado maior, pois visa recuperar a economia, após um semestre prejudicado pela quarentena do covid-19.  2020-09-08 - Tags: semana do brasil economia mercado consumo promocoes comercio varejo governo federal abit fernando pimentel

Roupas e tecidos que inibem o novo coronavírus já estão no mercado
Após lançar sua primeira coleção de camisetas antivirais no site da marca, no final de julho, a Aramis, marca de moda masculina, comemora o sucesso de vendas. Segundo Richard Stad, CEO da Aramis Menswear, foram vendidas 65% das peças em 13 dias.  2020-08-19 - Tags: carlos ferreirinha richard stad aramis menswear andre klein cataguases dalila textil

Abvtex tem expectativa positiva sobre a Semana Brasil
A maioria das varejistas associadas à Associação Brasileira do Varejo Têxtil (Abvtex), que representa mais de 100 grandes marcas do varejo de moda brasileiro, observou um impacto positivo da primeira Semana Brasil, realizada em setembro de 2019. Segundo levantamento da Ebit/Nielsen, o aumento em transações online durante o evento no ano passado foi de 41%.  2020-08-17 - Tags: abvtex semana do brasil varejo semana brasil varejo nacional

Varejo digital cresce 95,4% com Dia dos Pais e fatura R$ 5,4 bilhões
O varejo digital mais uma vez provou ser a opção favorita dos brasileiros durante a pandemia. A data movimentou R$ 5,4 bilhões, crescimento nominal de 95,4% em relação ao mesmo período do ano passado. As categorias mais compradas em volume durante o período foram: moda e acessórios; beleza e perfumaria; esporte e lazer.  2020-08-14 - Tags: varejo digital dia dos pais pandemia internet compra digital ecommerce