Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

WGSN apresenta a pesquisa 'Geração Brasil'

Quais são as gerações que estão presentes em nossa sociedade? Como elas impactam o consumo? Para responder essas questões e entender cada uma delas, é imprescindível a leitura sobre o estudo de gerações da WGSN - autoridade global na previsão de tendências. O estudo feito pela WGSN – no qual sua origem mercadológica influência hoje os mais diversos segmentos – caracteriza o perfil de cada uma delas e mostra quais as influências geracionais brasileiras no contexto geral. Vale reforçar que cada uma das gerações reflete seu tempo e, ainda, a geração mais recente é sempre o contraste da anterior.

Baby Boomers – aproximadamente de 1946 a 1964

Contexto histórico: no Brasil, a conjuntura política vivida na época era dos 50 anos em 5, que contemplava o movimento da Tropicália, refletindo uma juventude esperançosa.

Características: carência tecnológica, respeito pela hierarquia e carreira linear no âmbito profissional e otimismo.

No Brasil atualmente: carência tecnológica foi suprida e gastam mais online do que quaisquer outras gerações mais jovens*; suas carreiras foram revisitadas e reinventadas, visto que o aumento da força de trabalho com pessoas acima de 65 anos o crescimento em cinco anos foi de 58,8%; profissionais mais realistas.

Geração X – aprox. de 1965 a 1978

Contexto histórico: enquanto o mundo vive a Guerra Fria, o período é regido pelo regime militar e 'milagre econômico', no Brasil. A época é repleta de influência das bandas de rock. A pressão com relação as profissionais tradicionais como direito, engenharia e medicina é dominante. Por essas razões, há uma geração mais cética com relação autoridades e governo, mas que, ainda assim, acreditavam na carreira.

Características: são individualistas – porém não solitários, pois gostam do coletivo – lineares e ainda acreditam na família, apesar de ser a primeira geração que vivenciou mais fortemente experiências como o divórcio dos pais.

No Brasil atualmente: altos índices de divórcio contribuíram para interiorizar nessa geração a sensação de que, a qualquer momento, podem perder as principais instituições de suas vidas e, por isso, um traço forte é o individualismo coletivo; o ceticismo responsável é outro fator dominante, já que é o grupo mais incompreendido no ambiente de trabalho – isto explica a razões pela qual essa geração está representando 57% de novos empresários; e desconstrução da linearidade, que condiz uma valorização da família, mas com toques modernidade e realidade.

Geração Y ou Millennial – aprox. de 1979 a 1993

Contexto histórico: o movimento do plano real faz parte da história dessa geração. É a geração 'da vez', com pessoas mais economicamente ativas. Contam como referência de cultural os Tribalistas – que demonstra as influências para diversidade dessa geração.

Características: flexíveis, buscam o bem-estar e são diversos e inclusivos.

No Brasil atualmente: um dos pontos altos desta geração é a flexibilidade 360, que, segundo pesquisas** mostram, 88% creem que isso os torna mais engajados às empresas; preocupados com um bem-estar holístico e sempre em prol de um estilo de vida saudável estão atentos, inclusive, ao caminho que o alimento percorre até a mesa; por fim, a diversidade inclusiva é algo os millennials lutam para que seja algo que faz parte de suas vidas.

Geração Z – aprox. 1994 a 2009

Contexto histórico: o momento da crise econômica de 2015, no país. Grande referência de cultura é a MC Soffia – uma rapper que fala de problemas e causas sociais.

Características: pluralistas, com ainda mais agilidade que a geração Y no quesito multitarefas e absorção de informações, são também clicktivistas - querem mudar o mundo e vêm esse poder na tecnologia e na coletividade.

No Brasil atualmente: "pluralistas da diversidade", eles pretendem se fortalecer politicamente nos próximos anos; com filtro rápido e sincero, a geração hipercognitiva é capaz de experimentar múltiplas realidades (presenciais e digitais), além de serem "Memethinkers", ou seja, com raciocínio conduzido por imagens; por fim, são Clicktivistas na rede, o que significa que 68% desses jovens são adeptos do "textão" e veem as redes sociais como forma de militância***.

Geração Alpha - 2010 a 2018

Contexto histórico: globalização intrínseca e fluência digital. App sendo eleita a palavra do ano.

Características: são os screennagers - já têm contato intenso com a tela desde os primeiros anos de vida. Seus pais se preocupam com o equilíbrio entre tecnologia e saúde e vivenciam a revolução nos formatos pedagógicos que permitem uma nova educação para essa geração.

No Brasil atualmente: nativos digitais é uma característica desta geração. Porém, enquanto a Web tem um papel crucial no explicar, as pessoas ficam responsáveis por validar as informações. Neste aspecto, os Alphas são digitais, mas o cara a cara ainda é chave e, por isso, são considerados screenagers analógicos; Por mais que os pais permitam o uso de gadgets, a preocupação com relação a natureza do brincar e seus desdobramentos é uma das razões, nas quais, iniciativas que unem saúde e tecnologia começam a emergir; A nova educação, o novo conceito "do eu para nós", que significa o cuidado e a atenção pessoal com os alunos, é o aspecto mais importante na hora de escolher uma instituição de ensino para matricular essa geração.

Para empresas que queiram se inspirar e conversar com diferentes gerações, ficam as provocações da WGSN:

  • Lembre-se: diferentes gerações têm diferentes necessidades;
  • Conheça: quem são seus clientes? Qual geração sua marca está se relacionamento?
  • Envolva: convide seus clientes a pensarem como sua marca, mas dê falarem, compartilharem seus anseios.

Para finalizar, Julia Curan, Consultora WGSN Mindset Latam, destaca: "As gerações são diferentes umas das outras. Mas uma coisa elas têm em comum: todas querem ser ouvidas".

Fontes:

*Global Online Consumer, Report KPMG Internacional

** Pesquisa Deloitte

***"Ctrl Z", da consultoria Consumoteca

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fonte: Edelman
Fotos: Divulgação

Data de publicação: 05/12/2018

Conteúdo relacionado


Associações globais de nãotecidos realizam 3º OPLA em São Paulo
INDA e EDANA, as duas maiores associações globais, representantes da indústria de nãotecidos e materiais de engenharia, anunciam a lista preliminar de palestrantes para a 3ª edição do OUTLOOK ™ Plus Latin America (OPLA), conferência e exposição que retorna ao Brasil, nos dias 7 a 9 de maio de 2019, no Sheraton WTC Hotel São Paulo.  2019-02-15 - Tags: outlook plus latin america abint naotecidos texteis tecnicos edana sheraton wtc hotel sao paulo

Procura por central de criação e corte do Pólo de Moda aumenta 80% nos últimos três meses
Os últimos três meses têm sido intensos na Central Coletiva de CAD - Criação Assistida por Computador - e Corte do APL Pólo de Moda. Os trabalhos nos meses de novembro, dezembro e janeiro aumentaram em 80%. Neste período, a Central passou de 40 para 47 empresas atendidas, de 340 para 437 horas de trabalho e de 25 mil para 39 mil peças cortadas.  2019-02-11 - Tags: caxias do sul associacao polo de moda da serra gaucha apl moda central coletiva de cad bid roberta stangherlin

Comunicação é essencial na reforma previdenciária
Discorrer sobre o quanto é prioritária a reforma previdenciária é insistir no óbvio. Portanto, a pergunta não é se vamos fazê-la, mas quando! Esta é uma questão premente que se coloca ao presidente Jair Bolsonaro, à nova legislatura do Congresso Nacional a ser empossada em fevereiro e a toda a sociedade brasileira.  2019-02-08

Milano Unica abre a temporada primavera-verão 2020
A 28ª edição da Milano Unica encerrou ontem (07/02), consolidando seu papel central como a feira de referência para os têxteis e acessórios de alta qualidade made in Europe e, acima de tudo, made in Italy.  2019-02-08 - Tags: milano unica made in europe ercole botto poala mauro scalia raffaello napoleone made in italy funky tabbouleh stefano fadda

A confecção 4.0 deve traduzir na roupa a diversidade corporal feminina
A ditadura do corpo perfeito é algo que realmente mexe com as mulheres. Mas qual seria o corpo perfeito? No Brasil, os corpos femininos têm vários padrões, uma vez que a população é fruto de uma enorme miscigenação. O corpo violão, que trouxe fama mundial às curvas da mulher brasileira, já não é o mais encontrado por aqui.  2019-02-01 - Tags: corpo perfeito ergonomia design de estamparia confeccao 4 0 senai cetiqt 4 revolucao industrial

Trabalho de fotografia sobre resistência ganha prêmio no Fórum Moda 2018
Isabela Jangoux, aluna do quarto ano do curso de Moda da Faculdade Santa Marcelina, pioneira nos estudos acadêmicos da área, foi premiada com o ensaio fotográfico sobre a resistência de mulheres negras por meio das tranças nos cabelos. O resultado do trabalho foi apresentado durante o Fórum Moda 2018.  2019-01-31 - Tags: isabela jangoux faculdade santa marcelina forum moda 2018 diversidade de penteados ensaio fotografico

Casa Manual realiza talk sobre Moda Sustentável e lançamento da Linha Comas Circular
Em parceria com a Rede MANUAL, a marca de roupas Comas lança a coleção-cápsula Linha Comas Circular no dia 14 de fevereiro, às 17h, no Espaço Colletivo + CASA MANUAL (MorumbiShopping). Durante o lançamento, o público poderá participar de um talk gratuito sobre estratégias sustentáveis no segmento da moda.  2019-01-30 - Tags: morumbishopping espaco colletivo rede manual agustina comas cotton move global recycle standard jum nakao linha comas circular casa manual

Novo presidente do Sebrae assume anunciando 'choque de gestão'
Novo presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-ES (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) , Carlos Manato diz como será sua gestão. Ele, que administrará orçamento em torno de R$ 80 milhões em 2019, assegura que cursos para microempreendedores terão mais recursos.  2019-01-30 - Tags: carlos manato conselho deliberativo do sebrae programa mei sebrae microempreendedores

Tecendo Sonhos arrecada doações para oficinas têxteis de imigrantes latino-americanos
Ontem (28/1) foi o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. Em prol da causa, o programa Tecendo Sonhos, que atua na regularização de imigrantes latino-americanos na indústria têxtil, lança uma campanha de arrecadação. A meta é arrecadar R$ 30 mil até o final de maio, montante que será empregado na reforma de oficinas de costura de imigrantes latino-americanos, localizadas na cidade de São Paulo.  2019-01-29 - Tags: dia nacional de combate ao trabalho escravo tecendo sonhos alianca empreendedora imigrantes latino americanos

Senai Mix Design promove segunda edição de palestra sobre inspirações para PV2019/20
O Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil, Moda e Confecção do SENAI-SP, localizado na Escola SENAI Francisco Matarazzo, promove no dia 7 de fevereiro, às 10 horas, a segunda edição da palestra “SENAI MIX DESIGN Inspirações & Tendências Primavera-Verão 2019/20”, voltada principalmente para profissionais da área do vestuário.  2019-01-23 - Tags: instituto senai de tecnologia textil moda e confeccao senai mix design

Britânnia Têxtil comemora sucesso no Inspiramais 2020_I
A Britânnia Têxtil comemora seu primeiro grande sucesso em 2019: a visitação recorde em seu stand durante o Inspiramais 2020_I, evento qual foi expositora e patrocinadora. Único Salão de design e inovação de materiais da América Latina, o Inspiramais foi realizado na capital paulista nos dias 15 e 16 de janeiro na capital paulista.  2019-01-22 - Tags: britannia textil tecelagem mineira inspiramais 2020_i ana cristina veloso

Senai Cetiqt reformula grade curricular para atender a indústria têxtil
Mantendo 70 anos de tradição na formação dos melhores profissionais para os setores de moda, têxtil, confecção e química, o Senai Cetiqt, no Rio de Janeiro, está com inscrições abertas para os cursos de graduação em Design de Moda e Engenharia Química.  2019-01-18 - Tags: senai cetiqt engenharia quimica design de moda sergio motta centro de tecnologia da industria quimica e textil grades curriculares

Design social: Futurarte e Ronaldo Silvestre juntos em nova coleção
O estilista Ronaldo Silvestre foi o escolhido para desenvolver a mais nova coleção da Associação Futurarte, de Betim, e que já está disponível para vendas. Durante o período de nove meses, iniciado em agosto do ano passado, o designer realizou oficinas com as artesãs de Betim ensinando novas técnicas e repassando um pouco do seu conhecimento de moda. O resultado tem agradado o público com opções de mais de trinta peças diferentes.  2019-01-17 - Tags: ronaldo silvestre associacao futurarte eco fashion week brasilia trends projetos sociais justa trama unisol brasil cooperfashion futurarte a cara do sertao instituto tecendo itabira

Moda Reciclada: Junk Kouture ganha versão brasileira
A São Paulo fashionista e dos cosplays será a sede da primeira edição brasileira da Junk Kouture – principal concurso de moda sustentável da Irlanda, ganhador de dois prêmios de Melhor Evento e Melhor Evento ao Vivo em seu país de origem e que já alcança a Escócia.  2019-01-15 - Tags: junk kouture concurso de moda sustentavel irlanda familia schurmann patral group troy armour junk kouture no brasil geração z

O catarinense que surpreendeu a famosa semana de moda de São Paulo
Rafael Bueno, o estilista de 16 anos, que ganhou notoriedade no programa do apresentador de TV Luciano Huck, foi a grande sensação do último SPFW, realizado em outubro de 2018. Apoiado pelo experiente designer Alexandre Herchcovitch, orientador de sua coleção, cheia de mangas bufantes e modelagem simétrica, o jovem, que começou a criar quando tinha 12 anos, conta um pouco de sua trajetória nesta entrevista ao Portal Textília.net.  2019-01-15 - Tags: rafael bueno luciano huck alexandre herchcovitch scmc portal textilianet entrevista

Senai Cetiqt inaugura Fashion Lab e Fábrica Modelo
O primeiro espaço colaborativo para experimentação tecnológica no setor têxtil, de confecção e de moda foi inaugurado no dia 18/12, no Rio de Janeiro. O Fashion Lab, desenvolvido pelo SENAI CETIQT, conta com 400m² de infraestrutura destinada à criatividade e inovação, composto por maquinário de alta tecnologia para criação e implementação de novos produtos e processos.  2019-01-07 - Tags: senai cetiqt fabrica modelo fashion lab espaco maker fabian diniz sergio motta casa firjan

Artistas transformam tecidos em obras de arte no projeto Vicunha Gallery
A convite da VTRENDS, guia de tendência do universo jeanswear publicado semestralmente pela Vicunha, a produtora cultural Juliana Freire convocou para a temporada SS20 quatro artistas da nova geração para um desafio: reaproveitarem tecidos VICUNHA, a partir de denim e sarja, para a criação de obras arte.  2018-12-19 - Tags: vtrends jeanswear vicunha gallery mano penalva tati dalla bona guga szabzon lucas lander

Pantone apresenta ‘Living coral’ a cor do ano 2019
Vibrante, mas também suave, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação. Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da mídia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiências autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade.  2018-12-07 - Tags: pantone color institute pantone living coral living coral cor 2019 leatrice eiseman

Roupa 'inteligente' é destaque da 10ª edição do Moda Inclusiva
O Concurso Moda Inclusiva chega a sua 10ª edição com apoio da Vicunha Têxtil e realização da Secretaria do Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, que aconteceu no dia 28 de novembro no Centro Cultural São Paulo, trouxe 20 participantes, entre estudantes de cursos técnicos, universitários, alunos de cursos livres e profissionais da área, para apresentarem criações voltadas para acessibilidade, funcionalidade e inclusão social.  2018-12-07 - Tags: concurso moda inclusiva vicunha textil secretaria do estado dos direitos da pessoa com deficiencia ibge sarah dergham qr code braile