Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

VIP Pocket Show supera a expectativas

A gravação do VIP POCKET SHOW, Edição Especial do Programa Café Fashion - primeiro e único programa de TV  na web, direcionado a negócios da moda, marketing e ciência das compras - aconteceu no dia 23/09, no auditório absolutamente lotado do Centro de Eventos do Mega Polo Moda, na capital paulista.
Essa edição superou as expectativas dos organizadores e expositores que receberam cerca de 600 empresários e profissionais de moda de diversos pontos da capital  paulista  e de várias  regiões do Brasil.
O evento, conduzido pela consultora de marketing de moda e apresentadora  Renata Miranda e um grupo de especialistas   - dos mais variados segmentos de moda - entrevistados pelo Programa,  apresentou  um PANORAMA COMPLETO do OUTONO - INVERNO 2011 e Preview da Primavera-Verão 2012.
Renata Miranda,  diretora de criação  e apresentadora do programa, credita  o sucesso do evento   ao conjunto de valores que temos  observado ao longo de 28 anos : “ ao olhar multifocal  que empreendemos em nossas pesquisas – que envolve a Ciência das compras, o comportamento  do micro e macro organismo; à cobertura  holística dos segmentos  e assertividade das informações;  à experiência e qualificação dos profissionais envolvidos e entrevistados e, em especial , pela característica de  inovação,  que é a marca de nossos eventos. Inovação nos temas, nos lançamentos dos expositores e  no formato das apresentações”.
Para os expositores, o resultado foi surpreendente. O Programa CAFÉ FASHION – que se distingue inteiramente de uma Feira - seleciona  um restrito grupo de expositores, para concentrar a divulgação daqueles produtos-chave e qualificados que o mercado brasileiro necessitará na estação.
Entre eles, a Paraguaçu Têxtil que vem se conceituando como a mais inovadora empresa de denim no país;  a Price-e (empresa do Grupo La Estampa)  - que se apresentou  ao mercado brasileiro através do Programa Café Fashion;  e as consagradas  Workfashion  (uma das mais inovadoras  indústrias  de aviamentos decorativos no país),  Etical que apresentou sua inédita coleção SENSORIAL –  etiquetas com aromas, toques etc.
Dentre outros destaques da Sancris, uma indústria de linhas e zíperes, a HB Revistas Técnicas, Portfolium  Embalagens e GB Lavanderia.

CONTEÚDO – RESUMO da PROGRAMAÇÃO

A CRIATIVIDADE E A CIÊNCIA DAS COMPRAS :

Renata Miranda abriu  o Programa  defendendo que nos tempos atuais não basta  a Confecção  ter apenas um bom produto:  “ é preciso que ele esteja presente onde o consumidor o procura, bem exposto para atrair sua atenção, tenha um preço de acordo com o mercado e que o gerenciamento de  outras tantas variáveis de marketing que façam com que ele se destaque entre seus concorrentes”.   Enfatizou a importância do empresário e dos estilistas compreenderem que o foco, a força, de  seu negócio  não é  fazer  “apenas” roupa – que o  SEU NEGÓCIO SÃO as RELAÇÕES. O que implica uma mudança de comportamento e mentalidade desses profissionais no sentido de encontrarem  e utilizarem novos repertórios  e estratégias  não somente no produto, mas também, na equipe de vendas. 
Muito aplaudida com a aprovação dos participantes, destacou  a importância das empresas dirigirem sua criatividade entendendo que  não vendem para lojas e sim   ATRAVÉS DAS LOJAS por isso, A CHAVE, O CAMINHO É: FOCO NAS RELAÇÕES.
Criar coleções conhecendo a ANATOMIA FÍSICA E EMOCIONAL: da UNIDADE CORPO-MENTE que veste a roupa e envolvendo:  afetando essas pessoas.
E deixa a mensagem estimulante de que  “não estamos mais na  ERA DO ESTILISTA  e, sim, na  ERA DOS CRIADORES GESTORES DE EMOÇÕES”. Onde os CONCEITOS para criar  originalidade são: ATELIÊ e  LAB.   A   IDÉIA  deve conter a EXPRESSIVIDADE e a EXPERIMENTAÇÃO para que os resultados sejam roupas, calçados e acessório que: PROVOQUEM, INSTIGUEM, INQUIETEM, INTRIGUEM o olhar, a ação de compra. 
E finaliza, “Por isso,  a palavra- guia não é  + um consumidor e sim  uma pessoa.  Então a pergunta não é + você conhece seu consumidor? É: você conhece quem veste a sua roupa?

 

ESTAMPARIA:

A designer têxtil Monika Debasa apresentou as tendências da temporada O/I 2011 em três principais grupos:
Aceleração - um tema urbano, ligado à rapidez da cidade, às novas tecnologias, ao design, às questões mais atemporais.  As grandes inspirações são as manchas: tie-dye (asfalto e pinceladas); gráficos (fuligem, camuflado, texturas, organicidade); peles e manchas digitais (remete a colagem de estampas e tecnologia digital). Monika ressalta que na mistura de estampas exige-se um esforço maior de harmonia que é adquirida, em destaque, pela comunicação entre as cores das estampas.
Desaceleração – em resposta ao processo de aceleração, surge um processo contrário que resgata às origens, às fontes naturais, à ecologia, ao rural e escapismo.  No que se refere às estampas naturais, o destaque são as folhagens; a tradição remete aos xadrezes, estampas no crochê e tudo que envolva o artesanal.
Memorização – em consonância com a desaceleração, este tema faz referências à história, a cultura local, ao étnico e às viagens. Nas estampas étnica e cultura local, destaque para aquelas que façam referência à Rússia ou ao Bizâncio (com forte apelo ao luxo), o arabesco (apelo retrô) e as peles com pitadas tribais.

AVIAMENTOS:

Em consonância com a visão da apresentadora sobre a importância dos detalhes, foram apresentadas as principais apostas em aviamentos pelos três profissionais do setor: Kássio Lopes, designer da Etical, Fernando Ribeiro Silva, diretor de criação da Workfashion, e Evandro Nunes, representante da Sancris.
Evandro mostrou a importância das linhas e fechos no jeanswear que são capazes de fazer todo o diferencial em qualquer peça.
Kássio, por sua vez, apresentou a nova linha da Etical - nomeada de Sensorial, ela explora e aguça os sentidos humanos com etiquetas 3D que brincam com as mídias sociais, etiquetas e tags com aromas e outras novidades com docinhos comestíveis – o que confirma as pesquisas da apresentadora do Programa Café Fashion.
A Workfashion em harmonia com a apresentação de Monika Debasa se inspirou no tempo, passado e futuro, para compor sua coleção, apresentando 4 temas:
Hot Spot – tema futurista, com peças com muito brilho, pontos de luz, metais escuros e cores neon.
Dèlicatesse – remete a temas românticos presentes no verão que permanecessem no inverno com um ar vintage. Rendas, pérolas, palas e broches são destaques.
Luxúria Híbrida – inspirado na decadência da aristocracia apresenta malhas de metal, rendas estampadas, as cores ouro e vermelho para os aviamentos dessa coleção.
Heritage Armée – a herança do pós-guerra foi a principal influência desse tema. Muitos patches, ouro-velho e insígnias para um militarismo vintage estarão presentes em mais um inverno.

UNIVERSOS:
Eliana Garcia, a representante da MUDPie Selma Sudo, a publisher Márcia Lencioni e a empresária Maria Inês Baccili, apresentaram o Universo que englobou as tendências para o mercado infantil, masculino, feminino e lingerie, com informações frescas trazidas da feira Première Vision, que aconteceu na França, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro.

BUREAUX E PORTAIS DE MODA:

WGSN: Débora de Pierro exibiu os principais looks para o Inverno 2011:

FEMININO:
Retro Prim – Influência dos anos 50 e 60, com o retorno da lady like,  influenciado pelo seriado Mad Men.  Há a valorização dos tricots, tweeds, xadrezes, animal print e principalmente as peles. Saias longas, alfaiataria, florais e muitas pantalonas (flared) são destaque.
Influência dos anos 70 - Essa tendência trata-se das sobreposições de peças, criando novas proporções como a excêntrica saia longa combinada com cintos de tricô e blazer estilo aviador. As calças também sofrem essa influência com a volta das pantalonas na alfaiataria, ajustadas na cintura, criando uma silhueta.
Essa tendência se estende até as estampas, como os florais em tons pastéis combinados com padronagens étnicas, jacquards geométricos e malhas inspiradas no patchwork.
Herança do Campo - Inspirado na tradição campestre, na caça e pesca, o look é uma herança do campo. Os clássicos xadrezes, as peles e uma cartela de cores, tudo remete a uma vida no campo trazendo uma sensação rústica e atemporal ao look.
Outros destaques: minimalismo luxuoso, combinações e sobreposições, combinações de tecidos, ankle oxford, militarismo.
MASCULINO:
Tradicionalismo: Essa visão tradicionalista reflete a seriedade da estação. Designers se voltam à moda masculina com um olhar clássico e atemporal.
É um olhar aperfeiçoado pelos designers que adoram buscar referências vintage para a atualidade. Mas mesmo com a falta de inovação, espera-se ver peças com ênfase na qualidade duradoura, até mesmo em acabamentos,  já que a consciência do consumidor está mudando, apreciando uma estética que nunca sai de moda.  

MUDPIE: Na moda infantil, Selma Sudo apresentou o tema que remete ao novo equilíbrio: Outono/Inverno 11/12 olha para as mudanças de padrões de consumo e o fim da decadência. Um novo modelo de vida é baseado num futuro alternativo de coletivismo e ideais sócio ambientais. Foram definidas em três tendências – Sinergia, Primitivo e Inovar. 

NELLY RODI: Foram apresentados 4 temas conceituais:
Elfland: temas virtuais, emocionais. A poética e a suavidade são as grandes referências.
Reinos do Norte: as grandes referências são os temas nórdicos, a solidão, a natureza e o artesanato.
Ateliê: trabalhos mais artísticos, misturas de estampas/materiais e a exclusividade. A bricolagem é o destaque.
No Palco: referências mais teatrais. Extravagância é a essência do tema.

 

JEANSWEAR:

De acordo com o consultor de modelagem Robertto Dias, a palavra-chave para o denim da temporada é sensualidade.
As peças aparecerão ricas em recortes, pences, nervuras e pregas. Os shapes dividem-se em grupos antagônicos:  dos mais slims aos mais largos como o jeans oversized, tanto para o público feminino, quanto para o masculino. Destaque para as pantalonas e as carrots.

Já o designer de lavanderia, Gilberto Oliveira, destaca que a originalidade das coleções anteriores continua manifestando-se em peças cada vez mais elaboradas e privilegiando a alta qualidade e o grande número de processos.
A percepção sensorial se abre, dando vazão a criatividade, com isto gerando padrões com efeitos mais artísticos, confirmando a tese de que o exagero visual faz parte do contexto.
As principais lavagens são:
- Destroyed,
- Tow Washed (efeito que agrega brilho e envelhecimento acentuado),
- Bigodes a laser
- Used
- Devorées (puídos),
- Brush (desgaste a partir de escovação)
- Jatos químicos
- Pontos de luz
- Imersão química para desbotamento irregular
- Scrunch (efeito redinha)


MAIS INFORMAÇÕES: www.cafefashion.tv.br ou press@cafefashion.tv.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fotos: Divulgação
Fonte: RM WEB TV

Data de publicação: 08/10/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Delfim desenvolve o primeiro 'super tecido' que protege do novo coronavírus
A busca por fazer a diferença neste momento delicado em que o país vive atualmente levou a indústria têxtil Delfim a alcançar um feito e tanto: tornou-se a primeira empresa brasileira a produzir um tecido que é capaz de matar o coronavírus SARS-COV-2 em menos de dois minutos por meio do contato.  2020-07-03 - Tags: covid 19 pandemia mauro deutsch delfim startup nanox delfim protect abnt

Sinditec entrega doações de jalecos e uniformes ao Hospital SP
O Sinditec entregou a doação de 301 conjuntos hospitalares cirúrgicos e 120 jalecos ao Hospital São Paulo (Hospital Universitário Unifesp). As roupas cirúrgicas foram produzidas atendendo pedido de ajuda do próprio hospital, para suprir a falta de uniformes aos médicos e enfermeiros das unidades de internação e terapia intensiva que atendem casos confirmados ou suspeitos de covid-19.  2020-07-02 - Tags: sinditec doacao covid 19 hospital sao paulo uniformes jalecos movimento ecoera

Grupo Lunelli publica o primeiro Relatório de Sustentabilidade
Referência no mercado têxtil brasileiro, o Grupo Lunelli vem pautando sua atuação na valorização das pessoas para produzir moda com significado. Dessa forma, as ações são guiadas também pelo compromisso com a sustentabilidade em seus três pilares: social, econômico e ambiental.  2020-07-02 - Tags: grupo lunelli denis luiz lunelli relatorio sustentabilidade gestao ambiental nbr iso mercado textil

Moda é destaque nas redes sociais durante a pandemia
A pandemia do covid-19 e as políticas de isolamento social, fizeram com que muitas pessoas passassem a utilizar as tecnologias para estarem conectadas com seus amigos e familiares, ao mesmo tempo, houve uma procura maior dos internautas para se manterem ligados às suas marcas de preferência, não apenas para saber das novidades, mas também para saberem quais as ações tomadas por essas empresas para auxiliar na contenção do vírus.  2020-07-02 - Tags: socialbakers metricas facebook instagram moda varejo ecommerce redes sociais

#JeansID debate sustentabilidade e tendências de moda inteligente
Há espaço para soluções inteligentes e sustentáveis na moda em tempos desafiadores? Com essa reflexão, a Vicunha conduziu a 5ª edição do webinar #JeansID com debate sobre sustentabilidade, tecnologia e eficiência no processo criativo de moda.  2020-06-29 - Tags: damyller pedro daminelli jeanologia fabio felix vicunha causas socioambientais sustentabilidade engineering center edesiger covid 19

7 For All Mankind antecipa lançamento de e-commerce no Brasil
A 7 For All Mankind adiantou o lançamento do e-commerce diante do atual cenário do covid-19. A marca internacional, criadora do jeans premium, disponibiliza produtos online para atender seus clientes sem precisarem sair de casa. Trata-se do primeiro passo de seu plano omnichannel, com a convergência do mundo físico com o virtual, e maior conveniência em todas as esferas.  2020-06-25 - Tags: 7 for all mankind e commerce delta galil industries jeans premium jeanswear sportswear

Isolamento social e mudança do comportamento de consumo dos clientes Farfetch
A pandemia do covid-19 fez com que as pessoas mudassem hábitos e rotina. As tendências de moda ficaram em segundo plano, enquanto novas necessidades de consumo passaram a ganhar relevância nas experiências de compra. A Farfetch, principal plataforma global de tecnologia para a indústria da moda de luxo, identificou a mudança de comportamento de seus consumidores durante a quarentena.  2020-06-22 - Tags: farfetch plataforma global pandemia loungewear lifestyle consumo

Benefícios da costura como atividade para crianças na quarentena
Em tempos de quarentena muitas mães estão em casa em busca de novos passatempos com seus filhos, de modo que eles não passem muito tempo assistindo televisão ou mexendo no celular. Neste cenário, a costura pode ser uma nova atividade para ser desenvolvida junto com as crianças.  2020-06-19 - Tags: singer crianca maquina de costura patchwork concheta feliciano singer brasil

Shopping virtual une lojistas de vestuário do país e ajuda empresariado em meio à pandemia
Com o objetivo de ajudar empresários de uma das áreas mais afetadas durante a pandemia, as lojas de vestuário, a Evanstur – assessoria de moda para lojistas e redes varejistas da área, com sede em Campinas (SP) – lançou no dia 11/06 o portal Clube de Estilo. O e-commerce reúne peças de estabelecimentos de todo o país e os lojistas arcam apenas com o custo de manutenção do site.  2020-06-15 - Tags: isolamento quarentena varejistas evanstur shopping online coronavirus moda ecommerce kefer van der laan

Grupo Lunelli fabrica e doa 20 mil máscaras de tecido a moradores de Maracanaú
O Grupo Lunelli, com sede em Santa Catarina, firmou parceria com a Prefeitura de Maracanaú, no Ceará, para doações de máscaras de proteção indidual à população do município. Em alinhamento com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania da cidade, a empresa confeccionou e vai distribuir 20 mil máscaras, sendo que as primeiras 8,4 mil já foram entregues nesta semana.  2020-06-12 - Tags: lunelli doacao mascaras covid19 grupo lunelli ips

Empresa lança spray antisséptico para higienização de roupas
A Visto.Bio, empresa 100% brasileira de biotecnologia aplicada à sustentabilidade, acaba de lançar no mercado o spray Visto.Bio Antisséptico, produto que além de proteger contra o desenvolvimento de fungos e bactérias, é uma solução eficaz para evitar a propagação de vírus.  2020-06-12 - Tags: visto bio biotecnologia sustentabilidade spray antisseptico covid 19 renan serrano

Riachuelo inova na celebração de Dia dos Namorados
Para o Dia dos Namorados atípico que 2020 está trazendo por conta da pandemia do novo coronavírus, a Riachuelo adapta suas ações para a data e transforma a comemoração em entretenimento online, buscando oferecer um momento de distração e amor para quem está isolado em casa com ou sem um companheiro.  2020-06-10 - Tags: dia dos namorados riachuelo comemoracao di ferrero varejo marcas

Vicunha cria banco de tecidos para apoiar marcas, parceiros e instituições
Referência em soluções jeanswear, a Vicunha segue desenvolvendo ações de apoio à sociedade no combate ao avanço da pandemia no Brasil e fortalece sua parceria com marcas, jovens estilistas, instituições e pequenos empreendedores por meio da criação de um banco de tecidos.  2020-06-08 - Tags: vicunha jeanswear pim sao bernardo do campo vtex franscisco gonzales plataforma parceria criativo

Fashiontv estreia programa sobre a história da moda e tendências atemporais
A história da moda narrada por meio de suas criações mais icônicas é tema da série Linhas do Tempo: Moda e Tendências Que Não Passam, que estreia com exclusividade no canal FashionTV em 11 de junho. No programa, grandes nomes do mercado fashion brasileiro irão fazer releituras de looks clássicos que, além de representar os estilos adotados desde o século passado até os dias atuais, também expressam a evolução do comportamento da sociedade, principalmente em relação às mulheres, cujas características refletem na aparência.  2020-06-05 - Tags: linhas do tempo moda e tendencias que nao passam fashiontv programa de televisao historia da moda moda brasileira fashion tv comportamente

Grupo Elian lança selo comemorativo ao Dia Mundial do Meio Ambiente
Para marcar de forma positiva o mês em que celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Grupo Elian, indústria têxtil de Jaraguá do Sul (SC), está promovendo ações de conscientização, entre elas, o lançamento do selo “Elian Preserva”. A iniciativa abrange todas as atividades de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social e econômica que a empresa promove e as que já estão no planejamento para os próximos meses.  2020-06-04 - Tags: grupo elian semana do meio ambiente industria textil elian preserva abvtex zdhc zero discharge of hazardous chemicals descarte zero fernando scaburri

Sebrae e Lojas Renner se unem para fortalecer pequenas empresas
Diante do cenário desafiador vivenciado pelo segmento da moda, o Sebrae e a Lojas Renner se uniram para apoiar micro e pequenas empresas que fazem parte da cadeia produtiva da varejista. A nova parceria vai proporcionar, de maneira gratuita, um conjunto de consultorias para gerenciamento de crise e gestão financeira em 220 pequenos negócios de seis estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais).  2020-06-01 - Tags: sebrae renner pequenas empresas auxilio pandemia covid 19

Alberto Hiar é o novo presidente da Associação Brasileira de Estilistas
A Abest (Associação Brasileira de Estilistas) divulga o novo presidente da entidade: o empresário Alberto Hiar, da empresa Cavalera. Hiar substitui Paulo Lourenço Bartholomei, da marca Cecilia Prado, que agora ocupa o cargo de vice-presidente.  2020-05-29 - Tags: fasion label brasil alberto hiar turco loco cavalera abest estilistas apex associacao

Loungerie cria 'Movimento Estima' e presenteia profissionais da saúde
A Loungerie, em preocupação com o momento atual, acaba de lançar uma ação com o Movimento Estima, que cuida da autoestima dos profissionais da saúde. A marca presenteou funcionários do Hospital Paulistano e Santa Casa de São Paulo e, a cada calcinha do modelo Pop Colors vendida no site da Loungerie, uma calcinha do mesmo modelo será destinada a uma profissional da saúde que esteja na linha de frente do combate ao covid-19.  2020-05-28 - Tags: loungerie covid 19 movimento estima profissionais da saude santa casa sao paulo mascaras protecao lingerie

Estilista Fernanda Ávila cria coleção com renda 100% revertida para Laramara
Unir forças para passar pela crise. Essa foi a ideia da estilista Fernanda Ávila quando criou o projeto [Re]Começar, uma coleção cápsula com quatro opções de belíssimos kaftans, que terá todo seu lucro revertido para a Laramara – Associação Brasileira de Assistência à Pessoa com Deficiência Visual.  2020-05-28 - Tags: fernanda avila laramara deficientes visuais kaftans soliedariedade instituicao

Lacoste nomeia novos diretores para América Latina e América do Norte
Robert Aldrich e Pedro Zannoni foram nomeados, respectivamente, Diretor Presidente da Região América do Norte e Diretor Presidente da Região América Latina pela Lacoste. Eles se juntarão à equipe de Jean-Louis Delamarre, vice-presidente executivo de mercados e distribuição global.  2020-05-28 - Tags: pedro zannoni robert aldrich jean louis delamarre lacoste diretoria