Language
home » moda & varejo »

Marketing

Tamanho do texto  A A A
Compartilhar

VIP Pocket Show supera a expectativas

A gravação do VIP POCKET SHOW, Edição Especial do Programa Café Fashion - primeiro e único programa de TV  na web, direcionado a negócios da moda, marketing e ciência das compras - aconteceu no dia 23/09, no auditório absolutamente lotado do Centro de Eventos do Mega Polo Moda, na capital paulista.
Essa edição superou as expectativas dos organizadores e expositores que receberam cerca de 600 empresários e profissionais de moda de diversos pontos da capital  paulista  e de várias  regiões do Brasil.
O evento, conduzido pela consultora de marketing de moda e apresentadora  Renata Miranda e um grupo de especialistas   - dos mais variados segmentos de moda - entrevistados pelo Programa,  apresentou  um PANORAMA COMPLETO do OUTONO - INVERNO 2011 e Preview da Primavera-Verão 2012.
Renata Miranda,  diretora de criação  e apresentadora do programa, credita  o sucesso do evento   ao conjunto de valores que temos  observado ao longo de 28 anos : “ ao olhar multifocal  que empreendemos em nossas pesquisas – que envolve a Ciência das compras, o comportamento  do micro e macro organismo; à cobertura  holística dos segmentos  e assertividade das informações;  à experiência e qualificação dos profissionais envolvidos e entrevistados e, em especial , pela característica de  inovação,  que é a marca de nossos eventos. Inovação nos temas, nos lançamentos dos expositores e  no formato das apresentações”.
Para os expositores, o resultado foi surpreendente. O Programa CAFÉ FASHION – que se distingue inteiramente de uma Feira - seleciona  um restrito grupo de expositores, para concentrar a divulgação daqueles produtos-chave e qualificados que o mercado brasileiro necessitará na estação.
Entre eles, a Paraguaçu Têxtil que vem se conceituando como a mais inovadora empresa de denim no país;  a Price-e (empresa do Grupo La Estampa)  - que se apresentou  ao mercado brasileiro através do Programa Café Fashion;  e as consagradas  Workfashion  (uma das mais inovadoras  indústrias  de aviamentos decorativos no país),  Etical que apresentou sua inédita coleção SENSORIAL –  etiquetas com aromas, toques etc.
Dentre outros destaques da Sancris, uma indústria de linhas e zíperes, a HB Revistas Técnicas, Portfolium  Embalagens e GB Lavanderia.

CONTEÚDO – RESUMO da PROGRAMAÇÃO

A CRIATIVIDADE E A CIÊNCIA DAS COMPRAS :

Renata Miranda abriu  o Programa  defendendo que nos tempos atuais não basta  a Confecção  ter apenas um bom produto:  “ é preciso que ele esteja presente onde o consumidor o procura, bem exposto para atrair sua atenção, tenha um preço de acordo com o mercado e que o gerenciamento de  outras tantas variáveis de marketing que façam com que ele se destaque entre seus concorrentes”.   Enfatizou a importância do empresário e dos estilistas compreenderem que o foco, a força, de  seu negócio  não é  fazer  “apenas” roupa – que o  SEU NEGÓCIO SÃO as RELAÇÕES. O que implica uma mudança de comportamento e mentalidade desses profissionais no sentido de encontrarem  e utilizarem novos repertórios  e estratégias  não somente no produto, mas também, na equipe de vendas. 
Muito aplaudida com a aprovação dos participantes, destacou  a importância das empresas dirigirem sua criatividade entendendo que  não vendem para lojas e sim   ATRAVÉS DAS LOJAS por isso, A CHAVE, O CAMINHO É: FOCO NAS RELAÇÕES.
Criar coleções conhecendo a ANATOMIA FÍSICA E EMOCIONAL: da UNIDADE CORPO-MENTE que veste a roupa e envolvendo:  afetando essas pessoas.
E deixa a mensagem estimulante de que  “não estamos mais na  ERA DO ESTILISTA  e, sim, na  ERA DOS CRIADORES GESTORES DE EMOÇÕES”. Onde os CONCEITOS para criar  originalidade são: ATELIÊ e  LAB.   A   IDÉIA  deve conter a EXPRESSIVIDADE e a EXPERIMENTAÇÃO para que os resultados sejam roupas, calçados e acessório que: PROVOQUEM, INSTIGUEM, INQUIETEM, INTRIGUEM o olhar, a ação de compra. 
E finaliza, “Por isso,  a palavra- guia não é  + um consumidor e sim  uma pessoa.  Então a pergunta não é + você conhece seu consumidor? É: você conhece quem veste a sua roupa?

 

ESTAMPARIA:

A designer têxtil Monika Debasa apresentou as tendências da temporada O/I 2011 em três principais grupos:
Aceleração - um tema urbano, ligado à rapidez da cidade, às novas tecnologias, ao design, às questões mais atemporais.  As grandes inspirações são as manchas: tie-dye (asfalto e pinceladas); gráficos (fuligem, camuflado, texturas, organicidade); peles e manchas digitais (remete a colagem de estampas e tecnologia digital). Monika ressalta que na mistura de estampas exige-se um esforço maior de harmonia que é adquirida, em destaque, pela comunicação entre as cores das estampas.
Desaceleração – em resposta ao processo de aceleração, surge um processo contrário que resgata às origens, às fontes naturais, à ecologia, ao rural e escapismo.  No que se refere às estampas naturais, o destaque são as folhagens; a tradição remete aos xadrezes, estampas no crochê e tudo que envolva o artesanal.
Memorização – em consonância com a desaceleração, este tema faz referências à história, a cultura local, ao étnico e às viagens. Nas estampas étnica e cultura local, destaque para aquelas que façam referência à Rússia ou ao Bizâncio (com forte apelo ao luxo), o arabesco (apelo retrô) e as peles com pitadas tribais.

AVIAMENTOS:

Em consonância com a visão da apresentadora sobre a importância dos detalhes, foram apresentadas as principais apostas em aviamentos pelos três profissionais do setor: Kássio Lopes, designer da Etical, Fernando Ribeiro Silva, diretor de criação da Workfashion, e Evandro Nunes, representante da Sancris.
Evandro mostrou a importância das linhas e fechos no jeanswear que são capazes de fazer todo o diferencial em qualquer peça.
Kássio, por sua vez, apresentou a nova linha da Etical - nomeada de Sensorial, ela explora e aguça os sentidos humanos com etiquetas 3D que brincam com as mídias sociais, etiquetas e tags com aromas e outras novidades com docinhos comestíveis – o que confirma as pesquisas da apresentadora do Programa Café Fashion.
A Workfashion em harmonia com a apresentação de Monika Debasa se inspirou no tempo, passado e futuro, para compor sua coleção, apresentando 4 temas:
Hot Spot – tema futurista, com peças com muito brilho, pontos de luz, metais escuros e cores neon.
Dèlicatesse – remete a temas românticos presentes no verão que permanecessem no inverno com um ar vintage. Rendas, pérolas, palas e broches são destaques.
Luxúria Híbrida – inspirado na decadência da aristocracia apresenta malhas de metal, rendas estampadas, as cores ouro e vermelho para os aviamentos dessa coleção.
Heritage Armée – a herança do pós-guerra foi a principal influência desse tema. Muitos patches, ouro-velho e insígnias para um militarismo vintage estarão presentes em mais um inverno.

UNIVERSOS:
Eliana Garcia, a representante da MUDPie Selma Sudo, a publisher Márcia Lencioni e a empresária Maria Inês Baccili, apresentaram o Universo que englobou as tendências para o mercado infantil, masculino, feminino e lingerie, com informações frescas trazidas da feira Première Vision, que aconteceu na França, que aconteceu entre os dias 14 e 16 de setembro.

BUREAUX E PORTAIS DE MODA:

WGSN: Débora de Pierro exibiu os principais looks para o Inverno 2011:

FEMININO:
Retro Prim – Influência dos anos 50 e 60, com o retorno da lady like,  influenciado pelo seriado Mad Men.  Há a valorização dos tricots, tweeds, xadrezes, animal print e principalmente as peles. Saias longas, alfaiataria, florais e muitas pantalonas (flared) são destaque.
Influência dos anos 70 - Essa tendência trata-se das sobreposições de peças, criando novas proporções como a excêntrica saia longa combinada com cintos de tricô e blazer estilo aviador. As calças também sofrem essa influência com a volta das pantalonas na alfaiataria, ajustadas na cintura, criando uma silhueta.
Essa tendência se estende até as estampas, como os florais em tons pastéis combinados com padronagens étnicas, jacquards geométricos e malhas inspiradas no patchwork.
Herança do Campo - Inspirado na tradição campestre, na caça e pesca, o look é uma herança do campo. Os clássicos xadrezes, as peles e uma cartela de cores, tudo remete a uma vida no campo trazendo uma sensação rústica e atemporal ao look.
Outros destaques: minimalismo luxuoso, combinações e sobreposições, combinações de tecidos, ankle oxford, militarismo.
MASCULINO:
Tradicionalismo: Essa visão tradicionalista reflete a seriedade da estação. Designers se voltam à moda masculina com um olhar clássico e atemporal.
É um olhar aperfeiçoado pelos designers que adoram buscar referências vintage para a atualidade. Mas mesmo com a falta de inovação, espera-se ver peças com ênfase na qualidade duradoura, até mesmo em acabamentos,  já que a consciência do consumidor está mudando, apreciando uma estética que nunca sai de moda.  

MUDPIE: Na moda infantil, Selma Sudo apresentou o tema que remete ao novo equilíbrio: Outono/Inverno 11/12 olha para as mudanças de padrões de consumo e o fim da decadência. Um novo modelo de vida é baseado num futuro alternativo de coletivismo e ideais sócio ambientais. Foram definidas em três tendências – Sinergia, Primitivo e Inovar. 

NELLY RODI: Foram apresentados 4 temas conceituais:
Elfland: temas virtuais, emocionais. A poética e a suavidade são as grandes referências.
Reinos do Norte: as grandes referências são os temas nórdicos, a solidão, a natureza e o artesanato.
Ateliê: trabalhos mais artísticos, misturas de estampas/materiais e a exclusividade. A bricolagem é o destaque.
No Palco: referências mais teatrais. Extravagância é a essência do tema.

 

JEANSWEAR:

De acordo com o consultor de modelagem Robertto Dias, a palavra-chave para o denim da temporada é sensualidade.
As peças aparecerão ricas em recortes, pences, nervuras e pregas. Os shapes dividem-se em grupos antagônicos:  dos mais slims aos mais largos como o jeans oversized, tanto para o público feminino, quanto para o masculino. Destaque para as pantalonas e as carrots.

Já o designer de lavanderia, Gilberto Oliveira, destaca que a originalidade das coleções anteriores continua manifestando-se em peças cada vez mais elaboradas e privilegiando a alta qualidade e o grande número de processos.
A percepção sensorial se abre, dando vazão a criatividade, com isto gerando padrões com efeitos mais artísticos, confirmando a tese de que o exagero visual faz parte do contexto.
As principais lavagens são:
- Destroyed,
- Tow Washed (efeito que agrega brilho e envelhecimento acentuado),
- Bigodes a laser
- Used
- Devorées (puídos),
- Brush (desgaste a partir de escovação)
- Jatos químicos
- Pontos de luz
- Imersão química para desbotamento irregular
- Scrunch (efeito redinha)


MAIS INFORMAÇÕES: www.cafefashion.tv.br ou press@cafefashion.tv.br

O Portal Textília.net não autoriza a reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo aqui publicado, sem prévia e expressa autorização. Infrações sujeitas a sanções.

Fotos: Divulgação
Fonte: RM WEB TV

Data de publicação: 08/10/2010

Galeria de fotos desta matéria

Conteúdo relacionado


Conheça o brechó online com peças em perfeito estado para crianças
É fato que as crianças aprendem com exemplos e é assim na família da Luanna Toniolo, fundadora da TROC, maior brechó online do Brasil de roupas infantis. A empreendedora decidiu abrir o negócio quando estava grávida da sua primeira filha.  2019-12-12 - Tags: troc brecho infantil crianças kids fashion moda fast fashion

Curitiba terá a primeira loja 'Lixo Zero' do sul do país
Curitiba foi a capital escolhida para abrigar a primeira loja conceito “Lixo Zero” do sul do Brasil, e a segunda dessa categoria no país. A inauguração da loja “O bosque” acontece no dia 20 de dezembro, das 16h às 22h, no bairro Centro Cívico, na capital paranaense.  2019-12-11 - Tags: loja lixo novidade o bosque toro cauxi anna paiva tuz beegreen jungle rosalina corazza maderaria

10ª New York Fashion Tour acontecerá durante a Semana de Moda NY
O único programa que leva estudantes a conhecerem os backstages dos desfiles de uma das maiores semanas de moda do mundo, o NY Fashion Tour foi especialmente criado pelas consultoras de moda Silvia Scigliano e Marcia Crivorot para quem quer ter uma vivência em moda, unindo teoria e prática.  2019-12-10 - Tags: curso programa estudantes backstages desfiles nyfw crivorot scigliano

Classic Blue é a cor Pantone para 2020
Pantone Classic Blue traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano, impactando sobre a concentração que nos leva ao equilíbrio dos pensamentos.  2019-12-06 - Tags: pantone cor 2020 classic blue azul pantone 19 4052 cor do ano 2020

Fenin Fashion terá edições consecutivas em São Paulo e Gramado
A Expovest, empresa gaúcha promotora da Fenin Feiras, está preparando as edições de lançamentos da Indústria da Moda Outono/Inverno 2020, que acontecerão consecutivamente no mês de janeiro.  2019-12-06 - Tags: expovest fenin feiras sao paulo gramado oracon inverno 2020

Brandili está entre as 15 melhores empresas para se trabalhar
Pelo terceiro ano consecutivo, a Brandili está no ranking das melhores empresas brasileiras para se trabalhar. Em 2019, a têxtil catarinense se destacou entre as 15 melhores na categoria Grandes Empresas de Santa Catarina.  2019-12-06 - Tags: brandili reconhecimento melhores lugares great place to work gptw

Alexandre Herchcovitch participará de premiação e falará sobre moda e inovação
Representantes de 50 das mais de 600 revendas da Andrade Máquinas em todo o Brasil são esperados no maior evento do ano, realizado pela empresa, referência em distribuição de máquinas de costura no país: o prêmio Andrade & Sansei - Melhores do Ano, que será acontecerá na segunda-feira (9 de dezembro), em Guarulhos (SP).  2019-12-05 - Tags: alexandre herchcovitch premio andrade maquinas inovaçao moda record tv

Giorgio Armani é homenageado no British Fashion Awards 2019
Na noite do dia 2 de dezembro, no Royal Albert Hall, em Londres, aconteceu o icônico tapete vermelho do British Fashion Awards, que premia marcas de moda em diferentes categorias.  2019-12-04 - Tags: royal albert hall londres tapete vermelho british fashion awards giorgio armani outstanding achievement award

Clube Morena Rosa abre primeira loja em Curitiba no Shopping Mueller
Para as amantes das marcas do Clube Morena Rosa - Morena Rosa, Maria Valentina, Lebôh, Zinco e Iódice -, a franquia abriu sua primeira loja em Curitiba (PR), no Shopping Mueller. A inauguração aconteceu na última quinta-feira (28), com a presença do fundador da marca, Marco Franzato.  2019-12-04 - Tags: clube morena rosa maria valentina leboh zinco iodice franquia shopping mueller

Levi’s® participa pela primeira vez da CCXP19 Brasil
Entre os dias 5 e 8 de dezembro, a Levi’s® participa pela primeira vez da CCXP19, maior festival de cultura pop que acontece no São Paulo Expo. Com uma espaço de 90m², a marca apresenta as collabs de Star Wars a lendária fantasia espacial, Stranger Things com peças que fazem parte do figurino da série e Hello Kitty um dos personagens mais queridos do mundo pop.  2019-12-03 - Tags: levis ccxp19 tailor shop hello kitty collabs star wars dal design

Febratex Group apoia OxiGênio Criativo
A terceira edição do Festival OxiGênio Criativo que comemora o primeiro aniversário do projeto conta com apoio institucional do Febratex Group marcando a primeira parceria da plataforma OxiGênio Criativo com uma empresa com atuação nacional.  2019-12-02 - Tags: febratex group oxigenio festival criatividade agreste tex tecno textil brasil febratex summi

Teupapel incentiva reflexão de clientes com material inovador e personalização de produtos
A possibilidade de "vestir uma ideia" é uma busca do engenheiro e músico Daniel Turcheto desde o início de sua carreira como empreendedor, há 30 anos. "Será que no futuro, a tecnologia vai permitir que cada um seja capaz de inventar a sua própria roupa?", perguntava-se. A plataforma Teupapel, criada neste ano, é o "sim" de Turcheto transformado em empreendimento.  2019-11-30 - Tags: teupapel impressao tyvek du pont papel hp

Painel de crochê feito por ex-detentos foi cenário da Bienal na Virada da Virada
Novelos de diferentes tipos foram transformados por um grupo de egressos do sistema prisional, a partir da técnica do crochê, em um painel de 30 metros de largura por 3 metros de altura que foi exposto durante a Virada da Virada, realizada na Fundação Bienal de São Paulo.  2019-11-30 - Tags: circulo sa virada da virada bienal croche graacc turma do bem

Puma Brasil lança e-commerce com posicionamento 'Mudamos o Jogo'
Focada em sempre lançar novidades a Puma, uma das líderes mundiais no mercado esportivo, apresenta sua primeira plataforma própria de e-commerce no Brasil a puma.com.  2019-11-27 - Tags: puma ecommerce posicionamento plataforma brasil mobile first

Levis e Hohenstein firmam parceria para cadeia de suprimento no jeanswear
A Levi Strauss & Co. (LS&Co.), marca líder global em vestuário jeanswear, e o instituto alemão Hohenstein anunciaram colaboração para utilizar o sistema de certificação Eco Passport by Oeko-TEX® em toda cadeia de suprimentos.  2019-11-26 - Tags: levi strauss jeanswear eco passport screened chemistry instituto hohenstein

Vanish lança loja de roupas em parceria com brechó
Fazer do planeta um lugar mais sustentável tem sido pauta de diversos debates e, claro, a discussão passa por um consumo mais consciente. Pensando nisso, Vanish Crystal White apresenta ‘The White Store’.  2019-11-25 - Tags: vanish troc betc havas lucia albuquerque the white store

Sebrae e Grupo Malwee lançam 'Programa Malwee Abraça o Varejo'
O diretor comercial do Grupo Malwee, Gustavo Viana, explica que o programa Malwee Abraça o Varejo está baseado na ideia de sustentabilidade do negócio. “Nosso mantra é ser o melhor parceiro de negócio dos nossos clientes. Vamos oferecer melhores formas de negociação e benefícios comerciais para ajudá-los por meio de suporte na gestão de suas empresas".  2019-11-22 - Tags: malwee brasil sebrae programa encadeiamento produtivo moda

Osklen apresenta seu novo conceito de loja interativa
A Osklen lança sua primeira loja com foco em experiência e tecnologia, reforçando sua vocação para a inovação, o design e a conectividade. A marca, que é pioneira e benchmark na sustentabilidade, com 20 anos de desenvolvimento de projetos socioambientais no Brasil, oferece aos seus clientes uma nova experiência de compra.  2019-11-21 - Tags: osklen brasil vitrine inovaçao tecnologia roberto funari alpargatas havaianas

MOB apresenta primeira assistente virtual de estilo do Brasil
A MOB, tradicional marca de moda feminina, prepara o lançamento de uma inovação tecnológica no mercado brasileiro da moda. A marca se uniu à start up de tecnologia Catwalk e apresenta a primeira Assistente Virtual de estilo do Brasil, que vai sugerir em tempo real combinações de looks através de um clique.  2019-11-18 - Tags: mob assistente virtual brasil styling moda catwalk